Asir
Dicionário Comum
Fonte: Priberam
Asir: verbo transitivo direto [Pouco Uso] Segurar pelas asas: asir aves no galinheiro.verbo transitivo direto e pronominal Segurar, tomar com a mão; agarrar-se, empunhar-se.
Etimologia (origem da palavra asir). Asa + ir.
Basirrostral: adjetivo masculino e feminino Relacionado à base do bico de uma ave ou nela situado.
Etimologia (origem da palavra basirrostral). Bási + rostro + al.
Etimologia (origem da palavra basirrostral). Bási + rostro + al.
Diasirmo: substantivo masculino [Retórica] Tipo de hipérbole (exagero) através da qual se exalta ou se encarece de maneira exagerada alguma coisa comum, baixa ou ridícula.
Etimologia (origem da palavra diasirmo). Do grego diasyrmos.
Etimologia (origem da palavra diasirmo). Do grego diasyrmos.
Esbrasir: verbo transitivo direto e pronominal Pôr(-se) em brasa; esbrasear(-se).
Etimologia (origem da palavra esbrasir). Es + brasa + ir.
Etimologia (origem da palavra esbrasir). Es + brasa + ir.
Sandasiro: substantivo masculino Variedade de pedra preciosa, talvez O mesmo que sandareso.--Valdez, Diccion. Esp. Port., menciona sandastro, que supponho êrro, procedente da fácil troca de um i por um t.
Etimologia (origem da palavra sandasiro). Do latim sandasirus.
Etimologia (origem da palavra sandasiro). Do latim sandasirus.
Dicionário Bíblico
Fonte: Dicionário Adventista
Asir: prisioneiro
Asírios: Semitas, descendentes de Assur, um dos filhos de Sem. Estabeleceram-se no curso médio do rio Tigre, na Mesopotâmia. Eram um povo guerreiro, que herdou a cultura hurrita e suméria e fundou um grande império no séc. VII aC, destruído pelos medos e babilônios em 605 a. C. Foram eles que destruíram o reino de Israel (722 aC) e exilaram sua população.
Pequeno Abc do Pensamento Judaico
Reino de himyar: Doze estados judaicos soberanos estabeleceram-se e existiram em diversos lugares, durante períodos irregulares, no decorrer dos séculos que separam a destruição do Templo de Jerusalém da proclamação do Estado de Israel, em 1948. O mais importante foi instaurado no sul da península árabe, no atual Iemen, nos tempos pré-islâmicos. Criou-o abraçando a fé mosaica no ano 270 da nossa era, o rei lasirum Iohream influenciado provavelmente pelos centros judaicos existentes ao longo das costas ocidentais e das rotas comerciais da árabia. Quinze reis cie duas dinastias seguiram-se-lhe no trono, até que último rei Iusef D'hu Nuvas, sucumbiu, em 525, ante os invasores da Etiópia cristianizada. Seis anos ficariam ali os abissínios, expulsos a seguir por Gosroes que tentou, em vão implantar o zoroastrianismo. Depois, vieram os muçulmanos. Chamou-se aquele estado o Eeino de Himyar. Perseguidos e isolados os descendentes de Himiyar, ali viviam cercados pelos muçulmanos, até os nossos dias. Em 1948, quando se instaurou o Estado de Israel, contaram ainda com 50 mil almas. Transferiram-se de Iemen para à Terra que a Torá considera Santa. (MM)Strongs
Tᵉlaʼssar (tel-as-sar')
de origem estrangeira; n. pr. l. Telassar = “colina assíria”
- uma cidade conquistada e mantida pelos asírios situada, ao que parece, na Mesopotâmia