Sabedoria do Evangelho - Volume 4

Versão para cópia
CAPÍTULO 25

AINDA A CURA NO TEMPLO

JO 7:14-24


14. Ora, estando a festa já em meio, Jesus ao Templo e ensinava.


15. E os judeus maravilhavam-se, dizendo: "Como sabe este as Escrituras sem ter aprendido"?


16. Jesus respondeu-lhes e disse; "O meu ensino não é meu, mas daquele que me enviou;


17. se alguém quiser executar a vontade dele, saberá a respeito do ensino, se é de Deus ou se falo por mim mesmo.


18. Quem fala por si mesmo, busca sua própria doutrina; mas quem busca a doutrina daquele que o enviou, este é verdadeiro e nele não há desonestidade.


19. Não vos deu Moisés a lei? no entanto nenhum de vós executa a lei. Por que procurais matar-me?


20. Respondeu o povo: "Tens espírito! Quem procura matar-te"?


21. Respondendo, Jesus disse-lhes: "Um só trabalho realizei, e todos vos maravilhais dele.


22. Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não venha de Moisés, mas dos patriarcas) e no sábado circuncidais um homem;


23. pois bem, se um homem recebe a circuncisão no sábado para não violar a lei de Moisés, como ficais zangados comigo, porque no sábado eu tornei um homem inteiramente são?


24. Não julgueis segundo a aparência, mas julgai com discernimento perfeito".

No "meio" da festa dos Tabernáculos (no 4. º dia, isto é, sábado dia 17 de Tishri no ano 30), Jesus subiu ao Templo para ensinar. Qual tenha sido Sua elocução e sobre que tema haja versado, não sabemos, pois o narrador silencia. O fato é que todos se admiraram da sabedoria de Suas palavras "cheias de amor" (cfr. LC 4:22) e da segurança e autoridade proveniente de seu interior com que ensinava (cfr. MT 7:29 e MC 1:22).

A admiração era espontânea e generalizada; e se faziam uns aos outros a indagação: "como pode conhecer assim as Escrituras, se jamais cursou a Escola Rabínica"? Esse é, realmente, o sentido do vers.


15. Grámata, no grego clássico, exprimia as letras do alfabeto; mas em Jerusalém ninguém estava em situação de julgar e saber se Jesus havia aprendido a ler e escrever em sua Terra natal. E além disso, entre os judeus helenizantes, hierà grámata designava as Sagradas Escrituras; e disso os hierosolimitanos tinham certeza: Jesus jamais cursara a Escola Rabínica de Jerusalém. Nesse mesmo sentido, João empregou o termo pouco acima (cfr. 5:47; vol. 3. º, página 176).

Aliás, o trecho que agora comentamos parece ser o prosseguimento imediato da "Cura no Templo" (JO 5:16. vol. 3. º 160ss), e do discurso que se lhe seguiu (JO 5:17-47; vol. 3. º, pág. 167ss). Não aproximamos os dois textos a fim de respeitar a indicação do evangelista que, categoricamente, afirma ter-se passado o episódio na festa dos Tabernáculos, quatro meses depois. E realmente podia acontecer que, após esse lapso de tempo, a ocorrência permanecesse tão viva na memória de todos, que facilmente voltasse à tona por ocasião do novo discurso de Jesus, naquele mesmo local.

Logicamente a interrogação a respeito da sabedoria de Jesus não foi formulada em voz alta. Mas fácil de ser percebida pelo Espírito penetrante do Mestre, recebe pronta e adequada resposta: "o meu ensino não é meu; eu o trago daquele que me enviou; e bastará observar a vontade divina para reconhecê-lo".

A seguir entra a argumentação psicológica: "quem fala por si mesmo, pretende criar uma doutrina sua pessoal; mas quem afirma que a doutrina não é sua, e revela a fonte de origem, evidentemente é honesto, e portanto verdadeiro".

Depois dessa argumentação irrefutável, que capta o favor e a simpatia de todos os de boa-vontade, vem a pergunta que desperta o auditório: "Moisés vos deu uma lei (que proíbe matar) e vós não observais a lei, pois me ordenastes a morte". O espanto é geral, já que o público desconhece as maquinações dos maiorais. E dentre o povo vem a resposta acre: "estás obsedado! quem quer matar-te"?

A frase daimónion échei caracteriza alguém fora de seu juízo, o que, geralmente era atribuído (quando a pessoa era normal) à incorporação de um espírito perturbado. Diante da sabedoria manifesta e admir ável de seus ensinamentos, claro que ele, pessoalmente, não podia ser desequilibrado; qualquer desequil íbrio viria de fora, de algum espírito que o houvesse tomado repentinamente. De qualquer forma, a frase não tem a maldade revelada pela afirmação pérfida dos fariseus, de que Jesus operava suas curas por seus poderes de Beelzebul (cfr. MT 12:24; MC 3:22; LC 11:15 e JO 8:48).

Os escribas e sacerdotes, porém, calam, porque sabem que a pergunta do Mestre tem fundamento e lhes é dirigida. E Jesus, sem responder ao povo (porque teria que fazer revelações perigosas, que poderiam ser contradita das facilmente) passa a justificar a cura realizada no templo quatro meses antes.

Essa justificação é feita no puro estilo rabínico, da menor à maior: Moisés ordenou a circuncisão (que por ele fora recebida dos ancestrais) e os judeus colocavam sua realização rigorosa acima da lei divina do repouso do sábado. Não havia discordância quanto a esse ponto: "pode-se fazer aos sábados tudo o que é necessário à circuncisão" (Sabbath, 18:3). E ainda no 1. º século o Rabino Eleazar Bar Azaria escreveu: "Se a circuncisão, que toca apenas um dos 248 membros do homem, é mais importante que o Sábado, muito mais importante se revela ser o corpo inteiro do homem". Esse o acordo geral.

E foi esse, precisamente, o argumento de Jesus: "por que sou condenado, só por ter curado o corpo de um homem no sábado"?

De fato, se a questão levantada na época fora o fato de o ex-paralítico ter carregado seu leito no sábado, e não propriamente a cura, todos sabiam, que o que levara os sacerdotes a condenar Jesus à morte tinha sido a cura espetacular, que vinha ameaçar-lhes o prestígio. Não querendo confessar as verdadeiras razões, por conveniências, haviam-se apegado a um pormenor que desviava a atenção do povo.

E o episódio termina com uma advertência severa: não são as aparências ("não é a carne", dirá mais tarde, JO 8:15) que devem ser levadas em conta no julgamento de um caso, mas sempre há que terse um discernimento perfeito. A tradução corrente dessa frase contém uma redundância inconcebível: " julgai segundo a reta justiça" . Haverá alguma justiça "torta"? ou alguma justiça "injusta"? Ora, já vimos que krísis, literalmente, é o "discernimento", ou a "escolha" entre duas coisas, o que realmente supõe um "julgamento". Mas passar tên dikaían "o justo", krísin "discernimento" para "a reta justiça", é colocar nos lábios de Jesus uma incongruência.

O contato do ser que vive no Espírito com as multidões apresenta sempre essa incógnita: como pode saber tudo isso, se não aprendeu? A cultura intelectualizada da humanidade ainda se encontra no estágio primitivista da "ciência oficial", ou da "filosofia oficial" ou da "teologia oficial". Daí a necessidade absoluta de todo aquele que pretenda trazer uma ideia nova, buscar apoio quer nas Escrituras, quer nos autores sacros ou profanos. Se simplesmente se limitar a pregar suas ideias, será rejeitado de plano, como desequilibrado mental. Poderia ser ouvido apenas por dois ou três que estivessem no mesmo nível, mas jamais atingiria outros elementos.

Na Terra, para chegar-se à Mente, é mister passar pelo intelecto. Daí ser indispensável o apoio da "autoridades". Tomás de Aquino chegava a dizer: nihil est in intellectu, quod prius non fúerit in sensu, isto é, "nada chega ao intelecto se antes não passar pelos sentidos", numa confissão materialística total, pois com essa expressão axiomática, nega peremptoriamente a intuição e a inspiração espirituais e divinas, negando até mesmo sua própria teoria da "ciência infusa", ou seja, do conhecimento revelado.

É esse conhecimento revelado obtido diretamente da Fonte Divina por experiência própria - poderíamos dizer, é essa gnose - que Jesus confessa ter e ensinar.

Tendo conseguido, no contato com o Cristo, na perfeita sintonia com o SOM (Logos, Pai) a gnose profunda dos mistérios, limita-se a ensinar o que ouviu, o que sentiu, o que percebeu. E o confessa, com humildade, ao invés de pavonear-se, dando, como seu, o que foi recebido.

Mas os homens não aceitam, não podem aceitar que alguém receba conhecimentos de uma fonte que a eles não seja acessível: acusam-no logo de "mistificação".

Então, quando há qualquer revelação de uma intenção oculta, a revolta procura abafar a realidade da declaração.

Mas toda essa parte é de somenos importância, porque são fatos que ocorrem constantemente. O essencial da lição é a ordem final: "não julgueis pelas aparências, mas julgai com discernimento perfeito".

Não se trata de julgamento stricto sensu, de juiz em sua cátedra, mas do julgamento lato sensu de todas as criaturas que necessitam exercê-lo para saber se devem ou não seguir alguém que se apresenta como pregador, guia, inovador ou revelador de doutrinas espirituais.

Há, sempre houve, aqueles que se salientam, elevando-se acima da multidão, com "ideias" que anseiam distribuir. O Mestre avisa-nos: "não olheis as aparências! elas podem enganar". Roupas, cabelos, barbas, rosários, cruzes, sinais cabalísticos, túnicas de saco com corda à cintura, tudo isso é exterioridade, aparência, ilusão. Não são esses os elementos que devem ser levados em conta. Ele próprio, Jesus, vestia-se como qualquer homem de sua época. Ao contrário: quando vemos alguém que precisa vestir-se "diferente" dos demais, para, "mostrar" o que é, isso nos levanta certa suspeita: será que essa excentricidade é sinal de vazio interno? Será que tudo é só "aparência" de espírito? Realmente, quem se modificou, quem se espiritualizou por dentro, não precisa demonstrá-lo: sua aura, seu comportamento, suas atitudes, sobretudo suas vibrações, o denunciam à distância, mesmo que não se chegue jamais a vê-lo.

Daí a segunda parte do aviso: "julgai com discernimento perfeito". De fato, é mister muito cuidado, muita prudência, para saber a quem vamos seguir. Muitos encarnados se intitulam "iniciados", ou" mestres", ou " gurus" ... o próprio Jesus não o fez. Ao revés, aconselhou-nos que "a ninguém chamássemos mestre, pois um só é nosso Mestre: O CRISTO" (MT 23:8, MT 23:10). Se Ele se achou indigno de atribuir-se esse título, qual o ser humano que poderia pretendê-lo?

Há também muitos "espíritos" desencarnados que, nas reuniões mediúnicas se dizem "guias", "mentores" e "mestres", vindos do oriente ou de outros planetas... A condição é a mesma. Pelo fato de perder a roupa de carne, o espírito não dá saltos evolutivos que o elevem de categoria. "Somos todos irmãos" (MT 23:8), quer na condição de prisioneiros da carne, quer dela libertos.


Em nossa experiência, confessamos que até hoje recusamos seguir quem quer que fosse, na qualidade de "nosso" mestre: só aceitamos o CRISTO, através de Suas manifestações indiscutíveis: Jesus, Buddha, Kríshna ou, modernamente, Bahá"u"lláh, Ramakrishna, e outros cujas obras, varando os séculos e milênios, ou de nossos dias, nos chegaram com indubitáveis provas de autenticidade de ensino. Mas, através de todos ou de qualquer um deles, ouvimos um único Mestre: O CRISTO.

"Julgai com discernimento perfeito", sem entusiasmos apressados, sem fascinações perigosas, sem fanatismos exagerados, sem cegueiras prejudiciais, sem predeterminações facciosas. Há quem encante com "significados de palavras" (cfr. 1. ª Tim. 6:4), com proposições falazes (cfr. CL 2:8), e promessas de felicidade, e com tais sinais e prodígios que "induziriam em erro, se isso fosse possível, os próprios escolhidos" (Mat 24:24).

A personagem intelectual é facilmente ludibriada pelo fascínio de belas palavras ou de raciocínios suasórios, Mas o Espírito, esse percebe a Voz do Cristo em seu íntimo, ou através dos Manifestantes.

O difícil é nós, personagens, ouvirmos a voz do Espírito. Mas se pedirmos com fé, receberemos (MT 7:7, LC 11:9), pois "felizes são os que mendigam o Espírito: desses é o reino dos céus" (MT 5:3).




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 25.
Para visualizar o capítulo 25 completo, clique no botão abaixo:

Ver 25 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

João 7:14

Mas, no meio da festa, subiu Jesus ao templo, e ensinava.

jo 7:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 7:15

E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras não as tendo aprendido?

jo 7:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 7:16

Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.

jo 7:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 7:17

Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.

jo 7:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 7:18

Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória, mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.

jo 7:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 7:19

Não vos deu Moisés a lei? e nenhum de vós observa a lei. Por que procurais matar-me?

jo 7:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 7:20

A multidão respondeu, e disse: Tens demônio; quem procura matar-te?

jo 7:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 7:21

Respondeu Jesus, e disse-lhes: Fiz uma obra, e todos vos maravilhais.

jo 7:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 7:22

Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), no sábado circuncidais um homem.

jo 7:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 7:23

Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem?

jo 7:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 7:24

Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

jo 7:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 7:29

Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.

mt 7:29
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 1:22

E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.

mc 1:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:16

E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo; porque fazia estas coisas no sábado.

jo 5:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:17

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

jo 5:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:18

Por isso pois os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

jo 5:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:19

Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

jo 5:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:20

Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.

jo 5:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:21

Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.

jo 5:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:22

E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;

jo 5:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:23

Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

jo 5:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:24

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida.

jo 5:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:25

Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.

jo 5:25
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:26

Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo.

jo 5:26
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:27

E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.

jo 5:27
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:28

Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.

jo 5:28
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:29

E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

jo 5:29
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:30

Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma: como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

jo 5:30
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:31

Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.

jo 5:31
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:32

Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

jo 5:32
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:33

Vós mandastes a João, e ele deu testemunho da verdade.

jo 5:33
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:34

Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis.

jo 5:34
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:35

Ele era a candeia que ardia e alumiava; e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz.

jo 5:35
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:36

Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou.

jo 5:36
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:37

E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer;

jo 5:37
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:38

E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.

jo 5:38
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:39

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.

jo 5:39
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:40

E não quereis vir a mim para terdes vida.

jo 5:40
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:41

Eu não recebo glória dos homens;

jo 5:41
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:42

Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.

jo 5:42
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:43

Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.

jo 5:43
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:44

Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?

jo 5:44
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:45

Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.

jo 5:45
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:46

Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.

jo 5:46
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 5:47

Mas, se não credes nos seus escritos, como credes nas minhas palavras?

jo 5:47
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 3:22

E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios.

mc 3:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 11:15

Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios.

lc 11:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 8:15

Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo.

jo 8:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 8:48

Responderam pois os judeus, e disseram-lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio?

jo 8:48
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:8

Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.

mt 23:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:10

Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.

mt 23:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Colossenses 2:8

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo:

cl 2:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Atos 24:24

E alguns dias depois, vindo Félix com sua mulher Drusila, que era judia, mandou chamar a Paulo, e ouviu-o acerca da fé em Cristo.

at 24:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 7:7

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

mt 7:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 11:9

E eu vos digo a vós: Pedi e dar-se-vos-á: buscai, e achareis: batei, e abrir-se-vos-á;

lc 11:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 5:3

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

mt 5:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa