Roteiro de Libertação

Versão para cópia
CAPÍTULO 8
Ilustração tribal

EXALTAÇÃO DA CARIDADE

Parte 8


Temas Relacionados:

Sem a caridade de Deus, que sustenta e vitaliza a vida, tudo volveria ao caos dos princípios.

 

A caridade é a alma do amor sublimado, a irradiar-se em todas as direções.

 

Quando o tropel da guerra deixa destroços, orfandade, viuvez e miséria na sua passagem avassaladora, a caridade chega e, angélica, remove dificuldades, levanta o ânimo geral, ampara as aflições, restabelece a vida em harmonia com a Natureza.

 

A caridade jamais cessa de atuar.

 

Quando as paixões brutalizadas acendem o fogo da insensatez, da perversidade e da loucura, a caridade é a linfa que lhes apaga a chama e recompõe a paisagem moral do homem vencido.

 

A caridade tudo pode no amor.

 

Quando o egoísmo irrompe em virulência mortal, desencadeando tormentos e sandices, a caridade faz-se o antídoto que lhe neutraliza a ação maléfica.

 

A caridade é terapia específica para qualquer mal que afeta o homem.

 

Quando as multidões se estiolam, nas lutas das coisas nenhumas, que disputam com avidez e agressividade, a caridade consegue reparar os efeitos perniciosos, instalar a coragem e o perdão.

 

A caridade tudo consegue para o bem.

 

Quando o desânimo se instala, sombreando de incertezas a vida, e a mágoa se expressa como azedume e indiferença pelo amor, a caridade permanece, incansável, fazendo luz, restaurando a confiança.

 

A caridade nunca se cansa.

 

Quando a enfermidade domina o corpo e a alma, produzindo lacerações e distonias perigosas, a caridade restaura a saúde íntima, prodigaliza esperança de paz.

 

A caridade é energia que tudo transforma para melhor.

 

Quando a sombra da morte se abate sobre alguém e o silêncio desce dominador, a caridade é amanhecer para quem viaja para a Imortalidade, é certeza de reencontro para quem fica na retaguarda.

 

A caridade é a corporificação do anjo do amor que se movimenta, na Terra, a fim de que nada pereça, nem degenere, nem desagregue.

 

É a presença de Deus, à frente da Vida, esparzindo bênçãos, sem cuja existência tudo se extinguirá por falta do amor em ação.

 

Enquanto haja caridade, a vida prosseguirá.

 

Falte tudo, menos caridade no coração, porque sem a virtude por excelência, mesmo que o homem conquiste e realize todos os cometimentos, não logrará a salvação.

 

JOÃO DE BRITO

 

Lisboa, Portugal, 15/08/80

 


JOÃO DE BRITO
Divaldo Pereira Franco

Este texto está incorreto?