Versões:
(ARA) - 1993 - Almeida Revisada e Atualizada
As cortinas do tabernáculo
26:1
Farás o tabernáculo, que terá dez cortinas, de linho retorcido, estofo azul, púrpura e carmesim; com querubins, as farás de obra de artista.
26:2
O comprimento de cada cortina será de vinte e oito côvados, e a largura, de quatro côvados; todas as cortinas serão de igual medida.
26:3
Cinco cortinas serão ligadas umas às outras; e as outras cinco também ligadas umas às outras.
26:4
Farás laçadas de estofo azul na orla da cortina extrema do primeiro agrupamento; e de igual modo farás na orla da cortina extrema do segundo agrupamento.
26:5
Cinquenta laçadas farás numa cortina, e cinquenta, na outra cortina no extremo do segundo agrupamento; as laçadas serão contrapostas uma à outra.
26:6
Farás cinquenta colchetes de ouro, com os quais prenderás as cortinas uma à outra; e o tabernáculo passará a ser um todo.
26:7
Farás também de pelos de cabra cortinas para servirem de tenda sobre o tabernáculo; onze cortinas farás.
26:8
O comprimento de cada cortina será de trinta côvados, e a largura, de quatro côvados; as onze cortinas serão de igual medida.
26:9
Ajuntarás à parte cinco cortinas entre si, e de igual modo as seis restantes, a sexta das quais dobrarás na parte dianteira da tenda.
26:10
Farás cinquenta laçadas na orla da cortina extrema do primeiro agrupamento e cinquenta laçadas na orla da cortina extrema do segundo agrupamento.
26:11
Farás também cinquenta colchetes de bronze, e meterás os colchetes nas laçadas, e ajuntarás a tenda, para que venha a ser um todo.
26:12
A parte que restar das cortinas da tenda, a saber, a meia cortina que sobrar, penderá às costas do tabernáculo.
26:13
O côvado de um lado e o côvado de outro lado, do que sobejar no comprimento das cortinas da tenda, penderão de um e de outro lado do tabernáculo para o cobrir.
A coberta de peles e as tábuas
26:14
Também farás de peles de carneiro tintas de vermelho uma coberta para a tenda e outra coberta de peles finas.
26:15
Farás também de madeira de acácia as tábuas para o tabernáculo, as quais serão colocadas verticalmente.
26:16
Cada uma das tábuas terá dez côvados de comprimento e côvado e meio de largura.
26:17
Cada tábua terá dois encaixes, travados um com o outro; assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.
26:18
No preparar as tábuas para o tabernáculo, farás vinte delas para o lado sul.
26:19
Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas: duas bases debaixo de uma tábua para os seus dois encaixes e duas bases debaixo de outra tábua para os seus dois encaixes.
26:20
Também haverá vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para o lado norte,
26:21
com as suas quarenta bases de prata: duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua;
26:22
ao lado posterior do tabernáculo para o ocidente, farás seis tábuas.
26:23
Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, na parte posterior;
26:24
as quais, por baixo, estarão separadas, mas, em cima, se ajustarão à primeira argola; assim se fará com as duas tábuas; serão duas para cada um dos dois cantos.
26:25
Assim serão as oito tábuas com as suas bases de prata, dezesseis bases: duas bases debaixo de uma tábua e duas debaixo de outra tábua.
26:26
Farás travessas de madeira de acácia; cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo,
26:27
cinco para as tábuas do outro lado do tabernáculo e cinco para as tábuas do tabernáculo ao lado posterior que olha para o ocidente.
26:28
A travessa do meio passará ao meio das tábuas de uma extremidade à outra.
26:29
Cobrirás de ouro as tábuas e de ouro farás as suas argolas, pelas quais hão de passar as travessas; e cobrirás também de ouro as travessas.
26:30
Levantarás o tabernáculo segundo o modelo que te foi mostrado no monte.
O véu, o reposteiro e as colunas
26:31
Farás também um véu de estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido; com querubins, o farás de obra de artista.
26:32
Suspendê-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; os seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.
26:33
Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos.
26:34
Porás a coberta do propiciatório sobre a arca do Testemunho no Santo dos Santos.
26:35
A mesa porás fora do véu e o candelabro, defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; e a mesa porás para o lado norte.
26:36
Farás também para a porta da tenda um reposteiro de estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido, obra de bordador.
26:37
Para este reposteiro farás cinco colunas de madeira de acácia e as cobrirás de ouro; os seus colchetes serão de ouro, e para elas fundirás cinco bases de bronze.
(ARC) - 1969 - Almeida Revisada e Corrigida
As cortinas do tabernáculo
26:1
E O tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e azul, púrpura, e carmesim: com querubins as farás de obra esmerada.
26:2
O comprimento duma cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de uma cortina de quatro côvados: todas estas cortinas serão duma medida.
26:3
Cinco cortinas se enlaçarão uma à outra: e as outras cinco cortinas se enlaçarão uma com a outra.
26:4
E farás laçadas de azul na ponta duma cortina, na extremidade, na juntura: assim também farás na ponta da extremidade da outra cortina, na segunda juntura.
26:5
Cinquenta laçadas farás numa cortina, e outras cinquenta laçadas farás na extremidade da cortina que está na segunda juntura: as laçadas estarão travadas uma com a outra.
26:6
Farás também cinquenta colchetes de ouro, e ajuntarás com estes colchetes as cortinas, uma com a outra, e será um tabernáculo.
26:7
Farás também cortinas de pelos de cabras por tenda sobre o tabernáculo: de onze cortinas as farás.
26:8
O comprimento duma cortina será de trinta côvados, e a largura da mesma cortina de quatro côvados; estas onze cortinas serão duma medida.
26:9
E ajuntarás cinco destas cortinas por si, e as outras seis cortinas também por si: e dobrarás a sexta cortina diante da tenda.
26:10
E farás cinquenta laçadas na borda duma cortina, na extremidade, na juntura, e outras cinquenta laçadas na borda da outra cortina, na segunda juntura.
26:11
Farás também cinquenta colchetes de cobre, e meterás os colchetes nas laçadas, e assim ajuntarás a tenda, para que seja uma.
26:12
E o resto que sobejar das cortinas da tenda, a metade da cortina que sobejar, penderá sobre as costas do tabernáculo.
26:13
E um côvado duma banda, e outro côvado da outra, que sobejará no comprimento das cortinas da tenda, penderá de sobejo aos lados do tabernáculo duma e doutra banda, para cobri-lo.
26:14
Farás também à tenda uma coberta de peles de carneiro, tintas de vermelho, e outra coberta de peles de texugo em cima.
As tábuas do tabernáculo
26:15
Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de cetim, que estarão levantadas.
26:16
O comprimento duma tábua será de dez côvados, e a largura de cada tábua será dum côvado e meio.
26:17
Duas couceiras terá cada tábua, travadas uma com a outra: assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.
26:18
E farás as tábuas para o tabernáculo assim: vinte tábuas para a banda do meio-dia ao sul.
26:19
Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas: duas bases debaixo duma tábua para as suas duas couceiras, e duas bases debaixo doutra tábua para as suas duas couceiras.
26:20
Também haverá vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para a banda do norte,
26:21
Com as suas quarenta bases de prata: duas bases debaixo duma tábua, e duas bases debaixo doutra tábua,
26:22
E ao lado do tabernáculo para o ocidente farás seis tábuas.
26:23
Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, de ambos os lados;
26:24
E por baixo se ajuntarão, e também em cima dele se ajuntarão numa argola. Assim se fará com as duas tábuas: ambas serão por tábuas para os dois cantos.
26:25
Assim serão as oito tábuas com as suas bases de prata, dezesseis bases: duas bases debaixo duma tábua, e duas bases debaixo doutra tábua.
26:26
Farás também cinco barras de madeira de cetim, para as tábuas dum lado do tabernáculo,
26:27
E cinco barras para as tábuas do outro lado do tabernáculo; como também cinco barras para as tábuas do outro lado do tabernáculo, de ambas as bandas para o ocidente.
26:28
E a barra do meio estará no meio das tábuas, passando duma extremidade até à outra.
26:29
E cobrirás de ouro as tábuas, e farás de ouro as suas argolas, para meter por elas as barras: também as barras as cobrirás de ouro.
26:30
Então levantarás o tabernáculo conforme ao modelo que te foi mostrado no monte.
O véu do tabernáculo
26:31
Depois farás um véu de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará.
26:32
E o porás sobre quatro colunas de madeira de cetim, cobertas de ouro: seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.
26:33
Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e meterás a arca do testemunho ali dentro do véu: e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo.
26:34
E porás a coberta do propiciatório sobre a arca do testemunho no lugar santíssimo,
26:35
E a mesa porás fora do véu, e o castiçal defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; e a mesa porás à banda do norte.
26:36
Farás também para a porta da tenda uma coberta de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador,
26:37
E farás para esta coberta cinco colunas de madeira de cetim, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de cobre.
(ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida
As cortinas do tabernáculo
26:1
E o tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e pano azul, e púrpura, e carmesim; com querubins as farás de obra esmerada.
26:2
O comprimento de uma cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de uma cortina, de quatro côvados; todas estas cortinas serão de uma medida.
26:3
Cinco cortinas se enlaçarão uma à outra; e as outras cinco cortinas se enlaçarão uma com a outra.
26:4
E farás laçadas de pano azul na ponta de uma cortina, na extremidade, na juntura; assim também farás na ponta da extremidade da outra cortina, na segunda juntura.
26:5
Cinquenta laçadas farás numa cortina e outras cinquenta laçadas farás na extremidade da cortina que está na segunda juntura; as laçadas estarão travadas uma com a outra.
26:6
Farás também cinquenta colchetes de ouro e ajuntarás com estes colchetes as cortinas, uma com a outra, e será um tabernáculo.
26:7
Farás também cortinas de pelos de cabras por tenda sobre o tabernáculo; de onze cortinas a farás.
26:8
O comprimento de uma cortina será de trinta côvados, e a largura da mesma cortina, de quatro côvados; estas onze cortinas serão de uma medida.
26:9
E ajuntarás cinco destas cortinas por si e as outras seis cortinas também por si: e dobrarás a sexta cortina diante da tenda.
26:10
E farás cinquenta laçadas na borda de uma cortina, na extremidade, na juntura, e outras cinquenta laçadas na borda da outra cortina, na segunda juntura.
26:11
Farás também cinquenta colchetes de cobre e meterás os colchetes nas laçadas; e, assim, ajuntarás a tenda para que seja uma.
26:12
E o resto que sobejar das cortinas da tenda, a metade da cortina que sobejar, penderá sobre as costas do tabernáculo.
26:13
E um côvado de um lado e outro côvado de outro, que sobejará no comprimento das cortinas da tenda, penderá de sobejo aos lados do tabernáculo de um e de outro lado, para cobri-lo.
26:14
Farás também à tenda uma coberta de peles de carneiro tintas de vermelho e outra coberta de peles de texugo em cima.
As tábuas do tabernáculo
26:15
Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de cetim, que estarão levantadas.
26:16
O comprimento de uma tábua será de dez côvados, e a largura de cada tábua será de um côvado e meio.
26:17
Duas coiceiras terá cada tábua, travadas uma com a outra; assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.
26:18
E farás as tábuas para o tabernáculo assim: vinte tábuas para a banda do meio-dia, ao sul.
26:19
Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua para as suas duas coiceiras e duas bases debaixo de outra tábua para as suas duas coiceiras.
26:20
Também haverá vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para a banda do norte,
26:21
com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua.
26:22
E ao lado do tabernáculo para o ocidente farás seis tábuas.
26:23
Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, de ambos os lados;
26:24
e por baixo se ajuntarão e também em cima dele se ajuntarão numa argola. Assim se fará com as duas tábuas: ambas serão por tábuas para os dois cantos.
26:25
Assim serão as oito tábuas com as suas bases de prata, dezesseis bases: duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua.
26:26
Farás também cinco barras de madeira de cetim para as tábuas de um lado do tabernáculo
26:27
e cinco barras para as tábuas do outro lado do tabernáculo; como também cinco barras para as tábuas do outro lado do tabernáculo, de ambas as bandas, para o ocidente.
26:28
E a barra do meio estará no meio das tábuas, passando de uma extremidade até à outra.
26:29
E cobrirás de ouro as tábuas e farás de ouro as suas argolas, para meter por elas as barras; também as barras cobrirás de ouro.
26:30
Então, levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado no monte.
O véu do tabernáculo
26:31
Depois, farás um véu de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará.
26:32
E o porás sobre quatro colunas de madeira de cetim cobertas de ouro, sobre quatro bases de prata; seus colchetes serão de ouro.
26:33
Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e meterás a arca do Testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo.
26:34
E porás a coberta do propiciatório sobre a arca do Testemunho no lugar santíssimo,
26:35
e a mesa porás fora do véu, e o castiçal, defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; e a mesa porás à banda do norte.
26:36
Farás também para a porta da tenda uma coberta de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido, de obra de bordador,
26:37
e farás para esta coberta cinco colunas de madeira de cetim, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de cobre.
(NAA) - 2017 - Nova Almeida Aualizada
As cortinas do tabernáculo
26:1
- Faça o tabernáculo, que terá dez cortinas, de linho retorcido, pano azul, púrpura e carmesim; faça as cortinas com querubins, obra de artista.
26:2
O comprimento de cada cortina será de doze metros e meio, e a largura será de um metro e oitenta; todas as cortinas terão a mesma medida.
26:3
Cinco cortinas serão ligadas umas às outras; e as outras cinco também ligadas umas às outras.
26:4
Ponha laçadas de pano azul na borda da cortina na extremidade do primeiro agrupamento; faça o mesmo com a borda da cortina na extremidade do segundo agrupamento.
26:5
Faça cinquenta laçadas numa cortina, e cinquenta laçadas na outra cortina na extremidade do segundo agrupamento; as laçadas serão contrapostas uma à outra.
26:6
Faça cinquenta colchetes de ouro, com os quais você prenderá as cortinas uma à outra; e o tabernáculo passará a ser um todo.
26:7
- Faça também de pelos de cabra cortinas para servirem de tenda sobre o tabernáculo; faça onze cortinas.
26:8
O comprimento de cada cortina será de treze metros e trinta, e a largura será de um metro e oitenta; as onze cortinas terão a mesma medida.
26:9
Junte cinco cortinas entre si, e faça o mesmo com as seis restantes; a sexta cortina você dobrará na parte dianteira da tenda.
26:10
Ponha cinquenta laçadas na borda da cortina que está na extremidade do primeiro agrupamento e cinquenta laçadas na borda da cortina que está na extremidade do segundo agrupamento.
26:11
Faça também cinquenta colchetes de bronze, e ponha esses colchetes nas laçadas, juntando a tenda, para que venha a ser um todo.
26:12
A parte que restar das cortinas da tenda, a saber, a meia cortina que sobrar, penderá às costas do tabernáculo.
26:13
Os quarenta e cinco centímetros de um lado e os quarenta e cinco centímetros de outro lado, do que sobrar no comprimento das cortinas da tenda, penderão de um e de outro lado do tabernáculo para o cobrir.
A cobertura de peles e as tábuas
26:14
- Faça também de peles de carneiro tingidas de vermelho uma cobertura para a tenda e outra cobertura de peles finas.
26:15
- Faça também de madeira de acácia as tábuas para o tabernáculo, as quais serão colocadas verticalmente.
26:16
Cada uma das tábuas terá quatro metros e quarenta e cinco de comprimento e sessenta e sete centímetros de largura.
26:17
Cada tábua terá dois encaixes, para que se possa unir uma tábua à outra; faça o mesmo com todas as tábuas do tabernáculo.
26:18
No preparar as tábuas para o tabernáculo, coloque vinte delas para o lado sul.
26:19
Faça também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas: duas bases debaixo de uma tábua para os seus dois encaixes e duas bases debaixo de outra tábua para os seus dois encaixes.
26:20
Também haverá vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para o lado norte,
26:21
com as suas quarenta bases de prata: duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua.
26:22
Para o lado posterior do tabernáculo, o lado oeste, faça seis tábuas.
26:23
Faça também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, na parte posterior,
26:24
as quais, por baixo, estarão separadas, mas, em cima, se ajustarão à primeira argola; assim se fará com as duas tábuas; serão duas para cada um dos dois cantos.
26:25
Assim serão as oito tábuas com as suas bases de prata, dezesseis bases: duas bases debaixo de uma tábua e duas debaixo de outra tábua.
26:26
- Faça travessas de madeira de acácia, cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo,
26:27
cinco para as tábuas do outro lado do tabernáculo e cinco para as tábuas do tabernáculo, ao lado posterior, que olha para o oeste.
26:28
A travessa do meio passará ao meio das tábuas, de uma extremidade à outra.
26:29
Revista de ouro as tábuas e faça de ouro as suas argolas, pelas quais passarão as travessas, que também deverão ser revestidas de ouro.
26:30
Faça o tabernáculo segundo o modelo que foi mostrado a você no monte.
O véu, o cortinado e as colunas
26:31
- Faça também um véu de pano azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido; faça-o com querubins, obra de artista.
26:32
Pendure esse véu em quatro colunas de madeira de acácia, revestidas de ouro; os seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.
26:33
Pendure o véu debaixo dos colchetes e leve para lá a arca do testemunho, para dentro do véu; o véu fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos.
26:34
- Ponha a cobertura do propiciatório sobre a arca do testemunho no Santo dos Santos.
26:35
A mesa ficará fora do véu e o candelabro ficará diante da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; e a mesa ficará para o lado norte.
26:36
- Faça também para a porta da tenda um cortinado de pano azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido, obra de bordador.
26:37
Para este cortinado faça cinco colunas de madeira de acácia revestidas de ouro; os seus colchetes serão de ouro, e para as colunas você mandará fundir cinco bases de bronze.
(NTLH) - 2000 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje
A Tenda da Presença de Deus
26:1
O Senhor disse a Moisés:
- Faça a parte de dentro da Tenda Sagrada com dez cortinas de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha. Nessas cortinas serão bordadas figuras de querubins.
26:2
Cada cortina deverá ter doze metros e meio de comprimento por um metro e oitenta de largura.
26:3
Costure cinco delas umas nas outras, formando assim uma só peça. Faça a mesma coisa com as outras cinco.
26:4
Ponha laçadas de tecido azul na beirada de fora da última cortina de cada uma das duas peças de cortinas.
26:5
Faça cinquenta laçadas para a beirada da primeira cortina da primeira peça e cinquenta para a beirada da última cortina da segunda peça, de modo que as laçadas fiquem de frente umas para as outras.
26:6
Faça também cinquenta prendedores de ouro e com eles junte os dois jogos de cortinas para que formem uma só peça.
26:7
- Faça uma cobertura para a Tenda, com onze pedaços de pano feito de pelos de cabra.
26:8
Os pedaços deverão ter o mesmo tamanho, medindo treze metros e trinta de comprimento por um metro e oitenta de largura.
26:9
Costure cinco pedaços uns nos outros, formando uma peça, e os outros seis, formando outra peça, ficando o sexto pedaço dobrado na parte da frente da Tenda.
26:10
Ponha cinquenta laçadas na beirada do último pedaço da primeira peça e cinquenta laçadas na beirada da outra peça.
26:11
Faça também cinquenta prendedores de bronze e passe esses prendedores nas laçadas, juntando assim as duas peças uma com a outra para que formem uma cobertura só.
26:12
A metade da cortina que sobrar ficará pendurada na parte de trás da Tenda.
26:13
Os quarenta e cinco centímetros que sobrarem de cada lado do comprimento das cortinas ficarão de um lado e do outro para cobrir a Tenda.
26:14
- Faça mais uma cobertura, de peles de carneiro tingidas de vermelho; e em cima desta coloque outra cobertura, feita de peles finas.
26:15
- Faça também armações de madeira de acácia para a Tenda.
26:16
Cada uma das armações terá quatro metros e quarenta e cinco de comprimento por sessenta e sete centímetros de largura.
26:17
Cada armação terá dois encaixes para juntar uma à outra. Você fará isso com todas as armações da Tenda.
26:18
Faça vinte armações para o lado sul
26:19
e ponha debaixo dessas vinte armações quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação, para firmarem os seus dois encaixes.
26:20
Faça também vinte armações para o lado norte
26:21
e quarenta bases de prata, duas para cada armação.
26:22
Para o lado de trás da Tenda, o lado oeste, você fará seis armações
26:23
e mais duas armações para os cantos da Tenda.
26:24
Essas armações dos cantos deverão ser juntadas na base, formando uma só peça até a primeira argola que fica na parte de cima. As duas armações que formam os dois cantos deverão ser colocadas desse jeito.
26:25
Portanto, haverá oito armações com as suas dezesseis bases de prata, duas debaixo de cada armação.
26:26
- Faça quinze travessas de madeira de acácia, cinco para as armações de um lado da Tenda,
26:27
cinco para as armações do outro lado e cinco para as armações do lado oeste, na parte de trás.
26:28
A travessa do centro passará a meia altura entre as armações, de um lado da Tenda até o outro.
26:29
Revista de ouro essas armações e ponha nelas argolas de ouro, por onde passarão os cabos, que também deverão ser revestidos de ouro.
26:30
Arme a Tenda de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.
26:31
- Faça uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e bordada com figuras de querubins.
26:32
Pendure essa cortina em quatro postes de madeira de acácia revestidos de ouro, que terão prendedores de ouro e serão fixados em quatro bases de prata.
26:33
Pendure a cortina debaixo dos prendedores e atrás da cortina ponha a arca da aliança, onde estão as duas placas de pedra. A cortina separará o Lugar Santo do Lugar Santíssimo.
26:34
Ponha a tampa na arca da aliança, no Lugar Santíssimo.
26:35
Fora do Lugar Santíssimo ponha a mesa no lado norte da Tenda e coloque o candelabro no lado sul.
26:36
- Para a entrada da Tenda faça uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e enfeitada com bordados.
26:37
Para segurarem essa cortina, faça cinco postes de madeira de acácia revestidos de ouro e com prendedores de ouro. E faça cinco bases de bronze para os postes.
(NVI) - Nova Versão Internacional
O Tabernáculo
26:1
"Faça o tabernáculo com dez cortinas internas de linho fino trançado e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, e nelas mande bordar querubins.
26:2
Todas as cortinas internas terão a mesma medida: doze metros e sessenta centímetros de comprimento e um metro e oitenta centímetros de largura.
26:3
Prenda cinco dessas cortinas internas uma com a outra e faça o mesmo com as outra cinco.
26:4
Faça laçadas de tecido azul ao longo da borda da cortina interna, na extremidade do primeiro conjunto de cortinas internas; o mesmo será feito à cortina interna na extremidade do outro conjunto.
26:5
Faça cinqüenta laçadas numa cortina interna e cinqüenta laçadas na cortina interna que está na extremidade do outro conjunto, de modo que as laçadas estarão opostas umas às outras.
26:6
Faça também cinqüenta colchetes de ouro com os quais se prenderão as cortinas internas uma na outra, para que o tabernáculo seja um todo.
26:7
"Com o total de onze cortinas internas de pêlos de cabra faça uma tenda para cobrir o tabernáculo.
26:8
As onze cortinas internas terão o mesmo tamanho: treze metros e meio de comprimento e um metro e oitenta centímetros de largura.
26:9
Prenda de um lado cinco cortinas internas e também as outras seis do outro lado. Dobre em duas partes a sexta cortina interna na frente da tenda.
26:10
Faça cinqüenta laçadas ao longo da borda da cortina interna na extremidade do primeiro conjunto de cortinas, e também ao longo da borda da cortina interna do outro conjunto.
26:11
Em seguida faça cinqüenta colchetes de bronze e ponha-os nas laçadas para unir a tenda como um todo.
26:12
Quanto à sobra no comprimento das cortinas internas da tenda, a meia cortina interna que sobrar será pendurada na parte de trás do tabernáculo.
26:13
As dez cortinas internas serão quarenta e cinco centímetros mais compridas de cada lado; e o que sobrar será pendurado nos dois lados do tabernáculo, para cobri-lo.
26:14
Faça também para a tenda uma cobertura de pele de carneiro tingida de vermelho, e por cima desta uma cobertura de couro.
As Armações do Tabernáculo
26:15
"Faça armações verticais de madeira de acácia para o tabernáculo.
26:16
Cada armação terá quatro metros e meio de comprimento por setenta centímetros de largura,
26:17
com dois encaixes paralelos um ao outro. Todas as armações do tabernáculo devem ser feitas dessa maneira.
26:18
Faça vinte armações para o lado sul do tabernáculo
26:19
e quarenta bases de prata debaixo delas: duas bases para cada armação, uma debaixo de cada encaixe.
26:20
Para o outro lado, o lado norte do tabernáculo, faça vinte armações
26:21
e quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação.
26:22
Faça seis armações para o lado ocidental do tabernáculo,
26:23
e duas armações na parte de trás, nos cantos.
26:24
As armações nesses dois cantos serão duplas, desde a parte inferior até a superior, colocadas numa única argola; ambas serão assim.
26:25
Desse modo, haverá oito armações e dezesseis bases de prata, duas debaixo de cada armação.
26:26
"Faça também travessões de madeira de acácia: cinco para as armações de um lado do tabernáculo,
26:27
cinco para as do outro lado e cinco para as do lado ocidental, na parte de trás do tabernáculo.
26:28
O travessão central se estenderá de uma extremidade à outra entre as armações.
26:29
Revista de ouro as armações e faça argolas de ouro para sustentar os travessões, os quais também terão que ser revestidos de ouro.
26:30
"Faça o tabernáculo de acordo com o modelo que lhe foi mostrado no monte.
O Véu
26:31
"Faça um véu de linho fino trançado e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, e mande bordar nele querubins.
26:32
Pendure-o com ganchos de ouro em quatro colunas de madeira de acácia revestidas de ouro e fincadas em quatro bases de prata.
26:33
Pendure o véu pelos colchetes e coloque atrás do véu a arca da aliança. O véu separará o Lugar Santo do Lugar Santíssimo.
26:34
Coloque a tampa sobre a arca da aliança no Lugar Santíssimo.
26:35
Coloque a mesa do lado de fora do véu, no lado norte do tabernáculo; e o candelabro em frente dela, no lado sul.
26:36
"Para a entrada da tenda faça uma cortina de linho fino trançado e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, obra de bordador.
26:37
Faça ganchos de ouro para essa cortina e cinco colunas de madeira de acácia revestidas de ouro. Mande fundir para eles cinco bases de bronze. "
(NVT) - Nova Versão Transformadora
Instruções sobre o tabernáculo
26:1
´Faça o tabernáculo com dez cortinas de linho finamente tecido. Enfeite as cortinas com fios de tecido azul, roxo e vermelho e com querubins bordados com habilidade.
26:2
Essas dez cortinas devem ser todas exatamente do mesmo tamanho, com 12,6 metros de comprimento e 1,8 metro de largura.
26:3
Junte cinco cortinas para formar uma cortina longa e depois junte as cinco restantes para formar outra cortina longa.
26:4
Faça laços de tecido azul na borda da última cortina de cada conjunto.
26:5
Os cinquenta laços ao longo da borda da cortina do primeiro conjunto devem coincidir com os cinquenta laços da cortina do outro conjunto.
26:6
Em seguida, faça cinquenta colchetes de ouro e use-os para prender as cortinas longas uma à outra. Desse modo, o tabernáculo será formado de uma só peça contínua.
26:7
´Faça onze cortinas de tecido de pelo de cabra para cobrir o tabernáculo.
26:8
Essas onze cortinas devem ser todas exatamente do mesmo tamanho, com 13,5 metros de comprimento e 1,8 metro de largura.
26:9
Junte cinco cortinas para formar uma cortina longa e depois junte as seis restantes para formar outra cortina longa. No segundo conjunto de cortinas, deixe uma sobra de 90 centímetros de tecido pendurada sobre a parte da frente da tenda.
26:10
Faça cinquenta laços para a borda de cada cortina longa.
26:11
Em seguida, faça cinquenta colchetes de bronze e prenda com eles os laços das cortinas longas. Assim, a cobertura da tenda será formada de uma só peça contínua.
26:12
Os 90 centímetros restantes do tecido da cobertura ficarão pendurados na parte de trás do tabernáculo.
26:13
Deixe pendurados de cada lado os 45 centímetros restantes de tecido, para que o tabernáculo fique inteiramente coberto.
26:14
Complete a cobertura da tenda com uma camada protetora feita de peles de carneiro tingidas de vermelho e uma camada de couro fino.
26:15
´Para a estrutura do tabernáculo, construa armações de madeira de acácia.
26:16
Cada armação deve ter 4,5 metros de altura e 67,5 centímetros de largura,
26:17
com duas hastes na parte inferior de cada armação. Todas as armações devem ser idênticas.
26:18
Construa vinte armações para sustentar as cortinas do lado sul do tabernáculo.
26:19
Faça também quarenta bases de prata, duas para cada armação, para que as hastes se encaixem firmemente nas bases.
26:20
Para o lado norte do tabernáculo, construa outras vinte armações,
26:21
com quarenta bases de prata, duas bases para cada armação.
26:22
Construa seis armações para a parte de trás, o lado oeste do tabernáculo,
26:23
junto com mais duas armações para reforçar os cantos das duas extremidades do tabernáculo.
26:24
As armações dos cantos serão emparelhadas na parte inferior e firmemente ligadas uma à outra na parte superior com uma argola, formando um só suporte de canto. Siga o mesmo procedimento para ambos os suportes de canto.
26:25
O tabernáculo, portanto, terá oito armações na parte de trás, encaixadas sobre dezesseis bases de prata, duas bases para cada armação.
26:26
´Faça travessões de madeira de acácia para ligar as armações, cinco travessões para o lado norte do tabernáculo
26:27
e cinco travessões para o lado sul. Faça também cinco travessões para a parte de trás do tabernáculo, que ficará virada para o oeste.
26:28
O travessão central, ligado a meia altura às armações, se estenderá de uma ponta à outra do tabernáculo.
26:29
Revista as armações com ouro e faça argolas de ouro para sustentar os travessões. Também revista com ouro os travessões.
26:30
´Arme o tabernáculo de acordo com o modelo que lhe foi mostrado no monte.
26:31
´Para o interior do tabernáculo, confeccione uma cortina especial de linho finamente tecido. Enfeite-a com fios de tecido azul, roxo e vermelho e com querubins bordados com habilidade.
26:32
Pendure a cortina em ganchos de ouro presos em quatro colunas de madeira de acácia revestidas de ouro e apoiadas sobre quatro bases de prata.
26:33
Pendure a cortina interna com colchetes e coloque a arca da aliança atrás da cortina. Essa cortina separará o lugar santo do lugar santíssimo.
26:34
´Coloque a tampa, o lugar de expiação, sobre a arca da aliança, dentro do lugar santíssimo.
26:35
Coloque a mesa do lado de fora da cortina interna, no lado norte do tabernáculo, e posicione o candelabro em frente à mesa, ou seja, no lado sul.
26:36
´Confeccione outra cortina para a entrada da tenda. Ela deve ser de linho finamente tecido e artisticamente bordada com fios de tecido azul, roxo e vermelho.
26:37
Faça cinco colunas de madeira de acácia, revista-as com ouro e pendure nelas a cortina com ganchos de ouro. Mande fundir cinco bases de bronze para as colunas.`
(PorAT) - 1848 - Almeida Antiga
26:1
E O Tabernaculo farás de dez cortinas, de linho fino torcido, e azul, e purpura, e carmesim: com Cherubins as farás da obra do artifice.
26:2
A compridão de huma cortina será de vinte e oito covados, e a largura de huma cortina de quatro covados: todas estas cortinas serão de huma medida.
26:3
Cinco cortinas se ajuntarão a huma com a outra: e as outras cinco cortinas se ajuntarão a huma com a outra.
26:4
E farás laçadas de azul na ponta da huma cortina, ao cabo na juntura: assim tambem farás na ponta do cabo da outra cortina na juntura segunda.
26:5
Cincoenta laçadas farás em huma cortina, e outras cincoenta lacadas farás no cabo da cortina, que está na segunda juntara; as laçadas estarão contra postas huma á outra.
26:6
Farás tambem cincoenta corchetes de ouro, e ajuntarás com estes corchetes as cortinas, a huma com a outra, para que o Tabernaculo seja hum.
26:7
Farás tambem cortinas de pelos de cabras por tenda sobre o Tabernaculo: de onze cortinas as farás.
26:8
A compridão de huma cortina será de trinta covados, e a largura da mesma cortina de quatro covados: estas onze cortinas serão de huma medida.
26:9
E ajuntarás cinco destas cortinas a parte, e as outras seis cortinas tambem a parte: e dobrarás a seista cortina diante da face da tenda.
26:10
E farás cincoenta laçadas na borda de huma cortina ao cabo na juntura; e outras cincoenta laçadas na borda da outra cortina, na segunda juntura.
26:11
Farás tambem cincoenta corchetes de cobre, e metterás os corchetes nas laçadas, e ajuntarás a tenda, para que seja huma.
26:12
E o resto que sobeja nas cortinas da tenda, a metade da cortina que sobeja, penderá de sobejo ás costas do Tabernaculo.
26:13
E hum covado da huma banda, e outro covado da outra banda, que sobejará na compridão das cortinas da tenda, penderá de sobejo aos lados do Tabernaculo da huma e da outra banda, para cubrilo.
26:14
Farás tambem á tenda huma cuberta de peles de carneiro, tingidas de vermelho; e outra cuberta de peles de texugo em cima.
26:15
Farás tambem para o Tabernaculo taboas de madeira de Sittim, que estão em pé.
26:16
A compridão de huma taboa será de dez covados: e a largura de cada taboa será de hum covado e meio.
26:17
Duas couceiras terá cada taboa, apegada a huma com outra: assim farás com todas as taboas do Tabernaculo.
26:18
E farás as taboas para o Tabernaculo assim: vinte taboas para a banda do meio dia ao Sul.
26:19
Farás tambem quarenta bases de prata debaixo das vinte taboas: duas bases debaixo de huma taboa a suas duas couceiras; e duas bases debaixo de outra taboa a suas duas couceiras.
26:20
Tambem haverá vinte taboas do outro lado do Tabernaculo, para a banda do Norte.
26:21
Com suas quarenta bases de prata: duas bases debaixo de huma taboa, e duas taboas debaixo de outra taboa.
26:22
Porem ao lado do Tabernaculo para o Occidente farás seis taboas.
26:23
Farás tambem duas taboas para as esquinas do Tabernaculo de ambos os lados.
26:24
E por baixo se ajuntarão como gemeas, e tambem pelo mais alto delle se ajuntarão com numa argola como gemeas: Assim se fará com as duas taboas; ambas serão por taboas de esquina.
26:25
Assim serão as oito taboas com suas bases de prata, dez a seis bases: duas bases debaixo da huma taboa, e duas bases debaixo da outra taboa.
26:26
Farás tambem cinco barras de madeira de Sittim, para as taboas do hum lado do Tabernaculo.
26:27
E cinco barras para as taboas do outro lado do Tabernaculo; como tambem cinco barras para as taboas do outro lado do Tabernaculo, de ambas as bandas para o Occidente.
26:28
E a barra do meio estará no meio das taboas, passando do hum cabo até o outro.
26:29
E cubrirás as taboas de ouro, e suas argolas para meter por ellas as barras farás de ouro: tambem as barras cubrirás de ouro.
26:30
Então levantarás o Tabernaculo conforme a sua traça, que te foi mostrada no monte.
26:31
Depois farás hum veo de azul, e purpura, e carmesim, e de linho fino torcido: de obra prima se fará com Cherubins.
26:32
E o porás sobre quatro columnas de madeira de Sittim, cubertas de ouro: seus corchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.
26:33
E pendurarás o veo debaixo dos corchetes, e metterás a Arca do testimunho ali a dentro do veo: e este veo vos fará separação entre o Santo, e entre o Santissimo.
26:34
E porás a cuberta da propiciação sobre a Arca do testimunho no Santissimo.
26:35
E a mesa porás fora do veo, e o castiçal em fronte da mesa, ao lado do Tabernaculo para o Sul: mas a mesa porás á banda do Norte.
26:36
Farás tambem á porta do Tabernaculo huma cuberta de azul, e purpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra do brostador.
26:37
E farás para esta cuberta cinco columnas de madeira de Sittim, e as cubrirás de ouro: seus corchetes serão de ouro; e far-lhe-has de fundição cinco bases de metal.
(PorAR) - Almeida Recebida
26:1
O tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e de estofo azul, púrpura, e carmesim; com querubins as farás, obra de artífice.
26:2
O comprimento de cada cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de quatro côvados; todas as cortinas serão da mesma medida.
26:3
Cinco cortinas serão enlaçadas, cada uma à outra; e as outras cinco serão enlaçadas da mesma maneira.
26:4
Farás laçadas de estofo azul na orla da última cortina do primeiro grupo; assim também farás na orla da primeira cortina do segundo grupo;
26:5
a saber, cinquenta laçadas na orla de uma cortina, e cinquenta laçadas na orla da outra; as laçadas serão contrapostas uma à outra.
26:6
Farás cinquenta colchetes de ouro, e prenderás com eles as cortinas, uma à outra; assim o tabernáculo virá a ser um todo.
26:7
Farás também cortinas de pêlos de cabras para servirem de tenda sobre o tabernáculo; onze destas cortinas farás.
26:8
O comprimento de cada cortina será de trinta côvados, e a largura de cada cortina de quatro côvados; as onze cortinas serão da mesma medida.
26:9
E ajuntarás cinco cortinas em um grupo, e as outras seis cortinas em outro grupo; e dobrarás a sexta cortina na frente da tenda.
26:10
E farás cinquenta laçadas na orla da última cortina do primeiro grupo, e outras cinquenta laçadas na orla da primeira cortina do segundo grupo.
26:11
Farás também cinquenta colchetes de bronze, e meterás os colchetes nas laçadas, e assim ajuntarás a tenda, para que venha a ser um todo.
26:12
E o resto que sobejar das cortinas da tenda, a saber, a meia cortina que sobejar, penderá aos fundos do tabernáculo.
26:13
E o côvado que sobejar de um lado e de outro no comprimento das cortinas da tenda, penderá de um e de outro lado do tabernáculo, para cobri-lo.
26:14
Farás também para a tenda uma coberta de peles de carneiros, tintas de vermelho, e por cima desta uma coberta de peles de golfinhos.
26:15
Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de acácia, as quais serão colocadas verticalmente.
26:16
O comprimento de cada tábua será de dez côvados, e a sua largura de um côvado e meio.
26:17
Duas couceiras terá cada tábua, unidas uma à outra por travessas; assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.
26:18
Ao fazeres as tábuas para o tabernáculo, farás vinte delas para o lado meridional.
26:19
Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua, para as suas duas couceiras, e duas bases debaixo de outra, para as duas couceiras dela.
26:20
Também para o outro lado do tabernáculo, o que dá para o norte, farás vinte tábuas,
26:21
com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua e duas debaixo de outra.
26:22
E para o lado posterior do tabernáculo, o que dá para o ocidente, farás seis tábuas.
26:23
Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo no lado posterior.
26:24
Por baixo serão duplas, do mesmo modo se estendendo inteiras até a primeira argola em cima; assim se fará com as duas tábuas; elas serão para os dois cantos.
26:25
Haverá oito tábuas com as suas dezesseis bases de prata: duas bases debaixo de uma tábua e duas debaixo de outra.
26:26
Farás também travessões de madeira de acácia; cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo,
26:27
e cinco para as tábuas do outro lado do tabernáculo, bem como azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção e para o para o ocidente.
26:28
O travessão central passará ao meio das tábuas, de uma extremidade à outra.
26:29
E cobrirás de ouro as tábuas, e de ouro farás as suas argolas, como lugares para os travessões; também os travessões cobrirás de ouro.
26:30
Então levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado no monte.
26:31
Farás também um véu de azul, púrpura, carmesim, e linho fino torcido; com querubins, obra de artífice, se fará;
26:32
e o suspenderás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.
26:33
Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e levarás para dentro do véu a arca do testemunho; este véu vos fará separação entre o lugar santo e o santo dos santos.
26:34
Porás o propiciatório sobre a arca do testemunho no santo dos santos;
26:35
colocarás a mesa fora do véu, e o candelabro defronte da mesa, para o lado sul do tabernáculo; e porás a mesa para o lado norte.
26:36
Farás também para a porta da tenda um reposteiro de azul, púrpura, carmesim: e linho fino torcido, obra de bordador.
26:37
E para o reposteiro farás cinco colunas de madeira de acácia, cobrindo-as de ouro (os seus colchetes também serão de ouro), e para elas fundirás cinco bases de bronze.
(KJA) - King James Atualizada
26:1
E para o Tabernáculo farás dez cortinas internas, de linho fino trançado, estofo azul, púrpura e carmesim; nelas mandarás bordar, com arte, querubins.
26:2
O comprimento de cada cortina será de doze metros e sessenta centímetros e de um metro e oitenta centímetros, a largura; todas as cortinas serão de igual medida.
26:3
Cinco cortinas serão ligadas umas às outras; e as outras cinco também ligadas umas às outras.
26:4
Farás laçadas de tecido azul ao longo da borda da cortina interna, na extremidade do primeiro agrupamento de cortinas internas; o mesmo farás na orla da cortina extrema do segundo conjunto.
26:5
Cinquenta laçadas farás numa cortina, e cinquenta, na outra cortina no extremo do segundo conjunto: as laçadas serão contrapostas uma à outra.
26:6
Farás cinquenta colchetes de ouro, com os quais prenderás as cortinas uma à outra; e o Tabernáculo passará a ser um todo.
26:7
Farás também de pelos de cabra cortinas para servirem de tenda sobre o Tabernáculo; onze cortinas farás.
26:8
O comprimento de cada cortina será de treze metros e meio, e a largura, de um metro e oitenta centímetros; as onze cortinas serão exatamente de igual medida.
26:9
Ajuntarás de um lado cinco cortinas internas e também as outras seis do outro lado. Dobrarás em duas partes a sexta cortina interna na frente da tenda.
26:10
Farás cinquenta laçadas na orla da cortina extrema do primeiro conjunto de cortinas, e também cinquenta laçadas ao longo da borda da cortina interna do outro agrupamento.
26:11
Farás também cinquenta colchetes de bronze, e colocarás esses colchetes nas laçadas, a fim de unir a tenda como um todo.
26:12
Quanto à sobra no comprimento das cortinas internas da tenda, a meia cortina interna que restar será pendurada na parte de trás do Tabernáculo.
26:13
Portanto, as dez cortinas internas serão quarenta e cinco centímetros mais compridas de cada lado; e o que sobrar será pendurado de um e de outro lado do Tabernáculo, a fim de cobri-lo.
26:14
Farás também, para a tenda, uma cobertura de peles de carneiro, tingidas de vermelho, e uma cobertura de couro fino, por cima.
26:15
Farás armações verticais de madeira de acácia para o Tabernáculo.
26:16
Cada armação de tábua terá quatro metros e meio de comprimento por setenta centímetros de largura.
26:17
Cada armação de tábua terá dois encaixes, travados um com o outro; assim farás com todas as armações do Tabernáculo.
26:18
Disporás as armações de tábuas para o Tabernáculo da seguinte maneira: vinte armações para o lado do Neguebe, para o sul.
26:19
Farás quarenta bases de prata debaixo das vinte armações de tábua: duas bases para cada armação, uma debaixo de cada encaixe.
26:20
No outro lado do Tabernáculo, do lado norte, haverá vinte armações de tábuas,
26:21
e quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação.
26:22
Para o fundo do Tabernáculo, do seu lado ocidental, para o mar, farás seis armações de tábuas;
26:23
e farás outras duas armações de tábuas para os cantos do fundo do Tabernáculo.
26:24
As armações de tábuas nesses dois cantos serão duplas, desde a parte inferior até a superior, colocadas numa única argola; ambas serão assim.
26:25
Serão, portanto, oito armações de tábuas com suas bases de prata, dezesseis bases: duas bases debaixo de uma armação e duas debaixo de outra armação.
26:26
Farás travessas de madeira de acácia: cinco para as armações de tábuas de um lado do Tabernáculo,
26:27
cinco para as armações do outro lado do Tabernáculo, e da mesma maneira, cinco travessas para as armações da parte de trás do Tabernáculo, do lado ocidental, para o mar.
26:28
A travessa central esteja na metade das armações, atravessando-as de um extremo a outro.
26:29
Cobrirás de ouro as tábuas e de ouro farás suas argolas, pelas quais hão de passar as travessas; e cobrirás também de ouro as travessas.
26:30
Levantarás o Tabernáculo segundo o modelo que te foi mostrado no monte santo.
26:31
Farás também um véu de linho fino trançado e de fios de tecido azul celeste, roxo e carmesim; mandarás executar nele um bordado de arte com figuras de querubins.
26:32
Tu o colocarás sobre quatro colunas de acácia recobertas de ouro puro, munidas de ganchos também de ouro, assentadas sobre quatro bases de prata.
26:33
Pendurarás o véu pelos colchetes e colocarás atrás do véu a Arca da Aliança. Esse véu separará o Lugar Santo e o Santo dos Santos.
26:34
Porás o propiciatório sobre a Arca que contém o Testemunho, no lugar reservado ao Santo dos Santos.
26:35
A mesa, porém, a porás do lado de fora do véu, no lado norte do Tabernáculo; e o candelabro em frente dela, no lado sul.
26:36
Farás também, para a entrada da tenda, uma cortina de púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino trançado, obra de arte de bordador.
26:37
Para essa cortina farás cinco colunas de acácia, que recobrirás de ouro fino, com seus colchetes também de ouro; e fundirás para elas cinco bases de bronze.
Basic English Bible
26:1
And you are to make a House for me, with ten curtains of the best linen, blue and purple and red, worked with designs of winged ones by a good workman.
26:2
Every curtain is to be twenty-eight cubits long and four cubits wide, all of the same measure.
26:3
Five curtains are to be joined together, and the other five are to be joined together.
26:4
And you are to put twists of blue cord on the edge of the outside curtain of the first group of five, and on the edge of the outside curtain of the second group of five;
26:5
Fifty twists on one curtain and fifty on the other, the twists to be opposite one another.
26:6
Then make fifty gold hooks, joining the curtains together by the hooks, and in this way the House will be made.
26:7
And you are to make curtains of goats' hair for a tent over the House, eleven curtains.
26:8
Every curtain is to be thirty cubits long and four cubits wide, all of the same measure.
26:9
Five of these curtains are to be joined together, and the other six are to be joined together, the sixth being folded over to make a hanging in front of the tent.
26:10
And you are to put fifty twists of cord on the edge of the outside curtain of one group, and fifty twists on the edge of the outside curtain of the other group.
26:11
Then make fifty brass hooks and put the hooks into the twists, joining the tent together to make it one.
26:12
And the folded part which is over of the curtains of the tent, the half-curtain which is folded back, will be hanging down over the back of the House.
26:13
And the cubit which is over of the ten curtains at the sides will be hanging over the two sides of the House as a cover.
26:14
And then you are to make a cover for the tent, of sheepskins coloured red, and a cover of leather over that.
26:15
And you are to make upright boards of hard wood for the House.
26:16
Every board is to be ten cubits high and a cubit and a half wide.
26:17
Every board is to be joined to the one nearest to it by two tongues, and so for every board in the House.
26:18
These are the boards needed for the house; twenty boards for the south side,
26:19
With forty silver bases under the twenty boards, two bases under every board to take its tongues.
26:20
And twenty boards for the second side of the house on the north,
26:21
With their forty silver bases, two under every board.
26:22
And six boards for the back of the House on the west,
26:23
With two boards for the angles of the House at the back.
26:24
The two are to be joined together at the base and at the top to one ring, forming the two angles.
26:25
So there are to be eight boards, with their sixteen silver bases, two bases under every board.
26:26
And make rods of the same wood, five for the boards on the one side,
26:27
And five for the boards on the other side of the House, and five for the west side of the House at the back.
26:28
And the middle rod is to go through the rings of all the boards from end to end.
26:29
And the boards are to be plated with gold, having gold rings for the rods to go through: and the rods are to be plated with gold.
26:30
And you are to make the House from the design which you saw on the mountain.
26:31
And you are to make a veil of the best linen, blue and purple and red, worked with designs of winged ones by a good workman:
26:32
Hanging it by gold hooks from four pillars of wood, plated with gold and fixed in silver bases.
26:33
And you are to put up the veil under the hooks, and put inside it the ark of the law: the veil is to be a division between the holy place and the most holy.
26:34
You are to put the cover on the ark of the law, inside the most holy place.
26:35
And outside the veil you are to put the table, and the support for the lights opposite the table on the south side of the House; and the table is to be on the north side.
26:36
And you are to make a curtain for the doorway of the Tent, of the best linen with needlework of blue and purple and red.
26:37
And make five pillars for the curtain, of hard wood plated with gold; their hooks are to be of gold and their bases of brass
New International Version
26:1
"Make the tabernacle with ten curtains of finely twisted linen and blue, purple and scarlet yarn, with cherubim woven into them by a skilled worker.
26:2
All the curtains are to be the same size - twenty-eight cubits long and four cubits wide. That is, about 42 feet long and 6 feet wide or about 13 meters long and 1.8 meters wide
26:3
Join five of the curtains together, and do the same with the other five.
26:4
Make loops of blue material along the edge of the end curtain in one set, and do the same with the end curtain in the other set.
26:5
Make fifty loops on one curtain and fifty loops on the end curtain of the other set, with the loops opposite each other.
26:6
Then make fifty gold clasps and use them to fasten the curtains together so that the tabernacle is a unit.
26:7
"Make curtains of goat hair for the tent over the tabernacle - eleven altogether.
26:8
All eleven curtains are to be the same size - thirty cubits long and four cubits wide. That is, about 45 feet long and 6 feet wide or about 13.5 meters long and 1.8 meters wide
26:9
Join five of the curtains together into one set and the other six into another set. Fold the sixth curtain double at the front of the tent.
26:10
Make fifty loops along the edge of the end curtain in one set and also along the edge of the end curtain in the other set.
26:11
Then make fifty bronze clasps and put them in the loops to fasten the tent together as a unit.
26:12
As for the additional length of the tent curtains, the half curtain that is left over is to hang down at the rear of the tabernacle.
26:13
The tent curtains will be a cubit That is, about 18 inches or about 45 centimeters longer on both sides; what is left will hang over the sides of the tabernacle so as to cover it.
26:14
Make for the tent a covering of ram skins dyed red, and over that a covering of the other durable leather.
26:15
"Make upright frames of acacia wood for the tabernacle.
26:16
Each frame is to be ten cubits long and a cubit and a half wide, That is, about 15 feet long and 2 1/4 feet wide or about 4.5 meters long and 68 centimeters wide
26:17
with two projections set parallel to each other. Make all the frames of the tabernacle in this way.
26:18
Make twenty frames for the south side of the tabernacle
26:19
and make forty silver bases to go under them - two bases for each frame, one under each projection.
26:20
For the other side, the north side of the tabernacle, make twenty frames
26:21
and forty silver bases - two under each frame.
26:22
Make six frames for the far end, that is, the west end of the tabernacle,
26:23
and make two frames for the corners at the far end.
26:24
At these two corners they must be double from the bottom all the way to the top and fitted into a single ring; both shall be like that.
26:25
So there will be eight frames and sixteen silver bases - two under each frame.
26:26
"Also make crossbars of acacia wood: five for the frames on one side of the tabernacle,
26:27
five for those on the other side, and five for the frames on the west, at the far end of the tabernacle.
26:28
The center crossbar is to extend from end to end at the middle of the frames.
26:29
Overlay the frames with gold and make gold rings to hold the crossbars. Also overlay the crossbars with gold.
26:30
"Set up the tabernacle according to the plan shown you on the mountain.
26:31
"Make a curtain of blue, purple and scarlet yarn and finely twisted linen, with cherubim woven into it by a skilled worker.
26:32
Hang it with gold hooks on four posts of acacia wood overlaid with gold and standing on four silver bases.
26:33
Hang the curtain from the clasps and place the ark of the covenant law behind the curtain. The curtain will separate the Holy Place from the Most Holy Place.
26:34
Put the atonement cover on the ark of the covenant law in the Most Holy Place.
26:35
Place the table outside the curtain on the north side of the tabernacle and put the lampstand opposite it on the south side.
26:36
"For the entrance to the tent make a curtain of blue, purple and scarlet yarn and finely twisted linen - the work of an embroiderer.
26:37
Make gold hooks for this curtain and five posts of acacia wood overlaid with gold. And cast five bronze bases for them.
American Standard Version
26:1
Moreover thou shalt make the tabernacle with ten curtains; of fine twined linen, and blue, and purple, and scarlet, with cherubim the work of the skilful workman shalt thou make them.
26:2
The length of each curtain shall be eight and twenty cubits, and the breadth of each curtain four cubits: all the curtains shall have one measure.
26:3
Five curtains shall be coupled together one to another; and [the other] five curtains shall be coupled one to another.
26:4
And thou shalt make loops of blue upon the edge of the one curtain from the selvedge in the coupling; and likewise shalt thou make in the edge of the curtain that is outmost in the second coupling.
26:5
Fifty loops shalt thou make in the one curtain, and fifty loops shalt thou make in the edge of the curtain that is in the second coupling; the loops shall be opposite one to another.
26:6
And thou shalt make fifty clasps of gold, and couple the curtains one to another with the clasps: and the tabernacle shall be one [whole].
26:7
And thou shalt make curtains of goats' [hair] for a tent over the tabernacle: eleven curtains shalt thou make them.
26:8
The length of each curtain shall be thirty cubits, and the breadth of each curtain four cubits: the eleven curtains shall have one measure.
26:9
And thou shalt couple five curtains by themselves, and six curtains by themselves, and shalt double over the sixth curtain in the forefront of the tent.
26:10
And thou shalt make fifty loops on the edge of the one curtain that is outmost in the coupling, and fifty loops upon the edge of the curtain which is [outmost in] the second coupling.
26:11
And thou shalt make fifty clasps of brass, and put the clasps into the loops, and couple the tent together, that it may be one.
26:12
And the overhanging part that remaineth of the curtains of the tent, the half curtain that remaineth, shall hang over the back of the tabernacle.
26:13
And the cubit on the one side, and the cubit on the other side, of that which remaineth in the length of the curtains of the tent, shall hang over the sides of the tabernacle on this side and on that side, to cover it.
26:14
And thou shalt make a covering for the tent of rams' skins dyed red, and a covering of sealskins above.
26:15
And thou shalt make the boards for the tabernacle of acacia wood, standing up.
26:16
Ten cubits shall be the length of a board, and a cubit and a half the breadth of each board.
26:17
Two tenons shall there be in each board, joined one to another: thus shalt thou make for all the boards of the tabernacle.
26:18
And thou shalt make the boards for the tabernacle, twenty boards for the south side southward.
26:19
And thou shalt make forty sockets of silver under the twenty boards; two sockets under one board for its two tenons, and two sockets under another board for its two tenons.
26:20
And for the second side of the tabernacle, on the north side, twenty boards,
26:21
and their forty sockets of silver; two sockets under one board, and two sockets under another board.
26:22
And for the hinder part of the tabernacle westward thou shalt make six boards.
26:23
And two boards shalt thou make for the corners of the tabernacle in the hinder part.
26:24
And they shall be double beneath, and in like manner they shall be entire unto the top thereof unto one ring: thus shall it be for them both; they shall be for the two corners.
26:25
And there shall be eight boards, and their sockets of silver, sixteen sockets; two sockets under one board, and two sockets under another board.
26:26
And thou shalt make bars of acacia wood: five for the boards of the one side of the tabernacle,
26:27
and five bars for the boards of the other side of the tabernacle, and five bars for the boards of the side of the tabernacle, for the hinder part westward.
26:28
And the middle bar in the midst of the boards shall pass through from end to end.
26:29
And thou shalt overlay the boards with gold, and make their rings of gold for places for the bars: and thou shalt overlay the bars with gold.
26:30
And thou shalt rear up the tabernacle according to the fashion thereof which hath been showed thee in the mount.
26:31
And thou shalt make a veil of blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen: with cherubim the work of the skilful workman shall it be made.
26:32
And thou shalt hang it upon four pillars of acacia overlaid with gold; their hooks [shall be] of gold, upon four sockets of silver.
26:33
And thou shalt hang up the veil under the clasps, and shalt bring in thither within the veil the ark of the testimony: and the veil shall separate unto you between the holy place and the most holy.
26:34
And thou shalt put the mercy-seat upon the ark of the testimony in the most holy place.
26:35
And thou shalt set the table without the veil, and the candlestick over against the table on the side of the tabernacle toward the south: and thou shalt put the table on the north side.
26:36
And thou shalt make a screen for the door of the Tent, of blue, and purple, and scarlet, and fine twined linen, the work of the embroiderer.
26:37
And thou shalt make for the screen five pillars of acacia, and overlay them with gold: their hooks shall be of gold: and thou shalt cast five sockets of brass for them.
(VLF) - Bíblia de Fácil tradução
A Tenda Sagrada
26:1
— Faça a Tenda Sagrada com dez cortinas. As cortinas deverão ser feitas de linho fino trançado e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, com querubins bordados nelas, uma obra de arte.
26:2
Todas as cortinas devem medir doze metros e meio de comprimento por um metro e oitenta de largura.
26:3
Costure as cortinas em dois grupos de cinco cortinas cada.
26:4
Utilize os fios de tecido azul para fazer laços ao longo da borda da última cortina de cada grupo.
26:5
Faça cinquenta laços em cada uma das cortinas no fim de cada grupo. Os laços deverão ser colocados de maneira que cada laço de uma das cortinas corresponda ao laço da outra cortina.
26:6
Depois faça cinquenta argolas de ouro para unir as duas cortinas pelos laços, e assim a Tenda Sagrada ficará unida.
26:7
— Faça também uma tenda de onze cortinas de pelo de cabra para cobrir a Tenda Sagrada.
26:8
Todas as onze cortinas deverão ser do mesmo tamanho, treze metros e meio de comprimento por dois metros de largura.
26:9
Costure cinco cortinas para formar um grupo e costure também as outras seis cortinas para formar outro grupo. Dobre em duas a sexta cortina na frente da tenda.
26:10
Faça também cinquenta laços no fim da última cortina de cada um dos grupos.
26:11
Faça depois cinquenta argolas de bronze e prenda-as nos laços para que toda a tenda fique unida.
26:12
Pendure metade da parte que sobrar do comprimento das cortinas na parte de trás da Tenda Sagrada.
26:13
As cortinas serão quarenta e cinco centímetros mais compridas de cada lado. O que sobrar do comprimento deverá ser pendurado nos dois lados da Tenda Sagrada para que esta fique toda coberta.
26:14
Faça duas coberturas para a Tenda Sagrada. Uma cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho e, por cima dela, uma cobertura de peles finas.
26:15
— Para segurar a Tenda Sagrada, faça armações verticais de madeira de acácia.
26:16
Cada armação terá quatro metros e meio de altura por setenta centímetros de largura.
26:17
E cada armação terá dois postes para unir as tábuas umas às outras. Todas as tábuas da Tenda Sagrada deverão ser unidas desta forma.
26:18
Faça vinte armações e coloque-as no lado sul da Tenda Sagrada.
26:19
E faça quarenta bases de prata para as armações. Cada armação deverá ser apoiada em duas bases, uma para cada poste.
26:20
Faça também vinte armações para o lado norte da Tenda Sagrada
26:21
e quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação.
26:22
Para a parte de trás da Tenda Sagrada, isto é, do lado oeste, faça seis armações.
26:23
E faça duas armações para as esquinas, na parte de trás, da Tenda Sagrada.
26:24
As armações das esquinas ficarão unidas em baixo. Em cima, elas serão unidas por uma argola. Faça o mesmo em ambas as esquinas.
26:25
Assim haverá oito armações e dezesseis bases; ou seja, duas bases debaixo de cada armação.
26:26
— Faça também travessas de madeira de acácia: cinco para as armações de um lado da Tenda Sagrada,
26:27
cinco para as armações do outro lado, e cinco para as armações da parte de trás da Tenda Sagrada, no lado oeste.
26:28
A travessa central irá de um lado ao outro, a meia altura das armações.
26:29
— Revista de ouro as armações e faça de ouro as argolas por onde irão passar as travessas que serão também revestidas de ouro.
26:30
Faça a Tenda Sagrada segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.
26:31
— Faça uma cortina de linho fino e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, e mande bordar nela querubins.
26:32
Pendure a cortina com ganchos de ouro em quatro colunas de madeira de acácia, revestidas de ouro, e monte as colunas em quatro bases de prata.
26:33
Pendure a cortina nos ganchos de ouro e guarde a arca da aliança atrás da cortina. A cortina servirá para vocês separarem o Lugar Santo do Lugar Santíssimo.
26:34
Coloque a cobertura de purificação sobre a arca da aliança no Lugar Santíssimo.
26:35
— Coloque a mesa do lado de fora da cortina, no lado norte da Tenda Sagrada e o candelabro no lado sul, em frente da mesa.
26:36
— Para a entrada da tenda, faça outra cortina. A cortina será bordada e feita de linho fino trançado e de fios de tecido azul, roxo e vermelho.
26:37
Para essa cortina, faça cinco colunas de madeira de acácia, revestidas de ouro, com ganchos de ouro. Mande fundir cinco bases de bronze para as colunas.
(TB) - Tradução Brasileira
As cortinas do tabernáculo
26:1
Farás o tabernáculo que terá dez cortinas; de linho retorcido, estofo azul, púrpura e escarlata com querubins as farás de obra de desenhista.
26:2
O comprimento de cada cortina será de vinte e oito cúbitos, e a largura, de quatro cúbitos; todas as cortinas serão da mesma medida.
26:3
Cinco cortinas serão enlaçadas umas às outras; e as outras cinco, da mesma maneira.
26:4
Farás laçadas de estofo azul na orla da cortina extrema do primeiro agrupamento; e da mesma maneira farás na orla da cortina na extrema do segundo agrupamento.
26:5
Cinquenta laçadas farás numa cortina, e cinquenta, na outra cortina no extremo do segundo agrupamento; as laçadas serão contrapostas uma à outra.
26:6
Farás cinquenta colchetes de ouro e prenderás com os colchetes as cortinas, uma à outra; e o tabernáculo virá a ser um todo.
26:7
Farás também de pelos de cabras onze cortinas para servirem de tenda sobre o tabernáculo; de onze cortinas as farás.
26:8
O comprimento de cada cortina será de trinta cúbitos, e a largura, de quatro cúbitos; as onze cortinas terão a mesma medida.
26:9
Ajuntarás à parte cinco cortinas entre si, e, da mesma maneira, seis cortinas, e dobrarás a sexta cortina na parte dianteira da tenda.
26:10
Farás cinquenta laçadas na orla da cortina extrema do primeiro agrupamento e cinquenta laçadas, na orla da cortina extrema do segundo agrupamento.
26:11
Farás também cinquenta colchetes de cobre, e meterás os colchetes nas laçadas, e ajuntarás a tenda, para que venha a ser um todo.
26:12
O resto que sobejar das cortinas da tenda, a saber, a meia cortina que sobejar, penderá às costas do tabernáculo.
26:13
O cúbito dum lado e o cúbito doutro lado, do que sobejar no comprimento das cortinas da tenda, penderão dum e doutro lado do tabernáculo, para o cobrir.
26:14
Farás de peles de carneiros tintas de vermelho também uma coberta para a tenda e, por cima desta, uma coberta de peles de animais marinhos.
As tábuas e travessas do tabernáculo
26:15
Farás também de madeira de acácia as peças para o tabernáculo, que serão colocadas verticalmente.
26:16
De dez cúbitos será o comprimento de uma peça, e cada uma terá um cúbito e meio de largura.
26:17
Em cada peça haverá duas couceiras unidas uma à outra; assim farás com todas as peças do tabernáculo.
26:18
Fazendo as peças para o tabernáculo, farás vinte para o lado meridional, que olha para o sul.
26:19
Farás quarenta bases de prata para se pôr debaixo das vinte peças; duas bases debaixo de uma peça, de maneira que correspondam às duas couceiras dela, e igualmente duas bases debaixo duma outra peça.
26:20
Para o segundo lado do tabernáculo, da banda do norte, farás vinte peças,
26:21
com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma peça, e duas bases debaixo de outra peça.
26:22
Para o lado posterior do tabernáculo, que olha para o ocidente, farás seis peças.
26:23
Farás também duas peças para os cantos do tabernáculo, na parte posterior.
26:24
Por baixo, serão reforçadas uma pela outra, e, do mesmo modo, em cima, até a primeira argola; assim se fará com as duas peças; elas serão para os dois cantos.
26:25
Haverá oito peças com as suas bases de prata, dezesseis bases; duas bases debaixo duma peça e duas bases debaixo doutra peça.
26:26
Travessas farás de madeira de acácia; cinco para as peças dum lado do tabernáculo,
26:27
cinco para as peças do outro lado do tabernáculo e cinco para as peças do tabernáculo ao lado posterior, que olha para o ocidente.
26:28
A travessa do meio passará ao meio das peças de uma extremidade à outra.
26:29
Cobrirás de ouro as peças, e de ouro farás as suas argolas pelas quais hão de passar as travessas, e cobrirás também de ouro as travessas.
26:30
Levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado no monte.
O véu e o anteparo do tabernáculo
26:31
Farás também um véu de estofo azul, púrpura, escarlata e linho fino retorcido; com querubins, obra de desenhista, se fará.
26:32
Suspendê-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; os seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.
26:33
Pendurarás o véu por baixo dos colchetes e trarás para lá, para dentro do véu, a arca do Testemunho; o véu vos fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos.
26:34
Porás o propiciatório sobre a arca do Testemunho no Santo dos Santos.
26:35
Colocarás a mesa fora do véu e defronte da mesa, o candeeiro ao lado do tabernáculo que olha para o sul; e porás a mesa ao lado do norte.
26:36
Também para a porta da Tenda farás um anteparo de estofo azul, púrpura e escarlata, obra de bordador.
26:37
Para o anteparo farás cinco colunas de madeira de acácia e as cobrirás de ouro; os seus colchetes serão de ouro, e para elas fundirás cinco bases de cobre.
(BJ) - 1981 - Bíblia de Jerusalém
A Habitação. As cortinas e os estofos
26:1
Farás a Habitação com dez cortinas de linho fino retorcido, púrpura violeta, púrpura escarlate e carmesim; tu as farás com querubins bordados.
26:2
O comprimento de cada cortina será de vinte e oito côvados e a largura de quatro côvados, e todas as cortinas terão o mesmo tamanho.
26:3
Cinco das cortinas estarão unidas uma com a outra; e as outras cinco cortinas também estarão unidas uma com a outra.
26:4
Farás laços de púrpura violeta na franja da primeira cortina que está na extremidade do conjunto; e farás o mesmo na franja da cortina que está na extremidade do segundo conjunto.
26:5
Farás cinqüenta laçadas na primeira cortina, e cinqüenta laçadas na extremidade da cor tina que está no segundo conjunto. As laçadas se corresponderão mutua mente.
26:6
Farás também cinqüenta colchetes de ouro e unirás as cortinas uma com a outra por meio de colchetes, de modo que a Habitação venha a ser um todo.
26:7
Farás cortinas de pêlo de cabra como tenda que esteja sobre a Habitação; farás onze delas.
26:8
O comprimento de cada cortina será de trinta côvados, e sua largura de quatro côvados; as onze cortinas terão a mesma medida.
26:9
Unirás cinco cortinas em uma peça e seis cortinas em outra, e dobrarás a sexta cortina sobre a parte anterior da tenda.
26:10
Farás cinqüenta laçadas na franja da primeira cortina, na extremidade do primeiro conjunto, e outras cinqüenta laçadas na franja da cortina do segundo conjunto.
26:11
Farás assim também, cinqüenta colchetes de bronze e introduzirás os colchetes nas laçadas, para unir a tenda que assim formará um todo.
26:12
A parte que restar das cortinas da tenda, a metade da cortina que sobrar, penderá na parte posterior da habitação.
26:13
O côvado que sobrar de um lado e o côvado que sobrar do outro lado, ao longo das cortinas da tenda, penderá dos dois lados da Habitação, de cá e de lá, para cobri-la.
26:14
Farás para a tenda uma cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho, e uma cobertura de couro fino por cima.
A armação
26:15
Farás também para a Habitação tábuas de madeira de acácia, que serão colocadas verticalmente.
26:16
Cada tábua terá dez côvados de comprimento e um côvado e meio de largura.
26:17
Cada tábua terá dois encaixes, travados um com o outro; assim farás com todas as tábuas da Habitação.
26:18
Disporás as tábuas para a Habitação: vinte tábuas para o lado do Negueb, para o sul.
26:19
Farás quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas: duas bases debaixo de uma tábua, para os seus dois encaixes, e duas bases debaixo de outra tábua, para os seus dois encaixes.
26:20
No outro lado da Habitação, do lado do norte, haverá vinte tábuas
26:21
e as suas quarenta bases de prata, duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua.
26:22
Para o fundo da Habitação, do lado do mar, farás seis tábuas,
26:23
e farás outras duas tábuas para os cantos do fundo da Habitação.
26:24
Estarão unidas pela parte debaixo, e ficarão unidas até a parte de cima, na altura da primeira argola: assim se fará com as duas tábuas, serão duas para cada um dos dois cantos.
26:25
Serão, pois, oito tábuas com nas bases de prata, dezesseis bases: duas bases debaixo de uma tábua e luas debaixo de outra tábua.
26:26
Farás travessas de madeira de acácia: cinco para as tábuas de um lado da Habitação,
26:27
cinco para as tábuas do outro lado da Habitação, e igualmente cinco travessas para as tábuas do lado posterior da Habitação, do lado do mar.
26:28
A travessa central esteja na metade das tábuas, atravessando-as de um extremo ao outro.
26:29
Cobrirás de ouro as tábuas, e de ouro farás as suas argolas, pelas quais hão de passar as travessas; e cobrirás também de ouro as travessas.
26:30
Levantarás a Habitação segundo o modelo que te foi mostrado na montanha.
O véu
26:31
Farás também um véu de púrpura violeta e escarlate, carmesim e linho fino retorcido; farás nele um bordado com figuras de querubins.
26:32
Tu o colocarás sobre quatro colunas de acácia recobertas de ouro, munidas de ganchos de ouro, assentadas sobre quatro bases de prata.
26:33
Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás para lá, para dentro do véu, a arca do Testemunho. O véu vos servirá de separação entre o Santo e o Santo dos Santos.
26:34
Porás o propiciatório sobre a arca do Testemunho, no Santo dos Santos.
26:35
A mesa, porém, a porás fora do véu, e o candelabro frente a ela, no lado sul da Habitação; a mesa, ao contrário, a porás no lado norte.
26:36
Farás também, para a entrada da tenda, uma cortina de púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido, obra de bordador.
26:37
Para esta cortina farás cinco colunas de acácia, que recobrirás de ouro, com os seus ganchos também de ouro, e fundirás para elas cinco bases de bronze.
(HSB) Hebrew Study Bible
26:1
וְאֶת־ הַמִּשְׁכָּ֥ן תַּעֲשֶׂ֖ה עֶ֣שֶׂר יְרִיעֹ֑ת שֵׁ֣שׁ מָשְׁזָ֗ר וּתְכֵ֤לֶת וְאַרְגָּמָן֙ וְתֹלַ֣עַת שָׁנִ֔י כְּרֻבִ֛ים מַעֲשֵׂ֥ה חֹשֵׁ֖ב תַּעֲשֶׂ֥ה אֹתָֽם׃
26:2
אֹ֣רֶךְ ׀ הַיְרִיעָ֣ה הָֽאַחַ֗ת שְׁמֹנֶ֤ה וְעֶשְׂרִים֙ בָּֽאַמָּ֔ה וְרֹ֙חַב֙ אַרְבַּ֣ע בָּאַמָּ֔ה הַיְרִיעָ֖ה הָאֶחָ֑ת מִדָּ֥ה אַחַ֖ת לְכָל־ הַיְרִיעֹֽת׃
26:3
חֲמֵ֣שׁ הַיְרִיעֹ֗ת תִּֽהְיֶ֙יןָ֙ חֹֽבְרֹ֔ת אִשָּׁ֖ה אֶל־ אֲחֹתָ֑הּ וְחָמֵ֤שׁ יְרִיעֹת֙ חֹֽבְרֹ֔ת אִשָּׁ֖ה אֶל־ אֲחֹתָֽהּ׃
26:4
וְעָשִׂ֜יתָ לֻֽלְאֹ֣ת תְּכֵ֗לֶת עַ֣ל שְׂפַ֤ת הַיְרִיעָה֙ הָאֶחָ֔ת מִקָּצָ֖ה בַּחֹבָ֑רֶת וְכֵ֤ן תַּעֲשֶׂה֙ בִּשְׂפַ֣ת הַיְרִיעָ֔ה הַקִּ֣יצוֹנָ֔ה בַּמַּחְבֶּ֖רֶת הַשֵּׁנִֽית׃
26:5
חֲמִשִּׁ֣ים לֻֽלָאֹ֗ת תַּעֲשֶׂה֮ בַּיְרִיעָ֣ה הָאֶחָת֒ וַחֲמִשִּׁ֣ים לֻֽלָאֹ֗ת תַּעֲשֶׂה֙ בִּקְצֵ֣ה הַיְרִיעָ֔ה אֲשֶׁ֖ר בַּמַּחְבֶּ֣רֶת הַשֵּׁנִ֑ית מַקְבִּילֹת֙ הַלֻּ֣לָאֹ֔ת אִשָּׁ֖ה אֶל־ אֲחֹתָֽהּ׃
26:6
וְעָשִׂ֕יתָ חֲמִשִּׁ֖ים קַרְסֵ֣י זָהָ֑ב וְחִבַּרְתָּ֨ אֶת־ הַיְרִיעֹ֜ת אִשָּׁ֤ה אֶל־ אֲחֹתָהּ֙ בַּקְּרָסִ֔ים וְהָיָ֥ה הַמִּשְׁכָּ֖ן אֶחָֽד׃ פ
26:7
וְעָשִׂ֙יתָ֙ יְרִיעֹ֣ת עִזִּ֔ים לְאֹ֖הֶל עַל־ הַמִּשְׁכָּ֑ן עַשְׁתֵּי־ עֶשְׂרֵ֥ה יְרִיעֹ֖ת תַּעֲשֶׂ֥ה אֹתָֽם׃
26:8
אֹ֣רֶךְ ׀ הַיְרִיעָ֣ה הָֽאַחַ֗ת שְׁלֹשִׁים֙ בָּֽאַמָּ֔ה וְרֹ֙חַב֙ אַרְבַּ֣ע בָּאַמָּ֔ה הַיְרִיעָ֖ה הָאֶחָ֑ת מִדָּ֣ה אַחַ֔ת לְעַשְׁתֵּ֥י עֶשְׂרֵ֖ה יְרִיעֹֽת׃
26:9
וְחִבַּרְתָּ֞ אֶת־ חֲמֵ֤שׁ הַיְרִיעֹת֙ לְבָ֔ד וְאֶת־ שֵׁ֥שׁ הַיְרִיעֹ֖ת לְבָ֑ד וְכָפַלְתָּ֙ אֶת־ הַיְרִיעָ֣ה הַשִּׁשִּׁ֔ית אֶל־ מ֖וּל פְּנֵ֥י הָאֹֽהֶל׃
26:10
וְעָשִׂ֜יתָ חֲמִשִּׁ֣ים לֻֽלָאֹ֗ת עַ֣ל שְׂפַ֤ת הַיְרִיעָה֙ הָֽאֶחָ֔ת הַקִּיצֹנָ֖ה בַּחֹבָ֑רֶת וַחֲמִשִּׁ֣ים לֻֽלָאֹ֗ת עַ֚ל שְׂפַ֣ת הַיְרִיעָ֔ה הַחֹבֶ֖רֶת הַשֵּׁנִֽית׃
26:11
וְעָשִׂ֛יתָ קַרְסֵ֥י נְחֹ֖שֶׁת חֲמִשִּׁ֑ים וְהֵבֵאתָ֤ אֶת־ הַקְּרָסִים֙ בַּלֻּ֣לָאֹ֔ת וְחִבַּרְתָּ֥ אֶת־ הָאֹ֖הֶל וְהָיָ֥ה אֶחָֽד׃
26:12
וְסֶ֙רַח֙ הָעֹדֵ֔ף בִּירִיעֹ֖ת הָאֹ֑הֶל חֲצִ֤י הַיְרִיעָה֙ הָעֹדֶ֔פֶת תִּסְרַ֕ח עַ֖ל אֲחֹרֵ֥י הַמִּשְׁכָּֽן׃
26:13
וְהָאַמָּ֨ה מִזֶּ֜ה וְהָאַמָּ֤ה מִזֶּה֙ בָּעֹדֵ֔ף בְּאֹ֖רֶךְ יְרִיעֹ֣ת הָאֹ֑הֶל יִהְיֶ֨ה סָר֜וּחַ עַל־ צִדֵּ֧י הַמִּשְׁכָּ֛ן מִזֶּ֥ה וּמִזֶּ֖ה לְכַסֹּתֽוֹ׃
26:14
וְעָשִׂ֤יתָ מִכְסֶה֙ לָאֹ֔הֶל עֹרֹ֥ת אֵילִ֖ם מְאָדָּמִ֑ים וּמִכְסֵ֛ה עֹרֹ֥ת תְּחָשִׁ֖ים מִלְמָֽעְלָה׃ פ
26:15
וְעָשִׂ֥יתָ אֶת־ הַקְּרָשִׁ֖ים לַמִּשְׁכָּ֑ן עֲצֵ֥י שִׁטִּ֖ים עֹמְדִֽים׃
26:16
עֶ֥שֶׂר אַמּ֖וֹת אֹ֣רֶךְ הַקָּ֑רֶשׁ וְאַמָּה֙ וַחֲצִ֣י הָֽאַמָּ֔ה רֹ֖חַב הַקֶּ֥רֶשׁ הָאֶחָֽד׃
26:17
שְׁתֵּ֣י יָד֗וֹת לַקֶּ֙רֶשׁ֙ הָאֶחָ֔ד מְשֻׁלָּבֹ֔ת אִשָּׁ֖ה אֶל־ אֲחֹתָ֑הּ כֵּ֣ן תַּעֲשֶׂ֔ה לְכֹ֖ל קַרְשֵׁ֥י הַמִּשְׁכָּֽן׃
26:18
וְעָשִׂ֥יתָ אֶת־ הַקְּרָשִׁ֖ים לַמִּשְׁכָּ֑ן עֶשְׂרִ֣ים קֶ֔רֶשׁ לִפְאַ֖ת נֶ֥גְבָּה תֵימָֽנָה׃
26:19
וְאַרְבָּעִים֙ אַדְנֵי־ כֶ֔סֶף תַּעֲשֶׂ֕ה תַּ֖חַת עֶשְׂרִ֣ים הַקָּ֑רֶשׁ שְׁנֵ֨י אֲדָנִ֜ים תַּֽחַת־ הַקֶּ֤רֶשׁ הָאֶחָד֙ לִשְׁתֵּ֣י יְדֹתָ֔יו וּשְׁנֵ֧י אֲדָנִ֛ים תַּֽחַת־ הַקֶּ֥רֶשׁ הָאֶחָ֖ד לִשְׁתֵּ֥י יְדֹתָֽיו׃
26:20
וּלְצֶ֧לַע הַמִּשְׁכָּ֛ן הַשֵּׁנִ֖ית לִפְאַ֣ת צָפ֑וֹן עֶשְׂרִ֖ים קָֽרֶשׁ׃
26:21
וְאַרְבָּעִ֥ים אַדְנֵיהֶ֖ם כָּ֑סֶף שְׁנֵ֣י אֲדָנִ֗ים תַּ֚חַת הַקֶּ֣רֶשׁ הָֽאֶחָ֔ד וּשְׁנֵ֣י אֲדָנִ֔ים תַּ֖חַת הַקֶּ֥רֶשׁ הָאֶחָֽד׃
26:22
וּֽלְיַרְכְּתֵ֥י הַמִּשְׁכָּ֖ן יָ֑מָּה תַּעֲשֶׂ֖ה שִׁשָּׁ֥ה קְרָשִֽׁים׃
26:23
וּשְׁנֵ֤י קְרָשִׁים֙ תַּעֲשֶׂ֔ה לִמְקֻצְעֹ֖ת הַמִּשְׁכָּ֑ן בַּיַּרְכָתָֽיִם׃
26:24
וְיִֽהְי֣וּ תֹֽאֲמִים֮ מִלְּמַטָּה֒ וְיַחְדָּ֗ו יִהְי֤וּ תַמִּים֙ עַל־ רֹאשׁ֔וֹ אֶל־ הַטַּבַּ֖עַת הָאֶחָ֑ת כֵּ֚ן יִהְיֶ֣ה לִשְׁנֵיהֶ֔ם לִשְׁנֵ֥י הַמִּקְצֹעֹ֖ת יִהְיֽוּ׃
26:25
וְהָיוּ֙ שְׁמֹנָ֣ה קְרָשִׁ֔ים וְאַדְנֵיהֶ֣ם כֶּ֔סֶף שִׁשָּׁ֥ה עָשָׂ֖ר אֲדָנִ֑ים שְׁנֵ֣י אֲדָנִ֗ים תַּ֚חַת הַקֶּ֣רֶשׁ הָאֶחָ֔ד וּשְׁנֵ֣י אֲדָנִ֔ים תַּ֖חַת הַקֶּ֥רֶשׁ הָאֶחָֽד׃
26:26
וְעָשִׂ֥יתָ בְרִיחִ֖ם עֲצֵ֣י שִׁטִּ֑ים חֲמִשָּׁ֕ה לְקַרְשֵׁ֥י צֶֽלַע־ הַמִּשְׁכָּ֖ן הָאֶחָֽד׃
26:27
וַחֲמִשָּׁ֣ה בְרִיחִ֔ם לְקַרְשֵׁ֥י צֶֽלַע־ הַמִּשְׁכָּ֖ן הַשֵּׁנִ֑ית וַחֲמִשָּׁ֣ה בְרִיחִ֗ם לְקַרְשֵׁי֙ צֶ֣לַע הַמִּשְׁכָּ֔ן לַיַּרְכָתַ֖יִם יָֽמָּה׃
26:28
וְהַבְּרִ֥יחַ הַתִּיכֹ֖ן בְּת֣וֹךְ הַקְּרָשִׁ֑ים מַבְרִ֕חַ מִן־ הַקָּצֶ֖ה אֶל־ הַקָּצֶֽה׃
26:29
וְֽאֶת־ הַקְּרָשִׁ֞ים תְּצַפֶּ֣ה זָהָ֗ב וְאֶת־ טַבְּעֹֽתֵיהֶם֙ תַּעֲשֶׂ֣ה זָהָ֔ב בָּתִּ֖ים לַבְּרִיחִ֑ם וְצִפִּיתָ֥ אֶת־ הַבְּרִיחִ֖ם זָהָֽב׃
26:30
וַהֲקֵמֹתָ֖ אֶת־ הַמִּשְׁכָּ֑ן כְּמִ֨שְׁפָּט֔וֹ אֲשֶׁ֥ר הָרְאֵ֖יתָ בָּהָֽר׃ ס
26:31
וְעָשִׂ֣יתָ פָרֹ֗כֶת תְּכֵ֧לֶת וְאַרְגָּמָ֛ן וְתוֹלַ֥עַת שָׁנִ֖י וְשֵׁ֣שׁ מָשְׁזָ֑ר מַעֲשֵׂ֥ה חֹשֵׁ֛ב יַעֲשֶׂ֥ה אֹתָ֖הּ כְּרֻבִֽים׃
26:32
וְנָתַתָּ֣ה אֹתָ֗הּ עַל־ אַרְבָּעָה֙ עַמּוּדֵ֣י שִׁטִּ֔ים מְצֻפִּ֣ים זָהָ֔ב וָוֵיהֶ֖ם זָהָ֑ב עַל־ אַרְבָּעָ֖ה אַדְנֵי־ כָֽסֶף׃
26:33
וְנָתַתָּ֣ה אֶת־ הַפָּרֹכֶת֮ תַּ֣חַת הַקְּרָסִים֒ וְהֵבֵאתָ֥ שָׁ֙מָּה֙ מִבֵּ֣ית לַפָּרֹ֔כֶת אֵ֖ת אֲר֣וֹן הָעֵד֑וּת וְהִבְדִּילָ֤ה הַפָּרֹ֙כֶת֙ לָכֶ֔ם בֵּ֣ין הַקֹּ֔דֶשׁ וּבֵ֖ין קֹ֥דֶשׁ הַקֳּדָשִֽׁים׃
26:34
וְנָתַתָּ֙ אֶת־ הַכַּפֹּ֔רֶת עַ֖ל אֲר֣וֹן הָעֵדֻ֑ת בְּקֹ֖דֶשׁ הַקֳּדָשִֽׁים׃
26:35
וְשַׂמְתָּ֤ אֶת־ הַשֻּׁלְחָן֙ מִח֣וּץ לַפָּרֹ֔כֶת וְאֶת־ הַמְּנֹרָה֙ נֹ֣כַח הַשֻּׁלְחָ֔ן עַ֛ל צֶ֥לַע הַמִּשְׁכָּ֖ן תֵּימָ֑נָה וְהַ֨שֻּׁלְחָ֔ן תִּתֵּ֖ן עַל־ צֶ֥לַע צָפֽוֹן׃
26:36
וְעָשִׂ֤יתָ מָסָךְ֙ לְפֶ֣תַח הָאֹ֔הֶל תְּכֵ֧לֶת וְאַרְגָּמָ֛ן וְתוֹלַ֥עַת שָׁנִ֖י וְשֵׁ֣שׁ מָשְׁזָ֑ר מַעֲשֵׂ֖ה רֹקֵֽם׃
26:37
וְעָשִׂ֣יתָ לַמָּסָ֗ךְ חֲמִשָּׁה֙ עַמּוּדֵ֣י שִׁטִּ֔ים וְצִפִּיתָ֤ אֹתָם֙ זָהָ֔ב וָוֵיהֶ֖ם זָהָ֑ב וְיָצַקְתָּ֣ לָהֶ֔ם חֲמִשָּׁ֖ה אַדְנֵ֥י נְחֹֽשֶׁת׃ ס
(BKJ) - Bíblia King James - Fiel 1611
26:1
Além disso, farás o tabernáculo com dez cortinas de linho torcido, e azul, e púrpura, e escarlate; com querubins de trabalho esmerado os farás.
26:2
O comprimento de uma cortina será vinte e oito côvados, e a largura de uma cortina quatro côvados; e todas as cortinas terão uma medida.
26:3
As cinco cortinas se enlaçarão umas às outras; e as outras cinco cortinas se enlaçarão umas às outras.
26:4
E farás laçadas de azul na borda de uma cortina, na extremidade e na juntura; e da mesma forma farás a extremidade de outra cortina, na juntura da segunda.
26:5
Cinquenta laçadas farás em uma cortina, e cinquenta laçadas farás na borda da outra cortina que está na juntura da segunda, para que as laçadas se prendam uma à outra.
26:6
E farás cinquenta colchetes de ouro, e ajuntarás as cortinas com esses colchetes, e será um tabernáculo.
26:7
E farás cortinas de pelo de cabra para servir de tenda sobre o tabernáculo: onze cortinas farás.
26:8
O comprimento de uma cortina será de trinta côvados, e a largura de uma cortina será de quatro côvados. E as onze cortinas serão de uma medida.
26:9
E ajuntarás cinco cortinas entre si, e seis cortinas entre si, e dobrarás a sexta cortina em frente ao tabernáculo.
26:10
E farás cinquenta laçadas na borda da cortina que está na extremidade da juntura, e cinquenta laçadas na borda da cortina que ajunta com a segunda.
26:11
E farás cinquenta colchetes de bronze, e colocarás os colchetes nas laçadas, e ajuntarás a tenda para que seja uma.
26:12
E o restante que permanecer das cortinas da tenda, a metade da cortina que permanecer, pendurará sobre a parte traseira do tabernáculo.
26:13
E um côvado de um lado, e um côvado no outro lado, do que restar no comprimento das cortinas da tenda, penderão sobre os lados do tabernáculo, deste lado e do outro, para cobri-lo.
26:14
E farás para a tenda uma coberta de pele de carneiro tingida de vermelho, e sobre esta, uma coberta de peles de texugo.
26:15
E farás as tábuas para o tabernáculo de madeira de acácia que ficarão em pé.
26:16
Dez côvados será o comprimento de uma tábua, e um côvado e meio será a largura de uma tábua.
26:17
Dois encaixes haverá em uma tábua, dispostos em ordem um contra o outro. Assim farás para todas as tábuas do tabernáculo.
26:18
E farás as tábuas para o tabernáculo, vinte tábuas no lado sul para o sul.
26:19
E farás quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua para os seus dois encaixes, e duas bases debaixo de outra tábua para os seus dois encaixes.
26:20
E para o segundo lado do tabernáculo, no lado norte haverá vinte tábuas,
26:21
e suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua, e duas bases debaixo de outra tábua.
26:22
E do lado do tabernáculo para o oeste farás seis tábuas.
26:23
E farás duas tábuas para os cantos do tabernáculo, nos dois lados.
26:24
E por baixo se ajuntarão, e serão ajuntados acima da sua cabeça em uma argola. Assim será para as duas; serão para os dois cantos.
26:25
E serão oito tábuas, e suas bases de prata, dezesseis bases; duas bases debaixo de uma tábua, e duas bases debaixo de outra tábua.
26:26
E farás barras de madeira de acácia; cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo,
26:27
e cinco barras para as tábuas do outro lado do tabernáculo, e cinco barras para as tábuas do lado do tabernáculo, para os dois lados, para o oeste.
26:28
E a barra do meio das tábuas passará de extremidade a extremidade.
26:29
E revestirás as tábuas com ouro, e farás suas argolas de ouro, como lugares para as barras; e revestirás as barras com ouro.
26:30
E levantarás o tabernáculo de acordo com o modelo do que te foi mostrado no monte.
26:31
E farás um véu de azul, e púrpura, e escarlate, e linho fino torcido de trabalho esmerado; com querubins deverá ser feito.
26:32
E o pendurarás sobre quatro pilares de madeira de acácia, revestidas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre as quatro bases de prata.
26:33
E pendurarás o véu debaixo dos colchetes, para que coloques ali dentro o véu da arca do testemunho; e o véu vos fará separação entre o lugar santo e o santíssimo.
26:34
E colocarás o propiciatório sobre a arca do testemunho no lugar santíssimo.
26:35
E colocarás a mesa sem o véu, e o candelabro diante da mesa, no lado do tabernáculo em direção ao sul; e colocarás a mesa no lado norte.
26:36
E farás para a tenda uma cortina de azul, e púrpura, e escarlate, e linho fino torcido, obra de bordador.
26:37
E farás para a cortina cinco colunas de madeira de acácia, e as revestirás de ouro, e seus colchetes serão de ouro. E fundirás cinco colchetes de bronze para elas.
(LTT) Bíblia Literal do Texto Tradicional
Cortinas (de linho) e cobertura (de pelos de cabras e pele de carneiros) do Tabernáculo.
26:1
26:2
26:3
26:4
26:5
26:6
26:7
26:8
26:9
26:10
26:11
26:12
26:13
26:14
Tábuas do Tabernáculo, de madeira de acácia cobertas com ouro.
26:15
26:16
O comprimento de uma tábua será de dez côvados, e a largura de cada tábua será de um côvado e meio.
26:17
Dois encaixes terá cada tábua, travados um com o outro; assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.
26:18
E farás as tábuas para o tabernáculo assim: vinte tábuas no lado do sul, voltadas para o sul.
26:19
Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua para os seus dois encaixes e duas bases debaixo de outra tábua para os seus dois encaixes.
26:20
Também haverá vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para o lado norte,
26:21
Com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua, e duas bases debaixo de outra tábua,
26:22
E ao lado do tabernáculo para o oeste farás seis tábuas.
26:23
Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, de ambos os lados.
26:24
E por baixo se ajuntarão, e também em cima dele se ajuntarão em uma argola. Assim se fará com as duas tábuas; ambas serão por tábuas para os dois cantos.
26:25
Assim serão as oito tábuas com as suas bases de prata, dezesseis bases; duas bases debaixo de uma tábua, e duas bases debaixo da outra tábua.
26:26
26:27
E cinco barras transversais para as tábuas do outro lado do tabernáculo; como também cinco barras transversais para as tábuas do outro lado do tabernáculo, de ambos os lados, para o oeste.
26:28
E a barra transversal central estará no meio das tábuas, passando de uma extremidade até à outra.
26:29
E cobrirás de ouro as tábuas, e farás de ouro as suas argolas, para passar por elas as barras transversais; também as barras transversais as cobrirás de ouro.
26:30
Então levantarás o tabernáculo conforme ao modelo que te foi mostrado no monte.
Véu separando o Lugar Santo do Santo dos Santos. Cortina da porta do Tabernáculo.
26:31
26:32
E suspendê-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.
26:33
26:34
E porás a cobertura do propiciatório sobre a arca do testemunho no lugar santíssimo,
26:35
E a mesa porás fora do véu, e o candelabro defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; mas a mesa porás ao lado do norte.
26:36
Farás também para a porta da tenda, uma cortina de pano azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador.
26:37
E farás para esta cortina cinco colunas de madeira de acácia, e os cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de bronze.
(BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
A Habitação. As cortinas e os estofos[b]
26:1
"Farás a Habitação com dez cortinas de linho fino retorcido, púrpura violeta, púrpura escarlate e carmesim; tu as farás com querubins bordados.
26:2
O comprimento de cada cortina será de vinte e oito côvados e a largura de quatro côvados, e todas as cortinas terão o mesmo tamanho.
26:3
Cinco das cortinas estarão unidas uma com a outra; e as outras cinco cortinas também estarão unidas uma com a outra.
26:4
Farás laços de púrpura violeta na franja da primeira cortina que está na extremidade do conjunto; e farás o mesmo na franja da cortina que está na extremidade do segundo conjunto.
26:5
Farás cinqüenta laçadas na primeira cortina, e cinqüenta laçadas na extremidade da cor tina que está no segundo conjunto. As laçadas se corresponderão mutua mente.
26:6
Farás também cinqüenta colchetes de ouro e unirás as cortinas uma com a outra por meio de colchetes,[c] de modo que a Habitação venha a ser um todo.
26:7
Farás cortinas de pêlo de cabra como tenda que esteja sobre a Habitação; farás onze delas.
26:8
O comprimento de cada cortina será de trinta côvados, e sua largura de quatro côvados; as onze cortinas terão a mesma medida.
26:9
Unirás cinco cortinas em uma peça e seis cortinas em outra, e dobrarás a sexta cortina sobre a parte anterior da tenda.
26:10
Farás cinqüenta laçadas na franja da primeira cortina, na extremidade do primeiro conjunto, e outras cinqüenta laçadas na franja da cortina do segundo conjunto.
26:11
Farás assim também, cinqüenta colchetes de bronze e introduzirás os colchetes nas laçadas, para unir a tenda que assim formará um todo.
26:12
A parte que restar das cortinas da tenda, a metade da cortina que sobrar, penderá na parte posterior da habitação.
26:13
O côvado que sobrar de um lado e o côvado que sobrar do outro lado, ao longo das cortinas da tenda, penderá dos dois lados da Habitação, de cá e de lá, para cobri-la.
26:14
Farás para a tenda uma cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho, e uma cobertura de couro fino por cima.
A armação
26:15
"Farás também para a Habitação tábuas de madeira de acácia, que serão colocadas verticalmente.
26:16
Cada tábua terá dez côvados de comprimento e um côvado e meio de largura.
26:17
Cada tábua terá dois encaixes,[d] travados um com o outro; assim farás com todas as tábuas da Habitação.
26:18
Disporás as tábuas para a Habitação: vinte tábuas para o lado do Negueb, para o sul.
26:19
Farás quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas: duas bases debaixo de uma tábua, para os seus dois encaixes, e duas bases debaixo de outra tábua, para os seus dois encaixes.
26:20
No outro lado da Habitação, do lado do norte, haverá vinte tábuas
26:21
e as suas quarenta bases de prata, duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo de outra tábua.
26:22
Para o fundo da Habitação, do lado do mar, farás seis tábuas,
26:23
e farás outras duas tábuas para os cantos do fundo da Habitação.
26:24
Estarão unidas pela parte debaixo, e ficarão[e] unidas até a parte de cima, na altura da primeira argola: assim se fará com as duas tábuas, serão duas para cada um dos dois cantos.
26:25
Serão, pois, oito tábuas com nas bases de prata, dezesseis bases: duas bases debaixo de uma tábua e luas debaixo de outra tábua.
26:26
Farás travessas de madeira de acácia: cinco para as tábuas de um lado da Habitação,
26:27
cinco para as tábuas do outro lado da Habitação, e igualmente cinco travessas para as tábuas do lado posterior da Habitação, do lado do mar.
26:28
A travessa central esteja na metade das tábuas, atravessando-as de um extremo ao outro.
26:29
Cobrirás de ouro as tábuas, e de ouro farás as suas argolas, pelas quais hão de passar as travessas; e cobrirás também de ouro as travessas.
26:30
Levantarás a Habitação segundo o modelo que te foi mostrado na montanha.
O véu
26:31
"Farás também um véu de púrpura violeta e escarlate, carmesim e linho fino retorcido; farás nele um bordado com figuras de querubins.
26:32
Tu o colocarás sobre quatro colunas de acácia recobertas de ouro, munidas de ganchos de ouro, assentadas sobre quatro bases de prata.
26:33
Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás para lá, para dentro do véu, a arca do Testemunho. O véu vos servirá de separação entre o Santo e o Santo dos Santos.[f]
26:34
Porás o propiciatório sobre a arca do Testemunho, no Santo dos Santos.
26:35
A mesa, porém, a porás fora do véu, e o candelabro frente a ela, no lado sul da Habitação; a mesa, ao contrário, a porás no lado norte.
26:36
Farás também, para a entrada da tenda, uma cortina de púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido, obra de bordador.
26:37
Para esta cortina farás cinco colunas de acácia, que recobrirás de ouro, com os seus ganchos também de ouro, e fundirás para elas cinco bases de bronze.
Notas de Rodapé da (BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
26:1
[b]
"Habitação": mishkan, é o termo próprio da tradição sacerdotal para o santuário do deserto. Este termo é geralmente empregado sem precisão, mas às vezes temos "Habitação do Testemunho" (cf. 25,16+) ou "Habitação da Tenda de Reunião". A tradição sacerdotal utiliza, assim, o nome dado a este santuário nas tradições antigas, a "Tenda de Reunião" (´ohel mô´ed), que emprega com mais freqüência. — A descrição, dificilmente inteligível nos pormenores, é a de um santuário desmontável, adaptado aos deslocamentos do período nômade. Ela projeta no deserto o plano do Templo de Salomão; mas os painéis que cobrem a Habitação conservam a lembrança do santuário mosaico. Era uma tenda, que as antigas tradições não descrevem, mas falam sobre ela (cf. Ex
26:6
[c]
Temos assim dois grandes painéis formando um teto para a Habitação, teto que recobrirá o tecido mais espesso dos vv. 7-13 e as coberturas do v. 14.
26:17
[d]
Cada base devia ter dois suportes nos quais se encaixavam hastes colocadas na parte inferior de cada tábua.
26:24
[e]
"ficarão", grego, sir.; "completos", hebr.
26:33
[f]
O véu fecha ao fiel o Santo dos Santos, habitação de Iahweh. Somente o Sumo Sacerdote entra ali, no grande dia da Expiação (Lv 16; cf. Hb(VULG) - Vulgata Latina
26:1
26:2
Longitudo cortinæ unius habebit viginti octo cubitos : latitudo, quatuor cubitorum erit. Unius mensuræ fient universa tentoria.
26:3
Quinque cortinæ sibi jungentur mutuo, et aliæ quinque nexu simili cohærebunt.
26:4
Ansulas hyacinthinas in lateribus ac summitatibus facies cortinarum, ut possint invicem copulari.
26:5
Quinquagenas ansulas cortina habebit in utraque parte, ita insertas ut ansa contra ansam veniat, et altera alteri possit aptari.
26:6
Facies et quinquaginta circulos aureos quibus cortinarum vela jungenda sunt, ut unum tabernaculum fiat.
26:7
Facies et saga cilicina undecim, ad operiendum tectum tabernaculi.
26:8
Longitudo sagi unius habebit triginta cubitos, et latitudo, quatuor : æqua erit mensura sagorum omnium.
26:9
E quibus quinque junges seorsum, et sex sibi mutuo copulabis, ita ut sextum sagum in fronte tecti duplices.
26:10
Facies et quinquaginta ansas in ora sagi unius, ut conjungi cum altero queat, et quinquaginta ansas in ora sagi alterius, ut cum altero copuletur.
26:11
Facies et quinquaginta fibulas æneas quibus jungantur ansæ, ut unum ex omnibus operimentum fiat.
26:12
Quod autem superfuerit in sagis quæ parantur tecto, id est unum sagum quod amplius est, ex medietate ejus operies posteriora tabernaculi.
26:13
Et cubitus ex una parte pendebit, et alter ex altera qui plus est in sagorum longitudine, utrumque latus tabernaculi protegens.
26:14
Facies et operimentum aliud tecto de pellibus arietum rubricatis : et super hoc rursum aliud operimentum de janthinis pellibus.
26:15
Facies et tabulas stantes tabernaculi de lignis setim,
26:16
quæ singulæ denos cubitos in longitudine habeant, et in latitudine singulos ac semissem.
26:17
In lateribus tabulæ, duæ incastraturæ fient, quibus tabula alteri tabulæ connectatur : atque in hunc modum cunctæ tabulæ parabuntur.
26:18
Quarum viginti erunt in latere meridiano quod vergit ad austrum.
26:19
Quibus quadraginta bases argenteas fundes, ut binæ bases singulis tabulis per duos angulos subjiciantur.
26:20
In latere quoque secundo tabernaculi quod vergit ad aquilonem, viginti tabulæ erunt,
26:21
quadraginta habentes bases argenteas, binæ bases singulis tabulis supponentur.
26:22
Ad occidentalem vero plagam tabernaculi facies sex tabulas,
26:23
et rursum alias duas quæ in angulis erigantur post tergum tabernaculi.
26:24
Eruntque conjunctæ a deorsum usque sursum, et una omnes compago retinebit. Duabus quoque tabulis quæ in angulis ponendæ sunt, similis junctura servabitur.
26:25
Et erunt simul tabulæ octo, bases earum argenteæ sedecim, duabus basibus per unam tabulam supputatis.
26:26
Facies et vectes de lignis setim quinque ad continendas tabulas in uno latere tabernaculi,
26:27
et quinque alios in altero, et ejusdem numeri ad occidentalem plagam :
26:28
qui mittentur per medias tabulas a summo usque ad summum.
26:29
Ipsas quoque tabulas deaurabis, et fundes in eis annulos aureos per quos vectes tabulata contineant : quos operies laminis aureis.
26:30
Et eriges tabernaculum juxta exemplar quod tibi in monte monstratum est.
26:31
26:32
quod appendes ante quatuor columnas de lignis setim, quæ ipsæ quidem deauratæ erunt, et habebunt capita aurea, sed bases argenteas.
26:33
Inseretur autem velum per circulos, intra quod pones arcam testimonii, quo et sanctuarium, et sanctuarii sanctuaria dividentur.
26:34
Pones et propitiatorium super arcam testimonii in Sancto sanctorum,
26:35
mensamque extra velum, et contra mensam candelabrum in latere tabernaculi meridiano : mensa enim stabit in parte aquilonis.
26:36
Facies et tentorium in introitu tabernaculi de hyacintho, et purpura, coccoque bis tincto, et bysso retorta, opere plumarii.
26:37
Et quinque columnas deaurabis lignorum setim, ante quas ducetur tentorium : quarum erunt capita aurea, et bases æneæ.
Pesquisando por Êxodo 26:1-37 nas obras literárias.
Procurar Vídeos Sobre Êxodo 26:1
Referências em Livro Espírita
Não foram encontradas referências para Êxodo 26:1-37 em Livro Espírita.
Referências em Outras Obras
CARLOS TORRES PASTORINO
Comentários
Beacon
Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadoresChamplin
Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin é cristão de cunho protestanteGenebra
Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)Matthew Henry
Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.Wesley
Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo AnglicanoWiersbe
Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor CalvinistaRussell Shedd
Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.NVI F. F. Bruce
Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da BíbliaMoody
Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, BatistaFrancis Davidson
O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
Apêndices
O tabernáculo e o sumo sacerdote
Medidas, pesos e dinheiro
O templo construído por Salomão
Monte do Templo no primeiro século
Mapas Históricos
O Tabernáculo
século XV ou XIII a.C.O CLIMA NA PALESTINA
Esta é uma área reservada para apresentar os materiais enviados pelos colaboradores.
Colaboradores
Contribua conosco. Envie seus estudos sobre Êxodo 26:1-37.
Podem ser texto, planilha, áudio, apresentação ou vídeo.
Enviar meu Material
Referências Bíblicas de Êxodo 26:1-37
Como a bíblia foi escrita por diversos autores e em períodos e regiões diferentes, a ocorrência de conteúdo cruzado é um ponto útil para o estudo já que explica o texto com referências da própria bíblia.
Ver referências