Milagroso
Dicionário Comum
Fonte: Priberam
Milagroso: adjetivo Que faz (realiza ou desenvolve) milagres.Que é conhecido por fazer milagres; milagreiro.
Que não é comum; extraordinário.
Etimologia (origem da palavra milagroso). Milagre + oso.
Milagrosos:
masc. pl. de
milagroso
mi·la·gro·so
|ô|
|ô|
adjetivo
1. Que faz milagres.
2. A quem se atribuem milagres.
3. Admirável, maravilhoso.
Plural: milagrosos |ó|.Pequeno Abc do Pensamento Judaico
Ba'al shem: "Senhor do Nome de Deus" - em hebraico. O termo aplicado a homem milagroso e taumaturgo, especialmente na Europa Oriental.
Ba'al shem tov: "Dono do Bom Nome Divino" - Apelido do Rabi Israel ben Eliezer (1699-1760), fundador do chassidismo. Considerado pelos seus adeptos como conhecedor do grande Nome milagroso e místico de Deus.
hanucá: Festa das Luzes. Significa em hebraico "inauguração". Refere-se neste caso, à inauguração do Templo de Jerusalém, no ano 168 a C. Segundo a tradição 8 dias se manteve o azeite que parecia ser suficiente para um dia, razão pela qual ao celebra ohANUCÁ durante oito dias, a começar em 25 Kislev. Corresponde esta efeméride à rebelião da Judeia contra o domínio sírio, encabeçada pelos Macabeus; e seu feliz desfecho, apesar das condições inferiores dos israelitas frente ao inimigo poderoso, dão o este episódio um caráter milagroso e infundem na comunidade judaica um sentimento de admiração, impregnada de esperança. De ponto de vista religioso, Zianucá é considerada festa menor. Durante oito dias acende-se, diariamente uma vela, num candelabro especial (Menorá) e celebra-se alegremente esta festa nos lares.
Maoz tsur (or): Hino de Hanucá. Inicia com as palavras: "O rocha inabalável, fonte do meu socorro, a Ti é bom louvar". É cantado durante os oito dias festivos, a fim de perpetuar a recordação do milagroso acontecimento, que os judeus celebram anualmente. Veja também:hANUCÁ
Strongs
ʼâth (awth)
correspondente a 226; DITAT - 2617; n f
- sinal, sinais milagrosos, maravilhas