Anómalo

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Anômalo:
anómalo | adj.
Será que queria dizer anómalo?

a·nó·ma·lo
(latim anomalus, -a, -um, do grego anômalos, -on, que não é feito de acordo com a legalidade, desigual, inconstante, caprichoso)
adjectivo
adjetivo

1. Que encerra anomalia.

2. Irregular, anormal.


• Grafia no Brasil: anômalo.

• Grafia no Brasil: anômalo.

• Grafia em Portugal: anómalo.

Anomalóporo: adjetivo Que tem poros de differentes tamanhos.
Etimologia (origem da palavra anomalóporo). De anómalo + poro.
Anomalotrofia: substantivo feminino Nutrição irregular.
Etimologia (origem da palavra anomalotrofia). Anômalo + trofo + ia.
Paranômalo: adjetivo [Teratologia] Diz-se de uma forma de anormalidade, saída por degradação de formas normais, sob a influência de condições artificiais.
Etimologia (origem da palavra paranômalo). Para + anômalo.

Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Anômalo: Que apresenta anomalia; irregular, anormal.

Dicionário de Sinônimos

Fonte: Dicio

Anômalo: anomalia; anormal, anormalidade; excepcional, excepcionalidade; desordenado; irregular, irregularidade; disforme, deforme, disformidade, deformidade; monstruoso, monstruosidade; excêntrico, excentricidade. – É anômalo o que se afasta do usual, da ordem estabelecida, da regra comum. É uma anomalia moral um sujeito malvado professando uma religião de paz. É anômalo “um mal desconhecido, ou um sintoma aberrante em certo morbo”. É anomalia de linguagem toda forma admitida pelo uso, mas que se afasta da gramática pela construção viciosa ou absurda, mesmo que seja isso apenas aparentemente. – Anormal é “o que infringe a regra dominante, as normas aceitas, as leis conhecidas; que não se opera segundo as condições normais, ou que se não acha no estado ordinário”. Aquela calma em F. é anormal (isto é, não está no seu temperamento, e só excepcionalmente é que ele se mostra calmo). A estação tem sido muito anormal (fora do que comumente se observa). – Anormalidade é ato anormal, qualidade do anormal. – Excepcional é o que não se conforma com a regra geral. Difere muito de anormal; pois este não se adstringe a regra nenhuma, fica fora das leis; enquanto que a excepcionalidade consiste apenas em “não entrar a coisa excepcional na regra instituída, numa certa regra que rege o maior número das coisas ou fenômenos de que se trata”. – Desordenado é “o que sai da ordem vigente; que não se põe de acordo com a ordem conhecida e aceita”. – Irregularidade é a qualidade do que é contrário à boa ordem, do que infringe a regra instituída. – Irregular distingue-se de anormal em sugerir mais claro a ideia de infração culposa: ideia que não é essencial no outro. As irregularidades de uma vida licenciosa nem sempre se poderá dizer que sejam anormais. As anormalidades Dicionário de Sinônimos da Língua Portuguesa 189 de gosto, de afeições, de tendências, etc., numa criatura nem sempre serão irregulares (isto é, nem sempre serão contrárias à moral, à justiça, etc.). – Disforme e deforme poderiam confundir-se se se disfarçasse o valor preciso dos respetivos prefixos. Mas disforme quer dizer “fora da forma usual; que excede, que exagera a forma própria comum”; deforme significa “defetivo, sem a forma própria do gênero; e envolve ideia de vício, de anomalia na conformação (deformidade)”. – Deforme confundir-se-ia com monstruoso se este não sugerisse a ideia, que lhe é essencial, de irregularidade repugnante à moral, à justiça, à inteligência comum. – Excêntrico é propriamente o que sai do núcleo, da direção, do centro que lhe é próprio; e só figuradamente é que se emprega excentricidade para significar “o que tem um indivíduo, uma coisa, um fenômeno, de original, afastando-se do que se nota em todos ou no comum dos indivíduos, coisas ou fenômenos do mesmo gênero”.