Capítulo XXII

Com os entes queridos


Temas Relacionados:

Em nossa reunião, nos havia dado como tema o item 8 do capítulo XIV.

Lido o texto e submetido aos comentários habituais que versaram sobre os problemas de relacionamento com os nossos entes queridos, Emmanuel escreveu, por nosso intermédio, a mensagem Associados Sempre.


A Sabedoria da Criação entreteceu o caminho evolutivo, de tal modo que não avançaremos adiante, uns sem os outros.

A vida, porém, é comparável à máquina cujo funcionamento harmonioso depende do ajuste das peças que a constituem. E as peças, em qualquer máquina, são diversificadas entre si.

Pensando nisso, somos levados a considerar que todos devemos cooperação ao bem geral; no entanto, o nosso lugar de ação é o recanto íntimo em que nos cabe trabalhar e permanecer.

Atendendo a semelhante realidade, é forçoso nos devotemos ao exercício da fraternidade, na sustentação da própria harmonia.

Aprendamos a entender para servir. Ninguém se adianta, a sós, nas arremetidas de vanguarda. Os outros são personagens inevitáveis nas realizações que somos chamados a partilhar.

Observemos, no entanto, que cada qual de nós é uma criação particular, à feição de um mundo por si integrado no esquema do progresso, mas girando em órbita diferente.

Companheiros e associados, por isso, tê-los-emos sempre sob múltiplos aspectos.

Esse inclina-se mais intensamente à perquirição científica; aquele se alimenta com o ideal religioso; outro construiu a bondade, por dentro da própria alma, entretanto, ainda carrega problemas sentimentais de alta complexidade; aquele outro asserenou o coração, no tocante ao afeto, mas não se desvencilhou ainda da paixão pela própria influência.

Todos, contudo, são indispensáveis ao nosso processo de aperfeiçoamento.

Chamem-se “pais” ou “filhos”, “esposa” ou “esposo”, “familiares” ou “amigos”, vibram em ondas mentais muito diversas das nossas, conquanto possamos viver em condomínio de paz, nas faixas da afinidade.

Auxilia aos associados de experiência no mundo, sem violentar-lhes a formação.

Não percas tempo, exigindo aos seres amados demonstrações e valores que ainda não te podem oferecer.

Trabalha, serve e segue adiante, mantendo a consciência tranquila.

Poderás claramente conseguir semelhante realização, desde que prossigas estrada afora, respeitando a todos mas amparando-te em Deus.




Emmanuel
Francisco Cândido Xavier


Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 22.
Para visualizar o capítulo 22 completo, clique no botão abaixo:

Ver 22 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?