Enciclopédia de Salmos 59:15-15

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

sl 59: 15

Versão Versículo
ARA Vagueiam à procura de comida e, se não se fartam, então, rosnam.
ARC Vagueiem buscando o que comer, passem a noite sem se fartarem.
TB Quanto a eles, andarão vagueando à cata de comer;
HSB הֵ֭מָּה ינועון [יְנִיע֣וּן] (לֶאֱכֹ֑ל) אִם־ לֹ֥א יִ֝שְׂבְּע֗וּ וַיָּלִֽינוּ׃
BKJ Deixai-os vaguear para cima e para baixo por alimento, e invejem se não se satisfizerem.
LTT Vagueiem para cima e para baixo procurando por captura- de- ataque para comerem, e rosnem- um- lamento se não forem saciados ①.
BJ2 Eles voltam pela tarde, latindo como um cão, e rondam pela cidade;

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Salmos 59:15

Deuteronômio 28:48 assim servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviará contra ti, com fome, e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído.
Deuteronômio 28:53 E comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der o Senhor, teu Deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão.
II Reis 6:25 E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas, por cinco peças de prata.
Jó 15:23 Anda vagueando por pão, dizendo: Onde está? Bem sabe que o dia das trevas lhe está perto, à mão.
Jó 30:1 Mas agora se riem de mim os de menos idade do que eu, e cujos pais eu teria desdenhado de pôr com os cães do meu rebanho.
Salmos 109:10 Sejam errantes e mendigos os seus filhos e busquem o seu pão longe da sua habitação assolada.
Isaías 8:21 E passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, tendo fome e enfurecendo-se, então, amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima.
Isaías 56:11 E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.
Lamentações de Jeremias 4:4 A língua do que mama fica pegada pela sede ao seu paladar; os meninos pedem pão, e ninguém lho dá. Hê.
Lamentações de Jeremias 4:9 Os mortos à espada mais ditosos são do que os mortos à fome; porque estes se esgotam como traspassados, por falta dos frutos dos campos. Jode.
Lamentações de Jeremias 5:9 Com perigo de nossas vidas, trazemos o nosso pão, por causa da espada do deserto.
Miquéias 3:5 Assim diz o Senhor contra os profetas que fazem errar o meu povo, que mordem com os seus dentes e clamam: Paz! Mas contra aquele que nada lhes mete na boca preparam guerra.
Mateus 24:7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

Notas de rodapé da LTT

As notas de rodapé presentes na Bíblia versão LTT, Bíblia Literal do Texto Tradicional, são explicações adicionais fornecidas pelos tradutores para ajudar os leitores a entender melhor o texto bíblico. Essas notas são baseadas em referências bíblicas, históricas e linguísticas, bem como em outros estudos teológicos e literários, a fim de fornecer um contexto mais preciso e uma interpretação mais fiel ao texto original. As notas de rodapé são uma ferramenta útil para estudiosos da Bíblia e para qualquer pessoa que queira compreender melhor o significado e a mensagem das Escrituras Sagradas.
 ①

"rosnem- um- lamento se não forem saciados" também pode ser "se não forem saciados, permaneçam (assim, isto é, famintos e deitados) toda a noite". Todo verso pode significar "Vagueiam para cima e para baixo (procurando por captura- de- ataque) para comerem, e não descansarão até que sejam saciados, depois se deitarão a noite inteira ".


Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Salmos Capítulo 59 do versículo 1 até o 17
SALMO 59: ORAÇÃO POR PROTEÇÃO NOTURNA 59:1-17

Este é um salmo de lamentação com um título idêntico aos Salmos 57 (q. v.) e 58, com a exceção de uma nota histórica que associa o salmo à tentativa dos servos de Saul de capturar ou matar Davi quando este fugiu da corte do rei para a sua própria casa (1 Sm 10:10-17). Uma espécie de refrão nos versículos 6:14 dá a entender os perigos que espreitam na escuridão. Um segundo refrão: "Deus é a minha defesa" (9,17) resume a fé positiva que vence o medo.

  1. Perigo (59:1-5)

O perigo tão agudamente sentido pelo salmista é aqui, como em tantas outras partes, a presença de inimigos perniciosos que procuram atacá-lo. Eles são descritos como aqueles que se levantam contra (1) ele, que praticam a iniqüidade (2), homens sanguiná-rios, homens que armam ciladas (3), os fortes que se ajuntam contra ele. Minha alma significa aqui: "minha vida" (RSV). Enquanto o salmista estava com freqüência ex-posto ao perigo de homens da sua própria nação, o versículo 5 pode dar a entender que as nações — inimigos externos de Israel — eram a fonte da sua ameaça presente (cf. vv. 8,13). De qualquer maneira, essas nações eram vistas como pérfidos que praticam a iniqüidade — "traidores perversos" (NVI) — apesar do fato de o salmista não ser culpado de qualquer má ação contra eles (3-4). Moffatt interpreta a última cláusula do versículo 5 da seguinte maneira: "Não poupe nenhum traidor perverso". Selá: (cf. comentário em 3.2.

  1. Livramento (59:6-13)

O refrão (6,14) fala de inimigos espreitando na escuridão, rosnando como cães, rodeando a cidade. Matilhas de cães selvagens continuam flagelando o Oriente. Moffatt traduz: Eles dão gritos com a boca como: "Aí estão eles, vociferando insultos arrogan-tes com os seus lábios!" Porque dizem eles: Quem ouve? indica a sua descrença, ima-ginando que Deus não conhece seus propósitos secretos e perversos. Acerca do versículo 8, cf. Provérbios 1:24-33.

A versão Berkeley traduz o versículo 9 da seguinte forma: "Ó minha Força. Eu aguar-darei em ti, pelo Deus da minha fortaleza". Defesa significa literalmente: "torre alta". Morgan escreve: "Talvez não exista uma descrição mais bonita de quem Deus é para o seu povo provado [do que a indicada neste tema: Deus é minha Torre Alta]. A frase suge-re ao mesmo tempo, força e paz. Uma torre contra a qual todo poder do inimigo se torna inútil. Numa torre alta a alma encontra refúgio e é elevada muito acima do tumulto e da briga, sendo capacitada a ver, de uma posição privilegiada de perfeita segurança, a violência que é vã e a vitória de Deus"." Cf. repetição no versículo 17.

O Deus da minha misericórdia virá ao meu encontro (10; irá à minha frente). A graça capacitadora será suficiente para qualquer tipo de necessidade. Espalhado, mas não morto, o inimigo será uma constante lembrança para o povo acerca do poder e da justiça de Deus (11). Ó Senhor, nosso escudo: cf.comentário em 5.12. Fiquem presos na sua soberba (12) é traduzido como: "na sua própria soberba sejam enredados" (Moffatt). Deus reina em Jacó até aos confins da terra (13) revela que, apesar de ser especialmente o Deus de Israel, o Senhor é soberano sobre toda a terra. Israel era para ser "o quartel-general" de onde a justiça e a retidão de Deus deveriam alcançar toda a humanidade.

  1. Defesa (59:14-17)

Acerca do refrão no versículo 14, cf.comentário sobre o versículo 6. Cães semi-selva-gens são insaciáveis; "se não ficam satisfeitos, uivam" (NVI). No entanto, seguro no seu alto refúgio (torre alta) e proteção (fortaleza), o poeta acorda pela manhã para can-tar acerca da força de Deus (16). Embora o dia da sua angústia ainda não houvesse passado, ele mesmo assim canta louvores para a fonte da sua força. Quanto ao versículo 17, veja comentário do versículo 9.


Genebra

Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Genebra - Comentários de Salmos Capítulo 59 do versículo 1 até o 17
*

Sl 59 Este salmo vem do período antes de Davi ter se tornado rei. Saul postou vigias defronte da casa de Davi, na esperança de matá-lo; mas Mical, filha de Saul, ajudou seu esposo Davi a escapar (1Sm 19:11-17).

* 59:3

sem transgressão minha... ou pecado meu. O salmista não estava declarando ser sem pecado; mas estava asseverando que o inimigo não tinha causa contra ele. Assim também aconteceu na situação original, quando Davi não havia cometido qualquer agressão contra a realeza de Saul. Ver Sl 26.

* 59.5

Deus dos Exércitos. Esse título divino indica que Deus possui exércitos celestiais sob o seu comando.

nações... que traiçoeiramente praticam a iniqüidade. Os inimigos eram originários das nações fora de Israel, mas também de dentro da própria nação de Israel.

* 59:6

uivam como cães. Os inimigos pareciam-se com uma matilha de cães rondando as ruas da cidade, tornando-as inseguras. Os cães não eram estimados no antigo Oriente Próximo.

* 59:7

Quem há que nos escute? Ver 64.5, nota.

* 59:10

Deus virá ao meu encontro. Deus guiaria as ações no meio da batalha contra o adversário. Nos dias de Josué, a arca da Aliança, que simbolizava a presença de Deus, guiou Israel à Terra Prometida.

me fará ver o meu desejo. Por enquanto, o inimigo mostrava-se zombeteiro com o salmista, mas este esperava uma mudança na situação.

* 59:11

Não os mates. O salmista desejava prolongar os sofrimentos do inimigo. Isso faria deles um exemplo para o resto de Israel de que a iniqüidade não compensa.

* 59:12

Pelo pecado de sua boca. As palavras são poderosas, podendo trazer ou grande bênção ou um tremendo dano.

* 59:13

e se saiba. O alvo final da destruição do inimigo é que se possa ver a glória da justiça de Deus.


Matthew Henry

Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
Matthew Henry - Comentários de Salmos Capítulo 59 do versículo 1 até o 17
59.7, 8 Os homens vis amaldiçoam a Deus como se não pudesse escutá-los nem lhes responder. Mas Deus ri deles. Os ímpios atuam como se Deus não pudesse vê-los e castigá-los. Mas Deus observa com paciência até o dia no que suas ações se levantem para acusá-los. Os que somos crentes devemos tomar cuidado e não seguir essas mesmas práticas néscias como o fazem os malvados. Devemos recordar que Deus escuta e vê tudo o que fazemos.

59:10 Ao Davi o perseguiam os que converteram seu amor em ciúmes e portanto queriam matá-lo. Seus amigos de confiança, e inclusive seu filho, voltaram-se em seu contrário. Que amor tão volúvel! Entretanto, Davi sabia que o amor de Deus para ele era inalterável. "Jeová é bom; para sempre é sua misericórdia" (100.5). A misericórdia de Deus para todos os que confiam no também é tão permanente como a que teve com o Davi. Quando o amor de outros se acabe ou nos desiluda, podemos descansar no amor inalterável de Deus.


Wesley

Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
Wesley - Comentários de Salmos Capítulo 59 do versículo 1 até o 17
Sl 59:1 , Sl 31:1 , Sl 35:1 , Sl 38:1 , Sl 40:1 e 109 . Tanto o hebraico e Septuaginta MSS atribuem Sl 59:11ss ). Além disso, como Rawlinson nos lembra ", o título deve ser considerada como tendo um peso mais intrínseca do que as conjecturas dos críticos, especialmente de críticos que são tão totalmente em desacordo uns com os outros como estes."

Esta composição é artisticamente dispostos em duas partes (vv. Sl 59:1-9 e vv. Sl 59:10-17 ), com duas estrofes cada. Estas peças são semelhantes no assunto, mas especialmente em forma. Cada um é dividido por Selah. Na primeira parte Davi diz, vou dar ouvidos a ti ;no segundo ele diz, A ti eu cantarei louvores. No primeiro, o inimigo está à procura de comida (v. Sl 59:6 ); no segundo, ele não está encontrando o suficiente para satisfazer a sua fome (vv. Sl 59:14 , Sl 59:15 ). Na primeira, ele reza para si mesmo; no segundo, ele reza contra seus inimigos. Por fim, cada parte fala de problemas (vv. Sl 59:6 , Sl 59:14 ), mas, em seguida, move-se a uma expressão de triunfo (vv. Sl 59:9 , Sl 59:17 ).

I. ORAÇÃO PARA LIBERTAÇÃO DE UM inimigos de (Sl 59:1 ). Eles uivam como cães perseguindo sua presa. Eles andam rodeando a cidade. "Lá estão eles, fanfarrão, arrogante, insultos em seus lábios!" (Moffatt). Mas suas maiores insultos são amontoados não contra o crente fraco, mas contra o seu Defender todo-poderoso: Quem, dizem, vai ouvir ? O que consumada loucura!Desprezam a Deus assim, e Ele vai acordar para defender tanto Seu filho perseguida e Seu santo nome.

O versículo 5 é único em sua colocação dos nomes divinos. Deus está inserido na frase ... Jeová dos exércitos. O resultado é uma poderosa ênfase na majestade e poder divino. Como Scroggie observa: "Nada menos do que toda a plenitude do Deus manifestado é suficiente para as necessidades de um homem pobre. ..."

Davi ora para que Deus vai surgir para visitar todas as nações. No mal que o rodeia ele vê espelhado a maldade universal do homem, e ele ora a Deus, Não seja misericordioso para com quaisquer transgressores. Como Calvino disse: "É a função peculiar de Deus não só para domar os poucos, mas para desenhar o mundo inteiro a punição por suas más ações. "

A oração de Davi que todos os transgressores ser julgado demonstra que a sua auto-interesse está enraizada na preocupação moral. Isso salva a sua oração de egocentrismo vingativo.

II. ORAÇÃO PARA JULGAMENTO SOBRE UM inimigos de (Sl 59:10 ). Davi ora para que Deus não vai cortar os ímpios fora em um momento. Em vez disso, ele quer que Ele para prolongar o seu julgamento, por mais que um gato pode se preocupar um rato capturado antes de dar o golpe de misericórdia . Mas o pedido de Davi é terapêutico em sua intenção. É para que meu povo se esqueça. Acórdão rapidamente culminou-o salmista estava pensando deste mundo-pode em breve ser esquecido pela sociedade. "Para varrer as plotters de uma só vez foram para acabar com o grande drama da retribuição muito abruptamente." Deixe-os saber que Deus reina ... até os confins da terra. Assim, outros podem tomar cuidado para os seus caminhos e se arrepender antes que seja tarde demais .

Uma parte do castigo que o salmista deseja para o ímpio é que eles que, no versículo 6 , uivam como cães, e andam rodeando a cidade como Satanás ("buscando a quem possa tragar", 1Pe 5:9 lindamente demonstra a fé do salmista. Davi estava tão certo de que um Deus justo seria lidar justamente com os ímpios que, mesmo quando sua casa foi cercada por inimigos, ele pediu que Deus administrar sua punição lentamente. Uma fé mais fraco, vacilante antes de uma execução mais lenta da justiça, teria clamavam por um extermínio rápida do inimigo. Mas não é assim com Davi. Antes que os moinhos de julgamento começar a moer, enquanto ainda não há nenhuma munição, Davi começa a cantar em voz alta os louvores de Deus. Ele vê a vitória de longe. A fé é a certeza, mesmo quando a resposta de oração espera.


Russell Shedd

Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
Russell Shedd - Comentários de Salmos Capítulo 59 do versículo 1 até o 17
59.1 Mais uma oração pedindo a libertação; somente com o socorro divino é que Daviencera todos os perigos, formando uma nação poderosa.

59.3,4 Davi nada fizera para merecer esses ataques; na realidade, não podia alegar ser impecável, mas também sabia que não tinha provocado a situação em que se encontra (conforme Sl 7:3, Sl 7:4, Sl 7:8, Sl 7:10). Não reage contra os inimigos, mas coloca a situação nas mãos de Deus, justo e misericordioso.

59.5 O acúmulo dos títulos divinos evidencia os atributos de Deus, que se revelam ao conhecimento humano: Deus de poder eterno, Deus que se põe em comunhão com Seu povo. Davi não está apenas preocupado com seus próprios inimigos, mas deseja a iluminação de todo o paganismo.
59.6 Os inimigos são como os cães selvagens, ou semi-domésticos, que vivem dos detritos nas cidades orientais.
59.7 A corrupção completa dos inimigos é focalizada, com ênfase, pelo fato de não respeitarem a Deus. Assim, trancam o caminho que os podia levar ao arrependimento, à restauração e a uma vida renovada.
59.8 Mas tu. Em contraste com os inimigos ímpios, Davi suplica a Deus, que triunfa totalmente sobre os malfeitores (Sl 2:4; Sl 37:13).

59.9 O Deus que derrota os ímpios é o mesmo do qual Davi recebe sua força, sua esperança. A diferença não está no Senhor, mas na atitude dessas pessoas, quando se defrontam com a vontade de Deus (conforme 2Co 2:15-47).

59.10 Como sempre, Davi continua confiando que Deus o sustentará.
59:11-13 Davi dá os dois motivos para o seu ardente desejo de ver a derrota total dos ímpios. O primeiro é o perpétuo estado de pecaminosidade a que se entregam (12), e o segundo é o seu desejo de ver a justiça de Deus publicamente revelada em soberania ao mundo inteiro (13).
59:14-17 Há um contraste fortíssimo entre a desassossego dos malfeitores com seu tumultuoso desejo de fartar-se de atos cruéis, e a calma e piedosa confiança dos que procuram glorificar a Deus na vida.

59.16,17 É só o coração que tem confiança em Deus que possui o segredo de cantar fervorosos e triunfantes hinos nas suas dificuldades; foi assim que o Apóstolo Paulo venceu em circunstâncias pouco agradáveis (At 16:23-44; Cl 3:15-51).


NVI F. F. Bruce

Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
NVI F. F. Bruce - Comentários de Salmos Capítulo 59 do versículo 1 até o 17
Sl 59:0. assassinos: lit. “homens de sangue”, v. 3. cruéis: lit. “fortes”. delito ou pecado: v.comentário Dt 32:1. v. 4. Mesmo eu não tendo culpa: lit. “sem ini-qüidade” (v.comentário Dt 32:1). Levanta-te. v.comentário de 44.23; conforme 7.6. para ajudar-me: lit. “para se encontrar comigo” (conforme v. 10). v. 5. O Senhor, Deus dos Exércitos: v.comentário Dt 24:10. não tenhas misericórdia: lit. “não sejas misericordioso de forma alguma...”. Pausa (“Selá”): v. Introdução III. 3. v. 6. cães: os cachorros vadios nas cidades orientais geralmente dormiam ao sol de dia e, depois, à noite vagueavam em matilha à procura de comida; ficavam nos montes de lixo e entulho e eram considerados impuros e selvagens (conforme 22.16). v. 7. ... saem de suas bocas: possivelmente “espumando pela boca” (“Alardeiam de boca”, ARA; “dão gritos com a boca”, ARC; “gritam...”, NTLH). seus lábios são como espadas-, o TM faz sentido (conforme 52.2; 55.21; 57.4). e dizem [...] nos: inserido para ressaltar o significado (conforme 24:15); mas poderiam ser as palavras do salmista: “Pois quem está prestando atenção?” v. 8. rir. v.comentário Dt 2:4. v. 9. O tu, minha força: a NVI segue alguns manuscritos hebraicos, a LXX, o Targum e a Vulgata. O TM traz “a força dele”, por li vou aguardar, assim está no TM, que faz sentido (conforme BJ, NTLH); a RSV traz “cantarei louvores” com base na Siríaca, seguindo o v. 17. v. 10. virá ao meu encontro: cf. 21.3; Is 21:14. que eu triunfe: v.comentário de

54.7. meus inimigos: v.comentário de 54.5.

v. 11. não os mates: visto que isso contradiz o v. 14, alguns comentaristas traduzem: “Acaba com eles de vez”, ou transformam a frase em interrogação. Aparentemente o ponto é que o castigo deles precisa ser visto como juízo divino (conforme v. 13; Êx 9:15,16; 1Sm 17:46Sl 58:7-19), e não como acidente, faze-os vaguearem: “espalha-os” (conforme Nu 32:13). v. 13. Jacó: v.comentário Dt 20:1. v. 15. uivam: a NVI segue a LXX e a Vulgata; o TM traz “eles demoram” (“...passem a noite sem se fartarem”, ARC). v. 16.força: a mesma palavra que está nos v. 9,17. fidelidade: v.comentário Dt 5:7. de manhã: tradicionalmente a hora do livramento (conforme 17.15; 46.5), ou uma referência a passar a noite em oração no santuário (conforme 2Sm 12:16).


Moody

Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
Moody - Comentários de Salmos Capítulo 59 do versículo 14 até o 17

14-17. Contrastes de Fé. Uivam ... rosnam . . . Eu, porém, cantarei a tua força. O versículo 7 é repetido para estabelecer este contraste vivo. Enquanto os ímpios buscam infrutiferamente a noite toda, como cães vagabundos, o salmista faz o voto de cantar em altas vozes pela manhã. Os versículos 9:10 servem como base para o conclusivo refrão da certeza.


Francis Davidson

O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
Francis Davidson - Comentários de Salmos Capítulo 59 do versículo 14 até o 17
d) Afirmação e confiança (14-17)

O salmista contempla novamente a situação imediata (cfr. vers. 6), porém, agora com um novo sentimento de segurança. Passem a noite (15). A despeito daquela incansável perseguição ele ainda era capaz de cantar louvores a Deus, que é sua defesa segura. Deus é um refúgio, duplamente sua "defesa" (17) e uma alta e inexpugnável fortaleza de poder e misericórdia. Tu foste (16). A fé canta com confiança, como se as vindouras misericórdias já estivessem presentes.


Dicionário

Comer

verbo transitivo direto Ingerir algum alimento, levando à boca e engolindo: ele não gosta de comer legumes; adorava comer tortas.
Roubar ou apropriar-se do não lhe pertence: os impostos comiam meu salário.
Deixar de ver; ocultar ou omitir: durante a leitura, comia palavras.
Figurado Gastar completamente; consumir: comeu a herança da filha.
Figurado Acreditar muito em: o delegado não comeu sua história.
Figurado Vulgar. Possuir sexualmente outra pessoa.
verbo pronominal Consumir-se por: comia-se de raiva!
verbo intransitivo Alimentar-se habitualmente: não como em restaurantes.
Provar pela primeira vez; experimentar: comer da maçã proibida.
Figurado Carcomer, roer, consumir: a ferrugem come o ferro.
Figurado Eliminar ou ganhar pedras em jogo de tabuleiro.
substantivo masculino Ação de comer; aquilo que se come ou ingere; alimento: o comer não lhe satisfaz.
Etimologia (origem da palavra comer). Do latim comedere.

Fartar

Dicionário Comum
verbo transitivo Saciar, satisfazer (a fome, a sede).
Satisfazer (desejos, instintos).
Saturar, encher, atulhar.
Aborrecer, chatear, enfastiar.
verbo intransitivo Ser bastante, suficiente.
verbo pronominal Cansar-se, exaurir-se: fartou-se de travessuras.
locução adverbial A fartar, a mais não poder, à saciedade.
Fonte: Priberam

Dicionário da Bíblia de Almeida
Fartar
1) Satisfazer; encher (Sl 107:9)

2) Comer até encher-se (Jc 2:16).
Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Noite

substantivo feminino Espaço de tempo entre o pôr do sol e o amanhecer.
Escuridão que reina durante esse tempo.
[Popular] Diversão ou entretenimento noturna; vida noturna: ir para noite.
Falta de claridade; trevas.
Condição melancólica; melancolia.
Ausência de visão; cegueira.
expressão Noite fechada. Noite completa.
Ir alta a noite. Ser muito tarde.
Noite e dia. De maneira continuada; continuamente.
A noite dos tempos. Os tempos mais recuados da história.
Etimologia (origem da palavra noite). Do latim nox.ctis.

Não olvides que a própria noite na Terra é uma pausa de esquecimento para que aprendamos a ciência do recomeço, em cada alvorada nova.
Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Ceifa de luz• Pelo Espírito Emmanuel• 1a ed• especial• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 2

O dia e a noite constituem, para o homem, uma folha do livro da vida. A maior parte das vezes, a criatura escreve sozinha a página diária, com a tinta dos sentimentos que lhe são próprios, nas palavras, pensamentos, intenções e atos, e no verso, isto é, na reflexão noturna, ajudamo-la a retificar as lições e acertar as experiências, quando o Senhor no-lo permite.
Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Os Mensageiros• Pelo Espírito André Luiz• 41a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• - cap• 41

[...] Qual acontece entre os homens, animais e árvores, há também um movimento de respiração para o mundo. Durante o dia, o hemisfério iluminado absorve as energias positivas e fecundantes do Sol que bombardeia pacificamente as criações da Natureza e do homem, afeiçoando-as ao abençoado trabalho evolutivo, mas, à noite, o hemisfério sombrio, magnetizado pelo influxo absorvente da Lua, expele as vibrações psíquicas retidas no trabalho diurno, envolvendo principalmente os círculos de manifestação da atividade humana. O quadro de emissão dessa substância é, portanto, diferente sobre a cidade, sobre o campo ou sobre o mar. [...]
Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Voltei• Pelo Espírito Irmão Jacob• 24a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 6


Noite Dividido em vigílias, o período que se estendia do pôr-do-sol ao amanhecer. Nos evangelhos, aparece como um tempo especialmente propício para a oração (Mc 1:35; Lc 6:12).

Vaguear

Dicionário Comum
verbo intransitivo Andar sem destino; passear ociosamente; perambular: passa os dias vagueando.
Figurado Perder-se em sonhos ou devaneios; devanear: pensar e vaguear.
verbo transitivo direto e intransitivo Passear por lugares sem destino certo; vagar: vaguear ruas; andava vagueando.
verbo transitivo indireto Não permanecer; não ter constância: vaguear de relação em relação.
Etimologia (origem da palavra vaguear). Vagar + ear.
Fonte: Priberam

Dicionário da Bíblia de Almeida
Vaguear VAGAR (12:24).
Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Strongs

Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
Salmos 59: 15 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

Vagueiem para cima e para baixo procurando por captura- de- ataque para comerem, e rosnem- um- lamento se não forem saciados ①.
Salmos 59: 15 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

H1992
hêm
הֵם
eles / elas
(they)
Pronome
H3808
lôʼ
לֹא
não
(not)
Advérbio
H3885
lûwn
לוּן
hospedar, ter um parada, passar a noite, habitar
(and stay all night)
Verbo
H398
ʼâkal
אָכַל
comer, devorar, queimar, alimentar
(freely)
Verbo
H5128
nûwaʻ
נוּעַ
estremecer, cambalear, agitar, vacilar, estontear, vaguear, mover, peneirar, fazer
(a fugitive)
Verbo
H518
ʼim
אִם
se
(If)
Conjunção
H7646
sâbaʻ
שָׂבַע
estar satisfeito, estar farto, estar cheio, estar empanturrado
(to the full)
Verbo


הֵם


(H1992)
hêm (haym)

01992 הם hem ou (forma alongada) המה hemmah

procedente de 1981; DITAT - 504; pron 3p m pl

  1. eles, estes, os mesmos, quem

לֹא


(H3808)
lôʼ (lo)

03808 לא lo’

ou לו low’ ou לה loh (Dt 3:11)

uma partícula primitiva; DITAT - 1064; adv

  1. não
    1. não (com verbo - proibição absoluta)
    2. não (com modificador - negação)
    3. nada (substantivo)
    4. sem (com particípio)
    5. antes (de tempo)

לוּן


(H3885)
lûwn (loon)

03885 לון luwn ou לין liyn

uma raiz primitiva; DITAT - 1096,1097; v

  1. hospedar, ter um parada, passar a noite, habitar
    1. (Qal)
      1. hospedar-se, passar a noite
      2. habitar, permanecer (fig.)
    2. (Hifil) fazer repousar ou hospedar
    3. (Hitpalpel) morar, habitar
  2. resmungar, reclamar, murmurar
    1. (Nifal) resmungar
    2. (Hifil) reclamar, fazer resmungar

אָכַל


(H398)
ʼâkal (aw-kal')

0398 אכל ’akal

uma raiz primitiva; DITAT - 85; v

  1. comer, devorar, queimar, alimentar
    1. (Qal)
      1. comer (tendo o ser humano como sujeito)
      2. comer, devorar (referindo-se aos animais e pássaros)
      3. devorar, consumir (referindo-se ao fogo)
      4. devorar, matar (referindo-se à espada)
      5. devorar, consumir, destruir (tendo coisas inanimadas como sujeito - ex., peste, seca)
      6. devorar (referindo-se à opressão)
    2. (Nifal)
      1. ser comido (por homens)
      2. ser devorado, consumido (referindo-se ao fogo)
      3. ser desperdiçado, destruído (referindo-se à carne)
    3. (Pual)
      1. fazer comer, alimentar
      2. levar a devorar
    4. (Hifil)
      1. alimentar
      2. dar de comer
    5. (Piel)
      1. consumir

נוּעַ


(H5128)
nûwaʻ (noo'-ah)

05128 נוע nuwa ̀

uma raiz primitiva; DITAT - 1328; v

  1. estremecer, cambalear, agitar, vacilar, estontear, vaguear, mover, peneirar, fazer movimento, tremular, hesitar, tremer
    1. (Qal)
      1. tremular, estremecer, vibrar, balançar, estontear, tremer, ser instável
      2. cambalear, andar cambaleante
        1. andarilho (particípio)
    2. (Nifal) ser agitado para os lados ou ao redor
    3. (Hifil)
      1. sacudir
      2. balançar, levar a cambalear
      3. agitar, perturbar
      4. levar a vaguear

אִם


(H518)
ʼim (eem)

0518 אם ’im

uma partícula primitiva; DITAT - 111; part condicional

  1. se
    1. cláusula condicional
      1. referindo-se a situações possíveis
      2. referindo-se a situações impossíveis
    2. em juramentos
      1. não
    3. se...se, se...ou, se..ou...ou
    4. quando, em qualquer tempo
    5. desde
    6. partícula interrogativa
    7. mas antes

שָׂבַע


(H7646)
sâbaʻ (saw-bah')

07646 שבע saba ̀ou שׁבע sabea ̀

uma raiz primitiva; DITAT - 2231; v.

  1. estar satisfeito, estar farto, estar cheio, estar empanturrado
    1. (Qal)
      1. estar farto (de comida)
      2. estar farto, estar satisfeito com, estar cheio, ter a porção de alguém, ter o desejo satisfeito
      3. ter em excesso, estar empanturrado, estar empanturrado com
        1. estar enfastiado de (fig.)
    2. (Piel) satisfazer
    3. (Hifil)
      1. satisfazer
      2. enriquecer
      3. saciar, saturar (com algo indesejado)