Sabedoria do Evangelho - Volume 3
Versão para cópia
JESUS EM NAZARÉ
54. E chegando a sua aldeia, ensinava a eles na sinagoga deles, de modo que se admiravam e diziam: "Donde lhe vem essa sabedoria e esses poderes? 55. Não é este o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas?
56. E não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, isso tudo?"
57. E ele lhes era uma pedra de tropeço. Mas disse-lhes Jesus: "Um profeta só é desprezado em sua terra e em sua casa".
58. E não exerceu ali muitos poderes, por causa da incredulidade deles.
1. Jesus saiu dali e foi para sua aldeia, e seus discípulos o acon1panharam. 2. Chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos ao ouvi-lo, se admiravam, dizendo: "Donde lhe vêm essas coisas? Que sabedoria é essa que lhe é dada? E que significam esses poderes operados por sua mão?
3. Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e suas irmãs não estão aqui entre nós"? E ele lhes era pedra de tropeço
4. Então Jesus lhes disse: "Um profeta só é desprezado em sua terra, entre seus parentes e em sua casa".
5. E não conseguia exercer ali nenhum poder, a não ser que pôs as mãos sobre alguns enfermos e os curou.
6. E admirava-se, por causa da incredulidade deles.
22. b... E perguntaram: "não é este o filho de José"?
23. E ele lhes disse: "Certamente aplicareis a mim este provérbio: "Médico, cura-te a ti mesmo", o que ouvistes ter sido feito em Cafarnaum, faze-o também aqui, em tua terra".
24. Disse mais: "Em verdade vos digo, que nenhum profeta é aceito em sua terra";
25. mas, sem dúvida, digo-vos que muitas viúvas havia nos dias de Elias em Israel, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, de forma que houve grande fome em toda a região;
26. mas Elias não foi enviado a nenhuma delas,
44. E o próprio Jesus atestou que um profeta não recebe honra em sua própria terra. a não ser a uma moça viúva, em Sarepta de Sidon;
27. e muitos leprosos havia no tempo de Eliseu, o profeta, em Israel, mas nenhum deles foi limpo, a não ser Naaman, o sírio".
28. Tendo ouvido essas coisas, eles ficaram cheios de raiva na sinagoga.
29. E, levantando-se, o expulsaram para fora e o levaram até um precipício na montanha em que estava construída a cidade deles, para lançá-lo abaixo.
30. Ele, porém, passando pelo meio deles, foi embora.
Em Marcos encontramos a sequência cronológica. De lá, sai Jesus para "sua aldeia nativa", Nazaré, aonde deve ter chegado no fim do ano 29 (sábado, 21 de outubro?). Com Ele seguem seus discípulos e comitiva, pois não foi para visitar parentes, mas para divulgar a Boa-Nova.
Nazaré fica a cerca de 50 quilômetros de Cafarnaum, e Jesus já passara por lá ao dirigir-se para fixar residência numa cidade mais importante, em maio/junho desse mesmo ano (veja vol. 2 e cfr. MT
Neste trecho, Lucas se afasta de Mateus e Marcos. Vejamos primeiro estes dois.
Repetindo o que fizera na primeira visita, aguarda o sábado para, na sinagoga local, falar ao povo.
Nesta segunda visita não estamos informados do texto comentado por Jesus. A verdade é que Suas palavras e os fatos prodigiosos que Dele se narravam, operados em Cafarnaum por Ele (literalmente: dià tou cheirôn autou, "por meio das mãos dele"), suscitavam uma série de indagações. Os nazarenos sabiam que Ele era de condição modesta (Marcos, "carpinteiro", téktô; Matteus, "filho de carpinteiro", tou téktonos). Sabiam que "sua mãe se chama Maria" (com o verbo no presente do indicativo, indicando que ela ainda se achava encarnada entre eles). Sabiam que tinha quatro irmãos, cujos nomes são citados: Tiago (o menor) considerado "uma das colunas da comunidade de discípulos" (cfr. GL
2:9,12; Art. 12:17; 15:13
Dado esse conhecimento de Sua origem, de Sua família e de Sua educação, os nazarenos se perguntaram como teria Ele conseguido tamanha cultura e de que modo teria obtido os poderes de dominar a natureza. Diante do conhecimento, não podia ser o Messias, cuja origem deveria ser desconhecida (cfr. JO
Jesus cita um provérbio, aproveitando o ensejo para demonstrar a seus discípulos, contemporâneos e posteriores, que jamais pensassem em conquistar para sua crença os familiares e conterrâneos: "o profeta só não recebe honra em sua cidade, entre seus parentes e em sua família". Sêneca tem a mesma opinião: vile habetur quod domi est (De Renef
Dessa maneira, a não ser alguns enfermos a quem curou com Seus passes (imposição das mãos), nada mais PODE fazer, por falta de fé dos compatriotas. Sem a receptividade indispensável da fé, "que é a substância da coisa desejada (HB
Nota ainda Marcos que Jesus "se admirou" da falta da fé, da incredulidade deles, dos quais provavelmente esperava (como todos nós esperamos dos familiares) maior compreensão e mais fé, provocada exatamente pelo velho conhecimento e pela antiga amizade de companheiros de infância, aos quais mais do que a ninguém, desejamos ajudar a fazer subir.
Inegavelmente a lição é profunda e eficaz.
Lucas relata essa visita em termos diferentes, talvez porque, longe dos acontecimentos e sem ligação pessoal com os nazarenos, não tenha tido receio de relatar fatos mais graves.
Começa salientando que o próprio Jesus percebe a descrença deles e lê o pensamento que eles não haviam ousado proferir em voz alta: "Certamente me direis: médico, cura-te a ti mesmo, e faze aqui o que fizeste em favor de Cafarnaum (eis tên Kapharnaoum)".
Dito isto, responde com outro provérbio: "nenhum profeta é aceito em sua pátria". E para confirmá-lo cita dois exemplos extraídos da própria Escritura. Refere-se o primeiro a Elias que, (cfr. 1RS
Essas palavras causam tumulto na sinagoga, provocado pelo despeito que se torna raiva contra o insolente que, além de nada fazer, diz que só beneficiará outras cidades. Levantou-se a multidão e expulsouo aos empurrões da sinagoga, levando-O para "um precipício na montanha em que estava construída a cidade". Não é necessário supor, como diz a tradição, que se tratava do rochedo de Esdrelon, que fica a 3 km de Nazaré. Não. Qualquer altitude de 3 a 4 metros dava para, após jogá-lo em baixo, poder liquidá-lo pela lapidação.
Entretanto, a calma de Jesus em Sua tranquila dignidade fez que Ele se voltasse sereno, passasse no meio deles, sem que eles conseguissem mover um dedo contra Ele: num silêncio constrangedor, eles O vêem retirar-se. Para quem tivesse boa-vontade, o simples fato de haver Jesus passado pelo meio deles, silenciando a multidão enfurecida, bastaria para demonstrar o "sinal" que eles haviam desejado.
A quem lê o evangelho de Lucas de seguida, não deve estranhar o fato de que ele tenha reunido numa só narrativa as duas visitas de Jesus a Nazaré. Na primeira, Ele se declara categoricamente o Messias, tendo reservado para seus conterrâneos a primeira revelação explícita, e com isso conquista-lhes a benevolência.
Cerca de quatro meses após, Jesus vai colher o resultado de Sua declaração anterior; mas o ciúme causado pelo ministério realizado fora da pequenina aldeia suscita-lhes a má-vontade, que chega ao despeito e à raiva. Lucas, de modo geral, gosta de terminar uma narrativa no mesmo local, mesmo que para isso tenha que unir dois pormenores afastados no tempo.
Todas as vezes que uma criatura dá o salto da personalidade para a individualidade, ela se vê a braços com sérios problemas em seu círculo de parentesco e de amizades. Dai a quase necessidade de o indivíduo afastar-se de casa, para poder dar cumprimento às tarefas que lhe competem. Em casa não é recebido: "veio para o que era seu, e os seus não O receberam"; no entanto os de fora da casa consangu ínea, "todos os que O recebem e creem em Seu nome, a esses Ele dá o direito de se tornarem filhos de Deus", embora "não tenham nascido do sangue, nem da vontade da carne, sem da vontade do homem", porque "nasceram de Deus" (cfr. JO
Lição que precisamos ter sempre diante dos olhos, para não desanimarmos ao ver que, exatamente os que mais são ligados a nós pela convivência, esses é que mais nos repelem, e até muitas vezes nos perseguem e caluniam, porque damos mais atenção aos "outros" do que a eles...
São trazidos argumentos de "direitos adquiridos" pelos laços do sangue, pela afeição mais antiga, e todos tropeçam naquele que pode elevá-los na evolução, mas que "não no consegue" pela falta de fé da parte deles.
O próprio Jesus "se admira da indredulidade deles", dizendo-nos com isso que o mesmo há de ocorrer com todos os que seguissem Seu exemplo. Os franceses dizem, com razão, "qu’il n’y a pas de grand homme pour son valet de chambre", trazendo para o cotidiano o que dissera Jesus: "Só na própria terra o profeta não é honrado. "
Em outro sentido mais restrito, encontramos que os piores inimigos do homem são seus parentes mais íntimos e mais próximos, ou seja, seus veículos inferiores. Quando o Espírito descobre os altos cimos espirituais e quer escapar à personalidade, negando-a, os mais ferrenhos opositores são seu intelecto que duvida, suas emoções que o arrastam para fora de si, suas sensações que reclamam maior bem estar e comodismo, seu corpo que pesa tristemente numa sonolência que corta qualquer meditação.
Diante do próprio eu pequenino, o Eu Maior se vê rejeitado, negado e até, se possível, expulso, pois é julgado qual intruso que busca destronar o vaidoso e personalista eu de suas ilusões efêmeras.
Num e noutro caso, aquele que souber vencer os percalços e óbices, amando o Cristo mais que sua personalidade (cfr. MT
Fomos avisados com clareza, sem ambages; cabe a nós agora a decisão...
Veja mais em...
Mateus 13:54
E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: Donde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas?
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Mateus 13:55
Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Mateus 13:56
E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe veio pois tudo isto?
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Mateus 13:57
E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Mateus 13:58
E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:22
E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José?
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:23
E ele lhes disse: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo: faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Capernaum.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:24
E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem-recebido na sua pátria.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:25
Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome;
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:26
E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Serepta de Sidom, a uma mulher viúva.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:27
E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:28
E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:29
E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:30
Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Marcos 6:1
E PARTINDO dali, chegou à sua pátria, e os seus discípulos o seguiram.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Marcos 6:2
E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: Donde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Marcos 6:3
Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Marcos 6:4
E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Marcos 6:5
E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Marcos 6:6
E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Mateus 4:13
E, deixando Nazaré, foi habitar em Capernaum, cidade marítima, nos confins de Zabulom e Naftali;
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:16
E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:17
E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:18
O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:19
A apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:20
E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Lucas 4:21
Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Gálatas 1:19
E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Efésios 3:3
Como me foi este mistério manifestado pela revelação como acima em pouco vos escrevi;
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Hebreus 11:1
ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
I Reis 17:8
Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
II Reis 5:1
E NAAMÃ, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos siros: e era este varão homem valoroso porém leproso.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
João 1:11
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
João 1:12
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome;
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
João 1:13
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Mateus 10:22
E odiados de todos sereis por causa do meu nome: mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Romanos 8:21
Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa