Roteiro de Libertação
Versão para cópia
ROTEIRO DE LIBERTAÇÃO
Neste mister, tem corrido, de maneira incansável, o Brasil, as Américas, a África — a Europa, num autêntico apostolado, à semelhança dos tempos primeiros do cristianismo.
Pois foi em sua última viagem à Europa que recolheu oportunidade para psicografar mensagens as mais diversas, de sábios Espíritos daquelas plagas longínquas, fazendo-o, inclusive, no idioma castelhano.
Quando estava sendo definida a programação de conferências e palestras do médium Divaldo Franco, em diversas cidades do Continente europeu, entre os dias 9 de agosto a 20 de setembro, inclusive, convidamos vários Amigos Espirituais dedicados à tarefa de divulgação da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus para que, além do auxílio ao companheiro encarnado, pela inspiração ministrada durante a pregação, trouxessem um contributo psicográfico, objetivando a elaboração de um livro.
Sugerimos que fossem abordadas ou analisadas questões doutrinárias relacionadas com acontecimentos e debates, temas e assuntos discutidos em cada uma das cidades visitadas, apresentando os Amigos Espirituais a colocação espírita em torno dos mesmos.
Considerando que, em muitos desses lugares, o Espiritismo ainda não é conhecido nem praticado, os pontos de vista de alguns interessados pela Doutrina de luz, porque a desconhecem nas fontes da Codificação, não correspondem à realidade, o que dá margem a conceitos incorretos, como a excentricidades e idiossincrasias especiais, características da ignorância sobre o tema.
Em decorrência, nos intervalos entre as viagens e os deveres assumidos na programação, o médium, devidamente esclarecido do nosso propósito, facultava-nos a escrita de uma página alusiva à ocorrência, que posteriormente enfeixamos no presente trabalho.
Desse esforço conjugado nasceu o presente livro que ora apresentamos ao leitor.
Os temas enfocados são conhecidos pelos estudiosos da Doutrina dos Espíritos, sendo aqui reexaminados peta emoção e experiência de cada Benfeitor e Amigo, visando a contribuir para uma ampla e coerente divulgação do pensamento espírita, mantendo-se a unidade doutrinária, dentro da fidelidade aos princípios básicos e estudos de que foi intermediário o preclaro apóstolo lionês convidado pelo Senhor para a edificação da Era Nova e da sociedade melhor.
Esperamos que estas páginas projetem luz em algumas questões sustentadas em equívoco, ao mesmo tempo despertando mentes e conduzindo sentimentos para a vivência correta da palavra espirita, nestes graves dias por que passa a Humanidade.
Dando por concluída a tarefa a que todos nos propusemos, suplicamos ao Mestre que a todos nos abençoe, esclarecendo-nos e amparando-nos nos propósitos e tentames de servi-IO com devotamento e renovação interior sob Sua soberana condução.
JOANNA DE ÂNGELIS
Salvador (Bahia), 22 de setembro de 1980
Este texto está incorreto?