Ágape

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Ágape: substantivo feminino Designação comum para se referir ao amor de Deus; amor divino; amor incondicional.
Festividade ocorrida entre os cristãos, caracterizada pela refeição que era compartilhada com os demais, sendo também celebrado o rito eucarístico.
Por Extensão Quaisquer festas em que há partilha de refeições, almoços, confraternização.
Por Extensão Refeição que se faz entre pessoas amigas.
Por Extensão Designação antiga de Eucaristia, sacramento.
Etimologia (origem da palavra ágape). Do latim agape.
Sagapejo: substantivo masculino Variação de sagapeno.
Sagapeno: substantivo masculino Goma-resina fétida de uma árvore do gênero Férula que se assemelha muito ao gálbano e à assa-fétida.
Etimologia (origem da palavra sagapeno). Do latim sagapenon.

Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Agape: Este é o amor mais sublime, mais alto, é a palavra usada para expressar o amor de Deus (ex. João 3:16). Este é o amor descrito em I Coríntios 13. Quando fala sobre o amor de Cristo usa-se a palavra ágape, não fileo. Esta palavra descreve um amor desinteressado, de alguém que se dispõe a dar de si mesmo sem esperar receber nada em troca. É o amor que leva alguém a oferecer a sua própria vida para salvar a outros,

Dicionário de Sinônimos

Fonte: Dicio

Ágape: comezaina, patuscada, brequefeste, bródio, pândega, rega-bofe, janta, jantar, banquete. – Ágape, como é sabido, era a refeição com ares de cerimônia cultual, que os primitivos cristãos faziam em comum e às ocultas; e que depois foi proibida pela Igreja porque quase sempre degenerava em orgia. A palavra com que se designou aquilo, porém, ficou (do grego ágape “amor, torpeza”) significando hoje “grande e farta refeição alegre, festiva”. – Comezaina é ágape menos nobre, onde há mais fartura de comidas que delícias. – Patuscada écomezaina que desanda para a troça. – Brequefeste (do inglês breakfast “almoço, alimento”) é “refeição abundante e alegre”. – Bródio é quase o mesmo que patuscada; apenas o bródio é menos charro; e, conquanto animado, é mais modesto. – Rega-bofe é grande folia de comes e bebes. – Pândega é “rega-bofe estrondoso, patuscada de vagabundos.” – Dicionário de Sinônimos da Língua Portuguesa 137 Jantar é uma das duas refeições normais feitas diariamente; e janta é o “jantar mais simples, feito em família”. – Banquete é “jantar solene, dado em honra de alguém, ou por algum motivo excepcional”.

Dicionário da FEB

Fonte: febnet.org.br

Agapê: [...] é o amor – benevolência, que se dirige, como força construtiva do bem, em favor do próximo, diferente, portanto, do amor passional e egoísta.
Referencia: MIRANDA, Hermínio C• Diálogo com as sombras: teoria e prática da doutrinação• 20a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 2


Dicionário da Bíblia de Almeida

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Ágape: Ágape Reunião de fraternidade e amor cristão. Essa reunião terminava com a celebração da ceia do Senhor (Jd 12; (2Pe 2:13); (1Co 11:20-34).

Dicionário de Jesus e Evangelhos

Autor: César Vidal Manzanares

Ágape: Ágape Um dos quatro termos gregos — os outros são philía, eros e storgué — que podem ser traduzidos para o português como “amor”. Não é um termo clássico, embora sua forma verbal apareça ocasionalmente em Plutarco e em Xenofonte. Na Septuaginta, é usado catorze vezes em relação ao amor sexual (Jr 2:2 etc.) e duas como contraposição a ódio (Ec 9:1). No Livro da Sabedoria, é utilizado para descrever o amor de Deus (3,9) e o amor à sabedoria (6,18). A carta de Aristéias
(229). considera-o alicerce de força da piedade. Nos evangelhos, é o termo mais importante para expressar o amor. Esse amor é a base da relação entre o Pai e o Filho dentro da Trindade (Jo 17:26) e também constitui a atitude fundamental de Deus para com os homens, manifestada de maneira primordial no fato de o Filho Ágape encarnar-se para morrer na cruz e assim expiar os pecados do gênero humano (Jo 3:16). Como sinal de gratidão, o dever do ser humano é manifestar esse amor-ágape a Deus (Mt 22:37) e a seu próximo, incluindo os inimigos. Esse amor — novo mandamento deixado por Jesus — constitui o maior distintivo da conduta cristã (Jo 13:34; 15,12) e deve ser semelhante ao amor de Deus (Mt 5:43-48).

W. Barclay, Palabras...; D. Flusser, o. c.; J. Klausner, Jesús de Nazareth, Buenos Aires 1971; E. Schweizer - A. Díaz Macho, o. c.

Strongs


ἀγάπη
(G26)
Ver ocorrências
agápē (ag-ah'-pay)

26 αγαπη agape

de 25; TDNT 1:21,5; n f

  1. amor fraterno, de irmão, afeição, boa vontade, amor, benevolência
  2. banquetes de amor

ἀγαπητός
(G27)
Ver ocorrências
agapētós (ag-ap-ay-tos')

27 αγαπτος agapetos

de 25; TDNT 1:21,5; adj

  1. amado, estimado, querido, favorito, digno ou merecedor de amor

ἄρτος
(G740)
Ver ocorrências
ártos (ar'-tos)

740 αρτος artos

de 142; TDNT - 1:477,80; n m

  1. alimento preparado com farinha misturada com água e assado
    1. os israelitas o preparavam como um bolo retangular ou aredondado, da grossura aproximada de um polegar, e do tamanho de um prato ou travessa. Por isso não era para ser cortado, mas quebrado
    2. pães eram consagrados ao Senhor
    3. pão usado nos ágapes (“festas de amor e de de comunhão”) e na Mesa do Senhor
  2. comida de qualquer tipo