Trigo de Deus
Versão para cópiaSOFRIMENTOS E JESUS
No processo da evolução, o sofrimento se destaca, adquirindo preponderância, face aos constrangimentos è esforços que impõe a fim de ser superado.
Predominando, nas paisagens terrestres, é ainda recurso de que se utilizam as Leis da Vida para frear a alucinação humana, retemperar o ânimo, aprimorar as arestas morais e trabalhar os metais das imperfeições que prevalecem em a natureza animal dos seres.
Atendessem às instruções do amor, e não haveria defecções, não surgiríam compromissos negativos, não ocorreríam abusos geradores de mecanismos de depuração por meio da dor.
Desatentos à lei natural, ao fenômeno do amor, os indivíduos agridem-se, deixando-se arrastar pelas opções do prazer fugidio, embrenhando-se no emaranhado das paixões primárias e fortes, nas quais se aturdem, permanecendo por largos períodos em desajustes aflitivos.
O sofrimento, disso resultante, propele-os a novas atitudes restauradoras da harmonia, ensejando-lhes um saudável campo de ação, no qual desenvolvem as aptidões inatas e aprimoram-nas com o cinzel do estudo, as ferramentas do trabalho edificante, os instrumentos da abnegação.
O sofrimento irrompe quando o amor recua, ou se entorpece, ou tomba, envilecido, pelos sentimentos torpes.
Certamente, há o sofrimento do amor, porém, em dimensão transcendente, qual o de Jesus pelas criaturas, pelas multidões inconscientes, que jornadeiam gerando aflições para si mesmas.
Por isso, a Sua compaixão prossegue infinita, e as dores que Lhe são infligidas permanecem como efeito do descaso geral ao Seu inefável amor.
Genesaré era uma cidade de pequeno porte, sem maior relevo ou importância, às margens do mar da Galileia.
Espraiada em uma enseada suave, entre as areias de seixos e pedras miúdas, arredondadas, e os aclives cultivados de cereais, mantinha-se tranqu
̈ila na geopolítica da sociedade, indiferente aos acontecimentos de Israel.
Utilizaram-se do seu topônimo para também denominar o mar ou lago de água doce, com doze milhas e meia de comprimento, sete milhas e meia de largura no seu ponto mais largo.
As notícias do Messias haviam também chegado lá.
Naturalmente, despertaram grande interesse em conhecê-10, privar-Lhe da intimidade, principalmente receber os benefícios que somente Ele sabia e podia prodigalizar.
Em meio a essas esperanças pairavam, igualmente, dúvidas, quanto à Sua procedência, ao Seu poder e autoridade, com altas doses de curiosidade em torno da Sua figura e mensagem.
Os indivíduos são os seus próprios tormentos, aspirações e desalinhos, mediante os quais examinam tudo e todos.
Vivendo os limites que as circunstâncias aldeãs lhes permitiam, os genesarenos não podiam conceber a grandeza do messianato de Jesus.
Portanto, quando Ele e os Seus, após a travessia do lago, aproximaram-se da cidade e ali aportaram, houve uma comoção geral.
Narra Marcos (Nota) que, assim que saíram do barco, os de lá reconheceram-nO, acorreram de toda aquela região e começaram a levar enfermos nos catres para o lugar onde sabiam que Ele se encontrava. Nas aldeias, cidades e casas, onde quer que entrava, colocavam os enfermos nas praças e rogavam-Lhe que os deixasse tocar pelo menos a franja da Sua capa. E quantos O tocavam, ficavam curados.
O poder de Jesus!
DEle se desprendiam virtudes como das rosas perfume.
Quem O tocasse, mimetizava-se de saúde e paz, restaurava-se, plenificando-se de harmonia.
Usina geradora de forças, exteriorizava energia curativa, sem qualquer prejuízo para a fonte de produção.
Ele passeava o olhar compassivo sobre as humanas misérias, e recompunha as paisagens conflitivas da alma.
O Seu vigor restaurava as carnes destroçadas e, penetrando nos seres, desobstruía-lhes os condutos, facilitando a circulação da vitalidade que devolvia os movimentos aos membros hirtos, aos órgãos paralisados, propiciando-lhes vida.
Ninguém, jamais, surgiría a Ele semelhante, ou nunca, antes, alguém que a Ele se aproximara.
Jesus é Único na Terra!
Os miasmas gerados pelo pessimismo enfermam o ser, e as ondas morbíficas das doenças orgânicas perturbam a mente, alteram a conduta, alucinam a alma.
Jesus conhecia em profundidade o problema das parasitoses psíquicas, das enfermidades degenerativas, e sabia como controlá-las.
Irradiando a Sua energia restauradora, modificava-lhes a estrutura, deixando, no entanto, ao enfermo, os resultados futuros, como decorrência dos seus atos. Se pecaminosos, piores dores se propiciavam a si mesmos. Quando sadios, permaneciam em paz.
A saúde, portanto, resulta da harmonia entre o pensamento e a ação enobrecidos, numa perfeita identificação do espírito que cumpre com o dever, e do corpo, por ele impulsionado, que lhe executa as ordens.
O sofrimento surge como efeito da desobediência, dos abusos, da agressividade, da prevalência do egoísmo em a natureza.
A Boa Nova, em decorrência, é toda um hino ao amor, ao dever, à vida, mediante a utilização correta dos fenômenos biológicos para a elevação do Espírito.
Traziam-Lhe os enfermos e pediam para que os deixasse tocar!
Suas vestes eram condutoras da bioenergia curadora, da força de restauração, como os fios que conduzem a eletricidade ou as ondas que portam as telecomunicações.
Um toque nEle, ou dEle, e a vida se modificava, alterando a estrutura e o comportamento.
Assim, todo sofrimento tem, em Jesus, o seu término e a oportunidade de mais amplas experiências libertadoras.
Sofrimento e Jesus — negação e afirmação da Vida, enigma e equação do ser. (Nota) Marcos
Veja mais em...
Marcos 6:54
E, saindo eles do barco, logo o conheceram;
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Marcos 6:56
E, onde quer que entrava, ou em cidade, ou aldeias, ou no campo, apresentavam os enfermos nas praças, e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla do seu vestido, e todos os que lhe tocavam saravam.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Mateus 12:3
Ele porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 6:3
E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa