Religião Cósmica

Versão para cópia
Ilustração tribal

CINTILAÇÕES DA VIDA

Concordamos, ao observarmos o culto frenético e persistente ao materialismo, que os homens na Terra — nossos irmãos de luta e evolução — ainda permanecem, em maioria, na contramão da Verdade espiritual que Jesus vivenciou entre nós e renegando a Liberdade suprema que essa adoção do amor puro e caridoso lhes franquearia, definitivamente.

A "experiência" é o salário da evolução, e somente ela, impregnando a alma, poderá guindá-la aos Paços do Infinito, porque alicerce de realização da criatura no Cosmos... Daí o imperativo de quem avançou em respeitar o momento dos que remanescem, por limitação ou necessidade de saturação de desejos e impressões pessoais. Para muitos, há um silêncio absoluto dos Espíritos livres em relação aos Espíritos presos aos corpos materiais por efeito das reencarnações, mas esse suposto "silêncio" nada mais é que a reverência ao Poder de Deus, que, através dos processos definidos em condição mental do próprio indivíduo e também de grupos, que vão desde a consanguinidade até uma pátria inteira, opera a conversão de ideias e sensações em cultura e substância moral, para os efeitos esperados de progresso e emancipação espiritual.

Muito proveito redunda dos esforços que as pessoas fazem no sentido de se espiritualizarem, geralmente através de caminhos religiosos ou filosófico-morais. Isso representa uma espécie de atalho que surge para a criatura atenta e empenhada em seus objetivos mais altos de vida com o Pai. Todavia, essa percepção somente surge quando a alma já se saturou de registros e vivências, inserindo-se de algum modo no universo das percepções morais. Foi o que ocorreu com o centurião de Cafarnaum ao abordar Jesus, suplicando por seu servo e reconhecendo a altura espiritual do filho de Maria e José. Nessa órbita, estudos elastecem o mundo mental dos candidatos ao Reino, e a perseverança termina por gerar em seu íntimo as afinidades eletivas, que são vínculos espontâneos e promotores de vibrações mais altas a compensarem as lutas e as pelejas da subida moral.

Os grupos de desencarnados interessados em avançar na conquista de valores transcendentes se multiplicam na psicosfera da Terra, e são incontáveis os servidores do Bem, egressos das exaustivas lutas corporais na Crosta, que anseiam esquecer-se em Deus, que é todo o Amor da Criação, em permanente acolhimento de seus filhos... Muitos já trazem marcas benfeitoras na tessitura do ser, e ora revelam leveza por terem expiado faltas e desvios do pretérito, logrando "respirar" o clima do autoperdão, ora demonstram sublimidade no olhar, na postura, por efeito da humildade conquistada em provações acerbas, entre incompreensões humanas e preterições até criminosas por parte dos ingratos parceiros de outrora...

Há instâncias inumeráveis de aprendizado e trabalho nas esferas que se distendem a partir da Crosta e vão ao infinito, qual divina espiral de vida e luz. Cada alma se situa na faixa que lhe corresponde à realidade interior, e aí se embebem de valores pertinentes às suas experiências e descobertas, sem qualquer violência ou imposição. Importante dizer que os desencarnados apenas sofrem o efeito de suas escolhas, e é irretocável a precisão da Lei de Justiça que impera no Universo, dando a cada um segundo as próprias obras!

Enquanto muitos Espíritos recém-desencarnados gravitam em torno da Crosta, ainda compromissados com familiares, amigos, desafetos, trabalhos, sonhos desfeitos ou em realização paulatina, outros, mais conscientes e desapegados de sua retaguarda, buscam os Cimos, numa perspectiva que poderia ser definida por "Mais Além". Associam-se a Instrutores abalizados e capacitam-se a perscrutar a mente e o trabalho dos 5anguardeiros da evolução planetária, até mesmo em ambientes que ultrapassam os domínios terrenos, dentro desse espírito de solidariedade que predomina na Criação de nosso Pai.

Neste nosso singelo trabalho psicográfico, tentaremos dar algumas notícias breves sobre a beleza da Criação em circuitos evolucionais que foram, de algum modo, nossa ocupação enquanto espírita estudioso na última romagem física. Notese que o pensamento é a vida da individualidade, porque a experiência da Imortalidade somente se efetiva pela prerrogativa de pensar e sentir, de modo que, consoante aprendemos com o Espírito Emmanuel, sendo a mente "o espelho da vida em toda parte", o pensamento é a capacidade interpretativa e de incursão vibracional da criatura em evolução no tempo e no espaço.

A violência nunca será tema de Deus. Por isso, tentando somar esforços com nossos Benfeitores de sempre para "criar espírito para o Gigante" (referência ao Brasil), comparecemos aqui fraternalmente, a fim de conversarmos sobre a Grandeza Universal, sobre a nossa vida mental sendo acalentada pela Mente Divina, em circuitos de ação e reação, causa e efeito, até que o Amor nos domine e nos liberte de toda e qualquer condição existencial, fazendo desaparecer todas as equações da Lei — essa misericordiosa tutora dos que, um dia, comungarão efetivamente com o Pai!


Honório Abreu Mário Campos, MG, 28 de Dezembro de 2018 12



Este texto está incorreto?