Aceldama

Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Aceldama: Campo de sangue. Porção de terreno, em Jerusalém, comprado com as trinta peças de prata que Judas recebeu por ter entregado Jesus (At 1:19). o tradicional sítio chama-se hoje Hakk-ed-Dumon, e existe na extremidade oriental de um largo terraço, numa inclinação para o sul do vale de Hinom, não ficando longe do tanque de Siloé.

Dicionário da Bíblia de Almeida

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Aceldama: Aceldama [Campo de Sangue]

Nome do terreno comprado com o dinheiro que Judas havia recebido para trair Jesus (At 1:19).

Dicionário de Jesus e Evangelhos

Autor: César Vidal Manzanares

Acéldama: Acéldama Ver Hacéldama.
Hacéldama: Hacéldama Literalmente, campo de sangue. Termo derivado do aramaico “haquel” (campo) e “dema” (sangue). Lugar comprado pelas autoridades judaicas com o dinheiro que Judas recebeu por entregar Jesus e o qual devolveu mais tarde.

O emprego que se deu ao dinheiro da traição vinha da ordem legal de não se depositar dinheiro manchado de sangue no tesouro do Templo (Mt 27:6-10). O primeiro evangelho seleciona esse trecho com o cumprimento das profecias encontradas em Jr 18:2ss.; 19,1ss.; 32,7-9 e Zc 11:12ss.

Vários são os autores (f. f. Bruce, J. Jeremias, C. Vidal Manzanares etc.) que têm defendido a historicidade dessa notícia. Uma tradição possivelmente anterior ao séc IV localizou Hacéldama no vale do Enom onde trabalhavam alguns oleiros.

E. Hoare, o. c.; f. Díez, o. c.

Strongs


Ἀκελδαμά
(G184)
Ver ocorrências
Akeldamá (ak-el-dam-ah')

184 Ακελδαμα Akeldama

de origem aramaica, correspondendo a 2506 e 1818 חקל דמא; ; n pr loc

Aceldama = “Campo de Sangue”

  1. um campo comprado com o dinheiro da traição de Judas, localizado perto de Jerusalém

Locais

ACELDAMA
Campo de sangue. Atos 1:19