Lapidar

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Delapidar: verbo transitivo direto Gastar em excesso; desperdiçar ou esbanjar.
Fazer com que seja destruído; derrubar ou demolir.
Gramática Uso considerado impróprio. Forma preferencial: dilapidar.
Etimologia (origem da palavra delapidar). Do latim delapidare.
Dilapidar: verbo transitivo direto Gastar em excesso; desperdiçar ou esbanjar: acabou por dilapidar o dinheiro do mês.
Fazer com que seja destruído; derrubar ou demolir: os alunos dilapidaram a escola inteira; a prefeitura dilapidou o pátio esportivo.
Etimologia (origem da palavra dilapidar). Do latim dilapidare.
Lapidar: verbo transitivo direto Polir ou esculpir cristais e pedras preciosas que se encontram em estado tosco (bruto); lavrar: o ourives lapidava o diamante aumentando sua beleza.
Figurado Atribuir uma qualidade superior; tornar perfeito o que é rudimentar, tosco, bruto; aperfeiçoar: o professor lapida o conhecimento do aluno.
Antigo Castigar ou matar por apedrejamento, atirando pedras; apedrejar.
Etimologia (origem da palavra lapidar). Do latim lapidare.
adjetivo Que se refere à lápide ou ao processo de lapidação.
Aberto ou gravado em pedra.
Bem trabalhado; apurado, artístico: estilo lapidar.
Etimologia (origem da palavra lapidar). Do latim lapidaris.e.
Lapidar (1): lapidar (1) adj. .M e f. 1. Que concerne a lápide. 2. Aberto ou gravado em lápide. 3. Perfeito. 4. Artístico. 5. Conciso, sucinto.
Lapidaria: lapidaria s. f. 1. Estabelecimento ou oficina de lapidário. 2. Arte de lapidar pedras preciosas.
Lapidário: substantivo masculino Artista que lapida pedras preciosas.
Pequena mó utilizada para polir pedras preciosas.
adjetivo Relativo a lápide, a inscrições lapidares.

Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Lapidar: Dar educação a; polir, aperfeiçoar; cultivar, educar.

Dicionário de Sinônimos

Fonte: Dicio

Dilapidar: dissipar, esbanjar, prodigalizar, gastar, consumir, desperdiçar (esperdiçar), malbaratar, desbaratar, estragar. – Dos quatro primeiros trata Bruns. nestes termos: “Dilapidar, que propriamente significa arruinar e espalhar as pedras arrancadas, emprega-se no sentido de gastar como perdulário, comparando essa ação com a dos vândalos, que destroem os monumentos e dispersam seus materiais. Diz-se com relação às grandes fortunas, reunidas talvez à custa de sacrifícios, e que são gastas à toa e sem o menor proveito. Aplica-se muito apropositadamente este verbo aos governos que abusiva e estultamente arruínam as nações. D. João 5, que em tudo quis macaque- 364 Rocha Pombo ar a Luiz XIV, dilapidou o erário. – Dissipar, que se aplica às grandes e às pequenas fortunas que se consomem no luxo, nos prazeres e nos vícios, compara-as ao fumo que desaparece nos ares. – Esbanjar (vocábulo derivado de bojo, ou volume que faz a bolsa repleta) não indica um resultado tão completo como os verbos precedentes. É termo familiar, que melhor se aplica ao modo de gastar à toa e rapidamente o dinheiro que se traz consigo. – Prodigalizar chama principalmente a atenção para a incúria do pródigo que dissipa ou dilapida os seus bens”. – Gastar, aqui, é “despender em excesso, e sem muito critério, mais do que o necessário, ou pelo menos sem o proveito ou a utilidade com que razoavelmente se despende”. – Consumir é “fazer desaparecer sem deixar fruto”. – Desperdiçar (ou esperdiçar) é “gastar desatinadamente e sem proveito algum, por fora, lançar de si desordenadamente”. – Malbaratar é propriamente “dar por pouco a fortuna, os bens que se possuem, não fazer caso do seu dinheiro ou, em geral, daquilo que lhe pertence”. – Desbaratar distingue-se de malbaratar pela ideia, que sugere, do “esforço, da ansiedade com que põe fora e estraga” aquele que desbarata. Uma pessoa que não tenha amor ao dinheiro, nem certa discrição e medida nos seus gastos, pode malbaratar até uma fortuna. O pródigo e estroina desbarata o seu patrimônio. – Estragar é “destruir, pôr em ruínas, desmantelar”. O que se estraga nem sempre se perde inteiramente; mas, com certeza, quem estraga os seus bens, a sua saúde, a sua reputação, é que lhes causa dano.

Dicionário da Bíblia de Almeida

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Lapidário: Lapidário LAPIDADOR (Ex 28:11, RC).