Asir

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Asir: verbo transitivo direto [Pouco Uso] Segurar pelas asas: asir aves no galinheiro.
verbo transitivo direto e pronominal Segurar, tomar com a mão; agarrar-se, empunhar-se.
Etimologia (origem da palavra asir). Asa + ir.
Basirrostral: adjetivo masculino e feminino Relacionado à base do bico de uma ave ou nela situado.
Etimologia (origem da palavra basirrostral). Bási + rostro + al.
Diasirmo: substantivo masculino [Retórica] Tipo de hipérbole (exagero) através da qual se exalta ou se encarece de maneira exagerada alguma coisa comum, baixa ou ridícula.
Etimologia (origem da palavra diasirmo). Do grego diasyrmos.
Esbrasir: verbo transitivo direto e pronominal Pôr(-se) em brasa; esbrasear(-se).
Etimologia (origem da palavra esbrasir). Es + brasa + ir.
Sandasiro: substantivo masculino Variedade de pedra preciosa, talvez O mesmo que sandareso.--Valdez, Diccion. Esp. Port., menciona sandastro, que supponho êrro, procedente da fácil troca de um i por um t.
Etimologia (origem da palavra sandasiro). Do latim sandasirus.

Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Asir: prisioneiro
Asírios: Semitas, descendentes de Assur, um dos filhos de Sem. Estabeleceram-se no curso médio do rio Tigre, na Mesopotâmia. Eram um povo guerreiro, que herdou a cultura hurrita e suméria e fundou um grande império no séc. VII aC, destruído pelos medos e babilônios em 605 a. C. Foram eles que destruíram o reino de Israel (722 aC) e exilaram sua população.

Pequeno Abc do Pensamento Judaico

Reino de himyar: Doze estados judaicos soberanos estabeleceram-se e existiram em diversos lugares, durante períodos irregulares, no decorrer dos séculos que separam a destruição do Templo de Jerusalém da proclamação do Estado de Israel, em 1948. O mais importante foi instaurado no sul da península árabe, no atual Iemen, nos tempos pré-islâmicos. Criou-o abraçando a fé mosaica no ano 270 da nossa era, o rei lasirum Iohream influenciado provavelmente pelos centros judaicos existentes ao longo das costas ocidentais e das rotas comerciais da árabia. Quinze reis cie duas dinastias seguiram-se-lhe no trono, até que último rei Iusef D'hu Nuvas, sucumbiu, em 525, ante os invasores da Etiópia cristianizada. Seis anos ficariam ali os abissínios, expulsos a seguir por Gosroes que tentou, em vão implantar o zoroastrianismo. Depois, vieram os muçulmanos. Chamou-se aquele estado o Eeino de Himyar. Perseguidos e isolados os descendentes de Himiyar, ali viviam cercados pelos muçulmanos, até os nossos dias. Em 1948, quando se instaurou o Estado de Israel, contaram ainda com 50 mil almas. Transferiram-se de Iemen para à Terra que a Torá considera Santa. (MM)

Strongs


תְּלַאשַּׂר
(H8515)
Ver ocorrências
Tᵉlaʼssar (tel-as-sar')

08515 תלאשר T ela’ssar̂ ou תלשׁר T elassar̂

de origem estrangeira; n. pr. l. Telassar = “colina assíria”

  1. uma cidade conquistada e mantida pelos asírios situada, ao que parece, na Mesopotâmia