Enciclopédia de Salmos 117:1-1

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

sl 117: 1

Versão Versículo
ARA Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos.
ARC LOUVAI ao Senhor todas as nações, louvai-o todos os povos.
TB Louvai a Jeová, todas as nações;
HSB הַֽלְל֣וּ אֶת־ יְ֭הוָה כָּל־ גּוֹיִ֑ם שַׁ֝בְּח֗וּהוּ כָּל־ הָאֻמִּֽים׃
BKJ Louvai o SENHOR, todas vós nações, louvai-o todos vós povos.
LTT Louvai ao SENHOR, ó todas as nações, louvai-O, ó todos os povos.
BJ2 Aleluia! Louvai a Iahweh, nações todas, glorificai-o, todos os povos!
VULG Alleluja. Confitemini Domino, quoniam bonus, quoniam in sæculum misericordia ejus.

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Salmos 117:1

Salmos 66:1 Louvai a Deus com brados de júbilo, todas as terras.
Salmos 66:4 Toda a terra te adorará, e te cantará louvores, e cantará o teu nome. (Selá)
Salmos 67:3 Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.
Salmos 86:9 Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.
Salmos 148:11 reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra;
Salmos 150:6 Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!
Isaías 24:15 Por isso, glorificai ao Senhor nos vales e nas ilhas do mar, ao nome do Senhor, Deus de Israel.
Isaías 42:10 Cantai ao Senhor um cântico novo e o seu louvor, desde o fim da terra, vós que navegais pelo mar e tudo quanto há nele; vós, ilhas e seus habitantes.
Romanos 15:11 E outra vez: Louvai ao Senhor, todos os gentios, e celebrai-o todos os povos.
Apocalipse 5:9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;
Apocalipse 7:9 Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;
Apocalipse 15:4 Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso, todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Salmos Capítulo 117 do versículo 1 até o 2
SALMO 117: DOXOLOGIA, 117:1-2

Este salmo de pura doxologia é o mais breve do Saltério, levando alguns estudiosos a concluir que é um fragmento separado do seu contexto original. Ele fica melhor sozinho do que quando vinculado ao salmo anterior ou posterior. Kirkpatrick diz: "Ele é, no sen-tido mais verdadeiro, um salmo messiânico, e é citado por Paulo em Romanos 15:11 como algumas das escrituras que predisseram a extensão da misericórdia de Deus aos gentios em Cristo".32

Todas as nações (a mesma palavra traduzida como "gentios" ou "pagãos" em mui-tos textos) devem louvar ao SENHOR (1) e todos os povos devem celebrá-lo e exaltá-lo (um termo hebraico diferente é usado na segunda exortação para louvar) ; "Louvai ao Senhor, todos os gentios; e celebrai-o todos os povos" (Rm 15:11).

Sua benignidade é chesed, "amor imutável" (RSV) ou graça (cf.comentário em 17.7). A verdade (fidelidade) do Senhor é para sempre. Louvai ao Senhor é "Aleluia" (Hallelu-Yah).


Champlin

Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin é cristão de cunho protestante
Champlin - Comentários de Salmos Capítulo 117 versículo 1
Este salmo, o mais breve de todos, é um hino de dimensões universais. A misericórdia do SENHOR para com Israel deve provocar admiração e louvor em todos os povos. Acerca do grupo ao qual pertence o Sl 117:1, ver Sl 113:1,Sl 117:1 Rm 15:11.

Genebra

Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Genebra - Comentários de Salmos Capítulo 117 do versículo 1 até o 2
*

Sl 117

Este é o mais breve capítulo da Bíblia; mas os louvores exuberantes deste cântico atingem todas as nações. Paulo usou este salmo a fim de mostrar que as nações compartilham das promessas feitas aos patriarcas (Rm 15:7-11).

* 117:1

vós todos os gentios. A chamada ao louvor propaga-se de Israel para todas as nações da terra.

* 117:2

mui grande é a sua misericórdia. Especificamente, o amor vinculado à sua aliança. Este versículo, embora use um vocabulário diferente, pode ser visto como uma meditação da verdade expressa em Êx 34:6. Celebra o relacionamento de Deus com o seu povo, segundo a sua aliança.



Matthew Henry

Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
Matthew Henry - Comentários de Salmos Capítulo 117 do versículo 1 até o 2
117:1, 2 O Salmo 117 não só é o capítulo mais curto da Bíblia, mas também o que está no centro da Bíblia. Em Rm 15:11, Paulo cita este salmo para mostrar que a salvação de Deus é para todo seu povo, não só para os judeus.

117.1, 2 Há dito alguma vez: "Não posso pensar em nada que Deus tenha feito por mim. Não sei como elogiá-lo?" Este salmo nos dá duas razões para elogiar a Deus: sua grande misericórdia para nós e sua fidelidade eterna. Embora não tenha feito nada mais por nós, seguirá sendo digno de supremo louvor.


Wesley

Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
Wesley - Comentários de Salmos Capítulo 117 do versículo 1 até o 2
Sl 117:1 Paulo cita este versículo, juntamente com os outros para demonstrar que há uma forte antecipação no Antigo Testamento do caráter universal do evangelho; portanto, não deve haver distinção entre judeus e gentios.

II. A PROCLAMAÇÃO (Sl. 117: 2)

2 porque a sua benignidade é grande para conosco;

E a verdade do Senhor dura para sempre.

Louvai ao Senhor.

Existem apenas dois pontos principais para a mensagem, e eles são pontos bem conhecidos os salmistas. Ponto um é a grandeza de Deus misericórdia. Ponto dois é a natureza eterna da Sua verdade. Paganismo não tem nenhuma mensagem comparável a isso. Para esta mensagem pode levar todos os homens a Deus. A conclusão Louvai o Senhor é uma resposta adequada a essa boa notícia.


Russell Shedd

Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
Russell Shedd - Comentários de Salmos Capítulo 117 do versículo 1 até o 2
117.1.2 Este salmo, o mais curto capítulo da Bíblia, retoma a palavra "Aleluia", que é o desfecho do Sl 116:0, e aplica aquela conclusão individual à raça humana inteira, convidando todos a participarem das experiências ali narradas.

NVI F. F. Bruce

Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
NVI F. F. Bruce - Comentários de Salmos Capítulo 117 do versículo 1 até o 2
Sl 117:0 - MIL LÍNGUAS

Esse é o salmo mais curto no Saltério. E um hino de louvor cantado pela comunidade israelita. Extrai o seu tema do texto predileto do Israel pós-exílico, Ex 34:6, a descrição de Deus como aquele cujo amor leal por nós é imenso. Javé havia se revelado de uma vez por todas a seu povo como o Deus que faz promessas de amor e graça e as cumpre. E impossível exagerar no louvor a ele. De forma retórica, eles incluem a ajuda de todas as nações, desejando que “mil línguas”, por assim dizer, cantem o “louvor ao grande Redentor” (Charles Wesley). Involuntariamente espalham pelo mundo um convite que mais tarde tornou possível a participação dos gentios na graça da aliança (conforme Rm 15:8-45). Os coralistas em potencial contratados por Israel mais tarde seriam parceiros de fé.

v. 2. imenso-, literalmente “forte” (BJ), como em 103.11. O cristão é lembrado da prova final do amor de Deus que é “tão forte quanto a morte” (Ct 8:6) e até mais forte (Rm 8:37; 1Co 15:55-46).


Moody

Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
Moody - Introdução ao Capítulo 107 do Livro de Salmos

LIVRO V. Salmos 107-150

O quinto livro da divisão quíntupla inclui diversas coleções menores ou grupos de salmos. Os Salmos dos Degraus (120-134) e os Salmos das Aleluias (111-113 105:117-146-150) são evidentemente os núcleos em cujo redor outros salmos foram agrupados. Antes da divisão quíntupla, havia provavelmente um arranjo triplo no qual os Livros 4 e V constituíam uma glande coleção. Um propósito litúrgico global está evidente de ponta à ponta, resultando em um profundo senso de culto público, que culmina nas palavras finais do Sl 150:1: "Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!"


Francis Davidson

O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
Francis Davidson - Comentários de Salmos Capítulo 117 do versículo 1 até o 2
Sl 117:0. Seu lato escopo contrabalança a oração individual de Sl 116:0. Todas as nações; isto é, todos os gentios, cada um (note-se Rm 15:11). Grande para conosco; lit., "tem prevalecido e tem-se provado poderoso a nosso favor"; gabhar, palavra também usada em Sl 103:11, é traduzida como "prevaleceram" em Gn 7:18 e segs. (cfr. Rm 5:20-45). Os atributos divinos de verdade e misericórdia são respectivamente associados aos judeus e aos gentios por Paulo, em Rm 15:8; entre outros salmos de ponto de vista mundial, podem ser mencionados os Sl 47 e Sl 67.

Dicionário

Louvar

verbo transitivo direto e pronominal Exaltar glórias a algo ou alguém; glorificar: louvar a Deus; o trabalho realizado pela humanista é de se louvar!
Dispensar elogios a alguém, exaltar seus méritos: louvar um poeta; o professor louvou-se ao ser premiado.
verbo transitivo direto Assumir como bendito; reconhecer a generosidade de alguém: o catolicismo louva santos.
verbo pronominal Vangloriar-se das próprias qualidades ou realizações; vangloriar-se, jactar-se: louvava-se de ter conseguido o primeiro lugar.
Pautar-se no ponto de vista de outra pessoa: a diretora louvou-se citando palavras de outras colegas.
Expressar esperança, fervor em relação a alguma coisa: desanimado louva-se nos feitos de outras pessoas.
expressão Louvar-se em. Apoiar suas afirmações na autoridade de alguém: louvo-me em mestres do assunto.
Etimologia (origem da palavra louvar). Do latim laudare.

Nações

nação | s. f. | s. f. pl.
Será que queria dizer nações?

na·ção
nome feminino

1. Conjunto de indivíduos habituados aos mesmos usos, costumes e língua.

2. Estado que se governa por leis próprias.

3. Casta, raça.

4. Naturalidade, pátria.


nações
nome feminino plural

5. Religião Gentio, pagão (em relação aos israelitas).


direito das nações
Direito internacional.


Nações Designação geral dos povos não-israelitas (Ex 34:24; Lc 24:47). “Nação”, no singular, é usado também para Israel (Gn 12:2; Ex 19:6).

Nações Ver Gentios.

Povos

povo | s. m. | s. m. pl.

po·vo |ô| |ô|
(latim populus, -i)
nome masculino

1. Conjunto dos habitantes de uma nação ou de uma localidade. = POPULAÇÃO

2. Pequena povoação.

3. Lugarejo.

4. Aglomeração de pessoas. = GENTE

5. Figurado Grande número, quantidade.

6. História Estrato da população que não pertencia nem ao clero, nem à nobreza. = PLEBE


povos
nome masculino plural

7. As nações.


povo miúdo
Classe inferior da sociedade. = ARRAIA-MIÚDA, PLEBE

Plural: povos |ó|.

Senhor

substantivo masculino Proprietário, dono absoluto, possuidor de algum Estado, território ou objeto.
História Aquele que tinha autoridade feudal sobre certas pessoas ou propriedades; proprietário feudal.
Pessoa nobre, de alta consideração.
Gramática Forma de tratamento cerimoniosa entre pessoas que não têm intimidade e não se tratam por você.
Soberano, chefe; título honorífico de alguns monarcas.
Figurado Quem domina algo, alguém ou si mesmo: senhor de si.
Dono de casa; proprietário: nenhum senhor manda aqui.
Pessoa distinta: senhor da sociedade.
Antigo Título conferido a pessoas distintas, por posição ou dignidade de que estavam investidas.
Antigo Título de nobreza de alguns fidalgos.
Antigo O marido em relação à esposa.
adjetivo Sugere a ideia de grande, perfeito, admirável: ele tem um senhor automóvel!
Etimologia (origem da palavra senhor). Do latim senior.onis.

o termo ‘Senhor’, no A.T., paraexprimir Jeová, está suficientemente compreendido nesta última palavra – e, como tradução de ãdôn, não precisa de explicação. Em Js 13:3, e freqüentemente em Juizes e Samuel, representa um título nativo dos governadores dos filisteus, não se sabendo coisa alguma a respeito do seu poder. o uso de ‘Senhor’ (kurios), no N.T., é interessante, embora seja muitas vezes de caráter ambíguo. Nas citações do A.T., significa geralmente Jeová, e é também clara a significaçãoem outros lugares (*vejag. Mt 1:20). Mas, fora estas citações, há muitas vezes dúvidas sobre se a referência é a Deus como tal (certamente Mc 5:19), ou ao Salvador, como Senhor e Mestre. Neste último caso há exemplos do seu emprego, passando por todas as gradações: porquanto é reconhecido Jesus, ou como Senhor e Mestre no mais alto sentido (Mt 15:22 – e geralmente nas epístolas – *veja 1 Co 12.3), ou como doutrinador de grande distinção (Mt 8:21 – 21.3), ou ainda como pessoa digna de todo o respeito (Mt 8:6). Deve-se observar que kurios, termo grego equivalente ao latim “dominus”, era o título dado ao imperador romano em todas as terras orientais, em volta do Mediterrâneo. E isto serve para explicar o fato de aplicarem os cristãos ao Salvador esse título, querendo eles, com isso, acentuar na sua mente e na das pessoas que os rodeavam a existência de um império maior mesmo que o de César. Com efeito, o contraste entre o chefe supremo do império romano e Aquele que é o Senhor de todos, parece apoiar muitos dos ensinamentos do N.T. Algumas vezes se usa o termo ‘Senhor’ (Lc 2:29At 4:24, etc.) como tradução de despõtes, que significa ‘dono, amo’, sugerindo, quando se emprega a respeito dos homens, que ao absoluto direito de propriedade no mundo antigo estava inerente uma verdadeira irresponsabilidade. (*veja Escravidão.)

[...] o Senhor é a luz do mundo e a misericórdia para todos os corações.
Referencia: LIMA, Antônio• Vida de Jesus: baseada no Espiritismo: estudo psicológico• 5a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2002• - Pelo Evangelho


Senhor
1) (Propriamente dito: hebr. ADON; gr. KYRIOS.) Título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos (Sl 97:5; Rm 14:4-8). No NT, “Senhor” é usado tanto para Deus, o Pai, como para Deus, o Filho, sendo às vezes impossível afirmar com certeza de qual dos dois se está falando.


2) (hebr. ????, YHVH, JAVÉ.) Nome de Deus, cuja tradução mais provável é “o Eterno” ou “o Deus Eterno”. Javé é o Deus que existe por si mesmo, que não tem princípio nem fim (Ex 3:14; 6.3). Seguindo o costume que começou com a SEPTUAGINTA, a grande maioria das traduções modernas usa “Senhor” como equivalente de ????, YHVH (JAVÉ). A RA e a NTLH hoje escrevem “SENHOR”. A forma JAVÉ é a mais aceita entre os eruditos. A forma JEOVÁ (JEHOVAH), que só aparece a partir de 1518, não é recomendável por ser híbrida, isto é, consta da mistura das consoantes de ????, YHVH, (o Eterno) com as vogais de ???????, ADONAI (Senhor).


Senhor Termo para referir-se a YHVH que, vários séculos antes do nascimento de Jesus, havia substituído este nome. Sua forma aramaica “mar” já aparecia aplicada a Deus nas partes do Antigo Testamento redigidas nesta língua (Dn 2:47; 5,23). Em ambos os casos, a Septuaginta traduziu “mar” por “kyrios” (Senhor, em grego). Nos textos de Elefantina, “mar” volta a aparecer como título divino (pp. 30 e 37). A. Vincent ressaltou que este conteúdo conceitual já se verificava no séc. IX a.C. Em escritos mais tardios, “mar” continua sendo uma designação de Deus, como se vê em Rosh ha-shanah 4a; Ber 6a; Git 88a; Sanh 38a; Eruv 75a; Sab 22a; Ket 2a; Baba Bat 134a etc.

Em algumas ocasiões, Jesus foi chamado de “senhor”, como simples fórmula de cortesia. Ao atribuir a si mesmo esse título, Jesus vai além (Mt 7:21-23; Jo 13:13) e nele insere referências à sua preexistência e divindade (Mt 22:43-45; Mc 12:35-37; Lc 20:41-44 com o Sl 110:1). Assim foi também no cristianismo posterior, em que o título “Kyrios” (Senhor) aplicado a Jesus é idêntico ao empregado para referir-se a Deus (At 2:39; 3,22; 4,26 etc.); vai além de um simples título honorífico (At 4:33; 8,16; 10,36; 11,16-17; Jc 1:1 etc.); supõe uma fórmula cúltica própria da divindade (At 7:59-60; Jc 2:1); assim Estêvão se dirige ao Senhor Jesus no momento de sua morte, o autor do Apocalipse dirige a ele suas súplicas e Tiago acrescenta-lhe o qualificativo “de glória” que, na verdade, era aplicado somente ao próprio YHVH (Is 42:8). Tudo isso permite ver como se atribuíam sistematicamente a Jesus citações veterotestamentárias que originalmente se referiam a YHVH (At 2:20ss.com Jl 3:1-5).

Finalmente, a fórmula composta “Senhor dos Senhores” (tomada de Dt 10:17 e referente a YHVH) é aplicada a Jesus e implica uma clara identificação do mesmo com o Deus do Antigo Testamento (Ap 7:14; 19,16). Tanto as fontes judeu-cristãs (1Pe 1:25; 2Pe 1:1; 3,10; Hc 1:10 etc.) como as paulinas (Rm 5:1; 8,39; 14,4-8; 1Co 4:5; 8,5-6; 1Ts 4:5; 2Ts 2:1ss. etc.) confirmam essas assertivas.

W. Bousset, Kyrios Christos, Nashville 1970; J. A. Fitzmyer, “New Testament Kyrios and Maranatha and Their Aramaic Background” em To Advance the Gospel, Nova York 1981, pp. 218-235; L. W. Hurtado, One God, One Lord: Early Christian Devotion and Ancient Jewish Monotheism, Filadélfia 1988; B. Witherington III, “Lord” em DJG, pp. 484-492; O. Cullmann, o. c.; C. Vidal Manzanares, “Nombres de Dios” en Diccionario de las tres...; Idem, El judeo-cristianismo...; Idem, El Primer Evangelio...


Strongs

Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
Salmos 117: 1 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

Louvai ao SENHOR, ó todas as nações, louvai-O, ó todos os povos.
Salmos 117: 1 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

H1471
gôwy
גֹּוי
nação, povo
(of the Gentiles)
Substantivo
H1984
hâlal
הָלַל
brilhar
(and commended)
Verbo
H3068
Yᵉhôvâh
יְהֹוָה
o Senhor
(the LORD)
Substantivo
H3605
kôl
כֹּל
cada / todo
(every)
Substantivo
H523
ʼummah
אֻמַּה
pessoas / gente
(people)
Substantivo
H7623
shâbach
שָׁבַח
acalmar, apaziguar, tranq:ilizar
(glory)
Verbo
H853
ʼêth
אֵת
-
( - )
Acusativo


גֹּוי


(H1471)
gôwy (go'-ee)

01471 גוי gowy raramente (forma contrata) גי goy

aparentemente procedente da mesma raiz que 1465; DITAT - 326e n m

  1. nação, povo
    1. nação, povo
      1. noralmente referindo-se a não judeus
      2. referindo-se aos descendentes de Abraão
      3. referindo-se a Israel
    2. referindo-se a um enxame de gafanhotos, outros animais (fig.) n pr m
    3. Goim? = “nações”

הָלַל


(H1984)
hâlal (haw-lal')

01984 הלל halal

uma raiz primitiva, grego 239 αλληλουια; DITAT - 499,500; v

  1. brilhar
    1. (Qal) brilhar (fig. do favor de Deus)
    2. (Hifil) luzir
  2. louvar, vangloriar, ser vaidoso
    1. (Qal)
      1. ser vaidoso
      2. vaidosos, arrogantes (participle)
    2. (Piel)
      1. louvar
      2. gabar-se, jactar-se
    3. (Pual)
      1. ser louvado, ser considerado louvável, ser elogiado, ser digno de louvor
    4. (Hitpael) gabar-se, gloriar, vangloriar
    5. (Poel) fazer de bobo, zombar
    6. (Hitpoel) agir loucamente, comportar-se como louco

יְהֹוָה


(H3068)
Yᵉhôvâh (yeh-ho-vaw')

03068 יהוה Y ehovaĥ

procedente de 1961; DITAT - 484a; n pr de divindade Javé = “Aquele que existe”

  1. o nome próprio do único Deus verdadeiro
    1. nome impronunciável, a não ser com a vocalização de 136

כֹּל


(H3605)
kôl (kole)

03605 כל kol ou (Jr 33:8) כול kowl

procedente de 3634; DITAT - 985a; n m

  1. todo, a totalidade
    1. todo, a totalidade de
    2. qualquer, cada, tudo, todo
    3. totalidade, tudo

אֻמַּה


(H523)
ʼummah (oom-maw')

0523 אמה ’ummah

procedente do mesmo que 517; DITAT - 115e; n f

  1. povo, tribo, nação

שָׁבַח


(H7623)
shâbach (shaw-bakh')

07623 שבח shabach

uma raiz primitiva; DITAT - 2312,2313; v.

  1. acalmar, apaziguar, tranq:ilizar
    1. (Piel) apazigar, acalmar
    2. (Hifil) acalmando (particípio)
  2. enaltecer, louvar, elogiar
    1. (Piel)
      1. enaltecer, louvar (a Deus)
      2. elogiar, celebrar (os mortos)
    2. (Hitpael) jactar-se

אֵת


(H853)
ʼêth (ayth)

0853 את ’eth

aparentemente uma forma contrata de 226 no sentido demonstrativo de entidade; DITAT - 186; partícula não traduzida

  1. sinal do objeto direto definido, não traduzido em português mas geralmente precedendo e indicando o acusativo