As Chaves do Reino
Versão para cópia
TRÊS REVELAÇÕES DIVINAS
Sob a regência sábia e ordenadora da Lei do Progresso, o processo de evolução dos Espíritos alcança ângulos os mais diversificados, para fixação dos valores que interessam ao despertamento mental das individualidades, pois são esses valores ativos que permitem aos seres a interação consciente com todas as forças do Universo Divino.
As reencarnações são imprescindíveis nessa rota de crescimento intelecto-moral para Deus - a Verdade suprema da Criação. As vidas sucessivas prevalecem como recursos didáticos no Cosmos, desde a primitividade sensorial até os contornos bem definidos da denominada "angelitude". E é por efeito da Lei da Reencarnação - subsidiária legítima da suprema Lei de Amor - que mundos são formados na Amplidão, de modo imensurável para os homens, com a finalidade de abrigar almas dos mais variados níveis evolutivos, desde os simples e ignorantes até os expoentes das virtudes enfeixadas nos exemplos de Jesus Cristo - o Espírito mais puro de que temos notícia no orbe.
Os mundos são solidários entre si, e, graças a essa "interdependência" que é lei, nenhuma criatura permanece à mercê de apoio e assistência de incentivo e consolação, por mais culpado se mostre, por mais simples se apresente.
Em todos os mundos existentes há espaço e interatividade para os Princípios Espirituais, que representam as unidades psíquicas de base, compondo as estruturas desses mundos, em associação com a matéria peculiar a cada um deles, incluindo o perispírito dos seres que as governam, por efeito de suas mentes despertas e potentes, como o lavrador que armazena e dispõe das sementes, para garantia da alimentação geral.
Há Princípios 1nteligentes - ou "mônadas celestes" - que "descem" de domínios superiores em direção a mundos primitivos, estagiando por múltiplas dimensões do Infinito, ganhando "astralidade", do meio externo para a própria intimidade, enquanto dura sua integração com esses meios, de modo que, ao alcançar um mundo primitivo - em formação ou já formalizado em seus alicerces estruturais –, então iniciam o seu genuíno desabrochar, integradas às linhas de organização dos reinos mineral e vegetal desses planetas, o que permite eclodam desses Princípios, os raios embrionários da vida, através de quimismo e de processos outros de transformação e atividade ordenada das formas materiais em definição, com o auxílio do fluido cósmico.
Apresentando esse resumo da dinâmica evolucional, com alicerce vigoroso no Princípio universal da "Reencarnação", ou da vinculação do espírito com a matéria, intentamos criar um plano de ideias que favoreça o justo entendimento da sublime quão proveitosa cadeia das revelações de Deus aos homens.
Das sugestivas concepções de moral que brotaram das antigas civilizações, inaugurando a religião elementar no globo, até o Decálogo de Moisés, observamos o império da Lei, em que o temor submete as mentes, para enraizamento dos princípios da Justiça Divina. Nessa fase da história humana, o psiquismo ainda infantil das criaturas sofre o látego que a interpretação de Deus e de Seu Reino, por parte dos encarnados, logra conceber, segundo o mito estabelecido por sua sensibilidade, já que a lógica - fruto da razão esclarecida - ainda dormita nas estruturas desconhecidas da individualidade. Quando Jesus surge no cenário humano, a Lei de Amor, em sua pujança, acende claridades eternas, e, através da ilustração pessoal e de parábolas diversas, a Verdade e a Vida permanecem à disposição de quem "caminha" pelas estradas do evolucionismo espiritual.
Embora ainda não compreendido e muito menos absorvido em seu conteúdo transcendente pelos próprios espíritas, o Consolador Prometido por Jesus e "corporificado" no mundo com o auxílio indeclinável de Allan Kardec assume, para a garantia dos novos tempos da Regeneração, o seu papel de síntese da cultura humanoespiritual do planeta - legítimo instrumento a fomentar, nas estruturas psíquicas mais amanhadas pelas vidas sucessivas, a análise sensata e lucidamente sentimental das Revelações Divinas, com foco no resgate da Mensagem evangélica, para enaltecimento de sua genuinidade.
Justiça que alicerça, Amor que redime, Verdade que liberta - Três Revelações Divinas!