Sabedoria do Evangelho - Volume 2

Versão para cópia
CAPÍTULO 16

OUTRAS CURAS

MT 8:16-17


16. Ao chegar a tarde, trouxeramlhe muitos obsidiados; e ele expeliu os espíritos com a palavra e curou todos os doentes,


17. para cumprir-se o que foi dito através do profeta Isaias: "Ele mesmo tomou as nossas fraquezas, e removeu nossas enfermidades".


MC 1:32-34


32. Ao chegar a tarde, estando sol já posto, traziam-lhe todos os doentes e obsidiados:


33. e toda a cidade estava reunida diante da porta.


34. Então curou muitos que se achavam doentes de diversas moléstias e expulsou muitos desencarnados e não permitiu que os desencarnados falassem, porque sabiam (quem ele era).


LC 4:40-41


40. Ao por do sol, todos os que tinham enfermos de várias moléstias lhos trouxeram; e ele, impondo as mãos sobre cada um deles, os curou.


41. Também de muitos saíram os espíritos desencarnados, gritando: "Tu és o Filho de Deus"". Ele, repreendendoos, não lhes permitia que falassem, porque sabiam que ele era o Cristo.

A libertação do obsidiado, na sinagoga, espalhou-se por toda Cafarnaum, muito favorecendo a divulga ção o fato de, aos sábados, não podendo trabalhar nem perambular, ficarem os israelitas à frente de suas casas, em longas conversas, cujo teor corria de rua em rua.

O resultado é que, logo após terminar o descanso ritualístico, às 18 horas ("logo após o por do sol", como bem esclarece Marcos), todos se movimentarem para levar seus enfermos e obsedados à residência de Jesus, na casa de Pedro.

As expressões "muitos" e "todos" são equivalentes. Mateus cita Isaías (Isaías 53:4) pelo texto hebraicomassor ético; aí, porém, se afirma que "o Messias deverá tomar sobre si (fisicamente) as enfermidades", o que não é o caso.

Lucas mostra Jesus a proibir que os "espíritos" desencarnados falem a seu respeito, "porque sabiam que ele era o Cristo". A todos Jesus atendia carinhosamente, livrando os obsidiados e curando os enfermos.

Mais uma lição de SERVIÇO, que jamais deve ser negado pela individualidade: é através da libertação das personalidades ainda presas ao resgate das dívidas do passado, que as criaturas poderão um dia compreender o caminho que se lhes abre diante. Só uma pessoa, que pode superar seus problemas, consegue atingir a visão da estrada a percorrer.

Ensina-nos, também, que mesmo o Espírito liberto, e a viver na individualidade, deve cuidar de seus veículos físicos, procurando curar-se de suas doenças, libertando-os de seus apegos e obsessões pelas coisas materiais. Pelo fato de havermos passado a um degrau superior, nem por isso devemos descuidar, e muito menos maltratar, os veículos inferiores que nos ajudam na caminhada: o motorista deve cuidar bem do seu automóvel, senão poderá este deixá-lo no meio da estrada.

Evitemos, porém, intransigentemente que nos teçam elogios, ainda que esses elogios digam a verdade.

Não basta gabar-se: nem mesmo que os outros o façam deve ser permitido por nós. Por mais elevados que estejamos, seremos os primeiros a reconhecer que muito nos falta a percorrer: a humildade REAL é, como definiu uma grande amiga nossa, "o conhecimento de nossa participação na 5ida", portanto a simplicidade da aceitação daquilo que se nos apresenta, e não as palavras e impressões que possam provir de outros a nosso respeito.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 8:16

E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos;

mt 8:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 8:17

Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.

mt 8:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 1:32

E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados.

mc 1:32
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 1:33

E toda a cidade se ajuntou à porta.

mc 1:33
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 1:34

E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam.

mc 1:34
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 4:40

E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava.

lc 4:40
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 4:41

E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo.

lc 4:41
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 53:4

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

is 53:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa