Sabedoria do Evangelho - Volume 5

Versão para cópia
CAPÍTULO 33

OS PRIMEIROS LUGARES

LC 14:7-11


7. Observando, porém, como escolhiam para si os primeiros lugares, narrava aos convidados uma parábola, dizendo-lhes:

8. "Todas as vezes que sejas convidado por alguém para um casamento, não te reclines no primeiro lugar, acaso não seja por ele convidado um, mais honrado que tu,

9. e vindo o que convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então começarás, envergonhado, a ter o último lugar.

10. Mas todas as vezes que sejas convidado, indo, reclina-te no último lugar, de modo que, vindo o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais acima; então será uma glória diante de todos os que se reclinam contigo.

11. Pois todo o que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".



Depois da chegada à casa do fariseu, e do parênteses da cura do hidrópico, dirigem-se todos para os triclínios, a fim de se reclinarem, para participar do ágape. Vimos que os convivas eram pessoas selecionadas: fariseus e doutores da lei. Jesus também os observa. E vê que à porfia, buscam os "primeiros lugares", isto é, os mais próximos do anfitrião. E aproveita para, delicadamente, dar um ensinamento de humildade. Da mesma forma que curou o hidrópico do corpo, quer agora curar-lhes a hidropisia do espírito.

A lição foi dada com tato, tomando como exemplo um convite para "casamento", onde o rigor da escolha dos lugares é maior que numa refeição informal como aquela. Aconselha, pois, que procurem ocupar os últimos lugares, de modo que (hína tem aqui mais sentido consecutivo que final: se alguém vai para o último lugar a fim de que seja chamado para o primeiro, isso seria uma falsa humildade, e não podemos admitir que Jesus haja ensinado a ser hipócrita) de modo que o dono da casa, se o achar digno, o convide a ocupar lugar mais honroso.

Aqui, sim, dóxa tem exatamente o sentido de "glória", isto é, boa reputação, boa opinião (cfr. vol. 1, vol. 3 e vol. 4).

A razão é dada pela frase que Jesus gostava de repetir: "o que se exalta será humilhado, o que se humilha será exaltado", que já vinha do Antigo Testamento (p. ex., IS 10:33) e fora dito pela Mãe de Jesus (LC 1:52) e pelo próprio Mestre (MT 18:14 e MT 23:12). A lição era boa para os fariseus que, em geral, faziam questão dos primeiros lugares e de outras honrarias (cfr. LC 11:43).

O ensino primordial é que devemos ser humildes. Mas humildade nada tem que ver com humilhação.

Podemos e devemos evitar que nos humilhem, em público ou em particular, pois isso nenhuma vantagem nos trará ao progresso espiritual. Mas sim, SER humildes. Se, fora de nosso controle, nos vier a humilhação, o humilde não sofrerá com isso, nem a julgará humilhação, mas justiça: aceitará calado, considerando que realmente nada vale e, portanto, qualquer que seja o modo com que for tratado, isso lhe parecerá justo. Mas não se procure ser humilhado, pois isso talvez revele o cúmulo do orgulho disfarçado.

O fato, também, de buscar com toda a naturalidade os últimos lugares, deve ser sincero e real, respondendo a uma convicção e necessidade e não com o intuito de ser engrandecido pelo dono da casa.

Essa lição serve, às maravilhas, para os aprendizes da iniciação e para "iniciados" que, pelo fato de estarem entre profanos, julgam merecer acatamento e distorções especiais, em virtude de seus conhecimentos e do caminho que já percorreram na senda.

Aviso oportuno, que deve permanecer sempre presente: na personagem transitória nada somos e nada valemos. Qualquer honraria que nos chegue, seja recebida como um acréscimo de bondade da pessoa que a presta a nós, e não atribuída a merecimento pessoal.

Difícil, mas necessário ser assim. Não nos julguemos merecedores de graças especiais, de favores da espiritualidade e dos encarnados: por mais que tenhamos feito ou realizado, "somos sempre servos inúteis, que fizemos apenas o que devíamos fazer" (LC 17:10).



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Lucas 14:7

E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes:

lc 14:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 14:8

Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar, não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;

lc 14:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 14:9

E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar.

lc 14:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 14:10

Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.

lc 14:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 14:11

Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

lc 14:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 10:33

Mas eis que o Senhor Jeová dos Exércitos desbastará os ramos com violência, e os de alta estatura serão cortados, e os altivos serão abatidos.

is 10:33
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 1:52

Depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes.

lc 1:52
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 18:14

Assim também não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.

mt 18:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:12

E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

mt 23:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 11:43

Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças.

lc 11:43
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 17:10

Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.

lc 17:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa