Enciclopédia de Números 23:13-13

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

nm 23: 13

Versão Versículo
ARA Então, Balaque lhe disse: Rogo-te que venhas comigo a outro lugar, donde verás o povo; verás somente a parte mais próxima dele e não o verás todo; e amaldiçoa-mo dali.
ARC Então Balaque lhe disse: Rogo-te que venhas comigo a outro lugar, donde o verás; verás somente a última parte dele, mas a todo ele não verás: e amaldiçoa-mo dali.
TB Disse-lhe Balaque: Vem comigo a outro lugar, donde os poderás ver. Verás somente a sua parte extrema e a todos eles não verás; e amaldiçoa-mos dali.
HSB וַיֹּ֨אמֶר אֵלָ֜יו בָּלָ֗ק [לך־] (לְכָה־) נָּ֨א אִתִּ֜י אֶל־ מָק֤וֹם אַחֵר֙ אֲשֶׁ֣ר תִּרְאֶ֣נּוּ מִשָּׁ֔ם אֶ֚פֶס קָצֵ֣הוּ תִרְאֶ֔ה וְכֻלּ֖וֹ לֹ֣א תִרְאֶ֑ה וְקָבְנוֹ־ לִ֖י מִשָּֽׁם׃
BKJ E Balaque lhe disse: Peço-te, vem comigo a outro lugar, de onde poderás vê-los; verás somente a parte mais distante deles, e não os verás a todos; e amaldiçoa-mo dali.
LTT Então Balaque lhe disse: Rogo-te que venhas comigo a outro lugar, de onde verás o povo (de Israel); verás somente a mais extrema parte dele, mas a todo ele não verás; e, desde ali, para mim o amaldiçoarás.
BJ2 Balac lhe disse: "Vem, pois, comigo a outro lugar. Este povo que vês daqui, não vês dele senão uma parte, não o vês de modo completo. Amaldiçoa-o por mim lá adiante."
VULG Dixit ergo Balac : Veni mecum in alterum locum unde partem Israël videas, et totum videre non possis : inde maledicito ei.

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Números 23:13

Números 22:41 E sucedeu que, pela manhã, Balaque tomou a Balaão e o fez subir aos altos de Baal. E viu Balaão dali a última parte do povo.
Josué 24:9 Levantou-se também Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas, e pelejou contra Israel; e enviou e chamou a Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse.
I Reis 20:23 Porque os servos do rei da Síria lhe disseram: Seus deuses são deuses dos montes; por isso, foram mais fortes do que nós; mas pelejemos com eles em campo raso e por certo veremos se não somos mais fortes do que eles!
I Reis 20:28 E chegou o homem de Deus, e falou ao rei de Israel, e disse: Assim diz o Senhor: Porquanto os siros disseram: O Senhor é Deus dos montes e não Deus dos vales, toda esta grande multidão entregarei nas tuas mãos, para que saibas que eu sou o Senhor.
Salmos 109:17 Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha; e pois que não desejou a bênção, ela se afaste dele.
Miquéias 6:5 Povo meu, ora, lembra-te da consulta de Balaque, rei de Moabe, e do que lhe respondeu Balaão, filho de Beor, desde Sitim até Gilgal; para que conheças as justiças do Senhor.
Tiago 3:9 Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus:

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Números Capítulo 23 do versículo 1 até o 30
C. A PRIMEIRA PROFECIA, Nm 23:1-13

  1. Os Preparativos (23:1-6)

Em preparação ao trabalho a ser feito, Balaão orientou Balaque a construir sete altares, sobre os quais fossem sacrificados sete bezerros e sete carneiros (1). Balaão ordenou então que Balaque ficasse ao pé do seu holocausto (3), enquanto ele se afas-tava sozinho, dizendo: "Talvez o SENHOR venha encontrar-se comigo" (3, NTLH). Deus se encontrou mesmo com Balaão e lhe deu uma mensagem. Quando voltou, encontrou Balaque esperando fielmente junto ao holocausto (6), e entregou a profecia que Deus lhe dera.

  1. A Revisão dos Acontecimentos (23:7-9)

A primeira porção da profecia fala dos acontecimentos que trouxeram Balaão a esse lugar: De Arã me mandou trazer Balaque... dizendo: Vem, amaldiçoa-me a Jacó (7). Balaão então perguntou: Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa? E como detestarei, quando o SENHOR não detesta? (8). O profeta estava refletindo sobre a promessa que fizera ao Senhor, de que falaria somente o que Deus lhe mandasse.

3. Os Pontos Altos (23.9,10)

  1. O primeiro insight aborda a solidão histórica de Israel: Eis que este povo habi-tará só e entre as nações não será contado (9).6 Esta profecia não só falava da situação de Israel naqueles dias, mas via sua solidão ao longo dos séculos.
  2. A segunda seção diz respeito ao cumprimento da profecia feita a Abraão: Quem contará o pó de Jacó e o número da quarta parte de Israel? (10). Uma vez mais, Balaão falava sobre o que vira do lugar alto e acerca do que estava vendo pelos olhos do espírito nos séculos vindouros.
  3. A mensagem final é um insight maravilhoso a respeito do caráter daqueles a quem ele deveria amaldiçoar: A minha alma morra da morte dos justos, e seja o meu fim como o seu.' Balaão revelou o insight que Deus lhe dera: este povo era bom, não devia ser amaldiçoado, mas abençoado.

4. A Reação de Balaque (23:11-13)

A reação de Balaque foi imediata: Que me fizeste? Chamei-te para amaldiço-ar os meus inimigos, mas... os abençoaste. Balaão apenas o lembrou do acordo de que só falaria o que o SENHOR lhe pusesse na boca (12). Diante disso, Balaque o levou a um lugar do qual poderiam ver só uma porção do acampamento israelita. Racio-cinou, talvez, que Balaão poderia amaldiçoar melhor o acampamento quando não o visse tanto.

D. A SEGUNDA PROFECIA, 23:14-26

  1. A Preparação (23:14-17)

Como fez antes, Balaão edificou sete altares e ofereceu um bezerro e um car-neiro sobre cada altar (14) ; depois, Balaão se afastou sozinho para se "encontrar com Deus, o SENHOR" (15, NTLH). Ao voltar com a palavra que recebera de Deus (16), encontrou os príncipes dos moabitas e Balaque ao lado da oferta queimada (17).

  1. O Caráter de Deus (23:18-20)

A primeira parte desta profecia falava diretamente com Balaque (18) e o instruiu sobre o caráter de Deus. Ele tinha de entender que Deus não é homem (19). Deus não pode ser forçado a mentir, nem persuadido a mudar de opinião sobre um assunto como esse que eles tratavam. Deus queria mostrar a Balaque que Ele não podia ser persuadido a mudar de opinião, pouco importando quantas vezes fosse pedido que Balaão profeti-zasse. Como disse Balaão: Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem aben-çoado, e eu não o posso revogar (20).

  1. A Fonte da Força de Jacó (23:21-24)

A bênção de Balaão foi mais longe do que apresentar o caráter de Deus. Mostrou a Balaque que seria impossível predizer "desgraça" ou "sofrimento"' (NVI; cf. NTLH) para Israel, porque o Senhor o "perdoara" (ATA). Balaão continuou: O SENHOR, seu Deus, é com ele e nele, e entre eles se ouve o alarido (a glória) de um rei (o Senhor) ' (21). Deus estava com Israel e provara por muitas evidências que Ele não desapontaria seu povo.

A lição era patente. Balaão disse: Deus os tirou do Egito e "os chifres [a força] deles são como os do boi selvagem" (22, RSV). Ressaltou ainda para Balaque que não havia "feitiçaria em Jacó, nem bruxaria se achava em Israel" (23, VBB)." "No devido tempo e mesmo hoje se dirá de Jacó e Israel: 'Vede só o que Deus tem feitor" (ATA). Os israelitas possuíam força que vinha do Deus Todo-poderoso. De nada adiantava tentar angariar forças para derrotá-los.

Em seguida, Balaão destacou uma profecia que era bem conhecida por Israel e, sem dúvida, muito repetida nos círculos familiares (Gn 49:8-9) : "Vede, [que] povo!" (24, RSV). Este povo se levantará como leoa e não se deitará até que coma a presa. A profe-cia predisse a vitória última de Israel sobre seus inimigos, justo a verdade que Balaque não queria ouvir.

4. O Desespero de Balaque (23.25,26)

Nesta altura, Balaque ficou desesperado. Ele não conseguia fazer com que Balaão falasse as palavras que ele queria ouvir. Então propôs ao profeta: Nem totalmente o amaldiçoarás, nem totalmente o abençoarás (25) ; no modo de falar de hoje: "Se você não pode dizer o que quero ouvir, não diga nada!" Mas Balaão se manteve firme à propo-sição original: Tudo o que o SENHOR falar, aquilo farei (26).

E. A TERCEIRA PROFECIA, 23:27-24.13

  1. O Prelúdio (23:27-24,2)

"Aí Balaque levou Balaão até o alto do monte Peor [outro lugar alto], no lado que dá para o deserto" (28, NTLH; cf. ARA). Fizeram o mesmo padrão de sacrifícios (29).


Genebra

Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Genebra - Comentários de Números Capítulo 23 do versículo 1 até o 30
*

23:1

sete... sete... sete. O número sete tinha uma profunda significação simbólica no antigo Oriente Próximo. Sendo a soma dos números sagrados três e quatro, com freqüência o número sete aparece em contextos rituais (Gn 21:28; 33:3; Êx 12:15; 29.35-37).

* 23.18-24

O segundo oráculo de Balaão reafirma a determinação de Deus em abençoar a Israel, conferindo-lhes a vitória sobre os moabitas. O versículo 21 é surpreendente, em vista dos pecados descritos no livro de Números. A despeito das falhas deles, Deus considerava seu povo como justos por causa de suas promessas da aliança, e ele proveu os meios para o perdão deles (Gn 17:2, nota).

* 23.27-30

Supersticiosamente, Balaque resolveu ver se outra localização ou sacrifícios adicionais poderiam trazer um resultado mais favorável.


Matthew Henry

Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
Matthew Henry - Comentários de Números Capítulo 23 do versículo 1 até o 30
23.1-3 O número sete era sagrado para muitas nações e religiões daquela época. Um "monte descoberto" denota um sítio de maior elevação sobre a montanha, sem folhagem.

23:27 O rei Balac levou ao Balaam a diferentes lugares para tratar de incitá-lo a que amaldiçoara aos israelitas. Pensava que uma mudança de cenário poderia fazer trocar de opinião ao Balaam. Mas uma mudança de lugar não troca a opinião de Deus. Devemos aprender a enfrentar a fonte do problema. O trocar de lugar para escapar do problema só complica a solução. Os problemas que estão arraigados em nós não resolvem com uma mudança de cenário. O trocar geograficamente ou de trabalho só pode nos distrair da necessidade de experimentar uma mudança em nosso coração.


Wesley

Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
Wesley - Comentários de Números Capítulo 23 do versículo 1 até o 30
Primeiro sacrifício D. Balaão (23: 1-12)

1 E Balaão disse a Balaque: Edifica-me aqui sete altares, e prepara-me aqui sete novilhos e sete carneiros. 2 E Balak fez como Balaão dissera; e Balaque e Balaão ofereceram em cada altar um novilho e um carneiro. 3 Então Balaão disse a Balaque: Fica com o teu holocausto, e eu irei; porventura o Senhor virá ao meu encontro; e todo aquele que ele me mostrar, eu to direi. E ele foi a uma altura nua. 4 E Deus se encontrou com Balaão, e disse-lhe: Eu Preparei os sete altares, e ofereci um novilho e um carneiro sobre cada altar. 5 E o Senhor pôs uma palavra na boca de Balaão e disse: Volta para Balaque, e assim falarás. 6 E voltou a ele, e eis que ele estava de pé ao seu holocausto, ele e todos os príncipes de Moabe. 7 E, tomando a sua parábola e disse:

De Aram tem Balak me trouxe,

O rei de Moab desde as montanhas do Oriente:

Vem, amaldiçoa-me a Jacó;

E vem, denuncia a Israel.

8 Como amaldiçoarei a quem Deus não amaldiçoou?

E como denunciarei a quem o Senhor não denunciou?

9 Pois do cume das penhas o vejo,

E a partir das colinas eu o contemplo:

Lo, é um povo que habita só,

E não será contado entre as nações.

10 Quem poderá contar o pó de Jacó

Número da quarta parte de Israel?

Que eu morra a morte dos justos,

E seja o meu fim como o deles!

11 Então disse Balaque a Balaão: Que fizeste comigo? Chamei-te para amaldiçoar os meus inimigos, e eis que já tens os abençoaste. 12 E, respondendo ele, disse: Eu não terei cuidado de falar o que o Senhor puser na minha boca?

Construir sete altares não foi característico de Jeová-adoração; um altar foi o suficiente. É evidente que a influência pagãos entra em foco aqui. Balaão quer colocar em um grande show para convencer Balak que ele está tentando fazer o que se espera dele.Em seu coração, porém, ele está determinado a permanecer dentro dos limites que o Senhor traçou para ele.

Estando na proximidade da oferta identificou o adorador com o sacrifício (v. Nu 23:3 ). Desta passagem Clarke diz:

Já vimos que a bênção ea maldição, desta forma foram considerados como ritos religiosos, e, portanto, deve ser sempre precedida de sacrifício. Veja esta exemplificado no caso de Isaque, antes que ele abençoou Jacó e Esaú, Gn 27:1)

13 E Balak disse-lhe: Vem, peço-te, comigo a outro lugar, de onde possas vê-los; verás, mas a maior parte deles, e dali não vê-los todos:. e amaldiçoa-o dali 14 E, tomando-o para o campo de Zofim, ao cume de Pisga, e edificou sete altares, e ofereceu um novilho e um carneiro sobre cada altar. 15 E disse a Balaque: Fica aqui junto do teu holocausto, enquanto eu me encontro com o Senhor Ap 16:1 E o Senhor se encontrou com Balaão, pôs uma palavra na boca, e disse: Volta para Balaque, e assim falarás. 17 E veio a ele, e eis que ele estava de pé ao seu holocausto, e os príncipes de Moabe com ele. E Balak disse-lhe: Que falou o Senhor? 18 E ele tomou a sua parábola, e disse:

Levanta-te, Balaque, e ouve;

Escutai-me, filho de Zipor:

19 Deus não é homem, para que minta;

Nem filho do homem, para que se arrependa:

Hath disse ele, e ele não vai fazer isso?

Ou falaria, e ele não vai fazer isso bom?

20 Eis que recebi mandado de abençoar;

Pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.

21 Não fez observa iniqüidade em Jacó;

Nem se vê maldade em Israel;

Senhor seu Deus é com ele,

E o grito de um rei está entre eles.

22 Deus os levou a sair do Egito;

Ele tem como se fosse a força do boi selvagem.

23 Certamente, não há encantamento com Jacó;

Também não há qualquer adivinhação com Israel:

Agora deve-se dizer de Jacó e de Israel,

O que Deus tem feito!

24 Eis que o povo se levanta como uma leoa.

E como um leão Acaso ele se erguer:

Ele não se deitará até que devore a presa,

E beber o sangue dos feridos.

25 Então disse Balaque a Balaão: Nem o amaldiçoes, nem tampouco o abençoes a todos. 26 Mas Balaão respondeu, e disse a Balaque: Não te falei eu, dizendo: Tudo o que o Senhor falar, isso tenho de fazer?

Balak faz outra tentativa de obter Balaão para amaldiçoar Israel, tentando mais uma vez para ter o trabalho feito à distância, do alto de um lugar alto. Desta vez, no entanto, Balak leva-lo para um lugar onde ele pode ver apenas uma parte das pessoas, pensando que ele estaria mais disposto a pronunciar a maldição sobre um segmento do que o todo (v. Nu 23:14 ). Clarke diz:

Balak pensou que a visão de como um imenso acampamento tinha intimidado Balaão, e isso ele pode reunir a partir do que ele disse no décimo versículo: "Quem poderá contar o pó de Jacó, etc." Ele pensou, portanto, que ele poderia obter Balaão para amaldiçoar -los em partes destacadas, até que todo o acampamento deve ser dedicada à destruição por execrations sucessivas.

Mais uma vez Balaão tenta confundir a questão (v. Nu 23:15 ). Ele permite Balak para construir sete altares a Baal e depois muda para ter uma conferência com Jeová. Jeová reitera a sua palavra a Balaão (v. Nu 23:16 ), e quando Balak pede Balaão disse Jeová (v. Nu 23:17 ), a questão é ainda mais confuso com Balaão de falar em uma parábola poética ao invés de dar uma resposta direta. É o Senhor, que detém o controle dominante sobre Balaão. Um estudioso observa:

Balaão aqui vê o Senhor como Aquele que o obriga a abençoar Israel, porque Ele deve levar a efeito a Sua Palavra prometida. O Senhor é a fonte da força do seu povo; assim não há encantamento pode ser eficaz contra eles. Balaão conclui comparando Israel a um leão perseguição, que as capturas e devora a sua presa.

Balak é agora bastante chateado com vacilante de Balaão, dilatórios (v. Nu 23:25 ). Torna-se evidente que Balaão está tentando reproduzir ambas as extremidades para o meio-de agradar tanto Balak e Jeová. Balak está agora com medo de que Balaão pode mostrar sua simpatia total e completa para Israel. Balak assume a posição de que Balaão não deve abençoar Israel se ele não vai amaldiçoá-los. Balaão aponta para Balak que ele deve obedecer a Jeová (v. Nu 23:26 ).


Wiersbe

Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor Calvinista
Wiersbe - Comentários de Números Capítulo 23 do versículo 1 até o 30
  1. A visão que Balaão tem de Israel (Nu 23:0)

Balaque queria que Balaão amaldi-çoasse Israel para, dessa forma, pro-teger Midiã e Moabe, mas, cada vez que Balaão abria a boca, abençoava Israel, em vez de amaldiçoar.

  1. A primeira visão — o chamado de Israel (23:1-12)

Balaão deixa claro que não pode amaldiçoar Israel, porque Deus abençoou esse povo. Ele vê a nação como um povo especial, chamado pelo Senhor e separado das outras nações (Dt 26:18-5; Dt 32:8-5). Do ponto de vista humano, eles eram falhos, mas, do ponto de vista divino, eram o povo de Deus para sempre. Nessa altura, Balaque estava furioso, mas levou Balaão para olhar Israel de outro lu-gar.


Russell Shedd

Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
Russell Shedd - Comentários de Números Capítulo 23 do versículo 1 até o 30
23.3 O que me mostrar. Balaão sabia que só podia falar aquilo que vinha de Deus, mas parece que estava utilizando estes ritos no sentido de agouros (24,1) ou encantamentos, isto é, métodos que a magia pagã usava com intuito falso: de tentar mudar a vontade de uma divindade.

23.4 Deus. Aqui, a palavra hebraica é Elohim que é o título de Deus como criador de tudo, capaz, portanto, de Se comunicar com o espírito de um profeta que não era da Povo Escolhido.

23.5 O Senhor. Aqui, o nome de Deus Jhwh (Jeová), o Deus que se revela como Redentor dos que nEle crêem; a mudança de nome é significante, pois aqui se seguem as profecias que apontam para o Messias, o Senhor Jesus Cristo, o Redentor Eterno. • N. Hom. O vigésimo terceiro capítulo nos ensina:
1) Os desejos cobiçosos dominam as ações: o esforço de Balaão para ganhar o prêmio se vê nos vv. 1, 15 e 29;
2) A impossibilidade dos esforços humanos alterarem a vontade de Deus - aquilo que é direito sempre permanece direito;
3) A necessidade de obediência a qualquer custo, mesmo contra a nossa própria inclinação;
4) A futilidade de mostrarmos desejos piedosos quando nosso comportamento está longe de ser piedoso, v. 10;
5) A glória do povo de Deus: a) sua separação do mundo, v. 9; b) seu número, v. 10; c) sua retidão, v. 21 (no sentido de Deus não lhe imputar o pecado, Sl 32:1-19; Gl 3:27; Fp 3:9); d) sua proteção, concedida por Deus, v. 21; e) seu poder, vv. 21-22, que emana de Deus; f) sua prosperidade, vv. 2324.

23.8 Como posso. Ao homem é impossível amaldiçoara a quem o próprio Deus abençoou, Gn 12:3.

23.10 Quem contou o pó de Jacó? Isto é, a descendência de Jacó seria tão incansável como é o pó da terra, que seria o cumprimento da promessa divina feita a Abraão, Gn 12:2, 13.6.

23.15 Ao encontro do Senhor. O hebraico apenas diz: "ao encontro"; Balaão não conhece a Deus pessoalmente, pela Sua revelação total; só O conhece como poder sobrenatural, v. 5 com nota.

23.19 Em versos, em dois pares de paralelismos, ensina-se que Deus não voltará atrás naquilo que pronunciou, e que tem poder para cumprir totalmente tudo aquilo que na Sua Palavra prometeu. Por Si mesmo jurou que vai redimir Seus eleitos e cumprir as suas esperanças, He 6:13-58; Rm 4:21. Prometeu aceitar todos quantos vêm para Ele, dando-lhes a vitória sobre o pecado e a ressurreição gloriosa de entre os mortos. Deus não mente Tt 1:2.

23.20 Recebi ordem. Muitas vezes as bênçãos de Deus são administradas por instrumentos humanos. Muitos crentes são despertados e edificados por evangelistas, pastores e ensinadores cristãos. • N. Hom. Versículos 21:24 revelam nove bênçãos que Deus concede ao Seu povo:
1) A Justificação: Não viu iniqüidade;
2) A Comunhão com Deus: o Senhor seu Deus esta com ele;
3) A Vitória: aclamações ao seu Rei. Pela fé o crente tem a vitória sobre o mundo e aprende a aclamar Cristo como Vencedor em tudo 1Jo 5:4; 1Jo 4:0) A Redenção: Deus os tirou do Egito. O verdadeiro Israel foi redimido em tudo, Gl 3:13; Tt 2:14; Dn 13:14; Dn 5:0) A Força: como as do boi selvagem. Esta força provém de Cristo; Ef 6:10; Ef 6:0) Imunidade às Artes do Diabo: não vale encantamento. Veja 1Jo 5:18;
7) Ser Parte do Plano de Deus: Que coisas tem feito Deus;
8) A Invencibilidade se ergue como leão. Cristo, o Leão da tribo de Judá, Ap 5:5, leva os propósitos do Seu povo ao sucesso final;
9) O Descanso Final: não se deita até que devore a presa. Veja Rm 16:20; Rm 6:14; 1Co 15:26.


NVI F. F. Bruce

Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
NVI F. F. Bruce - Comentários de Números Capítulo 23 do versículo 1 até o 30

b)    O sacrifício (23:1-6)
“Os povos da Antiguidade geralmente faziam acompanhar todas as suas empreitadas mais importantes de sacrifícios, para se assegurarem da ajuda e da proteção dos deuses; mas isso se aplicava especialmente às suas cerimônias de súplicas” (Keil). Balaão pede a Balaque que construa sete altares, não como uma marca de politeísmo, mas sim porque o número sete era sagrado para muitos povos antigos. O holocausto (v. 3,6), uma oferta queimada, era uma forma de sacrifício tão antiga quanto os patriarcas (conforme Gn 8:20). Com base no v. 2, parece que o rei Balaque cumpria a função de sacerdote, assim como também Balaão. Balaque deve ficar junto ao seu holocausto (v. 3), “como na presença de Deus, como um que se oferece a Sl mesmo e os seus sacrifícios para obter o favor dele” (M. Poole). v. 3. Talvez o Senhor venha ao meu encontro: muitos estudiosos têm concluído Dt 24:1. As montanhas do oriente estão em contraste aqui com as montanhas de Moabe (v. 9). Balaão não consegue amaldiçoar o povo de Israel porque este é objeto do favor de Deus e é diferente de todos os outros povos (v. 8,9). v. 9. não se considera como qualquer nação', “que não se tornaram um com os povos” (NEB). Essa separação não era algo meramente exterior. Como mostram Ex 33:16 e Lv 20:24,26, era principalmente uma separação para o Senhor. Quando o povo perdeu a sua característica de separado para o Senhor, também perdeu a sua separação exterior; conforme Dt 30:3, em que o povo é visto espalhado entre todos os povos em virtude de sua desobediência, v. 10. o pó de Jacó\ conforme Gn 13:16; 28:14. quarta parte de Israel'. Israel estava dividido em quatro acampamentos (conforme cap. 2). E possível que Balaão tenha conseguido enxergar apenas um, conforme 22.41. Mas o significado da palavra hebraica é incerto. Tradicionalmente tem-se associado o significado dessa palavra com “quarta parte” ou “quarto”, mas o significado pode ser “nuvens de pó” (BJ: “nuvem”) como em Albright. A LXX traz “povos”, e a NEB, “hordas”. Morra eu a morte dos justos (y’shãrim), e seja o meu fim como o deles!: “justos” se refere ao povo de Israel, o “Jesurum” de Deus (conforme Dt 32:15; Dt 33:5,Dt 33:26). Ele gostaria de morrer como um judeu piedoso, coroado com a bênção de Deus. O fim parece referir-se à prosperidade relacionada a seus filhos; a idéia de bênção depois da morte dificilmente estaria na mente de Balaão. Mas ele não viveu a vida dos justos, e portanto não morreu como eles (conforme 31.8 e Js 13:22).

d)    O topo do Pisga (23:11-17)
Balaque leva Balaão ao topo do Pisga.

Talvez tenha sido o mesmo lugar de onde Moisés viu a terra (conforme Dt 3:27; Dt 34:1). v. 13. você poderá vê-los [...] você verá: Keil entende que o verbo está no “tempo” presente, referindo-se à vista sobre Bamote-Baal (conforme 22.41). Assim também a BJ. O topo do Pisga em Dt

3.27 oferece uma visão muito ampla.
e)    O segundo oráculo de Balaão (23:18-24)
Como Balaque já estava em pé (v. 17), Levante-se (v. 18) deve ser uma ordem para encorajar a Sl mesmo. No v. 19, Balaão diz a Balaque que não espere que Deus se amipen-


Francis Davidson

O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
Francis Davidson - Comentários de Números Capítulo 23 do versículo 11 até o 17
c) Introdução ao segundo discurso (Nu 23:11-4). Após o segundo discurso, sugere até a mudança de local, na esperança de modificar os resultados (Nu 23:13-4, Nu 23:27-4, Nu 24:12-4, Nu 24:16).

Dicionário

Amaldiçoar

Amaldiçoar Pronunciar palavras de MALDIÇÃO contra alguém (Gn 12:3); (Jc 3:9).

amaldiçoar
v. tr. dir. 1. Lançar maldição sobre; maldiçoar. 2. Abominar, execrar. 3. Votar à perdição. 4. Blasfemar.

Balaque

-

hebraico: devastador, gastando

Filho de Zipor, foi o rei moabita que convocou Balaão para amaldiçoar o povo de Israel, movido pelo medo, ao tomar conhecimento da vitória dos israelitas sobre outros povos. Achou que seria possível contratar Balaão para lançar uma maldição sobre os hebreus e, assim, derrotá-los (Nm 22). A despeito da insensatez de Balaão, Deus o usou várias vezes para confrontar Balaque e abençoar o povo, ao invés de amaldiçoar (Nm 23:11), para consternação do rei moabita. Os escritores bíblicos viram Balaque como um exemplo de extrema imprudência e uma ilustração de como os pagãos subestimam o poder do Deus de Israel. Tentar amaldiçoar o povo a quem Senhor abençoou só poderia resultar em maldição sobre si mesmo! (Js 24:9; Jz 11:25). As gerações futuras são desafiadas a lembrar do exemplo de Balaque e dessa maneira evitar o juízo de Deus (Mq 6:5). Da mesma forma, o falso ensino deve ser evitado, devido à sedução e aos efeitos perigosos que causa sobre a congregação (Ap 2:14). S.V.


Balaque [Esgotado ? Devastador ?]

Rei de Moabe que contratou Balaão para que amaldiçoasse os israelitas (Nm 22—24).


Dali

contração De um determinado lugar, momento, ponto, geralmente distante da pessoa que fala, ou anterior no tempo: este livro é dali? Não me recordo de nada dali; saíram dali e foram embora.
A partir de determinado momento, normalmente acompanhado de locuções de lugar ou de tempo (dali em cima, dali para trás, dali em diante).
Gramática Combinação da preposição de com o advérbio ali.
Etimologia (origem da palavra dali). Contração formada por de + ali.

Dissê

1ª pess. sing. pret. perf. ind. de dizer
3ª pess. sing. pret. perf. ind. de dizer

di·zer |ê| |ê| -
(latim dico, -ere)
verbo transitivo

1. Exprimir por meio de palavra, por escrito ou por sinais (ex.: dizer olá).

2. Referir, contar.

3. Depor.

4. Recitar; declamar (ex.: dizer poemas).

5. Afirmar (ex.: eu digo que isso é mentira).

6. Ser voz pública (ex.: dizem que ele é muito honesto).

7. Exprimir por música, tocando ou cantando.

verbo intransitivo

8. Condizer, corresponder.

9. Explicar-se; falar.

10. Estar (bem ou mal) à feição ou ao corpo (ex.: essa cor não diz bem). = CONVIR, QUADRAR

verbo pronominal

11. Intitular-se; afirmar ser.

12. Chamar-se.

13. Declarar o jogo que se tem ou se faz.

nome masculino

14. Expressão, dito (ex.: leu os dizeres do muro).

15. Estilo.

16. Maneira de se exprimir.

17. Rifão.

18. Alegação, razão.


quer dizer
Expressão usada para iniciar uma explicação adicional em relação a algo que foi dito anteriormente. = ISTO É, OU SEJA

tenho dito
Fórmula com que se dá por concluído um discurso, um arrazoado, etc.


Então

advérbio Agora ou naquela circunstância: acabei então de perceber que havia sido enganada!
Em determinada situação; nessa circunstância: o chefe está bem-humorado, então não há discussão.
Numa situação futura; num momento afastado do presente: você precisa se casar, então irá entender do que estou falando.
interjeição Que demonstra espanto; em que há admiração: então, você se casou?
Que se utiliza para animar (alguém): então, força!
substantivo masculino Período de tempo que passou: numa lembrança de então, recordou-se da juventude.
Etimologia (origem da palavra então). Do latim in + tunc/ naquele momento.

Lugar

substantivo masculino Espaço que ocupa ou pode ocupar uma pessoa, uma coisa: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
Cargo que se ocupa em; emprego: perder seu lugar.
Posição final numa competição, concurso etc.: colocação, ordem: tirou o primeiro lugar no concurso.
Posição que uma pessoa ou uma coisa deve ocupar: esse homem não conhece seu lugar.
Qualquer local; localidade: lugar fresco.
Situação em circunstâncias especiais: em seu lugar, eu teria protestado.
Circunstância favorável para o desenvolvimento de; ocasião, ensejo: não me deu lugar para ficar zangado.
Maneira como alguma coisa está disposta num dado período; condição, situação, posição.
expressão Ter lugar. Ter cabimento, vir a propósito: seu comentário não tem lugar aqui.
Lugares santos. Na Palestina, os lugares onde viveu Jesus Cristo.
Etimologia (origem da palavra lugar). Do latim localis, de locus.

substantivo masculino Espaço que ocupa ou pode ocupar uma pessoa, uma coisa: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
Cargo que se ocupa em; emprego: perder seu lugar.
Posição final numa competição, concurso etc.: colocação, ordem: tirou o primeiro lugar no concurso.
Posição que uma pessoa ou uma coisa deve ocupar: esse homem não conhece seu lugar.
Qualquer local; localidade: lugar fresco.
Situação em circunstâncias especiais: em seu lugar, eu teria protestado.
Circunstância favorável para o desenvolvimento de; ocasião, ensejo: não me deu lugar para ficar zangado.
Maneira como alguma coisa está disposta num dado período; condição, situação, posição.
expressão Ter lugar. Ter cabimento, vir a propósito: seu comentário não tem lugar aqui.
Lugares santos. Na Palestina, os lugares onde viveu Jesus Cristo.
Etimologia (origem da palavra lugar). Do latim localis, de locus.

Pedra em forma de círculo usada no MOINHO (Dt 24:6; Is 47:2).

substantivo feminino Pedra de moinho ou de lagar.
Pedra de amolar instrumentos cortantes ou perfurantes; rebolo.

Pedra de moinho de afiar

substantivo feminino Pedra de moinho ou de lagar.
Pedra de amolar instrumentos cortantes ou perfurantes; rebolo.

Não

advérbio Modo de negar; maneira de expressar uma negação ou recusa: -- Precisam de ajuda? -- Não.
Expressão de oposição; contestação: -- Seus pais se divorciaram? -- Não, continuam casados.
Gramática Numa interrogação, pode expressar certeza ou dúvida: -- você vai à festa, não?
Gramática Inicia uma interrogação com a intenção de receber uma resposta positiva: Não deveria ter chegado antes?
Gramática Usado repetidamente para enfatizar a negação: não quero não!
substantivo masculino Ação de recusar, de não aceitar; negativa: conseguiu um não como conselho.
Etimologia (origem da palavra não). Do latim non.

advérbio Modo de negar; maneira de expressar uma negação ou recusa: -- Precisam de ajuda? -- Não.
Expressão de oposição; contestação: -- Seus pais se divorciaram? -- Não, continuam casados.
Gramática Numa interrogação, pode expressar certeza ou dúvida: -- você vai à festa, não?
Gramática Inicia uma interrogação com a intenção de receber uma resposta positiva: Não deveria ter chegado antes?
Gramática Usado repetidamente para enfatizar a negação: não quero não!
substantivo masculino Ação de recusar, de não aceitar; negativa: conseguiu um não como conselho.
Etimologia (origem da palavra não). Do latim non.

Parte

substantivo feminino Porção; qualquer parcela de um todo: parte poluída da floresta.
Quinhão; porção atribuída a cada pessoa na divisão de algo: dividiu a herança em duas partes.
Local; território não determinado: gosta de caminhar em toda parte.
Lado; região ou área demarcada: a criminalidade está na parte afastada da cidade.
Responsabilidade; tarefa a cumprir: a parte do chefe é pagar os salários.
Cada um dos lados de um acordo ou litígio: não houve acordo entre as partes; as partes formaram uma empresa.
Aviso; anúncio feito oral ou verbalmente: deram parte da sociedade aos familiares.
Queixa; delação de um crime ou irregularidade: deram parte da empresa à polícia.
[Música] Cada elemento que compõe a estrutura de uma composição: parte de uma melodia.
Não confundir com: aparte.
Etimologia (origem da palavra parte). Do latim pars.tis.

Rogo

Rogo SÚPLICA (2Co 8:4).

Somente

advérbio Nada mais que: os produtos são entregues somente aos donos.
Exclusivamente, só: somente o prefeito foi favorável às demissões.
Apenas: falava somente português.
Etimologia (origem da palavra somente). Do latim feminino de solus - sola + mente.

somente adv. Unicamente, apenas, só.

Ultimar

verbo transitivo Terminar; pôr fim ou termo a; concluir; rematar; completar.
verbo pronominal Completar-se.

ultimar
v. 1. tr. dir. Terminar, acabar; arrematar, concluir. 2. pron. Chegar ao termo; completar-se.

Veras

substantivo feminino plural A realidade; as coisas que são reais, verdadeiras.
Com todas as veras. De maneira sincera; com a toda a verdade possível: falou com todas as veras.
locução adverbial Às veras. Verdadeiramente; com muita sinceridade: seu argumento foi colocado às veras.
Etimologia (origem da palavra veras). Feminino plural de veros.

Strongs

Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
בָּלָק אָמַר יָלַךְ אַחֵר מָקוֹם רָאָה רָאָה אֶפֶס קָצֶה רָאָה קָבַב
Números 23: 13 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

Então, BalaqueH1111 בָּלָקH1111 lhe disseH559 אָמַרH559 H8799: Rogo-te que venhasH3212 יָלַךְH3212 H8798 comigo a outroH312 אַחֵרH312 lugarH4725 מָקוֹםH4725, donde verásH7200 רָאָהH7200 H8799 o povo; verásH7200 רָאָהH7200 H8799 somenteH657 אֶפֶסH657 a parte mais próximaH7097 קָצֶהH7097 dele e não o verásH7200 רָאָהH7200 H8799 todo; e amaldiçoa-moH6895 קָבַבH6895 H8798 dali.
Números 23: 13 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

1407 a.C.
H1111
Bâlâq
בָּלָק
murmurar, resmungar, queixar-se, dizer algo contra em um tom baixo
(they grumbled)
Verbo - Indicativo Imperfeito Ativo - 3ª pessoa do plural
H1980
hâlak
הָלַךְ
ir, andar, vir
(goes)
Verbo
H312
ʼachêr
אַחֵר
outro
(another)
Adjetivo
H3605
kôl
כֹּל
cada / todo
(every)
Substantivo
H3808
lôʼ
לֹא
não
(not)
Advérbio
H413
ʼêl
אֵל
até
(unto)
Prepostos
H4725
mâqôwm
מָקֹום
Lugar, colocar
(place)
Substantivo
H559
ʼâmar
אָמַר
E disse
(And said)
Verbo
H657
ʼepheç
אֶפֶס
lado de fora
(outside)
Substantivo
H6895
qâbab
קָבַב
amaldiçoar, proferir uma maldição contra
(curse)
Verbo
H7097
qâtseh
קָצֶה
fim, extremidade
(after the end)
Substantivo
H7200
râʼâh
רָאָה
e viu
(and saw)
Verbo
H8033
shâm
שָׁם
lá / ali
(there)
Advérbio
H834
ʼăsher
אֲשֶׁר
que
(which)
Partícula
H854
ʼêth
אֵת
de / a partir de / de / para
(from)
Prepostos


בָּלָק


(H1111)
Bâlâq (baw-lawk')

01111 בלק Balaq

de 1110, grego 904 Βαλακ; n pr m

Balaque = “devastador”

  1. um rei de Moabe que contratou Balaão para amaldiçoar Israel

הָלַךְ


(H1980)
hâlak (haw-lak')

01980 הלך halak

ligado a 3212, uma raiz primitiva; DITAT - 498; v

  1. ir, andar, vir
    1. (Qal)
      1. ir, andar, vir, partir, proceder, mover, ir embora
      2. morrer, viver, modo de vida (fig.)
    2. (Piel)
      1. andar
      2. andar (fig.)
    3. (Hitpael)
      1. percorrer
      2. andar ao redor
    4. (Nifal) liderar, trazer, levar embora, carregar, fazer andar

אַחֵר


(H312)
ʼachêr (akh-air')

0312 אחר ’acher

procedente de 309; DITAT - 68a; adj

  1. um outro, outro, seguinte
    1. seguinte, mais adiante
    2. outro, diferente

כֹּל


(H3605)
kôl (kole)

03605 כל kol ou (Jr 33:8) כול kowl

procedente de 3634; DITAT - 985a; n m

  1. todo, a totalidade
    1. todo, a totalidade de
    2. qualquer, cada, tudo, todo
    3. totalidade, tudo

לֹא


(H3808)
lôʼ (lo)

03808 לא lo’

ou לו low’ ou לה loh (Dt 3:11)

uma partícula primitiva; DITAT - 1064; adv

  1. não
    1. não (com verbo - proibição absoluta)
    2. não (com modificador - negação)
    3. nada (substantivo)
    4. sem (com particípio)
    5. antes (de tempo)

אֵל


(H413)
ʼêl (ale)

0413 אל ’el (mas usado somente na forma construta reduzida) אל ’el

partícula primitiva; DITAT - 91; prep

  1. para, em direção a, para a (de movimento)
  2. para dentro de (já atravessando o limite)
    1. no meio de
  3. direção a (de direção, não necessariamente de movimento físico)
  4. contra (movimento ou direção de caráter hostil)
  5. em adição a, a
  6. concernente, em relação a, em referência a, por causa de
  7. de acordo com (regra ou padrão)
  8. em, próximo, contra (referindo-se à presença de alguém)
  9. no meio, dentro, para dentro, até (idéia de mover-se para)

מָקֹום


(H4725)
mâqôwm (maw-kome')

04725 מקום maqowm ou מקם maqom também (fem.) מקומה m eqowmaĥ מקמה m eqomaĥ

procedente de 6965; DITAT - 1999h; n m

  1. lugar onde permanecer, lugar
    1. lugar onde permanecer, posto, posição, ofício
    2. lugar, lugar de residência humana
    3. cidade, terra, região
    4. lugar, localidade, ponto
    5. espaço, quarto, distância
    6. região, quarteirão, direção
    7. dar lugar a, em lugar de

אָמַר


(H559)
ʼâmar (aw-mar')

0559 אמר ’amar

uma raiz primitiva; DITAT - 118; v

  1. dizer, falar, proferir
    1. (Qal) dizer, responder, fala ao coração, pensar, ordenar, prometer, intencionar
    2. (Nifal) ser falado, ser dito, ser chamado
    3. (Hitpael) vangloriar-se, agir orgulhosamente
    4. (Hifil) declarar, afirmar

אֶפֶס


(H657)
ʼepheç (eh'-fes)

0657 אפס ’ephec

procedente de 656; DITAT - 147a; n m

  1. término, fim, finalidade

קָבַב


(H6895)
qâbab (kaw-bab')

06895 קבב qabab

uma raiz primitiva; DITAT - 1978; v.

  1. amaldiçoar, proferir uma maldição contra
    1. (Qal) amaldiçoar

קָצֶה


(H7097)
qâtseh (kaw-tseh')

07097 קצה qatseh ou (somente negativo) קצה qetseh

procedente de 7096; DITAT - 2053a,2053c; n. m.

  1. fim, extremidade
    1. fim, boca, extremidade
    2. fronteira, arredores
    3. o todo (expressão abreviada para o que está incluído entre extremidades)
    4. no fim de (determinado tempo)

רָאָה


(H7200)
râʼâh (raw-aw')

07200 ראה ra’ah

uma raiz primitiva; DITAT - 2095; v.

  1. ver, examinar, inspecionar, perceber, considerar
    1. (Qal)
      1. ver
      2. ver, perceber
      3. ver, ter visão
      4. examinar, ver, considerar, tomar conta, verificar, aprender a respeito, observar, vigiar, descobrir
      5. ver, observar, considerar, examinar, dar atenção a, discernir, distinguir
      6. examinar, fitar
    2. (Nifal)
      1. aparecer, apresentar-se
      2. ser visto
      3. estar visível
    3. (Pual) ser visto
    4. (Hifil)
      1. fazer ver, mostrar
      2. fazer olhar intencionalmente para, contemplar, fazer observar
    5. (Hofal)
      1. ser levado a ver, ser mostrado
      2. ser mostrado a
    6. (Hitpael) olhar um para o outro, estar de fronte

שָׁם


(H8033)
shâm (shawm)

08033 שם sham

uma partícula primitiva [procedente do pronome relativo, 834]; lá (transferindo para tempo) então; DITAT - 2404; adv

  1. lá, para lá
    1. para lá (depois de verbos de movimento)
    2. daquele lugar, de lá
    3. então (como um advérbio de tempo)

אֲשֶׁר


(H834)
ʼăsher (ash-er')

0834 אשר ’aher

um pronome relativo primitivo (de cada gênero e número); DITAT - 184

  1. (part. relativa)
    1. o qual, a qual, os quais, as quais, quem
    2. aquilo que
  2. (conj)
    1. que (em orações objetivas)
    2. quando
    3. desde que
    4. como
    5. se (condicional)

אֵת


(H854)
ʼêth (ayth)

0854 את ’eth

provavelmente procedente de 579; DITAT - 187; prep

  1. com, próximo a, junto com
    1. com, junto com
    2. com (referindo-se a relacionamento)
    3. próximo (referindo-se a lugar)
    4. com (poss.)
    5. de...com, de (com outra prep)