Merodaque

Dicionário Bíblico

Fonte: Dicionário Adventista

Evil-merodaque: Filho e sucessor de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Era amigo de Joaquim, rei de Judá, que tinha ido preso para aquele país, e o colocou em lugar superior aos outros reis cativos em Babilônia. Reinou cerca de dois anos, sendo assassinado pelo seu cunhado, que se apoderou da coroa (2 Rs 25.27 – Jr 52:31).
Merodaque: babilônico: morte
Merodaque-baladã: Rei de Babilônia nos dias do rei Ezequias (is 39:1 – 2 Rs 20.12). Ele resistiu ao crescente poder dos monarcas da Assíria, e lutou pela independência de sua nação. o principal objetivo da visita dos seus embaixadores ao rei Ezequias foi, sem dúvida, formar uma liga entre os países Babilônia, Judéia e Egito contra a Assíria. Todavia, Sargom expulsou-o do trono. Durante sete anos esteve Merodaque-Baladã exilado, sendo depois desse tempo reposto no seu lugar – mas, por fim, foi derrotado por Senaqueribe, após um segundo período de domínio, que durou meio ano (702 a.C.).

Quem é quem na Bíblia?

Autor: Paul Gardner

Evil-merodaque:

(Heb. “homem de Merodaque”; Merodaque = Marduque, deus babilônio). Mencionado em II Reis 25:27 e Jeremias 52:31. Um rei da Babilônia do século VI a.C. No 37º ano do exílio dos israelitas na Babilônia, na ascensão de Evil-Merodaque, Joaquim, o rei de Judá que estava preso (2Rs 24:15), foi solto do cárcere. Aparentemente, tornou-se amigo do rei babilônico, o qual o sustentou com alimentos de sua mesa e deu-lhe uma generosa ajuda financeira.

No contexto do livro de Jeremias, o capítulo final (Jr
53) aponta para o cumprimento da profecia de que os eLivross não deveriam temer o rei da Babilônia (Jr 42:11-16). Alguns dentre o povo desejavam fugir para o Egito, mas o Senhor nada lhes garantiu além da morte se fossem para lá. Na Babilônia, contudo, suas vidas seriam poupadas e no final seriam restaurados e voltariam à terra natal. A soberania de Deus sobre todo o juízo do exílio e a restauração final do povo, que voltaria para Judá, é o tema dominante desse período. Evil-Merodaque foi apenas um dos reis usados pelo Senhor, a fim de realizar seus propósitos para com seu povo. P.D.G.


Merodaque (marduque):

. Um dos deuses da Babilônia, mencionado nas Escrituras apenas em Jeremias 50:2. Nesse texto, o profeta proclama aos judeus que viram parentes e amigos ser levados como prisioneiros pelos caldeus que um dia Deus destruiria a Babilônia e suas divindades. O povo de Israel então retornaria a Judá e adoraria o Senhor, Criador do céu e da terra (v. 4). A passagem reforça o monoteísmo e afirma que o Deus da aliança de Israel era mais poderoso do que todos os das outras nações. O texto declara também os propósitos do Senhor para com seu povo, que voltaria arrependido a Canaã e novamente adoraria a Deus (vv. 4-7).

O Código de Hamurabi informa que Merodaque foi considerado o Deus criador, o principal do panteão babilônico.

P.D.G.


Merodaque-baladã:

(Heb. “Merodaque tem dado um filho”). Filho de Baladã, rei da Babilônia, o qual reinou na mesma época de Ezequias (703 a.C.). Astutamente, teve acesso ao Templo e aos depósitos do palácio em Jerusalém, ao enviar cartas e presentes ao rei de Judá, que estava doente (2Rs 20:12; Is 39:1). Isaías repreendeu severamente a Ezequias por conceder aos estrangeiros acesso aos tesouros do Senhor e predisse que um dia os caldeus levariam todos aqueles objetos para Babilônia (Is 39:3-7). O Senhor esperava que os reis e seu povo confiassem exclusivamente nele para proteção e cuidado. Ezequias, ao receber os estrangeiros e tentar obter o favor deles, propiciou uma brecha nos propósitos de Deus para Israel. P.D.G.


Dicionário da Bíblia de Almeida

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Evil-merodaque: Evil-Merodaque [Homem de Marduque]

Rei da Babilônia (562-560 a.C.), filho e sucessor de Nabucodonosor. Evil-Merodaque libertou Joaquim, rei de Judá (2Rs 25:27-30).

Merodaque: Merodaque [Ousado] - Deus supremo dos babilônios (Jr 50:2).
Merodaque-baladã: Merodaque-Baladã [Marduque Deu Um Filho]

Líder CALDEU 1, que se tornou rei da Babilônia de 722 a 710 a.C. e de 703 a 702 a.C. Durante o seu primeiro reinado, enviou mensageiros ao rei Ezequias, de Judá, para tentar envolvê-lo numa confederação contra os assírios, mas foi duas vezes derrotado e depois expulso por eles (2Rs 20:12-19; Is 39:1-8).

Strongs


בַּלְאֲדָן
(H1081)
Ver ocorrências
Balʼădân (bal-ad-awn')

01081 בלאדן Bal’adan

procedente de 1078 e 113 (forma contrata); n pr m Baladã = “Bel (é seu) senhor)”

  1. o pai de Merodaque-Baladã a quem Ezequias mostrou as riquezas dos seus tesouros

בְּרֹאדַךְ בַּלְאֲדָן
(H1255)
Ver ocorrências
Bᵉrôʼdak Balʼădân (ber-o-dak' bal-ad-awn')

01255 בראדך בלאדן B ero’dak Bal’adan̂

uma variação de 4757; n pr m Merodaque-Baladã = “adorador de Baal”

  1. rei da Babilônia nos dias de Ezequias

אֱוִיל מְרֹדַךְ
(H192)
Ver ocorrências
ʼĔvîyl Mᵉrôdak (ev-eel' mer-o-dak')

0192 יל מרדךאו ’Eviyl M erodak̂

de derivação aramaica provavelmente significando soldado de Merodaque; n pr m Evil-Merodaque = “homem de Merodaque”

  1. filho e sucessor de Nabucodonosor, rei do império Neo-Babilônico, 562-560 a.C.

מְרֹאדַךְ בַּלְאָדָן
(H4757)
Ver ocorrências
Mᵉrôʼdak Balʼâdân (mer-o-dak' bal-awdawn')

04757 מראדך בלאדן M ero’dak Bal’adan̂

de derivação estrangeira; n pr m

Merodaque-Baladã = “Marduque deu um filho”

  1. rei da Babilônia nos dias do rei Ezequias, de Judá

מְרֹדָךְ
(H4781)
Ver ocorrências
Mᵉrôdâk (mer-o-dawk')

04781 מרדך M erodak̂

de derivação estrangeira; DITAT - 1241; Merodaque = “vossa rebelião”

  1. a divindade principal dos babilônios na época de Nabucodonosor