Chico no Monte Carmelo

Versão para cópia
Capítulo XX

A lição dos pães-de-queijo

A vivência com Chico Xavier é sempre um crescendo de episódios positivamente inusitados, em que o aprendizado em bases cristãs está sempre presente. Como aprendiz atento do Mestre Jesus, a todo instante nos oferece uma lição prática de puro cristianismo.

Numa de suas festejadas e inesquecíveis estadas em Monte Carmelo, o Chico, atencioso como sempre, foi visitar D. Myrthes Barbosa, a saudosa e querida mãe do nosso dedicado e querido irmão Dr. Elias Barbosa.

Decorridos alguns minutos de permanência alegre e festiva, naquele lar, àquelas alturas, com a casa cheia, e como ocorre no interior mineiro, onde a cortesia é timbrada por um bom café, feito na hora, café medroso, que vem acompanhado de um saboroso pão de queijo, quando dona Myrthes assoma à porta da copa com imensa bandeja trazendo aquela preciosidade toda.

O Chico lentamente se levanta e, rápido; vai ao encontro de dona Myrthes. Criou-se aquela expectativa!… Muitos de nós pensamos mal do seu avanço estratégico!… Será que o Chico vai se locupletar? Sim, o Chico antecipou-se aos demais, recebeu a bandeja das mãos da dona da casa e começou a servir a todos.

Dentro daquele clima tão espontâneo, tão autêntico, quão amigo, alguém comenta com o Chico: Ora Chico, somos nós quem temos o dever e a obrigação de servir quem nos ajuda tanto! Você é o nosso hóspede ilustre! No que ele retruca, sem afetação, dentro da maior naturalidade: Não, meu filho, se o próprio Cristo, que é o Cristo disse que “veio para servir e não para ser servido”, (Mc 10:45) que direi eu que nada sou?

E ficou no ar e em nossos corações, aquela autêntica lição de humildade, lição prática da vivência do Evangelho com Jesus.




Marival Veloso de Matos
Francisco Cândido Xavier

Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Marcos 10:45

Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

mc 10:45
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa