Religião Cósmica

Versão para cópia
CAPÍTULO 11

AINDA SOBRE O ÁTOMO MENTAL

(MC 12:30)

Reconheço, pessoalmente, os desafios que esses estudos representam para muitos companheiros corporificados no mundo, mas são eles, ainda agora, o alicerce do mundo mental de incontáveis Espíritos que, como um exército lúcido e generoso de almas renovadas, começam a reencarnar na Crosta para dar execução a um plano extraordinário de transformação social. Não se trata de obra apressada e muito menos de ufanismo espiritual, já que o terceiro milênio está fadado a ambientar propostas de elevado teor moral e ético no seio da família humana. Será uma cadência harmônica de substituição de almas e de caracteres, crescendo na medida em que as esferas mais elevadas se aproximam dos homens e mulheres. Atualmente, dentro dos conflitos experimentados no país e pelo globo afora, muitos objetarão que a confusão e o descalabro moral são fatos. No entanto, é exatamente esse "levantamento" de forças estranhas e contraditórias que prepara o advento da harmonização, qual uma reforma ampla de uma residência, mas obedecendo às linhas traçadas pelo arquiteto.

Quando estudamos em O Livro dos Espíritos sobre as Leis Morais, identificamos a de "Destruição". Há uma lógica na ordem cósmica das evoluções múltiplas visando à unidade em Deus, o Criador. O que é eterno é do Pai, e tudo o que é do Pai não tem forma, mas essência. No processo da cocriação, que é pertinente aos filhos, aos herdeiros do Criador, observaremos o fenômeno da potência mental — a inteligente ou a personalista — como força "coaguladora" da essência divina, o Fluido Universal. Em sua expressão objetiva, encontraremos os átomos mentais, contendo unidades energéticas que se associam para a plasmagem das imagens ou dos ambientes compatíveis com a evolução de quem os emite. Poderíamos, em analogia simples, dizer das gotículas de chuva que são a densificação da astralidade saturada das nuvens gasosas no céu... Se, por uma capacidade investigativa, de pesquisa, o homem pudesse isolar e analisar a essência de um átomo mental que ajuda a imantar um campo de trabalho e gravitação na Crosta, abaixo dela ou sobre ela — pois são condições diversas de vida que se associam em regime de interdependência —, encontraria a sua gênese em uma ou em um grupo de mentes associadas por afinidade, de modo que identificaria, na essência desse átomo, linhas vibratórias como radículas, a manterem a "estabilidade" psíquica de seu ou seus emissores. E porque são expressões mutantes, que dependem da "estabilidade" de seus emissores, ela apresenta comportamento diverso, ajudando-nos a entender os físicos que identificam na intimidade atômica as sugeridas quatro forças em comportamento dúbio, ora na expressão de partícula, ora na expressão de onda...

Costuma-se, em linguagem espírita, dizer da "psicosfera" dos ambientes, conforme a natureza das atividades aí desenvolvidas e mantidas. Contudo, o assunto diz respeito a tudo o que constitui a Criação infinita. A subcrosta é ambiente mantido por Princípios e Seres de expressão mais rude e densa. Quando as expressões do poder mental das almas que estão corporificadas na Crosta se dinamizam em valores mais nobres e, por isso, se mesclam de espiritualidade, fazendo surgir leis mais justas e ações mais benemerentes, de inclusão dos que sofrem e estão à margem, por exemplo, as bases minerais do globo se alteram com maior harmonia, permitindo ao homem as pesquisas e as providências salvadoras de povos. O contrário também é uma verdade. A conjugação material que é base para os fenômenos da natureza orgânica, por efeito da maldade deliberada dos homens e do comportamento ingrato e indiferente dos encarnados, pode castigar o meio, deixando explodir o que se saturou para além do tolerável e compreensível. Como exemplo, as tempestades que varrem cidades e povos... Não é somente a ação do homem em desrespeito à Natureza, mas principalmente o teor de suas emissões mentais que fazem sobrepesar os "campos" que configuram os reinos naturais da Terra.

Em aspecto moral, que tange ao comportamento das pessoas, nas relações interpessoais, os átomos mentais de teor negativo, odiento, fóbico, indiferente estabelecem, no tempo, a saturação emocional e psicológica do indivíduo, de modo que pode ocorrer uma implosão, como o suicídio, ou uma explosão, como o homicídio, além de todos os conflitos de maior ou menor expressão, por "descarga" daquela saturação estabelecida pelos átomos mentais.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Marcos 12:30

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento.

mc 12:30
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa