No Rumo da Felicidade

Versão para cópia
CAPÍTULO 2

RELIGIOSIDADE

Cultiva e desenvolve a religiosidade que vige em ti.

Ela fomenta alegria e dá vida.

Expande-a através da meditação, da leitura edificante, das reflexões cristãs.

Torna-a atuante na tua existência.

Faze que floresça e dê frutos.


* * *

Diariamente mergulha o pensamento numa frase evangélica, dela fazendo a tua ponte com a Divindade.

Isso te auxiliará a enfrentar com tranquilidade os problemas e a solucioná-los; a suportar as dores e superá-las; a compreender a necessidade das lutas e vencê-las; a manter o bom ânimo e não tombar em erros.

Sabes que o sofrimento é transitório, com a função específica de auxiliar-te no autoburilamento.

Aplicando-lhe o sentimento religioso, que te ensina resignação dinâmica e te acena esperança de próximo triunfo, mais facilmente adquirirás saúde integral sem os altibaixos entre a aflição e a serenidade, num estado de harmonia interior inalterável.


* * *

Usa o sentimento religioso no exercício da oração, na ação morigerada, na caridade.

Vê-lo-ás crescer e impulsionar-te para o bem constante, tornando-se de vital importância em todos os teus momentos.

Terapêutica eficaz, ele desenvolve outros sentimentos da individualidade humana, ampliando-te os horizontes do conhecimento e da experiência transcendental.

Colocando-te em sintonia comas Fontes Geradoras da Vida, ele te irisará a existência com luz e cor, favorecendo-te com forças e entusiasmo em todas as circunstâncias e direções.


* * *

O sentimento religioso brota no coração e desenvolve-se na mente, ora como necessidade de união com Deus, vezes outras como forma de louvor e de gratidão a Ele.

Não tem a finalidade de negociar benefícios, mediante pedidos incessantes e promessas ilógicas.

Sem dúvida, ele assim tambémse expressa em alguns níveis de consciência, revelando-se em forma primária, ingênua, mas que crescerá na direção das finalidades elevadas.


* * *

É inata a tendência humana para a adoração.

Quando não o faz a Deus, aplicando o sentimento religioso, deriva-a para objetos, pessoas e aspirações.

Na ambição da fortuna, torna o homem avaro; na busca do prazer incessante, atira-o à promiscuidade da luxúria; na sede da fama ou do poder, apaixona-o e o torna ególatra; na conquista do mundo, ensandece-o e vítima-o.

Canalizando-a, porém, para o sentimento religioso liberta-o, ampliando-lhe as metas e aspirações que se transformam no essencial a conquistar, proporcionando-lhe os meios saudáveis para consegui-lo.


* * *

Todos os grandes vultos da Humanidade lograram realizar os seus sonhos de contribuir para o progresso geral, graças à religiosidade que aplicaram aos seus planos e ao sentimento de fidelidade que mantiveram emrelação aos mesmos, jamais se afastando dos rumos que seguiam.

Deste modo, torna tua vida umhino ao amor e deixa que esse sentimento trabalhe as tuas aspirações, removendo as mazelas e impulsionando-te à bemaventurança.


Chegará o instante, no qual exclamarás como o apóstolo Paulo:

—Já não sou eu quem vivo; mas Cristo que vive em mim.


Gálatas 2:20

Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Gálatas 2:20

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

gl 2:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa