Mendigo

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Mendigo: substantivo masculino Aquele que pede esmolas ou vive de esmolas; mendicante, pedinte: mendigos pedem esmolas nos faróis.
Etimologia (origem da palavra mendigo). Do latim mendicus,a, muito pobre, indigente.
Mendigos:
masc. pl. de mendigo

men·di·go
(latim mendicus, -a, -um)
nome masculino

1. Aquele que pede esmola para viver.

2. Pedinte, indigente.


Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Mendigo: (*veja 1 Sm 2.8 – Lc 16:20-22). *veja Esmola.

Dicionário Etimológico

Fonte: Dicionário Etimológico 7Graus

Mendigo: Do latim mendicus, mendigo, em que o étimo mend procede de mendum, defeito físico. Isto porque os primeiros mendigos não podiam trabalhar por serem deficientes físicos de nascença ou mutilados de guerra ou de acidentes de trabalho e precisavam recorrer à misericórdia alheia para obter os bens essenciais à sobrevivência.

Dicionário de Sinônimos

Fonte: Dicio

Mendigo: mendicidade, mendicância; indigente, indigência; pobre, pobreza. – De pobre e mendigo diz Alv. Pas.: “São sinônimos estes dois termos quando se considera Dicionário de Sinônimos da Língua Portuguesa 439 o mendigo como um homem reduzido à última pobreza. Porém mendigo não supõe necessariamente a pobreza, e muitos mendigos há por ociosidade e calaçaria. – Pobre é o que tem falta do necessário para viver; mendigo é o que pede esmola. Não devas a rico, e a pobre não prometas. – Mendigo vem de manu dicus, segundo S. Izidoro, porque os pedintes noutro tempo não falavam e só abriam a mão, e com a ação manifestavam a sua necessidade. A pobreza supõe um estado sempre involuntário, e a mendicidade pode ser voluntária. Triste vida é a do pobre: se pede, envergonha-se; se não pede, morre de fome: a necessidade o obriga a mendigar, e o mendigar o torna aborrecido. Em verdade o dizemos: que não é das melhores coisas a pobreza; mas antes ser pobre de bens que de ideias; e quase sempre os que têm riqueza de espírito são os mais faltos de fortuna, porque as duas coisas raramente se agasalham debaixo do mesmo hospício. O corpo místico de Jesus Cristo tem por mãos os reis, e os prelados são os olhos; mas os pobres são as suas entranhas – estão chegados ao seu coração; e quando for tempo de vir ele castigar as injúrias que lhe fizeram, começará por aqueles que o desprezaram na pessoa dos seus pobres... Pelo contrário, o Senhor atenderá os amigos dos pobres naquele dia tremendo... O mendigo que pode trabalhar é um ladrão de profissão, que rouba aos verdadeiros pobres; e aquele que lhe dá esmola por mal-entendida caridade é cúmplice do seu roubo”. – E é por aí que nos devemos guiar para distinguir mendicidade e mendicância. Ambos estes vocábulos designam o ato de mendigar; convindo não esquecer, porém, que a mendicidade é o ato de pedir por necessidade, a vida de mendigar por ser pobre; e como mendigar legitimamente. A mendicância é, por assim dizer, o vício de mendigar, de viver como mendigo, isto é, pedindo sem necessidade, por especulação e manha. – Indigente é vocábulo mais extenso que mendigo, e é tão extenso como pobre, pois tanto este como indigente podem ser aplicados fora dos casos em que têm o sentido restrito e comum de falto de bens, ou carecedor do necessário. Tanto se pode ser simplesmente pobre ou indigente de ideias, de moralidade, de recursos, etc., como indigente ou pobre de bens. – Indigente diz muito mais que pobre: a indigência é a falta do indispensável; enquanto que a pobreza é mais propriamente a escassez que a falta do necessário. Na linguagem vulgar, no entanto, dizemos pobre por mendigo, como já vimos em outro grupo.

Dicionário de Jesus e Evangelhos

Autor: César Vidal Manzanares

Mendigo: Mendigo Parte da população pobre da Palestina, que tinha de pedir para viver. Socialmente era vergonhoso, principalmente se ocasionado pela perda de fortuna (Lc 16:3). Em algumas ocasiões, a mendicância provinha de uma deficiência física como a cegueira. Os evangelhos relatam curas relacionadas com pessoas que se encontravam nessa situação (Mc 10:46; Lc 18:35).

Pequeno Abc do Pensamento Judaico

Shnorrer (id): Mendigo, miserável. Designa no dialeto, um tipo popular de pedinte, achacador, imprudente. Esta figura é frequentemente encontrada na literatura que descreve a vida dos judeus nas pequenas cidades da Europa central e oriental.

Strongs


πλάνος
(G4108)
Ver ocorrências
plános (plan'-os)

4108 πλανος planos

de afinidade incerta; TDNT - 6:228,857; adj

  1. errante, itinerante
  2. que leva alguém a pensar ou agir erroneamente, que conduz ao erro
    1. vagabundo, “mendigo”, impostor
    2. corrupto, enganador

πτωχεύω
(G4433)
Ver ocorrências
ptōcheúō (pto-khyoo'-o)

4433 πτωχευω ptocheuo

de 4434; TDNT - 6:885,969; v

  1. ser um mendigo, mendigar, ser pobre