Versões:
(ARA) - 1993 - Almeida Revisada e Atualizada
Paulo defende a sua autoridade apostólica
10:1
E eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde; mas, quando ausente, ousado para convosco,
10:2
sim, eu vos rogo que não tenha de ser ousado, quando presente, servindo-me daquela firmeza com que penso devo tratar alguns que nos julgam como se andássemos em disposições de mundano proceder.
10:3
Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne.
10:4
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas
10:5
e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,
10:6
e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.
10:7
Observai o que está evidente. Se alguém confia em si que é de Cristo, pense outra vez consigo mesmo que, assim como ele é de Cristo, também nós o somos.
10:8
Porque, se eu me gloriar um pouco mais a respeito da nossa autoridade, a qual o Senhor nos conferiu para edificação e não para destruição vossa, não me envergonharei,
10:9
para que não pareça ser meu intuito intimidar-vos por meio de cartas.
10:10
As cartas, com efeito, dizem, são graves e fortes; mas a presença pessoal dele é fraca, e a palavra, desprezível.
10:11
Considere o tal isto: que o que somos na palavra por cartas, estando ausentes, tal seremos em atos, quando presentes.
10:12
Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.
(ARC) - 1969 - Almeida Revisada e Corrigida
Paulo defende a sua autoridade apostólica
10:1
ALÉM disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco;
10:2
Rogo-vos pois que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns, que nos julgam, como se andássemos segundo a carne.
10:3
Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.
10:4
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas;
10:5
Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
10:6
E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.
10:7
Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós de Cristo somos.
10:8
Porque, ainda que eu me glorie mais alguma coisa do nosso poder, o qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei.
10:9
Para que não pareça como se quisera intimidar-vos por cartas.
10:10
Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível.
10:11
Pense o tal isto, que, quais somos na palavra por cartas, estando ausentes, tais seremos também por obra, estando presentes.
10:12
Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento.
(ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida
Paulo defende a sua autoridade apostólica
10:1
Além disso, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco;
10:2
rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns que nos julgam como se andássemos segundo a carne.
10:3
Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.
10:4
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas;
10:5
destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo,
10:6
e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.
10:7
Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo: assim como ele é de Cristo, também nós de Cristo somos.
10:8
Porque, ainda que eu me glorie mais alguma coisa do nosso poder, o qual o Senhor nos deu para edificação e não para vossa destruição, não me envergonharei,
10:9
para que não pareça como se quisera intimidar-vos por cartas.
10:10
Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra, desprezível.
10:11
Pense o tal isto: quais somos na palavra por cartas, estando ausentes, tais seremos também por obra, estando presentes.
10:12
Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas esses que se medem a si mesmos e se comparam consigo mesmos estão sem entendimento.
(NAA) - 2017 - Nova Almeida Aualizada
Paulo defende a sua autoridade apostólica
10:1
E eu mesmo, Paulo, peço a vocês, pela mansidão e bondade de Cristo - eu que, na verdade, quando estou com vocês, sou humilde, mas, quando ausente, sou ousado para com vocês - ,
10:2
sim, eu peço que não me obriguem a ser ousado, quando estiver com vocês, servindo-me daquela firmeza com que penso que devo tratar alguns que nos julgam como se andássemos segundo a carne.
10:3
Porque, embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne.
10:4
Porque as armas da nossa luta não são carnais, mas poderosas em Deus, para destruir fortalezas. Destruímos raciocínios falaciosos
10:5
e toda arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo.
10:6
E estaremos prontos para punir qualquer desobediência, quando a obediência de vocês estiver completa.
10:7
Observem o que está evidente. Se alguém confia em si que é de Cristo, pense outra vez consigo mesmo que, assim como ele é de Cristo, também nós o somos.
10:8
Porque, se eu me gloriar um pouco mais a respeito da nossa autoridade, a qual o Senhor nos conferiu para edificação e não para destruição de vocês, não me envergonharei.
10:9
Não quero que pareça ser meu objetivo intimidar vocês por meio de cartas.
10:10
Alguns dizem: ´As cartas são graves e fortes, mas a presença pessoal dele é fraca e a sua palavra é desprezível.`
10:11
Que tal pessoa leve em conta o seguinte: o que somos na palavra por cartas, estando ausentes, seremos também em ações, quando presentes.
10:12
Porque não ousamos nos classificar ou comparar com alguns que louvam a si mesmos. Mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam falta de entendimento.
(NTLH) - 2000 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje
A autoridade de Paulo como apóstolo
10:1
Dizem que eu sou humilde quando estou com vocês, mas duro quando estou longe. Pois eu, Paulo, faço este apelo a vocês em nome de Cristo, que foi carinhoso e bondoso.
10:2
Quando eu for aí, não me obriguem a ser duro. Pois eu tenho certeza de que posso agir com dureza contra os que afirmam que fazemos as coisas por motivos humanos.
10:3
É claro que somos humanos, mas não lutamos por motivos humanos.
10:4
As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos ideias falsas
10:5
e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.
10:6
E, quando vocês provarem que são obedientes, estaremos prontos para castigar qualquer desobediência.
10:7
Vocês julgam as coisas pela aparência. Se uma pessoa tem certeza de que pertence a Cristo, deve pensar de novo a respeito disso, pois nós também pertencemos a Cristo, tanto quanto essa pessoa.
10:8
O Senhor Jesus me deu autoridade sobre vocês, não para destruí-los, mas para fazê-los crescer espiritualmente. E, embora eu tenha me orgulhado um pouco demais da minha autoridade, não tenho nada de que me envergonhar.
10:9
Não quero que pareça que estou tentando assustar vocês com as minhas cartas.
10:10
Alguém vai dizer: ´As cartas de Paulo são severas e duras; mas, quando ele está conosco, é tímido e, quando fala, é um fracasso.`
10:11
Porém essa pessoa deve saber que não existe diferença entre o que escrevemos nas cartas, quando estamos longe, e o que fazemos, quando estamos aí com vocês.
10:12
É claro que não nos atrevemos a nos igualar ou a nos comparar com aqueles que pensam que são tão importantes. Como são ignorantes! Primeiro eles resolvem quais as medidas que irão usar para se medir e depois eles se julgam de acordo com essas mesmas medidas.
(NVI) - Nova Versão Internacional
Paulo Defende o seu Ministério
10:1
Eu, Paulo, pela mansidão e pela bondade de Cristo, apelo para vocês; eu, que sou "humilde" quando estou face a face com vocês, mas "audaz" quando ausente!
10:2
Rogo-lhes que, quando estiver presente, não me obriguem a agir com audácia, tal como penso que ousarei fazer, para com alguns que acham que procedemos segundo os padrões humanos.
10:3
Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos.
10:4
As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.
10:5
Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.
10:6
E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência, uma vez completa a obediência de vocês.
10:7
Vocês observam apenas a aparência das coisas. Se alguém está convencido de que pertence a Cristo, deveria considerar novamente consigo mesmo que, assim como ele, nós também pertencemos a Cristo.
10:8
Pois mesmo que eu tenha me orgulhado um pouco mais da autoridade que o Senhor nos deu, não me envergonho disso, pois essa autoridade é para edificá-los, e não para destruí-los.
10:9
Não quero que pareça que estou tentando amedrontá-los com as minhas cartas.
10:10
Pois alguns dizem: "As cartas dele são duras e fortes, mas ele pessoalmente não impressiona, e a sua palavra é desprezível".
10:11
Saibam tais pessoas que aquilo que somos em cartas, quando estamos ausentes, seremos em atos, quando estivermos presentes.
10:12
Não temos a pretensão de nos igualar ou de nos comparar com alguns que se recomendam a si mesmos. Quando eles se medem e se comparam consigo mesmos, agem sem entendimento.
(NVT) - Nova Versão Transformadora
Paulo defende sua autoridade
10:1
Agora eu, Paulo, apelo a vocês com a mansidão e a bondade de Cristo, mesmo ciente de que vocês me consideram fraco pessoalmente e duro apenas a distância, quando lhes escrevo.
10:2
Pois bem, suplico-lhes que, quando eu for visitá-los, não precise ser duro com aqueles que pensam que agimos segundo motivações humanas.
10:3
Embora sejamos humanos, não lutamos conforme os padrões humanos.
10:4
Usamos as armas poderosas de Deus, e não as armas do mundo, para derrubar as fortalezas do raciocínio humano e acabar com os falsos argumentos.
10:5
Destruímos todas as opiniões arrogantes que impedem as pessoas de conhecer a Deus. Levamos cativo todo pensamento rebelde e o ensinamos a obedecer a Cristo.
10:6
E, depois que vocês se tornarem inteiramente obedientes, estaremos prontos para punir todos que insistirem em desobedecer.
10:7
Vocês se preocupam apenas com o que é aparente. Aqueles que afirmam pertencer a Cristo devem reconhecer que pertencemos a Cristo tanto quanto eles.
10:8
Pode parecer que estou me orgulhando além do que deveria da autoridade que o Senhor nos deu, mas nossa autoridade visa edificar vocês, e não destruí-los. Portanto, não me envergonharei de usá-la.
10:9
Não é minha intenção assustar vocês com minhas cartas.
10:10
Pois alguns dizem: ´As cartas de Paulo são exigentes e enérgicas, mas em pessoa ele é fraco e seus discursos de nada valem`.
10:11
Essa gente deveria perceber que, quando estivermos presentes em pessoa, nossas ações serão tão enérgicas quanto aquilo que dizemos a distância, em nossas cartas.
10:12
Não nos atreveríamos a nos classificar como esses indivíduos nem a nos comparar com eles, que se julgam tão importantes. Ao se compararem apenas uns com os outros, usando a si mesmos como medida, só mostram como são ignorantes.
(PorAT) - 1848 - Almeida Antiga
10:1
ALEM disto eu Paulo mesmo, pela mansidão e benignidade de Christo, vos rogo, que presente em verdade sou baixo entre vós, porém ausente atrevido para comvosco:
10:2
Rogo pois, que quando estiver presente, não venha a ser atrevido com a confiança, de que ousadamente sou estimado usar com alguns, que nos estimão como se andassemos segundo a carne.
10:3
Porque andando em a carne, não militamos segundo a carne.
10:4
Porque as armas de nossa milicia não são carnaes, senão poderosas por Deos, para destruição de fortalezas.
10:5
Pois destruimos conselhos, e toda alteza que se levanta contra o conhecimento de Deos, e a todo entendimento levamos preso á obediencia de Christo.
10:6
E estamos prestes para vingar toda desobediencia, quando ja vossa obediencia for cumprida.
10:7
Attentais vós para o que está diante dos olhos? Se alguem de si mesmo confia que he de Christo, pense o tal outra vez isto comsigo mesmo, que como elle he de Christo, assim nós tambem somos de Christo.
10:8
Porque se eu tambem ainda mais me quizer gloriar de cousa alguma de nosso poder, o qual o Senhor nos deo para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei:
10:9
Para que não pareça como se vos quizéra espantar por cartas.
10:10
Porque as cartas (dizem) são em verdade graves e fortes, mas a presença do corpo he fraca, e a palavra desprezivel.
10:11
Isto pense o tal, que quaes somos em a palavra por cartas ausentes, taes somos tambem por obra presentes.
10:12
Porque não ousamos a nos contar; ou comparar com alguns, que a si mesmos se louvão: mas não entendem estes que se medem a si mesmos comsigo mesmos, e se compárão a si mesmos comsigo mesmos.
(PorAR) - Almeida Recebida
10:1
Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco;
10:2
sim, eu vos rogo que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar, com confiança, da ousadia que espero ter para com alguns que nos julgam como se andássemos segundo a carne.
10:3
Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne,
10:4
pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas;
10:5
derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;
10:6
e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.
10:7
Olhais para as coisas segundo a aparência. Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós o somos.
10:8
Pois, ainda que eu me glorie um tanto mais da nossa autoridade, a qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei;
10:9
para que eu não pareça como se quisera intimidar-vos por cartas.
10:10
Porque eles dizem: As cartas dele são graves e fortes, mas a sua presença corporal é fraca, e a sua palavra desprezível.
10:11
Considere o tal isto, que, quais somos no falar por cartas, estando ausentes, tais seremos também no fazer, estando presentes,
10:12
pois não ousamos contar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, estão sem entendimento.
(KJA) - King James Atualizada
10:1
E eu mesmo, Paulo, vos rogo pela paciência e bondade de Cristo; eu, que segundo dizem, quando vos confronto face a face sou ´humilde`, entretanto, quando ausente sou ´ousado` no falar;
10:2
suplico-vos que, quando estiver convosco, não seja obrigado a usar de rigor e audácia, tal como penso que ousarei agir, para com alguns que imaginam que nos conduzimos por padrões meramente humanos.
10:3
Porquanto, embora vivendo como seres humanos, não lutamos segundo os padrões deste mundo.
10:4
Pois as armas da nossa guerra não são terrenas, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas!
10:5
Destruímos vãs filosofias e a arrogância que tentam levar as pessoas para longe do conhecimento de Deus, e dominamos todo o pensamento carnal, para torná-lo obediente a Cristo.
10:6
E estaremos preparados para repreender qualquer atitude rebelde, assim que alcançardes a perfeita obediência.
10:7
Por hora, observais tão somente a aparência externa dos eventos. Se alguém está convicto de que pertence a Cristo, deveria considerar este fato: assim como essa pessoa, nós também somos propriedades de Cristo.
10:8
Pois ainda que eu tenha me gloriado um pouco mais da autoridade que o Senhor nos outorgou, não me envergonho desse sentimento, pois essa autoridade é para edificá-los e não para destruí-los.
10:9
Não desejo que vos pareça que minha intenção é amedrontá-los com minhas cartas.
10:10
Pois, como alardeiam alguns: ´as cartas dele são duras e exigentes, contudo ele pessoalmente não impressiona, e sua pregação é desprezível`.
10:11
Considerem tais pessoas que aquilo que somos em carta quando estamos distantes, seremos em atitudes, quando estivermos presentes.
10:12
Pois não ousamos igualarmo-nos ou compararmo-nos com alguns que se recomendam a si mesmos. Entretanto, estes, medindo-se e comparando-se entre si, demonstram quão faltos de sabedoria são.
Basic English Bible
10:1
Now I, Paul, myself make request to you by the quiet and gentle behaviour of Christ, I who am poor in spirit when with you, but who say what is in my mind to you without fear when I am away from you:
10:2
Yes, I make my request to you, so that when I am with you I may not have to make use of the authority which may be needed against some to whom we seem to be walking after the flesh.
10:3
For though we may be living in the flesh, we are not fighting after the way of the flesh
10:4
(For the arms with which we are fighting are not those of the flesh, but are strong before God for the destruction of high places);
10:5
Putting an end to reasonings, and every high thing which is lifted up against the knowledge of God, and causing every thought to come under the authority of Christ;
10:6
Being ready to give punishment to whatever is against his authority, after you have made it clear that you are completely under his control.
10:7
Give attention to the things which are before you. If any man seems to himself to be Christ's, let him keep in mind that we are as much Christ's as he is.
10:8
For though I might take pride in our authority (which the Lord gave for building you up, and not for your destruction), it will not be a cause of shame to me:
10:9
That I may not seem to have the desire of causing you fear by my letters.
10:10
For his letters, they say, have weight and are strong; but in body he is feeble, and his way of talking has little force.
10:11
Let those who say this keep in mind that, what we are in word by letters when we are away, so will we be in act when we are present.
10:12
For we will not make comparison of ourselves with some of those who say good things about themselves: but these, measuring themselves by themselves, and making comparison of themselves with themselves, are not wise.
New International Version
10:1
By the humility and gentleness of Christ, I appeal to you - I, Paul, who am "timid" when face to face with you, but "bold" toward you when away!
10:2
I beg you that when I come I may not have to be as bold as I expect to be toward some people who think that we live by the standards of this world.
10:3
For though we live in the world, we do not wage war as the world does.
10:4
The weapons we fight with are not the weapons of the world. On the contrary, they have divine power to demolish strongholds.
10:5
We demolish arguments and every pretension that sets itself up against the knowledge of God, and we take captive every thought to make it obedient to Christ.
10:6
And we will be ready to punish every act of disobedience, once your obedience is complete.
10:7
You are judging by appearances. Or [Look at the obvious facts] If anyone is confident that they belong to Christ, they should consider again that we belong to Christ just as much as they do.
10:8
So even if I boast somewhat freely about the authority the Lord gave us for building you up rather than tearing you down, I will not be ashamed of it.
10:9
I do not want to seem to be trying to frighten you with my letters.
10:10
For some say, "His letters are weighty and forceful, but in person he is unimpressive and his speaking amounts to nothing."
10:11
Such people should realize that what we are in our letters when we are absent, we will be in our actions when we are present.
10:12
We do not dare to classify or compare ourselves with some who commend themselves. When they measure themselves by themselves and compare themselves with themselves, they are not wise.
American Standard Version
10:1
Now I Paul myself entreat you by the meekness and gentleness of Christ, I who in your presence am lowly among you, but being absent am of good courage toward you:
10:2
yea, I beseech you, that I may not when present show courage with the confidence wherewith I count to be bold against some, who count of us as if we walked according to the flesh.
10:3
For though we walk in the flesh, we do not war according to the flesh
10:4
(for the weapons of our warfare are not of the flesh, but mighty before God to the casting down of strongholds),
10:5
casting down imaginations, and every high thing that is exalted against the knowledge of God, and bringing every thought into captivity to the obedience of Christ;
10:6
and being in readiness to avenge all disobedience, when your obedience shall be made full.
10:7
Ye look at the things that are before your face. If any man trusteth in himself that he is Christ's, let him consider this again with himself, that, even as he is Christ's, so also are we.
10:8
For though I should glory somewhat abundantly concerning our authority (which the Lord gave for building you up, and not for casting you down), I shall not be put to shame:
10:9
that I may not seem as if I would terrify you by my letters.
10:10
For, His letters, they say, are weighty and strong; but his bodily presence is weak, and his speech of no account.
10:11
Let such a one reckon this, that, what we are in word by letters when we are absent, such [are we] also in deed when we are present.
10:12
For we are not bold to number or compare ourselves with certain of them that commend themselves: but they themselves, measuring themselves by themselves, and comparing themselves with themselves, are without understanding.
(VLF) - Bíblia de Fácil tradução
Paulo defende o seu ministério
10:1
E eu mesmo, Paulo, que na verdade sou humilde quando estou pessoalmente entre vocês e ousado para com vocês quando estou ausente, faço um apelo: peço, pela mansidão e bondade de Cristo,
10:2
que eu não tenha que ser duro com vocês quando estiver aí. Peço que eu não tenha que usar a mesma dureza que acho que deveria usar contra algumas pessoas que pensam que nós vivemos de maneira mundana.
10:3
Porque, embora nós vivamos no mundo, não lutamos como o mundo luta.
10:4
Pois as armas que usamos na nossa luta não são do mundo. Ao contrário, elas têm o poder de Deus para destruir fortalezas. Com elas nós podemos destruir os argumentos falsos
10:5
e toda arrogância que se levante contra o conhecimento de Deus. Prendemos todo pensamento e o obrigamos a obedecer a Cristo.
10:6
Estamos prontos para castigar qualquer tipo de desobediência, mas antes queremos que vocês obedeçam completamente.
10:7
Olhem para os fatos diante de vocês! Se alguém tem certeza de que pertence a Cristo, então que se lembre de que, assim como ele pertence a Cristo, nós também pertencemos.
10:8
E se eu me orgulhar um pouco mais a respeito da autoridade que o Senhor nos deu para a edificação de vocês e não a destruição, eu não me envergonharei.
10:9
Pois não quero que pareça ser minha intenção assustar a vocês por meio das minhas cartas.
10:10
Alguém diz: “As cartas de Paulo são severas e pesadas. Mas ele é fraco quando está conosco e as suas palavras não valem nada”.
10:11
Mas essa pessoa deve saber o seguinte: não há diferença entre o que escrevemos quando estamos longe de vocês e o que faremos quando estivermos junto com vocês.
10:12
Nós não nos atrevemos a competir ou a nos comparar com certas pessoas que se julgam muito importantes. Elas se medem e se comparam umas com as outras e assim demonstram que não entendem o quanto são ignorantes.
(TB) - Tradução Brasileira
Paulo defende a sua autoridade
10:1
Eu, Paulo, por minha parte, vos exorto pela mansidão e clemência de Cristo, eu que, estando presente, sou humilde entre vós, porém, estando ausente, sou ousado para convosco;
10:2
sim, vos rogo que, estando eu presente, não seja ousado com a confiança com que me proponho ser atrevido para com alguns que nos julgam como se andássemos segundo a carne.
10:3
Pois, vivendo na carne, não militamos segundo a carne
10:4
(porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para demolição de fortalezas),
10:5
derrubando raciocínios e toda altura que se levanta contra a ciência de Deus, e levando a cativeiro todo pensamento para a obediência a Cristo,
10:6
e estando prontos para punir toda desobediência, quando a vossa obediência for cumprida.
10:7
Olhais as coisas segundo a aparência. Se alguém confia em si que é de Cristo, julgue isso consigo outra vez, que, assim como ele é de Cristo, assim também nós o somos.
10:8
Pois, mesmo se me gloriar algum tanto mais acerca da nossa autoridade, que o Senhor deu para edificação e não para destruição vossa, não serei envergonhado,
10:9
para que não pareça querer eu atemorizar-vos por minhas cartas.
10:10
Pois, na verdade, as suas cartas, dizem, são graves e fortes, mas sua presença corporal é fraca, e a sua palavra desprezível.
10:11
Considere o tal isto: que quais somos em palavras por cartas, quando ausentes, tais também seremos em ações, quando presentes.
10:12
Não ousamos contar-nos entre alguns que se louvam a si mesmos, nem comparar-nos com eles; mas eles, medindo-se entre si mesmos e comparando-se consigo mesmos, não têm inteligência.
(BJ) - 1981 - Bíblia de Jerusalém
III. Apologia de Paulo - Resposta à acusação de fraqueza
10:1
Eu mesmo, Paulo, vos exorto pela mansidão e pela bondade de Cristo — eu tão humilde quando estou entre vós face a face, mas tão ousado quando estou longe.
10:2
Rogo-vos, não me obrigueis, quando estiver presente, a mostrar-me ousado, recorrendo à audácia com que tenciono agir contra aqueles que nos julgam como se nos comportássemos segundo critérios carnais.
10:3
Embora vivamos na carne, não militamos segundo a carne.
10:4
Na verdade, as armas com que combatemos não são carnais, mas têm, ao serviço de Deus, o poder de destruir fortalezas. Destruímos os raciocínios presunçosos
10:5
e todo poder altivo que se levanta contra o conhecimento de Deus. Tornamos cativo todo pensamento para levá-lo a obedecer a Cristo,
10:6
e estamos prontos a punir toda desobediência desde que a vossa obediência seja perfeita.
10:7
Olhai as coisas frente a frente. Se alguém está convicto de pertencer a Cristo, tome consciência uma vez por todas de que, assim como ele pertence a Cristo, nós também lhe pertencemos.
10:8
E ainda que eu me gloriasse um pouco mais do poder que Deus nos deu para a vossa edificação, e não para a vossa destruição, eu não me envergonharia por isso.
10:9
Não quero dar a impressão de incutir-vos medo por minhas cartas,
10:10
pois as cartas, dizem, são severas e enérgicas, mas ele, uma vez presente, é um homem fraco e a sua linguagem é desprezível".
10:11
Quem assim fala tome consciência de que tais como somos pela linguagem e por cartas quando estamos ausentes, tais seremos por nossos atos quanto estivermos presentes.
Resposta à acusação de ambição
10:12
Não temos a ousadia de nos igualar ou de nos comparar a alguns que recomendam a si mesmos. Medindo-se a si mesmos segundo a sua medida e comparando-se a si mesmos, tornam- se insensatos.
(BGB) - Bíblia Grega Bereana
10:1
Αὐτὸς δὲ ἐγὼ Παῦλος παρακαλῶ ὑμᾶς διὰ τῆς πραΰτητος καὶ ἐπιεικείας τοῦ Χριστοῦ, ὃς κατὰ πρόσωπον μὲν ταπεινὸς ἐν ὑμῖν, ἀπὼν δὲ θαρρῶ εἰς ὑμᾶς·
10:2
δέομαι δὲ τὸ μὴ παρὼν θαρρῆσαι τῇ πεποιθήσει ᾗ λογίζομαι τολμῆσαι ἐπί τινας τοὺς λογιζομένους ἡμᾶς ὡς κατὰ σάρκα περιπατοῦντας.
10:3
ἐν σαρκὶ γὰρ περιπατοῦντες οὐ κατὰ σάρκα στρατευόμεθα—
10:4
τὰ γὰρ ὅπλα τῆς στρατείας ἡμῶν οὐ σαρκικὰ ἀλλὰ δυνατὰ τῷ θεῷ πρὸς καθαίρεσιν ὀχυρωμάτων— λογισμοὺς καθαιροῦντες
10:5
καὶ πᾶν ὕψωμα ἐπαιρόμενον κατὰ τῆς γνώσεως τοῦ θεοῦ, καὶ αἰχμαλωτίζοντες πᾶν νόημα εἰς τὴν ὑπακοὴν τοῦ Χριστοῦ,
10:6
καὶ ἐν ἑτοίμῳ ἔχοντες ἐκδικῆσαι πᾶσαν παρακοήν, ὅταν πληρωθῇ ὑμῶν ἡ ὑπακοή.
10:7
Τὰ κατὰ πρόσωπον βλέπετε. εἴ τις πέποιθεν ἑαυτῷ Χριστοῦ εἶναι, τοῦτο λογιζέσθω πάλιν ⸀ἐφ’ ἑαυτοῦ ὅτι καθὼς αὐτὸς Χριστοῦ οὕτως καὶ ⸀ἡμεῖς.
10:8
ἐάν ⸀τε ⸀γὰρ περισσότερόν τι καυχήσωμαι περὶ τῆς ἐξουσίας ἡμῶν, ἧς ἔδωκεν ὁ ⸀κύριος εἰς οἰκοδομὴν καὶ οὐκ εἰς καθαίρεσιν ὑμῶν, οὐκ αἰσχυνθήσομαι,
10:9
ἵνα μὴ δόξω ὡς ἂν ἐκφοβεῖν ὑμᾶς διὰ τῶν ἐπιστολῶν·
10:10
ὅτι Αἱ ⸂ἐπιστολαὶ μέν⸃, φησίν, βαρεῖαι καὶ ἰσχυραί, ἡ δὲ παρουσία τοῦ σώματος ἀσθενὴς καὶ ὁ λόγος ἐξουθενημένος.
10:11
τοῦτο λογιζέσθω ὁ τοιοῦτος, ὅτι οἷοί ἐσμεν τῷ λόγῳ δι’ ἐπιστολῶν ἀπόντες, τοιοῦτοι καὶ παρόντες τῷ ἔργῳ.
10:12
Οὐ γὰρ τολμῶμεν ἐγκρῖναι ἢ συγκρῖναι ἑαυτούς τισιν τῶν ἑαυτοὺς συνιστανόντων· ἀλλὰ αὐτοὶ ἐν ἑαυτοῖς ἑαυτοὺς μετροῦντες καὶ συγκρίνοντες ἑαυτοὺς ἑαυτοῖς οὐ συνιᾶσιν.
(BKJ) - Bíblia King James - Fiel 1611
10:1
Ora, eu mesmo, Paulo, vos rogo, pela mansidão e suavidade de Cristo, eu que, quando presente, sou humilde entre vós, mas estando ausente, sou ousado para convosco;
10:2
rogo-vos, pois, para que não seja necessário ser ousado quando presente, com a confiança na qual penso ser ousado com alguns, que nos julgam, como se andássemos segundo a carne.
10:3
Porque, embora andando na carne, não guerreamos segundo a carne;
10:4
(porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para a destruição das fortalezas);
10:5
destruindo imaginações, e toda a altivez que se exalta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo;
10:6
e estando prontos para vingar toda a desobediência, quando a vossa obediência for cumprida.
10:7
Olhais para as coisas segundo a aparência exterior? Se algum homem confia em si mesmo que ele é de Cristo, pense isto por si mesmo outra vez, que, assim como ele é de Cristo, também nós somos de Cristo.
10:8
Porque, embora eu me glorie um pouco mais de nossa autoridade, a qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, eu não me envergonharei;
10:9
Para que eu não possa parecer como se eu vos aterrorizasse por cartas.
10:10
Porque as suas cartas, eles dizem, são pesadas e poderosas, mas a sua presença do corpo é fraca, e o seu discurso desprezível.
10:11
Considere o tal isto, que, assim como somos na palavra por cartas, quando estamos ausentes, tais também seremos em ações, quando estivermos presentes.
10:12
Porque não ousamos contar-nos, ou comparar-nos com alguns que se recomendam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, não são sábios.
(LTT) Bíblia Literal do Texto Tradicional
Paulo defende a sua autoridade apostólica e espiritual.
10:1
10:2
Rogo-vos, porém, que, quando estando eu presente, não seja necessário exercitar eu coragem, com a confiança que conto ter, de usar- de- ousadia contra alguns, os quais estão nos contando como se segundo a carne estivéssemos andando.
10:3
Porque nós, embora na carne andando, não segundo a carne estamos guerreando.
10:4
Porque as armas do nosso guerrear não são carnais: ao contrário, poderosas são, por- ação- de Deus, para a destruição das fortalezas;
10:5
Aos raciocínios- da- imaginação destruindo (e à toda a altivez que está se levantando contra o conhecimento de Deus) e levando cativo todo o pensamento para dentro da obediência a ① o Cristo;
10:6
E em prontidão nos tendo para (espiritualmente) castigar toda a desobediência (de alguns) , quando for completada a vossa obediência.
10:7
10:8
10:9
10:10
10:11
10:12
Porque não estamos ousando nos classificar entre (ou nos comparar mesmos em relação a) alguns, os quais a si mesmos estão louvando. Mas estes (por instrumentalidade de si mesmos medindo a si mesmos, e comparando-se consigo mesmos) não são sábios ① .
(BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
III. Apologia de Paulo[b]
Resposta à acusação de fraqueza
10:1
Eu mesmo, Paulo, vos exorto pela mansidão e pela bondade de Cristo - eu tão humilde quando estou entre vós face a face, mas tão ousado quando estou longe.[c]
10:2
Rogo-vos, não me obrigueis, quando estiver presente, a mostrar-me ousado, recorrendo à audácia com que tenciono agir contra aqueles que nos julgam como se nos comportássemos segundo critérios carnais.
10:3
Embora vivamos na carne, não militamos segundo a carne.
10:4
Na verdade, as armas com que combatemos não são carnais, mas têm, ao serviço de Deus,[d] o poder de destruir fortalezas. Destruímos os raciocínios presunçosos
10:5
e todo poder altivo que se levanta contra o conhecimento de Deus. Tornamos cativo todo pensamento para levá-lo a obedecer a Cristo,
10:6
e estamos prontos a punir toda desobediência desde que a vossa obediência seja perfeita.
10:7
Olhai as coisas frente a frente.[e] Se alguém está convicto de pertencer a Cristo,[f] tome consciência uma vez por todas de que, assim como ele pertence a Cristo, nós também lhe pertencemos.
10:8
E ainda que eu me gloriasse um pouco mais do poder que Deus nos deu para a vossa edificação, e não para a vossa destruição, eu não me envergonharia por isso.
10:9
Não quero dar a impressão de incutir-vos medo por minhas cartas,[g]
10:10
"pois as cartas, dizem, são severas e enérgicas, mas ele, uma vez presente, é um homem fraco e a sua linguagem é desprezível".
10:11
Quem assim fala tome consciência de que tais como somos pela linguagem e por cartas quando estamos ausentes, tais seremos por nossos atos quanto estivermos presentes.
Resposta à acusação de ambição
10:12
Não temos a ousadia de nos igualar ou de nos comparar a alguns que recomendam a si mesmos. Medindo-se a si mesmos segundo a sua medida e comparando-se a si mesmos, tornam-se insensatos.
Notas de Rodapé da (BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
10:1
[b]
A brusca mudança de tema e de tom surpreende. Veja a explicação sugerida na 1ntrodução. Pode-se também conjeturar uma longa interrupção no ditado desta carta, interrupção durante a qual Paulo tera recebido novas informações sobre o estado de espírito dos coríntios e os sentimentos dos mesmos em relação a ele (cf. 10,1.10; 12,16.20).
10:1
[c]
Alusão às criticas irônicas dos adversários (cf. v. 10).
10:4
[d]
Ou: "aos olhos de Deus".
10:7
[e]
Ou: "Vós considerais as aparências."
10:7
[f]
Seja alguém do "partido de Cristo" de 1Cor 1,12+, seja, antes, algum dos fiéis que reivindicavam o monopólio da fidelidade a Cristo.
10:9
[g]
Subentenda-se: "unicamente". Não julgassem os coríntios que a severidade de Paulo era meramente verbal (cf. v. 11).(VULG) - Vulgata Latina
10:1
10:2
Rogo autem vos ne præsens audeam per eam confidentiam, qua existimor audere in quosdam, qui arbitrantur nos tamquam secundum carnem ambulemus.
10:3
In carne enim ambulantes, non secundum carnem militamus.
10:4
Nam arma militiæ nostræ non carnalia sunt, sed potentia Deo ad destructionem munitionum, consilia destruentes,
10:5
et omnem altitudinem extollentem se adversus scientiam Dei, et in captivitatem redigentes omnem intellectum in obsequium Christi,
10:6
et in promptu habentes ulcisci omnem inobedientiam, cum impleta fuerit vestra obedientia.
10:7
10:8
Nam etsi amplius aliquid gloriatus fuero de potestate nostra, quam dedit nobis Dominus in ædificationem, et non in destructionem vestram, non erubescam.
10:9
Ut autem non existimer tamquam terrere vos per epistolas :
10:10
quoniam quidem epistolæ, inquiunt, graves sunt et fortes : præsentia autem corporis infirma, et sermo contemptibilis :
10:11
hoc cogitet qui ejusmodi est, quia quales sumus verbo per epistolas absentes, tales et præsentes in facto.
10:12
Pesquisando por II Coríntios 10:1-12 nas obras literárias.
Procurar Vídeos Sobre II Coríntios 10:1
Referências em Livro Espírita
Emmanuel
Referências em Outras Obras
Não foram encontradas referências para II Coríntios 10:1-12 em Outras Obras.
Comentários
Beacon
Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadoresChamplin
Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin é cristão de cunho protestanteGenebra
Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)Matthew Henry
Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.Wesley
Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo AnglicanoWiersbe
Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor CalvinistaRussell Shedd
Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.NVI F. F. Bruce
Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da BíbliaFrancis Davidson
O Novo Comentário da Bíblia, por Francis DavidsonJohn MacArthur
Comentario de John Fullerton MacArthur Jr, Novo Calvinista, com base batista conservadoraBarclay
O NOVO TESTAMENTO Comentado por William Barclay, pastor da Igreja da EscóciaEsta é uma área reservada para apresentar os materiais enviados pelos colaboradores.
Colaboradores
Contribua conosco. Envie seus estudos sobre II Coríntios 10:1-12.
Podem ser texto, planilha, áudio, apresentação ou vídeo.
Enviar meu Material
Referências Bíblicas de II Coríntios 10:1-12
Como a bíblia foi escrita por diversos autores e em períodos e regiões diferentes, a ocorrência de conteúdo cruzado é um ponto útil para o estudo já que explica o texto com referências da própria bíblia.
Ver referências