Leis de Amor
Versão para cópia
Que providências retificadoras pedem para si próprios aqueles que abraçaram graves compromissos do sexo?
—Criaturas dotadas de harmonia orgânica, que arremessamos os valores do sexo ao terreno das paixões aviltantes, enlouquecendo corações e fomentando tragédias, suplicamos as doenças e as inibições genésicas que em nos humilhando, servem por válvulas de contenção dos nossos impulsos inferiores.
E o filho rebelde?
—O filho rebelde e vicioso é o irmão que arrojamos, um dia, à intemperança e à delinquência.
E os antigos conquistadores militares que praticaram excessos?
—Tiranos que não vacilaram em forjar a miséria física e moral dos semelhantes, na exaltação dos princípios subalternos em que se envileciam, voltam, depois das medidas iniciais da própria corrigenda, na condição de administradores capacitados à distribuição de valores e tarefas edificantes.
Por mais rápidas se façam as lutas, no casamento, é melhor permanecer dentro dele?
—Pagar é libertar-se, aprender é assimilar a lição.
Em que tempo e situação no podem atingir os fenômenos deprimentes da obsessão?
—Salientando-se que o pensamento é a alavanca de ligação, para o bem ou para o mal, é muito fácil perceber que os fenômenos deprimentes da obsessão podem atingir-nos, em qualquer condição e em qualquer tempo.
E aos cúmplices de erros e enganos?
—As grandes dificuldades não caem exclusivamente sob os suicidas e homicidas comuns.
Quantos se fizeram instrumentos diretos ou indiretos das resoluções infelizes que adotaram são impelidos a recebe-los nos próprios braços, ofertando-lhes o recinto doméstico por oficina de regeneração.
A caridade pode auxiliar nas curas dos males humanos?
—Fácil verificar, assim, que a Doutrina Espírita encerra a filosofia do pensamento reto, por agente preservativo da saúde moral, e consubstancia a religião natural do bem, cujas manifestações definem a caridade por terapêutica de alívio e correção de todos os males que afligem a existência.