Antigo Testamento

Josué 15:39

Capítulo Completo Perícope Completa

לָכִישׁ בָּצקַת עֶגלוֹן

Traduzir no Google
Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

Lachish לָכִ֥ישׁH3923 and Bozkath וּבָצְקַ֖תH1218 and Eglon וְעֶגְלֽוֹן׃H5700

Interlinear com inglês (Fonte: Bible.hub)

LaquisH3923 לָכִישׁH3923, BoscateH1218 בָּצקַתH1218, EglomH5700 עֶגלוֹןH5700,

(ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear (Fonte insegura)

Versões

Nesta seção, você pode conferir as nuances e particularidades de diversas versões sobre a perícope Josué 15:39 para a tradução (ARAi) - 1993 - Almeida Revisada e Atualizada
Laquis, Boscate, Eglom,
(ARA) - 1993 - Almeida Revisada e Atualizada

Laquis, e Boscate, e Eglom,
(ARC) - 1969 - Almeida Revisada e Corrigida

Laquis, Bozcate, e Eglom,
(TB) - Tradução Brasileira

לָכִ֥ישׁ וּבָצְקַ֖ת וְעֶגְלֽוֹן׃
(HSB) Hebrew Study Bible

Laquis, e Bozcate, e Eglom,
(BKJ) - Bíblia King James - Fiel 1611

Laquis, e Bozcate, e Eglom,
(LTT) Bíblia Literal do Texto Tradicional

Laquis, Bascat, Eglon,
(BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém

Lachis et Bascath et Eglon,
(VULG) - Vulgata Latina

H3923
lā·ḵîš
לָכִ֥ישׁ
(Lachish)
Substantivo
H1218
ū·ḇā·ṣə·qaṯ
וּבָצְקַ֖ת
(and Bozkath)
Substantivo
H5700
wə·‘eḡ·lō·wn.
וְעֶגְלֽוֹן׃
(and Eglon)
Substantivo

Strongs

O objetivo da Concordância de Strong é oferecer um índice de referência bíblico palavra por palavra, permitindo que o leitor possa localizar todas as ocorrências de um determinado termo na Bíblia. Desta forma, Strong oferece um modo de verificação de tradução independente e disponibiliza um recurso extra para uma melhor compreensão do texto.
Autor: James Strong


בׇּצְקַת
(H1218)
Ver mais
Botsqath (bots-cath')
Mispar Hechrachi
592
Mispar Gadol
592
Mispar Siduri
61
Mispar Katan
16
Mispar Perati
178104

01218 בצקת Botsqath

procedente de 1216; n pr loc

Bozcate ou Boscate = “monte rochoso”

  1. uma cidade em Judá nas terras baixas em direção aos filisteus, cidade natal da mãe de

    Josias


לָכִישׁ
(H3923)
Ver mais
Lâkîysh (law-keesh')
Mispar Hechrachi
360
Mispar Gadol
360
Mispar Siduri
54
Mispar Katan
9
Mispar Perati
91400

03923 לכיש Lachiysh

procedente de uma raiz não utilizada de significado incerto; n pr loc Laquis = “invencível”

  1. uma cidade ao sul de Jerusalém, junto à fronteira de Simeão, que pertenceu aos amorreus até ser conquistada por Josué e alocada para Judá

עֶגְלֹון
(H5700)
Ver mais
ʻEglôwn (eg-lawn')
Mispar Hechrachi
159
Mispar Gadol
809
Mispar Siduri
51
Mispar Katan
24
Mispar Perati
8345

05700 עגלון Èglown

procedente de 5695;

Eglom = “semelhante a um bezerro” n pr m

  1. rei de Moabe que oprimiu os filhos de Israel por 18 anos antes de ser morto pelo juiz Eúde n pr loc
  2. uma cidade real em Canaã que se opôs à conquista; localizada nas terras baixas de Judá

Enciclopédia

Aqui você pode gerar uma enciclopédia sobre a perícope Josué 15:39 para a tradução (ARAi) - 1993 - Almeida Revisada e Atualizada
Gerar Enciclopédia

Pesquisando por Josué 15:39 nas obras literárias.

Procurar Vídeos Sobre Josué 15:39

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências para Josué 15:39 em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências para Josué 15:39 em Outras Obras.

Comentários

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores






Genebra

Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)






Matthew Henry

Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.






Wesley

Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano






Wiersbe

Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor Calvinista






Russell Shedd

Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.






NVI F. F. Bruce

Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia






Moody

Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista






Francis Davidson

O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson







Referências Cruzadas

É sistema de referências cruzadas fornecidas na margem das Bíblias que ajuda o leitor a descobrir o significado de qualquer comparando com outras passagens da Bíblia.

Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Josué 15:39

Josué 10:3 Pelo que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, enviou mensageiros a Hoão, rei de Hebrom, e a Pirã, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglom, dizendo:
Josué 10:31 Então, Josué, e todo o Israel com ele, passou de Libna a Laquis, e a sitiou, e pelejou contra ela.
Josué 12:11 o rei de Jarmute, outro; o rei de Laquis, outro;
II Reis 14:19 E conspiraram contra ele em Jerusalém, e fugiu para Laquis; porém enviaram após ele homens até Laquis; e estes o mataram ali.
II Reis 18:14 Então, Ezequias, rei de Judá, enviou ao rei da Assíria, a Laquis, dizendo: Pequei; retira-te de mim; tudo o que me impuseres levarei. Então, o rei da Assíria impôs a Ezequias, rei de Judá, trezentos talentos de prata e trinta talentos de ouro.
II Reis 18:17 Contudo, enviou o rei da Assíria a Tartã, e a Rabe-Saris, e a Rabsaqué, de Laquis, com um grande exército, ao rei Ezequias, a Jerusalém; e subiram, e vieram a Jerusalém; e, subindo e vindo eles, pararam ao pé do aqueduto da piscina superior, que está junto ao caminho do campo do lavandeiro.
II Reis 19:8 Voltou, pois, Rabsaqué e achou o rei da Assíria pelejando contra Libna, porque tinha ouvido que se havia partido de Laquis.
II Reis 22:1 Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Jedida, filha de Adaías, de Bozcate.

Locais

EGLOM
Atualmente: ISRAEL


LAQUIS
Ver Sefelá

Laquis (em hebraico: לכיש) foi uma cidade situada na Sefelá, ou a planície marítima de Filístia (Josué 10:3-5; 12:11). Esta cidade foi mencionada primeiramente nas cartas de Amarna como as Lakisha-Lakiša (EA 287, 288, 328, 329, 335). Os 1sraelitas, sob liderança de Josué, capturaram Laquis, destruindo a cidade junto com outros Reis cananeus. (Josué. 10:31 -
33) Mais tarde o território foi concedido à tribo de Judá (15: 39).

editar - editar código-fonte

A antiga Laquis ocupava uma posição estratégica numa estrada principal que ficava entre Jerusalém e o Egito. Pesquisas arqueológicas revelam que houve um tempo em que a cidade abrangia uma população de sete mil pessoas.[carece de fontes?]

Durante o reinado de Roboão, Laquis tornou-se uma fortaleza militar (II Crônicas 11:5-12). Algum tempo depois, o rei Amasias foi a Laquis para escapar de seus conspiradores, mas foi encontrado e assassinado (II Reis 14:19;II Crônicas 25:27).

O rei assírio Senaqueribe sitiou Laquis em 701 a.C. Segundo o relato bíblico, ele teria enviado Rabsaqué, Tartã e Rabe-Sáris, com uma poderosa força militar num esforço em fazer com que o rei Ezequias se rendesse, mediante burlas e cartas que desafiavam a YHVH. Mas o resultado foi que, segundo a Bíblia, um anjo de Deus aniquilou 185 000 soldados numa única noite. (II Reis 18:14-17-35;19:8-13;32-35) (Isaías 36:1-20;37:8-13 33:36).

Numa representação do sitio de Laquis, encontrada no palácio de Senaqueribe em Nínive, a cidade aparece cercada por um muro duplo, que tinha torres a intervalos regulares. A cena que mostra Senaqueribe recebendo despojos de Laquis tem a seguinte inscrição: "Senaqueribe, rei do mundo, rei da Assíria, sentou-se em um trono nimedu e revistou o despojo tomado em Laquis (la-kí-su)"(A sabedoria do Antigo Oriente, edição de J.B. Pritchard,1966,pág.237)

Quando os babilônios, comandados por Nabucodonosor II, invadiram Judá, Laquis e Azeca foram as ultimas cidades que caíram antes que Judá fosse tomada (Jeremias 34:6-7). As chamadas Cartas de Laquis (escritas em fragmentos de cerâmica encontrados em Tell ed-Duweir em 1935 e outras três em 1
938) parecem estar relacionadas com este período. Uma das cartas, dirigida por um grupo avançado militar ao comandante que estava em Laquis, disse:

Este mensagem parece indicar que Azeca já tinha sido tomada, pois não se viam sinais de lá. Também é interessante que todas as cartas legíveis têm expressões que mostram o uso comum do nome divino:

(em inglês)




Dicionários

Trata-se da junção de diversos dicionários para melhor conseguir definir os termos do versículo.

Bozcate

elevado

Fonte: Dicionário Bíblico

Eglom

1. Eglom era rei dos moabitas, que, com o auxilio dos amonitas e dos amalequitas (Jz 3:12 e seg.), tomou Jericó, oprimindo o povo de israel pelo espaço de dezoito anos, e obrigando-o a pagar tributo. Foi assassinado por um israelita, chamado Eúde, que tinha obtido por meio de um presente ser chamado à sua presença. (*veja Eúde.) 2. Uma das cidades dos amorreus, que em poder do seu rei Debir, e na confederação de quatro outras cidades, fez guerra a Gibeom. Foi destruída por Josué (Js 10:3-35 – e 12,12) – e coube na divisão das terras à tribo de Judá (Js 15:39). Hoje chama-se Ailã e fica 22 km ao nordeste de Gaza, e distante 16 km de Beit Jibrim, ao sul da grande planície marítima. (*veja Josué.).

Fonte: Dicionário Bíblico

Rei de Moabe durante o tempo dos Juízes. Esse período da história de Israel foi freqüentemente marcado pela anarquia generalizada (veja Juízes). Os israelitas, quando adoravam os deuses dos cananeus e das nações vizinhas, recebiam juízo de Deus sobre eles, a fim de que fossem subjugados pelos povos cujos deuses adoravam. Porém, ao arrependerse, o Senhor levantava um líder que os libertava e tornava-se um juiz na terra. Depois de um período de relativa paz, no tempo de Otniel, os israelitas “tornaram... a fazer o que era mau aos olhos do Senhor” (Jz 3:12), e, assim, Deus permitiu que Eglom invadisse Israel. Ele se aliou com os amalequitas e amonitas e dominou Israel por 18 anos, ao apossar-se de Jericó e da região ao seu redor (Jz 3:12-14). Finalmente a opressão fez com que o povo de Israel clamasse e o Senhor novamente levantou um líder, chamado Eúde. Ele matou Eglom e tornou-se juiz em Israel (vv. 16-30). (Veja também Eúde.)

No livro de Juízes, a opressão por parte das nações estrangeiras é vista como castigo de Deus por Israel ter adorado outros deuses e se envolvido com a idolatria, o que era expressamente proibido na Lei de Moisés. O juízo divino, entretanto, levava os israelitas ao arrependimento; a maravilhosa graça e o perdão de Deus brilham através desse livro, todas as vezes que o Senhor levanta um novo líder e juiz para ajudá-los. P.D.G.

Fonte: Quem é quem na Bíblia?

Eglom [Círculo] - Rei de Moabe, que tomou a cidade de Jericó e dominou os israelitas durante 18 anos (Jz 3:12-30).

Fonte: Dicionário da Bíblia de Almeida

Eglon

bezerro avantajado

Fonte: Dicionário Bíblico

Laquis

Fortaleza dos amorreus, que foitomada por Josué, e que coube nas partilhas a Judá (Js 10 – 12.11 – 15,39) – foi fortificada pelo rei Roboão, e mais tarde ali se refugiou Amazias (2 Rs 14.19 – 2 Cr 11.9 – 25.27). Foi cercada por Senaqueribe, achando-se o fato representado nas placas de Ninive, que foram encontradas em Kouzunjik, e existem hoje no Museu Britânico (2 Rs 18.17 – 19.8 – 2 Cr 32.9 – Jr 34:7Mq 1:13). os judeus tornaram a ocupá-la, quando voltaram do cativeiro (Ne 11:30). o lugar está identificado com o moderno Tell el-Hesy.

Fonte: Dicionário Bíblico

Laquis Cidade cananéia conquistada por Josué (Js 10:3-35), localizada na fronteira de Judá, 40 km a sudoeste de Jerusalém e 24 km a oeste de Hebrom.

Fonte: Dicionário da Bíblia de Almeida