Gaviao

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Gavião: substantivo masculino Ave de rapina diurna, comum nos bosques, onde caça pequenas aves (compr.: de 30 a 40 cm): o gavião era outrora muito empregado na caça.
Último dente de cada lado da maxila superior do cavalo.
Figurado e Fam. Sujeito esperto, sabido; indivíduo metido a conquistador.
Designação comum a várias espécies de aves falconídeas.
Gavião-de-penacho:
gavião-de-penacho | s. m.

ga·vi·ão·-de·-pe·na·cho
nome masculino

[Brasil] Ornitologia Grande ave de rapina diurna (Harpia harpyja) da família dos accipitrídeos, de cabeça acinzentada, com um disco facial de penas e um penacho na parte de trás da nuca que se podem erguer quando ouve algum ruído, plumagem cinzento-escura quase preta no dorso, à volta do pescoço e no exterior das asas e plumagem branca no peito e na parte inferior das asas, pernas curtas, grossas e listradas de preto, com garras grossas, amarelas e extremamente fortes, encontrada em florestas tropicais da América Central à América do Sul. = GAVIÃO-REAL, HARPIA

Plural: gaviões-de-penacho.

Gavião-real:
gavião-real | s. m.

ga·vi·ão·-re·al
nome masculino

[Brasil] Ornitologia Grande ave de rapina diurna (Harpia harpyja) da família dos accipitrídeos, de cabeça acinzentada, com um disco facial de penas e um penacho na parte de trás da nuca que se podem erguer quando ouve algum ruído, plumagem cinzento-escura quase preta no dorso, à volta do pescoço e no exterior das asas e plumagem branca no peito e na parte inferior das asas, pernas curtas, grossas e listradas de preto, com garras grossas, amarelas e extremamente fortes, encontrada em florestas tropicais da América Central à América do Sul. = HARPIA

Plural: gaviões-reais.

Gavião-tesoura:
gavião-tesoura | s. m.

ga·vi·ão·-te·sou·ra
nome masculino

Ornitologia Gavião (Elanoides forficatus) da família dos acipitrídeos, encontrado no continente americano, de dorso e asas negras e cabeça branca.

Plural: gaviões-tesoura ou gaviões-tesouras.

Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Gavião: o termo em hebraico serve para significar forte e rápido vôo, e geralmente se usa para designar pequenas aves de presa. o gavião acha-se mencionado entre as aves imundas, que a lei proibia que se comessem (Lv 11:16 e Dt 14:15). Aquelas palavras (39:26) ‘ou é pela tua inteligência que voa o falcão, estendendo as suas asas para o sul?’ referem-se claramente aos instintos errantes da maior parte de certas aves que se vêem na Palestina, e que procuram as regiões quentes do sul quando se aproxima o inverno. outras procedem de modo contrário, buscando as regiões do norte para fugirem das zonas ardentes. o milhano encarnado é desta ordem. o esmerilhão, de pernas vermelhas, e o gavião do Levante, são visitantes da Palestina no estio, e voam para as terras do sul no fim desta estação. No Egito, uma espécie destas aves, pelo menos, era de tanta consideração e tão sagrada, que matar uma delas, mesmo acidentalmente, era julgado crime de morte. Eram aves consagradas a Horus, o deus Sol – e vem a propósito dizer-se que as divindades solares acham-se representadas nas suas estátuas como tendo cabeça de gavião. A ligação do sol com o gavião é proveniente de supor-se que esta ave podia contemplar o ardente sol sem sofrer coisa alguma.

Dicionário da Bíblia de Almeida

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Gavião: Gavião Espécie de várias ordens de aves diurnas que se alimentam de carne (Lv 11:16). V. FALCÃO.

Strongs


אַיָּה
(H344)
Ver ocorrências
ʼayâh (ah-yaw')

0344 איה ’ayah

talvez procedente de 337; DITAT - 43b; n f

  1. gavião, falcão

נֵץ
(H5322)
Ver ocorrências
nêts (nayts)

05322 נץ nets

procedente de 5340; DITAT - 1405b,1406a; n m

  1. flor
  2. uma ave de rapina impura
    1. gavião, falcão
    2. talvez uma ave extinta, significado exato desconhecido