Ácoro

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Ácoro: substantivo masculino Botânica Planta dos pântanos, originária da Índia e aclimatada na Europa, chamada vulgarmente pimenta-das-abelhas. (Família das aráceas.).
Acoroçoado: acoroçoado adj. Animado, encorajado.
Acoroçoamento: acoroçoamento s. .M Ato ou efeito de acoroçoar.
Acoroçoar: verbo transitivo Animar, alentar, incentivar. (Var.: acorçoar.).
Ácoros:
masc. pl. de ácoro

á·co·ro
nome masculino

Botânica Planta arácea palúdica.


Bácoro: substantivo masculino Porco de pouca idade, pequeno - leitão.
Bacorote: substantivo masculino Bácoro crescido: «um bacorote orgulhoso». Sá de Miranda.
Desacoroçoado: desacoroçoado (ô), s. .M Falta de acordo; divergência.
Desacoroçoar: desacoroçoar r
Macorongo: substantivo masculino Amante explorador da amásia.
Paracorola: substantivo feminino Botânica Espécie de pequena corola, situada no meio da corola propriamente dita.
Etimologia (origem da palavra paracorola). Para + corola.
Paracoronal: substantivo masculino, adjetivo [Neologismo] Diz-se de cada um dos planos parallelos ao plano vertical transversal, em Anatomia.
Etimologia (origem da palavra paracoronal). De para... + coronal.
Zácoro: substantivo masculino Sacerdote subalterno da Igreja Grega, encarregado de conservar e vigiar os objetos de culto.

Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Acorom: hebraico: emigração

Dicionário de Sinônimos

Fonte: Dicio

Acoroçoar: alentar, animar, induzir, incitar. – Acoroçoa-se alguém na sua tarefa, ou seu intento, incitando-o com palavras e afagos a que tenha coragem e se esforce por vencer. Segundo a própria etimologia, acoroçoar (a + coração + ar) diz “avigorar o coração”: quer dizer – confortar alguém no que empreende. – Alentar significa propriamente “dar alento, isto é, insuflar coragem, incitar na tarefa, sustentar no esforço. A esperança nos alenta nesta luta. A palavra do santo velho alentava os moços. – Animar é “infundir alma”; isto é – dar vigor às forças do espírito para uma resolução, para um trabalho, para sofrer um mal, ou uma doença. Com o exemplo do capitão animam-se os soldados a investir o baluarte. Animam-se os enfermos contando-se-lhes casos de cura prodigiosos. Não há ninguém que anime aqueles míseros no eito. – Induzir, aqui, é “levar alguém, por meio de palavras persuasivas, ou por exemplos ou por medo, a fazer alguma coisa”. – Incitar é um pouco mais: é “induzir com grande esforço e vivo empenho”. Quem induz um menino a faltar às aulas não é talvez menos perverso do que aquele que o incita a praticar o mal.