Barata

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Abaratar: abaratar
v. tr. dir. 1. Baixar o preço de; baratear. 2. Menosprezar.
Barata: substantivo feminino Gênero de insetos da ordem dos ortópteros, de hábitos noturnos, cujas principais espécies se encontram nos armazéns e nas cozinhas.
Nome antigo de certo tipo de automóvel, também chamado baratinha.// Fig. Barata descascada, pessoa de pele muito branca; pessoa albina.
Barata-da-praia:
barata-da-praia | s. f.

ba·ra·ta·-da·-prai·a
nome feminino

[Brasil] [Zoologia] Designação dada a vários pequenos crustáceos isópodes terrestres, com grande número de patas, que vivem geralmente em sítios sombrios e húmidos e se enrolam quando tocados. (Equivalente no português de Portugal: bicho-de-conta.) = ONISCO, TATUZINHO

Plural: baratas-da-praia.

Baratar: verbo transitivo direto Tornar barato, vender a baixo preço; baratear.
verbo transitivo direto e pronominal Dar(-se) pouco valor (a); menosprezar(-se).
verbo transitivo direto Permutar, trocar.
verbo transitivo direto Oferecer sem grande despesa.
verbo transitivo direto Desbaratar, esperdiçar.
Etimologia (origem da palavra baratar). Barato + ar.
Barataria: substantivo feminino Ato de quem dá visando retribuição.
Negócio especulativo.
Direito marítimo. Dano voluntário causado pelo capitão ou tripulantes de um navio aos armadores ou seguradores do mesmo.
Baratas:
fem. pl. de barato
fem. pl. de barata

ba·ra·to
adjectivo
adjetivo

1. Que custa menos que o preço médio.

2. Que é de pouco preço.

advérbio

3. Por pouco preço.

nome masculino

4. Dinheiro que o dono da tavolagem retira do bolo ou recebe do banqueiro como interesse que lhe é devido.

5. [Brasil, Informal] Aquilo que deleita ou dá prazer (ex.: jogar futebol é um barato). = CURTIÇÃO

6. [Brasil, Informal] O que está na moda (ex.: agora o barato é usar vestidos compridos).

7. [Brasil, Informal] Pormenor ou acessório que se coloca na roupa.

8. [Brasil, Informal] Reacção provocada pelo consumo de drogas, que pode ser positiva ou negativa.


ba·ra·ta 1
(latim blatta, -ae)
nome feminino

1. Entomologia Insecto caseiro ortóptero. = CAROCHA


barata tonta
[Informal, Figurado] Indivíduo atarantado, desorientado ou desorganizado (ex.: ela é mesmo uma barata tonta).


ba·ra·ta 2
(francês baratte)
nome feminino

[Técnica] Recipiente em que se bate o leite para fazer manteiga.


Barba-de-barata:
barba-de-barata | s. f.

bar·ba·-de·-ba·ra·ta
nome feminino

Botânica Planta arbustiva (Caesalpinia pulcherrima) da família das leguminosas, cultivada como ornamental. = CHAGUEIRA, FLOR-DO-PARAÍSO

Plural: barbas-de-barata.

Desbaratamento: desbaratamento s. .M Ato ou efeito de desbaratar(-se).
Desbaratar: desbaratar
v. 1. tr. dir. Dissipar, malbaratar. 2. tr. dir. Desfazer, destruir, estragar.3. tr. dir. Bater, derrotar em batalha. 4. pron. Arruinar-se, destroçar-se.
Malbaratar: verbo transitivo Vender algo com perda.
Desperdiçar, gastar mal, dissipar.

Dicionário de Sinônimos

Fonte: Dicio

Abaratar: baratear, embaratecer, malbaratar, depreciar, menoscabar; menosprezar, desapreciar, desestimar, desencarecer. – Abaratar (ou baratar) significa “diminuir o custo, tornar barato, fazer baixar o preço de alguma coisa”; e figuradamente é, pois, “ter em menor conta do que a antiga em que se tinha alguma coisa, ou as qualidades, a importância, o valimento de alguém”. “Ele não há de consentir assim que lhe abaratem a honra de juiz”. – Baratear é “oferecer por menor preço”, é dar “por menos do justo valor, não tendo na conta devida”. “Não pensem que ele vai agora baratear as aptidões”. Tem ainda, como intr., a significação de “baixar de preço”. Dizemos, pelo menos no Brasil: “O café já barateou”. Usamos também de embaratecer, que se não sabe por que é que falha nos léxicos. Mas este difere de baratear porque significa, não só “baixar de preço”, mas “fazer baixar de preço”. A mesma diferença no sentido figurado. “Os tais conluiaram-se no intento de embaratecer os bons ofícios do competidor”. – Malbaratar é “desperdiçar coisa estimável”; é “vender com prejuízo, abrir mão de uma coisa facilmente, mostrando por ela pouca estima ou nenhum interesse”. “Míseras criaturas é o que elas são, a malbaratar na vida os melhores dons que lhes tocaram”. – Menosprezar, menoscabar, desestimar distinguem-se ligeiramente. Menosprezar não é propriamente “desprezar”, mas “prezar menos do que seria justo”, “ter em menor apreço do que o devido”. “Havemos então de menosprezá-lo só porque, naquela causa, não esteve conosco?” Menoscabar não é somente menosprezar, mas também “abater o valor, diminuir o crédito, a consideração”. “Não é por menoscabá-lo que 18 Rocha Pombo dele digo estas coisas”. Desestimar é “não ter em estima, deixar de estimar, não ter por alguém ou alguma coisa a mesma estima que se tinha”. É este verbo um sinônimo quase perfeito de desapreciar, havendo apenas entre os dois a mesma diferença que há entre os respetivos radicais – estima e apreço. “Só desestima o dinheiro quem lhe não sabe o valor”. “Não se desestima a um amigo só porque caiu em pobreza”. Em qualquer dos casos desaprecia diria sem dúvida alguma coisa menos, e tanto menos quanto estima é um sentimento mais profundo que apreço. – Desencarecer é deixar de encarecer, de ser tão caro ou encarecido como era, ou de ter na mesma conta exagerada em que se tinha (e tanto no sentido próprio como no figurado). “Ninguém decerto vai desencarecer-lhe os grandes serviços prestados à pátria naquele momento”.

Dicionário da Bíblia de Almeida

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Desbaratar: Desbaratar Derrotar (Sl 144:6).