Enciclopédia de II Samuel 14:10-10

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

2sm 14: 10

Versão Versículo
ARA Disse o rei: Quem falar contra ti, traze-mo a mim; e nunca mais te tocará.
ARC E disse o rei: Quem falar contra ti, traze-mo a mim; e nunca mais te tocará.
TB Disse o rei: Quem te falar nisso, traze-o à minha presença, e ele não te tocará mais.
HSB וַיֹּ֖אמֶר הַמֶּ֑לֶךְ הַֽמְדַבֵּ֤ר אֵלַ֙יִךְ֙ וַֽהֲבֵאת֣וֹ אֵלַ֔י וְלֹֽא־ יֹסִ֥יף ע֖וֹד לָגַ֥עַת בָּֽךְ׃
BKJ E o rei disse: Qualquer um que disser qualquer coisa para ti, traz-mo a mim, e ele não tocará mais em ti.
LTT E disse o rei: Quem falar contra ti, traze-o a mim; e nunca mais te tocará.
BJ2 Respondeu o rei: "Traze-me quem te ameaçou, e ele nunca mais te fará mal."

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de II Samuel 14:10

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de II Samuel Capítulo 14 do versículo 1 até o 33
5. Absalão é Trazido de Volta a Jerusalém (2Sm 14:1-33)

A atitude de Davi em relação a Absalão parecia ser de profundo afeto, mas ele estava impedido por razões políticas e judiciais de trazê-lo de volta a Israel. Deve ser notado, porém, que a Septuaginta e a versão Siríaca tanto invertem o pensamento da versão KJV, como indicam que Davi estava furioso com Absalão. Esta tradução é preferida por alguns comentadores, que destacam que o rei recusou-se a ver Absalão por dois anos depois do retorno do jovem'. No entanto, o amor profundo de Davi por ele, posteriormen-te demonstrado, parece tornar a versão KJV a mais provável.
Foi Joabe, sobrinho e capitão de Davi, que tomou a iniciativa de trazer o jovem príncipe de volta. Ele pediu a ajuda de uma mulher sábia (2) de Tecoa, uma cidade aproximadamente 10 quilômetros ao sul de Jerusalém. Do mesmo modo que Natã (2Sm 12:1-12), a mulher apresentou ao rei um relato fictício do assassinato de um irmão pelo outro, e a exigência da família da morte do assassino embora isto deixasse a mãe viúva e o pai morto sem ninguém para dar prosseguimento ao nome da família, uma grande tragédia para os israelitas. Quando os sentimentos de solidariedade de Davi foram tocados, e dada a sua promessa de que o filho culpado seria protegido, a mulher disse: Falando o rei tal palavra, fica como culpado; visto que o rei não torna a trazer o seu des-terrado (13). Finge (2), significa disfarçar. Apagarão a brasa que me ficou (7), isto é, destruirão a minha última esperança. Os vingadores do sangue (11), aqueles que infligem o castigo sobre o assassino (Nm 35:31). Mas cogita meios para que o banido não permaneça arrojado de sua presença, ou, mas ideará pensamentos, para que se não desterre dele o seu desterrado (14) – um apelo à misericórdia de Deus, que arquiteta meios pelos quais aqueles que estão justamente condenados à morte eter-na possam, contudo, ser salvos e desfrutar a vida eterna. Os versículos 15:17 retornam à história original.

Davi não teve dificuldade para perceber o fingimento: Não é verdade que a mão de Joabe anda contigo em tudo isso? (19). Quando a mulher confessou que o sobri-nho dele tinha inventado o seu relato, o rei se voltou para o seu general e ordenou que trouxesse Absalão de volta a Jerusalém. Fez segundo a palavra do teu servo (22), indicaria que o próprio Joabe havia anteriormente pedido, sem sucesso, o retorno do filho do rei.

A reconciliação, porém, foi incompleta, pois o rei disse a Absalão: Torne para a sua própria casa e não veja a minha face (24). O fato de este príncipe ter mandado chamar Joabe (29) quase sugere que ele estava confinado em sua casa. Certamente o acesso à corte do rei lhe foi proibido. A bela aparência de Absalão era especialmente notada (25). Seu cabelo era pesado e crescia rapidamente, e quando ele tosquiava a sua cabeça (26) no final de cada ano, este pesava duzentos siclos, segundo o peso real. O peso do siclo real não é precisamente conhecido, mas tem sido estimado como 13 gra-mas [9], o que coloca o peso do cabelo de Absalão em torno de 2,6 quilos. A família deste príncipe é descrita como composta de três filhos e uma filha, Tamar (27), que tem o mesmo nome de sua desafortunada irmã (13.1). Visto que os seus filhos não são mencio-nados pelo nome, e à luz de 2Sm 18:18, onde é afirmado que Absalão não tinha um filho homem, é provável que eles tenham morrido na infância.

Absalão viveu em sua própria casa em Jerusalém por dois anos sem ter permissão de ver a face do rei (28). Não está claro porque Davi permitiu que ele retornasse à cidade, mas não à corte, a menos que ele sentisse que a justiça exigia um banimento parcial. Finalmente, cansado de seu confinamento, mandou chamar a Joabe (29), mas só conseguiu que ele viesse após atear fogo no campo deste comandante, o qual teve êxito em conseguir que Davi concordasse em ver o filho, e os dois se reconciliaram (29-33).


Genebra

Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Genebra - Comentários de II Samuel Capítulo 14 do versículo 1 até o 33
*

14:2

Tecoa. Mais tarde conhecida como o lugar de nascimento de Amós. Tecoa era uma aldeia a 16km ao sul de Jerusalém.

* 14:7

toda a parentela se levantou contra a tua serva. A história inventada pela mulher sábia levantou não somente a questão da vingança do sangue (v. 11; 3.27; Nm 35:16-25; Dt 19:11-13; Js 20:3), mas também a continuidade da linha de sua família em sua própria propriedade, pois seus inimigos propunham-se a executar o filho sobrevivente. Conforme ela salientou, isso a deixaria sem nome nem descendente, algo que a lei dos israelitas procurava evitar (Dt 25:5-10). A mulher, habilmente, introduziu em sua história fictícia o mesmo dilema que Davi estava enfrentando. Seu dever em vingar o sangue de Amnom conflitava com a sua ansiedade de que Absalão, agora, presumivelmente, seu herdeiro, pudesse ser morto. Conforme a parábola de Natã em 12:1-4.

* 14:9

A culpa... caia sobre mim. A mulher estava ou expressando sua disposição para suportar qualquer culpa que surgisse, ou estava pedindo, mediante uma linguagem polida, da corte, permissão para falar mais um pouco (1Sm 25:24).

* 14:11

lembra-te, ó rei, do SENHOR teu Deus. A mulher requereu e arrancou um juramento da parte de Davi, no nome do SENHOR, que "os vingadores do sangue" não "se multipliquem a matar". Tal como se dera no caso da parábola de Natã (12.1-6), foi arrancado da própria boca de Davi um julgamento, que, em seguida, seria usado para julgá-lo (v. 13).

* 14:14

Deus não tira a vida, mas cogita. A mulher parece indicar que Deus não deseja tirar vidas, mas estava pronto para determinar que o castigo cessasse. Algumas traduções dizem aqui: "Deus não tira a vida de quem providencia para que uma punição termine".

* 14:15-16

Embora a mulher tivesse alcançado o seu objetivo, ao pleitear em favor de Absalão, ela agora volta à questão de seu próprio filho, talvez na esperança que Davi continuasse a crer na história dela e não descobrisse que ela e Joabe tinham conspirado juntos (vs. 1-3).

* 14:17

anjo de Deus. A mulher lisonjeou a Davi ao elogiar o seu juízo. Ver também o v. 20; 19.27; 1Sm 29:9.

* 14:23

Gesur. Ver 13.37, nota.

* 14:24

não veja a minha face. Davi permitiu que Absalão retornasse a Jerusalém, mas a alienação entre ele e Absalão continuaria.

* 14:25-26

Tal como se deu no caso de Saul, antes dele, Absalão foi descrito em termos exclusivamente físicos (1Sm 9:1,2 e notas). A descrição de como seus cabelos eram cortados e pesados não somente dá a entender a vaidade de Absalão, mas também prefigura a maneira como ele haveria de morrer (18.9-15).

* 14:27

três filhos. Ver nota em 18.18.

uma filha cujo nome era Tamar. O fato de que somente o nome da filha de Absalão ficou registrado, às vezes é entendido como se implicasse em que os filhos de Absalão tivessem morrido cedo. Mas a significação dessa nota pode ser outra. O nome da filha de Absalão era o mesmo que o nome de sua irmã, cuja violação fizera Absalão entrar em conflito com Davi.

* 14:32

me mate. Absalão tinha a esperança de conquistar seu pai, pois sem se importar com o que acontecesse, ele não esperava ser executado. Até aquele ponto dos acontecimentos, Davi não tomara qualquer providência direta contra ele, e Absalão tinha alguma justificação por ter morto a Amnom. Na verdade, o pedido dele era que, ou fosse completamente punido, ou completamente perdoado, sem ser deixado entre esses dois extremos.

* 14:33

O rei beijou a Absalão. A narrativa termina abruptamente. Embora o ato de Davi algumas vezes seja referido como o "beijo da reconciliação", é duvidoso que tenha acontecido uma reconciliação genuína. Ironicamente, beijando aqueles que o procuravam para fazer-lhe algum pedido, Absalão em breve roubaria os corações do povo e lançaria uma rebelião contra o seu pai (15.5,6).



Matthew Henry

Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
Matthew Henry - Comentários de II Samuel Capítulo 14 do versículo 1 até o 33
14:11 A lei proporcionava uma maneira de vingar o homicídio. Nu 35:9-21 registra como as cidades de refúgio protegiam às pessoas da vingança, e como os vingadores do sangue deviam perseguir os homicidas. Esta mulher estava solicitando o amparo do rei ante qualquer reclamação apresentada em seu contrário.

14:27 Ao dar a sua filha o nome do Tamar, Absalón estava mostrando seu amor e respeito por sua irmã Tamar. Isto também era para todos um aviso do velho incidente.

14:30 Já podemos ver no Absalón as sementes de rebelião. Por ser um jovem independente e maquinador, tomou o assunto em suas mãos, e matou a seu irmão (13 22:29). Ao não ter a seu pai nem a nenhum outro que o mantivesse a raia, provavelmente fazia o que queria, conforme se evidencia quando prende fogo ao campo do Joab para captar sua atenção (14.30). Sem dúvida sua formosura incrementava seu egocentrismo (14.25). Os meninos necessitam disciplina, especialmente aqueles que têm habilidades e beleza naturais. Do contrário, como Absalón, crescerão com a idéia de que podem fazer o que quiserem quando quiserem fazê-lo.

14:33 Davi só fez leves esforços para criar a seus filhos. O não castigou ao Amnón por seu pecado contra Tamar, tampouco dirigiu de uma maneira decisiva o assassinato do Amnón pelo Absalón. Tal indecisão chegou a ser a ruína do Davi. Quando se ignora o pecado resulta mais doloroso a quão larga se se tivesse tratado com ele imediatamente.


Wesley

Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
Wesley - Comentários de II Samuel Capítulo 14 do versículo 1 até o 33
RECONCILIAÇÃO C. DAVI'S com Absalão (14: 1-33)

Joab era a pessoa importante que fez possível retorno de Absalão a Jerusalém de Gesur. Ele conseguiu isso em duas etapas.

1. reconciliação parcial (14: 1-27)

1 Ora, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão. 2 E Joabe mandou para Tekoa, e foi buscar lá uma mulher sagaz, e disse-lhe, peço-te, finge-te a ser um enlutado, e colocar em luto vestuário, peço-te, e não te ungir com óleo, mas ser como uma mulher que tem um longo tempo de luto por mortos: 3 e ir ter com o rei, e fala-lhe desta maneira. E Joabe lhe pôs as palavras em sua boca.

4 E quando a mulher de Tekoa falou ao rei, ela caiu com o rosto em terra, e inclinou-se, e disse: Ajuda, ó Ap 5:1 E o rei disse-lhe: Que tens? E ela respondeu: Em verdade eu sou viúva, e meu marido está morto. 6 a tua serva tinha dois filhos, e eles brigaram entre si no campo, e não havia ninguém para separá-los, mas o feriu o outro, e matou-o. 7 E eis que toda a família se levantou contra a tua serva, e dizem: Dá-lhe que feriu seu irmão, para que possamos matá-lo para a vida de seu irmão, a quem ele matou, e assim destruir também o herdeiro . Assim apagarão a brasa que me deixou, e vai deixar para o meu marido nem nome, nem remanescente sobre a face da terra.

8 E disse o rei à mulher: Vai para tua casa, e eu darei ordem a teu respeito. 9 E a mulher de Tekoa disse ao rei, meu senhor, ó rei, a maldade contra mim e contra a casa de meu pai ; eo rei eo seu trono ficou inocente. 10 E disse o rei: Quem diz alguma coisa a ti, trazê-lo para mim, e ele não te tocará mais. 11 Então ela disse: Rogo-te que o rei lembrar o Senhor teu Deus, para que o vingador do sangue não destruição, e não extermine a meu filho. E ele disse: Vive o Senhor, não deve nem um cabelo de teu filho cair no chão.

12 Então disse a mulher, a tua serva, peço-te, falar uma palavra a meu senhor, o rei. E ele disse: Fala. 13 E disse a mulher: Por que, pois, tens inventado tal coisa contra o povo de Deus? para de falar esta palavra ao rei é como aquele que é culpado, em que o rei está não a trazer o seu desterrado. 14 Porque certamente morreremos, e seremos como águas derramadas na terra, que não pode se ajuntam mais; nem o Deus tira a vida, mas nobre projeta meios que aquele que é banido seja não um pária dele. 15 Agora, pois, vendo que eu vim falar esta palavra ao meu senhor, o rei, é porque o povo me atemorizou : e tua serva disse: Agora vou falar ao rei; pode ser que o rei vai realizar o pedido de seu servo. 16 Porque o rei ouvirá, para livrar a sua serva da mão do homem que eu e meu filho exterminar da herança de Dt 17:1)

28 E ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém; e ele não viu a face do rei. 29 Então Absalão mandou chamar Joabe, para o enviar ao rei; . mas ele não quis vir a ele; e enviou novamente uma segunda vez, mas ele não quis vir 30 Então, disse aos seus servos: Vede, campo de Joabe pegado ao meu, e ele tem cevada; ir e atearam fogo. E os servos de Absalão puseram fogo ao campo. 31 Então Joabe se levantou, e veio a Absalão, em casa, e disse-lhe: Por que os teus servos puseram fogo no meu campo? 32 Respondeu Absalão a Joabe: Eis que enviei a ti, dizendo: Vem cá, para que te envie ao rei, a dizer: Por que vim de Gesur? fosse melhor para mim estar lá ainda. Agora, pois, deixa-me ver o rosto do rei; e se há em mim alguma culpa, que me mate. 33 Então Joabe foi ao rei, e disse-lhe; e quando ele chamou a Absalão, ele foi ao rei, e se prostrou com o rosto em terra diante do rei; eo rei beijou a Absalão.

Depois de dois anos, Absalão ainda estava em desfavor com o rei. Joabe não estava interessado em ajudar a reconciliação ainda mais até Absalão ordenou a seus servos para definir campo de Joabe chamas. Isso trouxe Joabe a Absalão e, finalmente, o cutucou para persuadir Davi organizar para Absalão para vir para a casa real. Quando Davi viu Absalão deu-lhe o beijo de reconciliação (v. 2Sm 14:33 ).


Russell Shedd

Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
Russell Shedd - Comentários de II Samuel Capítulo 14 do versículo 1 até o 33
14.1 Tecoa. Fica uns 18 km ao sul de Jerusalém; terra onde nasceria o profeta Amós (Jl 1:1; Sl 132:17); por sua vez, de "lareira" que contém brasas, vem lar, ou família. Os gregos usavam a mesma figura; as poucas pessoas salvas do dilúvio de Deucalion, são chamadas de brasas vivas (zopüra).

14.14 Este versículo, provavelmente, lembrou a Davi o seu próprio pecado, o seu arrependimentos e o deliciosa perdão que recebera de Deus.
14.19 A mão de Joabe anda contigo. Pela linguagem da mulher, Davi, literato consumado, descobriu o estilo de Joabe.

14.20 Para entender tudo o que se passa na terra, de que uma grande parte do povo simpatizava com Absalão.

14.22 Percebe-se, neste versículo, que as relações entre Joabe e Davi eram tensas. Seus temperamentos rivalizavam-se e um não confiava no outro.

14.24 Amargurava-se Absalão por ter-lhe proibido o rei de visitar a corte. Psicologicamente, "meio perdão" é pior do que nenhum perdão (32). As conseqüências disso se manifestam na rebelião posterior de Absalão. • N. Hom. Há um perdão que perdoa mas não esquece. Foi o perdão de Davi em relação a Absalão, seu filho; perdão que criou uma revolta interna no moço para, mais tarde, se manifestar em declarada rebelião (17:1-12). O outro perdão é o perdão de Deus, o que perdoa e esquece completamente o passado; é expresso nas palavras: "Desfaço as tuas transgressões como a névoa..." (Is 44:22). O verbo "desfazer" (heb manah) significa ainda; "eliminar", "exterminar" (Gn 17:4) e, "apagar", como quem apaga a escrita de giz do quadro negro, cujo pó é impossível de ser recomposto. O amor de Deus é assim, amplo, pleno e eterno em que o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo e qualquer pecado (1Jo 1:7).

14.26 Seu peso (de cabelos) era de duzentos siclos. Cerca Dt 2:7 kg. O corte de cabelo era feito uma vez por ano. Josefo informa que os judeus costumavam untar os cabelos com óleo e espargir nele ouro em pó, a fim de que flamejassem ao sol. Absalão, vaidoso como era, untava-se com freqüência, de modo que no fim do ano o seu cabelo podia possuir um peso respeitável.

14.27 Tudo indica que os três filhos de Absalão morreram antes do pai (18.18). A sua filha Tamar acrescenta a LXX "tornou-se a mulher de Roboão, filho de Salomão, e lhe deu um filho, Abias" (conforme Mt 1:7).

14.33 O rei beijou a Absalão. O beijo do rei, embora fosse somente cerimonial, representava o perdão e o beneplácito real.


NVI F. F. Bruce

Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
NVI F. F. Bruce - Comentários de II Samuel Capítulo 14 do versículo 1 até o 33
c) Por meio do estratagema de Joabe, Absalão é perdoado e trazido de volta à corte (13.38—14.33)
A obrigação de Davi era disciplinar Absalão, mas “o rei teve saudade de Absalão” (13.39, NVI, nota de rodapé). O problema parecia insolúvel até que Joabe interveio, recorrendo à ajuda de uma mulher astuta (14.2), “uma pessoa destacada por seus dons e sua autoridade” (Hertzberg, p. 331), da Tecoa de Amós, a 16 quilômetros ao sul de Jerusalém. Ela veio e, por orientação de Joabe, disfarçou-se com roupas de luto e contou ao rei uma história inventada rica em detalhes, no estilo do que Natã havia feito. Os seus dois filhos haviam brigado, e um deles havia sido morto; o restante da família estava exigindo a morte do assassino, embora isso significasse a extinção do nome do seu marido e a perda completa dos entes mais próximos da família. Davi prometeu: “Vá para casa. Eu mandarei que cuidem do seu caso ” (v. 8), garantindo-lhe solenemente que ninguém tocaria o filho que lhe sobrevivera.

Habilmente, ela revelou que a história dela era uma parábola da conduta dele: “Por que terá o rei agido contra o povo de Deus? 0 rei está se condenando com o que acaba de dizer, pois não permitiu a volta do que foi banido. Que teremos que morrer um dia, é tão certo como não se pode recolher a água que se espalhou pela terra. Mas Deus não tira a vida; ao contrário, cria meios para que o banido não permaneça afastado dele” (v. 13,14).

A mulher pediu desculpas por sua arrogância: pois o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus, capaz de discernir entre o bem e o mal (v. 17). Davi fez uma conjectura inteligente: “Não é Joabe que está por trás de tudo isso?” (v. 19). Ela admitiu que era, atestando assim a sabedoria superior de Davi.

Sem perder tempo, Davi mandou buscar Joabe e o instruiu a trazer Absalão de volta a Jerusalém. Joabe ficou muito satisfeito com essa decisão: “Hoje o teu servo ficou sabendo que o vês com bons olhos, pois o rei atendeu o pedido de seu servo” (v. 22). Ele então executou a ordem. Mas o perdão de Davi foi cauteloso e incompleto. Absalão, Davi ordenou, deveria viver longe dele e não vir à presença do rei.

Esse perdão de má vontade contrasta com a beleza e a atratividade de Absalão; o seu cabelo era especialmente exuberante. Ele tinha três filhos e uma filha que havia herdado a beleza dele e a de sua irmã Tamar, de quem recebeu o nome. Mas, apesar dos seus aspectos positivos, Absalão foi mesmo assim excluído sistematicamente da vida na corte, e Joabe até se negou a visitá-lo quando foi convidado. Absalão então enviou homens para incendiar os campos de Joabe a fim de forçá-lo a ir ter com ele, nem que fosse somente para pedir explicações. Absalão pediu-lhe que intercedesse por ele diante do rei; ele sentia que do jeito que estava era melhor voltar para Gesur e suplicou que fosse conduzido de volta à presença do rei. Houve então uma aparência de reconciliação; Absalão recebeu permissão para voltar, prostrou-se em sinal de submissão e recebeu o beijo de perdão do rei.


Francis Davidson

O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
Francis Davidson - Comentários de II Samuel Capítulo 14 do versículo 1 até o 33
2Sm 14:1

4. JOABE ENVIA A DAVI UMA MULHER TECOÍTA (2Sm 14:1-10). Justificar-se-ia a versão oposta "conhecendo pois Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei era contra Absalão," a qual melhor se adaptaria aos fatos, visto que Davi se recusou a ver Absalão durante dois anos após o seu regresso. Deus pois lhe não tirará a vida, mas ideará pensamentos, para que se não desterre dele o seu desterrado (14) ou "para não desterrar (inteiramente) d’Ele o desterrado". O sentido geral é que Deus não tira a vida (ou a alma) àquele que está condenado e desterrado por causa do pecado (desterro que seria para sempre) mas imagina o processo de dar àquele que está desterrado a oportunidade de voltar. A mulher sábia estabelece uma clara analogia que tem como objetivo levar Davi a proceder do mesmo modo para com Absalão. As palavras da mulher devem ter chamado à memória do rei a misericórdia de que Deus usara para com ele quando do seu adultério e homicídio. Na primeira parte do versículo, Davi é obrigado a pensar na transitoriedade da vida terrena. A decisão que promoverá o regresso de Absalão terá de ser tomada agora. Amanhã pode ser tarde. Em hebraico, a expressão correspondente a "ideará pensamentos" é hashabh mahashabhoth. Certo tradutor introduziu uma alteração no verbo, que ficou hoshebh e verteu "mas Deus não tirará a vida àquele que imaginar os meios segundo os quais aquele que está desterrado não tenha de permanecer desterrado d’Ele". Como resultado da alteração, as ações implícitas nos verbos imaginar e desterrar passam a referir-se ao homem e não a Deus. A alteração do pensamento e a introdução da idéia de que Deus não tirará a vida ao homem misericordioso é despropositada e inadequada. Muitas tentativas se têm feito no sentido de emendar o texto, mas nenhuma é satisfatória. Nem a Septuaginta nem outras versões antigas nos podem esclarecer muito. O texto hebraico é, sem dúvida, o melhor.

>2Sm 14:21

5. JOABE RECEBE ORDEM DE FAZER REGRESSAR ABSALÃO A JERUSALÉM (2Sm 14:21-10). Joabe executa alegremente a ordem que o rei lhe dá de fazer regressar Absalão, sentindo, provavelmente, que trouxera pai e filho a um acordo definitivo (22). Davi parece ter tomado amarga consciência da gravidade do crime de Absalão, nada querendo fazer que pudesse interpretar-se como favoritismo. Duzentos siclos (26). Cerca de 2,700 kg, peso surpreendente. Mas segundo o peso real pode significar que é o siclo mais leve, o siclo real, que serve de base ao cálculo. A ser assim, o peso do cabelo seria de cerca de 1,600 kg. Não conseguindo persuadir Joabe a desobedecer à proibição do rei, Absalão recorre a um hábil estratagema: deitar fogo ao campo de Joabe. O plano teve êxito e, como conseqüência da intercessão de Joabe, é inteiramente perdoado.


Dicionário

Dissê

1ª pess. sing. pret. perf. ind. de dizer
3ª pess. sing. pret. perf. ind. de dizer

di·zer |ê| |ê| -
(latim dico, -ere)
verbo transitivo

1. Exprimir por meio de palavra, por escrito ou por sinais (ex.: dizer olá).

2. Referir, contar.

3. Depor.

4. Recitar; declamar (ex.: dizer poemas).

5. Afirmar (ex.: eu digo que isso é mentira).

6. Ser voz pública (ex.: dizem que ele é muito honesto).

7. Exprimir por música, tocando ou cantando.

verbo intransitivo

8. Condizer, corresponder.

9. Explicar-se; falar.

10. Estar (bem ou mal) à feição ou ao corpo (ex.: essa cor não diz bem). = CONVIR, QUADRAR

verbo pronominal

11. Intitular-se; afirmar ser.

12. Chamar-se.

13. Declarar o jogo que se tem ou se faz.

nome masculino

14. Expressão, dito (ex.: leu os dizeres do muro).

15. Estilo.

16. Maneira de se exprimir.

17. Rifão.

18. Alegação, razão.


quer dizer
Expressão usada para iniciar uma explicação adicional em relação a algo que foi dito anteriormente. = ISTO É, OU SEJA

tenho dito
Fórmula com que se dá por concluído um discurso, um arrazoado, etc.


Falar

verbo regência múltipla Expressar-se através das palavras; dizer: falou mentiras; falou mentiras aos pais; quase nunca falava; não se falavam.
Dizer a verdade; revelar: o réu se recusava a falar ao juri.
Exercer influência: a honra deve falar mais alto que o interesse.
Iniciar um assunto; contar alguma coisa: falavam sobre o filme.
Figurado Ser expressivo ou compreensível; demonstrar: as ações falam sozinhas; olhos que falam.
Expressar-se numa outra língua: fala espanhol com perfeição.
verbo transitivo indireto Falar mal de; criticar: fala sempre da vizinha.
verbo pronominal Permanecer em contato com alguém: os pais não se falam.
substantivo masculino Ato de se expressar, de conversar: não ouço o falar do professor.
[Linguística] Variante de uma língua que depende de sua região; dialeto: o falar mineiro.
Etimologia (origem da palavra falar). Do latim fabulare.

Vem do Latim fabulare, que vem de fabula, que quer dizer "rumor, diz-que-diz, conversa familiar, lenda, mito, conto". Atualmente, se usa em Psiquiatria o termo fabulação, significando uma grande produção de palavras com pouco conteúdo. É um sintoma mais comum do que se pensa.

Maís

substantivo masculino Variedade de milho graúdo, bem desenvolvido.
Não confundir com: mais.
Etimologia (origem da palavra maís). Do espanhol maíz.

substantivo feminino Pedra de moinho ou de lagar.
Pedra de amolar instrumentos cortantes ou perfurantes; rebolo.

substantivo feminino Pedra de moinho ou de lagar.
Pedra de amolar instrumentos cortantes ou perfurantes; rebolo.

Pedra de moinho de afiar

Pedra em forma de círculo usada no MOINHO (Dt 24:6; Is 47:2).

Nunca

advérbio Jamais; em hipótese alguma: nunca fui corrompido.
De modo algum; em nenhuma situação: nunca contarei seu segredo.
De jeito nenhum; não: nunca na vida você irá nesta festa!
Em certo momento passado; já eu já gostei muito de chocolate! Quem nunca?
Etimologia (origem da palavra nunca). Do latim nunquam.

Rei

substantivo masculino Monarca; aquele que detém o poder soberano num reino.
Por Extensão Indivíduo que exerce o poder absoluto em: rei da empresa.
Figurado O que se sobressai em relação aos demais: o rei do basquete.
Figurado Aquele que tende expressar certa característica: é rei da mentira.
Ludologia. A peça mais importante de um jogo de xadrez.
Ludologia. Num baralho, cada uma das quadro cartas que contém as figuras reais de cada naipe: rei de copas.
substantivo masculino plural Reis. Dia de Reis. Dia em que se celebra a adoração do Menino Jesus pelos Reis Magos.
Gramática Feminino: rainha.
Etimologia (origem da palavra rei). Do latim rex.regis.

substantivo masculino Monarca; aquele que detém o poder soberano num reino.
Por Extensão Indivíduo que exerce o poder absoluto em: rei da empresa.
Figurado O que se sobressai em relação aos demais: o rei do basquete.
Figurado Aquele que tende expressar certa característica: é rei da mentira.
Ludologia. A peça mais importante de um jogo de xadrez.
Ludologia. Num baralho, cada uma das quadro cartas que contém as figuras reais de cada naipe: rei de copas.
substantivo masculino plural Reis. Dia de Reis. Dia em que se celebra a adoração do Menino Jesus pelos Reis Magos.
Gramática Feminino: rainha.
Etimologia (origem da palavra rei). Do latim rex.regis.

l. o título de rei, na significação de suprema autoridade e poder, usa-se a respeito de Deus (Sl 10:16 – 47.7 – 1 Tm 1.17). 2. Este título foi aplicado a Jesus Cristo, como rei dos judeus (Mt 27:11-37, e refs.). 3. No A.T. o título de rei emprega-se em um sentido muito lato, não só falando dos grandes potentados da terra, como os Faraós do Egito (Gn 41:46) e o rei da Pérsia (Ed 1:1), mas tratando-se também de pequenos monarcas, como o rei de Jericó (Js 2:2 – cp com Jz 1:7). 4. Também se usa o título: a respeito do povo de Deus (Ap 1:6) – e da morte, como quando se diz ‘rei dos terrores’ (18:14) – e do ‘crocodilo’, como na frase ‘é rei sobre todos os animais orgulhosos’ (41:34). 5. Na história dos hebreus sucedeu o governo dos reis ao dos juizes. A monarquia, existente nos povos circunvizinhos, foi uma concessão de Deus (1 Sm 8.7 – 12.12), correspondendo a um desejo da parte do povo. Esse desejo, que já havia sido manifestado numa proposta a Gideão (Jz 8:22-23), e na escolha de Abimeleque para rei de Siquém (Jz 9:6), equivalia à rejeição da teocracia (1 Sm 8.7), visto como o Senhor era o verdadeiro rei da nação (1 Sm 8.7 – is 33:22). A própria terra era conservada, como sendo propriedade divina (Lv 25:23). Todavia, não foi retirado o cuidado de Deus sobre o seu povo (1 Sm 12.22 – 1 Rs 6.13). A monarquia assim constituída era hereditária, embora a sucessão não fosse necessariamente pela linha dos primogênitos, pois Davi nomeou Salomão como seu sucessor de preferência a Adonias, que era o seu filho mais velho nessa ocasião. A pessoa do rei era inviolável (1 Sm 24.5 a 8 – 2 Sm 1.14). Quando a coroa era colocada na cabeça do monarca, ele formava então um pacto com os seus súditos no sentido de governá-los com justiça (2 Sm 5.3 – 1 Cr 11.3), comprometendo-se os nobres a prestar obediência – e confirmavam a sua palavra com o beijo de homenagem (1 Sm 10.1). os rendimentos reais provinham dos campos de trigo, das vinhas, e dos olivais (1 Sm 8.14 – 1 Cr 27.26 a 28), e do produto dos rebanhos (1 Sm 21.7 – 2 Sm 13.23 – 1 Cr 27.29 a 31 – 2 Cr 26.10), pertencendo aos reis a décima parte nominal do que produziam os campos de trigo, as vinhas, e os rebanhos (1 Sm 8.15 e 1l). A renda do rei também se constituía do tributo que pagavam os negociantes que atravessavam o território hebraico (1 Rs 10,15) – dos presentes oferecidos pelos súditos (1 Sm 10:27 – 16.20 – 1 Rs 10.25 – Sl 72:10) – e dos despojos da guerra e as contribuições das nações conquistadas (2 Sm 8.2,7,8,10 – 1 Rs 4.21 – 2 Cr 27.5). Além disso, tinha o rei o poder de exigir o trabalho forçado, o que era para ele causa de aumentarem os seus bens. Devia, também, Salomão ter auferido lucros das suas empresas comerciais pelo mar (1 Rs 1020 – Davi, rei em Hebrom (2 Sm 2.1 a 4). 22.17,18 – 2 Sm 1.15).

Rei
1) Governador de um IMPÉRIO 1, (At 1:2), de um país (1Sm 8:5; Mt 2:1) ou de uma cidade-estado (Gn 14:2). Ocorrendo a morte do rei, um descendente seu o sucede no trono (1Rs 2:11-12).


2) Título de Deus (Ml 1:14) e de Jesus (Mt 21:5; Ap 7:14; 19.16).


3) Rei do Egito,
v. FARAÓ.


Reí

(Heb. “amigável”). Um dos homens que, junto com o sacerdote Zadoque e o profeta Natã, entre outros, permaneceram fiéis ao desejo de Davi de colocar seu filho Salomão no trono, como seu sucessor (1Rs 1:8). Outro filho do rei, Adonias, tentou usurpar o reino; Salomão, entretanto, seguiu cuidadosamente os conselhos de Natã e de Zadoque e garantiu seu direito à sucessão. Para mais detalhes, veja Natã.


Tocar

verbo transitivo direto , transitivo indireto e intransitivo Tocar em alguma coisa; pôr a mão em; pegar, apalpar: tocar uma flor; tocar com as mãos; produtos expostos, por favor, não tocar.
verbo transitivo direto , bitransitivo, transitivo indireto e pronominal Colocar-se em contato com alguém; encontrar: minhas mãos tocaram nas dela; nossos lábios se tocaram.
verbo transitivo direto , transitivo indireto e pronominal Mencionar algo ou alguém; referenciar: tocar num assunto delicado; tocar no cerne da questão; argumentos que não se tocam.
verbo transitivo direto Atingir com um golpe de espada ou florete: tocar no adversário.
Incitar usando alguma coisa, geralmente um chicote, espora etc,: tocar o rebanho.
Expulsar pessoas ou animais de um lugar: tocar o cão para fora de casa.
Estar próximo ou se aproximar de; atingir: suas mãos tocaram o céu.
Confinar, estar junto de: minha casa toca com a dele.
[Música] Executar um trecho de música: tocar uma valsa.
Obter como incumbência, responsabilidade: à filha tocava a direção das empresas.
[Popular] Seguir com algo; progredir: queria tocar a empresa da família.
verbo transitivo indireto Alcançar um dado ponto, geralmente um limite: as demissões tocaram aos funcionários.
Fazer parte de; pertencer: tocou ao filho as dívidas do pai.
Ter relação com; dizer respeito: minha vida não toca a ninguém.
Dar uma opinião quando não questionado; intrometer-se: minha ideologia não toca na sua.
verbo transitivo direto e transitivo indireto [Náutica] Passar pelo porto no decorrer de uma viagem: o navio tocará Olinda amanhã; o cruzeiro tocaria no Rio de Janeiro antes de partir.
verbo intransitivo e pronominal [Popular] Seguir numa determinada direção; andar: tocou o caminhão morro acima; tocou-se para outro país.
verbo transitivo direto e intransitivo [Música] Tirar sons de um instrumento musical: tocar violino; parou a aula porque não sabia tocar.
Dar aviso ou sinal por meio de toque ou som: vamos para a aula, que já tocou o fim do recreio; a sirene hoje não toca.
verbo intransitivo Expressar por meio do som, de toques, avisos: o relógio hoje não tocou.
Impressionar, comover: sua desgraça muito me tocou.
verbo transitivo direto e bitransitivo Ligar para alguém: tocar o telefone; estou esperando o telefone tocar.
verbo pronominal Encontrar-se, aproximar-se, pôr em contato: os extremos se tocam.
Ficar ofendido com alguém; melindrar-se: tocava-se com as injustiças sociais.
[Popular] Passar a entender, a perceber: menino que não se toca, meu Deus!
[Popular] Demonstrar interesse por; querer saber ou se importar: ainda não se tocou sobre o divórcio.
[Popular] Estar ligeiramente bêbado: essa cerveja já me tocou!
expressão Estar tocado. Estar embriagado.
Tocar na honra (de alguém). Falar mal de alguém.
Pelo que me toca. Pela minha parte, por mim.
Etimologia (origem da palavra tocar). De origem onomatopeica, provavelmente por influência do latim toccare.

tocar
v. 1. tr. dir. Aproximar (um corpo) de (outro). 2. tr. dir. e tr. ind. Pôr a mão em; apalpar, pegar. 3. tr. dir. e tr. ind. Pôr-se em contato com; roçar e.M 4. pron. Geo.M Ter um ponto comum de contato. 5. pron. Encontrar-se, pôr-se em contato. 6. pron. Aproximar-se, identificar-se, unir-se. 7. tr. dir. Bater em (o animal) para o fazer andar;chicotear, esporear. 8. tr. dir. Conduzir, espantar de um lugar para outro. 9. tr. dir. Atingir, chegar a. 10. tr. dir. Confinar com, estar contíguo a, estar junto de. 11. tr. dir. e Intr. Fazer soar, assoprando, tangendo ou percutindo. 12. Intr. Produzir música, executar peças musicais. 13. tr. dir. Dar sinal ou aviso por toques. 14. tr. dir. Executar em instrumento. 15. tr. dir. e tr. ind. Náut. Fazer escala e.M 16. tr. dir. e tr. ind. Mencionar, referir. 17. tr. ind. Caber por sorte; pertencer. 18. tr. ind. Dizer respeito a, interessar a. 19. tr. ind. Competir, pertencer. 20. tr. dir. e tr. ind. Causar abalo a; comover, sensibilizar. 21. Pr

Strongs

Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
II Samuel 14: 10 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

E disse o rei: Quem falar contra ti, traze-o a mim; e nunca mais te tocará.
II Samuel 14: 10 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

988 a.C.
H1696
dâbar
דָבַר
E falou
(And spoke)
Verbo
H3254
yâçaph
יָסַף
acrescentar, aumentar, tornar a fazer
(And she again)
Verbo
H3808
lôʼ
לֹא
não
(not)
Advérbio
H413
ʼêl
אֵל
até
(unto)
Prepostos
H4428
melek
מֶלֶךְ
rei
(king)
Substantivo
H5060
nâgaʻ
נָגַע
tocar, alcançar, bater
(shall you touch)
Verbo
H559
ʼâmar
אָמַר
E disse
(And said)
Verbo
H5750
ʻôwd
עֹוד
novamente
(again)
Substantivo
H935
bôwʼ
בֹּוא
ir para dentro, entrar, chegar, ir, vir para dentro
(and brought [them])
Verbo


דָבַר


(H1696)
dâbar (daw-bar')

01696 דבר dabar

uma raiz primitiva; DITAT - 399; v

  1. falar, declarar, conversar, comandar, prometer, avisar, ameaçar, cantar
    1. (Qal) falar
    2. (Nifal) falar um com o outro, conversar
    3. (Piel)
      1. falar
      2. prometer
    4. (Pual) ser falado
    5. (Hitpael) falar
    6. (Hifil) levar embora, colocar em fuga

יָסַף


(H3254)
yâçaph (yaw-saf')

03254 יסף yacaph

uma raiz primitiva; DITAT - 876; v

  1. acrescentar, aumentar, tornar a fazer
    1. (Qal) acrescentar, aumentar, tornar a fazer
    2. (Nifal)
      1. juntar, juntar-se a
      2. ser reunido a, ser adicionado a
    3. (Hifil)
      1. fazer aumentar, acrescentar
      2. fazer mais, tornar a fazer

לֹא


(H3808)
lôʼ (lo)

03808 לא lo’

ou לו low’ ou לה loh (Dt 3:11)

uma partícula primitiva; DITAT - 1064; adv

  1. não
    1. não (com verbo - proibição absoluta)
    2. não (com modificador - negação)
    3. nada (substantivo)
    4. sem (com particípio)
    5. antes (de tempo)

אֵל


(H413)
ʼêl (ale)

0413 אל ’el (mas usado somente na forma construta reduzida) אל ’el

partícula primitiva; DITAT - 91; prep

  1. para, em direção a, para a (de movimento)
  2. para dentro de (já atravessando o limite)
    1. no meio de
  3. direção a (de direção, não necessariamente de movimento físico)
  4. contra (movimento ou direção de caráter hostil)
  5. em adição a, a
  6. concernente, em relação a, em referência a, por causa de
  7. de acordo com (regra ou padrão)
  8. em, próximo, contra (referindo-se à presença de alguém)
  9. no meio, dentro, para dentro, até (idéia de mover-se para)

מֶלֶךְ


(H4428)
melek (meh'-lek)

04428 מלך melek

procedente de 4427, grego 3197 Μελχι; DITAT - 1199a; n m

  1. rei

נָגַע


(H5060)
nâgaʻ (naw-gah')

05060 נגע naga ̀

uma raiz primitiva; DITAT - 1293; v

  1. tocar, alcançar, bater
    1. (Qal)
      1. tocar
      2. bater
      3. alcançar, estender
      4. ser machucado
        1. ferido (particípio)
    2. (Nifal) ser ferido, ser derrotado
    3. (Piel) golpear
    4. (Pual) ser ferido (por doença)
    5. (Hifil) fazer tocar, alcançar, aproximar, chegar
      1. levar a tocar, aplicar
      2. alcançar, estender, atingir, chegar, vir
      3. aproximar (referindo-se ao tempo)
      4. acontecer (referindo-se ao destino)

אָמַר


(H559)
ʼâmar (aw-mar')

0559 אמר ’amar

uma raiz primitiva; DITAT - 118; v

  1. dizer, falar, proferir
    1. (Qal) dizer, responder, fala ao coração, pensar, ordenar, prometer, intencionar
    2. (Nifal) ser falado, ser dito, ser chamado
    3. (Hitpael) vangloriar-se, agir orgulhosamente
    4. (Hifil) declarar, afirmar

עֹוד


(H5750)
ʻôwd (ode)

05750 עוד ̀owd ou עד ̀od

procedente de 5749; DITAT - 1576a subst

  1. repetição, continuação adv
  2. ainda, novamente, além disso
    1. ainda, ainda assim (referindo-se a continuidade ou persistência)
    2. ainda, ainda assim, além disso (referindo-se a adição ou repetição)
    3. novamente
    4. ainda, ainda mais, além disso

בֹּוא


(H935)
bôwʼ (bo)

0935 בוא bow’

uma raiz primitiva; DITAT - 212; v

  1. ir para dentro, entrar, chegar, ir, vir para dentro
    1. (Qal)
      1. entrar, vir para dentro
      2. vir
        1. vir com
        2. vir sobre, cair sobre, atacar (inimigo)
        3. suceder
      3. alcançar
      4. ser enumerado
      5. ir
    2. (Hifil)
      1. guiar
      2. carregar
      3. trazer, fazer vir, juntar, causar vir, aproximar, trazer contra, trazer sobre
      4. fazer suceder
    3. (Hofal)
      1. ser trazido, trazido para dentro
      2. ser introduzido, ser colocado