Versões:
(ARA) - 1993 - Almeida Revisada e Atualizada
Demétrio excita grande tumulto
19:23
Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho.
19:24
Pois um ourives, chamado Demétrio, que fazia, de prata, nichos de Diana e que dava muito lucro aos artífices,
19:25
convocando-os juntamente com outros da mesma profissão, disse-lhes: Senhores, sabeis que deste ofício vem a nossa prosperidade
19:26
e estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando não serem deuses os que são feitos por mãos humanas.
19:27
Não somente há o perigo de a nossa profissão cair em descrédito, como também o de o próprio templo da grande deusa, Diana, ser estimado em nada, e ser mesmo destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo adoram.
19:28
Ouvindo isto, encheram-se de furor e clamavam: Grande é a Diana dos efésios!
19:29
Foi a cidade tomada de confusão, e todos, à uma, arremeteram para o teatro, arrebatando os macedônios Gaio e Aristarco, companheiros de Paulo.
19:30
Querendo este apresentar-se ao povo, não lhe permitiram os discípulos.
19:31
Também asiarcas, que eram amigos de Paulo, mandaram rogar-lhe que não se arriscasse indo ao teatro.
19:32
Uns, pois, gritavam de uma forma; outros, de outra; porque a assembleia caíra em confusão. E, na sua maior parte, nem sabiam por que motivo estavam reunidos.
19:33
Então, tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo-o os judeus para a frente. Este, acenando com a mão, queria falar ao povo.
19:34
Quando, porém, reconheceram que ele era judeu, todos, a uma voz, gritaram por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios!
19:35
O escrivão da cidade, tendo apaziguado o povo, disse: Senhores, efésios: quem, porventura, não sabe que a cidade de Éfeso é a guardiã do templo da grande Diana e da imagem que caiu de Júpiter?
19:36
Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos mantenhais calmos e nada façais precipitadamente;
19:37
porque estes homens que aqui trouxestes não são sacrílegos, nem blasfemam contra a nossa deusa.
19:38
Portanto, se Demétrio e os artífices que o acompanham têm alguma queixa contra alguém, há audiências e procônsules; que se acusem uns aos outros.
19:39
Mas, se alguma outra coisa pleiteais, será decidida em assembleia regular.
19:40
Porque também corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não havendo motivo algum que possamos alegar para justificar este ajuntamento.
19:41
E, havendo dito isto, dissolveu a assembleia.
(ARC) - 1969 - Almeida Revisada e Corrigida
19:23
E, naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço, acerca do Caminho.
19:24
Porque um certo ourives da prata, por nome Demétrio, que fazia de prata nichos de Diana, dava não pouco lucro aos artífices,
19:25
Aos quais, havendo-os ajuntado com os oficiais de obras semelhantes, disse: Varões, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade;
19:26
E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos.
19:27
E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram a ser destruída.
19:28
E, ouvindo-o, encheram-se de ira, e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios.
19:29
E encheu-se de confusão toda a cidade, e unânimes correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem.
19:30
E, querendo Paulo apresentar-se ao povo, não lho permitiram os discípulos.
19:31
E também alguns dos principais da Ásia, que eram seus amigos, lhe rogaram que não se apresentasse no teatro.
19:32
Uns pois clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado.
19:33
Então tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo-o os judeus para diante; e Alexandre, acenando com a mão, queria dar razão disto ao povo.
19:34
Mas quando conheceram que era judeu, todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios.
19:35
Então o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Varões efésios, qual é o homem que não sabe que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que desceu de Júpiter?
19:36
Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos aplaqueis, nada façais temerariamente;
19:37
Porque estes homens que aqui trouxestes nem são sacrílegos nem blasfemam da vossa deusa.
19:38
Mas, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma coisa contra alguém, há audiências e há procônsules: que se acusem uns aos outros;
19:39
E, se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítimo ajuntamento.
19:40
Na verdade até corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não havendo causa alguma com que possamos justificar este concurso.
19:41
E, tendo dito isto, despediu o ajuntamento.
(ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida
19:23
Naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho.
19:24
Porque um certo ourives da prata, por nome Demétrio, que fazia, de prata, nichos de Diana, dava não pouco lucro aos artífices,
19:25
aos quais, havendo-os ajuntado com os oficiais de obras semelhantes, disse: Varões, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade;
19:26
e bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos.
19:27
Não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram a ser destruída.
19:28
Ouvindo isto, encheram-se de ira e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios!
19:29
E encheu-se de confusão toda a cidade, e unânimes correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem.
19:30
E, querendo Paulo apresentar-se ao povo, não lho permitiram os discípulos.
19:31
Também alguns dos principais da Ásia, que eram seus amigos, lhe rogaram que não se apresentasse no teatro.
19:32
Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros, de outra, porque o ajuntamento era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado.
19:33
Então, tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo-o os judeus para diante; e Alexandre, acenando com a mão, queria dar razão disto ao povo.
19:34
Mas, quando conheceram que era judeu, todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios!
19:35
Então, o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Varões efésios, qual é o homem que não sabe que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana e da imagem que desceu de Júpiter?
19:36
Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos aplaqueis e nada façais temerariamente;
19:37
porque estes homens que aqui trouxestes nem são sacrílegos nem blasfemam da vossa deusa.
19:38
Mas, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma coisa contra alguém, há audiências e há procônsules; que se acusem uns aos outros.
19:39
Mas, se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítimo ajuntamento.
19:40
Na verdade, até corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não havendo causa alguma com que possamos justificar este concurso.
19:41
E, tendo dito isto, despediu o ajuntamento.
(NAA) - 2017 - Nova Almeida Aualizada
O tumulto em Éfeso
19:23
Por esse tempo, houve grande tumulto em Éfeso por causa do Caminho.
19:24
Pois um ourives, chamado Demétrio, que fazia modelos de prata do templo de Diana e que dava muito lucro aos artífices,
19:25
convocando-os juntamente com outros do mesmo ofício, disse-lhes: - Senhores, vocês sabem que a nossa prosperidade vem deste ofício.
19:26
E agora vocês estão vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a província da Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando que os deuses feitos por mãos humanas não são deuses de verdade.
19:27
Não somente há o perigo de que o nosso negócio caia em descrédito, como também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja considerado sem valor, e que até venha a ser destruída a majestade daquela que toda a província da Ásia e o mundo adoram.
19:28
Ouvindo isto, ficaram furiosos e começaram a gritar: - Grande é a Diana dos efésios!
19:29
A confusão se espalhou pela cidade, e todos juntos foram correndo para o teatro, arrastando consigo os macedônios Gaio e Aristarco, companheiros de Paulo.
19:30
Quando Paulo quis apresentar-se ao povo, os discípulos não o permitiram.
19:31
Também algumas autoridades da província, que eram amigos de Paulo, mandaram um recado, pedindo que ele não se arriscasse indo ao teatro.
19:32
Uns, pois, gritavam de uma forma; outros, de outra; porque a assembleia tinha virado uma confusão. E, na sua maior parte, nem sabiam por que motivo estavam reunidos.
19:33
Então tiraram Alexandre do meio da multidão, e os judeus o empurraram para a frente. Este, acenando com a mão, queria falar ao povo.
19:34
Quando, porém, reconheceram que ele era judeu, todos, a uma voz, gritaram durante quase duas horas: - Grande é a Diana dos efésios!
19:35
O escrivão da cidade, tendo apaziguado o povo, disse: - Senhores efésios, quem não sabe que a cidade de Éfeso é a guardiã do templo da grande Diana e da imagem que caiu do céu?
19:36
Ora, não podendo isto ser contestado, convém que vocês se mantenham calmos e não façam nada de forma precipitada;
19:37
porque estes homens que vocês trouxeram para cá não profanaram o templo, nem blasfemam contra a nossa deusa.
19:38
Portanto, se Demétrio e os artífices que o acompanham têm alguma queixa contra alguém, saibam que existem os tribunais e os procônsules; que se acusem uns aos outros ali.
19:39
Mas, se vocês estão pleiteando alguma outra coisa, isso será decidido em assembleia regular.
19:40
Porque também corremos o risco de sermos, hoje, acusados de revolta, não havendo motivo algum que possamos alegar para justificar este ajuntamento.
19:41
E, havendo dito isto, dissolveu a assembleia.
(NTLH) - 2000 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje
19:23
Foi nessa ocasião que houve na cidade de Éfeso uma grande desordem por causa do Caminho do Senhor.
19:24
Um ourives chamado Demétrio fazia pequenos modelos de prata do templo da deusa Diana, e o seu negócio dava muito lucro aos que trabalhavam com ele.
19:25
Então ele chamou estes e outros da mesma profissão e disse:
- Meus amigos, vocês sabem que a nossa riqueza vem deste nosso ofício.
19:26
Vocês mesmos podem ver e ouvir o que esse tal de Paulo está fazendo. Ele afirma que os deuses feitos por mãos humanas não são deuses de verdade. E está conseguindo convencer muita gente, tanto daqui como de quase toda a província da Ásia.
19:27
Assim nós estamos correndo o perigo de ver o povo rejeitar o nosso negócio. E não é só isso. Existe o perigo de o templo da grande deusa Diana não ficar valendo mais nada e também de ser destruída a grandeza dessa deusa adorada por todos na Ásia e no mundo inteiro.
19:28
Quando a multidão ouviu isso, ficou furiosa e começou a gritar:
- Viva a grande Diana de Éfeso!
19:29
E a confusão se espalhou por toda a cidade. A multidão agarrou Gaio e Aristarco, dois macedônios que viajavam com Paulo, e os arrastou até o teatro.
19:30
Paulo queria falar ao povo, mas os irmãos não deixaram.
19:31
Alguns altos funcionários daquela província, que eram amigos de Paulo, mandaram a ele um recado, pedindo que não fosse ao teatro.
19:32
Naquela altura dos acontecimentos a multidão que se achava no teatro estava em completa desordem: uns gritavam uma coisa, e outros gritavam outra, pois a maioria nem sabia por que estava ali.
19:33
Algumas pessoas ficaram pensando que Alexandre era o culpado, pois os judeus o obrigaram a ir e ficar lá na frente. Aí Alexandre fez um sinal com a mão e tentou falar para se defender diante do povo.
19:34
Mas, quando perceberam que ele era judeu, ficaram gritando todos juntos a mesma coisa durante duas horas:
- Viva a grande Diana de Éfeso!
19:35
Finalmente o secretário da prefeitura da cidade conseguiu acalmar o povo. Ele disse o seguinte:
- Cidadãos de Éfeso! Todos sabem que a nossa cidade é a guardadora do templo da grande Diana e da pedra sagrada que caiu do céu.
19:36
Ninguém pode negar isso. Assim fiquem calmos e não façam nada sem pensar bem.
19:37
Vocês trouxeram aqui estes homens, mas eles não assaltaram o templo, nem ofenderam a nossa deusa.
19:38
Se Demétrio e os seus ajudantes têm alguma acusação contra alguém, eles podem apresentar suas acusações no tribunal, pois para isso há dias certos de reunião, e também existem os governadores.
19:39
Porém, se vocês querem mais alguma coisa, isso será tratado na reunião do povo, convocada de acordo com a lei.
19:40
Pois corremos o risco de sermos acusados de revolta, por causa do que está acontecendo hoje. Não há motivo para toda esta confusão. E nós não poderíamos justificar tudo isso.
19:41
Depois de dizer essas palavras, ele terminou a reunião.
(NVI) - Nova Versão Internacional
O Tumulto em Éfeso
19:23
Naquele tempo houve um grande tumulto por causa do Caminho.
19:24
Um ourives chamado Demétrio, que fazia miniaturas de prata do templo de Ártemis e que dava muito lucro aos artífices,
19:25
reuniu-os juntamente com os trabalhadores dessa profissão e disse: "Senhores, vocês sabem que temos uma boa fonte de lucro nesta atividade
19:26
e estão vendo e ouvindo como este indivíduo, Paulo, está convencendo e desviando grande número de pessoas aqui em Éfeso e em quase toda a província da Ásia. Diz ele que deuses feitos por mãos humanas não são deuses.
19:27
Não somente há o perigo de nossa profissão perder sua reputação, mas também de o templo da grande deusa Ártemis cair em descrédito e de a própria deusa, adorada em toda a província da Ásia e em todo o mundo, ser destituída de sua majestade divina".
19:28
Ao ouvirem isso, eles ficaram furiosos e começaram a gritar: "Grande é a Ártemis dos efésios! "
19:29
Em pouco tempo a cidade toda estava em tumulto. O povo foi às pressas para o teatro, arrastando os companheiros de viagem de Paulo, os macedônios Gaio e Aristarco.
19:30
Paulo queria apresentar-se à multidão, mas os discípulos não o permitiram.
19:31
Alguns amigos de Paulo dentre as autoridades da província chegaram a mandar-lhe um recado, pedindo-lhe que não se arriscasse a ir ao teatro.
19:32
A assembléia estava em confusão: uns gritavam uma coisa, outros gritavam outra. A maior parte do povo nem sabia por que estava ali.
19:33
Alguns da multidão julgaram que Alexandre era a causa do tumulto, quando os judeus o empurraram para frente. Ele fez sinal pedindo silêncio, com a intenção de fazer sua defesa diante do povo.
19:34
Mas quando ficaram sabendo que ele era judeu, todos gritaram a uma só voz durante cerca de duas horas: "Grande é a Ártemis dos efésios! "
19:35
O escrivão da cidade acalmou a multidão e disse: "Efésios, quem não sabe que a cidade de Éfeso é a guardiã do templo da grande Ártemis e da sua imagem que caiu do céu?
19:36
Portanto, visto que estes fatos são inegáveis, acalmem-se e não façam nada precipitadamente.
19:37
Vocês trouxeram estes homens aqui, embora eles não tenham roubado templos nem blasfemado contra a nossa deusa.
19:38
Se Demétrio e seus companheiros de profissão têm alguma queixa contra alguém, os tribunais estão abertos, e há procônsules. Eles que apresentem suas queixas ali.
19:39
Se há mais alguma coisa que vocês desejam apresentar, isso será decidido em assembléia, conforme a lei.
19:40
Da maneira como está, corremos o perigo de sermos acusados de perturbar a ordem pública por causa dos acontecimentos de hoje. Nesse caso, não seríamos capazes de justificar este tumulto, visto que não há razão para tal".
19:41
E, tendo dito isso, encerrou a assembléia.
(NVT) - Nova Versão Transformadora
O tumulto em Éfeso
19:23
Por essa época, houve enorme tumulto em Éfeso por causa do Caminho.
19:24
Começou com Demétrio, ourives que fabricava modelos de prata do templo da deusa grega Ártemis e que empregava muitos artífices.
19:25
Ele os reuniu a outros que trabalhavam em ofícios semelhantes e disse: ´Senhores, vocês sabem que nossa prosperidade vem deste empreendimento.
19:26
Mas, como vocês viram e ouviram, esse sujeito, Paulo, convenceu muita gente de que deuses feitos por mãos humanas não são deuses de verdade. Fez isso não apenas aqui em Éfeso, mas em toda a província.
19:27
Claro que não me refiro apenas à perda do respeito público por nossa atividade. Também me preocupa que o templo da grande deusa Ártemis perca sua influência e que esta deusa magnífica, adorada em toda a província da Ásia e ao redor do mundo, seja destituída de seu grande prestígio!`.
19:28
Ao ouvir isso, ficaram furiosos e começaram a gritar: ´Grande é Ártemis dos efésios!`.
19:29
Em pouco tempo, a cidade toda estava uma confusão. O povo correu para o anfiteatro, arrastando os macedônios Gaio e Aristarco, companheiros de viagem de Paulo.
19:30
Ele também quis entrar, mas os discípulos não permitiram.
19:31
Alguns amigos de Paulo, oficiais da província, também lhe enviaram um recado no qual suplicaram que não arriscasse a vida entrando no anfiteatro.
19:32
Lá dentro, em polvorosa, o povo todo gritava, e cada um dizia uma coisa. Na verdade, a maioria nem sabia por que estava ali.
19:33
Entre a multidão, os judeus empurraram Alexandre para a frente e ordenaram que explicasse a situação. Ele fez sinal pedindo silêncio e tentou falar.
19:34
No entanto, quando a multidão percebeu que ele era judeu, começou a gritar novamente e continuou por cerca de duas horas: ´Grande é Ártemis dos efésios!`.
19:35
Por fim, o escrivão da cidade conseguiu acalmar a multidão e disse: ´Cidadãos de Éfeso, todos sabem que Éfeso é a guardiã do templo da grande Ártemis, cuja imagem caiu do céu para nós.
19:36
Portanto, sendo este um fato inegável, acalmem-se e não façam nada precipitadamente.
19:37
Vocês trouxeram estes homens aqui, mas eles não roubaram nada do templo nem disseram coisa alguma contra nossa deusa.
19:38
´Se Demétrio e seus artífices têm alguma queixa contra eles, os tribunais estão abertos e há oficiais disponíveis para ouvir o caso. Que façam acusações formais.
19:39
E, se há outras queixas que desejam apresentar, elas podem ser resolvidas em assembleia, conforme a lei.
19:40
Corremos o perigo de ser acusados de provocar desordem, pois não há motivo para este tumulto. E, se exigirem de nós uma explicação, não teremos o que dizer`.
19:41
Então os despediu, e a multidão se dispersou.
(PorAT) - 1848 - Almeida Antiga
19:23
Porem naquelle mesmo tempo houve hum alvoroço não pequeno á cerca do caminho do Senhor.
19:24
Porque hum certo ourives da prata, por nome Demetrio, que de prata fazia templos de Diana, dava aos artifices não pouca ganancia.
19:25
Aos quaes, havendo-os ajuntado com os officiaes de semelhantes cousas, disse: Varoens, bem sabeis vós que deste officio temos nossa prosperidade.
19:26
E bem vêdes, e ouvis, que este Paulo, não somente em Epheso, mas até quasi em toda Asia, tem persuadido e apartado huma grande multidão, dizendo, que não são Deoses os que com as mãos se fazem.
19:27
E não somente ha perigo de que isto se nos torne em desprezo, porém tambem que até o mesmo templo da grande Deosa Diana estimado seja em nada; e que sua magestade, a qual toda a Asia, e o mundo universo venera, venha a ser destruida.
19:28
E ouvindo estas cousas, enchêrãose de ira, e clamarão, dizendo: grande he a Diana dos Ephesios.
19:29
E toda a cidade se encheo de confusão, e unanimes arremetêrão ao Theatro, arrebatando comsigo a Gayo, e a Aristarcho, Macedonios, companheiros He Paulo na viagem.
19:30
E querendo Paulo sahir ao povo, os discipulos lho não permittirão.
19:31
E tambem alguns dos Maioraes de Asia, que erão seus amigos, enviãrão a elle, rogando-lhe, que se não apresentasse no Theatro.
19:32
Clamávão pois, huns de huma, outros de outra maneira: porque o ajuntamento era confuso; e os mais não sabião por que causa se ajuntárão.
19:33
E tirárão fora da multidão a Alexandre, impellindo-o os Judeos para diante: e acenando Alexandre com a mão, queria dar razão disto ao povo.
19:34
Porém entendendo que era Judeo, levantou-se huma voz de todos, clamando por quasi espaço de duas horas: grande he a Diana dos Ephesios.
19:35
E apaziguando o Escrivão da Cidade a multidão, disse: Varoens Ephesios, qual he o homem que não saiba, que a cidade dos Ephesios he a guardadora do Templo da grande Deosa Diana, e da imagem que desceo de Jupiter.
19:36
Assim que pois isto não pode ser contradito, convem que vos aplaqueis, e que nada temerariamente façais.
19:37
Porque trouxestes aqui a estes homens, que nem são sacrilegos, nem blasfemão de vossa Deosa.
19:38
Que se Demetrio, e os artifices que com elle estão, contra alguem tem algum negocio; Audiencias se dão, e Proconsules ha, huns aos outros se accusem.
19:39
E se outra alguma cousa demandais, em legitimo ajuntamento se averiguará.
19:40
Que perigo corremos de que por hoje de sedição sejamos accusados: não havendo causa nenhuma porque deste concurso possamos dar alguma razão.
19:41
E havendo dito isto, despedio ao ajuntamento.
(PorAR) - Almeida Recebida
19:23
Por esse tempo houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho.
19:24
Porque certo ourives, por nome Demétrio, que fazia da prata miniaturas do templo de Diana, proporcionava não pequeno negócio aos artífices,
19:25
os quais ele ajuntou, bem como os oficiais de obras semelhantes, e disse: Senhores, vós bem sabeis que desta indústria nos vem a prosperidade,
19:26
e estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas.
19:27
E não somente há perigo de que esta nossa profissão caia em descrédito, mas também que o templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo mesmo a ser destituída da sua majestade aquela a quem toda a Ásia e o mundo adoram.
19:28
Ao ouvirem isso, encheram-se de ira, e clamavam, dizendo: Grande é a Diana dos efésios!
19:29
A cidade encheu-se de confusão, e todos à uma correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem.
19:30
Querendo Paulo apresentar-se ao povo, os discípulos não lho permitiram.
19:31
Também alguns dos principais da Ásia, sendo amigos dele, mandaram rogar-lhe que não se arriscasse a ir ao teatro.
19:32
Uns, pois, gritavam de um modo, outros de outro; porque a assembleia estava em confusão, e a maior parte deles nem sabia por que causa se tinham ajuntado.
19:33
Então tiraram dentre a turba a Alexandre, a quem os judeus impeliram para a frente; e Alexandre, acenando com a mão, queria apresentar uma defesa ao povo.
19:34
Mas quando perceberam que ele era judeu, todos a uma voz gritaram por quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios!
19:35
Havendo o escrivão conseguido apaziguar a turba, disse: Varões efésios, que homem há que não saiba que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que caiu de Júpiter?
19:36
Ora, visto que estas coisas não podem ser contestadas, convém que vos aquieteis e nada façais precipitadamente.
19:37
Porque estes homens que aqui trouxestes, nem são sacrílegos nem blasfemadores da nossa deusa.
19:38
Todavia, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma queixa contra alguém, os tribunais estão abertos e há procônsules: que se acusem uns aos outros.
19:39
E se demandais alguma outra coisa, averiguar-se-á em legítima assembleia.
19:40
Pois até corremos perigo de sermos acusados de sedição pelos acontecimentos de hoje, não havendo motivo algum com que possamos justificar este ajuntamento.
19:41
E, tendo dito isto, despediu a assembleia.
(KJA) - King James Atualizada
19:23
Naquele tempo aconteceu grande alvoroço por causa do Caminho.
19:24
Um ourives chamado Demétrio, que confeccionava miniaturas de prata do templo de Diana e proporcionava grandes lucros aos artífices,
19:25
promoveu uma reunião destes com os demais trabalhadores dessa profissão e lhes declarou: ´Senhores! Sabeis que deste ofício vem o nosso enriquecimento.
19:26
E estais observando e ouvindo que não apenas em Éfeso, como também em quase toda a província da Ásia, esse indivíduo Paulo, tem persuadido e alterado o modo de viver de muitas pessoas, afirmando que deuses feitos por mãos humanas não têm poder divino!
19:27
Ao continuar isso, corremos o risco de ver não apenas nossa arte perder o prestígio que ostenta diante de todos, como também de o templo de a grande deusa Diana cair em descrédito. E mais, de a própria deusa, hoje adorada em toda a província da Ásia e em todo o mundo, ser destituída de sua majestade divina`.
19:28
Assim que ouviram isso, foram tomados de grande ira e começaram a exclamar: ´Grande é a Diana dos efésios!`
19:29
Rapidamente, toda a cidade foi envolvida por absoluto alvoroço. O povo correu alucinado para o teatro, arrastando os companheiros de ministério de Paulo, os macedônios Gaio e Aristarco.
19:30
Então, Paulo quis apresentar-se à multidão, mas os discípulos o contiveram.
19:31
Também alguns dos oficiais religiosos romanos, amigos de Paulo, chegaram a mandar-lhe um recado expresso, rogando-lhe que não se arriscasse a ir ao teatro.
19:32
A assembleia estava em total confusão. Uns gritavam de uma forma; outros, protestavam de outra. E a maior parte das pessoas, nem sabia ao certo porque estavam concentradas ali.
19:33
Um grupo saído da multidão julgou que Alexandre fora o causador daquele tumulto, quando os judeus o impeliram para que fosse à frente. Ele, por sua vez, fazia sinal com as mãos, solicitando silêncio ao povo, para que pudesse expressar sua defesa pública.
19:34
Todavia, assim que perceberam que ele era judeu, todos, a uma só voz, exclamaram durante quase duas horas sem parar: ´Grande é a Diana dos efésios!`
19:35
Então, o secretário geral da cidade acalmou a multidão e ponderou-lhes: ´Caros cidadãos efésios! Quem, porventura, desconhece que a cidade de Éfeso é guardiã do templo da grande Ártemis e da sua imagem que caiu de Zeus?`
19:36
Portanto, considerando que estes acontecimentos são inegáveis, convém que vos aquieteis e nada façais irrefletidamente.
19:37
Porque estes homens, que aqui trouxestes, não são ladrões de templos, nem tampouco blasfemaram contra nossa deusa.
19:38
Assim, se Demétrio e os artífices que o acompanham têm alguma queixa contra alguém, os tribunais estão abertos, e há procônsules para isso. Eles que apresentem suas denúncias ali.
19:39
Contudo, caso haja qualquer outro pleito, este deverá ser decidido em assembleia regular, conforme a lei.
19:40
Porquanto, da forma como estamos procedendo, corremos o perigo de sermos acusados de perturbar a ordem pública, tendo em vista o tumulto ocorrido hoje. E, neste caso, não nos haveria motivo razoável que pudéssemos alegar para justificar tamanha movimentação do povo`.
19:41
E, tendo dito isso, desfez a assembleia. Paulo volta à Macedônia e Grécia
Basic English Bible
19:23
And about that time a great outcry took place about the Way.
19:24
For there was a certain man named Demetrius, a silver-worker, who made silver boxes for the images of Diana, and gave no small profit to the workmen;
19:25
Whom he got together, with other workmen of the same trade, and said to them, Men, it is clear that from this business we get our wealth.
19:26
And you see, for it has come to your ears, that not only at Ephesus, but almost all through Asia, this Paul has been teaching numbers of people and turning them away, saying that those are not gods who are made by men's hands:
19:27
And there is danger, not only that our trade may be damaged in the opinion of men, but that the holy place of the great goddess Diana may be no longer honoured, and that she to whom all Asia and the world give worship, will be put down from her high position.
19:28
And hearing this, they were very angry, crying out and saying, Great is Diana of Ephesus.
19:29
And the town was full of noise and trouble, and they all came running into the theatre, having taken by force Gaius and Aristarchus, men of Macedonia who were journeying in company with Paul.
19:30
And when Paul was about to go in to the people, the disciples did not let him.
19:31
And some of the rulers of Asia, being his friends, sent to him, requesting him seriously not to put himself in danger by going into the theatre.
19:32
And some said one thing, and some another: for there was no order in the meeting; and most of them had no idea why they had come together.
19:33
Then they took Alexander out from among the people, the Jews putting him forward. And Alexander, making a sign with his hand, was about to make a statement to the people in answer:
19:34
But when they saw that he was a Jew, all of them with one voice went on crying out for about two hours, Great is Diana of Ephesus.
19:35
And when the chief secretary had got the people quiet, he said, Men of Ephesus, is any man without knowledge that the town of Ephesus is the keeper of the holy place of the great Diana, who was sent down from Jupiter?
19:36
So then, because these things may not be doubted, it would be better for you to be quiet, and do nothing unwise.
19:37
For you have taken these men, who are not doing damage to the holy place or talking against our goddess.
19:38
If, then, Demetrius and the workmen who are with him have a protest to make against any man, the law is open to them, and there are judges; let them put up a cause at law against one another.
19:39
But if any other business is in question, let it be taken up in the regular meeting.
19:40
For, truly, we are in danger of being made responsible for this day's trouble, there being no cause for it: and we are not able to give any reason for this coming together.
19:41
And when he had said this, he sent the meeting away.
New International Version
19:23
About that time there arose a great disturbance about the Way.
19:24
A silversmith named Demetrius, who made silver shrines of Artemis, brought in a lot of business for the craftsmen there.
19:25
He called them together, along with the workers in related trades, and said: "You know, my friends, that we receive a good income from this business.
19:26
And you see and hear how this fellow Paul has convinced and led astray large numbers of people here in Ephesus and in practically the whole province of Asia. He says that gods made by human hands are no gods at all.
19:27
There is danger not only that our trade will lose its good name, but also that the temple of the great goddess Artemis will be discredited; and the goddess herself, who is worshiped throughout the province of Asia and the world, will be robbed of her divine majesty."
19:28
When they heard this, they were furious and began shouting: "Great is Artemis of the Ephesians!"
19:29
Soon the whole city was in an uproar. The people seized Gaius and Aristarchus, Paul's traveling companions from Macedonia, and all of them rushed into the theater together.
19:30
Paul wanted to appear before the crowd, but the disciples would not let him.
19:31
Even some of the officials of the province, friends of Paul, sent him a message begging him not to venture into the theater.
19:32
The assembly was in confusion: Some were shouting one thing, some another. Most of the people did not even know why they were there.
19:33
The Jews in the crowd pushed Alexander to the front, and they shouted instructions to him. He motioned for silence in order to make a defense before the people.
19:34
But when they realized he was a Jew, they all shouted in unison for about two hours: "Great is Artemis of the Ephesians!"
19:35
The city clerk quieted the crowd and said: "Fellow Ephesians, doesn't all the world know that the city of Ephesus is the guardian of the temple of the great Artemis and of her image, which fell from heaven?
19:36
Therefore, since these facts are undeniable, you ought to calm down and not do anything rash.
19:37
You have brought these men here, though they have neither robbed temples nor blasphemed our goddess.
19:38
If, then, Demetrius and his fellow craftsmen have a grievance against anybody, the courts are open and there are proconsuls. They can press charges.
19:39
If there is anything further you want to bring up, it must be settled in a legal assembly.
19:40
As it is, we are in danger of being charged with rioting because of what happened today. In that case we would not be able to account for this commotion, since there is no reason for it."
19:41
After he had said this, he dismissed the assembly.
American Standard Version
19:23
And about that time there arose no small stir concerning the Way.
19:24
For a certain man named Demetrius, a silversmith, who made silver shrines of Diana, brought no little business unto the craftsmen;
19:25
whom he gathered together, with the workmen of like occupation, and said, Sirs, ye know that by this business we have our wealth.
19:26
And ye see and hear, that not alone at Ephesus, but almost throughout all Asia, this Paul hath persuaded and turned away much people, saying that they are no gods, that are made with hands:
19:27
and not only is there danger that this our trade come into disrepute; but also that the temple of the great goddess Diana be made of no account, and that she should even be deposed from her magnificence whom all Asia and the world worshippeth.
19:28
And when they heard this they were filled with wrath, and cried out, saying, Great is Diana of the Ephesus.
19:29
And the city was filled with the confusion: and they rushed with one accord into the theatre, having seized Gaius and Aristarchus, men of Macedonia, Paul's companions in travel.
19:30
And when Paul was minded to enter in unto the people, the disciples suffered him not.
19:31
And certain also of the Asiarchs, being his friends, sent unto him and besought him not to adventure himself into the theatre.
19:32
Some therefore cried one thing, and some another: for the assembly was in confusion; and the more part knew not wherefore they were come together.
19:33
And they brought Alexander out of the multitude, the Jews putting him forward. And Alexander beckoned with the hand, and would have made a defense unto the people.
19:34
But when they perceived that he was a Jew, all with one voice about the space of two hours cried out, Great is Diana of the Ephesians.
19:35
And when the townclerk had quieted the multitude, he saith, Ye men of Ephesus, what man is there who knoweth not that the city of the Ephesians is temple-keeper of the great Diana, and of the [image] which fell down from Jupiter?
19:36
Seeing then that these things cannot be gainsaid, ye ought to be quiet, and to do nothing rash.
19:37
For ye have brought [hither] these men, who are neither robbers of temples nor blasphemers of our goddess.
19:38
If therefore Demetrius, and the craftsmen that are with him, have a matter against any man, the courts are open, and there are proconsuls: let them accuse one another.
19:39
But if ye seek anything about other matters, it shall be settled in the regular assembly.
19:40
For indeed we are in danger to be accused concerning this day's riot, there being no cause [for it]: and as touching it we shall not be able to give account of this concourse.
19:41
And when he had thus spoken, he dismissed the assembly.
(VLF) - Bíblia de Fácil tradução
19:23
Nessa ocasião houve um grande tumulto na cidade de Éfeso por causa do Caminho do Senhor.
19:24
Tudo começou quando Demétrio, um ourives, convocou uma reunião com todos os que estavam envolvidos em trabalhos desse tipo. (Essas pessoas faziam miniaturas de prata do templo da deusa Diana e esse negócio lhes dava muito lucro.) Demétrio disse a todos:
19:26
Como vocês podem ver e ouvir, esse tal de Paulo anda persuadindo e desencaminhando muita gente, dizendo que os deuses feitos por mãos humanas não são deuses. E isso vem acontecendo não só em Éfeso, mas também em quase toda a região da Ásia.
19:27
Isso é muito perigoso, pois pode trazer má fama para os nossos negócios. E também pode fazer com que o templo da grande deusa Diana perca todo o seu prestígio. Há ainda o perigo de que a majestade de Diana, deusa adorada não somente na Ásia como também em todo o mundo, seja destruída.
19:28
Ao ouvirem isto, todos ficaram furiosos e começaram a gritar:
19:29
E a confusão tomou conta da cidade! A multidão agarrou os macedônios Gaio e Aristarco, companheiros de viagem de Paulo, e correram para o teatro.
19:30
Paulo queria se apresentar ao povo, mas os discípulos não o deixaram fazer isso.
19:31
Alguns amigos de Paulo, autoridades provinciais, lhe mandaram um recado pedindo que ele não fosse ao teatro.
19:32
Algumas pessoas gritavam uma coisa, outras gritavam outra e toda a assembleia estava numa total confusão. A maior parte deles não sabia nem a razão de estarem todos reunidos.
19:33
Então os judeus empurraram Alexandre para a frente e alguns que estavam entre a multidão lhe deram instruções sobre o que falar. Alexandre fez um sinal com a mão e tentou explicar ao povo o que estava acontecendo.
19:34
Quando as pessoas da multidão, porém, se deram conta de que ele também era judeu, se puseram a gritar todos juntos:
19:35
Então o secretário da cidade acalmou a multidão e disse:
19:36
Desde que ninguém pode negar isso, então fiquem calmos e não façam nada precipitadamente.
19:37
Por que vocês trouxeram estes homens até aqui? Eles não roubaram nenhum templo e tampouco disseram coisas más a respeito da nossa deusa!
19:38
Se Demétrio e seus companheiros têm alguma acusação contra alguém, os tribunais estão abertos e, além do mais, existem os governadores. Eles que se acusem uns aos outros lá.
19:39
Mas, se vocês querem saber mais alguma coisa, isso tem que ser resolvido em uma assembleia legal.
19:40
Do jeito que as coisas estão, há o perigo de sermos acusados de subversão pelo que aconteceu hoje. Pois não há motivo algum que possamos alegar para justificar este alvoroço.
19:41
E, depois de dizer isto, despediu a assembleia.
(TB) - Tradução Brasileira
Demétrio excita um grande tumulto
19:23
Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho.
19:24
Pois um homem chamado Demétrio, ourives, que fazia de prata santuários de Diana, dava muito lucro aos artífices;
19:25
e ele, reunindo-os com os oficiais de obras semelhantes, disse: Senhores, sabeis que deste ofício vem a nossa riqueza,
19:26
e estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos de homens.
19:27
Não somente há perigo de que esta nossa profissão caia em descrédito, como também que o templo da grande deusa Diana seja desconsiderado, e que venha mesmo a ser privada da sua grandeza aquela a quem toda a Ásia e o mundo adora.
19:28
Ouvindo isso, se encheram de ira e clamavam: Grande é a Diana dos efésios!
19:29
A cidade encheu-se de confusão, e todos correram ao teatro, arrebatando os macedônios Gaio e Aristarco, companheiros de Paulo em viagem.
19:30
Querendo Paulo apresentar-se ao povo, os discípulos não lho permitiram;
19:31
também alguns principais da Ásia, que eram seus amigos, mandaram rogar-lhe que não se aventurasse a ir ao teatro.
19:32
Uns, pois, gritavam de um modo, outros, de outro; porque a assembleia estava em confusão, e a maior parte não sabia por que causa se havia ali reunido.
19:33
Eles tiraram Alexandre do meio da turba, e os judeus impeliram-no na frente. Alexandre, acenando com a mão, queria apresentar uma defesa ao povo.
19:34
Mas, quando perceberam que ele era judeu, todos a uma voz gritaram por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios!
19:35
O secretário, tendo apaziguado a multidão, disse: Efésios, que homem há que não saiba que a cidade de Éfeso é zeladora do templo da grande Diana e da imagem que caiu de Júpiter.
19:36
Assim, não podendo ser isso contestado, convém que fiqueis quietos e nada façais precipitadamente.
19:37
Pois estes homens que trouxestes aqui não são sacrílegos nem blasfemadores da nossa deusa.
19:38
Se, pois, Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma queixa contra alguém, os tribunais estão abertos, e há procônsules; acusem-se uns aos outros.
19:39
Mas, se alguma outra coisa requereis, será resolvida em assembleia regular.
19:40
Pois nos arriscamos a ser acusados pela sedição de hoje, não havendo motivo algum que nos permita justificar este ajuntamento.
19:41
Dito isso, despediu a assembleia.
(BJ) - 1981 - Bíblia de Jerusalém
Em Éfeso. O motim dos ourives
19:23
Por essa ocasião, houve um tumulto bastante grave a respeito do Caminho.
19:24
Certo Demétrio, que era ourives, era fabricante de nichos de Ártemis, em prata, proporcionando aos artesãos não pouco lucro.
19:25
Tendo-os reunido, bem como a outros que trabalhavam no mesmo ramo, disse: "Amigos, sabeis que é deste ganho que provém o nosso bem-estar.
19:26
Entretanto, vedes e ouvis que não somente em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem desencaminhado, com suas persuasões, uma multidão considerável: pois diz que não são deuses os que são feitos por mãos humanas.
19:27
Isto não só traz o perigo de a nossa profissão cair em descrédito, mas também o próprio templo da grande deusa Ártemis perderá todo o seu prestígio, sendo logo despojada de sua majestade aquela que toda a Ásia e o mundo veneram".
19:28
Ouvindo isto, ficaram cheios de furor e puseram-se a gritar: "Grande é a Ártemis dos efésios!
19:29
A cidade foi tomada de confusão, e todos à uma se precipitaram para o teatro, arrastando consigo os macedônios Gaio e Aristarco, companheiros de viagem de Paulo.
19:30
Este queria enfrentar o povo, mas os discípulos não lho permitiram.
19:31
Também alguns dos asiarcas, seus amigos, mandaram rogar-lhe que não se expusesse, indo ao teatro.
19:32
Uns gritavam uma coisa, outros outra. A assembléia estava totalmente confusa, e a maior parte nem sabia por que motivo estavam reunidos.
19:33
Alguns da multidão persuadiram a Alexandre, e os judeus fizeram-no ir para a frente. De fato, fazendo sinal com a mão, Alexandre quis dar uma explicação ao povo.
19:34
Quando, porém, reconheceram que era judeu, uma voz fez-se ouvir da parte de todos, gritando por quase duas horas: "É grande a Ártemis dos efésios!
19:35
Acalmando, afinal, a multidão, o escrivão da cidade assim falou: "Cidadãos de Éfeso! Quem há, dentre os homens, que não saiba que a cidade de Éfeso é a guardiã do templo da grande Ártemis e de sua estátua caída do céu?
19:36
Sendo indubitáveis estas coisas, é preciso que vos porteis calmamente e nada façais de precipitado.
19:37
Trouxestes aqui estes homens: não são culpados de sacrilégio, nem de blasfêmia, contra a nossa deusa.
19:38
Se, pois, Demétrio e os artesãos que estão com ele têm alguma coisa contra alguém, há audiências e há procônsules: que apresentem queixa!
19:39
E se tiverdes ainda outras questões além desta, serão resolvidas em assembléias regulares.
19:40
De mais a mais, estamos correndo o risco de ser acusados de sedição pelo que hoje aconteceu, não havendo causa alguma que possamos alegar, para justificar esta aglomeração". Com estas palavras, pois, dissolveu a assembléia.
19:41
(HD) - Haroldo Dutra
19:23
Por aquele tempo, aconteceu um alvoroço não pequeno a respeito do Caminho.
19:24
Pois um ourives, de nome Demétrio, que fazia santuários de prata de Ártemis, proporcionava não pouco trabalho aos artesãos.
19:25
Tendo reunido esses e os {outros} trabalhadores do ramo, disse: Varões, compreendeis que desse trabalho vem a nossa prosperidade.
19:26
Estais observando e ouvindo que não somente em Éfeso, mas quase em toda Ásia, este Paulo persuadiu e desviou muitas turbas dizendo que não são deuses os que são {feitos} pelas mãos.
19:27
Não somente há risco, para nós, deste ramo {de negócio} cair em descrédito ser menosprezado o grande templo da deusa Ártemis, a qual toda Ásia e {terra} habitada adoram, como também de estar prestes a ser derrubada da sua magnificência.
19:28
Ouvindo {isso}, ficaram cheios de ira e gritavam, dizendo: Grande {é} a Ártemis dos efésios!
19:29
A cidade se encheu do tumulto e arremeteram-se, unânimes, em direção ao teatro , arrebatando os macedônios Gaio e Aristarco, companheiros de viagem de Paulo.
19:30
E, querendo Paulo dirigir-se ao povo, os discípulos não lhe permitiram.
19:31
E também alguns dos asiarcas , que eram seus amigos, enviando para ele {um recado}, o exortavam a não se expor no Teatro.
19:32
Outros, no entanto, gritavam outra coisa, pois a assembleia estava confusa; e a maioria não sabia por qual razão estavam reunidos.
19:33
{Alguns} da turba instruíram Alexandre, quando os judeus lhe propuseram {o problema}. Alexandre, fazendo sinal com a mão, queria apresentar defesa ao povo.
19:34
Ao reconhecerem que {ele} era judeu, surgiu de todos uma só voz, gritando por cerca de duas horas: Grande {é} a Ártemis dos efésios!
19:35
O escriba, tendo acalmado a turba, disse: Varões efésios, quem há, pois, {dentre} os homens que não saiba ser a cidade dos efésios a guardiã do templo da grande Ártemis e da {estátua} caída de Zeus?
19:36
Portanto, sendo incontestável essas {coisas}, é necessário permanecerdes vós acalmados , nada fazendo precipitadamente.
19:37
Pois conduzistes esses varões {que} não {são} sacrílegos nem estão blasfemando a nossa deusa.
19:38
Portanto, se Demétrio e os artesãos que {estão} com ele têm {alguma} coisa contra alguém, há procônsules e são conduzidas sessões {da Corte de Justiça}: que se acusem uns aos outros!
19:39
Todavia, se buscais algo além {disso}, será resolvido em assembleia legal.
19:40
Pois também corremos o risco de sermos acusados de motim , com respeito a hoje, não havendo nenhum motivo acerca do qual poderemos dar conta a respeito deste tumulto. Dizendo estas {coisas}, dissolveu a assembleia.
Notas de Rodapé da (HD) - Haroldo Dutra
19:23
Caminho
Designação do Cristianismo e dos Cristãos no primeiro século.
19:24
santuários
Provavelmente, seja uma referência aos relicários da deusa Ártemis (Diana) sentada em um nicho, ao lado dos seus leões.
19:24
proporcionava
Lit. “manter ao lado de; oferecer, ofertar, presentear; conceder, dar; fornecer, exibir; ocasionar”.
19:24
artesãos
Lit. “aquele que realiza trabalho de arte, destreza, técnica; quem se ocupa de um ofício, trabalho manual, artesanato”.
19:25
do ramo
Lit. “concernentes a essas {coisas}”. Expressão idiomática para dizer “do ramo”, “da área”.
19:25
compreendeis
Lit. “conhecer, saber, compreender (no sentido de ser versado em alguma matéria); estar familiarizado com, lembrar”.
19:25
vem a nossa prosperidade
Lit. “é a nossa prosperidade”. Expressão idiomática construída em torno do verbo “ser”. Em português temos a mesma expressão, porém construída em torno do verbo “vir”, ou seja, “vem a nossa prosperidade”.
19:27
há risco
Lit. “correr o risco de; estar em perigo”.
19:27
ramo
Lit. “parte, porção, divisão (parte de um todo); partilha, sorte (parte que cabe a alguém por sorteio ou divisão)”.
19:27
cair em descrédito
Lit. “vir para descrédito”. Expressão idiomática que pode ser substituída em português por “cair em descrédito”.
19:27
descrédito
Lit. “refutação (sentido estrito); desprezo, descaso, desdém, descrédito”.
19:27
ser derrubada
Lit. “ser considerado/contado para nada”.
19:27
derrubada
Lit. “derrubar, lançar abaixo, demolir, destruir; degradar; causar a queda, pôr abaixo, conquistar”.
19:29
A cidade se encheu do tumulto
Expressão idiomática utilizada para indicar que a cidade foi inteiramente envolvida pelo tumulto.
19:29
teatro
Lit. “Theatro”. Era o local destinado à realização de assembleias populares e espetáculos artísticos (música, teatro). Em Éfeso, o teatro media aproximadamente 151m de diâmetro, sendo capaz de acomodar cerca de 500 pessoas.
19:29
arrebatando
Lit. “agarrar/arrebatar subitamente/com força/tudo ao mesmo tempo; tornar cativo”.
19:30
dirigir-se
Lit. “ir ao povo”. Expressão idiomática que evoca o ato de comparecer à assembleia popular e tomar a palavra, dirigindo-se ao povo.
19:31
asiarcas
Oficiais da província da Ásia, escolhidos dentre os cidadãos mais ricos, para presidir os assuntos relativos à adoração religiosa e ao culto do Imperador Romano, bem como providenciar, às suas próprias custas, os jogos públicos anuais em honra aos deuses, da mesma forma como fazia o “edil” em Roma. Eram eleitos a cada três ou quatro anos, embora conservassem o título quando se desligavam do cargo. Nas demais províncias orientais do Império Romano também eram recrutados indivíduos nas mesmas condições para o exercício dessas atividades.
19:31
exortavam
παρακαλεω - (parakaleo) Lit. “exortar, admoestar, persuadir; implorar, suplicar, rogar; animar, encorajar, confortar, consolar; requerer, convidar para vir, mandar buscar”.
19:31
não se expor no Teatro
Lit. “não dar a si mesmo ao teatro”. Expressão idiomática que pode ser substituída em português por “não se expor no teatro”, “não se arriscar indo ao teatro”.
19:32
assembleia
ἐκκλησίᾳ - (eclesia) Lit. “assembleia (popular, dos anfitriões em Delfos, de soldados, etc...); lugar da assembleia”, e por extensão: a congregação dos filhos de Israel; a comunidade cristã; o local das reuniões (igreja).
19:33
instruíram
Lit. “unir, atar, fazer vir para junto (sentido estrito); deduzir, inferir, concluir; provar, demonstrar; ensinar, instruir (sentidos figurativos)”. Embora o texto grego seja confuso (em razão da influência semítica na construção sintática), pode-se deduzir que informaram/instruíram/demonstraram a Alexandre que o tumulto na cidade era decorrente de pregações dos cristãos, e não dos judeus, o que justificaria o fato de tomar ele a palavra para apresentar uma defesa (dos judeus) ao povo.
19:33
propuseram
Lit. “impelir, empurrar/projetar para diante, arremessar; apresentar, propor (uma defesa, um pedido, um problema); produzir, germinar, brotar (plantas)”.
19:33
fazendo sinal com a mão
Trata-se de gesto habitual (estender a mão direita, dobrando os dois dedos menores e estendo os outros três) dos oradores antigos, adotado no início do discurso para chamar a atenção da plateia (At
19:33
apresentar defesa
Lit. “defender-se (de uma acusação); fazer uma defesa (oral ou escrita)”.
19:35
acalmado
Lit. “pôr em ordem, arranjar, dispor; reprimir, conter; acalmar, apaziguar”.
19:36
acalmados
Lit. “pôr em ordem, arranjar, dispor; reprimir, conter; acalmar, apaziguar”.
19:36
precipitadamente
Lit. “caindo para frente (sentido literal); precipitado, irrefletido, imprudente, impetuoso”. Nesse caso, o adjetivo está exercendo a função de um advérbio.
19:37
sacrílegos
Lit. “profanadores de lugares, objetos e pessoas que apresentam caráter sagrado; ladrões e saqueadores de templos religiosos”.
19:37
blasfemando
Lit. “caluniar, censurar; dizer palavra ofensiva, insultar; falar sobre Deus ou sobre as coisas divinas de forma irreverente; irreverência”.
19:38
artesãos
Lit. “aquele que realiza trabalho de arte, destreza, técnica; quem se ocupa de um ofício, trabalho manual, artesanato”.
19:38
procônsules
Alguém que representava o cônsul em uma província senatorial (administrada pelo Senado), possuindo um exército permanente, funções administrativas, tributárias e judiciais.
19:38
sessões {da Corte de Justiça}
Lit. “os que permanecem/frequentam o mercado, pessoas do mercado; vagabundos, ociosos; dias de Corte (dias em que a Corte de Justiça realiza sessões de julgamento); sessões da Corte de Justiça”.
19:39
será resolvido
Lit. “desatar; livrar, soltar; resolver; explicar”.
19:39
assembleia
ἐκκλησίᾳ - (eclesia) Lit. “assembleia (popular, dos anfitriões em Delfos, de soldados, etc...); lugar da assembleia”, e por extensão: a congregação dos filhos de Israel; a comunidade cristã; o local das reuniões (igreja).
19:40
corremos
Lit. “correr o risco de; estar em perigo”.
19:40
motim
Lit. “colocação, posição; reunião, grupo; agrupamento tumultuoso, erupção popular, motim, revolta; discórdia, disputa, dissensão”.
19:40
tumulto
Lit. “tumulto, baderna, ajuntamento desordeiro; conspiração, trama”.(BGB) - Bíblia Grega Bereana
19:23
Ἐγένετο δὲ κατὰ τὸν καιρὸν ἐκεῖνον τάραχος οὐκ ὀλίγος περὶ τῆς ὁδοῦ.
19:24
Δημήτριος γάρ τις ὀνόματι, ἀργυροκόπος, ποιῶν ναοὺς ἀργυροῦς Ἀρτέμιδος παρείχετο τοῖς τεχνίταις ⸂οὐκ ὀλίγην ἐργασίαν⸃,
19:25
οὓς συναθροίσας καὶ τοὺς περὶ τὰ τοιαῦτα ἐργάτας εἶπεν· Ἄνδρες, ἐπίστασθε ὅτι ἐκ ταύτης τῆς ἐργασίας ἡ εὐπορία ⸀ἡμῖν ἐστιν,
19:26
καὶ θεωρεῖτε καὶ ἀκούετε ὅτι οὐ μόνον Ἐφέσου ἀλλὰ σχεδὸν πάσης τῆς Ἀσίας ὁ Παῦλος οὗτος πείσας μετέστησεν ἱκανὸν ὄχλον, λέγων ὅτι οὐκ εἰσὶν θεοὶ οἱ διὰ χειρῶν γινόμενοι.
19:27
οὐ μόνον δὲ τοῦτο κινδυνεύει ἡμῖν τὸ μέρος εἰς ἀπελεγμὸν ἐλθεῖν, ἀλλὰ καὶ τὸ τῆς μεγάλης θεᾶς ⸂Ἀρτέμιδος ἱερὸν⸃ εἰς οὐθὲν λογισθῆναι, μέλλειν ⸀τε καὶ καθαιρεῖσθαι ⸂τῆς μεγαλειότητος⸃ αὐτῆς, ἣν ὅλη ἡ Ἀσία καὶ ἡ οἰκουμένη σέβεται.
19:28
Ἀκούσαντες δὲ καὶ γενόμενοι πλήρεις θυμοῦ ἔκραζον λέγοντες· Μεγάλη ἡ Ἄρτεμις Ἐφεσίων.
19:29
καὶ ἐπλήσθη ἡ ⸀πόλις τῆς συγχύσεως, ὥρμησάν τε ὁμοθυμαδὸν εἰς τὸ θέατρον συναρπάσαντες Γάϊον καὶ Ἀρίσταρχον Μακεδόνας, συνεκδήμους Παύλου.
19:30
⸂Παύλου δὲ⸃ βουλομένου εἰσελθεῖν εἰς τὸν δῆμον οὐκ εἴων αὐτὸν οἱ μαθηταί·
19:31
τινὲς δὲ καὶ τῶν Ἀσιαρχῶν, ὄντες αὐτῷ φίλοι, πέμψαντες πρὸς αὐτὸν παρεκάλουν μὴ δοῦναι ἑαυτὸν εἰς τὸ θέατρον.
19:32
ἄλλοι μὲν οὖν ἄλλο τι ἔκραζον, ἦν γὰρ ἡ ἐκκλησία συγκεχυμένη, καὶ οἱ πλείους οὐκ ᾔδεισαν τίνος ἕνεκα συνεληλύθεισαν.
19:33
ἐκ δὲ τοῦ ὄχλου ⸀συνεβίβασαν Ἀλέξανδρον προβαλόντων αὐτὸν τῶν Ἰουδαίων, ὁ δὲ Ἀλέξανδρος κατασείσας τὴν χεῖρα ἤθελεν ἀπολογεῖσθαι τῷ δήμῳ.
19:34
ἐπιγνόντες δὲ ὅτι Ἰουδαῖός ἐστιν φωνὴ ἐγένετο μία ἐκ πάντων ⸀ὡς ἐπὶ ὥρας δύο κραζόντων· Μεγάλη ἡ Ἄρτεμις Ἐφεσίων.
19:35
καταστείλας δὲ ⸂ὁ γραμματεὺς τὸν ὄχλον⸃ φησίν· Ἄνδρες Ἐφέσιοι, τίς γάρ ἐστιν ⸀ἀνθρώπων ὃς οὐ γινώσκει τὴν Ἐφεσίων πόλιν νεωκόρον οὖσαν τῆς ⸀μεγάλης Ἀρτέμιδος καὶ τοῦ διοπετοῦς;
19:36
ἀναντιρρήτων οὖν ὄντων τούτων δέον ἐστὶν ὑμᾶς κατεσταλμένους ὑπάρχειν καὶ μηδὲν προπετὲς πράσσειν.
19:37
ἠγάγετε γὰρ τοὺς ἄνδρας τούτους οὔτε ἱεροσύλους οὔτε βλασφημοῦντας τὴν θεὸν ⸀ἡμῶν.
19:38
εἰ μὲν οὖν Δημήτριος καὶ οἱ σὺν αὐτῷ τεχνῖται ἔχουσιν πρός τινα λόγον, ἀγοραῖοι ἄγονται καὶ ἀνθύπατοί εἰσιν, ἐγκαλείτωσαν ἀλλήλοις.
19:39
εἰ δέ τι ⸀περαιτέρω ἐπιζητεῖτε, ἐν τῇ ἐννόμῳ ἐκκλησίᾳ ἐπιλυθήσεται.
19:40
καὶ γὰρ κινδυνεύομεν ἐγκαλεῖσθαι στάσεως περὶ τῆς σήμερον μηδενὸς αἰτίου ὑπάρχοντος περὶ οὗ οὐ δυνησόμεθα ⸀ἀποδοῦναι λόγον ⸀περὶ τῆς συστροφῆς ταύτης. καὶ ταῦτα εἰπὼν ἀπέλυσεν τὴν ἐκκλησίαν.
(BKJ) - Bíblia King James - Fiel 1611
19:23
E naquele mesmo tempo, houve um não pequeno tumulto acerca do Caminho.
19:24
Porque um certo ourives, chamado Demétrio, que fazia nichos de prata de Diana, proporcionava um lucro muito grande aos artesãos,
19:25
aos quais, havendo-os ajuntado com os artesãos de ocupações semelhantes, disse: Homens, vós sabeis que deste ofício temos a nossa riqueza;
19:26
além disso vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e afastado muitas pessoas, dizendo que não são deuses aqueles feitos por mãos;
19:27
assim não somente o nosso ofício está sendo colocado em perigo de descrédito, mas também que o templo da grande deusa Diana deveria ser desprezado, e seja destruída a magnificência daquela que toda Ásia e o mundo adoram.
19:28
Ouvindo estas palavras, encheram-se de ira e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios.
19:29
E toda a cidade encheu-se de confusão, e capturando Gaio e Aristarco, homens da Macedônia e companheiros de Paulo na viagem, eles correram unânimes para o teatro.
19:30
E, querendo Paulo apresentar-se ao povo, os discípulos não o permitiram.
19:31
E alguns dos principais da Ásia, que eram seus amigos, enviaram a rogar-lhe que ele não se arriscasse a entrar no teatro.
19:32
Portanto, uns gritavam uma coisa, outros outra, porque a assembleia estava confusa; e a maior parte deles não sabia a razão de estarem reunidos.
19:33
Então, eles tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo-o os judeus para diante; e Alexandre, acenando com a mão, queria fazer sua defesa ao povo.
19:34
Mas, quando eles souberam que ele era judeu, todos em uma só voz gritaram durante umas duas horas: Grande é a Diana dos efésios.
19:35
Então, o escrivão da cidade, tendo apaziguado as pessoas, disse: Homens de Éfeso, qual é o homem que não sabe que a cidade dos efésios é adoradora da grande deusa Diana, e da imagem que desceu de Júpiter?
19:36
Vendo que estas coisas não podem ser contraditadas, convém que vos aquieteis e nada façais precipitadamente.
19:37
Porque estes homens que aqui trouxestes, não são ladrões de igrejas, nem blasfemam da vossa deusa.
19:38
Mas, se Demétrio e os artesãos que estão com ele têm alguma coisa contra algum homem o tribunal está aberto, e há procônsules; que se acusem uns aos outros.
19:39
Mas, se investigam alguma outra coisa a respeito de outro assunto, este deverá ser determinado em uma legítima assembleia.
19:40
Porque corremos perigo de sermos questionados por causa do alvoroço de hoje, não havendo causa alguma com que possamos justificar esta multidão.
19:41
E, tendo dito isto, ele despediu a assembleia.
(LTT) Bíblia Literal do Texto Tradicional
19:23
E ergueu-se, naquele mesmo tempo, um alvoroço não pequeno, concernente a o Caminho (Jesus) ,
19:24
Porque um certo varão (tendo) por nome Demétrio, esculpidor (menos nobre) da prata, anteriormente fazendo nichos (de prata) de Ártemis ① , com isto trazia aos artífices (mais nobres) lucro não pequeno,
19:25
Aos quais (esculpidores menos nobre) , havendo ele reunido- (e a aqueles que eram oficiais de obras de semelhante tipo) em- um- só- ajuntamento, disse: "Ó varões, vós bem sabeis que, proveniente- de- dentro- deste ofício, a nossa prosperidade temos;
19:26
19:27
19:28
19:29
E foi enchida toda a cidade de confusão; e eles arremeteram- em- carreira, em uma mesma harmonia, para dentro do teatro- fórum, havendo arrebatado juntamente consigo Gaio e Aristarco (macedônios, companheiros- de- viagem de Paulo).
19:30
E, quando Paulo querendo ir para dentro do povo, isto não lhe permitiam os discípulos.
19:31
E também alguns dos principais da Ásia, sendo amigos dele, havendo enviado (mensageiros) até ele, rogavam-lhe não arriscar- dar a si mesmo para dentro do teatro- fórum.
19:32
Em verdade, pois, alguns de uma maneira e outros de outra (maneira) , clamavam, porque estava o ajuntamento tendo sido tumultuado. E a maioria deles não tinha sabido por que causa eles tinham se ajuntado.
19:33
Então, para- fora- da multidão trouxeram à frente Alexandre, os judeus o impelindo # para diante. E Alexandre, havendo feito um sinal ① com a sua mão, queria fazer sua própria defesa diante do povo.
19:34
Havendo eles, porém, reconhecido que ele é um judeu, voz houve exatamente uma proveniente- de- dentro- de todos, por- espaço- de ① cerca de duas horas clamando alto: "Grande é a Ártemis ② dos efésios!"
19:35
Então, depois de havendo o escrivão da cidade apaziguado a multidão, diz: "Ó varões efésios, por que isto? Qual homem há que não conhece a cidade dos efésios como sendo a adoradora guardadora- zeladora do templo da grande deusa Ártemis ① e da imagem- Que- Desceu- De- Zeus?
19:36
19:37
19:38
19:39
19:40
19:41
(BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
Em Éfeso. O motim dos ourives[s]
19:23
Por essa ocasião, houve um tumulto bastante grave a respeito do Caminho.
19:24
Certo Demétrio, que era ourives, era fabricante de nichos de Ártemis, em prata, proporcionando aos artesãos não pouco lucro.
19:25
Tendo-os reunido, bem como a outros que trabalhavam no mesmo ramo, disse: "Amigos, sabeis que é deste ganho que provém o nosso bem-estar.
19:26
Entretanto, vedes e ouvis que não somente em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem desencaminhado, com suas persuasões, uma multidão considerável: pois diz que não são deuses os que são feitos por mãos humanas.
19:27
Isto não só traz o perigo de a nossa profissão cair em descrédito, mas também o próprio templo da grande deusa Ártemis perderá todo o seu prestígio, sendo logo despojada de sua majestade aquela que toda a Ásia e o mundo veneram".
19:28
Ouvindo isto, ficaram cheios de furor e puseram-se a gritar:[t] "Grande é a Ártemis dos efésios!"
19:29
A cidade foi tomada de confusão, e todos à uma se precipitaram para o teatro, arrastando consigo os macedônios Gaio e Aristarco,[u] companheiros de viagem de Paulo.
19:30
Este queria enfrentar o povo, mas os discípulos não lho permitiram.
19:31
Também alguns dos asiarcas, seus amigos, mandaram rogar-lhe que não se expusesse, indo ao teatro.
19:32
Uns gritavam uma coisa, outros outra. A assembléia estava totalmente confusa, e a maior parte nem sabia por que motivo estavam reunidos.
19:33
Alguns da multidão persuadiram[v] a Alexandre, e os judeus fizeram-no ir para a frente. De fato, fazendo sinal com a mão, Alexandre quis dar uma explicação ao povo.
19:34
Quando, porém, reconheceram que era judeu, uma voz fez-se ouvir da parte de todos, gritando por quase duas horas: "É grande a Ártemis dos efésios!"
19:35
Acalmando, afinal, a multidão, o escrivão da cidade assim falou: "Cidadãos de Éfeso! Quem há, dentre os homens, que não saiba que a cidade de Éfeso é a guardiã do templo da grande Ártemis e de sua estátua caída do céu?
19:36
Sendo indubitáveis estas coisas, é preciso que vos porteis calmamente e nada façais de precipitado.
19:37
Trouxestes aqui estes homens: não são culpados de sacrilégio, nem de blasfêmia, contra a nossa deusa.
19:38
Se, pois, Demétrio e os artesãos que estão com ele têm alguma coisa contra alguém, há audiências e há procônsules: que apresentem queixa!
19:39
E se tiverdes ainda outras questões além desta, serão resolvidas em assembléias regulares.
19:40
De mais a mais, estamos correndo o risco de ser acusados de sedição pelo que hoje aconteceu, não havendo causa alguma que possamos alegar, para justificar esta aglomeração". Com estas palavras, pois, dissolveu a assembléia.
Notas de Rodapé da (BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
19:23
[s]
Este episódio, proveniente de uma fonte particular e que destoa do estilo habitual de Lucas, foi por ele unido artificial!~ à sua narrativa da evangelização de Éfeso.
19:28
[t]
Ad. oc.: "precipitando-se pela rua".
19:29
19:33
[v]
Outra tradução: "Então fizeram sair da multidão".(VULG) - Vulgata Latina
19:23
Facta est autem illo tempore turbatio non minima de via Domini.
19:24
Demetrius enim quidam nomine, argentarius, faciens ædes argenteas Dianæ, præstabat artificibus non modicum quæstum :
19:25
quos convocans, et eos qui hujusmodi erant opifices, dixit : Viri, scitis quia de hoc artificio est nobis acquisitio :
19:26
et videtis et auditis quia non solum Ephesi, sed pene totius Asiæ, Paulus hic suadens avertit multam turbam, dicens : Quoniam non sunt dii, qui manibus fiunt.
19:27
Non solum autem hæc periclitabitur nobis pars in redargutionem venire, sed et magnæ Dianæ templum in nihilum reputabitur, sed et destrui incipiet majestas ejus, quam tota Asia et orbis colit.
19:28
His auditis, repleti sunt ira, et exclamaverunt dicentes : Magna Diana Ephesiorum.
19:29
Et impleta est civitas confusione, et impetum fecerunt uno animo in theatrum, rapto Gajo et Aristarcho Macedonibus, comitibus Pauli.
19:30
Paulo autem volente intrare in populum, non permiserunt discipuli.
19:31
Quidam autem et de Asiæ principibus, qui erant amici ejus, miserunt ad eum rogantes ne se daret in theatrum :
19:32
alii autem aliud clamabant. Erat enim ecclesia confusa : et plures nesciebant qua ex causa convenissent.
19:33
De turba autem detraxerunt Alexandrum, propellentibus eum Judæis. Alexander autem manu silentio postulato, volebat reddere rationem populo.
19:34
Quem ut cognoverunt Judæum esse, vox facta una est omnium, quasi per horas duas clamantium : Magna Diana Ephesiorum.
19:35
Et cum sedasset scriba turbas, dixit : Viri Ephesii, quis enim est hominum, qui nesciat Ephesiorum civitatem cultricem esse magnæ Dianæ, Jovisque prolis ?
19:36
Cum ergo his contradici non possit, oportet vos sedatos esse, et nihil temere agere.
19:37
Adduxistis enim homines istos, neque sacrilegos, neque blasphemantes deam vestram.
19:38
Quod si Demetrius et qui cum eo sunt artifices, habent adversus aliquem causam, conventus forenses aguntur, et proconsules sunt : accusent invicem.
19:39
Si quid autem alterius rei quæritis, in legitima ecclesia poterit absolvi.
19:40
Nam et periclitamur argui seditionis hodiernæ, cum nullus obnoxius sit de quo possimus reddere rationem concursus istius. Et cum hæc dixisset, dimisit ecclesiam.
Pesquisando por Atos 19:23-41 nas obras literárias.
Procurar Vídeos Sobre Atos 19:23
Referências em Livro Espírita
Carlos Augusto
Saulo Cesar Ribeiro da Silva
Referências em Outras Obras
CARLOS TORRES PASTORINO
Locais
ÁSIA
Atualmente: ÁSIAContinente asiático
ÉFESO
Clique aqui e abra o mapa no Google (Latitude:37.933, Longitude:27.367)Nome Atual: Selçuk (próx.)
Nome Grego: Ἔφεσος
Atualmente: Turquia
Capital da província da Ásia Menor. Suas ruínas ainda mostram a grandiosidade dessa cidade em outros tempos. O apóstolo Paulo ensinou nesta cidade durante dois anos em sua segunda viagem missionária. Atos
Comentários
Beacon
Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadoresChamplin
Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin é cristão de cunho protestanteGenebra
Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)Matthew Henry
Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.Wesley
Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo AnglicanoWiersbe
Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor CalvinistaRussell Shedd
Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.NVI F. F. Bruce
Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da BíbliaMoody
Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, BatistaFrancis Davidson
O Novo Comentário da Bíblia, por Francis DavidsonJohn MacArthur
Comentario de John Fullerton MacArthur Jr, Novo Calvinista, com base batista conservadoraBarclay
O NOVO TESTAMENTO Comentado por William Barclay, pastor da Igreja da EscóciaNotas de Estudos jw.org
Disponível no site oficial das Testemunhas de Jeová
Mapas Históricos
AS SETE IGREJAS DA ASIA: ÉFESO, ESMIRNA E PÉRGAMO
Final do século I d.C.A TERCEIRA VIAGEM DE PAULO: ÉFESO
52-55 a.C.A SEGUNDA VIAGEM DE PAULO: ATENAS E CORINTO
49-52 d.C.A PRIMEIRA VIAGEM DE PAULO: CHIPRE E ÁSIA MENOR
(47-48 d.C.)AS CARTAS DO NOVO TESTAMENTO
48-95 d.C.ESTRADAS E TRANSPORTE NO MUNDO BÍBLICO
ROMA
56 d.C.Esta é uma área reservada para apresentar os materiais enviados pelos colaboradores.
Colaboradores
Contribua conosco. Envie seus estudos sobre Atos 19:23-41.
Podem ser texto, planilha, áudio, apresentação ou vídeo.
Enviar meu Material
Referências Bíblicas de Atos 19:23-41
Como a bíblia foi escrita por diversos autores e em períodos e regiões diferentes, a ocorrência de conteúdo cruzado é um ponto útil para o estudo já que explica o texto com referências da própria bíblia.
Ver referências