Enciclopédia de Salmos 111:5-5

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

sl 111: 5

Versão Versículo
ARA Dá sustento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança.
ARC Deu mantimento aos que o temem; lembrar-se-á sempre do seu concerto.
TB Ele dá sustento aos que o temem;
HSB טֶ֭רֶף נָתַ֣ן לִֽירֵאָ֑יו יִזְכֹּ֖ר לְעוֹלָ֣ם בְּרִיתֽוֹ׃
BKJ Ele deu alimento àqueles que o temem; ele sempre será cuidadoso com o seu pacto.
LTT Deu mantimento aos que O temem; lembrar-Se-á sempre da Sua aliança.
BJ2 Ele dá alimento aos que o temem,[m] lembrando-se sempre da sua aliança;
VULG Jucundus homo qui miseretur et commodat ; disponet sermones suos in judicio :

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Salmos 111:5

Neemias 1:5 E disse: Ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e terrível, que guardas o concerto e a benignidade para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!
Salmos 34:9 Temei ao Senhor, vós os seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que o temem.
Salmos 37:3 Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado.
Salmos 89:34 Não quebrarei o meu concerto, não alterarei o que saiu dos meus lábios.
Salmos 105:8 Lembra-se perpetuamente do seu concerto, da palavra que mandou, até milhares de gerações;
Salmos 106:45 E lembrou-se do seu concerto, e compadeceu-se, segundo a multidão das suas misericórdias.
Isaías 33:16 este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas.
Daniel 9:4 E orei ao Senhor, meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas o concerto e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos;
Mateus 6:26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
Lucas 1:72 e para manifestar misericórdia a nossos pais, e para lembrar-se do seu santo concerto
Lucas 12:30 Porque os gentios do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Salmos Capítulo 111 do versículo 1 até o 10
SALMO 111: A FIDELIDADE DO SENHOR, 111:1-10

De modo geral, os Salmos 111:112 são vistos como formando um conjunto. Cada salmo consiste em dez versículos. Cada um contém vinte e duas linhas ou frases em que cada linha inicia com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico. No original, a maioria das frases contém exatamente três palavras. Os temas são paralelos. O Salmo 111 des-creve o caráter do Senhor Deus. O Salmo 112 descreve o caráter do homem piedoso. O acróstico ou padrão alfabético identifica-os como salmos sapienciais. M'Caw sugere a possibilidade de que os Salmos 111:112 sejam considerados um prelúdio para o Hallel Egípcio (Salmos 113:118), que vem logo a seguir? Os Salmos 111-119 não apresentam títulos ou sobrescritos.

  • As Obras Justas de Deus (111:1-5)
  • A conexão lógica das linhas em um salmo alfabético é quase necessariamente um tanto limitada. No entanto, a primeira parte do cântico (letras Aleph até Yod, as primei-ras onze letras do alfabeto hebraico) louva as obras poderosas da justiça de Deus. Louvai ao SENHOR (1; hb. Hallelu-Yah) é "Aleluia!". Um louvor ao SENHOR de todo o coração será oferecido na assembléia dos justos e na congregação — "na reunião dos justos para a comunhão" (Moffatt). As grandes obras de Deus são procuradas por todos os que nelas tomam prazer (2). Sua obra é "esplêndida e gloriosa" (3, Moffatt), evidência de sua justiça que permanece para sempre. As maravilhas de Deus são memorá-veis, porque Ele é piedoso e misericordioso (4). O Senhor dá mantimento (5) àqueles que o temem com reverência santa, e Ele sempre se lembrará do seu concerto.

  • A Fidelidade do Senhor (111:6-10)
  • A última linha da estrofe precedente introduz o pensamento dessa segunda es-trofe. As obras de Deus são uma prova incontestável de que a sua aliança (pacto) é fiel. A herança das nações (6) que Deus deu ao seu povo se refere especificamente à posse da Terra Prometida. Verdade e juízo (7) é melhor traduzido como: "verdade e justiça" (Harrison). Todos os seus mandamentos [são] fiéis também pode ser traduzido como: "Todos os seus decretos são dignos de confiança" (Berkeley). Moffatt traduz o versículo 8 da seguinte maneira: "Suas ordens permanecem firmes para sempre, estabelecidas com fidelidade e justiça". Santo e tremendo ("temível", NVI) é o seu nome. O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria (10) é o "texto áureo" do movimento sapiencial (cf. 28:28; Pv 1:7). A verdadeira sabedoria é uma reverência devida ao Senhor. "O primeiro elemento do conhecimento é a reverência pelo Eterno" (Moffatt). Bom entendimento ("bom senso", Moffatt) têm todos os que lhe obedecem — a obediência às leis de Deus tanto provam como aumentam o entendimento daqueles que seguem seus preceitos.


    Champlin

    Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin é cristão de cunho protestante
    Champlin - Comentários de Salmos Capítulo 111 versículo 5
    Dá sustento:
    Provável alusão ao maná e às codornizes do deserto. Conforme Sl 78:24-29; Sl 105:40.

    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de Salmos Capítulo 111 do versículo 1 até o 10
    *

    Sl 111

    Este salmo de louvor nos faz lembrar do êxodo, das perambulações pelo deserto, e da conquista da Terra Prometida. Este salmo é um acróstico (ver introdução aos Sl 112 e 119), uma característica comum entre os poemas de sabedoria, e termina em uma nota que pode ser chamada de "lema" do livro de Provérbios (v. 10).

    * 111:1

    na assembléia. A santa congregação que se reunia para louvar o Senhor no santuário.

    * 111:2

    as obras do SENHOR. O salmista tinha em mente os grandes atos de redenção que Deus realizara no passado da nação de Israel. O exemplo proeminente seria o êxodo, quando Deus libertou seu povo de seus opressores egípcios.

    * 111:3

    a sua justiça. Deus age na História em conformidade com seu caráter e sua lei. Através de seus grandes atos históricos, as pessoas podem reconhecer a justiça de Deus.

    * 111:4

    Ele fez memoráveis. As lembranças envolvem mais do que um ato da memória; também envolvem devoção e obediência. Ver Sl 44:1.

    benigno e misericordioso. Devido o pecado, Israel não podia merecer a salvação da parte de Deus; esta origina-se no amor de Deus pelo seu povo. Ver Êx 34:6.

    * 111:5

    Dá sustento. Essas palavras podem aludir às perambulações pelo deserto, quando, miraculosamente, Deus providenciou alimento para Israel (por exemplo, Nm 11).

    lembrar-se-á sempre. Deus não é inconstante. Seu povo pode depender dele.

    sua aliança. Quando age para salvar o seu povo, Deus o faz por causa do relacionamento que havia estabelecido com ele.

    * 111:6

    dando-lhe a herança das nações. Deus entregou a Israel as terras de vários povos, quando lhe deu a Terra Prometida (Dt 7:1-6).

    * 111:10

    O temor do SENHOR. Essa frase bem conhecida captura a maneira certa de alguém aproximar-se do Senhor. O Senhor é Deus, inspirando reverência e respeito. Ele cumpriria as suas ameaças contra os ímpios. Ver notas em Sl 34:7; 36:1; 128:1; 130:4.


    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de Salmos Capítulo 111 do versículo 1 até o 10
    111-118 A estes Salmos lhes chama salmos de aleluyas. Aleluia significa "gabado seja o Senhor" e expressa o tom de influência edificante e otimista destes cânticos.

    111:9 A redenção aqui representa a liberdade que Deus deu aos israelitas do Egito e o futuro volta da cautividad em Babilônia (vejam-se Dt 7:8; Jr 31:11). Redenção significa recuperar a alguém ou algo mediante o pagamento de um resgate. O pecado tinha cativa à humanidade, mas Jesus pagou o preço para nos liberar: entregou sua vida em sacrifício perfeito. antes de que Jesus se oferecesse em sacrifício pelo pecado, não lhe permitia às pessoas entrar na presença de Deus (o Lugar Muito santo). Agora, todos os crentes podem aproximar-se do trono de Deus livremente mediante a oração e assim ter a presença do Espírito Santo em suas vidas.

    111:10 A única forma de chegar a ser verdadeiramente sábio é mediante o temor (reverência) a Deus. Esta mesma idéia se expressa em Pv 1:7-9. Muito freqüentemente a gente quer evitar este passo e pensa que pode alcançar sabedoria só pela experiência que dá a vida e o conhecimento acadêmico. Mas se não se reconhece a Deus como a fonte da sabedoria, não se podem criar as bases para tomar decisões soube e estamos definitivamente perdidos quando cometemos enganos e tomamos decisões néscias.


    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de Salmos Capítulo 111 do versículo 1 até o 10
    Sl 111:1 embora nem Sl 114:1 nem Sl 118:1 contém a palavra "aleluia", que normalmente é traduzida como "Louvai ao Senhor" na ASV. Salmos 111:113 começar com esta frase e Salmos 115:117 acabar com ele.

    Sl 111:1 também pode ser caracterizada como um acróstico, ou seja, cada grande unidade de pensamento, às vezes 2-3 em um verso, começa com uma consoante na seqüência do alfabeto. Esse fenômeno não é aparente em traduções para o inglês.

    OBRAS DE DEUS I. gerar elogios de MAN (Sl 111:1. e 119 Ps: 98. ). Juntamente com reverência e obediência é louvor , pois é o seu fruto.

    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de Salmos Capítulo 111 do versículo 1 até o 10
    111.1- 10 No hebraico original, este salmo é uma poesia acróstica - a ordem dos pensamentos é mais alfabética do que lógica.
    111.2 Precisa-se ter prazer nas coisas de Deus para saber contemplá-las na eternidade.

    111.3 As obras de Deus revelam Seu caráter e atributos (conforme Sl 19:1-19).

    111.4 Misericordioso: Esta qualidade de Deus é o que garante a existência do homem (130:3-4; conforme 2Pe 3:9).

    111.7 Obras. As coisas mais sólidas que Deus criou são as virtudes eternas, e Seus próprios preceitos.

    111.8 A eternidade dos preceitos de Deus (119:89-90).
    111.9 Aliança. As eternas promessas da redenção dos que temem a Deus mencionadas nos vv. 5 e 6.

    111.10 Temor. Pôr Deus no trono da vida é a essência da sabedoria (conforme 2Co 7:1).


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de Salmos Capítulo 111 do versículo 1 até o 10
    Sl 111:0 - APROPRIANDO-SE DA VERDADE

    Esse e o salmo seguinte formam um par que se complementa. Ambos são poemas acrósticos, compostos Dt 11:0). Esse adorador ao menos esteve adorando em espírito e em verdade; ele está entre os que apreciam os temas sagrados e reagem com a devoção que vem de todo o coração.

    Ele é grato por Deus ter instituído as festas como “um memorial de suas maravilhas” (BJ, v. 4). Os seus feitos acabam de ser experimentados novamente na adoração. Eles são a história sagrada que era a pedra fundamental de Israel — o êxodo (conforme Ex 3:30), a viagem longa pelo deserto e as dádivas da Lei e da terra prometida. Esse conjunto de eventos e dádivas sempre era celebrado como a demonstração do poder de Deus e dos seus propósitos para o seu povo escolhido. Eles revelaram que ele é o seu Rei, dotado dos atributos reais de glória e majestade. Eles mostraram o seu cuidado meigo e a sua justiça, aqui no sentido da fidelidade à aliança. Sua provisão de codornízes e maná no deserto foi uma demonstração da sua fidelidade em cumprir as promessas da aliança desde então. Suas leis promulgadas no Sinai foram consideradas a constituição religiosa e nacional de Israel e a incorporação da própria natureza moral de Deus a ser compartilhada com o seu povo (v. 8; conforme v. 7).

    O que o salmista pode dizer acerca dessas coisas? Nelas está revelado o ser de Deus como santo e temível na sua transcendência, e assim o homem só consegue reagir a isso com reverência e admiração. A verdadeira reverência é na verdade o ponto de partida para a capacidade de lidar com o significado e os problemas da vida (.sabedoria; conforme Pv 1:7; Pv 9:10). Esses segredos estão disponíveis não ao místico ou ao filósofo, mas ao praticante desejoso de cumprir as ordens de Deus (conforme Jo 13:17). O seu povo deve responder à sua revelação e redenção com obediência e louvor para sempre. O salmista enxerga o seu salmo como um novo elo numa corrente interminável.

    v. 5. deu alimento é tradução mais literal do que “dá alimento” (BJ). v. 8b. talvez seja melhor traduzir por “feitos com verdade e retidão”, v. 9. temível, é um eco de temiam no v. 5.


    Moody

    Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
    Moody - Comentários de Salmos Capítulo 111 do versículo 5 até o 9

    5-9. A Veracidade do Cuidado Divino. As obras de Suas mãos são verdade e justiça. A provisão divina do maná e das codornizeS demonstrou que Ele tem consciência da aliança. Suas obras na conquista de Canaã comprovaram Sua intenção de cumprir a promessa da aliança feita com Abraão. A verdade das obras divinas fez-se conhecida através de Sua fidelidade.


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de Salmos Capítulo 111 do versículo 1 até o 10
    Sl 111:0 é um louvor ao Senhor; o Sl 112:0 é um panegírico ao homem piedoso. Essas características apontam para uma origem pós-exílica (cfr. Sl 119:0) e bem pouca dúvida pode haver que sua intenção era servir de prefácio ao grupo seguinte de salmos litúrgicos (113-118), conhecidos como o "Halel Egípcio" (ver Introdução aos Sl 113:118), assim como o Sl 119:0 pode ser considerado como um prólogo aos "Cânticos dos Degraus" dos peregrinos (Sl 120:134).

    As primeiras palavras, "Louvai ao Senhor" (Aleluia), podem ser um convite à congregação para que se unisse ao entoar do Salmo. Assembléia... congregação (1). O primeiro termo se refere ao concílio íntimo dos fiéis, e possivelmente é uma metáfora para devoções particulares (cfr. Sl 25:14); o último denota adoração coletiva. As obras do Senhor (2) são Seus atos de providência e misericórdia para com todos os homens (3-8), mas especialmente para com Seu povo, Israel (9-10), atos esses que são buscados com deleite por homens que procuram ganhar entendimento. Sua obra (3); isto é, Sua atividade a favor dos homens, mostra-o revestido de glória e honra (cfr. Sl 104:1), sempre a praticar a justiça. O vers. 4 diz, literalmente, "Fez um memorial para suas obras maravilhosas"; por exemplo, a Páscoa foi instituída como memorial perpétua de Seus maravilhosos atos mediante os quais 1srael foi tirado do Egito (Êx 12:14). Deu mantimento (5), provavelmente se refere ao maná no deserto. No fato dEle ter trazido Seu povo para a terra de Canaã, Ele mostrou Sua verdade e justiça, isto é, Sua fidelidade às promessas anteriores. Realmente, todos os Seus preceitos são estabelecidos na verdade e, portanto, são inteiramente dignos de confiança. Redenção (9), refere-se principalmente ao êxodo, mas também inclui a restauração dos exilados. Tremendo (9); isto é, inspirador de reverência. O temor do Senhor (10) significa aquela atitude de reverência, bem como aquela obediência causada pela reverência, as quais coisas são desenvolvidas no salmo seguinte. Trata-se do ponto principal da sabedoria (cfr. Pv 1:7; Pv 4:7), e aqueles que temem ao Senhor adquirem discernimento sobre aquilo que é bom.


    Dicionário

    Concerto

    substantivo masculino Apresentação pública de música; show.
    [Música] Audição de composições musicais que, feita de maneira pública, pode ser representada por cantores: concerto de rock.
    [Música] Obra ou peça musical composta para instrumentos Conformidade harmônica de sons ou vozes; consonância.
    Acordo entre pessoas ou empresas que possuem uma meta em comum.
    Que se apresenta de maneira arrumada; com ordem; arrumação.
    Por Extensão Sons ou ruídos que se combinam: um concerto de pássaros.
    Ação de se reunir ou de participar; reunião: concerto entre culturas.
    Etimologia (origem da palavra concerto). Do italiano concerto.

    Concerto ALIANÇA (He 8:6), RC).

    Déu

    substantivo masculino Usa-se na locução andar de em: andar à procura de alguma coisa, de casa em casa, de porta em porta.

    Lembrar

    verbo transitivo direto e bitransitivo Trazer à memória, recordar: lembrei o dia de meus anos; lembrei ao professor sobre o dia da prova.
    Vir à lembrança; recordar-se: lembrava o tempo da minha infância; lembrei-me de vestir a túnica.
    verbo transitivo direto Aproximar por analogia, parecer: seus olhos lembram esmeraldas.
    verbo transitivo indireto Sugerir, advertir: lembrei-lhe os compromissos.
    verbo transitivo direto e pronominal Recordar-se, ter lembrança: lembrar um acontecimento passado; lembrei-me de ti.
    verbo bitransitivo Prevenir alguém de algo; avisar, informar: lembrar o pai do remédio.
    Mandar lembranças.
    Etimologia (origem da palavra lembrar). Do latim memorare.

    Mantimento

    substantivo masculino Reunião dos gêneros usados na alimentação, dos gêneros alimentícios.
    Despesa com o necessário à sobrevivência: o mantimento de uma família.
    Figurado Satisfação; expressão de contentamento.
    Ação de manter, de conservar.
    Etimologia (origem da palavra mantimento). Manter - e + i + mento.

    Mantimento
    1) Alimento (Gn 1:29).


    2) Figuradamente, doutrina (Hc 5:14, RC).


    Sempre

    advérbio Em todo tempo; a toda hora; perpetuamente ou eternamente: espero que nosso casamento seja sempre assim.
    De um modo contínuo; em que há continuidade; constantemente ou continuamente: está sempre irritado.
    Em que há ou demonstra hábito; que se desenvolve ou ocorre de maneira habitual; geralmente: almoça sempre no trabalho.
    De um modo invariável; de qualquer modo; invariavelmente: com alunos ou não, o professor vem sempre à escola.
    Em que há finalidade; por fim; enfim: fez uma crítica construtiva, isso sempre ajuda.
    Na realidade; de maneira verdadeira; realmente: é um absurdo o que você fez! Sempre é um patife!
    conjunção Que expressa adversão; no entanto ou todavia: machuca-me o seu comportamento, sempre te escuto.
    substantivo masculino Tudo que se refere ao tempo (passado ou futuro).
    Etimologia (origem da palavra sempre). Do latim semper.

    sempre adv. 1. A toda a hora, a todo o momento, em todo o tempo. 2. Constantemente, continuamente, sem cessar. 3. Afinal, enfi.M 4. Com efeito, efetivamente. Conj. Contudo, entretanto, no entanto, todavia. S. .M Todo o tempo (o passado, o presente, o futuro).

    Temer

    verbo transitivo direto , transitivo indireto, intransitivo e pronominal Ter ou expressar muito medo, fobia, temor; recear: tememos um desastre ecológico; não se deve temer das medidas de austeridade; o corajoso não teme; não se teme as injustiças da vida.
    verbo transitivo indireto Expressar receios, preocupação; preocupar-se: temia pela morte da mãe.
    verbo transitivo direto Por Extensão Demonstrar muito respeito, obediência ou reverência por: temia dogmas religiosos.
    Etimologia (origem da palavra temer). Do latim timerere.

    recear, suspeitar, desconfiar. – Temer, aqui, é “crer na probabilidade de um mal ou contratempo qualquer: temo que ele se desdiga; temo que me censurem”. – Recear é temer o engano, a falsidade, o mal que outrem nos pode fazer, ou o prejuízo que nos pode causar, sem que, porém, tenhamos grandes fundamentos que justifiquem o nosso receio: receamos que não venha; os escarmentados receiam tudo de todos. – Suspeitar é formar um mau juízo em virtude de indícios ou antecedentes: “suspeito que ele me engana”. (Bruns.) – Parece haver, do último para o primeiro, uma perfeita gradação na força expressiva destes verbos: suspeitamos desconfiando, isto é, inquietando-nos ligeiramente; receamos preocupando-nos; tememos pondo-nos em guarda, quase afligindo-nos. – Desconfiar é menos que recear e temer, mas é mais que suspeitar. Desconfia aquele que tem já algum motivo um tanto sério para, conquanto, esse motivo não atinja diretamente a pessoa ou coisa de que se desconfia. No meio de bandidos desconfiaríamos de um santo. Desconfiaríamos de um homem de bem que convivesse com velhacos. O marechal confiava desconfiando.

    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    Salmos 111: 5 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    Deu mantimento aos que O temem; lembrar-Se-á sempre da Sua aliança.
    Salmos 111: 5 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    H1285
    bᵉrîyth
    בְּרִית
    Minha aliança
    (my covenant)
    Substantivo
    H2142
    zâkar
    זָכַר
    lembrar, recordar, trazer à mente
    (And remembered)
    Verbo
    H2964
    ṭereph
    טֶרֶף
    presa, alimento, folha
    (From the prey)
    Substantivo
    H3373
    yârêʼ
    יָרֵא
    ()
    H5414
    nâthan
    נָתַן
    E definir
    (And set)
    Verbo
    H5769
    ʻôwlâm
    עֹולָם
    para sempre
    (forever)
    Substantivo


    בְּרִית


    (H1285)
    bᵉrîyth (ber-eeth')

    01285 ברית b eriytĥ

    procedente de 1262 (no sentido de cortar [como 1254]); DITAT - 282a; n f

    1. acordo, aliança, compromisso
      1. entre homens
        1. tratado, aliança, associação (homem a homem)
        2. constituição, ordenança (do monarca para os súditos)
        3. acordo, compromisso (de homem para homem)
        4. aliança (referindo-se à amizade)
        5. aliança (referindo-se ao casamento)
      2. entre Deus e o homem
        1. aliança (referindo-se à amizade)
        2. aliança (ordenação divina com sinais ou promessas)
    2. (expressões)
      1. fazer uma aliança
      2. manter a aliança
      3. violação da aliança

    זָכַר


    (H2142)
    zâkar (zaw-kar')

    02142 זכר zakar

    uma raiz primitiva; DITAT - 551; v

    1. lembrar, recordar, trazer à mente
      1. (Qal) lembrar, recordar
      2. (Nifal) ser trazido à lembrança, ser lembrado, estar no pensamento, ser trazido à mente
      3. (Hifil)
        1. fazer lembrar, relembrar
        2. levar a relembrar, manter na lembrança
        3. mencionar
        4. registrar
        5. fazer um memorial, fazer lembrança

    טֶרֶף


    (H2964)
    ṭereph (teh'-ref)

    02964 טתף tereph

    procedente de 2963; DITAT - 827b; n m

    1. presa, alimento, folha
      1. presa
      2. alimento
      3. folha

    יָרֵא


    (H3373)
    yârêʼ (yaw-ray')

    03373 ירא yare’

    procedente de 3372; DITAT - 907a; adj

    1. temente, reverente, medroso

    נָתַן


    (H5414)
    nâthan (naw-than')

    05414 נתן nathan

    uma raiz primitiva; DITAT - 1443; v

    1. dar, pôr, estabelecer
      1. (Qal)
        1. dar, conceder, garantir, permitir, atribuir, empregar, devotar, consagrar, dedicar, pagar salários, vender, negociar, emprestar, comprometer, confiar, presentear, entregar, produzir, dar frutos, ocasionar, prover, retribuir a, relatar, mencionar, afirmar, esticar, estender
        2. colocar, estabelecer, fixar, impor, estabelecer, designar, indicar
        3. fazer, constituir
      2. (Nifal)
        1. ser dado, ser concedido, ser providenciado, ser confiado a, ser garantido a, ser permitido, ser emitido, ser publicado, ser afirmado, ser designado
        2. ser estabelecido, ser posto, ser feito, ser imposto
      3. (Hofal)
        1. ser dado, ser concedido, ser abandonado, ser entregue
        2. ser colocado sobre

    עֹולָם


    (H5769)
    ʻôwlâm (o-lawm')

    05769 עולם ̀owlam ou עלם ̀olam

    procedente de 5956; DITAT - 1631a; n m

    1. longa duração, antigüidade, futuro, para sempre, sempre, eternamente, para todos os tempos, perpétuo, velho, antigo, mundo
      1. tempo antigo, longo tempo (referindo-se ao passado)
      2. (referindo-se ao futuro)
        1. para sempre, sempre
        2. existência contínua, perpétuo
        3. contínuo, futuro indefinido ou sem fim, eternidade