Sabedoria do Evangelho - Volume 2

Versão para cópia
CAPÍTULO 40

A MODÉSTIA

MT 6:1-4


1. Prestai atenção: não façais vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; senão não tereis recompensa junto de vosso Pai que está nos céus.


2. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar a trombeta diante de ti, COMO fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados pelos homens; em verdade vos digo: já receberam sua recompensa.


3. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz tua direita,


4. para que tua esmola fique no secreto, e teu Pai, que vê no secreto, te retribuirá.

Vem a seguir a orientação a respeito da modéstia, da humildade, instruindo-nos o Mestre a agir sem propaganda, sem alarde de nossos atos, mas antes, a manter ocultas as boas obras, de tal maneira que nem os mais íntimos delas tomem conhecimento: "não saiba a mão esquerda o que faz a direita" - lind íssima imagem literária, totalmente original.

Receber a recompensa é, segundo o verbo empregado (apéchousin tòn misthon autõn), ter em mãos "recibo".

Parece haver certa discordância entre este ensinamento e o dado acima (MT 5:16): "brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai celestial". Mas é bem fácil compreender-se: façam-se as boas obras sem cogitar de propaganda; por si mesmas elas brilharão.

Não é possível esconder uma luz. Silenciosamente levanta-se o sol todos os dias, sem que precise fazer autopropaganda todos os vêem. Assim devem agir os cristãos: não mostrar-se nem propalar o que fazem; mas FAZER, porque assim a luz brilhará por si mesma.

A esmola, que exprime a compaixão, deve ser sigilosamente manifestada, conhecida apenas do Pai que habita em nosso íntimo mais secreto, no coração do homem. A esmola é escolhida como exemplo típico, porque publicar um benefício prestado a alguém que esteja necessitado, é envergonhá-lo; e não temos o direito de diminuir moralmente nosso irmão.

Mais profunda é a lição para a individualidade. Tudo o que fizermos, deve ser realizado internamente, e não na personalidade, para que outras personalidades tomem conhecimento e elogiem.

De fato, o eu pequeno, vaidoso e egoísta, está sempre suspirando por aplausos e louvores, o que lhe alimenta o convencimento e o incha de vento, embora, na costumeira falsa modéstia, se recusem e neguem os elogios "com a boca"; mas o corpo emocional (animal) vibra de felicidade.

Quem vive no Espírito não busca esses aplausos que nada valem; e os elogios procurados pelo eu pequeno e vaidoso já lhe constitui a recompensa: tanto a ação, quanto seu resultado, morrem no âmbito da personalidade, não alcançando a profundidade do Espírito, e portanto não constituindo degraus para a subida.

Não resta dúvida de que, na Terra, a individualidade só pode agir através da personalidade. Mas tudo é feito com simplicidade, de modo natural e espontâneo. Nada com movimentos estudados nem calculados, para que tenham testemunhas. E o que se faz aqui, não se conta mais além numa propaganda sub-reptícia, com a costumeira introdução: "não é para se gabar, mas... ".

Todavia, não se trata apenas da parte externa. Também intimamente o ser evoluído SABE que a personalidade de per si NADA PODE, e tudo o que realiza provém do Cristo Interno, que o vivifica e sustenta, e que é a fonte inesgotável de todo o bem.

Então, tudo é feito com REAL e não com aparente modéstia.

Na última frase está a chave que explica tudo isso: que nossas ações fiquem "no SECRETO", isto é, no coração, no Espírito, na 1ndividualidade. Depois é citada a razão, o motivo, a explicação que confirma todas as nossas afirmativas até aqui apresentadas desde o início de nossos comentários evangélicos: " o Pai que vê no secreto", fórmula que mais tarde (MT 6:6 e MT 6:18) é dita mais explicitamente: "o Pai que ESTÁ no secreto".

Ora, é exatamente isto que vimos dizendo desde o inicio: o Pai reside no secreto de nossos corações, está DENTRO DE NÓS, dentro de todos, dentro de tudo, como muito bem o compreendeu Paulo (cfr.

EF 4:6 e I cor. 15:28). A Centelha divina, o Cristo interno, o Pai (Verbo), que se tornou Filho, tem Sua partícula dentro de nós, e é a Fonte Inesgotável da Vida, da Harmonia, da Beleza e do Amor: o PAI ESTÁ NO SECRETO, e por isso vê tudo e sabe de tudo, "sabe o de que necessitamos antes de Lho pedirmos", e por isso, quando oramos, devemos "entrar em nosso quarto", isto é, em nosso secreto, em nosso coração, onde está o Pai, e aí conversar com Ele.

A humanidade até hoje, ainda não encontrou o caminho para Deus, porque o busca fora de si, num céu geográfico distante, ao invés de seguir o rumo certo, procurando-O dentro de si, "no secreto", onde Ele realmente se encontra em Sua totalidade metafísica, como o ensinou o próprio Jesus com uma clareza irretorquível.

Devemos, então, orar "ao Pai que ESTÁ no secreto"; não "no céu", mas NOS CÉUS, isto é, em nosso âmago. A oração não deve ser proferida com os olhos levantados para o alto, mas ao contrário, recolhidos e baixados para o coração, donde nos provém a Vida, que é Deus.

Quando compreendemos esse segredo, revelado há mais de dois mil anos por Jesus - a criatura que revelou em Si mesma, mais amplamente a Divindade - chegaremos à Paz Espiritual completa. Porque TODOS temos em nós o CRISTO, na mesma proporção em que O tinha Jesus. Reside a diferença em que nós, ao redor da Centelha Crítica, temos uma carapaça de barro, de lama endurecida, que no-Lo não deixa sentir; ao passo que Jesus, tendo aniquilado totalmente pela humildade a Sua personalidade, adelgaçou o barro e o queimou, transformando-o em cristal puríssimo, através de cuja transpar ência a humanidade VIU Deus Nele.

Realmente Jesus manifesta Deus em Si plenamente, e por isso com razão é confundido com o próprio Deus. Mas também nós podemos chegar ao mesmo grau e, mais ainda, DEVEMOS CHEGAR TODOS à evolução de Jesus, conforme escreveu Paulo (EF 4:32): "Até que TODOS à cheguemos ao estado de Homem Perfeito (individualidade), à medida da estatura (da evolução) de Cristo".



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 6:1

GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles: aliás não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.

mt 6:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 6:2

Quando pois deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

mt 6:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 6:3

Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;

mt 6:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 6:4

Para que a tua esmola seja dada ocultamente: e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará publicamente.

mt 6:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 5:16

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

mt 5:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 6:6

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará.

mt 6:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Efésios 4:6

Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.

ef 4:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Efésios 4:32

Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

ef 4:32
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 6:18

Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em oculto; e teu Pai, que vê em oculto, te recompensará.

mt 6:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa