Enciclopédia de Salmos 27:12-12

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

sl 27: 12

Versão Versículo
ARA Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade.
ARC Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.
TB Não me entregues à vontade dos meus adversários
HSB אַֽל־ תִּ֭תְּנֵנִי בְּנֶ֣פֶשׁ צָרָ֑י כִּ֥י קָֽמוּ־ בִ֥י עֵֽדֵי־ שֶׁ֝֗קֶר וִיפֵ֥חַ חָמָֽס׃
BKJ Não me entregues à vontade de meus inimigos; porque falsos testemunhos são levantados contra mim, e tais como expirar crueldade.
LTT Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que pela boca expiram crueldade.
BJ2 não me entregues à vontade dos meus adversários, pois contra mim se levantaram falsas testemunhas, respirando violência.

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Salmos 27:12

Êxodo 20:16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
I Samuel 22:9 Então, respondeu Doegue, o edomita, que também estava com os criados de Saul, e disse: Ao filho de Jessé vi vir a Nobe, a Aimeleque, filho de Aitube,
I Samuel 26:19 Ouve, pois, agora, te rogo, ó rei, meu senhor, as palavras de teu servo: Se o Senhor te incita contra mim, cheire ele a oferta de manjares; porém, se são os filhos dos homens, malditos sejam perante o Senhor; pois eles me têm repelido hoje, para que eu não fique apegado à herança do Senhor, dizendo: Vai, serve a outros deuses.
II Samuel 16:7 E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue e homem de Belial!
Salmos 25:19 Olha para os meus inimigos, pois se vão multiplicando e me aborrecem com ódio cruel.
Salmos 31:8 E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso.
Salmos 35:11 Falsas testemunhas se levantaram; depuseram contra mim coisas que eu não sabia.
Salmos 35:25 Não digam em seu coração: Eia, sus, alma nossa! Não digam: Nós o havemos devorado!
Salmos 38:16 Porque dizia eu: Ouve-me, para que se não alegrem de mim; quando escorrega o meu pé, eles se engrandecem contra mim.
Salmos 41:2 O Senhor o livrará e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.
Salmos 41:11 Por isto conheço eu que tu me favoreces: que o meu inimigo não triunfa de mim.
Salmos 140:8 Não cumpras, ó Senhor, ao ímpio os seus desejos; não deixes ir por diante o seu mau propósito, para que não se exalte. (Selá)
Mateus 26:59 Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte,
Atos 6:11 Então, subornaram uns homens para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.
Atos 9:1 E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote
Atos 26:11 E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Salmos Capítulo 27 do versículo 1 até o 14
SALMO 27: Luz DO SOL E SOMBRA, 27:1-14

O Salmo 27 é composto de dois movimentos contrastantes que transmitem emoções muito diferentes. A diferença é tão marcante entre os versículos 1:6-7-14 que alguns têm expressado sua convicção de que temos aqui a combinação de dois salmos escritos por dois autores diferentes ou escritos em períodos muito diferentes na vida do autor. No entanto, G. Campbell Morgan acredita que a diferença é válida pelo fato de que o louvor deveria preceder a oração na ordem da adoração.67 Semelhantemente aos dois salmos pre-cedentes e ao salmo seguinte, o título no texto hebraico está simplesmente como "De Davi"

Embora Oesterley acredite que temos aqui a combinação de dois salmos diferentes, ele diz que "o ponto central nos seus ensinamentos religiosos é o mesmo, embora apre-sentados de diferentes pontos de vista. No primeiro salmo, a fé em Deus, que sustentou o sofredor diante das provações e o ajudou a passar essa situação de forma triunfante, tornou-se mais profunda. No segundo salmo, a vítima, num deplorável estado de deses-pero, cercado por perigos e mergulhado em tristezas, é sustentada somente mediante sua fé em Deus. Assim, quer na alegria ou na dor, na prosperidade ou na adversidade, é a certeza da presença de Deus e seu amor que domina todas as coisas".

  • Louvor (27:1-6)
  • Os primeiros versículos desse salmo são conhecidos por muitos no lindo cenário musical de Frances Allitson: O Senhor é a minha luz e a minha salvação (1). Luz é um dos grandes símbolos que descrevem Deus, tanto no Antigo como no Novo Testamen-to (4.6; Is 10:17; Mq 7:8; Jo 1:4-9; 8.12; 1 Jo 1:5). O SENHOR era para Davi como uma luz brilhando em um lugar escuro, dissipando as sombras, mostrando todas as coisas em suas verdadeiras cores, produzindo alegria e regozijo para o dia e afastando os medos que espreitam no escuro da noite. O SENHOR é a força da minha vida significa literal-mente: "a fortaleza da minha vida" (ARA) ou: "o refúgio da minha vida" (Berkeley, AT Amplificado). Seguro no cuidado de Deus, o salmista não precisa ter medo de coisa alguma.

    A vida não está livre de obstáculos e oposição. Mas os assaltos são agora coisa do passado — ou, se isso representa o louvor em preparação para a petição dos versículos 7:13, ele alimenta uma expectativa confiante em que esses assaltos logo passarão. Para comerem as minhas carnes (2) significa "consumir ou destruir". Tropeçaram e caí-ram indica que eles foram confundidos e falharam no seu ataque. Mesmo um exército acampado em volta do poeta não traria medo (3) ao seu coração. Ainda que a guerra se levantasse contra mim aplica-se primariamente à ameaça de ataques repetidos ao poeta. Mas em tempos de "guerras e rumores de guerra" essas palavras trazem conforto e confiança ao coração do povo de Deus em todo lugar.

    Uma coisa pedi ao Senhor indica as prioridades espirituais na vida do salmista. Ao buscar primeiro o Reino de Deus e sua justiça, todas as coisas necessárias seriam acrescentadas (Mt 6:33). Morar na Casa do SENHOR e contemplar a formosura ("bon-dade", Moffatt) do SENHOR, e aprender no seu templo são o resumo do desejo de Davi. O Anfitrião real provê e protege aqueles que fazem parte da sua casa. Mesmo no AT, Deus era tanto Amabilidade como Lei, tanto Fonte do prazer como do dever. Aprender também significa "ponderar, meditar". A versão Berkeley diz: "Observar a amabilidade do Senhor e meditar em seu templo".

    O salmista é suficientemente realista para saber que nem todos os problemas são resolvidos e nem todas as dificuldades superadas. No dia da adversidade me escon-derá no seu pavilhão ("seu refúgio", AT Amplificado) ; no oculto do seu tabernáculo (tenda) me esconderá; por-me-á sobre uma rocha, como se estivesse protegido em uma fortaleza rochosa invencível (5). A idéia crescente é de total segurança. Sua contraparte no NT encontra-se em Romanos 8:31-38.

    Qualquer que seja a ameaça prolongada, a vitória completa está à vista: Também a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos (6). Ele será exaltado enquan-to seus inimigos serão humilhados. Pelo que oferecerá sacrifício de júbilo no tabernáculo do Senhor — não somente os sacrifícios prescritos e os sacrifícios de grati-dão pela libertação, mas a própria alegria como uma oferta aceitável ao Senhor.

  • Petição (27:7-12)
  • Abruptamente, a atmosfera muda. Ou as circunstâncias se alteraram ou a prepara-ção do louvor está completa, e o salmista se volta para a necessidade do momento (veja a Int. desse salmo). Ouve, SENHOR [...] tem também piedade [...] responde-me (7) é o seu clamor. Questões têm sido levantados acerca da tradução exata do versículo 8, mas a Edi-ção Revista e Corrigida, sem dúvida, apresenta o sentido correto: Quando tu disseste: Buscai o meu rosto, o meu coração te disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei. A Bíblia Anchor traduz da seguinte maneira: "Vem, disse meu coração, busca a minha face; tua face, ó Yahweh, buscarei". Nos voltamos a Deus em oração não de maneira forçada, mas por causa do seu convite. Em obediência à ordem de buscar a face do Senhor, o poeta ora: Não escondas de mim a tua face ("não afastes a tua face como uma rejeição à minha súplica) [...] não me deixes, nem me desampares (9). Deus já era a sua ajuda e o Deus da sua salvação. O texto hebraico coloca a declaração seguinte no tempo pas-sado: Meu pai e minha mãe me desampararam [mas] o SENHOR me recolherá (10). Embora ele seja como uma criança abandonada, o Senhor o adotará e cuidará dele. Instrução, orientação e proteção são então buscadas do alto: Ensina-me [...] guia-me (11) [...]. Não me entregues (12). Falsas testemunhas estavam espalhando calúnia. Elas são como aqueles que respiram crueldade — a crueldade da palavra cortante e mentirosa — uma forma de provação que certamente não é desconhecida hoje em dia.

    3. Paciência (27:13-14)

    Por meio da fé e da paciência o povo de Deus herda a promessa (I-113 6:12). Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria transmite bem a idéia do poder imutável da ver-dadeira fé (13). No entanto, "creio que verei" (ARA) está mais próximo do original. A terra dos viventes é, como o nosso uso comum da expressão indica, esta vida contrastada com o Sheol, o reino dos mortos. A bondade de Deus é conhecida tanto aqui como na vida futura. Porém, a tradução Anchor entende que isso é uma declaração de fé explícita na vida futu-ra: "No Vencedor confio, para contemplar a beleza de Yahweh na terra da vida eterna".

    A ordem final do salmo é esperar no SENHOR (14), tanto no sentido da continuidade na oração como na espera paciente pela resposta. Anima-te, e ele fortalecerá o teu coração significa literalmente: "Seja forte e permita que seu coração seja forte" na con-vicção de que a libertação está próxima. Espera, pois, no SENHOR. Sua vinda nunca é tarde demais para aqueles que esperam nele.


    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de Salmos Capítulo 27 do versículo 1 até o 14
    *

    27:1

    a minha luz. Deus nos confere clareza, ordem e compreensão, ao passo que as trevas são más e caóticas. Ver Na 1.8, onde a derrota do inimigo é demonstrada por ter sido o mesmo empurrado até às trevas. Ver também "Deus é Luz: Santidade e Justiça Divinas", índice.

    * 27:2

    para me destruir. O adversário buscava o mal do salmista. Essa expressão também tem um sentido figurado, "caluniar-me".

    * 27:4

    na Casa do SENHOR. O lugar onde a presença de Deus se manifestava era um lugar de proteção do inimigo.

    * 27:5

    elevar-me-á. Acima de toda a tribulação.

    * 27:6

    sacrifício de júbilo. O salmista grita por causa da vitória, visto que o Senhor o tinha salvado.

    * 27:8

    a minha presença. Buscar a presença de Deus é buscar comunhão íntima com ele.

    * 27:9

    Não me escondas, Senhor, a tua face. O salmista reconheceu que por maior que fosse o seu desejo, ele só podia ver o rosto de Deus se Deus o revelasse.

    * 27:13

    a bondade do SENHOR. O autor sacro confiava na vindicação divina estando ele ainda vivo.

    * 27:14

    Espera pelo SENHOR. Ver referência lateral. Seu conselho era: "Em meio à atual tribulação, não desista; dá a Deus tempo para responder".


    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de Salmos Capítulo 27 do versículo 1 até o 14
    27:1 O temor é uma sombra negra que nos envolve e finalmente nos aprisiona dentro de nós mesmos. Cada um de nós fomos prisioneiros do temor em um momento dado: temor ao rechaço, a ser mal interpretados, à insegurança, à enfermidade e inclusive à morte. Mas se pode vencer o temor por meio da luz libertadora do Senhor que nos dá salvação. Se quer dissipar a escuridão do temor em sua vida, recorde junto com o salmista que o Senhor é sua luz e sua salvação.

    27:4 Ao dizer "a casa do Jeová" e "seu templo", Davi pôde estar refiriéndose ao tabernáculo do Gabaón, ao santuário que tinha levantado para guardar o arca do pacto ou ao templo que seu filho Salomão construiria. Davi provavelmente tinha o templo em mente já que tinha esboçado muitos planos para sua construção (I Crônicas 22). Entretanto, pôde ter usado a palavra tempero para referir-se à presença do Senhor". Seu desejo maior era viver cada dia de sua vida na presença de Deus. Tristemente, este não é o desejo maior de muitos que dizem ser crentes. Mas aqueles que podem viver diariamente na presença de Deus poderão fazê-lo eternamente.

    27:10 Muitos tiveram a triste experiência de ser abandonados por seu pai ou sua mãe. Os lares destruídos, as diferenças de crença, o vício das drogas ou o álcool, e até o isolamento sicológico podem deixar aos meninos afetados por esta perda. Esta dor pode persistir até sendo adultos. Deus pode ocupar esse lugar em nossas vidas, encher esse vazio e sanar essa ferida. O pode nos dirigir para adultos que podem ser para nós pais ou mães. O amor de Deus basta para tudo.

    27:13 A "terra dos viventes" significa simplesmente esta vida. É óbvio que Davi estava passando por uma prova, mas tinha a confiança de que nesta vida presente Deus o ajudaria a sair do apuro.

    27:14 Davi sabia por experiência o que significava esperar ao Senhor. Tinha sido ungido rei à idade de dezesseis anos, mas não foi rei mas sim até que teve trinta. Enquanto isso, o ciumento rei Saul o esteve perseguindo por todo o deserto. Davi teve que esperar em Deus quanto ao cumprimento de sua promessa de que algum dia seria rei. Mais tarde, depois de converter-se em rei, viu-se açoitado pelo Absalón, seu filho rebelde.

    Esperar em Deus não é fácil. Freqüentemente parece que não está respondendo a nossas orações ou que não compreende a urgência de nossa situação. Essa classe de pensamento implica que Deus não leva as rédeas ou que não é justo. Mas vale a pena esperar em Deus. Lm 3:24-26 nos faz um chamado à esperança e a esperar no Senhor já que freqüentemente Deus utiliza a espera para nos refrescar, nos renovar e nos ensinar. Use esses momentos de espera para descobrir o que Deus pode estar tratando de lhe ensinar no processo.


    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de Salmos Capítulo 27 do versículo 1 até o 14
    Sl 27:1 ; Jz 15:16 ; 1Sm 14:1. , KJV).

    Essa confiança se transfere para toda a vida. Isso torna o crente sabe que, não importa como as circunstâncias adversas, o lugar mais seguro do mundo para ele é o centro da vontade de Deus. Na vontade de Deus proteção mesmo física é certo, desde que isso pode ser para a glória de Deus. Ele sabe, também, que, se for da vontade de Deus que ele morrer, a morte será mais doce do que a vida. É impossível derrotar aquele que, assim, é maior do que circunstâncias, aquele que diz com confiança, "para mim o viver é Cristo eo morrer é lucro" (Fp 1:21 ). É por isso que Pedro poderia dormir tão profundamente na noite antes de sua execução a que se destinam (At 12:6 ).

    A firme confiança é o melhor tipo de seguro e o melhor remédio.

    II. Para servir a Deus proporciona COMUNHÃO SATISFYING (Sl 27:4 ). Tal desejo parece insensato aquele que não tenha experimentado as alegrias da comunhão com o Divino. Mas não é assim com Davi; ele podia dizer, com Asafe: "É bom para mim se aproximar de Deus" (Sl 73:28 ).

    Ele dá as suas razões para querer ficar na casa do Senhor: ele queria ver de Deus beleza (v. Sl 27:4 ;) ele queria inquirir no seu templo (v. Sl 27:4 ); ele queria desfrutar dos privilégios de segurança e honra que Deus dá àqueles que o honram (vv. Sl 27:5 , Sl 27:6 ); e ele queria cantar louvores ao Senhor (v. Sl 27:6 ).

    Sem dúvida, Davi tinha em mente o privilégio de estar no santuário terrestre. Um espírito de verdadeiro amor e adoração sincera iria revolucionar atendimento nos serviços da igreja média. Hollow, ritualismo perfunctória receberia uma vitalidade até agora desconhecida. O amante ardente de Deus pode dizer com o salmista: "Fiquei feliz quando eles me disseram: Vamos à casa do Senhor" (Sl 122:1 , de Deus) compaixão (v. Sl 27:10 ), e sua bondade (v. Sl 27:13 ).

    Se tudo compaixão humana deve deixar-a pai e mãe (v. Sl 27:10) seria o último a abandonar um ele sabia que ainda podia confiar em Deus: "Suas misericórdias não têm fim. Renovam-se cada manhã; Grande é a tua fidelidade "( Lm 3:23 ).

    IV. Deus dá a seus servos COMFORT (Sl 27:13) -mesmo ele quem matou Golias tinha esses momentos! Eu tinha desmaiado, se não cresse . Fé fez a diferença.

    A lembrança do método pelo qual ele havia conhecido emergências no passado trouxe uma nova onda de esperança para as necessidades iminentes. Sua esperança está em Deus. Ele ouve o sussurro Espírito, Espere por Jeová: esperar na porta de Deus com a oração; esperar a Seus pés com humildade; esperar em Sua mesa com o serviço; esperar pelo Seu janela com expectativa. Sim, tu esperar por Jeová .


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de Salmos Capítulo 27 do versículo 1 até o 14
    27.1- 6 Revela-se a fé profunda desse homem de Deus.
    27.1 Deus, além de conceder-nos luz, salvação e fortaleza, Ele mesmo já é, pessoalmente, nossa luz, salvação e fortaleza, e por isso nada tememos.
    27.2 Urna olhada para o passado era o suficiente para ver como Deus sempre o tinha libertado de tolos aqueles que o quiseram lesar.
    27.3 À luz daquilo que Deus fizera no passado, Davi confia, que, seja qual for a emergência, Deus nunca deixará de acudi-lo.

    27.4 Esse sincero desejo de Davi era um dos elementos que desenvolveram sua profunda confiança no Senhor. Era um homem com propósitos bem definidos, e nós também devemos ter o supremo desejo de viver na mais íntima comunhão com Deus (conforme Gn 3:8 e 1Jo 1:3). Uma das nossas maiores necessidades é contemplar a beleza do Senhor (Cl 3:1-51).

    27:8-10 Implorando a presença divina, na hora difícil, se reaviva em Davi a certeza que Deus nunca o abandonará (conforme Is 49:14-23).

    27.11,12 Pede a proteção e a direção divinas, "Ensina-me... guia-me... não me deixes". 27.13,14 Espera-nos a derrota espiritual, se não alimentarmos, a exemplo de Davi, uma fé robusta e suficiente para, diariamente, contemplarmos a bondade do Senhor. Para isto, devemos "esperar", "ter bom ânimo", "fortificar-nos".


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de Salmos Capítulo 27 do versículo 1 até o 14
    Sl 27:0) e de salvação (conforme Is 58:8). A “Luz de Israel” (Is 10:17,Is 60:20) também é a fonte de vida e salvação do indivíduo (conforme Sl 18:28). v. 2. para destruir-me: a NIV traz “para me caluniar” com base em Ez 3:8; Ez 6:24, mas o TM (“para devorar a minha carne”; conforme nota de rodapé da NVI) faz sentido aqui: os seus inimigos são como feras selvagens dispostas a destruí-lo completamente (conforme 7.2; 14.4; 17.12). eles: enfático, v. 3. exército: lit. “acampamento”. v. 4. V.comentário Dt 23:6. casa [...] templo: v.comentário Dt 5:7. bondade-, algumas versões trazem “beleza” (NIV) ou “doçura” (BJ) (conforme 90.17); o esplendor do templo e a adoração nele realizada refletiam o caráter de Javé. buscar, lit. “examinar”, provavelmente “buscar um oráculo” (i.e., uma resposta ou decisão divina), v. 5. Conforme 91.1ss. habitação [heb. sukkãh] [...] tabernáculo: aqui provavelmente uma referência ao santuário (v. 6; cf.

    76.2), um lugar de asilo (conforme Êx 21:13,14; Nu 35:9-4; Dt 4:41ss; 19:4-13; lRs 1.50). v. 6. tabernáculo: v.comentário Dt 15:1.

    v. 8. E difícil traduzir o TM com exatidão. O hebraico traz “A ti o meu coração diz: Busca a minha face; tua face, Javé, buscarei”. A BJ faz uso de emenda aqui (“Procura sua face”). buscarei: provavelmente por meio de sacrifícios (conforme 2Cr 11:16). face-, v.comentário Dt 4:6. v. 9. Não escondas...: v.comentário Dt 13:1 (cf.

    22.24). v. 10. Não necessariamente literal: um retrato de completo isolamento e solidão (conforme Is 49:15). me acolherá: possivelmente “me adotará”, v. 11. Temos também diversas melodias em português com essas palavras: “Ensina-me teu caminho, Senhor”, caminho: v.comentário Dt 25:4. vereda segura: conforme 26.12. v. 12. capricho: heb. nepes (v.comentário de

    3.2); aqui significando “ganância” (NEB). v. 13. esta certeza eu tenho: o TM traz “a não ser que eu tivesse crido”. Talvez deveríamos entender: “Tenho pavor em pensar o que poderia ter acontecido se eu tivesse crido...”, na terra: a libertação precisa vir nesta vida (conforme 142.5; v. Introdução IV. 1); não há esperança de vindicação e justiça no Sheol (conforme 88.5,10). v. 14. Espere: a certeza de que alguma hora a resposta viria (conforme 40.1) dava força ao salmista para a persistência (cf. Is 40:31).


    Moody

    Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
    Moody - Comentários de Salmos Capítulo 27 do versículo 7 até o 14

    7-14. Um Grito de Temor e Ansiedade. Ouve, Senhor. Essas palavras mudam completamente a disposição do triunfo para o profundo desespero quando introduzem uma nova situação. Embora o salmista tenha sido abandonado e rejeitado, sua confiança não vacila. Das profundezas do desespero, ele se recorda que precisa ter paciência para esperar que Deus opere a Sua vontade.


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de Salmos Capítulo 27 do versículo 7 até o 12
    c) Uma oração pedindo libertação do perigo (7-12)

    Este apelo, dentro de um cântico de louvor, é uma reminiscência dos momentos de perigo anteriores, uma reversão das exigências da vida, quando ele era perseguido por Saul. Segue-se à descrição de sua situação e de sua necessidade pelo auxílio de Deus (7- - 9a) a afirmação da fidelidade do Senhor (9-10). Esta seção termina com uma oração pedindo orientação e preservação (11-12).


    Dicionário

    Crueldade

    Dicionário Comum
    substantivo feminino Perversidade; qualidade ou condição da pessoa cruel, de quem age com maldade, tirania, fazendo o mal.
    Barbaridade; comportamento ou ação impiedosa, bárbara, sem piedade: não sei quem teve coragem de fazer essa crueldade.
    Rigor; falta de clemência; ação implacável ou comportamento rigoroso: a crueldade do frio.
    Etimologia (origem da palavra crueldade). Do latim crudelitas.atis.
    Fonte: Priberam

    Dicionário da FEB
    [...] é câncer n’alma, já instalado.
    Referencia: FRANCO, Divaldo P• Lampadário espírita• Pelo Espírito Joanna de Ângelis• 7a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 44

    A cruz é também o símbolo dos delitos, que vergam, para um sorvedouro, os pecadores, não os deixando alarem-se ao Firmamento; é o emblema das provas por que têm de passar todos os seres humanos. [...] é o ascensor das almas para as regiões consteladas do Universo [...].
    Referencia: GAMA, Zilda• Dor suprema• Pelo Espírito Victor Hugo• 15a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• - L• 7, cap• 8

    A cruz é também a companheira imprescindível daqueles que empenham a própria vida pelo desenvolvimento da Humanidade.
    Referencia: SCHUBERT, Suely Caldas• Testemunhos de Chico Xavier• 3a ed• Rio de Janeiro: FEB, 1998• - Certas Cruzes – marteladas

    A cruz do Cristo é a do exemplo e do sacrifício, induzindo-nos à subida es piritual, nos domínios da elevação.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Rumo certo• Pelo Espírito Emmanuel• 7a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 59

    Fonte: febnet.org.br

    Entregar

    verbo transitivo direto e bitransitivo Passar para as mãos de alguém; dar algo a alguém; dar: entregar correspondência; entregar cartões para os funcionários.
    Passar algo para alguém mediante pagamento; vender: entregar um bem por dinheiro.
    Devolver algo que não lhe pertencia; restituir: entregar as canetas para os donos; entregar aos filhos seus presentes.
    Denunciar um crime; denunciar: entregar os bandidos para os policiais.
    Dar para que alguém proteja, cuide; cuidar: entregou o filho à mãe.
    verbo pronominal Dedicar por inteiro: entregou-se ao sofrimento.
    Não seguir adiante com; desistir, render: o combatente entregou-se ao adversário.
    Dedicar-se a outra pessoa emotiva ou sexualmente: entregou-se à namorada.
    Etimologia (origem da palavra entregar). Do latim integrare.

    Falsas

    fem. pl. de falso

    fal·so
    (latim falsus, -a, -um)
    adjectivo
    adjetivo

    1. Não verdadeiro; não verídico.

    2. Fingido, simulado.AUTÊNTICO, SINCERO, VERDADEIRO

    3. Enganoso; mentiroso.

    4. Desleal, traidor.

    5. Que foi alvo de falsificação ou de corrupção. = ADULTERADO, FALSIFICADOAUTÊNTICO, GENUÍNO, LEGÍTIMO, VERDADEIRO

    6. Suposto, que não é o que diz verdade.

    adjectivo e nome masculino
    adjetivo e nome masculino

    7. Que ou quem mostra algo que não corresponde àquilo que pensa ou sente. = DISSIMULADO, FINGIDO, HIPÓCRITA

    nome masculino

    8. Vão dissimulado debaixo de uma escada, de um móvel, etc., geralmente usado como esconderijo.

    advérbio

    9. Com falsidade; em falso.


    em falso
    Errando o passo, a pancada, o movimento, etc.


    Levantar

    verbo transitivo direto e pronominal Pôr ao alto; erguer: levantar uma mesa; levantou-se do sofá.
    verbo transitivo direto , bitransitivo e pronominal Erguer do chão; dar mais altura a; apanhar, hastear: levantar uma casa, uma bandeira; levantou um muro na sala; o carro não se levanta sozinho!
    verbo transitivo direto e intransitivo Aumentar a intensidade de; reforçar: levantou a voz; sua voz levantou.
    verbo bitransitivo Levar na direção mais alta; elevar: levantar a cabeça para ver melhor.
    verbo transitivo direto Expor como uma ideia; sugerir: levantar questões.
    Espalhar em várias direções; dispersar: o carro levantou muita poeira.
    Incentivar uma rebelião; revoltar: discursos inflamados levantaram o povo.
    Reunir em grande quantidade; arrecadar: levantar recursos para a igreja.
    Passar a possuir; receber: foi ao banco e levantou vultosa soma.
    Dar por findo; encerrar: levantar a sessão.
    Elogiar muito algo ou alguém; enaltecer: levantou seus feitos no livro.
    Elevar-se nos ares (o avião); voar: levantar voo.
    verbo intransitivo Deixar de chover: o tempo levantou.
    verbo pronominal Pôr-se de pé; erguer-se; acordar: levanto-me cedo.
    Voltar a ter boa saúde: levantei-me depois daquela doença.
    Exaltar-se; manifestar-se: a opinião pública facilmente se levanta.
    Levantar-se contra alguém; insultar: meu filho se levantou contra mim.
    Erguer-se no horizonte: o Sol ainda não se levantou.
    verbo transitivo direto predicativo Eleger uma pessoa em detrimento dos demais: Canudos levantou Antônio Conselheiro seu líder.
    Etimologia (origem da palavra levantar). Do latim levantare, "erguer".

    Não

    advérbio Modo de negar; maneira de expressar uma negação ou recusa: -- Precisam de ajuda? -- Não.
    Expressão de oposição; contestação: -- Seus pais se divorciaram? -- Não, continuam casados.
    Gramática Numa interrogação, pode expressar certeza ou dúvida: -- você vai à festa, não?
    Gramática Inicia uma interrogação com a intenção de receber uma resposta positiva: Não deveria ter chegado antes?
    Gramática Usado repetidamente para enfatizar a negação: não quero não!
    substantivo masculino Ação de recusar, de não aceitar; negativa: conseguiu um não como conselho.
    Etimologia (origem da palavra não). Do latim non.

    advérbio Modo de negar; maneira de expressar uma negação ou recusa: -- Precisam de ajuda? -- Não.
    Expressão de oposição; contestação: -- Seus pais se divorciaram? -- Não, continuam casados.
    Gramática Numa interrogação, pode expressar certeza ou dúvida: -- você vai à festa, não?
    Gramática Inicia uma interrogação com a intenção de receber uma resposta positiva: Não deveria ter chegado antes?
    Gramática Usado repetidamente para enfatizar a negação: não quero não!
    substantivo masculino Ação de recusar, de não aceitar; negativa: conseguiu um não como conselho.
    Etimologia (origem da palavra não). Do latim non.

    Respirar

    Dicionário Comum
    verbo intransitivo Absorver o oxigênio do ar nos pulmões (mamíferos, aves, répteis), nas brânquias (peixes, crustáceos, moluscos), na traquéia (insetos) ou na pele (zoófitos) e expelir o gás carbônico.
    Figurado Viver: ainda respira.
    Figurado Sentir alívio; descansar após trabalho penoso; folgar.
    verbo transitivo Absorver e expelir (o ar); exalar (cheiro), cheirar.
    Figurado Exprimir, manifestar, revelar: tudo aqui respira alegria.
    Fonte: Priberam

    Dicionário Comum
    respirar
    v. 1. Intr. Fisiol. Exercer a função da respiração; receber e expelir, alternadamente, o ar por meio do movimento dos pulmões. 2. tr. dir. Fisiol. Absorver ou expelir por meio da respiração. 3. Intr. Viver. 4. Intr. Conseguir alguns momentos de descanso em trabalhos, aflições, dificuldades etc. 5. tr. dir. Deitar para fora, expelir. 6. tr. dir. Exalar; ter cheiro de; cheirar a. 7. tr. dir. Exprimir, revelar, patentear.
    Fonte: Priberam

    Testemunhar

    verbo transitivo Manifestar por palavras ou atos: testemunhar sua alegria.
    Ser o sinal de: gestos que testemunham viva surpresa.
    verbo intransitivo Servir de testemunha: testemunhar em justiça contra alguém.

    testemunhar
    v. 1. tr. dir. Dar testemunho de; atestar, confirmar, declarar ter visto ou conhecido; testificar. 2. tr. ind. Fazer declaração como testemunha. 3. Intr. Dar testemunho.

    Vontade

    substantivo feminino Determinação; sentimento que leva uma pessoa a fazer alguma coisa, a buscar seus objetivos ou desejos.
    Capacidade individual de escolher ou desejar aquilo que bem entende; faculdade de fazer ou não fazer determinadas ações.
    Capricho; desejo repentino: menino cheio de vontades!
    Desejo físico ou emocional: vontade de dormir; vontade de se apaixonar.
    Empenho; manifestação de entusiasmo e de determinação: guardou sua vontade para o vestibular.
    Deliberação; decisão que uma pessoa expõe para que seja respeitada.
    Prazer; expressão de contentamento: dançava com vontade.
    Etimologia (origem da palavra vontade). Do latim voluntas.atis.

    A vontade é atributo essencial do Espírito, isto é, do ser pensante. Com o auxílio dessa alavanca, ele atua sobre a matéria elementar e, por uma ação consecutiva, reage sobre os seus compostos, cujas propriedades íntimas vêm assim a ficar transformadas.
    Referencia: KARDEC, Allan• O Livro dos médiuns ou Guia dos médiuns e dos evocadores• Trad• de Guillon Ribeiro da 49a ed• francesa• 76a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - it• 131

    A vontade é a participação consciente, esclarecida e responsável da alma que deseja sinceramente melhorar, depois de muito sofrer e de reconhecer suas grandes imperfeições, seus graves erros e imensas deficiências. O trabalho de vencer a si mesmo não é tarefa fácil.
    Referencia: BARCELOS, Walter• Sexo e evolução• 3a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 14

    [...] é uma força considerável, por meio da qual, eles [os Espíritos] agem sobre os fluidos; é pois, a vontade que determina as combinações dos fluidos [...].
    Referencia: DELANNE, Gabriel• O Espiritismo perante a Ciência• Trad• de Carlos 1mbassahy• 4a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• - pt• 4, cap• 3

    [...] faculdade máter, cuja utilização constante e esclarecida tão alto pode elevar o homem. A vontade é a arma por excelência que ele precisa aprender a utilizar e incessantemente exercitar.
    Referencia: DENIS, Léon• Cristianismo e Espiritismo: provas experimentais da sobrevivência• Trad• de Leopoldo Cirne• 14a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 8

    V [...] é a faculdade soberana da alma, a força espiritual por excelência, e pode mesmo dizer-se que é a essência da sua personalidade.
    Referencia: DENIS, Léon• Depois da morte: exposição da Doutrina dos Espíritos• Trad• de João Lourenço de Souza• 25a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - pt• 4, cap• 32

    [...] é a maior de todas as potências; é, em sua ação, comparável ao ímã. A vontade de viver, de desenvolver em nós a vida, atrai-nos novos recursos vitais; tal é o segredo da lei de evolução. A vontade pode atuar com intensidade sobre o corpo fluídico, ativar-lhe as vibrações e, por esta forma, apropriá-lo a um modo cada vez mais elevado de sensações, prepará-lo para mais alto grau de existência. [...] O princípio superior, o motor da existência, é a vontade.
    Referencia: DENIS, Léon• O problema do ser, do destino e da dor: os testemunhos, os fatos, as leis• 28a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - pt• 3, cap• 20

    [...] é, certamente, uma energia de ordem intelectual.
    Referencia: FLAMMARION, Camille• A morte e o seu mistério• Rio de Janeiro: FEB, 2004• 3 v•: v• 1, 6a ed•; v• 2, 5a ed•; v• 3, 5a ed• - v• 1, cap• 3

    [...] é uma faculdade essencialmente imaterial, diferente do que se entende geralmente por propriedades da matéria.
    Referencia: FLAMMARION, Camille• A morte e o seu mistério• Rio de Janeiro: FEB, 2004• 3 v•: v• 1, 6a ed•; v• 2, 5a ed•; v• 3, 5a ed• - v• 1, cap• 5

    [...] uma das maiores potencialidades que existe no ser humano: a vontade.
    Referencia: SCHUBERT, Suely Caldas• Obsessão/desobsessão: profilaxia e terapêutica espíritas• 16a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• - pt• 2, cap• 5

    [...] é atributo essencial do Espírito, isto é, do ser pensante.
    Referencia: SCHUBERT, Suely Caldas• Obsessão/desobsessão: profilaxia e terapêutica espíritas• 16a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• - pt• 2, cap• 6

    [...] é o impacto determinante. Nela dispomos do botão poderoso que decide o movimento ou a inércia da máquina. [...] é, pois, o comando geral de nossa existência. Ela é a manifestação do ser como individualidade, no uso do seu livre-arbítrio. [...]
    Referencia: SCHUBERT, Suely Caldas• Obsessão/desobsessão: profilaxia e terapêutica espíritas• 16a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• - pt• 2, cap• 6

    [...] O princípio superior, o motor da existência, é a vontade. [...]
    Referencia: SOARES, Sílvio Brito• Páginas de Léon Denis• 3a ed• Rio de Janeiro: FEB, 1991• - Ligeiros comentários•••

    [...] é a força principal do caráter, é, numa palavra, o próprio homem. [...]
    Referencia: VINÍCIUS (Pedro de Camargo)• Nas pegadas do Mestre: folhas esparsas dedicadas aos que têm fome e sede de justiça• 10a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - Sursum corda

    [...] Todos temos a vontade por alavanca de luz, e toda criatura, sem exceção, demonstrará a quantidade e o teor da luz que entesoura em si própria, toda vez que chamada a exame, na hora da crise.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Justiça Divina• Pelo Espírito Emmanuel• 11a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2006• - Exames

    [...] a vontade e a confiança do homem são poderosos fatores no desenvolvimento e iluminação da vida.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Pão Nosso• Pelo Espírito Emmanuel• 26a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 113

    A vontade é a gerência esclarecida e vigilante, governando todos os setores da ação mental.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Pensamento e vida• Pelo Espírito Emmanuel• 16a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2006• - cap• 2

    A vontade é sagrado atributo do espírito, dádiva de Deus a nós outros para que decidamos, por nós, quanto à direção do próprio destino.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo• O Espírito da Verdade: estudos e dissertações em torno de O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec• Por diversos Espíritos• 8a ed• Rio de Janeiro: FEB, 1992• - cap• 57


    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    Salmos 27: 12 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que pela boca expiram crueldade.
    Salmos 27: 12 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    H2555
    châmâç
    חָמָס
    ()
    H3307
    yâphêach
    יָפֵחַ
    dividir
    (having divided)
    Verbo - particípio aorista (pretérito não qualificado de um verbo sem referência à duração ou conclusão da ação) passivo - Feminino no Singular nominativo
    H3588
    kîy
    כִּי
    para que
    (that)
    Conjunção
    H408
    ʼal
    אַל
    não
    (not)
    Advérbio
    H5315
    nephesh
    נֶפֶשׁ
    alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão
    (that has)
    Substantivo
    H5414
    nâthan
    נָתַן
    E definir
    (And set)
    Verbo
    H5707
    ʻêd
    עֵד
    testemunha
    (for a witness)
    Substantivo
    H6862
    tsar
    צַר
    estreito, apertado
    (your enemies)
    Adjetivo
    H6965
    qûwm
    קוּם
    levantar, erguer, permanecer de pé, ficar de pé, pôr-se de pé
    (that rose up)
    Verbo
    H8267
    sheqer
    שֶׁקֶר
    mentira, engano, desapontamento, falsidade
    (lying)
    Substantivo


    חָמָס


    (H2555)
    châmâç (khaw-mawce')

    02555 חמס chamac

    procedente de 2554; DITAT- 678a; n m

    1. violência, dano, crueldade, injustiça

    יָפֵחַ


    (H3307)
    yâphêach (yaw-fay'-akh)

    03307 יפח yapheach

    procedente de 3306; DITAT - 891a; adj

    1. uma respirada, expirada, soprada (substantivo)

    כִּי


    (H3588)
    kîy (kee)

    03588 כי kiy

    uma partícula primitiva; DITAT - 976; conj

    1. que, para, porque, quando, tanto quanto, como, por causa de, mas, então, certamente, exceto, realmente, desde
      1. que
        1. sim, verdadeiramente
      2. quando (referindo-se ao tempo)
        1. quando, se, embora (com força concessiva)
      3. porque, desde (conexão causal)
      4. mas (depois da negação)
      5. isso se, caso seja, de fato se, embora que, mas se
      6. mas antes, mas
      7. exceto que
      8. somente, não obstante
      9. certamente
      10. isto é
      11. mas se
      12. embora que
      13. e ainda mais que, entretanto

    אַל


    (H408)
    ʼal (al)

    0408 אל ’al

    uma partícula negativa [ligada a 3808]; DITAT - 90; adv neg

    1. não, nem, nem mesmo, nada (como desejo ou preferência)
      1. não!, por favor não! (com um verbo)
      2. não deixe acontecer (com um verbo subentendido)
      3. não (com substantivo)
      4. nada (como substantivo)

    נֶפֶשׁ


    (H5315)
    nephesh (neh'-fesh)

    05315 נפש nephesh

    procedente de 5314; DITAT - 1395a; n f

    1. alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão
      1. aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser interior do homem
      2. ser vivo
      3. ser vivo (com vida no sangue)
      4. o próprio homem, ser, pessoa ou indivíduo
      5. lugar dos apetites
      6. lugar das emoções e paixões
      7. atividade da mente
        1. duvidoso
      8. atividade da vontade
        1. ambíguo
      9. atividade do caráter
        1. duvidoso

    נָתַן


    (H5414)
    nâthan (naw-than')

    05414 נתן nathan

    uma raiz primitiva; DITAT - 1443; v

    1. dar, pôr, estabelecer
      1. (Qal)
        1. dar, conceder, garantir, permitir, atribuir, empregar, devotar, consagrar, dedicar, pagar salários, vender, negociar, emprestar, comprometer, confiar, presentear, entregar, produzir, dar frutos, ocasionar, prover, retribuir a, relatar, mencionar, afirmar, esticar, estender
        2. colocar, estabelecer, fixar, impor, estabelecer, designar, indicar
        3. fazer, constituir
      2. (Nifal)
        1. ser dado, ser concedido, ser providenciado, ser confiado a, ser garantido a, ser permitido, ser emitido, ser publicado, ser afirmado, ser designado
        2. ser estabelecido, ser posto, ser feito, ser imposto
      3. (Hofal)
        1. ser dado, ser concedido, ser abandonado, ser entregue
        2. ser colocado sobre

    עֵד


    (H5707)
    ʻêd (ayd)

    05707 עד ̀ed

    forma contrata de 5749; DITAT - 1576b; n m

    1. testemunha
      1. testemunha, evidência (referindo-se a coisas)
      2. testemunha (referindo-se a pessoas)

    צַר


    (H6862)
    tsar (tsar)

    06862 צר tsar ou צר tsar

    procedente de 6887; DITAT - 1973a,1973b,1974a,1975a; adj.

    1. estreito, apertado
    2. dificuldades, aflição
    3. adversário, inimigo, opressor
    4. pedra dura, pederneira

    קוּם


    (H6965)
    qûwm (koom)

    06965 קום quwm

    uma raiz primitiva; DITAT - 1999; v.

    1. levantar, erguer, permanecer de pé, ficar de pé, pôr-se de pé
      1. (Qal)
        1. levantar
        2. levantar-se (no sentido hostil)
        3. levantar-se, tornar-se poderoso
        4. levantar, entrar em cena
        5. estar de pé
          1. manter-se
          2. ser estabelecido, ser confirmado
          3. permanecer, resistir
          4. estar fixo
          5. ser válido (diz-se de um voto)
          6. ser provado
          7. está cumprido
          8. persistir
          9. estar parado, estar fixo
      2. (Piel)
        1. cumprir
        2. confirmar, ratificar, estabelecer, impor
      3. (Polel) erguer
      4. (Hitpael) levantar-se, erguer-se
      5. (Hifil)
        1. levar a levantar, erguer
        2. levantar, erigir, edificar, construir
        3. levantar, trazer à cena
        4. despertar, provocar, instigar, investigar
        5. levantar, constituir
        6. fazer ficar em pé, pôr, colocar, estabelecer
        7. tornar obrigatório
        8. realizar, levar a efeito
      6. (Hofal) ser levantado

    שֶׁקֶר


    (H8267)
    sheqer (sheh'-ker)

    08267 שקר sheqer

    procedente de 8266; DITAT - 2461a; n. m.

    1. mentira, engano, desapontamento, falsidade
      1. engano (o que engana ou desaponta ou trai alguém)
      2. engano, fraude, erro
        1. fraudulentamente, erradamente (como advérbio)
      3. falsidade (injúria no testemunho)
        1. testificar falsidade, falso juramento, jurar falsamente
      4. falsidade (referindo-se a profetas falsos ou iludidos)
      5. mentira, falsidade (em geral)
        1. língua falsa
      6. em vão