Versões:
(ARA) - 1993 - Almeida Revisada e Atualizada
32:1
Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
32:2
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva.
32:3
Porque proclamarei o nome do Senhor. Engrandecei o nosso Deus.
32:4
Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.
32:5
Procederam corruptamente contra ele, já não são seus filhos, e sim suas manchas; é geração perversa e deformada.
32:6
É assim que recompensas ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?
32:7
Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de gerações e gerações; pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos, e eles to dirão.
32:8
Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando separava os filhos dos homens uns dos outros, fixou os limites dos povos, segundo o número dos filhos de Israel.
32:9
Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
32:10
Achou-o numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos.
32:11
Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas,
32:12
assim, só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho.
32:13
Ele o fez cavalgar sobre os altos da terra, comer as messes do campo, chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira,
32:14
coalhada de vacas e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros, dos carneiros que pastam em Basã e dos bodes, com o mais escolhido trigo; e bebeste o sangue das uvas, o mosto.
32:15
Mas, engordando-se o meu amado, deu coices; engordou-se, engrossou-se, ficou nédio e abandonou a Deus, que o fez, desprezou a Rocha da sua salvação.
32:16
Com deuses estranhos o provocaram a zelos, com abominações o irritaram.
32:17
Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; a deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, dos quais não se estremeceram seus pais.
32:18
Olvidaste a Rocha que te gerou; e te esqueceste do Deus que te deu o ser.
32:19
Viu isto o Senhor e os desprezou, por causa da provocação de seus filhos e suas filhas;
32:20
e disse: Esconderei deles o rosto, verei qual será o seu fim; porque são raça de perversidade, filhos em quem não há lealdade.
32:21
A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com seus ídolos me provocaram à ira; portanto, eu os provocarei a zelos com aquele que não é povo; com louca nação os despertarei à ira.
32:22
Porque um fogo se acendeu no meu furor e arderá até ao mais profundo do inferno, consumirá a terra e suas messes e abrasará os fundamentos dos montes.
32:23
Amontoarei males sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles.
32:24
Consumidos serão pela fome, devorados pela febre e peste violenta; e contra eles enviarei dentes de feras e ardente peçonha de serpentes do pó.
32:25
Fora devastará a espada, em casa, o pavor, tanto ao jovem como à virgem, tanto à criança de peito como ao homem encanecido.
32:26
Eu teria dito: Por todos os cantos os espalharei e farei cessar a sua memória dentre os homens,
32:27
se eu não tivesse receado a provocação do inimigo, para que os seus adversários não se iludam, para que não digam: A nossa mão tem prevalecido, e não foi o Senhor quem fez tudo isto.
32:28
Porque o meu povo é gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.
32:29
Tomara fossem eles sábios! Então, entenderiam isto e atentariam para o seu fim.
32:30
Como poderia um só perseguir mil, e dois fazerem fugir dez mil, se a sua Rocha lhos não vendera, e o Senhor lhos não entregara?
32:31
Porque a rocha deles não é como a nossa Rocha; e os próprios inimigos o atestam.
32:32
Porque a sua vinha é da vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas de veneno, seus cachos, amargos;
32:33
o seu vinho é ardente veneno de répteis e peçonha terrível de víboras.
32:34
Não está isto guardado comigo, selado nos meus tesouros?
32:35
A mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando resvalar o seu pé; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar.
32:36
Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e se compadecerá dos seus servos, quando vir que o seu poder se foi, e já não há nem escravo nem livre.
32:37
Então, dirá: Onde estão os seus deuses? E a rocha em quem confiavam?
32:38
Deuses que comiam a gordura de seus sacrifícios e bebiam o vinho de suas libações? Levantem-se eles e vos ajudem, para que haja esconderijo para vós outros!
32:39
Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.
32:40
Levanto a mão aos céus e afirmo por minha vida eterna:
32:41
se eu afiar a minha espada reluzente, e a minha mão exercitar o juízo, tomarei vingança contra os meus adversários e retribuirei aos que me odeiam.
32:42
Embriagarei as minhas setas de sangue (a minha espada comerá carne), do sangue dos mortos e dos prisioneiros, das cabeças cabeludas do inimigo.
32:43
Louvai, ó nações, o seu povo, porque o Senhor vingará o sangue dos seus servos, tomará vingança dos seus adversários e fará expiação pela terra do seu povo.
32:44
Veio Moisés e falou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Josué, filho de Num.
32:45
Tendo Moisés falado todas estas palavras a todo o Israel,
32:46
disse-lhes: Aplicai o coração a todas as palavras que, hoje, testifico entre vós, para que ordeneis a vossos filhos que cuidem de cumprir todas as palavras desta lei.
32:47
Porque esta palavra não é para vós outros coisa vã; antes, é a vossa vida; e, por esta mesma palavra, prolongareis os dias na terra à qual, passando o Jordão, ides para a possuir. O Último Dia da Vida de Moisés
(ARC) - 1969 - Almeida Revisada e Corrigida
Último cântico de Moisés
32:1
INCLINAI os ouvidos, ó céus, e falarei: e ouça a terra as palavras da minha boca.
32:2
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
32:3
Porque apregoarei o nome do Senhor: dai grandeza a nosso Deus.
32:4
Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são: Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
32:5
Corromperam-se contra ele, seus filhos eles não são, a sua mancha é deles; geração perversa e torcida é.
32:6
Recompensais assim ao Senhor, povo louco e ignorante? não é ele teu Pai, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?
32:7
Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações: pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos, e eles to dirão.
32:8
Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, pôs os termos dos povos, conforme ao número dos filhos de Israel.
32:9
Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a corda da sua herança.
32:10
Achou-o na terra do deserto, e num ermo solitário cheio de uivos; trouxe-o ao redor, instruiu-o, guardou-o como a menina do seu olho.
32:11
Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os e os leva sobre as suas asas,
32:12
Assim só o Senhor o guiou: e não havia com ele Deus estranho.
32:13
Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comeu as novidades do campo, e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira.
32:14
Manteiga de vacas, e leite do rebanho, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com gordura dos rins do trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro.
32:15
E, engordando-se Jesurum, deu coices; engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste: e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha de sua salvação.
32:16
Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram.
32:17
Sacrifícios ofereceram aos diabos, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, dos quais não se estremeceram vossos pais.
32:18
Esqueceste-te da Rocha que te gerou: e em esquecimento puseste o Deus que te formou.
32:19
O que vendo o Senhor, os desprezou, provocado à ira contra seus filhos e suas filhas;
32:20
E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração de perversidade, filhos em quem não há lealdade.
32:21
A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira; portanto eu os provocarei a zelos com os que não são povo; com nação louca os despertarei à ira.
32:22
Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua novidade, e abrasará os fundamentos dos montes.
32:23
Males amontoarei sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles.
32:24
Exaustos serão de fome, comidos de carbúnculo e de peste amarga: e entre eles enviarei dentes de feras, com ardente peçonha de serpentes do pó.
32:25
Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor: ao mancebo, juntamente com a virgem, assim à criança de mama, como ao homem de cãs.
32:26
Eu disse: Por todos os cantos os espalharia; faria cessar a sua memória dentre os homens,
32:27
Se eu não receara a ira do inimigo, para que os seus adversários o não estranhem, e para que não digam: A nossa mão está alta; o Senhor não fez tudo isto.
32:28
Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.
32:29
Oxalá eles fossem sábios! que isto entendessem, e atentassem para o seu fim!
32:30
Como pode ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara?
32:31
Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha; sendo até os nossos inimigos juízes disto.
32:32
Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra: as suas uvas são uvas de fel, cachos amargosos têm.
32:33
O seu vinho é ardente veneno de dragões, e peçonha cruel de víboras.
32:34
Não está isto encerrado comigo? selado nos meus tesouros?
32:35
Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé: porque o dia da sua ruína está próximo, e as cousas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.
32:36
Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se arrependerá pelos seus servos, quando vir que o seu poder se foi, e não há fechado nem desamparado.
32:37
Então dirá: Onde estão os seus deuses? a rocha em quem confiavam,
32:38
De cujos sacrifícios comiam a gordura, e de cujas libações bebiam o vinho? levantem-se, e vos ajudem, para que haja para vós escondedouro.
32:39
Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum Deus comigo; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão.
32:40
Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.
32:41
Se eu afiar a minha espada reluzente, e travar do juízo a minha mão, farei tornar a vingança sobre os meus adversários, e recompensareis aos meus aborrecedores.
32:42
Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne: do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo.
32:43
Jubilai, ó nações, com o seu povo, porque vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários fará tornar a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.
32:44
E veio Moisés, e falou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Oseias, filho de Num.
32:45
E, acabando Moisés de falar todas estas palavras a todo o Israel,
32:46
Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.
32:47
Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir.
(ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida
Último cântico de Moisés
32:1
Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
32:2
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
32:3
Porque apregoarei o nome do Senhor; dai grandeza a nosso Deus.
32:4
Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
32:5
Corromperam-se contra ele; seus filhos eles não são, e a sua mancha é deles; geração perversa e torcida é.
32:6
Recompensais, assim, ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu Pai, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?
32:7
Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações; pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos, e eles to dirão.
32:8
Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, pôs os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.
32:9
Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
32:10
Achou-o na terra do deserto e num ermo solitário cheio de uivos; trouxe-o ao redor, instruiu-o, guardou-o como a menina do seu olho.
32:11
Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os e os leva sobre as suas asas,
32:12
assim, só o Senhor o guiou; e não havia com ele deus estranho.
32:13
Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra e comer as novidades do campo; e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira,
32:14
manteiga de vacas e leite do rebanho, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã e dos bodes, com a gordura da flor do trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro.
32:15
E, engordando-se Jesurum, deu coices; engordaste-te, engrossaste-te e de gordura te cobriste; e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.
32:16
Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram.
32:17
Sacrifícios ofereceram aos diabos, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, dos quais não se estremeceram seus pais.
32:18
Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou.
32:19
O que vendo o Senhor, os desprezou, provocado à ira contra seus filhos e suas filhas;
32:20
e disse: Esconderei o meu rosto deles e verei qual será o seu fim; porque são geração de perversidade, filhos em quem não há lealdade.
32:21
A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira; portanto, eu os provocarei a zelos com os que não são povo; com nação louca os despertarei à ira.
32:22
Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua novidade, e abrasará os fundamentos dos montes.
32:23
Males amontoarei sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles.
32:24
Exaustos serão de fome, comidos de carbúnculo e de peste amarga; e entre eles enviarei dentes de feras, com ardente peçonha de serpentes do pó.
32:25
Por fora, devastará a espada, e, por dentro, o pavor: ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança de mama, como ao homem de cãs.
32:26
Eu disse que por todos os cantos os espalharia; faria cessar a sua memória dentre os homens,
32:27
se eu não receara a ira do inimigo, para que os seus adversários o não estranhem e para que não digam: A nossa mão está alta; o Senhor não fez tudo isso.
32:28
Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.
32:29
Tomara eles fossem sábios, que isso entendessem e atentassem para o seu fim!
32:30
Como pode ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara?
32:31
Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disso.
32:32
Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas de fel, cachos amargosos têm.
32:33
O seu vinho é ardente veneno de dragões e peçonha cruel de víboras.
32:34
Não está isso encerrado comigo, selado nos meus tesouros?
32:35
Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar.
32:36
Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e se arrependerá pelos seus servos, quando vir que o seu poder se foi e não há fechado nem desamparado.
32:37
Então, dirá: Onde estão os seus deuses, a rocha em quem confiavam,
32:38
de cujos sacrifícios comiam a gordura e de cujas libações bebiam o vinho? Levantem-se e vos ajudem, para que haja para vós escondedouro.
32:39
Vede, agora, que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão.
32:40
Porque levantarei a minha mão aos céus e direi: Eu vivo para sempre.
32:41
Se eu afiar a minha espada reluzente e travar do juízo a minha mão, farei tornar a vingança sobre os meus adversários e recompensarei os meus aborrecedores.
32:42
Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo.
32:43
Jubilai, ó nações, com o seu povo, porque vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários fará tornar a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.
32:44
E veio Moisés e falou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Oseias, filho de Num.
32:45
E, acabando Moisés de falar todas estas palavras a todo o Israel,
32:46
disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.
32:47
Porque esta palavra não vos é vã; antes, é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra, a que, passando o Jordão, ides para possuí-la.
(NAA) - 2017 - Nova Almeida Aualizada
32:1
Inclinem os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
32:2
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva.
32:3
Porque proclamarei o nome do Senhor. Louvem a grandeza do nosso Deus.
32:4
Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo. Deus é fidelidade, e nele não há injustiça; é justo e reto.
32:5
Procederam corruptamente contra ele, já não são seus filhos, e sim suas manchas; é geração perversa e deformada.
32:6
É assim que vocês retribuem ao Senhor, povo tolo e insensato? Não é ele o Pai de vocês, que os adquiriu, que os fez e estabeleceu?
32:7
Lembrem-se dos dias da antiguidade, atentem para os anos de sucessivas gerações. Perguntem aos seus pais, e eles informarão; aos seus anciãos, e eles lhes dirão.
32:8
Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando separava os filhos dos homens uns dos outros, fixou as fronteiras dos povos, segundo o número dos filhos de Israel.
32:9
Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
32:10
Ele o encontrou numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos.
32:11
Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas,
32:12
assim, só o Senhor guiou o seu povo, e não havia com ele deus estranho.
32:13
Ele o fez cavalgar sobre os altos da terra, comer o produto do campo, chupar mel da rocha e azeite da pedra dura;
32:14
alimentou-o com coalhada de vacas e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros, dos carneiros que pastam em Basã e dos bodes, com o melhor trigo. E vocês beberam o sangue das uvas, o vinho.
32:15
Mas Jesurum engordou e deu coices - vocês engordaram, engrossaram, se estufaram! Ele abandonou a Deus, que o fez, desprezou a Rocha da sua salvação.
32:16
Com deuses estranhos eles provocaram ciúmes, com abominações o irritaram.
32:17
Ofereceram sacrifícios aos demônios, não a Deus; sacrificaram a deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, diante dos quais os seus pais não tremeram.
32:18
Não se lembraram da Rocha que os gerou; e se esqueceram do Deus que os fez nascer.
32:19
O Senhor viu isso e os desprezou, por causa da provocação de seus filhos e suas filhas.
32:20
Ele disse: ´Esconderei deles o rosto, verei qual será o seu fim; porque são uma geração perversa, filhos em quem não há lealdade.
32:21
Provocaram ciúmes em mim com aquilo que não é Deus; com seus ídolos me provocaram à ira. Portanto, provocarei ciúmes neles com aquele que não é povo; com uma nação tola os despertarei à ira.
32:22
Porque um fogo se acendeu no meu furor e queimará até o mais profundo do inferno, consumirá a terra e as suas colheitas e incendiará os fundamentos dos montes.
32:23
Amontoarei males sobre eles; esgotarei as minhas flechas contra eles.
32:24
Consumidos serão pela fome, devorados pela febre e peste violenta. Contra eles enviarei animais selvagens e veneno de criaturas que se arrastam no pó.
32:25
Do lado de fora, a espada causará devastação; em casa, o pavor, tanto ao jovem como à virgem, tanto à criança de peito como ao homem de cabelos brancos.
32:26
Eu disse que os espalharia por todos os cantos e que faria cessar a sua memória dentre os homens,
32:27
se eu não tivesse receado a provocação do inimigo, para que os seus adversários não se iludam, para que não digam: ´A nossa mão prevaleceu, e não foi o Senhor quem fez tudo isto.`
32:28
Porque o meu povo é gente sem juízo, e neles não há entendimento.
32:29
Quem dera fossem eles sábios! Então entenderiam isto e compreenderiam qual será o seu fim.
32:30
Como poderia um só perseguir mil, e dois fazerem fugir dez mil, se a sua Rocha não os tivesse vendido, se o Senhor não os tivesse entregue?
32:31
Porque a rocha deles não é como a nossa Rocha; e os próprios inimigos o atestam.
32:32
Porque a vinha deles é da vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas de veneno, seus cachos são amargos;
32:33
o vinho deles é veneno de serpentes e peçonha terrível de víboras.
32:34
Não está isto guardado comigo, selado nos meus tesouros?
32:35
A mim pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando o pé deles resvalar; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar.`
32:36
Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e se compadecerá dos seus servos, quando notar que o poder deles se foi, e já não há nem escravo nem livre.
32:37
Então dirá: ´Onde estão os seus deuses? E a rocha em quem confiavam?
32:38
Deuses que comiam a gordura de seus sacrifícios e bebiam o vinho de suas libações? Que eles se levantem e os ajudem, para que haja um esconderijo para vocês!
32:39
Vejam, agora, que eu, sim, eu sou Ele, e que não há nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.
32:40
Levanto a mão aos céus e afirmo por minha vida eterna:
32:41
se eu afiar a minha espada reluzente, e a minha mão exercitar o juízo, tomarei vingança contra os meus adversários e retribuirei aos que me odeiam.
32:42
Embriagarei as minhas setas de sangue - a minha espada comerá carne - , do sangue dos mortos e dos prisioneiros, das cabeças cabeludas do inimigo.`
32:43
Ó nações, louvem com o povo de Deus, porque o Senhor vingará o sangue dos seus servos, tomará vingança dos seus adversários e fará expiação pela terra do seu povo.
32:44
Moisés veio e falou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Josué, filho de Num.
32:45
Quando Moisés acabou de falar todas estas palavras a todo o Israel,
32:46
disse-lhes: - Guardem no coração todas as palavras que hoje testifico entre vocês, para que ordenem a seus filhos que tratem de cumprir todas as palavras desta Lei.
32:47
Porque esta palavra não é para vocês coisa vã; pelo contrário, é a sua vida; e, por esta mesma palavra, vocês prolongarão os dias na terra em que, passando o Jordão, vocês vão entrar e da qual tomarão posse. O fim da vida de Moisés 32.48 - 34.12
(NTLH) - 2000 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje
32:1
Escutem, ó céu e terra,
e deem atenção às minhas palavras.
32:2
Que o meu ensino seja como a chuva
que cai mansamente sobre a terra;
que as minhas palavras sejam como o orvalho
que se espalha sobre as plantas.
32:3
Eu louvarei o nome do Senhor.
Anunciem a grandeza do nosso Deus!
32:4
O Senhor é a nossa rocha;
ele é perfeito e justo em tudo o que faz.
Ele é fiel e correto
e julga com justiça e honestidade.
32:5
Mas o seu povo se entregou ao pecado
e por isso eles não merecem ser filhos dele.
São gente pecadora e má.
32:6
Povo sem juízo e sem sabedoria,
é assim que tratam o Senhor Deus?
Ele é o seu Pai, que os criou;
foi ele quem fundou e firmou a nação de vocês.
32:7
Lembrem do passado, daquilo que aconteceu há muitos anos.
Perguntem aos seus pais o que foi que aconteceu
e peçam aos velhos que lhes contem o que se passou.
32:8
Quando o Altíssimo separou os povos
e deu a cada povo as suas terras,
ele marcou as fronteiras das nações,
dando a cada uma o seu próprio deus.
32:9
Mas escolheu Israel para ser o seu povo;
os descendentes de Jacó pertencem ao Senhor.
32:10
Deus os encontrou perdidos no deserto,
numa região onde viviam animais ferozes.
Chegou perto, cuidou deles
e os protegeu como se fossem a menina dos seus olhos.
32:11
Como a águia ensina os filhotes a voar
e com as asas estendidas os pega quando estão caindo,
assim o Senhor Deus cuida do seu povo.
32:12
Ele os guiou sozinho,
sem a ajuda de outro deus.
32:13
O Senhor deixou que o seu povo dominasse as montanhas,
e eles se alimentaram das plantações dos campos.
Deu-lhes mel de abelhas nos rochedos
e fez com que as oliveiras produzissem em terreno cheio de pedras.
32:14
Alimentou-os com leite de vaca e de cabra,
deu-lhes a carne dos melhores carneirinhos, carneiros e bodes,
o melhor trigo e o vinho mais fino.
32:15
O povo escolhido ficou rico,
mas se revoltou contra Deus.
Enriqueceu, progrediu, ficou satisfeito,
mas abandonou a Deus, o seu Criador,
e rejeitou o seu protetor e Salvador.
32:16
Com os seus deuses falsos eles provocaram a Deus,
adoraram ídolos nojentos,
e por isso ele ficou irado.
32:17
Ofereceram sacrifícios aos demônios,
a deuses falsos que não haviam adorado antes,
novos deuses que os seus antepassados não conheciam.
32:18
Esqueceram o seu protetor;
desprezaram o seu Pai e Criador.
32:19
O Senhor Deus viu isso, ficou irado
e rejeitou os seus filhos e filhas.
32:20
Ele disse: ´Eu os abandonarei
e então verei o que vai acontecer com eles,
pois são um povo rebelde,
são filhos desobedientes.
32:21
Com as suas imagens provocaram a minha ira,
e fiquei com ciúmes dos seus deuses falsos.
Portanto, eu farei com que eles fiquem
com ciúmes de um povo
que não é nação;
e, com gente sem juízo, eu provocarei
a ira deles.
32:22
A minha ira se acenderá como fogo
e acabará com tudo o que há na terra;
ela queimará até o mundo dos mortos
e incendiará as bases das montanhas.
32:23
´Farei cair sobre eles desgraças sem fim
e os ferirei com muitos sofrimentos.
32:24
A fome os matará,
febres e doenças sem cura os destruirão.
Mandarei animais selvagens para atacá-los
e cobras venenosas para picá-los.
32:25
Fora de casa morrerão na guerra
e dentro de casa morrerão de medo.
Serão mortos os moços e as moças,
as crianças e os velhos também.
32:26
Eu os poderia ter espalhado pelo mundo inteiro,
e todos os esqueceriam.
32:27
Porém eu não queria que os seus inimigos zombassem e mentissem,
dizendo que haviam derrotado o meu povo,
afirmando que não fui eu, o Senhor Deus, quem os destruiu.`
32:28
Israel é um povo sem juízo,
um povo que não entende nada.
32:29
Se eles fossem sábios, entenderiam por que foram derrotados,
saberiam qual a razão do seu castigo.
32:30
Por que foi que mil deles fugiram de um só inimigo,
e dez mil foram perseguidos por dois?
Foi porque o seu protetor os abandonou;
o Senhor Deus os vendeu aos inimigos.
32:31
Os deuses dos nossos inimigos
não são tão poderosos como o nosso Deus;
os próprios inimigos dizem isso.
32:32
Eles são tão maus
como a gente de Sodoma e Gomorra;
são como parreiras que dão uvas que não prestam,
uvas amargas e venenosas;
32:33
são como vinho feito de veneno de cobra,
do veneno mortal das serpentes.
32:34
Deus lembra daquilo que os inimigos fizeram
e espera o tempo certo para castigá-los.
32:35
Deus se vingará; ele acertará contas com eles.
Virá o tempo em que os inimigos cairão;
o dia da desgraça deles está chegando depressa.
32:36
O Senhor Deus terá pena do seu povo
quando vir que eles estão fracos.
Ele salvará aqueles que o servem,
pois todos eles foram derrotados.
32:37
Então ele perguntará ao seu povo:
´Onde estão os seus deuses?
Onde está o protetor em quem vocês confiavam?
32:38
Vocês lhes ofereciam sacrifícios
e lhes davam animais e vinho.
Pois que agora eles os ajudem,
que eles venham socorrê-los!
32:39
´Saibam todos que eu, somente eu, sou Deus;
não há outro deus além de mim.
Eu mato e eu faço viver;
eu firo e eu curo.
Ninguém pode me impedir de fazer o que quero.
32:40
Agora levanto a mão para o céu
e juro pela minha vida eterna que farei isto:
32:41
Afiarei a minha espada brilhante
e começarei a fazer justiça.
Vou me vingar dos meus inimigos
e castigar os que me odeiam.
32:42
As minhas flechas ficarão manchadas de sangue,
e a minha espada matará os meus inimigos.
Não escapará nenhum dos que lutam contra mim;
até os prisioneiros serão mortos.`
32:43
Que todas as nações louvem o povo de Deus!
Deus se vingará dos que mataram os seus servos.
Ele se vingará dos seus inimigos
e perdoará os pecados do seu povo.
32:44
Moisés e Josué, filho de Num, recitaram essa canção inteira na presença do povo.
As últimas ordens de Moisés
32:45
Moisés acabou de ensinar ao povo de Israel toda a lei de Deus
32:46
e então disse:
- Pensem bem em tudo o que lhes ensinei hoje e mandem que os seus filhos obedeçam a tudo o que está escrito nesta Lei de Deus.
32:47
Não pensem que esta Lei não vale nada; pelo contrário, é ela que lhes dará vida. Se vocês obedecerem a esta Lei, viverão muitos anos na terra que estão para possuir no outro lado do rio Jordão.
(NVI) - Nova Versão Internacional
32:1
Escutem, ó céus, e eu falarei; ouça, ó terra, as palavras da minha boca.
32:2
Que o meu ensino caia como chuva e as minhas palavras desçam como orvalho, como chuva branda sobre o pasto novo, como garoa sobre tenras plantas.
32:3
Proclamarei o nome do Senhor. Louvem a grandeza do nosso Deus!
32:4
Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.
32:5
Seus filhos têm agido corruptamente para com ele, e não como filhos; que vergonha! São geração pervertida e transviada.
32:6
É assim que retribuem ao Senhor, povo insensato e ignorante? Não é ele o Pai de vocês, o seu Criador, que os fez e os formou?
32:7
Lembrem-se dos dias do passado; considerem as gerações há muito passadas. Perguntem aos seus pais, e estes lhes contarão, aos seus líderes, e eles lhes explicarão.
32:8
Quando o Altíssimo deu às nações a sua herança, quando dividiu toda a humanidade, estabeleceu fronteiras para os povos de acordo com o número dos filhos de Israel.
32:9
Pois o povo preferido do Senhor é este povo, Jacó é a herança que lhe coube.
32:10
Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos,
32:11
como a águia que desperta a sua ninhada, paira sobre os seus filhotes, e depois estende as asas para apanhá-los, levando-os sobre elas.
32:12
O Senhor sozinho o levou; nenhum deus estrangeiro o ajudou.
32:13
Ele o fez cavalgar nos lugares altos da terra e o alimentou com o fruto dos campos. Ele o nutriu com mel tirado da rocha, e com óleo extraído do penhasco pedregoso,
32:14
com coalhada e leite do gado e do rebanho, e com cordeiros e bodes cevados; com os melhores carneiros de Basã e com as mais excelentes sementes de trigo. Você bebeu o espumoso sangue das uvas.
32:15
Jesurum engordou e deu pontapés; você engordou, tornou-se pesado e farto de alimentos. Abandonou o Deus que o fez e rejeitou a Rocha, que é o seu Salvador.
32:16
Eles o deixaram com ciúmes por causa dos deuses estrangeiros, e o provocaram com os seus ídolos abomináveis.
32:17
Sacrificaram a demônios que não são Deus, a deuses que não conheceram, a deuses que surgiram recentemente, a deuses que os seus antepassados não adoraram.
32:18
Vocês abandonaram a Rocha, que os gerou; vocês se esqueceram do Deus que os fez nascer.
32:19
O Senhor viu isso e os rejeitou, porque foi provocado pelos seus filhos e suas filhas.
32:20
"Esconderei o meu rosto deles", disse, "e verei qual o fim que terão; pois são geração perversa, filhos infiéis.
32:21
Provocaram-me os ciúmes com aquilo que nem deus é e irritaram-me com seus ídolos inúteis. Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de uma nação insensata.
32:22
Pois um fogo foi aceso pela minha ira, fogo que queimará até às profundezas do Sheol. Ele devorará a terra e as suas colheitas e consumirá os alicerces dos montes.
32:23
"Amontoarei desgraças sobre eles e contra eles gastarei as minhas flechas.
32:24
Enviarei dentes de feras, uma fome devastadora, uma peste avassaladora e uma praga mortal; enviarei contra eles dentes de animais selvagens, e veneno de víboras que se arrastam no pó.
32:25
Nas ruas a espada os deixará sem filhos; em seus lares reinará o terror. Morrerão moços e moças, crianças e homens já grisalhos.
32:26
Eu disse que os dispersaria e que apagaria da humanidade a lembrança deles.
32:27
Mas temi a provocação do inimigo, que o adversário entendesse mal e dissesse: ´A nossa mão triunfou; o Senhor nada fez`. "
32:28
É uma nação sem juízo; não têm discernimento.
32:29
Quem dera fossem sábios e entendessem; e compreendessem qual será o seu fim!
32:30
Como poderia um só homem perseguir mil, ou dois porem em fuga dez mil, a não ser que a sua Rocha os tivesse vendido, a não ser que o Senhor os tivesse abandonado?
32:31
Pois a rocha deles não é como a nossa Rocha, com o que até mesmo os nossos inimigos concordam.
32:32
A vinha deles é de Sodoma e das lavouras de Gomorra. Suas uvas estão cheias de veneno, e seus cachos, de amargura.
32:33
O vinho deles é a peçonha das serpentes, o veneno mortal das cobras.
32:34
"Acaso não guardei isto em segredo? Não o selei em meus tesouros?
32:35
A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. "
32:36
O Senhor julgará o seu povo e terá compaixão dos seus servos, quando vir que a força deles se esvaiu e que ninguém sobrou, nem escravo nem livre.
32:37
Ele dirá: "Agora, onde estão os seus deuses, a rocha em que se refugiaram,
32:38
os deuses que comeram a gordura dos seus sacrifícios e beberam o vinho das suas ofertas derramadas? Que eles se levantem para ajudá-los! Que eles lhes ofereçam abrigo!
32:39
"Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão.
32:40
Ergo a minha mão para os céus e declaro: Juro pelo meu nome que,
32:41
quando eu afiar a minha espada refulgente e a minha mão empunhá-la para julgar, eu me vingarei dos meus adversários e retribuirei àqueles que me odeiam.
32:42
Embeberei as minhas flechas em sangue, enquanto a minha espada devorar carne: o sangue dos mortos e dos cativos, as cabeças dos líderes inimigos".
32:43
Cantem de alegria, ó nações, com o povo dele, pois ele vingará o sangue dos seus servos; retribuirá com vingança aos seus adversários e fará propiciação por sua terra e por seu povo.
32:44
Moisés veio com Josué, filho de Num, e recitou todas as palavras desta canção na presença do povo.
32:45
Quando Moisés terminou de recitar todas essas palavras a todo o Israel,
32:46
disse-lhes: "Guardem no coração todas as palavras que hoje lhes declarei solenemente, para que ordenem aos seus filhos que obedeçam fielmente a todas as palavras desta lei.
32:47
Elas não são palavras inúteis. São a sua vida. Por meio delas vocês viverão muito tempo na terra da qual tomarão posse do outro lado do Jordão".
(NVT) - Nova Versão Transformadora
32:1
´Escutem, ó céus, e falarei! Ouça, ó terra, aquilo que digo!
32:2
Que meu ensino desça sobre vocês como chuva, que minhas palavras se derramem como orvalho. Caiam como chuva sobre a grama, como garoa suave sobre o capim novo.
32:3
Proclamarei o nome do Senhor; exaltemos o nosso Deus!
32:4
Ele é a Rocha, e suas obras são perfeitas; tudo que ele faz é certo. É um Deus fiel, que nunca erra, é justo e verdadeiro!
32:5
´Seu povo o tratou de maneira desleal, agiu maldosamente, e não como seus filhos; são uma geração perversa e corrompida.
32:6
É assim que retribuem ao Senhor, povo tolo e sem juízo? Não é ele o Pai de vocês, que os criou? Não foi ele que os fez e os estabeleceu?
32:7
Lembrem-se dos dias de muito tempo atrás, pensem nas gerações passadas. Perguntem a seus pais, e eles os informarão; consultem os líderes, e eles lhes contarão.
32:8
Quando o Altíssimo distribuiu a terra entre as nações, quando dividiu a humanidade, fixou os limites dos povos, de acordo com o número dos filhos de Israel.
32:9
´Pois o povo de Israel pertence ao Senhor; Jacó é sua propriedade especial.
32:10
Encontrou-os numa terra deserta, numa região desolada e de ventos uivantes. Cercou-os e cuidou deles, protegeu-os como a pupila de seus olhos.
32:11
Como a águia que incentiva seus filhotes e paira sobre a ninhada, ele estendeu as asas para tomá-los e levá-los em segurança sobre suas penas.
32:12
O Senhor, e mais ninguém, os guiou; nenhum deus estrangeiro os conduziu.
32:13
Ele os fez cavalgar sobre os lugares altos da terra e alimentar-se dos frutos dos campos. Nutriu-os com mel da rocha e azeite dos altos rochedos.
32:14
Alimentou-os com coalhada do gado e leite do rebanho, com a gordura de cordeiros, de carneiros e de bodes de Basã. Comeram o melhor do trigo e beberam do vinho mais fino que as uvas podem dar.
32:15
´Mas Jesurum não demorou a engordar e se rebelar; o povo se tornou pesado, corpulento e empanturrado! Então abandonaram o Deus que os criou, fizeram pouco caso da Rocha de sua salvação.
32:16
Provocaram seu zelo, adorando deuses estrangeiros; despertaram sua fúria com ídolos detestáveis.
32:17
Ofereceram sacrifícios a demônios que não são Deus, a deuses que não conheciam, deuses novos, sem história, deuses que seus antepassados jamais temeram.
32:18
Abandonaram a Rocha que os gerou, esqueceram-se do Deus que os fez nascer.
32:19
´O Senhor viu isso e se afastou, provocado à ira por seus filhos e filhas.
32:20
Disse: ´Eu os abandonarei; veremos o que será deles! Pois são uma geração perversa, filhos infiéis.
32:21
Provocaram meu ciúme adorando coisas que não são Deus; despertaram minha ira com seus ídolos inúteis. Agora, provocarei seu ciúme com uma gente que nem sequer é povo; despertarei sua ira por meio de uma nação insensata.
32:22
Pois minha ira arde como o fogo e queima até as profundezas da sepultura. Devora a terra e todas as suas colheitas e incendeia os alicerces dos montes.
32:23
Amontoarei calamidades sobre eles e os derrubarei com minhas flechas.
32:24
Eu os enfraquecerei com fome, febre alta e enfermidade mortal. Enviarei as presas de animais selvagens, e o veneno das serpentes que se arrastam no pó.
32:25
Fora de casa, a espada trará morte; dentro dela, o pavor atingirá rapazes e moças, crianças e idosos.
32:26
Meu desejo era aniquilá-los, apagar até sua lembrança dentre os povos.
32:27
Mas temi a reação dos inimigos de Israel, que entenderiam mal e diriam: ´Foi o nosso poder que triunfou! O Senhor nada teve a ver com isso!``.
32:28
´Israel, porém, é uma nação sem juízo; seu povo é tolo, sem entendimento.
32:29
Ah, se fossem sábios e compreendessem estas coisas! Ah, se soubessem o fim que os espera!
32:30
Como poderia uma só pessoa perseguir mil deles, e duas pessoas fazer dez mil fugirem, a não ser que sua Rocha os tivesse vendido, a não ser que o Senhor os tivesse entregado?
32:31
Mas a rocha de nossos inimigos não é como nossa Rocha, como até eles mesmos reconhecem.
32:32
A videira deles vem da videira de Sodoma, dos campos de Gomorra. As uvas deles são veneno, e seus cachos são amargos.
32:33
O vinho deles é veneno de cobras, peçonha mortal de serpentes.
32:34
´O Senhor diz: ´Acaso não selei estas coisas e as guardei em meus tesouros?
32:35
A vingança cabe a mim, eu lhes darei o troco; no devido tempo, seus pés escorregarão. O dia da calamidade chegará, e seu destino os alcançará`.
32:36
´Por certo o Senhor julgará seu povo, e mudará seus planos para seus servos, quando vir que a força deles se esgotou e que ninguém sobrou, nem escravo nem livre.
32:37
Então ele perguntará: ´Onde estão seus deuses, as rochas em que se refugiaram?
32:38
Onde estão os deuses que comeram a gordura de seus sacrifícios e beberam o vinho de suas ofertas? Que esses deuses se levantem e os socorram! Que eles lhes deem abrigo!
32:39
Vejam agora que eu sou o único; não há outro deus além de mim! Causo a morte e dou a vida, causo a ferida e faço sarar; ninguém pode escapar de minha mão poderosa!
32:40
Agora, levanto minha mão para o céu e declaro: ´Tão certo quanto eu vivo,
32:41
quando eu afiar minha espada reluzente, e começar a fazer justiça, eu me vingarei de meus inimigos e darei o troco aos que me rejeitaram.
32:42
Farei minhas flechas se embebedarem de sangue, e minha espada devorará carne: o sangue dos massacrados e dos prisioneiros, e as cabeças dos líderes inimigos`.
32:43
´Alegrem-se com ele, ó céus, e todos os anjos de Deus o adorem. Alegrem-se com seu povo, ó nações, e todos os anjos se fortaleçam nele; Pois ele retribuirá o sangue de seus filhos e se vingará de seus inimigos. Ele dará o troco aos que o odeiam e purificará a terra de seu povo`.
32:44
Então Moisés foi com Josué, filho de Num, e recitou todas as palavras dessa canção para o povo.
32:45
Quando Moisés terminou de recitar todas essas palavras ao povo de Israel,
32:46
acrescentou: ´Levem a sério todas as advertências que hoje lhes dei. Transmitam-nas como ordens a seus filhos, para que eles cumpram fielmente todos os termos desta lei.
32:47
Não são palavras vazias; são a vida de vocês! Se obedecerem a elas, terão vida longa na terra da qual tomarão posse quando atravessarem o rio Jordão`.
(PorAT) - 1848 - Almeida Antiga
32:1
INCLINAI os ouvidos, ó ceos, e fallarei: e a terra ouça os ditos de minha boca.
32:2
Minha doutrina goteje como a chuva, meu dito destile como o orvalho: como chovisco sobre a grama, e como gotas sobre a erva.
32:3
Porque apregoarei o nome de Jehovah: dai grandeza a nosso Deos.
32:4
Elle he a penha, cuja obra he perfeita, porque todos seus caminhos juizo são: Deos he verdade, e não injustiça; justo e recto he.
32:5
Corrompeo se contra elle, seus filhos elles não são, sua mancha he d`elles: geração perversa e torcida he.
32:6
Isto recompensais a Jehovah, povo louco e ignorante? não he Elle teu pai, que te acquirio, que te fez, e te confirmou?
32:7
Lembra-te dos dias da antiguidade, attentai para os annos de cada geração, pergunta a teu pai, e elle t`o notificará, a teus velhos, e elles t`o dirão.
32:8
Quando o altissimo distribuia as heranças a as gentes, quando dividia os filhos de Adam huns dos outros; os termos dos povos tem posto conforme ao numero dos filhos de Israel.
32:9
Porque a porção de Jehovah he seu povo; Jacob he o cordel de sua herança.
32:10
Achou-o na terra do deserto, e em hum ermo solitario de gritos; o trouxe ao redor, instmhio-o, guardou o como a menina de seu olho.
32:11
Como a aguia desperta seu ninho, se move sobre seus pintãos, estende suas asas, toma-os, e os leva sobre suas asas:
32:12
Assim Jehovah Só O guiou: e não havia com elle Deos estranho.
32:13
O fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comeo as novidades do campo; e o fez chupar mel da rocha, e azeite da penha do seixal:
32:14
Manteiga de vacas, e leite de gado miudo, com a gordura dos cordeiros, e dos carneiros, que pastão em Basan, e dos cabrões com gordura dos rins do trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro.
32:15
E engordando-se Jeschurun, couceou: (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deos, que o fez, e desprezou a penha de sua salvação.
32:16
Com Deoses estranhos o provacárão a zelos; com abominações o assanhãrão.
32:17
Sacrificios offerecérão aos diabos, não a Deos; aos Deoses, que não conhecérão, novos, que vierão de perto, de que não estremecerão vossos pais.
32:18
Esqueceste-te da penha que te gerou; e em esquecimento poseste a Deos que te formou.
32:19
O que vendo Jehovah, os desprezou; provocado á ira contra seus filhos e suas filhas.
32:20
E disse: esconderei minha face delles, verei qual será seu fim delles; porque são geração de perversidade, filhos em que não ha lealdade.
32:21
A zelos me provocárão com aquillo que não he Deos; com suas vaidades me provocárão a ira; portanto eu Ios provocarei a zelos com os que não são povo; com gente louca os despertarei á ira.
32:22
Porque fogo se encendeo em minha ira, e arderá até o mais profundo do inferno, e consumirá a terra com sua novidade, e abrasará os fundamentos dos montes.
32:23
Males amontoarei sobre elles; minhas setas consumirei nelles.
32:24
Mirrados serão de fome, comidos de cabrunco e de peste amarga: e entre elles enviarei dentes de animaes, com ardente peçonha de serpentes do po.
32:25
De fora roubará a espada, e das recamaras o espanto: até o mancebo, até a donzella, assim o que mama, como o varão de cãs.
32:26
Eu dizia: em todos os cabos os espalharia: faria cessar sua memoria d`entre os homens:
32:27
Se eu não receára da ira do inimigo, que seus adversarios o estranhassem; e para que não digão: nossa mão esteve alta; Jehovah não fez tudo isto.
32:28
Porque são gente que se perde por conselhos, e nelles não ha entendimento.
32:29
Ouxalá, forão sabios! que isto entendessem: attentarião para seu fim.
32:30
Como hum só perseguiria mil, e dous farião fugir dez mil, se sua penha os não vendéra, e Jehovah os não entregára?
32:31
Porque sua penha não he como nossa penha; até nossos inimigos juizes sendo d`isso.
32:32
Porque sua vide he da vide de Sodoma, e dos campos de Gomorra: suas uvas são uvas peçonhentas, bagos amargosos tem.
32:33
Seu vinho he ardente veneno de dragões, e peçonha cruel de biboras.
32:34
Não he isto fechado comigo! sellado em meus thesouros?
32:35
Minha he a vingança, e a recompensa, ao tempo que vacilar seu pé: porque o dia de sua ruina está perto, e as cousas que lhes hão de succeder, se vão apresurar.
32:36
Porque Jehovah fará justiça a seu povo, e se arrependerá sobre seus servos: porquanto verá que a mão se foi, e que não ha fechado, nem desamparado.
32:37
Então dirá: aonde são seus Deoses? a penha em quem confiavão?
32:38
De cujos sacrificios comião a gordura, e de cujas offertas de derramamento bebião o vinho; levantem-se, e vos ajudem; que haja escondedouro para vós.
32:39
Vede agora que Eu, Eu O sou, e mais nenhum Deos comigo: Eu mato, e Eu vivifico; Eu firo, e Eu saro: e ninguem ha que escape de minha mão.
32:40
Porque levantarei minha mão aos ceos; e direi: Eu vivo para sempre.
32:41
Se eu amollar minha espada reluzente, e minha mão travar do juizo; farei tornar a vingança sobre meus adversarios, e o recompensarei a meus abhorrecedores.
32:42
Emborracharei minhas setas de sangue, e minha espada comerá carne: do sangue dos mortos, e dos prisioneiros; desda cabeça haverá vinganças do inimigo.
32:43
Jubilai gentes com seu povo; porque vingará o sangue de seus servos, e sobre seus adversarios fará tornar a vingança, e reconciliará sua terra, e seu povo.
32:44
E veio Moyses, e fallou todas as palavras desta canção aos ouvidos do povo: elle e Hosea, filho de Nun.
32:45
E acabando Moyses de fallar todas estas palavras a todo Israel;
32:46
Disse-lhes: ponde vosso coração em todas as palavras, que hoje protesto entre vosoutros, para que as mandeis a vossos filhos, que tenhão cuidado de fazer todas as palavras desta lei.
32:47
Porque esta palavra não he vã para vosoutros, antes vossa vida he: e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra, a que passais o Jordão a herdála.
(PorAR) - Almeida Recebida
32:1
Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
32:2
Caia como a chuva a minha doutrina; destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como chuvas sobre a relva.
32:3
Porque proclamarei o nome do Senhor; engrandecei o nosso Deus.
32:4
Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniquidade; justo e reto é ele.
32:5
Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, e isso é a sua mancha; geração perversa e depravada é.
32:6
É assim que recompensas ao Senhor, povo louco e insensato? Não é ele teu pai, que te adquiriu, que te fez e te estabeleceu?
32:7
Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos, geração por geração; pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos, e eles to dirão.
32:8
Quando o Altíssimo dava às nações a sua herança, quando separava os filhos dos homens, estabeleceu os termos dos povos conforme o número dos filhos de Israel.
32:9
Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
32:10
Achou-o numa terra deserta, e num erma de solidão e horrendos uivos; cercou-o de proteção; cuidou dele, guardando-o como a menina do seu olho.
32:11
Como a águia desperta o seu ninho, adeja sobre os seus filhos e, estendendo as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,
32:12
assim só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho.
32:13
Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo; também o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira,
32:14
coalhada das vacas e leite das ovelhas, com a gordura dos cordeiros, dos carneiros de Basã, e dos bodes, com o mais fino trigo; e por vinho bebeste o sangue das uvas.
32:15
E Jesurum, engordando, recalcitrou (tu engordaste, tu te engrossaste e te cevaste); então abandonou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.
32:16
Com deuses estranhos o moveram a zelos; com abominações o provocaram à ira:
32:17
Ofereceram sacrifícios aos demônios, não a Deus, a deuses que não haviam conhecido, deuses novos que apareceram há pouco, aos quais os vossos pais não temeram.
32:18
Olvidaste a Rocha que te gerou, e te esqueceste do Deus que te formou.
32:19
Vendo isto, o Senhor os desprezou, por causa da provocação que lhe fizeram seus filhos e suas filhas;
32:20
e disse: Esconderei deles o meu rosto, verei qual será o seu fim, porque geração perversa são eles, filhos em quem não há fidelidade.
32:21
A zelos me provocaram cem aquilo que não é Deus, com as suas vaidades me provocaram à ira; portanto eu os provocarei a zelos com aquele que não é povo, com uma nação insensata os despertarei à ira.
32:22
Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arde até o mais interior da sepultura, e devora a terra com o seu fruto, e abrasa os fundamentos dos montes.
32:23
Males amontoarei sobre eles, esgotarei contra eles as minhas setas.
32:24
Consumidos serão de fome, devorados de raios e de amarga destruição; e contra eles enviarei dentes de feras, juntamente com o veneno dos que se arrastam no pó.
32:25
Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor, tanto ao mancebo como à virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido.
32:26
Eu teria dito: Por todos os cantos os espalharei, farei cessar a sua memória dentre os homens,
32:27
se eu não receasse a vexação da parte do inimigo, para que os seus adversários, iludindo-se, não dissessem: A nossa mão está exaltada; não foi o Senhor quem fez tudo isso.
32:28
Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.
32:29
Se eles fossem sábios, entenderiam isso, e atentariam para o seu fim!
32:30
Como poderia um só perseguir mil, e dois fazer rugir dez mil, se a sua Rocha não os vendera, e o Senhor não os entregara?
32:31
Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disso.
32:32
Porque a sua vinha é da vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas venenosas, seus cachos são amargos.
32:33
O seu vinho é veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras.
32:34
Não está isto encerrado comigo? Selado nos meus tesouros?
32:35
Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar.
32:36
Porque o Senhor vindicará ao seu povo, e se arrependerá no tocante aos seus servos, quando vir que o poder deles já se foi, e que não resta nem escravo nem livre.
32:37
Então dirá: Onde estão os seus deuses, a rocha em que se refugiavam,
32:38
os que comiam a gordura dos sacrifícios deles e bebiam o vinho das suas ofertas de libação? Levantem-se eles, e vos ajudem, a fim de que haja agora refúgio para vós.
32:39
Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro deus além de mim; eu faço morrer e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar da minha mão.
32:40
Pois levanto a minha mão ao céu, e digo: Como eu vivo para sempre,
32:41
se eu afiar a minha espada reluzente, e a minha mão travar do juízo, então retribuirei vingança aos meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.
32:42
De sangue embriagarei as minhas setas, e a minha espada devorará carne; do sangue dos mortes e dos cativos, das cabeças cabeludas dos inimigos
32:43
Aclamai, ó nações, com alegria, o povo dele, porque ele vingará o sangue dos seus servos; aos seus adversários retribuirá vingança, e fará expiação pela sua terra e pelo seu povo.
32:44
Veio, pois, Moisés, e proferiu todas as palavras deste cântico na presença do povo, ele e Oséias, filho de Num.
32:45
E, acabando Moisés de falar todas essas palavras a todo o Israel,
32:46
disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que eu hoje vos testifico, as quais haveis de recomendar a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.
32:47
Porque esta palavra não vos é vã, mas é a vossa vida, e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra à qual ides, passando o Jordão, para a possuir.
(KJA) - King James Atualizada
32:1
´Inclinai vossos ouvidos, ó céus, e eu falarei; ouça, ó terra, as palavras da minha boca.
32:2
Que o meu ensinamento goteje como a chuva e as minhas palavras destilem como brando orvalho, como chuva suave sobre a relva que viceja, como garoa revigorante para as plantas verdejantes.
32:3
Eu vou proclamar o Nome de Yahweh; quanto a vós, glorificai a grandeza do nosso Deus!
32:4
Ele é a nossa Rocha, suas obras são todas perfeitas, e seus caminhos todos, justos. Deus é fiel, e jamais comete erros. Deus é bom, sábio e justo!
32:5
Contudo, seus filhos se entregaram ao pecado; deixando de agir como filhos, tornaram-se manchas, marcas de uma geração perversa e corrupta.
32:6
É assim que retribuis ao Eterno, povo insensato e ignorante? Em verdade Ele é teu Pai, o teu Criador, que te remiu e te estabeleceu!
32:7
Recorda os dias que se foram, traz à tua memória a história das sucessivas gerações; indaga a teu pai e ele te informará, aos teus anciãos e líderes, e eles te esclarecerão.
32:8
Quando o Altíssimo separou os povos e deu a cada nação as suas terras em herança, quando separava os filhos dos homens uns dos outros, fixou os limites dos povos, segundo o número dos filhos de Deus!
32:9
Mas o povo preferido do SENHOR é Israel: Jacó e a descendência que lhe coube.
32:10
Deus o encontrou perdido numa terra deserta e inóspita, numa região onde viviam animais ferozes. Achegou-se a Israel e dele cuidou, protegeu-o como a pupila dos seus olhos.
32:11
Como a águia que desperta sua ninhada paira sobre seus filhotes, e em seguida estende as asas para apanhá-los, carregando-os sobre elas,
32:12
o Eterno sozinho o levou; nenhuma divindade estrangeira o ajudou!
32:13
Ele o fez cavalgar sobre os lugares altos da terra e o alimentou com o fruto dos campos. Ele o nutriu com o mel tirado dentre as rochas, e fez que as oliveiras produzissem bom azeite mesmo em terreno pedregoso,
32:14
com coalhada e leite do gado e do rebanho, e com cordeiros e bodes cevados; com os melhores carneiros de Basã e com as mais excelentes sementes de trigo, bebeste o sangue das uvas, o mosto do vinho.
32:15
Entretanto, Ieshurun, Israel, meu amado, fortalecendo-te desferiste coices; ficaste robusto e corpulento, te tornaste gordo, muito pesado e farto de comida. Desprezaste a Deus, que o fez e rejeitaste a Rocha, que é o teu Salvador!
32:16
Com seus deuses estranhos provocaram ciúmes em Deus, com seus ídolos abomináveis o deixaram irado.
32:17
Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; a seres que não têm o poder de Deus, a deuses desconhecidos, divindades que surgiram recentemente, às quais jamais vossos antepassados prestaram adoração.
32:18
Abandonaste a Rocha que te gerou; e te esqueceste do Deus que te deu a vida e te fez nascer.
32:19
O SENHOR contemplou tudo isso e também os desprezou, por causa da abominável provocação de seus filhos e suas filhas;
32:20
e afirmou: ´Esconderei deles o rosto, e observarei o fim que terão; porquanto são geração perversa, filhos infiéis!
32:21
A zelos me provocaram por meio de deuses inexistentes, com ídolos e imagens me irritaram; Eu também farei que sofram ciúmes de quem não é meu povo, nem mesmo nação é; com uma multidão de pessoas insensatas Eu os provocarei à ira!
32:22
Porquanto um grande fogo foi aceso pela minha ira, labaredas que queimarão até as profundezas do Sheol, Abismo dos mortos.
32:23
Amontoarei desgraças sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles.
32:24
Consumidos serão pela fome, devorados pela febre e peste violenta; e contra eles ainda enviarei dentes de feras e veneno de víboras que se arrastam pelo pó da terra.
32:25
Pelas ruas a espada os deixará sem filhos; em suas casas reinará o terror. Morrerão moços e moças, crianças e homens já grisalhos.
32:26
Eu declarei que os espalharia pela terra e que apagaria da humanidade a lembrança deles.
32:27
Contudo, tive cuidado em relação à jactância dos teus inimigos que zombando e mentindo poderiam alegar ao mundo: ´A nossa mão poderosa venceu Israel diante da inércia de Deus!`
32:28
Porque o meu povo é gente sem juízo e sem entendimento.
32:29
Quem dera fossem sábios e perspicazes; então discerniriam qual será seu fim!
32:30
Como poderia um só homem perseguir mil, ou dois fazerem fugir dez mil, a não ser que a sua Rocha os tivesse vencido, a menos que o SENHOR os tivesse abandonado?
32:31
Porquanto a rocha deles não é como a nossa Rocha; e os próprios inimigos afirmam essa verdade.
32:32
Porque sua vinha é da lavoura de Sodoma e dos campos de Gomorra; suas parreiras dão uvas contaminadas de veneno, e seus cachos, de amargura.
32:33
O vinho deles arde como a peçonha mortal das serpentes; como o veneno dos répteis mais terríveis.
32:34
´Acaso não guardei isso em sigilo? Não o selei em meio aos meus tesouros mais secretos?
32:35
A mim pertence a vingança e todo tipo de pagamento! No tempo certo os pés dessa gente começarão a escorregar, o dia da sua desgraça aproxima-se célere, e seu próprio destino se apressa sobre eles.`
32:36
Yahweh julgará seu povo e terá compaixão dos seus servos, quando observar que o poder deles se esboroou e os homens livres e escravos desfizeram-se em pó.
32:37
Então bradará o SENHOR: ´Agora! Onde estão os seus deuses, a rocha em quem depositaram sua confiança e buscaram refúgio?
32:38
Os deuses que se alimentavam da gordura dos sacrifícios e bebiam o vinho das suas libações? Que se ponham de pé neste momento e vos proporcionem algum socorro! Que eles vos consigam um abrigo, alguma proteção!
32:39
Vede, agora, que Eu Sou o único, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim. Faço morrer e faço viver, faço adoecer e faço sarar, e ninguém há que seja capaz de livrar-se da minha mão.
32:40
Levanto minha mão para os céus e proclamo: Juro pelo meu próprio Nome que,
32:41
quando eu afiar a minha espada refulgente e a minha mão empunhá-la para exercer juízo, Eu me vingarei de todos os meus inimigos e retribuirei àqueles que me odeiam!
32:42
Embeberei as minhas setas de sangue, ao mesmo tempo em que minha espada ceifar e devorar carne humana: o sangue dos mortos e dos prisioneiros; as cabeças dos líderes adversários`.
32:43
Exultai! Cantai de alegria, ó nações, com o povo dele, e todos os anjos o adorem, porquanto o SENHOR vingará o sangue dos seus servos, tomará vingança dos seus inimigos e fará expiação pela terra do seu povo!`
32:44
Então, Moisés veio com Josué, filho de Num, e recitou com grande voz as palavras dessa composição poética aos ouvidos do povo.
32:45
Quando Moisés terminou de proclamar todas essas palavras diante da congregação de Israel,
32:46
ainda declarou: ´Guardai no coração todas as orientações que hoje vos transmiti solenemente, para que ordeneis a vossos filhos que obedeçam fielmente a todas as palavras desta Torá, Lei.
32:47
Porque esta Palavra não é para vós outros coisa vã; antes, é a vossa vida; e, por essa mesma Palavra, prolongareis os vossos dias sobre o solo do qual ides tomar posse em breve, assim que atravessardes o Jordão!`
Basic English Bible
32:1
Give ear, O heavens, to my voice; let the earth take note of the words of my mouth:
32:2
My teaching is dropping like rain, coming down like dew on the fields; like rain on the young grass and showers on the garden plants:
32:3
For I will give honour to the name of the Lord: let our God be named great.
32:4
He is the Rock, complete is his work; for all his ways are righteousness: a God without evil who keeps faith, true and upright is he.
32:5
They have become false, they are not his children, the mark of sin is on them; they are an evil and hard-hearted generation.
32:6
Is this your answer to the Lord, O foolish people and unwise? Is he not your father who has given you life? He has made you and given you your place.
32:7
Keep in mind the days of the past, give thought to the years of generations gone by: go to your father and he will make it clear to you, to the old men and they will give you the story.
32:8
When the Most High gave the nations their heritage, separating into groups the children of men, he had the limits of the peoples marked out, keeping in mind the number of the children of Israel.
32:9
For the Lord's wealth is his people; Jacob is the land of his heritage.
32:10
He came to him in the waste land, in the unpeopled waste of sand: putting his arms round him and caring for him, he kept him as the light of his eye.
32:11
As an eagle, teaching her young to make their flight, with her wings outstretched over them, takes them up on her strong feathers:
32:12
So the Lord only was his guide, no other god was with him.
32:13
He put him on the high places of the earth, his food was the increase of the field; honey he gave him out of the rock and oil out of the hard rock;
32:14
Butter from his cows and milk from his sheep, with fat of lambs and sheep of Bashan, and goats, and the heart of the grain; and for your drink, wine from the blood of the grape.
32:15
But Jeshurun became fat and would not be controlled: you have become fat, you are thick and full of food: then he was untrue to the God who made him, giving no honour to the Rock of his salvation.
32:16
The honour which was his they gave to strange gods; by their disgusting ways he was moved to wrath.
32:17
They made offerings to evil spirits which were not God, to gods who were strange to them, which had newly come up, not feared by your fathers.
32:18
You have no thought for the Rock, your father, you have no memory of the God who gave you birth.
32:19
And the Lord saw with disgust the evil-doing of his sons and daughters.
32:20
And he said, My face will be veiled from them, I will see what their end will be: for they are an uncontrolled generation, children in whom is no faith.
32:21
They have given my honour to that which is not God, moving me to wrath with their false worship: I will give their honour to those who are not a people, moving them to wrath by a foolish nation,
32:22
For my wrath is a flaming fire, burning to the deep parts of the underworld, burning up the earth with her increase, and firing the deep roots of the mountains.
32:23
I will send a rain of troubles on them, my arrows will be showered on them.
32:24
They will be wasted from need of food, and overcome by burning heat and bitter destruction; and the teeth of beasts I will send on them, with the poison of the worms of the dust.
32:25
Outside they will be cut off by the sword, and in the inner rooms by fear; death will take the young man and the virgin, the baby at the breast and the grey-haired man.
32:26
I said I would send them wandering far away, I would make all memory of them go from the minds of men:
32:27
But for the fear that their haters, uplifted in their pride, might say, Our hand is strong, the Lord has not done all this.
32:28
For they are a nation without wisdom; there is no sense in them.
32:29
If only they were wise, if only this was clear to them, and they would give thought to their future!
32:30
How would it be possible for one to overcome a thousand, and two to send ten thousand in flight, if their rock had not let them go, if the Lord had not given them up?
32:31
For their rock is not like our Rock, even our haters themselves being judges.
32:32
For their vine is the vine of Sodom, from the fields of Gomorrah: their grapes are the grapes of evil, and the berries are bitter:
32:33
Their wine is the poison of dragons, the cruel poison of snakes.
32:34
Is not this among my secrets, kept safe in my store-house?
32:35
Punishment is mine and reward, at the time of the slipping of their feet: for the day of their downfall is near, sudden will be their fate.
32:36
For the Lord will be judge of his people, he will have pity for his servants; when he sees that their power is gone, there is no one, shut up or free.
32:37
And he will say, Where are their gods, the rock in which they put their faith?
32:38
Who took the fat of their offerings, and the wine of their drink offering? Let them now come to your help, let them be your salvation.
32:39
See now, I myself am he; there is no other god but me: giver of death and life, wounding and making well: and no one has power to make you free from my hand.
32:40
For lifting up my hand to heaven I say, By my unending life,
32:41
If I make sharp my shining sword, and my hand is outstretched for judging, I will give punishment to those who are against me, and their right reward to my haters.
32:42
I will make my arrows red with blood, my sword will be feasting on flesh, with the blood of the dead and the prisoners, of the long-haired heads of my haters.
32:43
Be glad, O you his people, over the nations; for he will take payment for the blood of his servants, and will give punishment to his haters, and take away the sin of his land, for his people.
32:44
So Moses said all the words of this song in the hearing of the people, he and Hoshea, the son of Nun.
32:45
And after saying all this to the people,
32:46
Moses said to them, Let the words which I have said to you today go deep into your hearts, and give orders to your children to do every word of this law.
32:47
And this is no small thing for you, but it is your life, and through this you may make your days long in the land which you are going over Jordan to take for your heritage.
New International Version
32:1
Listen, you heavens, and I will speak; hear, you earth, the words of my mouth.
32:2
Let my teaching fall like rain and my words descend like dew, like showers on new grass, like abundant rain on tender plants.
32:3
I will proclaim the name of the Lord. Oh, praise the greatness of our God!
32:4
He is the Rock, his works are perfect, and all his ways are just. A faithful God who does no wrong, upright and just is he.
32:5
They are corrupt and not his children; to their shame they are a warped and crooked generation.
32:6
Is this the way you repay the Lord, you foolish and unwise people? Is he not your Father, your Creator, Or [Father, who bought you] who made you and formed you?
32:7
Remember the days of old; consider the generations long past. Ask your father and he will tell you, your elders, and they will explain to you.
32:8
When the Most High gave the nations their inheritance, when he divided all mankind, he set up boundaries for the peoples according to the number of the sons of Israel. Masoretic Text; Dead Sea Scrolls (see also Septuagint) [sons of God]
32:9
For the Lord's portion is his people, Jacob his allotted inheritance.
32:10
In a desert land he found him, in a barren and howling waste. He shielded him and cared for him; he guarded him as the apple of his eye,
32:11
like an eagle that stirs up its nest and hovers over its young, that spreads its wings to catch them and carries them aloft.
32:12
The Lord alone led him; no foreign god was with him.
32:13
He made him ride on the heights of the land and fed him with the fruit of the fields. He nourished him with honey from the rock, and with oil from the flinty crag,
32:14
with curds and milk from herd and flock and with fattened lambs and goats, with choice rams of Bashan and the finest kernels of wheat. You drank the foaming blood of the grape.
32:15
Jeshurun [Jeshurun] means [the upright one], that is, Israel. grew fat and kicked; filled with food, they became heavy and sleek. They abandoned the God who made them and rejected the Rock their Savior.
32:16
They made him jealous with their foreign gods and angered him with their detestable idols.
32:17
They sacrificed to false gods, which are not God - gods they had not known, gods that recently appeared, gods your ancestors did not fear.
32:18
You deserted the Rock, who fathered you; you forgot the God who gave you birth.
32:19
The Lord saw this and rejected them because he was angered by his sons and daughters.
32:20
"I will hide my face from them," he said, "and see what their end will be; for they are a perverse generation, children who are unfaithful.
32:21
They made me jealous by what is no god and angered me with their worthless idols. I will make them envious by those who are not a people; I will make them angry by a nation that has no understanding.
32:22
For a fire will be kindled by my wrath, one that burns down to the realm of the dead below. It will devour the earth and its harvests and set afire the foundations of the mountains.
32:23
"I will heap calamities on them and spend my arrows against them.
32:24
I will send wasting famine against them, consuming pestilence and deadly plague; I will send against them the fangs of wild beasts, the venom of vipers that glide in the dust.
32:25
In the street the sword will make them childless; in their homes terror will reign. The young men and young women will perish, the infants and those with gray hair.
32:26
I said I would scatter them and erase their name from human memory,
32:27
but I dreaded the taunt of the enemy, lest the adversary misunderstand and say, 'Our hand has triumphed; the Lord has not done all this.'"
32:28
They are a nation without sense, there is no discernment in them.
32:29
If only they were wise and would understand this and discern what their end will be!
32:30
How could one man chase a thousand, or two put ten thousand to flight, unless their Rock had sold them, unless the Lord had given them up?
32:31
For their rock is not like our Rock, as even our enemies concede.
32:32
Their vine comes from the vine of Sodom and from the fields of Gomorrah. Their grapes are filled with poison, and their clusters with bitterness.
32:33
Their wine is the venom of serpents, the deadly poison of cobras.
32:34
"Have I not kept this in reserve and sealed it in my vaults?
32:35
It is mine to avenge; I will repay. In due time their foot will slip; their day of disaster is near and their doom rushes upon them."
32:36
The Lord will vindicate his people and relent concerning his servants when he sees their strength is gone and no one is left, slave or free. Or [and they are without a ruler or leader]
32:37
He will say: "Now where are their gods, the rock they took refuge in,
32:38
the gods who ate the fat of their sacrifices and drank the wine of their drink offerings? Let them rise up to help you! Let them give you shelter!
32:39
"See now that I myself am he! There is no god besides me. I put to death and I bring to life, I have wounded and I will heal, and no one can deliver out of my hand.
32:40
I lift my hand to heaven and solemnly swear: As surely as I live forever,
32:41
when I sharpen my flashing sword and my hand grasps it in judgment, I will take vengeance on my adversaries and repay those who hate me.
32:42
I will make my arrows drunk with blood, while my sword devours flesh: the blood of the slain and the captives, the heads of the enemy leaders."
32:43
Rejoice, you nations, with his people, Or [Make his people rejoice, you nations] Masoretic Text; Dead Sea Scrolls (see also Septuagint) [people, / and let all the angels worship him, /] for he will avenge the blood of his servants; he will take vengeance on his enemies and make atonement for his land and people.
32:44
Moses came with Joshua Hebrew [Hoshea], a variant of [Joshua] son of Nun and spoke all the words of this song in the hearing of the people.
32:45
When Moses finished reciting all these words to all Israel,
32:46
he said to them, "Take to heart all the words I have solemnly declared to you this day, so that you may command your children to obey carefully all the words of this law.
32:47
They are not just idle words for you - they are your life. By them you will live long in the land you are crossing the Jordan to possess."
American Standard Version
32:1
Give ear, ye heavens, and I will speak; And let the earth hear the words of my mouth.
32:2
My doctrine shall drop as the rain; My speech shall distil as the dew, As the small rain upon the tender grass, And as the showers upon the herb.
32:3
For I will proclaim the name of Jehovah: Ascribe ye greatness unto our God.
32:4
The Rock, his work is perfect; For all his ways are justice: A God of faithfulness and without iniquity, Just and right is he.
32:5
They have dealt corruptly with him, [they are] not his children, [it is] their blemish; [They are] a perverse and crooked generation.
32:6
Do ye thus requite Jehovah, O foolish people and unwise? Is not he thy father that hath bought thee? He hath made thee, and established thee.
32:7
Remember the days of old, Consider the years of many generations: Ask thy father, and he will show thee; Thine elders, and they will tell thee.
32:8
When the Most High gave to the nations their inheritance, When he separated the children of men, He set the bounds of the peoples According to the number of the children of Israel.
32:9
For Jehovah's portion is his people; Jacob is the lot of his inheritance.
32:10
He found him in a desert land, And in the waste howling wilderness; He compassed him about, he cared for him, He kept him as the apple of his eye.
32:11
As an eagle that stirreth up her nest, That fluttereth over her young, He spread abroad his wings, he took them, He bare them on his pinions.
32:12
Jehovah alone did lead him, And there was no foreign god with him.
32:13
He made him ride on the high places of the earth, And he did eat the increase of the field; And he made him to suck honey out of the rock, And oil out of the flinty rock;
32:14
Butter of the herd, and milk of the flock, With fat of lambs, And rams of the breed of Bashan, and goats, With the finest of the wheat; And of the blood of the grape thou drankest wine.
32:15
But Jeshurun waxed fat, and kicked: Thou art waxed fat, thou art grown thick, thou art become sleek; Then he forsook God who made him, And lightly esteemed the Rock of his salvation.
32:16
They moved him to jealousy with strange [gods]; With abominations provoked they him to anger.
32:17
They sacrificed unto demons, [which were] no God, To gods that they knew not, To new [gods] that came up of late, Which your fathers dreaded not.
32:18
Of the Rock that begat thee thou art unmindful, And hast forgotten God that gave thee birth.
32:19
And Jehovah saw [it], and abhorred [them], Because of the provocation of his sons and his daughters.
32:20
And he said, I will hide my face from them, I will see what their end shall be: For they are a very perverse generation, Children in whom is no faithfulness.
32:21
They have moved me to jealousy with that which is not God; They have provoked me to anger with their vanities: And I will move them to jealousy with those that are not a people; I will provoke them to anger with a foolish nation.
32:22
For a fire is kindled in mine anger, And burneth unto the lowest Sheol, And devoureth the earth with its increase, And setteth on fire the foundations of the mountains.
32:23
I will heap evils upon them; I will spend mine arrows upon them:
32:24
[They shall be] wasted with hunger, and devoured with burning heat And bitter destruction; And the teeth of beasts will I send upon them, With the poison of crawling things of the dust.
32:25
Without shall the sword bereave, And in the chambers terror; [It shall destroy] both young man and virgin, The suckling with the man of gray hairs.
32:26
I said, I would scatter them afar, I would make the remembrance of them to cease from among men;
32:27
Were it not that I feared the provocation of the enemy, Lest their adversaries should judge amiss, Lest they should say, Our hand is exalted, And Jehovah hath not done all this.
32:28
For they are a nation void of counsel, And there is no understanding in them.
32:29
Oh that they were wise, that they understood this, That they would consider their latter end!
32:30
How should one chase a thousand, And two put ten thousand to flight, Except their Rock had sold them, And Jehovah had delivered them up?
32:31
For their rock is not as our Rock, Even our enemies themselves being judges.
32:32
For their vine is of the vine of Sodom, And of the fields of Gomorrah: Their grapes are grapes of gall, Their clusters are bitter:
32:33
Their wine is the poison of serpents, And the cruel venom of asps.
32:34
Is not this laid up in store with me, Sealed up among my treasures?
32:35
Vengeance is mine, and recompense, At the time when their foot shall slide: For the day of their calamity is at hand, And the things that are to come upon them shall make haste.
32:36
For Jehovah will judge his people, And repent himself for his servants; When he seeth that [their] power is gone, And there is none [remaining], shut up or left at large.
32:37
And he will say, Where are their gods, The rock in which they took refuge;
32:38
Which did eat the fat of their sacrifices, [And] drank the wine of their drink-offering? Let them rise up and help you, Let them be your protection.
32:39
See now that I, even I, am he, And there is no god with me: I kill, and I make alive; I wound, and I heal; And there is none that can deliver out of my hand.
32:40
For I lift up my hand to heaven, And say, As I live for ever,
32:41
If I whet my glittering sword, And my hand take hold on judgment; I will render vengeance to mine adversaries, And will recompense them that hate me.
32:42
I will make mine arrows drunk with blood, And my sword shall devour flesh; With the blood of the slain and the captives, From the head of the leaders of the enemy.
32:43
Rejoice, O ye nations, [with] his people: For he will avenge the blood of his servants, And will render vengeance to his adversaries, And will make expiation for his land, for his people.
32:44
And Moses came and spake all the words of this song in the ears of the people, he, and Hoshea the son of Nun.
32:45
And Moses made an end of speaking all these words to all Israel;
32:46
And he said unto them, Set your heart unto all the words which I testify unto you this day, which ye shall command your children to observe to do, [even] all the words of this law.
32:47
For it is no vain thing for you; because it is your life, and through this thing ye shall prolong your days in the land, whither ye go over the Jordan to possess it.
(VLF) - Bíblia de Fácil tradução
32:1
“Prestem atenção, ó céus, ao que eu vou falar.
32:2
Que o meu ensino caia como chuva
32:3
“Porque proclamarei o nome do SENHOR.
32:4
Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas,
32:5
“Ele não é corrupto,
32:6
É assim que vocês pagam ao SENHOR,
32:7
“Lembrem-se dos velhos tempos.
32:8
Quando o Deus Altíssimo separou as nações,
32:9
Mas o povo de Israel é a propriedade do SENHOR;
32:10
O SENHOR o encontrou numa terra deserta,
32:11
Como a águia que voa sobre o seu ninho
32:12
“Foi o SENHOR sozinho quem o guiou pelo deserto,
32:13
Ele o fez passar por cima da região da montanha,
32:14
Ele lhe deu manteiga de vacas e leite de ovelhas,
32:15
“Mas Jacó ficou cheio de comida,
32:16
Com os seus deuses estrangeiros, provocaram-lhe ciúmes.
32:17
Ofereceram sacrifícios a demônios e não a Deus;
32:18
Esqueceram-se da Rocha que lhes deu vida.
32:19
“O SENHOR viu isso e os rejeitou,
32:20
Ele disse: ‘Esconderei o meu rosto deles,
32:21
Provocaram-me ciúmes com aquilo que não é Deus.
32:22
A minha ira acendeu um fogo,
32:23
Farei cair sobre eles desgraças sem fim,
32:24
A fome os enfraquecerá,
32:25
A espada os matará nas ruas,
32:26
Eu disse que os iria destruir,
32:27
Mas temi a reação dos inimigos deles,
32:28
“Porque eles são uma nação sem entendimento
32:29
Se fossem inteligentes, entenderiam o que estava acontecendo.
32:30
Como é possível que um só homem persiga mil?
32:31
Pois a rocha dos nossos inimigos não é como a nossa Rocha.
32:32
São como Sodoma e Gomorra. Bebem o vinho que vem de Sodoma,
32:33
O seu vinho é a peçonha das serpentes,
32:34
“Deus disse: ‘Tenho esse vinho guardado,
32:35
A mim pertence o castigo e a vingança,
32:36
“O SENHOR fará justiça ao seu povo
32:37
Então dirá: ‘Agora, onde estão os seus deuses?
32:38
Onde estão os deuses que comiam o melhor dos seus sacrifícios
32:39
Fiquem agora sabendo que eu sou o único, eu mesmo,
32:40
Por isso, levanto a minha mão ao céu e digo:
32:41
Juro que afiarei a minha espada brilhante
32:42
As minhas flechas ficarão cobertas de sangue,
32:43
“Alegrem-se, ó céus, com o povo de Deus.
Moisés ensina o cântico ao povo
32:44
Moisés e Josué, filho de Num, apresentaram-se diante do povo, e Moisés recitou todas as palavras deste cântico para que o povo o aprendesse.
32:45
Depois de ter recitado todas estas palavras,
32:46
Moisés disse ao povo:
32:47
Não são palavras sem importância, a sua vida depende delas. Por meio delas vocês viverão muito tempo na terra que está no outro lado do rio Jordão e que vocês irão ocupar.
(TB) - Tradução Brasileira
32:1
Ouvi, ó céus, e falarei;
32:2
Caia o meu ensino como a chuva,
32:3
Porque proclamarei o nome de Jeová.
32:4
Ele é a Rocha, e as suas obras são perfeitas,
32:5
Procederam corruptamente com ele, não são seus filhos; é essa a sua mancha.
32:6
É assim que tratas a Jeová,
32:7
Lembra-te dos dias da antiguidade,
32:8
Quando o Altíssimo dava às nações a sua herança,
32:9
Pois a porção de Jeová é o seu povo,
32:10
Ele o achou numa terra deserta
32:11
Como uma águia que desperta o seu ninho,
32:12
Só Jeová o conduziu,
32:13
Fê-lo cavalgar sobre os altos da terra
32:14
Coalhada de vacas, leite de ovelhas,
32:15
Mas Jesurum engordou e deu coices
32:16
Com deuses estranhos, o provocaram a zelos,
32:17
Ofereceram sacrifícios a sedins, que não são Deus,
32:18
Olvidaste a Rocha que te gerou
32:19
Jeová viu isso e os desprezou,
32:20
Então, disse: Esconderei deles o meu rosto,
32:21
Eles me provocaram a zelos com aquilo que não é Deus,
32:22
Porque um fogo está acendido na minha ira,
32:23
Amontoarei males sobre eles,
32:24
Consumidos serão de fome e devorados de raios
32:25
Por fora, devastará a espada,
32:26
Eu teria dito: despedaçá-los-ei,
32:27
Se eu não receasse a vexação do inimigo,
32:28
Porque são gente falta de conselhos,
32:29
Se tivessem sido sábios, entenderiam isso,
32:30
Como poderia um só perseguir a mil,
32:31
Porque a rocha deles não é como a nossa Rocha,
32:32
Pois a sua vide é da vide de Sodoma
32:33
O seu vinho é fel de répteis
32:34
Não é isso depositado comigo,
32:35
Minha é a vingança e a recompensa,
32:36
Porque Jeová vindicará ao seu povo
32:37
Ele dirá: Onde estão os seus deuses,
32:38
Os que comiam a gordura dos sacrifícios deles
32:39
Vede agora que Eu, sim Eu, sou Ele,
32:40
Pois levanto a mão ao céu
32:41
se eu afiar a minha espada reluzente,
32:42
De sangue embriagarei as minhas setas
32:43
Louvai, ó nações, o seu povo,
Exortação a que seja observada a lei
32:44
Veio Moisés e falou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Oseias , filho de Num.
32:45
Tendo Moisés acabado de falar todas estas palavras a todo o Israel,
32:46
disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico contra vós, para que ordeneis a vossos filhos que cuidem de cumprir todas as palavras desta lei.
32:47
Isso não é para vós coisa de somenos importância, pois é a vossa vida, e por isso prolongareis os vossos dias na terra que estais passando o Jordão para possuirdes.
(BJ) - 1981 - Bíblia de Jerusalém
CÂNTICO DE MOISÉS
32:1
Dá ouvidos, ó céu, que eu vou falar; ouve, ó terra, as palavras da minha boca!
32:2
Desça como chuva minha doutrina, minha palavra se espalhe como orvalho, como chuvisco sobre a relva que viceja e aguaceiro sobre a grama verdejante.
32:3
Eu vou proclamar o nome de Iahweh; quanto a vós, engrandecei o nosso Deus!
32:4
Ele é a Rocha, e sua obra é perfeita, pois toda a sua conduta é o Direito. É Deus verdadeiro e sem injustiça, ele é a Justiça, e a Retidão.
32:5
Corromperam-se os que sem tara ele gerou, geração depravada e pervertida.
32:6
É isto que devolveis a Iahweh? Povo idiota e sem sabedoria... Não é ele teu pai, teu criador? Ele próprio te fez e te firmou!
32:7
Recorda os dias que se foram, repassa gerações e gerações... Pergunta ao teu pai e ele contará, interroga os anciãos e eles te dirão.
32:8
Quando o Altíssimo repartia as nações, quando espalhava os filhos de Adão ele fixou fronteiras para os povos, conforme o número dos filhos de Deus;
32:9
mas a parte de Iahweh foi o seu povo, o lote da sua herança foi Jacó.
32:10
Ele o achou numa terra do deserto, num vazio solitário e ululante.Cercou-o, cuidou dele e guardou-o com carinho, como se fosse a menina dos seus olhos.
32:11
Como a águia que vela por seu ninho e revoa por cima dos filhotes, ele o tomou, estendendo as suas asas, e o carregou em cima de suas penas.
32:12
O único a conduzi-lo foi Iahweh, nenhum deus estrangeiro o acompanhou.
32:13
Fê-lo cavalgar sobre as alturas da terra e alimentou-o com produtos do campo; fê-lo sugar mel de um rochedo e óleo de uma dura pedreira,
32:14
coalhada de vaca e leite de ovelha, com gordura de carneiros e cordeiros; e manadas de Basã, e cabritos, com a gordura da polpa do trigo e o sangue da uva, que bebes fermentado.
32:15
Jacó comeu e saciou-se, Jesurun engordou e deu coices, (ficaste gordo, robusto, corpulento) rejeitou o Deus que o fizera, desprezou sua Rocha salvadora;
32:16
provocaram seu ciúme com estranhos e com abominações o deixaram enfurecido;
32:17
sacrificaram a demônios, falsos deuses, a deuses que não haviam conhecido, (deuses) novos, recentemente chegados, e que vossos pais nunca haviam temido.
32:18
(Desprezas a Rocha que te deu à luz, esqueces o Deus que te gerou.)
32:19
Iahweh viu isso e ficou enfurecido, rejeitando seus filhos e suas filhas.
32:20
E disse: Vou ocultar-lhes o meu rosto e ver qual será o seu futuro! Pois são uma geração pervertida, são filhos que não têm fidelidade!
32:21
Provocaram meu ciúme com um deus falso, e me irritaram com seus ídolos vazios; pois vou provocar seu ciúme com um povo falso, vou irritá-los com uma nação idiota !
32:22
Sim! O fogo da minha ira está ardendo e vai queimar até ao mais fundo do Xeol; vai devorar a terra e seus produtos, e abrasar o alicerce das montanhas.
32:23
Vou lançar males sobre eles, e contra eles esgotar as minhas flechas!
32:24
Vão ficar enfraquecidos pela fome, corroídos por febres e pestes violentas; porei o dente das feras contra eles, com veneno de serpentes do deserto.
32:25
Fora, a espada lhes tirará os filhos e dentro o terror se instalará; perecerão todos: o jovem e a donzela, a criança de peito e o velho encanecido.
32:26
Pensei: "Vou reduzi-los a pó, apagar sua memória dentre os homens!
32:27
Mas temi a jactância do inimigo, a interpretação dos seus adversários, pois diriam: "Nossa mão prevaleceu, não foi Iahweh quem o fez!
32:28
Pois é uma nação sem juízo, neles não há discernimento.
32:29
Se fossem sábios o entenderiam, saberiam discernir o seu futuro.
32:30
Como pode um homem só perseguir mil, e dois porem em fuga a dez mil, senão porque sua Rocha os vendera e porque Iahweh os entregara?
32:31
Sim, sua rocha não é como a nossa Rocha, e nossos inimigos o podem atestar.
32:32
Pois sua vinha é vinha de Sodoma e vem das plantações de Gomorra; suas uvas são uvas venenosas, e seus cachos são amargos;
32:33
seu vinho é um veneno de serpente, uma violenta peçonha de cobras.
32:34
E ele, não se abriga ele junto a mim, sigilado em meus tesouros?
32:35
É minha a vingança e a represália, no dia em que seu pé escorregar. Sim, o dia da sua ruína vem chegando, seu destino futuro se aproxima.
32:36
(Pois Iahweh fará justiça ao seu povo, e terá piedade dos seus servos.) Ao ver que sua mão vai fraquejando e que não há mais nem livre nem escravo,
32:37
ele dirá: "Onde estarão os seus deuses, a rocha onde buscavam seu refúgio?
32:38
Não comiam a gordura dos seus sacrifícios? Não bebiam o vinho das suas libações? Que se ponham em pé e vos socorram, e sejam eles a vossa proteção!
32:39
E agora, vede bem: eu, sou eu, e fora de mim não há outro Deus! Sou eu que mato e faço viver, sou eu que firo e torno a curar (e da minha mão ninguém se livra).
32:40
Sim, eu levanto a mão ao céu, e juro: "Tão verdade como eu vivo eternamente,
32:41
quando eu afiar minha espada fulgurante e minha mão agarrar o Direito, tomarei vingança do meu adversário, e retribuirei àqueles que me odeiam.
32:42
Embriagarei minhas flechas com sangue e minha espada devorará a carne, sangue dos mortos e cativos, das cabeças cabeludas do inimigo.
32:43
Exultai com ele, ó céus, e adorem-no todos os filhos de Deus! Nações, exultai com seu povo, e afirmem sua força todos os anjos de Deus! Porque ele vinga o sangue dos seus servos, e toma vingança dos seus adversários. Ele retribui àqueles que o odeiam, e purifica a terra do seu povo!
32:44
Moisés veio com Josué, filho de Nun, e proclamou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo.
A Lei, fonte de vida
32:45
Moisés terminou de falar essas palavras a todo Israel,
32:46
e acrescentou: "Ficai atentos a todas as palavras que hoje tomo como testemunho contra vós; vós as ordenareis aos vossos filhos, para que as observem, pondo em prática todas as palavras desta Lei.
32:47
Não é uma palavra inútil para vós, porque ela é a vossa vida, e é por esta palavra que prolongareis vossos dias sobre o solo do qual ides tomar posse, ao atravessardes o Jordão.
(HSB) Hebrew Study Bible
32:1
הַאֲזִ֥ינוּ הַשָּׁמַ֖יִם וַאֲדַבֵּ֑רָה וְתִשְׁמַ֥ע הָאָ֖רֶץ אִמְרֵי־ פִֽי׃
32:2
יַעֲרֹ֤ף כַּמָּטָר֙ לִקְחִ֔י תִּזַּ֥ל כַּטַּ֖ל אִמְרָתִ֑י כִּשְׂעִירִ֣ם עֲלֵי־ דֶ֔שֶׁא וְכִרְבִיבִ֖ים עֲלֵי־ עֵֽשֶׂב׃
32:3
כִּ֛י שֵׁ֥ם יְהוָ֖ה אֶקְרָ֑א הָב֥וּ גֹ֖דֶל לֵאלֹהֵֽינוּ׃
32:4
הַצּוּר֙ תָּמִ֣ים פָּעֳל֔וֹ כִּ֥י כָל־ דְּרָכָ֖יו מִשְׁפָּ֑ט אֵ֤ל אֱמוּנָה֙ וְאֵ֣ין עָ֔וֶל צַדִּ֥יק וְיָשָׁ֖ר הֽוּא׃
32:5
שִׁחֵ֥ת ל֛וֹ לֹ֖א בָּנָ֣יו מוּמָ֑ם דּ֥וֹר עִקֵּ֖שׁ וּפְתַלְתֹּֽל׃
32:6
הֲ־ לַיְהוָה֙ תִּגְמְלוּ־ זֹ֔את עַ֥ם נָבָ֖ל וְלֹ֣א חָכָ֑ם הֲלוֹא־ הוּא֙ אָבִ֣יךָ קָּנֶ֔ךָ ה֥וּא עָֽשְׂךָ֖ וַֽיְכֹנְנֶֽךָ׃
32:7
זְכֹר֙ יְמ֣וֹת עוֹלָ֔ם בִּ֖ינוּ שְׁנ֣וֹת דּוֹר־ וָד֑וֹר שְׁאַ֤ל אָבִ֙יךָ֙ וְיַגֵּ֔דְךָ זְקֵנֶ֖יךָ וְיֹ֥אמְרוּ לָֽךְ׃
32:8
בְּהַנְחֵ֤ל עֶלְיוֹן֙ גּוֹיִ֔ם בְּהַפְרִיד֖וֹ בְּנֵ֣י אָדָ֑ם יַצֵּב֙ גְּבֻלֹ֣ת עַמִּ֔ים לְמִסְפַּ֖ר בְּנֵ֥י יִשְׂרָאֵֽל׃
32:9
כִּ֛י חֵ֥לֶק יְהֹוָ֖ה עַמּ֑וֹ יַעֲקֹ֖ב חֶ֥בֶל נַחֲלָתֽוֹ׃
32:10
יִמְצָאֵ֙הוּ֙ בְּאֶ֣רֶץ מִדְבָּ֔ר וּבְתֹ֖הוּ יְלֵ֣ל יְשִׁמֹ֑ן יְסֹֽבְבֶ֙נְהוּ֙ יְב֣וֹנְנֵ֔הוּ יִצְּרֶ֖נְהוּ כְּאִישׁ֥וֹן עֵינֽוֹ׃
32:11
כְּנֶ֙שֶׁר֙ יָעִ֣יר קִנּ֔וֹ עַל־ גּוֹזָלָ֖יו יְרַחֵ֑ף יִפְרֹ֤שׂ כְּנָפָיו֙ יִקָּחֵ֔הוּ יִשָּׂאֵ֖הוּ עַל־ אֶבְרָתֽוֹ׃
32:12
יְהוָ֖ה בָּדָ֣ד יַנְחֶ֑נּוּ וְאֵ֥ין עִמּ֖וֹ אֵ֥ל נֵכָֽר׃
32:13
יַרְכִּבֵ֙הוּ֙ עַל־ [במותי] (בָּ֣מֳתֵי) אָ֔רֶץ וַיֹּאכַ֖ל תְּנוּבֹ֣ת שָׂדָ֑י וַיֵּנִקֵ֤הֽוּ דְבַשׁ֙ מִסֶּ֔לַע וְשֶׁ֖מֶן מֵחַלְמִ֥ישׁ צֽוּר׃
32:14
חֶמְאַ֨ת בָּקָ֜ר וַחֲלֵ֣ב צֹ֗אן עִם־ חֵ֨לֶב כָּרִ֜ים וְאֵילִ֤ים בְּנֵֽי־ בָשָׁן֙ וְעַתּוּדִ֔ים עִם־ חֵ֖לֶב כִּלְי֣וֹת חִטָּ֑ה וְדַם־ עֵנָ֖ב תִּשְׁתֶּה־ חָֽמֶר׃
32:15
וַיִּשְׁמַ֤ן יְשֻׁרוּן֙ וַיִּבְעָ֔ט שָׁמַ֖נְתָּ עָבִ֣יתָ כָּשִׂ֑יתָ וַיִּטֹּשׁ֙ אֱל֣וֹהַ עָשָׂ֔הוּ וַיְנַבֵּ֖ל צ֥וּר יְשֻׁעָתֽוֹ׃
32:16
יַקְנִאֻ֖הוּ בְּזָרִ֑ים בְּתוֹעֵבֹ֖ת יַכְעִיסֻֽהוּ׃
32:17
יִזְבְּח֗וּ לַשֵּׁדִים֙ לֹ֣א אֱלֹ֔הַ אֱלֹהִ֖ים לֹ֣א יְדָע֑וּם חֲדָשִׁים֙ מִקָּרֹ֣ב בָּ֔אוּ לֹ֥א שְׂעָר֖וּם אֲבֹתֵיכֶֽם׃
32:18
צ֥וּר יְלָדְךָ֖ תֶּ֑שִׁי וַתִּשְׁכַּ֖ח אֵ֥ל מְחֹלְלֶֽךָ׃
32:19
וַיַּ֥רְא יְהוָ֖ה וַיִּנְאָ֑ץ מִכַּ֥עַס בָּנָ֖יו וּבְנֹתָֽיו׃
32:20
וַיֹּ֗אמֶר אַסְתִּ֤ירָה פָנַי֙ מֵהֶ֔ם אֶרְאֶ֖ה מָ֣ה אַחֲרִיתָ֑ם כִּ֣י ד֤וֹר תַּהְפֻּכֹת֙ הֵ֔מָּה בָּנִ֖ים לֹא־ אֵמֻ֥ן בָּֽם׃
32:21
הֵ֚ם קִנְא֣וּנִי בְלֹא־ אֵ֔ל כִּעֲס֖וּנִי בְּהַבְלֵיהֶ֑ם וַאֲנִי֙ אַקְנִיאֵ֣ם בְּלֹא־ עָ֔ם בְּג֥וֹי נָבָ֖ל אַכְעִיסֵֽם׃
32:22
כִּי־ אֵשׁ֙ קָדְחָ֣ה בְאַפִּ֔י וַתִּיקַ֖ד עַד־ שְׁא֣וֹל תַּחְתִּ֑ית וַתֹּ֤אכַל אֶ֙רֶץ֙ וִֽיבֻלָ֔הּ וַתְּלַהֵ֖ט מוֹסְדֵ֥י הָרִֽים׃
32:23
אַסְפֶּ֥ה עָלֵ֖ימוֹ רָע֑וֹת חִצַּ֖י אֲכַלֶּה־ בָּֽם׃
32:24
מְזֵ֥י רָעָ֛ב וּלְחֻ֥מֵי רֶ֖שֶׁף וְקֶ֣טֶב מְרִירִ֑י וְשֶׁן־ בְּהֵמוֹת֙ אֲשַׁלַּח־ בָּ֔ם עִם־ חֲמַ֖ת זֹחֲלֵ֥י עָפָֽר׃
32:25
מִחוּץ֙ תְּשַׁכֶּל־ חֶ֔רֶב וּמֵחֲדָרִ֖ים אֵימָ֑ה גַּם־ בָּחוּר֙ גַּם־ בְּתוּלָ֔ה יוֹנֵ֖ק עִם־ אִ֥ישׁ שֵׂיבָֽה׃
32:26
אָמַ֖רְתִּי אַפְאֵיהֶ֑ם אַשְׁבִּ֥יתָה מֵאֱנ֖וֹשׁ זִכְרָֽם׃
32:27
לוּלֵ֗י כַּ֤עַס אוֹיֵב֙ אָג֔וּר פֶּֽן־ יְנַכְּר֖וּ צָרֵ֑ימוֹ פֶּן־ יֹֽאמְרוּ֙ יָדֵ֣ינוּ רָ֔מָה וְלֹ֥א יְהוָ֖ה פָּעַ֥ל כָּל־ זֹֽאת׃
32:28
כִּי־ ג֛וֹי אֹבַ֥ד עֵצ֖וֹת הֵ֑מָּה וְאֵ֥ין בָּהֶ֖ם תְּבוּנָֽה׃
32:29
ל֥וּ חָכְמ֖וּ יַשְׂכִּ֣ילוּ זֹ֑את יָבִ֖ינוּ לְאַחֲרִיתָֽם׃
32:30
אֵיכָ֞ה יִרְדֹּ֤ף אֶחָד֙ אֶ֔לֶף וּשְׁנַ֖יִם יָנִ֣יסוּ רְבָבָ֑ה אִם־ לֹא֙ כִּי־ צוּרָ֣ם מְכָרָ֔ם וַֽיהוָ֖ה הִסְגִּירָֽם׃
32:31
כִּ֛י לֹ֥א כְצוּרֵ֖נוּ צוּרָ֑ם וְאֹיְבֵ֖ינוּ פְּלִילִֽים׃
32:32
כִּֽי־ מִגֶּ֤פֶן סְדֹם֙ גַּפְנָ֔ם וּמִשַּׁדְמֹ֖ת עֲמֹרָ֑ה עֲנָבֵ֙מוֹ֙ עִנְּבֵי־ ר֔וֹשׁ אַשְׁכְּלֹ֥ת מְרֹרֹ֖ת לָֽמוֹ׃
32:33
חֲמַ֥ת תַּנִּינִ֖ם יֵינָ֑ם וְרֹ֥אשׁ פְּתָנִ֖ים אַכְזָֽר׃
32:34
הֲלֹא־ ה֖וּא כָּמֻ֣ס עִמָּדִ֑י חָתֻ֖ם בְּאוֹצְרֹתָֽי׃
32:35
לִ֤י נָקָם֙ וְשִׁלֵּ֔ם לְעֵ֖ת תָּמ֣וּט רַגְלָ֑ם כִּ֤י קָרוֹב֙ י֣וֹם אֵידָ֔ם וְחָ֖שׁ עֲתִדֹ֥ת לָֽמוֹ׃
32:36
כִּֽי־ יָדִ֤ין יְהוָה֙ עַמּ֔וֹ וְעַל־ עֲבָדָ֖יו יִתְנֶחָ֑ם כִּ֤י יִרְאֶה֙ כִּי־ אָ֣זְלַת יָ֔ד וְאֶ֖פֶס עָצ֥וּר וְעָזֽוּב׃
32:37
וְאָמַ֖ר אֵ֣י אֱלֹהֵ֑ימוֹ צ֖וּר חָסָ֥יוּ בֽוֹ׃
32:38
אֲשֶׁ֨ר חֵ֤לֶב זְבָחֵ֙ימוֹ֙ יֹאכֵ֔לוּ יִשְׁתּ֖וּ יֵ֣ין נְסִיכָ֑ם יָק֙וּמוּ֙ וְיַעְזְרֻכֶ֔ם יְהִ֥י עֲלֵיכֶ֖ם סִתְרָֽה׃
32:39
רְא֣וּ ׀ עַתָּ֗ה כִּ֣י אֲנִ֤י אֲנִי֙ ה֔וּא וְאֵ֥ין אֱלֹהִ֖ים עִמָּדִ֑י אֲנִ֧י אָמִ֣ית וַאֲחַיֶּ֗ה מָחַ֙צְתִּי֙ וַאֲנִ֣י אֶרְפָּ֔א וְאֵ֥ין מִיָּדִ֖י מַצִּֽיל׃
32:40
כִּֽי־ אֶשָּׂ֥א אֶל־ שָׁמַ֖יִם יָדִ֑י וְאָמַ֕רְתִּי חַ֥י אָנֹכִ֖י לְעֹלָֽם׃
32:41
אִם־ שַׁנּוֹתִי֙ בְּרַ֣ק חַרְבִּ֔י וְתֹאחֵ֥ז בְּמִשְׁפָּ֖ט יָדִ֑י אָשִׁ֤יב נָקָם֙ לְצָרָ֔י וְלִמְשַׂנְאַ֖י אֲשַׁלֵּֽם׃
32:42
אַשְׁכִּ֤יר חִצַּי֙ מִדָּ֔ם וְחַרְבִּ֖י תֹּאכַ֣ל בָּשָׂ֑ר מִדַּ֤ם חָלָל֙ וְשִׁבְיָ֔ה מֵרֹ֖אשׁ פַּרְע֥וֹת אוֹיֵֽב׃
32:43
הַרְנִ֤ינוּ גוֹיִם֙ עַמּ֔וֹ כִּ֥י דַם־ עֲבָדָ֖יו יִקּ֑וֹם וְנָקָם֙ יָשִׁ֣יב לְצָרָ֔יו וְכִפֶּ֥ר אַדְמָת֖וֹ עַמּֽוֹ׃ פ
32:44
וַיָּבֹ֣א מֹשֶׁ֗ה וַיְדַבֵּ֛ר אֶת־ כָּל־ דִּבְרֵ֥י הַשִּׁירָֽה־ הַזֹּ֖את בְּאָזְנֵ֣י הָעָ֑ם ה֖וּא וְהוֹשֵׁ֥עַ בִּן־ נֽוּן׃
32:45
וַיְכַ֣ל מֹשֶׁ֗ה לְדַבֵּ֛ר אֶת־ כָּל־ הַדְּבָרִ֥ים הָאֵ֖לֶּה אֶל־ כָּל־ יִשְׂרָאֵֽל׃
32:46
וַיֹּ֤אמֶר אֲלֵהֶם֙ שִׂ֣ימוּ לְבַבְכֶ֔ם לְכָל־ הַדְּבָרִ֔ים אֲשֶׁ֧ר אָנֹכִ֛י מֵעִ֥יד בָּכֶ֖ם הַיּ֑וֹם אֲשֶׁ֤ר תְּצַוֻּם֙ אֶת־ בְּנֵיכֶ֔ם לִשְׁמֹ֣ר לַעֲשׂ֔וֹת אֶת־ כָּל־ דִּבְרֵ֖י הַתּוֹרָ֥ה הַזֹּֽאת׃
32:47
כִּ֠י לֹֽא־ דָבָ֨ר רֵ֥ק הוּא֙ מִכֶּ֔ם כִּי־ ה֖וּא חַיֵּיכֶ֑ם וּבַדָּבָ֣ר הַזֶּ֗ה תַּאֲרִ֤יכוּ יָמִים֙ עַל־ הָ֣אֲדָמָ֔ה אֲשֶׁ֨ר אַתֶּ֜ם עֹבְרִ֧ים אֶת־ הַיַּרְדֵּ֛ן שָׁ֖מָּה לְרִשְׁתָּֽהּ׃ פ
(BKJ) - Bíblia King James - Fiel 1611
32:1
Ouvi, ó céus, e falarei; e ouve, ó terra, as palavras da minha boca.
32:2
A minha doutrina gotejará como a chuva, a minha fala destilará como o orvalho, como a garoa sobre a tenra erva, e como as chuvas sobre a relva;
32:3
porque divulgarei o nome do SENHOR: Engrandecei ao nosso Deus.
32:4
Ele é a Rocha, a sua obra é perfeita; porque todos os seus caminhos são juízo; um Deus de verdade e sem iniquidade, justo e reto é ele.
32:5
Eles se corromperam, a mancha deles não é a mancha dos seus filhos; eles são uma geração perversa e deturpada.
32:6
Assim recompensais ao SENHOR, ó povo tolo e insensato? Não é ele o teu pai, que te comprou? Ele não te criou, e não te estabeleceu?
32:7
Lembra-te dos dias de antigamente; considera os anos de muitas gerações; pergunta a teu pai, e ele te mostrará, e aos teus anciãos, e eles te dirão.
32:8
Quando o Altíssimo dividiu entre as nações a sua herança, quando separou os filhos de Adão, definiu os termos do povo, conforme o número dos filhos de Israel.
32:9
Porque a porção do SENHOR é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
32:10
Ele o encontrou em uma terra deserta, e no deserto solitário e uivante; ele o guiou, ele o instruiu, ele o protegeu, como a menina dos seus olhos.
32:11
Como uma águia agita sua ninhada, voando sobre as suas crias, estende suas asas, toma-os, e leva-os sobre suas asas;
32:12
só o SENHOR o guiou, e não houve com ele nenhum deus estranho.
32:13
Ele o fez cavalgar sobre os lugares altos da terra, para que pudesse comer o incremento dos seus campos, e o fez chupar o mel da rocha, e azeite da rocha pedregosa;
32:14
manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com gordura de cordeiros, e carneiros da raça de Basã, e cabras, com a gordura dos rins de trigo; e bebeste o sangue puro das uvas.
32:15
Mas Jesurum engordou, e deu coices; tu engordaste, tu te engrossaste, tu te cobriste de gordura; então ele abandonou o Deus que o criou, e desprezou a Rocha da sua salvação.
32:16
Eles provocaram ciúmes, com deuses estranhos, com abominações o provocaram à ira.
32:17
Eles sacrificaram a demônios, não a Deus; a deuses que não conheciam; a novos deuses que eram recém chegados, a quem seus pais não temiam.
32:18
Da Rocha que te gerou, te descuidaste, e te esqueceste do Deus que te formou.
32:19
E quando o SENHOR viu isso, abominou-os por causa da provocação de seus filhos e de suas filhas.
32:20
E ele disse: Esconderei deles a minha face; e verei qual será o seu fim, porque eles são uma geração muito insubordinada, filhos em quem não existe fé.
32:21
Eles me moveram para o ciúme do que não é Deus; eles me provocaram à ira com suas vaidades; e eu os moverei para o ciúme daqueles que não são um povo; eu os provocarei à ira com uma nação tola.
32:22
Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até as profundezas do inferno, e consumirá a terra com o seu incremento, e porá fogo nas fundações dos montes.
32:23
Amontoarei males sobre eles; minhas setas gastarei sobre eles.
32:24
Eles se consumirão com fome, e serão devorados com calor ardente, e com amarga destruição; também enviarei sobre eles os dentes de animais, com o veneno de serpentes do pó.
32:25
por fora a espada, e por dentro o terror, destruirão tanto ao jovem como a virgem, o bebê que mama e também o homem de cabelos grisalhos.
32:26
Eu disse: Eu os espalharei pelos cantos, e farei cessar a sua lembrança entre os homens,
32:27
se eu não temesse a ira do inimigo, para que os seus adversários não se comportem de maneira estranha, e para que não digam: A nossa mão está alta, e o SENHOR não fez tudo isto.
32:28
Porque eles são uma nação vazia de conselhos, e nem há nenhum entendimento neles.
32:29
Oh, se fossem sábios, para que entendessem isto, para que considerassem o seu fim!
32:30
Como poderia um só perseguir mil, e dois colocarem dez mil em fuga, exceto se a sua Rocha os tivesse vendido, e o SENHOR os tivesse encerrado?
32:31
Pois a sua rocha não é como a nossa Rocha, e até os nossos inimigos são juízes.
32:32
Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma, e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas de fel, os seus cachos são amargos;
32:33
o seu vinho é o veneno de dragões, e o cruel veneno de víboras.
32:34
Não está isto armazenado comigo, e selado entre os meus tesouros?
32:35
A mim pertence a vingança, e a recompensa; o seu pé deslizará no devido tempo; porque o dia da sua calamidade é chegado, e as coisas que virão sobre eles se apressam.
32:36
Porquanto o SENHOR julgará o seu povo, e se arrependerá pelos seus servos, quando vir que o seu poder se acabou, e que não existe ninguém preso, ou deixado.
32:37
E ele dirá: Onde estão os seus deuses, a sua rocha, em quem confiavam,
32:38
que comeu a gordura de seus sacrifícios, e bebeu o vinho das suas ofertas de bebidas? Levantem-se, e vos ajudem, e sejam a vossa proteção.
32:39
Vede agora que eu, eu sou ele, e não há nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; tampouco existe alguém que possa escapar de minha mão.
32:40
Porque ergo minha mão para os céus, e digo: Eu vivo para sempre.
32:41
Se eu afiar a minha espada reluzente, e a minha mão tomar o juízo; trarei vingança aos meus inimigos, e recompensarei os que me odeiam.
32:42
Farei minhas setas bêbadas de sangue, e minha espada devorará a carne; e isso com o sangue dos mortos e dos cativos, desde o princípio das vinganças sobre o inimigo.
32:43
Alegrai-vos, ó nações, com o seu povo; porque ele vingará o sangue dos seus servos, e trará vingança aos seus adversários, e será misericordioso com a sua terra, e para o seu povo.
32:44
E Moisés saiu e falou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Oseias, filho de Num.
32:45
E Moisés terminou de falar todas essas palavras a todo Israel,
32:46
e disse a eles: Concentrai vossos corações em todas as palavras que testemunho entre vós neste dia, que ordenareis que os vossos filhos observem e cumpram, todas as palavras desta lei.
32:47
Porque não é uma coisa vã para vós, porque é a vossa vida; e por isto prolongareis os vossos dias na terra, que vais passar o Jordão para possuir.
(LTT) Bíblia Literal do Texto Tradicional
Último cântico de Moisés, testemunhas, relembrando, advertindo. É proibido de entrar em Canaã.
32:1
32:2
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a tenra grama e como gotas de água sobre a relva.
32:3
Porque apregoarei o nome do SENHOR; creditai grandiosidade a nosso Deus.
32:4
Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os Seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nEle injustiça; justo e reto é.
32:5
Corromperam-se contra Ele; a mancha deles não é a mancha de Seus filhos; são uma geração perversa e distorcida.
32:6
Recompensais assim ao SENHOR, povo louco e ignorante? Não é Ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?
32:7
32:8
Quando o Altíssimo dividia para as nações as suas heranças, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os limites dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.
32:9
Porque a porção do SENHOR é o Seu povo; Jacó é a parte da Sua herança.
32:10
Ele o achou em uma terra deserta, e em um ermo solitário cheio de uivos; Ele o guiou ao redor, o instruiu, e o guardou como a menina do Seu olho.
32:11
Como a águia desperta a sua ninhada, voeja sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os carrega sobre as suas asas,
32:12
Assim só o SENHOR o guiou; e não havia com ele deus estranho.
32:13
Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo, e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira (duríssima e afiada pedra) .
32:14
Manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros filhos da terra de Basã, e dos bodes, com a gordura de rins ① de trigo; e bebeste o puro sangue ② das uvas.
32:15
32:16
Com deuses estranhos O provocaram a zelos; com abominações O provocaram à ira.
32:17
Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.
32:18
Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou;
32:19
O que vendo o SENHOR, os desprezou, por ter sido provocado à ira contra Seus filhos e Suas filhas;
32:20
E disse: "Esconderei o Meu rosto deles, verei qual será o fim deles; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade.
32:21
32:22
32:23
32:24
32:25
32:26
Eu disse: Por todos os cantos os espalharei; eu faria cessar a memória deles dentre os homens,
32:27
32:28
32:29
32:30
32:31
32:32
32:33
32:34
32:35
32:36
Porque o SENHOR fará justiça (contra inimigos) ao Seu povo, e se compadecerá de Seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado.
32:37
Então dirá: "Onde estão os seus deuses? A rocha em quem confiavam,
32:38
32:39
32:40
32:41
32:42
32:43
Cantai- retumbando- de- júbilo, ó nações, com o Seu povo, porque Ele vingará o sangue dos Seus servos, e sobre os Seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da Sua terra e do Seu povo.
32:44
32:45
E, acabando Moisés de falar todas estas palavras a todo o Israel,
32:46
Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as ordeneis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.
32:47
Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os vossos dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir.
(BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
CÂNTICO DE MOISÉS[o]
32:1
Dá ouvidos, ó céu, que eu vou falar; ouve, ó terra, as palavras da minha boca!
32:2
Desça como chuva minha doutrina, minha palavra se espalhe como orvalho, como chuvisco sobre a relva que viceja e aguaceiro sobre a grama verdejante.
32:3
Eu vou proclamar o nome de Iahweh; quanto a vós, engrandecei o nosso Deus![p]
32:4
Ele é a Rocha, e sua obra é perfeita, pois toda a sua conduta é o Direito. É Deus verdadeiro e sem injustiça, ele é a Justiça, e a Retidão.
32:5
Corromperam-se os que sem tara ele gerou,[q] geração depravada e pervertida.
32:6
É isto que devolveis a Iahweh? Povo idiota e sem sabedoria... Não é ele teu pai, teu criador?[r] Ele próprio te fez e te firmou!
32:7
Recorda os dias que se foram, repassa gerações e gerações... Pergunta ao teu pai e ele contará, interroga os anciãos e eles te dirão.
32:8
Quando o Altíssimo repartia as nações, quando espalhava os filhos de Adão ele fixou fronteiras para os povos, conforme o número dos filhos de Deus;[s]
32:9
mas a parte de Iahweh foi o seu povo, o lote da sua herança foi Jacó.
32:10
Ele o achou numa terra do deserto, num vazio solitário e ululante.Cercou-o, cuidou dele e guardou-o com carinho, como se fosse a menina dos seus olhos.
32:11
Como a águia que vela por seu ninho e revoa por cima dos filhotes, ele o tomou, estendendo as suas asas, e o carregou em cima de suas penas.
32:12
O único a conduzi-lo foi Iahweh, nenhum deus estrangeiro o acompanhou.
32:13
Fê-lo cavalgar sobre as alturas da terra e alimentou-o com produtos do campo; fê-lo sugar mel de um rochedo e óleo de uma dura pedreira,
32:14
coalhada de vaca e leite de ovelha, com gordura de carneiros e cordeiros; e manadas de Basã, e cabritos, com a gordura da polpa do trigo e o sangue da uva, que bebes fermentado.
32:15
Jacó comeu e saciou-se,[t] Jesurun engordou e deu coices,[u] (ficaste gordo, robusto, corpulento) rejeitou o Deus que o fizera, desprezou sua Rocha salvadora;
32:16
provocaram seu ciúme com estranhos e com abominações o deixaram enfurecido;
32:17
sacrificaram a demônios, falsos deuses, a deuses que não haviam conhecido, (deuses) novos, recentemente chegados, e que vossos pais nunca haviam temido.
32:18
(Desprezas a Rocha que te deu à luz, esqueces o Deus que te gerou.)
32:19
Iahweh viu isso e ficou enfurecido, rejeitando seus filhos e suas filhas.
32:20
E disse: Vou ocultar-lhes o meu rosto e ver qual será o seu futuro! Pois são uma geração pervertida, são filhos que não têm fidelidade!
32:21
Provocaram meu ciúme com um deus falso, e me irritaram com seus ídolos vazios; pois vou provocar seu ciúme com um povo falso, vou irritá-los com uma nação idiota![v]
32:22
Sim! O fogo da minha ira está ardendo e vai queimar até ao mais fundo do Xeol; vai devorar a terra e seus produtos, e abrasar o alicerce das montanhas.
32:23
Vou lançar males sobre eles, e contra eles esgotar as minhas flechas!
32:24
Vão ficar enfraquecidos pela fome, corroídos por febres e pestes violentas; porei o dente das feras contra eles, com veneno de serpentes do deserto.
32:25
Fora, a espada lhes tirará os filhos e dentro o terror se instalará; perecerão todos: o jovem e a donzela, a criança de peito e o velho encanecido.
32:26
Pensei: "Vou reduzi-los a pó, apagar sua memória dentre os homens!"
32:27
Mas temi a jactância do inimigo, a interpretação dos seus adversários, pois diriam: "Nossa mão prevaleceu, não foi Iahweh quem o fez!"
32:28
Pois é uma nação sem juízo, neles não há discernimento.
32:29
Se fossem sábios o entenderiam, saberiam discernir o seu futuro.[x]
32:30
Como pode um homem só perseguir mil, e dois porem em fuga a dez mil, senão porque sua Rocha os vendera e porque Iahweh os entregara?
32:31
Sim, sua rocha não é como a nossa Rocha, e nossos inimigos o podem atestar.
32:32
Pois sua vinha é vinha de Sodoma e vem das plantações de Gomorra; suas uvas são uvas venenosas, e seus cachos são amargos;
32:33
seu vinho é um veneno de serpente, uma violenta peçonha de cobras.
32:34
E ele,[z] não se abriga ele junto a mim, sigilado em meus tesouros?
32:35
É minha a vingança e a represália,[a] no dia em que seu pé escorregar. Sim, o dia da sua ruína vem chegando, seu destino[b] futuro se aproxima.
32:36
(Pois Iahweh fará justiça ao seu povo, e terá piedade dos seus servos.) Ao ver que sua mão vai fraquejando e que não há mais nem livre nem escravo,
32:37
ele dirá: "Onde estarão os seus deuses, a rocha onde buscavam seu refúgio?
32:38
Não comiam a gordura dos seus sacrifícios? Não bebiam o vinho das suas libações? Que se ponham em pé e vos socorram, e sejam eles a vossa proteção!"
32:39
E agora, vede bem: eu, sou eu, e fora de mim não há outro Deus! Sou eu que mato e faço viver, sou eu que firo e torno a curar (e da minha mão ninguém se livra).
32:40
Sim, eu levanto a mão ao céu, e juro: "Tão verdade como eu vivo eternamente,
32:41
quando eu afiar minha espada fulgurante e minha mão agarrar o Direito, tomarei vingança do meu adversário, e retribuirei àqueles que me odeiam.
32:42
Embriagarei minhas flechas com sangue e minha espada devorará a carne, sangue dos mortos e cativos, das cabeças cabeludas do inimigo."
32:43
32:44
A Lei, fonte de vida[f]
32:45
Moisés terminou de falar essas palavras a todo Israel,
32:46
e acrescentou: "Ficai atentos a todas as palavras que hoje tomo como testemunho contra vós; vós as ordenareis aos vossos filhos, para que as observem, pondo em prática todas as palavras desta Lei.
32:47
Não é uma palavra inútil para vós, porque ela é a vossa vida, e é por esta palavra que prolongareis vossos dias sobre o solo do qual ides tomar posse, ao atravessardes o Jordão."
Notas de Rodapé da (BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
32:1
[o]
Este cântico é um trecho de alto valor poético que exalta o poder do Deus de Israel, o único Deus verdadeiro. Após uma introdução de estilo sapiencial (vv. 1-2), proclama a perfeição das obras de Deus (vv. 3-7), sua providência em favor de Israel (vv. 8-14), a ela opondo a rebelião do povo (vv. 15-19), seguida do julgamento (vv. 19-25); Deus, contudo, não abandona 1srael aos seus inimigos (vv. 26-35) e fará uma intervenção em favor de seu povo (vv. 36-42); o v. 43 é uma doxologia. Este cântico existiu de modo independente, antes de ser integrado no Dt. Sua datação é dificílima: alguns traços de estilo arcaico freqüentemente levaram a atribuir-lhe uma data antiga; os opressores de Israel a que alude seriam então os filisteus (séc. XI) Contudo, as relações com os salmos e os profetas, especialmente o Dêutero-Isaías e Jeremias, sugerem antes uma data mais baixa: os opressores, neste caso, seriam os babilônios (séc. VI a.C.).
32:3
[p]
O convite é dirigido à natureza toda.
32:5
[q]
Lit.: "não filhos de tara". Nascido de Iahweh, Israel era de raça boa, e foi por seu pecado que degenerou. — Aqui segue-se o grego e sam.; o hebr. está corrompido.
32:6
32:8
[s]
Os "filhos de Deus" (ou "de deuses") são os anjos (Jó
32:15
[t]
Grego, sam.; estíquio omitido pelo hebr.
32:15
[u]
Como um touro (shôr), ao qual faz alusão o nome de Jesurun (leshurfin), de etimologia incerta, dado a Israel aqui e em 33,5 e 26.
32:21
[v]
Iahweh não escolhe um outro povo, mas utiliza uma nação que não recebeu sua sabedoria para castigar Israel. Pode-se ver aqui uma alusão tanto aos filisteus, quanto aos babilônios.
32:29
[x]
O grego traz: "eles receberão isso no futuro".
32:34
32:35
32:35
[b]
Lit.: "o que está preparado para eles".
32:43
[c]
Segue-se o grego; hebr.: "Nações, aclamai seu povo, pois ele vinga o sangue dos seus servos; ele faz a vingança recair sobre seus inimigos, e seu povo purificará a sua terra". Sobre os "filhos de Deus", cf. v. 8+.
32:43
32:44
[e]
O grego insere aqui 31,22, e em lugar de "cântico" traz "Lei".(VULG) - Vulgata Latina
32:1
32:2
32:3
32:4
32:5
32:6
32:7
32:8
32:9
32:10
32:11
32:12
32:13
32:14
32:15
32:16
32:17
32:18
32:19
32:20
32:21
32:22
32:23
32:24
32:25
32:26
32:27
32:28
32:29
32:30
32:31
32:32
32:33
32:34
32:35
32:36
32:37
32:38
32:39
32:40
32:41
32:42
32:43
32:44
32:45
Complevitque omnes sermones istos, loquens ad universum Israël,
32:46
et dixit ad eos : Ponite corda vestra in omnia verba, quæ ego testificor vobis hodie : ut mandetis ea filiis vestris custodire et facere, et implere universa quæ scripta sunt legis hujus :
32:47
quia non incassum præcepta sunt vobis, sed ut singuli in eis viverent : quæ facientes longo perseveretis tempore in terra, ad quam, Jordane transmisso, ingredimini possidendam.
Referências Bíblicas de :0-47
Como a bíblia foi escrita por diversos autores e em períodos e regiões diferentes, a ocorrência de conteúdo cruzado é um ponto útil para o estudo já que explica o texto com referências da própria bíblia.
Ver referências