Aguçar

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Aguçar: verbo transitivo direto Afiar ou amolar; fazer com que alguma coisa fique afiada.
Figurado Causar a existência ou o aumento de: aguçou a imaginação.
Por Extensão Ficar mais sensível; tornar-se perceptivo: aguçou os sentidos.
verbo transitivo direto e intransitivo Afunilar; fazer com que fique com a extremidade aguçada, pontiaguda: aguçou o lápis; a montanha aguça em sua extremidade.
Etimologia (origem da palavra aguçar). Do latim acutiare; acutus.a.um.
Papaguçar: V paparicar.

Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Aguçar: Excitar; estimular; afiar

Dicionário da Bíblia de Almeida

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Aguçar: Aguçar Afiar a ponta de alguma coisa (1Sm 13:21), RA). Aguçar os olhos é olhar com ódio (16:9); aguçar a língua é preparar-se para ferir alguém por meio de calúnia (Sl 140:3); aguçar o amor é senti-lo crescer (1Rs 3:26), RA).

Pequeno Abc do Pensamento Judaico

Tefilá: As principais orações diárias dos israelitas são TEFILAT-SHAhARIT (oração da manhã); TEFILAT-MINhÁ (oração da tarde); TEFILAT-ARVIT (oração da noite). Podemos também classificar as orações, do ponto de vista do seu conteúdo. Tornou-se hábito no judaísmo ao rezar, de nos aproximarmos de Deus, primeiramente com palavras de louvor e de adoração.
Nas ORAÇÕES DE ADORAÇÃO, consideramos o poder e majestade, e. grandeza e o mistério de Deus. Deus não necessita da nossa adoração mas nós necessitamos adorá-Lo. As orações de adoração protegem os homens de se tornarem enamorados de que é falso e degradante, o propósito da oração é encontrar a nossa relação com um Deus vivo. Essa relação é expressa em palavras que entoam louvores a Deus. O louvor a Deus é uma resposta à sua Majestade e Glória. Na medida em que enunciamos esses louvores, somos elevados a um plano mais alto de sentimento e de pensamento. (RLB) As orações de AGRADECIMENTO (veja-BERACHÁ) têm como objetivo de tornar-nos conscientes das bençãos que nos cercam e da qual recebemos benefícios diariamente.
Só após louvar e agradecer, o judeu nas suas orações chega às rezas, nos quais exprime o seu "pedido". Estas podem ser chamadas ORAÇÕES SUPLICATÓRIAS. Suplicamos a Deus em favor daqueles que estão enfermos e encorajamos mesmo o agonizante a orar pela sua restauração à saúde e ao serviço útil a Deus. As orações suplicatórias exigem que o adorador se concentre-se sobre a Vontade de Deus em vez de a sua própria. A nossa súplica (por bênção para a vida), deve ser motivada pelo nosso desejo de usar essa bênção para a glória de Deus. As orações judaicas de súplica são feitas no plural em vez do singular a fim de aguçar o nosso consciente a respeito dos outros. (RLB) Veja também: TAhANUN
Temos ainda orações de penitência em que o homem confessa o seu erro e pede perdão. Em hebraico chamamos estas rezas "SELIhOT". O judeu pede ajuda de Deus a fim de que possa superar os seus maus desejos. Apela por uma outra oportunidade, quando ele tem a intenção de agir 'diferentemente e confia no misericordioso perdão de Deus Veja também: SELIhOT

Strongs


שָׁנַן
(H8150)
Ver ocorrências
shânan (shaw-nan')

08150 שנן shanan

uma raiz primitiva; DITAT - 2422; v.

  1. afiar, aguçar
    1. (Qal) aguçar, afiar
    2. (Piel) aguçar, ensinar (incisivamente)
    3. (Hitpolel) ser perfurado