Sabedoria do Evangelho - Volume 2

Versão para cópia
CAPÍTULO 3

JESUS MERGULHA

JO 3:22-24


22. Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judeia, e ali se demorava com eles e mergulhava.


23. João também estava mergulhando em Enon, perto de Salim, porque ali havia muitas águas, e (o povo) ia e era mergulhado,


24. pois João não tinha sido ainda lançado ao cárcere.

Ao sair de Jerusalém, após as festas da Páscoa, Jesus permanece nas cercanias com seus discípulos, exercendo o mesmo ministério que João, que se havia retirado para Enon, perto de Salim, oito milhas ao sul de Citópolis, na Samaria. Nesse local, havia várias fontes, e João não tinha sido encarcerado.

Parece que esta observação é feita no intuito de salientar que o ministério público de Jesus começou antes da prisão do Batista, já que, pelos sinópticos, que silenciam sobre esse período, pareceria que Jesus só operara publicamente depois desse fato (cfr. MT 4:12 e MC 1:14).

Por enquanto, o texto não esclarece. Mas no cap. 4, vers. 2, está dito que Jesus não mergulhava "pessoalmente", mas apenas os discípulos o faziam.

Depois da manifestação na Cidade da Paz, permanece a individualidade no "Louvor a Deus", aproveitandose das circunstâncias para exercitar seus discípulos (as personalidades ainda incompletas), no ministério material de ritos, que as ajudassem a desvencilhar-se dos defeitos inerentes à separatividade.

Tinham assim oportunidade de entrar em contato com a massa e, de tanto repetir a necessidade da reforma mental e da purificação, essas palavras, proferidas para os outros, iriam penetrando por endosmose no próprio subconsciente, preparando-os, na mentalização positiva, para a libertação dos defeitos seculares. Em sua evolução, o "espírito" necessita passar pelos diversos degraus da exercita ção, porque "a natureza não dá saltos". Daí ser indispensável, até hoje, que haja diversas agremia ções religiosas, para que sejam atendidas todas as criaturas, nos mais diversos graus de evolução.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

João 3:22

Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judeia; e estava ali com eles, e batizava.

jo 3:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 3:23

Ora João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados.

jo 3:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 3:24

Porque ainda João não tinha sido lançado na prisão.

jo 3:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 4:12

Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galileia.

mt 4:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 1:14

E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o Evangelho do reino de Deus,

mc 1:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa