Baleia

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Baleia: substantivo feminino Mamífero marinho, o maior dos animais atuais. (Compr.: 30 m; peso: 150 t; ordem dos cetáceos.).
Barbas de baleia, lâminas córneas da maxila superior da baleia com que se faziam as varetas dos guarda-sóis, espartilhos etc.
[Brasil] Barbatanas.
A baleia alimenta-se de plancto, retido nas barbas, que pendem verticalmente de sua maxila superior. Ela pode imergir por meia hora, depois, voltando à tona, expira ar saturado de vapor de água. Pescada em demasia por causa de sua carne e banha (30 t de óleo por unidade), a verdadeira baleia é atualmente rara e está confinada aos mares polares, onde sua pesca é regulamentada.
Baleia-branca:
baleia-branca | s. f.

ba·lei·a·-bran·ca
nome feminino

[Zoologia] Mamífero cetáceo (Delphinapterus leucas), de cor branca, que se encontra principalmente nas águas do círculo polar árctico. = BELUCA, BELUGA

Plural: baleias-brancas.

Baleia-corcunda:
baleia-corcunda | s. f.

ba·lei·a·-cor·cun·da
nome feminino

[Zoologia] Baleia (Megaptera novaeangliae) da família dos balenopterídeos, de longas barbatanas peitorais brancas na parte inferior, região dorsal negra, cabeça e mandíbula inferior cobertas de protuberâncias dérmicas, complexo sistema de vocalizações e que pode atingir 18 metros de comprimento e 40 toneladas de peso. = BALEIA-DE-BOSSA, BALEIA-DE-BOSSAS, BALEIA-DE-CORCOVA

Plural: baleias-corcundas.

Baleia-de-corcova:
baleia-de-corcova | s. f.

ba·lei·a·-de·-cor·co·va
nome feminino

[Zoologia] Baleia (Megaptera novaeangliae) da família dos balenopterídeos, de longas barbatanas peitorais brancas na parte inferior, região dorsal negra, cabeça e mandíbula inferior cobertas de protuberâncias dérmicas, complexo sistema de vocalizações e que pode atingir 18 metros de comprimento e 40 toneladas de peso. = BALEIA-CORCUNDA, BALEIA-DE-BOSSA

Plural: baleias-de-corcova.

Baleia-franca:
baleia-franca | s. f.

ba·lei·a·-fran·ca
nome feminino

[Zoologia] Baleia (Eubalaena australis) da família dos balenídeos, de corpo escuro, com calosidades brancas na cabeça. = BALEIA-FRANCA-AUSTRAL

Plural: baleias-francas.

Baleia-franca-austral:
baleia-franca-austral | s. f.

ba·lei·a·-fran·ca·-aus·tral
nome feminino

[Zoologia] O mesmo que baleia-franca.

Plural: baleias-francas-austrais.

Baleia-piloto:
baleia-piloto | s. f.

ba·lei·a·-pi·lo·to
nome feminino

[Zoologia] Designação dada a várias espécies de mamíferos cetáceos da família dos delfinídeos, do género Globicephala, de coloração escura, cabeça arredondada e sem bico definido, cujos adultos podem chegar a mais de 8 metros de comprimento. = GLOBICÉFALO, GOLFINHO-PILOTO

Plural: baleias-piloto ou baleias-pilotos |ô|.

Baleias:
2ª pess. sing. pres. ind. de balear
fem. pl. de baleia

ba·le·ar 1 -
(bala + -ear)
verbo transitivo e pronominal

1. Atingir com bala, provocando dano, ferimento ou morte (ex.: foi acusado de balear mortalmente o vizinho; baleou-se no pé).

adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

2. Que é próprio para dar impulso ou arremessar algo (ex.: funda balear).


ba·le·ar 2 -
(baleio + -ar)
verbo transitivo

[Portugal: Beira, Trás-os-Montes] Limpar com o baleio o grão nas eiras.


ba·lei·a
(latim balaena, -ae)
nome feminino

1. [Zoologia] Mamífero marinho da ordem dos cetáceos, o maior dos animais actuais, cujo macho adulto pode ter cerca de 30 metros de comprimento e pesar 150 toneladas.

2. [Pejorativo] Pessoa muito gorda. = ORCA

3. Lâmina flexível de metal ou matéria plástica usada para reforçar certas peças de vestuário ou determinados acessórios.


Tubarão-baleia:
tubarão-baleia | s. m.

tu·ba·rão·-ba·lei·a
nome masculino

Ictiologia Peixe de grande porte (Rhincodon typus) da família dos rincodontídeos, que se alimenta essencialmente de plâncton e pequenos animais marinhos e é a maior espécie de peixe conhecida, com ventre branco e dorso cinzento escuro com um padrão de manchas brancas e linhas horizontais e verticais.

Plural: tubarões-baleia ou tubarões-baleias.

Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Baleia: A palavra hebraica que quatro vezes se traduz por ‘baleia’ em certas versões (Gn 1:21 – Jó l.12 – Ez 32:2Mt 12:40), é também traduzida por grande animal marinho, monstro marinho, crocodilo, grande peixe. Encontram-se baleias nas costas de Espanha, e diz-se que entram de tempos em tempos no mar Mediterrâneo. Duas espécies de hiperodontidas, ou baleias pontiagudas, se acham também no Mediterrâneo. A respeito de cetáceos menores, como o golfinho, a foca, e outros, habitam eles também nesse mesmo mar. Qualquer destes animais podia ser posto na classe de monstros marinhos que dão de mamar aos seus filhos, visto como todos eles são mamíferos aquáticos, que dão à luz seres vivos, e os amamentam. A baleia-esperma, que errando pelos mares talvez se possa ver no Mediterrâneo, e também o tubarão, podem engolir um homem. (*veja Jonas.)

Dicionário da Bíblia de Almeida

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Baleia: Baleia Grande mamífero do mar. Pode ter até 30 metros. A palavra “baleia” também pode ser traduzida por “grande animal marinho”, “monstro do mar” ou “grande peixe” (RC: (Gn 1:21); (7:12); (Mt 12:40).

Strongs


κῆτος
(G2785)
Ver ocorrências
kētos (kay'-tos)

2785 κητος ketos

provavelmente da raiz de 5490; n n

  1. monstro marinho, baleia, peixe imenso

תַּן
(H8565)
Ver ocorrências
tan (tan)

08565 תן tan

procedente de uma raiz não utilizada provavelmente significando alongar; DITAT - 2528a; n. m.

  1. dragão, talvez o extinto dinossauro (plesiossauro), baleia