Porcelana

Dicionário Comum

Fonte: Priberam

Porcelana: substantivo feminino Produto cerâmico de massa fina.
A porcelana se desenvolveu primeiramente a partir da cerâmica comum, mas é algo diferente dela. É um produto mais aperfeiçoado da arte da cerâmica sendo originária da China. Toda porcelana é cerâmica, no sentido de ser dos mais altos membros da grande família de cerâmicas. Mas nem toda cerâmica é porcelana. A porcelana difere completamente de todas as outras cerâmicas quanto ao material e suas características.
Porcelanaria: substantivo feminino Fábrica de porcelana.
Porcelanas:
fem. pl. de porcelana

por·ce·la·na
nome feminino

1. Massa de caulim e feldspato, produto cerâmico, branco, impermeável, translúcido, de que se fazem jarras, chávenas, etc.

2. Objecto feito desta matéria.

3. [Zoologia] Género de moluscos gastrópodes de concha globiforme.

4. Nácar (dessa concha).


Dicionário Etimológico

Fonte: Dicionário Etimológico 7Graus

Porcelana: A porcelana, fabricada na China desde o séc. VII, foi introduzida na Europa pelos mercadores venezianos e portugueses do Renascimento. A louça feita com esse material leve e translúcido logo substituiu os pesados utensílios de cerâmica, metal ou madeira até então utilizados nas mesas européias, sendo batizada de porcellana pelos italianos, devido à sua semelhança com a textura branca e lisa de uma concha conhecida como porcella ("porquinha"), numa analogia de sua forma com o órgão sexual da porca. No famoso relato de Marco Pólo, do início do séc. XIV, aparece o termo usado tanto para a louça, quanto para o molusco.