O Evangelho dos Humildes

Versão para cópia
CAPÍTULO 17

A TRANSFIGURAÇÃO

(Mt 17:1-27; Mc 9:2-8; Lc 9:28-36)
1 E seis dias depois toma Jesus consigo a Pedro e a Tiago e a João, seu irmão, e os leva à parte, a um alto monte:

2 E transfigurou-se diante deles. E o seu rosto ficou refulgente como o sol, e as suas vestiduras se fizeram brancas como a neve.

3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias falando com ele.

4 E começando a falar, Pedro disse a Jesus: Senhor, bom é que nós estejamos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos: um para ti, outro para Moisés, e outro para Elias.

5 Estando ele ainda falando, eis que uma lúcida nuvem os cobriu. E eis que saiu uma voz da nuvem, que dizia: Este é aquele meu querido Filho em quem tenho posto toda a minha complacência; ouvi-o.

6 E ouvindo isto, os discípulos caíram de bruços e tiveram grande medo.

7 Porém Jesus se chegou a eles e tocou-os; e disse-lhes: Levantai-vos e não temais.

8 Eles então, levantando os seus olhos, não viram mais do que tãosomente a Jesus.

À medida que se aproxima o instante do desencarne de Jesus, mais ele se preocupa em fortalecer a fé e o bom ânimo de seus discípulos. E recorre a todos os meios para que eles possam, depois, desassombradamente espalharem a nova doutrina, fortificados pela lembrança das provas que o Mestre lhes dera.

Transfigurando se diante de Pedro, Tiago e João e fazendo com que Moisés e Elias aparecessem ao seu lado, Jesus deu a seus discípulos uma prova segura e concreta da imortalidade da alma. Quando ele desencarnasse no alto da cruz, estes discípulos se recordariam da cena da transfiguração e não perderiam a fé. Foi tão real a materialização dos dois profetas ao lado de Jesus, que Pedro pede permissão para levantar os tabernáculos, um para cada um. Esta ideia foi afastada não só pela impossibilidade de executá-la, como também porque Jesus quer que seu tabernáculo seja o nosso próprio coração, purificado pela fiel observância de seus ensinamentos.

A voz que ouviram era um hino de glória, que os espíritos superiores entoavam em louvor ao Mestre.

Tomada em seu sentido simbólico, a transfiguração significa que as provas materiais, quando cumpridas de conformidade com as leis divinas, transfiguram o espírito, tornando-o puro e luminoso.

A transfiguração pertence à categoria dos fenômenos de efeitos físicos e já foi observada nas sessões experimentais de efeitos físicos, nas quais se assistiu a médiuns se transfigurarem e tornarem-se luminosos.

9 E quando eles desciam do monte, lhes pôs Jesus preceito, dizendo: Não digais à pessoa alguma o que vistes, enquanto o Filho do homem não ressurgir dos mortos.


(Mc 9:9-13)

10 E os seus discípulos lhe perguntaram dizendo: Pois por que dizem os escribas que importa vir Elias primeiro?

11 Mas ele, respondendo, lhes disse: Elias certamente há de vir, e restabelecerá todas as coisas.

12 Digo-vos porém que Elias já veio, e eles não o conheceram, antes fizeram dele quanto quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer às suas mãos.

13 Então conheceram os discípulos que de João Batista é que ele lhes falara.

Conquanto tenham sido anunciados com antecedência os missionários, que assentariam as bases da reforma espiritual do planêta, quando iniciaram seus trabalhos, não foram reconhecidos. E além de tudo, foram perseguidos e combatidos. Jesus não escaparia à regra geral: sofreria também o combate e a perseguição que tôda ideia nova acarreta a seus pregadores.

Jesus pedia a seus discípulos que guardassem sigilo, por causa da incompreensão dos homens da época, os quais ainda não estavam preparados para compreenderem tudo quanto Jesus fazia ou ensinava. Era preciso que o tempo lhes fosse aumentando o cabedal de conhecimentos espirituais, a fim de aprenderem o significado das palavras e dos atos de Jesus. Caso os discípulos espalhassem certas particularidades que o Mestre lhes mostrava, possívelmente surgiriam dúvidas, confusão e mesmo até o descrédito de sua missão.

Dizendo que Elias já viera, Jesus demonstra a seus discípulos a reencarnação dos espíritos, os quais se reencarnam periodicamente, não só para progredirem e saldarem o passado culposo, como também para desempenharem tarefas em benefício da coletividade.


A CURA DE UM LUNÁTICO

(Mc 9:14-29; Lc 9:37-42)

14 E depois que veio para onde estava a gente, chegou a ele um homem que, posto de joelhos diante dele, lhe dizia: Senhor, tem compaixão de meu filho, que é lunático, e padece muito; porque muitas vezes cai no fogo, e muitas na água.

Este é um caso de possessão. Em nossos dias, é comum comparecerem aos Centros Espíritas infelizes irmãos, apresentando este gênero de loucura.

Não são loucos; são simplesmente vítimas de espíritos desencarnados que os perseguem.

O Espiritismo, demonstrando a causa de grande número de sofrimentos tidos por loucura, é o melhor remédio para os supostos loucos.

15 E tenho-o apresentado a teus discípulos, e eles o não puderam curar.

16 E respondendo, Jesus disse: Ó geração incrédula e perversa, até quando hei de estar convosco? até quando vos hei de sofrer? Trazei-mo cá.

17 E Jesus o ameaçou e saiu dele o demônio, e desde aquela hora ficou o moço curado.

18 Então se chegaram os discípulos a Jesus em particular e lhe disseram: Por que não pudemos nós lançá-lo fora?

19 Jesus lhes disse: Por causa da vossa pouca fé. Porque na verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá; e ele há de passar e nada vos será impossível.

O simples fato de alguém se intitular discípulo de Jesus, e o suficiente para adquirir a autoridade necessária para falar em nome dele. A autoridade espiritual se consegue através da moralidade. É preciso cultivar a fé viva, a pureza de pensamentos, de palavras e de atos, a fim de que os espíritos inferiores obedeçam irresistívelmente a quem os mandar.

Os discípulos ordenavam ao espírito obsessor que abandonasse a vítima; porém vacilavam na fé, duvidavam de si próprios, o que fornecia forças para o obsessor desobedecer-lhes.

O cultivo da fé, isto é da confiança ilimitada na bondade divina desenvolve dentro de nós uma alta força magnética, que convenientemente usada pela nossa vontade, é capaz de operar prodígios, sempre que for utilizada para beneficiar nosso próximo.

Não devemos, é claro, tomar ao pé da letra a figura de que Jesus se serve para exemplificar o poder da fé. Todavia, remover o mal, os vícios e os erros dos corações dos homens é tarefa talvez maior que mandar um monte se mova do lugar. Contudo, Jesus nos adverte de que por pequenina que seja nossa fé, sempre conseguiremos influir favoravelmente no sentido de melhorar a nós e a nossos semelhantes.

20 Mas esta casta de demônios não se lança fora, senão à força de oração e de jejum.

Aqui Jesus faz referência aos espíritos inferiores, refratários ao influxo do bem e que por isso exigem fervorosa oração e alto padrão de moralidade dos que os doutrinam. A oração fervorosa é aquela que se faz ao Pai, cheia de amor pelo irmão infeliz, que ainda se compraz na ignorância. O jejum que Jesus recomenda é o jejum espiritual, que consiste na abstinência dos vícios, da imoralidade, e na renúncia a bem do próximo, jejum esse que dá forças ao doutrinador para lidar com os espíritos rebeldes.

21 E achando-se eles juntos em Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem será entregue às mãos dos homens.


(Mc 9:30-32; Lc 9:43-45)

22 E estes lhe darão a morte, e ressuscitará ao terceiro dia. E eles se entristeceram em extremo.

A missão de Jesus estava quase terminada aqui no plano terreno. Sua ação como encarnado findava, para que ele a recomeçasse no plano espiritual, onde trabalha e trabalhará até a consumação dos séculos, em benefício de seus pequeninos tutelados que somos todos nós.

Aproximava-se o momento de ele voltar para o Alto. Apesar de sua elevada hierarquia espiritual, Jesus pede forças ao Pai e não se esquece de fortificar seus discípulos.

Precisamos não nos esquecer de vigiar e de orar, pois, nós também, de acordo com nosso adiantamento espiritual, teremos desses momentos supremos, nos quais demonstraremos nossa fé e nossa fortaleza moral, e espiritual.


JESUS PAGA O TRIBUTO

23 E tendo vindo para Cafarnaum, chegaram-se a Pedro os que cobravam o tributo das duas dracentímetroas, e disseram-lhe: Vosso Mestre não paga o tributo das duas dracentímetroas?

24 Ele lhes respondeu: Paga. E depois que entrou em casa, Jesus o preveniu, dizendo: Que te parece, Simão? De quem recebem os reis da terra o tributo ou censo? de seus filhos ou de estranhos?

25 E Pedro lhe respondeu: Dos estranhos. Disse-lhe Jesus: Logo estão isentos os filhos.

26 Mas para que os não escandalizemos, vai ao mar e lança o anzol; e o primeiro peixe que subir, toma-o; e abrindo-lhe a boca, acharás dentro um stater; tira-o e dá-lho por mim e por ti.

De tudo Jesus procurava extrair lições proveitosas para seus aprendizes.

Não deixava escapar nenhuma ocasião de ensiná-los a viverem na terra, segundo as leis de Deus. Os mais pequeninos fatos da vida cotidiana forneciam-lhe o material para desenvolver os seus ensinamentos e os exemplos para ilustrá-los. Assim, conseguiu fazer de seu Evangelho, não só um manual prático, que devemos observar, em nossa vida diária de relação com nosso próximo, como também de respeito e de amor para com nosso Pai Celestial.

Nesta passagem em que se conta como Jesus paga o tributo, ele nos lega uma lição de fé no trabalho. Ele nos demonstra que com o trabalho honesto e honrado de nossas mãos ou de nossa inteligência, granjearemos tudo quanto necessitamos para nossa subsistência, e para cumprirmos lealmente nossas obrigações e compromissos terrenos.

Ao serem Pedro e Jesus solicitados para pagarem o tributo, não tinham o dinheiro. E Pedro foi pescar. Com o tra balho de Pedro, foi pescado um peixe que, vendido, deu-lhes a quantia de que precisavam para o pagamento do imposto.

Em sua simbologia, este trecho do Evangelho nos recorda que por mais aflitiva que seja nossa situação financeira, o trabalho é o recurso que o Pai nos deu para resolvermos satisfatoriamente a parte material de nossa existência terrena.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Marcos 9:14

E, quando se aproximou dos discípulos, viu ao redor deles grande multidão, e alguns escribas que disputavam com eles.

mc 9:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:15

E logo toda a multidão, vendo-o, ficou espantada, e, correndo para ele, o saudaram.

mc 9:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:16

E perguntou aos escribas: Que é que discutis com eles?

mc 9:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:17

E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo;

mc 9:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:18

E este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele escuma, e range os dentes, e vai-se secando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.

mc 9:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:19

E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo.

mc 9:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:20

E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando.

mc 9:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:21

E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância.

mc 9:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:22

E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.

mc 9:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:23

E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê.

mc 9:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:24

E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.

mc 9:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:25

E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.

mc 9:25
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:26

E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.

mc 9:26
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:27

Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.

mc 9:27
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:28

E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar?

mc 9:28
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:29

E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.

mc 9:29
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:43

E todos pasmavam da majestade de Deus. E, maravilhando-se todos de todas as coisas que Jesus fazia, disse aos seus discípulos:

lc 9:43
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:44

Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens.

lc 9:44
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:45

Mas eles não entendiam esta palavra, que lhes era encoberta, para que a não compreendessem; e temiam interrogá-lo acerca desta palavra.

lc 9:45
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:30

E, tendo partido dali, caminharam pela Galileia, e não queria que alguém o soubesse;

mc 9:30
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:31

Porque ensinava os seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens e matá-lo-ão; e, morto ele ressuscitará ao terceiro dia.

mc 9:31
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:32

Mas eles não entendiam esta palavra, e receavam interrogá-lo.

mc 9:32
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:2

E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;

mc 9:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:3

E os seus vestidos tornaram-se resplandecentes, em extremo brancos como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra os poderia branquear.

mc 9:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:4

E apareceu-lhes Elias com Moisés, e falavam com Jesus.

mc 9:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:5

E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.

mc 9:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:6

Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados.

mc 9:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:7

E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.

mc 9:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:8

E, tendo olhado em roda, ninguém mais viram, senão só Jesus com eles.

mc 9:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:28

E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.

lc 9:28
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:29

E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e o seu vestido ficou branco e mui resplandecente.

lc 9:29
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:30

E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias,

lc 9:30
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:31

Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.

lc 9:31
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:32

E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois varões que estavam com ele.

lc 9:32
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:33

E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas, uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias; não sabendo o que dizia.

lc 9:33
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:34

E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.

lc 9:34
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:35

E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi.

lc 9:35
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:36

E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado só; e eles calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

lc 9:36
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:9

E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dos mortos.

mc 9:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:10

E eles retiveram o caso entre si, perguntando uns aos outros que seria aquilo, ressuscitar dos mortos.

mc 9:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:11

E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?

mc 9:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:12

E, respondendo ele, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e todas as coisas restaurará; e, como está escrito do Filho do homem, que ele deva padecer muito e ser aviltado.

mc 9:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 9:13

Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como dele está escrito.

mc 9:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:37

E aconteceu, no dia seguinte, que, descendo eles do monte, lhes saiu ao encontro uma grande multidão;

lc 9:37
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:38

E eis que um homem da multidão clamou, dizendo, Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho.

lc 9:38
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:39

Eis que um espírito o toma, e de repente clama, e o despedaça até escumar; e só o larga depois de o ter quebrantado.

lc 9:39
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:40

E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.

lc 9:40
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:41

E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me cá o teu filho.

lc 9:41
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:42

E, quando vinha chegando, o demônio o derribou e convulsionou; porém Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai.

lc 9:42
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:1

SEIS dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte.

mt 17:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:2

E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e os seus vestidos se tornaram brancos como a luz.

mt 17:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:3

E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.

mt 17:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:4

E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.

mt 17:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:5

E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo: escutai-o.

mt 17:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:6

E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre seus rostos, e tiveram grande medo.

mt 17:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:7

E aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos; e não tenhais medo.

mt 17:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:8

E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.

mt 17:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:9

E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dos mortos.

mt 17:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:10

E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro?

mt 17:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:11

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;

mt 17:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:12

Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do Homem.

mt 17:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:13

Então entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista.

mt 17:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:14

E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo:

mt 17:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:15

Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e muitas vezes na água;

mt 17:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:16

E trouxe-o aos teus discípulos; e, não puderam curá-lo.

mt 17:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:17

E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.

mt 17:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:18

E repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou.

mt 17:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:19

Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Porque não pudemos nós expulsá-lo?

mt 17:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:20

E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá ? e há de passar; e nada vos será impossível.

mt 17:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:21

Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

mt 17:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:22

Ora, achando-se eles na Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens;

mt 17:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:23

E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito.

mt 17:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:24

E, chegando eles a Capernaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as didracmas?

mt 17:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:25

Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios?

mt 17:25
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:26

Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos;

mt 17:26
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:27

Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.

mt 17:27
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa