O Evangelho dos Humildes

Versão para cópia
CAPÍTULO 15

A TRADIÇÃO DOS ANTIGOS

(Mt 15:1-39; Mc 7:1-23)
1 Então chegaram a ele alguns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:

2 Porque violam os teus discípulos a tradição dos antigos? pois não lavam as mãos quando comem pão.


3 E ele, respondendo-lhes disse: E vós também porque transgredis o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus disse:

4 Honra a teu pai e à tua mãe e o que amaldiçoar a seu pai ou à sua mãe, morra de morte.

5 Porém vós, outros dizeis: Qualquer que disser a seu pai ou à sua mãe: Toda a oferta que eu faço a Deus te aproveitará a ti.

6 Pois é certo que o tal não honrará a seu pai ou à sua mãe; assim é que vós tendes feito vão o mandamento de Deus pela vossa tradição.


7 Hipócritas, bem profetizou de vós outros 1saias, quando diz:

8 Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

9 Em vão pois me honram, ensinando doutrinas e mandamentos que vêm dos homens.

É muito mais fácil observarem-se preceitos materiais do que preceitos morais. Os preceitos materiais se apoiam em formalidades exteriores, ritos vãos, ostentação, orgulho e hipocrisia. Ao passo que a observância dos preceitos morais parte do íntimo do indivíduo; sem íntimo regenerado, sem reforma interior não é possível praticá-los.

A observância dos preceitos morais satisfaz a consciência e a observância dos preceitos materiais satisfaz a vaidade, as conveniências mundanas e o comodismo.

Os preceitos materiais constituem doutrinas e mandamentos que vêm dos homens; são moldados segundo as conveniências da matéria e na prática deles jamais o coração toma parte.

Quanto a honrar Jesus com os lábios, mas não tê-lo no coração, é justamente alguém querer esquivar-se à reforma intima, dando, contudo, hipócritas demonstrações de seguir os ensinamentos dele. Isso acontece, ordinariamente, com os oradores que pregam em todos os lugares a doutrina de Jesus, porém não vivem de conformidade com o que ensinam aos outros; a semelhante proceder dá-se o nome de hipocrisia. E Jesus que amava os humildes, os fracos, os pecadores e os ignorantes, insurgia-se contra os hipócritas e não os tolerava. E lhes condena as práticas religiosas materiais, com as quais julgavam ocultar dos olhos de Deus os vícios e os crimes, que não queriam extirpar de seus corações.

10 E chamando a si as turbas lhes disse: Ouvi e entendei.

11 Não é o que entra pela boca o que faz imundo o homem, mas o que sai da boca, isso é o que faz imundo o homem.

O uso da palavra é um dom divino, que devemos aproveitar para o bem. As palavras más que ferem nosso próximo, a maledicência promotora da desarmonia, da desconfiança, da suspeita e da calúnia que mancham as reputações alheias; toda a palavra que pode trazer perturbações a nosso próximo e até causar-lhe ruínas, isso é o que torna o homem imundo.

É um péssimo hábito querer alguém dirigir a vida dos outros ou se imiscuir nela pela palavra. Há certas ocasiões em que é preciso saber calar, para que se evitem males maiores. O silêncio é uma joia de inestimável valor, mas que raros encarnados sabem apreciar. A maioria gasta o tempo em conversas fúteis e mesmo de baixa qualidade, que não beneficiam nem a si nem ao próximo. Ë preciso que nós nos recordemos que constantemente irradiamos fluidos, os quais são criados e dirigidos pelo nosso pensamento. Pensamentos puros criam fluidos puros e conversas puras dão mais força a esses fluidos, que podem ir beneficiar grandemente todos aqueles a quem são dirigidos; e se a conversa for elevada beneficiará e fortalecerá a todos. Pensamentos impuros criam fluidos impuros que prejudicam quem os emite e as palavras daí oriundas, podem ir prejudicar os outros e voltarem a ferir quem as pronuncia, em virtude do choque de retorno, que faz com que o bem e o mal voltem a seus promotores.

12 Então, chegando-se a ele seus discípulos, lhe disseram: Sabes que os fariseus, depois que ouviram o que disseste, ficaram escandalizados?

Os fariseus ficaram escandalizados por dois motivos: os ensinamentos que Jesus trazia, eram novos e poucos estavam à altura de compreendê-los.

Depois notaram que os ensinamentos de Jesus estavam em completo desacordo com o gênero de vida, que eles, os fariseus, levavam, não só na parte material, como também na parte religiosa; porque através da religião que aparentavam servir, na realidade serviam a seus próprios interesses. Para seguirem os ensinamentos de Jesus, teriam de reformar radicalmente seus corações, seus costumes e suas instituições, o que os deixou abalados.

Na verdade, não se corrigem sem lutas os hábitos errôneos arraigados na alma desde inúmeras gerações; era preciso que os fariseus fizessem grande esforço para isso; Jesus convidava-os, mas eles o repeliam.

13 Mas ele, respondendo, lhes disse: Toda a planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada pela raiz.

14 Deixai-os; cegos são e condutores de cegos; e se um cego guia a outro cego, ambos vêm a cair no barranco.

As árvores que o Pai celestial não plantou são as religiões organizadas pelos homens com fins meramente lucrativos. São organizações mundiais que desfrutam do poder e do conforto materiais, desde o primeiro dia em que se tornaram religiões oficiais, isto é, protegidas dos governos. Onde quer que formos, sempre as encontraremos de braços dados com os poderosos e a amealharem o ouro da terra. Jamais cuidaram de cultivar a espiritualidade dos povos; ao contrário, seus principais esforços tenderam sempre a conservar os povos na ignorância para auferirem maior proveito. Seus sacerdotes, cegos pelo brilho das coisas terrenas e afastados das leis divinas, dão péssimos exemplos ao povo; e mandam que seus adeptos observem fórmulas, rituais e práticas vãs, fazendo com que se percam na materialidade as almas que deveriam encaminhar para Deus.

À medida que a humanidade se for esclarecendo espiritualmente, irão desaparecendo tais religiões, até chegar a época em que estarão completamente extirpadas da face da terra.

E também plantas que o Pai não plantou, são os vícios, as paixões inferiores e o mal em suas variadas manifestações. O progresso espiritual dos homens fará com que estas plantas sejam arrancadas do coração de cada um dos filhos de Deus.

15 E respondendo, Pedro lhe disse: Explica-nos essa parábola.

16 E respondendo Jesus: Também vós outros estais sem inteligência?

17 Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce ao ventre, e se lança depois num lugar excuso?


18 Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e estas são as que fazem o homem imundo:

19 Porque do coração é que saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as fornicações, os furtos, os falsos testemunhos, as blasfêmias;

20 Estas coisas são as que fazem imundo o homem. O comer porém com as mãos por lavar, isso não faz imundo o homem.

Jesus insiste na reforma íntima de cada um, deixando bem patente que de nada valem as cerimônias exteriores. É no íntimo do indivíduo que se gera o mal, o qual depois se concretiza em atos. Por conseguinte, sem reforma interior, jamais conseguiremos purificar nossos corações. E sem coração purificado, jamais sairão da bôca coisas que honrem e elevem a alma.


A MULHER CANANEIA

(Mc 7:24-30)

21 E tendo saído daquele lugar, retirou-se Jesus para as partes de Tiro e de Sidônia.

22 E eis que uma mulher Cananeia, que tinha saído daqueles confins, gritou, dizendo-lhe: Filho de David, tem compaixão de mim, que está minha filha miseravelmente atormentada do demônio.

23 Mas ele não respondeu palavra. E chegando-se seus discípulos lhe pediam, dizendo: Despede-a porque vem gritando atrás de nós.

24 E ele respondendo lhes disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas que pereceram da casa de Israel.

25 Mas ela veio e o adorou, dizendo: Senhor, valei-me.

26 E respondendo, lhe disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cães.

27 E ela replicou: Assim é, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos.

28 Então respondendo Jesus, lhe disse: Ó mulher, grande é a tua fé; façase contigo como queres. E desde aquela hora ficou sã a sua filha.

A mulher cananeia simboliza todas as nações da terra que um dia acorrerão a abraçar o Evangelho. Jesus pregou o Evangelho aos 1sraelitas e assim mesmo a uma diminuta parte deles. Ele veio plantar a semente do Evangelho; outros se encarregariam de cuidar dela, até que se tornasse uma árvore generosa, a cuja sombra descansaria a humanidade. Por isso é que ele diz que foi enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel.

À primeira vista, parece que Jesus não tinha se apiedado da mulher cananeia, cuja filha estava obsidiada. Tal não era, porém, o pensamento do Mestre, cujo coração pulsava em uníssono com os corações dos sofredores que o clamavam. Com sua palavra, que parece envolver uma recusa, quis Jesus provar se aquela mulher tinha fé suficiente para merecer a graça que pedia. Pela sua resposta, a mulher demonstrou a grande fé que possuía.

Jesus, então, sentiu-se à vontade para curar-lhe a filha, isto é, para afastar o espírito obsessor que a atormentava.

É digno de notar-se, mais uma vez, que Jesus procura pacientemente despertar a fé nos corações dos que recorriam a ele; porque a fé e uma prova de regeneração eae obediência às leis divinas.

Em nossos dias, há muitos que se dirigem ao Espiritismo para se curarem.

Contudo, cada um receberá segundo seu merecimento, em virtude das provas e das expiações pelas quais terá de passar, oriundas de existências anteriores.

Entretanto, os que não se curarem, mas que procurarem as fontes espirituais cheios de fé, pelo menos conseguirão minorar seus padecimentos, pela grande fortaleza moral que adquirirão.


A SEGUNDA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES

(Mc 8:1-10)

29 E tendo Jesus saido dali, veio ao longo do mar de Galileia e, subindo a um monte, se assentou ali.

30 Então concorreu a ele uma grande multidão de povo, que trazia consigo mudos, coxos, mancos e outros muitos; e lançaram-os a seus pés e ele os sarou.

31 De sorte que se admiravam as gentes, vendo falar os mudos, andar os coxos, ver os cegos; e engrandeciam por isso ao Deus de Israel.

32 Mas Jesus chamando a seus discípulos, disse: Tenho compaixão destas gentes, porque há já três dias que perseveram comigo, e não têm o que comer; e não quero despedi-los em jejum para que não desfaleçam no caminho.

33 E os discípulos lhe disseram: Como poderemos nós pois achar neste deserto tantos pães que fartem tão grande multidão de gente?

34 E Jesus lhes perguntou: Quantos pães tendes vós? E eles responderam: Sete e uns poucos de peixinhos.

35 Mandou ele então à gente que se recostasse sobre a terra.

86 E tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, os partiu e deu aos seus discípulos e os discípulos os deram ao povo.

37 E comeram todos e se fartaram. E dos fragmentos que sobejaram, levantaram sete alcofas cheias.

38 E os que comeram foram quatro mil homens, fora meninos e mulheres.

39 E despedido a gente, entrou Jesus em uma barca, e passou os limites de Magedan.

Jesus é o despenseiro divino. Compadeceu-se da humanidade que marchava na aridez da matéria, e franqueou-lhe a despensa celeste, onde há pão espiritual para todas as almas famintas, luz para clarear todas as trevas, consolo para todas as aflições, esperanças para todos os desalentados. Jesus multiplica incessantemente sua palavra, de modo que nunca deixará de fartar as multidões que acorrem a ele, e sempre sobrará para os que vierem depois.

Como já foi explicado, o fenômeno da multiplicação dos pães pertence à categoria dos fenômenos de efeitos físicos. Jesus, que manejava com facilidade as leis fluídicas que regem nosso globo, fazia com que se materializassem em suas mãos os bocados de pão que, em seguida, eram dados ao povo. Nada há de anormal nesse fenômeno, que já tem sido reproduzido em sessões espíritas de efeitos físicos, guardando-se as devidas proporções, onde os espíritos, servindo-se de médiuns de efeitos físicos já têm materializado não só bocados de pão, como outros objetos.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Marcos 8:1

NAQUELES dias, havendo mui grande multidão, e não tendo que comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes:

mc 8:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 8:2

Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm que comer.

mc 8:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 8:3

E, se os deixar ir em jejum para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe.

mc 8:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 8:4

E os seus discípulos responderam-lhe: Donde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto?

mc 8:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 8:5

E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: Sete.

mc 8:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 8:6

E ordenou à multidão que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, e tendo dado graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles, e puseram-nos diante da multidão.

mc 8:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 8:7

Tinham também uns poucos de peixinhos; e, tendo dado graças, ordenou que também lhos pusessem diante.

mc 8:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 8:8

E comeram, e saciaram-se; e dos pedaços que sobejaram levantaram sete alcofas.

mc 8:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 8:9

E os que comeram eram quase quatro mil; e despediu-os.

mc 8:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 8:10

E, entrando logo no barco com os seus discípulos, foi para as partes de Dalmanuta.

mc 8:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:1

ENTÃO chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:

mt 15:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:2

Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.

mt 15:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:3

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição?

mt 15:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:4

Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, morra de morte.

mt 15:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:5

Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,

mt 15:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:6

E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.

mt 15:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:7

Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:

mt 15:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:8

Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.

mt 15:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:9

Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

mt 15:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:10

E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:

mt 15:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:11

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca isso é o que contamina o homem.

mt 15:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:12

Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?

mt 15:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:13

Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.

mt 15:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:14

Deixai-os: são condutores cegos: ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.

mt 15:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:15

E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola.

mt 15:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:16

Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?

mt 15:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:17

Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?

mt 15:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:18

Mas o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.

mt 15:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:19

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

mt 15:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:20

São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

mt 15:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:21

E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.

mt 15:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:22

E eis que uma mulher cananeia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.

mt 15:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:23

Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.

mt 15:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:24

E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa d?Israel.

mt 15:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:25

Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me.

mt 15:25
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:26

Ele, porém respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.

mt 15:26
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:27

E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.

mt 15:27
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:28

Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher! grande é a tua fé: seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

mt 15:28
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:29

Partindo Jesus dali, chegou ao pé do mar da Galileia, e, subindo a um monte, assentou-se lá.

mt 15:29
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:30

E veio ter com ele muito povo, que trazia coxos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos: e os puseram aos pés de Jesus, e ele os sarou;

mt 15:30
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:31

De tal sorte, que a multidão se maravilhou vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver; e glorificava o Deus d?Israel.

mt 15:31
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:32

E Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho.

mt 15:32
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:33

E os seus discípulos disseram-lhe: Donde nos viriam num deserto tantos pães, para saciar tal multidão?

mt 15:33
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:34

E Jesus disse-lhes: Quantos pães tendes? E eles disseram: Sete, e uns poucos peixinhos.

mt 15:34
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:35

Então mandou à multidão que se assentasse no chão.

mt 15:35
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:36

E, tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão.

mt 15:36
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:37

E todos comeram e se saciaram: e levantaram, do que sobejou, sete cestos cheios de pedaços.

mt 15:37
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:38

Ora os que tinham comido eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças.

mt 15:38
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:39

E, tendo despedido a multidão, entrou no barco, e dirigiu-se ao território de Magdala.

mt 15:39
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:24

E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se;

mc 7:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:25

Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi, e lançou-se aos seus pés.

mc 7:25
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:26

E esta mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio.

mc 7:26
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:27

Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.

mc 7:27
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:28

Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos.

mc 7:28
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:29

Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.

mc 7:29
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:30

E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, e que o demônio já tinha saído.

mc 7:30
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:1

E AJUNTARAM-SE a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.

mc 7:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:2

E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.

mc 7:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:3

Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;

mc 7:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:4

E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.

mc 7:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:5

Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?

mc 7:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:6

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

mc 7:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:7

Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.

mc 7:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:8

Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.

mc 7:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:9

E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.

mc 7:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:10

Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, morrerá de morte.

mc 7:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:11

Porém vós dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor;

mc 7:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:12

Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,

mc 7:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:13

Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.

mc 7:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:14

E, chamando outra vez a multidão, e disse-lhes: Ouvi-me vós todos, e compreendei.

mc 7:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:15

Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.

mc 7:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:16

Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.

mc 7:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:17

Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.

mc 7:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:18

E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,

mc 7:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:19

Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?

mc 7:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:20

E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.

mc 7:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:21

Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,

mc 7:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:22

Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

mc 7:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:23

Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

mc 7:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa