Areópago

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Areópago:
areópago | s. m.
Será que queria dizer areópago?

a·re·ó·pa·go
(latim Aeropagus, -i, do grego Áreios págos, colina de Marte onde se reunia o tribunal ateniense mais importante)
nome masculino

1. História Antigo tribunal ateniense.

2. Figurado Assembleia de sábios ou pessoas eminentes.


Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Areópago: ou Monte de Marte. Areópago significa literalmente o monte de Marte ou de Ares. Estava situado num cimo rochoso de Atenas, em frente da Acrópole. o sítio é memorável pelo fato de ali reunir-se o senado do Areópago, a mais antiga e venerável das academias de Atenas. os areopagitas sentavam-se como juizes, ao ar livre, em bancos de pedra, escavados na rocha. A linguagem de At 17:19-22, deixa-nos em dúvida sobre se S.Paulo foi ali levado e permaneceu em pé no meio do Areópago, ou se foi ao monte de Marte guiado pelos filósofos, a fim de que, em lugar à parte e em maior sossego do que havia no mercado, ouvissem o que ele tinha a dizer. As opiniões dividem-se sob este ponto. A expressão dos Atos ‘no meio do Areópago’ parece indicar que a conversa foi no lugar apontado – mas como a fala de Paulo tinha caráter popular, é bem possível que tudo se passasse fora de qualquer formalidade. Certamente não houve uma conferência formal, mas talvez Paulo fosse à audiência de Stoa Basileios, ou para um exame preliminar de suas doutrinas, ou então para, segundo Ramsay (Paul the Traveller), ‘satisfazer aquele supremo claustro universitário acerca das qualificações do apóstolo para ensinar’.

Dicionário da Bíblia de Almeida

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Areópago: Areópago [Colina de Marte]


1) Colina rochosa onde era adorado Ares ou Marte, deus grego da guerra.


2) Nome do tribunal de Atenas que funcionava nessa colina. Esse tribunal tratava de leis, religião e educação (At 17:19).

Strongs


Διονύσιος
(G1354)
Ver ocorrências
Dionýsios (dee-on-oo'-see-os)

1354 διονυσιος Dionusios

de Dionusos (Bacos); n pr m

Dionísio = “devoto de Baco”

  1. um ateniense, um membro do Areópago, convertido ao cristianismo por Paulo

Ἄρειος Πάγος
(G697)
Ver ocorrências
Áreios Págos (ar'-i-os pag'-os)

697 Αρειος παγος Areios Pagos

de Ares (o nome do deus da guerra dos gregos) e um derivado de 4078; n pr loc Areópago = “colina de Marte”

  1. uma elevação rochosa na cidade de Atenas, a noroeste da Acrópole Este morro pertenceu a (Ares) Marte e era chamado Colina de Marte; assim conhecido, porque, segundo a estória, Marte, tendo assassinado Halirrhothius, filho de Netuno, por causa da tentativa de violação cometida à sua filha Alicippe, foi julgado pelo assassinato diante de doze deuses como juízes. Este era o local aonde os juízes eram convocados a reunir-se, os quais, por designação de Solon, tinham jurisdição sobre ofensas capitais, (como assassinato intencional, incêndio culposo, envenenamento, ofensa maliciosa e quebra dos costumes religiosos estabelecidos). A própria corte era chamada de Areópago por causa do lugar onde ela estava, também era chamada “Areum judicium” e “curia”. Naquela colina o apóstolo Paulo não foi guiado para defender a si mesmo perante os juízes, mas para expressar sua opinião sobre assuntos divinos para uma multidão mais expressiva, reunida ali e ansiosa por ouvir algo novo

Ἀρεοπαγίτης
(G698)
Ver ocorrências
Areopagítēs (ar-eh-op-ag-ee'-tace)

698 αρεοπαγιτης Areopagites

de 697; n m

  1. um membro da corte de Areópago, um Areopagita

Locais

AREÓPAGO
Atualmente: GRÉCIA
O apóstolo Paulo foi conduzido perante esta assembléia, que antigamente se reunia numa colina. Atos 17:19