Enciclopédia de Salmos 60:5-5

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

sl 60: 5

Versão Versículo
ARA Para que os teus amados sejam livres, salva com a tua destra e responde-nos.
ARC Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos;
TB Para que os teus amados sejam livres,
HSB לְ֭מַעַן יֵחָלְצ֣וּן יְדִידֶ֑יךָ הוֹשִׁ֖יעָה יְמִֽינְךָ֣ ועננו [וַעֲנֵֽנִי׃]
BKJ Que os teus amados possam ser libertos; salva com a tua mão direita, e ouve-me.
LTT Para que os Teus amados sejam libertados, salva-nos com a Tua mão- direita, e ouve-nos;
BJ2 Mostraste duras coisas ao teu povo, fizeste-nos beber um vinho estonteante;
VULG Inhabitabo in tabernaculo tuo in sæcula ; protegar in velamento alarum tuarum.

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Salmos 60:5

Êxodo 15:6 A tua destra, ó Senhor, se tem glorificado em potência; a tua destra, ó Senhor, tem despedaçado o inimigo;
Deuteronômio 7:7 O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos,
Deuteronômio 33:3 Na verdade, amas os povos; todos os teus santos estão na tua mão; postos serão no meio, entre os teus pés, cada um receberá das tuas palavras.
Deuteronômio 33:12 E de Benjamim disse: O amado do Senhor habitará seguro com ele; todo o dia o Senhor o protegerá, e ele morará entre os seus ombros.
Salmos 17:7 Faze maravilhosas as tuas beneficências, tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra.
Salmos 18:35 Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu.
Salmos 20:6 Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu com a força salvadora da sua destra.
Salmos 22:8 Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.
Salmos 60:12 Em Deus faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos.
Salmos 74:11 Por que retiras a tua mão, sim, a tua destra? Tira-a do teu seio e consome-os.
Salmos 108:6 para que sejam livres os teus amados; salva-nos com a tua destra e ouve-nos.
Salmos 127:2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
Isaías 41:10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Jeremias 11:15 Que tem o meu amado que fazer na minha casa, visto como muitos nela cometem grande abominação, e as carnes santas se desviaram de ti? Quando tu fazes mal, então, andas saltando de prazer.
Mateus 3:17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 17:5 E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Salmos Capítulo 60 do versículo 1 até o 12
SALMO 60: UM SALMO NA DERROTA, 60:1-12

Este é um salmo de lamentação, evidentemente ocasionado pela derrota do exército de Israel em batalha. O longo sobrescrito contém a conhecida dedicatória "para o cantor-mor" e o provável título de uma melodia, Susã-Edute, que significa literalmente: "Os lírios do testemunho". O salmo é um mictão (cf. Int. ao Salmo
16) de Davi, "para ensinar", e está relacionado às guerras que ele travou com os sírios (2 Sm 8:3-5; 10:16-19; 1 Cr 18:3-12). Evidentemente, ocorreu uma derrota nos primeiros estágios do conflito, embora ela não tenha sido mencionada nos relatos resumidos de II Samuel e I Crônicas. Abisai (1 Cr 18,12) parece ter agido em favor do seu irmão Joabe na derrota dos edomitas no vale do Sal.

Os versículos 6:12 também são encontrados em 108:6-13.

  1. Derrota (60:1-5)

O salmo abre com a constatação de que a derrota sofrida ocorrera devido à retirada da ajuda de Deus. No entanto, o salmo não apresenta o motivo dessa retirada. Não lemos acerca de confissão de pecado ou alguma indicação do motivo de Deus estar indignado (1). Ao abalar a terra (2) Deus estava abalando a segurança de Israel. O vinho da perturbação (3) é uma figura de linguagem: "vinho que nos faz cambalear" (Berkeley). No entanto, o Senhor tinha dado um estandarte (4) em torno do qual deveriam se agrupar em defesa da sua verdade. Selá: cf.comentário em 3.2. Confiante no amor duradouro de Deus, o poeta clama a Deus para que o salve com a sua destra (5).

  1. Declaração (60:6-8)

Estes versículos são um oráculo divino, proclamando o propósito de Deus em relação às nações envolvidas no conflito: Deus disse na sua santidade (6; santuário). Siquém (veja mapa

1) localizava-se a oeste do Jordão e o vale de Sucote não pode ser identifica-do com certeza. Havia uma cidade com esse nome a leste do Jordão (Jz 8:4-5). O signifi-cado do versículo pode ser: "Repartirei toda a terra, tanto do lado leste como do lado oeste do rio Jordão".46 Gileade [...] Manasses [...] Efraim [...] Judá (7) são áreas que, juntas, formavam o reino de Israel. Cada uma dessas áreas é considerada posse divina, em que Efraim é o "capacete" (RSV) e Judá o legislador — líder, governador. Moabe [...] Edom [...] Filístia (8) eram nações vizinhas, todas hostis a Israel. Minha bacia de lavar, na qual os pés eram lavados, simbolizava humilhação. Lançarei o meu sapato é uma figura que significa: "ser tratado como um escravo" (e.g., Mt 3:11). Moffatt inter-preta como: "Edom é o meu súdito". Jubilarei pode ser traduzido como: "sobre a Filístia dou meu brado de vitória" (NVI). A derrota e humilhação do inimigo será completa.

  1. Livramento (60:9-12)

O salmista resume sua oração, perguntando quem será o líder da hoste do Se-nhor (9). Foi Deus quem os havia rejeitado e que não havia saído com os seus exércitos (10). Ele é o único auxílio na angústia, porque vão é o auxílio do homem (11). Em Deus faremos proezas (12) ; porque ele é que pisará os nossos inimigos. O que é verdadeiro acerca de Israel e seus conflitos militares com seus vizinhos é verdadeiro em relação à batalha do cristão "contra os principados e contra as potestades" (2 Co 10:3-5; Ef 6:11-20).


Genebra

Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Genebra - Comentários de Salmos Capítulo 60 do versículo 1 até o 12
*

Sl 60 Este salmo lamenta uma derrota militar, e pergunta a Deus por que ele rejeitou o seu povo. Em sua maior parte, domina a voz da comunidade, e o salmo se dirige a Deus na primeira pessoa do plural.

* 60:Título

Este salmo tem o mais longo título do saltério, referindo-se aos eventos registrados em 2Sm 8 e 13 18:0'>1Cr 18. Os livros históricos, entretanto, contam apenas a conclusão vitoriosa da batalha. O título e o salmo sugerem que Davi experimentou retrocessos no caminho da vitória. Os livros históricos e este salmo diferem quanto ao número de edomitas mortos no vale do Sal, provavelmente devido ao erro dalgum copista. O salmo associa Joabe à vitória, ao passo que 2Sm 8:13 nomeia Davi, e 13 18:12'>1Cr 18:12 alista Abisai. Todos os três eram altos comandantes do exército de Israel, e poderíamos creditar a todos eles a vitória.

* 60:1

tu nos rejeitaste. Quando rejeita o seu povo, Deus o abandona e o deixa à mercê do inimigo. É somente com a aprovação de Deus que o povo de Israel tinha qualquer motivo para ter confiança.

* 60:3

vinho que atordoa. Nos livros proféticos, essa figura literária é freqüente. O cálice que faz uma nação cambalear é o cálice do julgamento (Jr 25:15-38; Na 3.11). Jesus sorveu o cálice da ira divina até às borras, em favor de seu povo (Mt 26:39 e paralelos).

* 60:4

aos que te temem. Este versículo é um sinal de esperança para os fiéis. Deus protege o seu povo das armas do inimigo.

* 60:6

Falou Deus na sua santidade. O oráculo divino provavelmente foi proferido através de um profeta associado ao templo. O âmago desta mensagem era que a vitória se aproximava, uma mensagem sustentada pelo relato em 2Sm 8.

dividirei Siquém. Os versículos que se seguem exultam na herança da Terra Prometida.

Siquém... Sucote. Esses nomes relacionam-se aos dois primeiros lugares que Jacó ocupou, depois de retornar de seu encontro com Esaú (Gn 33:17-20). Esses lugares ficam em lados opostos do rio Jordão.

* 60:7

Gileade... Manassés. Ambas essas áreas estão localizadas, pelo menos parcialmente, na região da Transjordânia.

Efraim... Judá. Essas eram as duas mais poderosas tribos de Israel. Com freqüência rivalizaram, mas estavam unidas como partes do exército de Deus.

* 60:8

Moabe... Edom... Filístia. Moabe e Edom ficavam a leste de Judá, e a Filístia ficava a oeste, na costa do mar Mediterrâneo. Esses países foram inimigos tradicionais de Israel, mas neste cântico Deus exulta em seu poder e autoridade sobre elas.

atirarei a minha sandália. Um gesto de desprezo, ou talvez uma reivindicação de posse (Rt 4:7).

* 60:9

me. Provavelmente era o rei quem falava, em favor da nação de Israel.

* 60:12

faremos proezas. O salmista confessa que somente através do poder de Deus ele obteria a vitória. Essa era a atitude primária que motivava as guerras de Israel, no Antigo Testamento.


Matthew Henry

Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
Matthew Henry - Comentários de Salmos Capítulo 60 do versículo 1 até o 12
60.1ss Este salmo nos dá informe sobre o reinado do Davi que não aparecem nos livros 1:2 Smamuel nem em 1 e II Crônicas. Embora o marco deste salmo se encontra em 2 Smamuel 8, essa passagem não faz referência alguma ao feito de que as forças do Davi enfrentaram uma grande resistência (60.1-3) e inclusive, aparentemente, uma derrota temporária (60.9, 10). A verdade é que quanto mais nos aproximamos de Deus, com mais força nos atacará o inimigo porque nos voltamos uma ameaça para seu estilo de vida de maldade e egoísmo.

60:3 Em lugar de vinho de bênção, Deus lhes deu a taça de seu julgamento. O rechaço de Deus tentava levá-los de novo para O.

60.6-10 Deus disse que as cidades e territórios do Israel seguiam sendo deles e que conhecia o futuro de cada uma das nações. Quando parecer que o mundo está fora de controle, devemos recordar que Deus é dono das cidades e que conhece o futuro de cada uma das nações. Deus tem o controle e através do obteremos a vitória.

60:8 Davi mencionou às nações inimizades que rodeavam ao Israel. Moab estava diretamente para o este, Edom para o sul e Filistéia para o oeste. No momento em que Davi escreveu este salmo, brigava contra Síria no norte. Apesar de que estava rodeado de inimigos, Davi confiou em que Deus o ajudaria a vencer.


Wesley

Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
Wesley - Comentários de Salmos Capítulo 60 do versículo 1 até o 12
Sl 60:1. ; 1Rs 11:15 ; 1Rs 1:1 Crônicas 18-20. ).

Este salmo carrega características davídicos definidos: vivacidade; transições rápidas; concisa, mas abrangente, linguagem; metáforas fortes; sentimento intenso; e esperança.

I. A perda sofrida (Sl 60:1 ). A força do povo de Deus é Deus . Se a relação de aliança com Ele é mantido ", cinco ... deve perseguir uma centena, e uma centena de ... deve perseguir dez mil" (Lv 26:8. ; Js 23:10. ). Mas se não for, o resultado é a derrota e desespero.

Translators tive muita dificuldade com o versículo 4 ; e parece que sua tradução na KJV e ASV dificilmente se encaixa no contexto. A Septuaginta parece ter compreendido o sentido melhor: ". Tu tens dado a eles que temem Thee um sinal para fugir da face do arco" Em outras palavras, a fidelidade de Seu povo resultou em sua derrota. A bandeira dado a eles não era um padrão de ralis, mas um sinal para a fuga.

II. A PROMESSA anunciada (Sl 60:5 ). Agora, ele renova a sua petição: Economize com a tua mão direita , a mão do Teu poder. A fim de conhecer a vitória, o filho de Deus deve manter uma confiança ativa em Deus, momento a momento.

Muitos errar neste ponto. Eles vêm em uma relação vital com a divindade através da regeneração e da plenitude do Espírito santificador. No momento da fé, Deus de repente vem ao Seu templo (conforme 1Co 6:19 ). Em seguida, eles começam a levá-Lo para concedido. Eles assumem que um trabalho permanente de graça tem sido realizado na alma. Um dia, sob a tentação repente eles sentem e agem de forma imprópria para um cristão. A graça de Deus foi suficiente (2Co 12:9 ).

O salmista "lembra" Deus de Sua promessa de salvar o seu povo. Deus falou na sua santidade. Não é claro se Davi refere-se aqui a um oráculo especial que ele tinha experimentado no momento da escrita deste salmo, ou se ele aponta em vez disso, as promessas de Deus aos patriarcas gerais ao longo dos séculos anteriores da história hebraica (Gn 12:2 ; Gn 28:14 ; Gn 34:24 Ex. , etc.). Provavelmente é este último, que o salmista dá em termos mais concretos nesta composição. Siquém, ... Efraim , ... eJudá estavam no lado oeste do rio Jordão, enquanto Sucote e Gilead estavam no lado oposto do rio. Manassés leigos tanto no Oriente como no Ocidente. Destes territórios, Deus fala em termos de honra; mas das nações vizinhas, com desdém. Moab é a minha washpot. Fundição Seu sapato sobre Edom foi uma forma simbólica de reivindicar a ele.

III. VITÓRIA PROCLAMAVA (Sl. 60: 10-12)

10 Porventura não és tu, ó Deus, lança-nos oft?

E tu não sais, ó Deus, com os nossos exércitos.

11 Dá-nos auxílio contra o adversário;

Pois vão é o socorro do homem.

12 Em Deus faremos proezas;

Para ele é que pisará os nossos inimigos.

O salmista reconhece Deus como a fonte de força todos do Seu povo. Agora ele sabe que através de Deus [que] ... deve fazer proezas . Não o homem, mas Deus; ele é que pisará os nossos inimigos.

Note-se a progressão da experiência retratada neste salmo: o pecado, a derrota, desânimo, reclamação, oração, esperança, promessa, expectativa, recurso, garantia, gratidão e alegria-alegria através do conhecimento da vitória. Este é o ciclo que muitos cristãos descuidados têm seguido através dos tempos.

A fé do salmista foi restaurada. Como Maclaren diz: "Fico feliz fé reconhece fraquezas do passado e traça as falhas do passado ao abandono auto-causado por um Deus amoroso, que deixou o seu povo ser penteada que eles possam aprender quem era sua força. ..." Ao saber a lição, a sua nota de derrota transforma-se em um grito de triunfo.


Russell Shedd

Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
Russell Shedd - Comentários de Salmos Capítulo 60 do versículo 1 até o 12
60.1- 14 Davi reconhece que a derrota que seus exércitos sofreram e o perigo no qual seu povo estava caindo eram o resultado da interferência divina, provocada pela infidelidade de Israel. A retidão traz vitórias, tanto para as nações como para os indivíduos, mas o pecado traz a derrota.
60.4 Para fugirem de diante do arco. O verbo "fugir" heb nüs e o verbo "levantar um estandarte”, heb nãsas, tomam a mesma forma no intensivo e reflexivo bhthnôses. A palavra traduzida por "arco", heb qõshet, deve ser traduzida por "verdade religiosa" (só um t faz a diferença). Daí temos a tradução: "Deste um estandarte aos que te temem, para ser desfraldado pela causa da verdade".

60:6-8 Os lugares mencionados representam: primeiro, a nação de Israel, cada parte da qual é preciosa para Deus; e depois três, ações vizinhas, inimigas, descritas com figuras de desprezo.

60:9-12 Davi aprendera que só Deus pode solucionar problemas, e conceder-nos a vitória sobre todos os inimigos (conforme 12 2Co 2:14). O caminho palmilhado por Davi, nesta experiência, era: pecado, derrota, desespero, queixas, oração, esperança, promessa, expectativa, apelo, certeza, gratidão, felicidade. Cada um deve meditar sobre a posição que pessoalmente tem alcançado nesta viagem da vida.


NVI F. F. Bruce

Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
NVI F. F. Bruce - Comentários de Salmos Capítulo 60 do versículo 1 até o 12
Sl 60:00ss, mas além disso a ocasião não pode ser identificada.

Os v. 1-5 descrevem os efeitos catastróficos sobre a nação em decorrência da derrota recente, que eles atribuem não a seu inimigo estrangeiro, mas a seu próprio Deus. Eles estão convictos, não obstante, de que ele não os abandonou para sempre e, por isso, se achegam a ele com um espírito de confiança, certos de que vai livrar os que ainda têm um relacionamento especial com ele. (Observe que a questão sobre se eles merecem o sofrimento não é levantada; conforme 44.17ss.) O lamento é seguido de um oráculo de encorajamento (v. 6-8), provavelmente anunciado por um profeta, que destaca o senhorio de Deus sobre Canaã e as terras vizinhas, e assim é recebido como uma promessa de vitória. (Talvez isso seja a citação de um oráculo anterior, possivelmente associado à renovação periódica da distribuição das terras por parte de Javé no santuário; conforme Dt 31:07ss.) Finalmente, nos v. 9-12 o comandante-chefe ora por sucesso na campanha vindoura contra Edom, consciente das dúvidas e incertezas, e mesmo assim confiante de que, se Deus está de fato com eles, serão vitoriosos. (Observe que os v. 5-12 reaparecem em 108:6-13 aplicados a outro contexto.)

Título: v. Introdução III. 1,2,3. O Lírio da Aliança: lit. “Lírio do Testemunho”; provavelmente o nome de uma melodia. Quando Davi combateu...: v.comentário de 2Sm 8:3-10;

10:6-18; lCr 18:3-6; 19:6-19. quando Joabe...: v.comentário de 2Sm 8:13,2Sm 8:14; 2Cr 18:12,2Cr 18:13; conforme lRs 11.15,16. v. 1. nos dispersaste: lit. “nos quebraste” (conforme Jz 21:15). v. 3. Fizeste passar [...] tempos difíceis: lit. “fizeste [...] ver coisas difíceis”; mas possivelmente deveria ser traduzido por “fizeste [...] beber o cálice da amargura” (conforme NEB). vinho: conforme Is 51:17,Is 51:21,

22; Jr 13:13; Jr 25:15ss; Sl 75:8. v. 4. sinal (“estandarte”, ARA): aqui um sinal de fuga (conforme Jr 4:6). para que fugissem das flechas-, LXX: “para que fugissem do arco”. Pausa (“Selá”): v. Introdução III. 3. v. 5. aqueles a quem amas-, o povo de Deus (conforme Dt 33:12; Is 5:1; Jr

11.15). sejam libertos: lit. “salvos” (v.comentário de 35.3).

v. 6. Do seu santuário-, a tradução literal (“por sua santidade”) provavelmente é melhor (conforme 89.35; Jl 4:2); Deus jura por Sl mesmo (conforme Jl 6:8), e a sua natureza e essência (santidade) tornam impossível ele quebrar sua promessa (conforme Nu 23:9). v. 6,7. Acerca dos lugares mencionados, v. NBD; são citados aqui para representar todo o território de Israel, v. 7. o meu capacete-, lit. “a proteção da minha cabeça”, cetro-, ou “bastão” do comandante; símbolo de autoridade, v. 8. Os lugares mencionados faziam parte do império de Davi (conforme 2Sm 8:1-10). pia-, um retrato de serviço humilde, em Edom atiro a minha sandália-, ou um símbolo de tomada de posse (assim NTLH; conforme Rt 4:7) ou (como o traduz Kirkpatrick: “para...”) o retrato de um senhor atirando suas sandálias para o servo a fim de que este as carregue ou limpe (conforme Mt

3.11). sobre a Filístia...: a NVI segue a Siríaca e 108.9; o TM traz “Filístia, grite por minha causa” (conforme BJ). v. 9. O recitador provavelmente é o rei ou líder do exército. Parece que mais um ataque contra Edom está sendo planejado, cidade fortificada-, possivelmente Petra, a capital de Edom (conforme Am 1:3; Sl 44:9. v. 11. contra os adversários-, ou “diante dos problemas” (“Concede-nos socorro na opressão”, BJ). socorro do homem-, lit. “salvação do homem” (cf. 33.16,17; 146.3). v. 12. conquistaremos a vitória: i.e., “faremos proezas” (BJ; conforme 1Sm 14:48,Sl 118:16). pisoteará: v.comentário de 44.5.


Moody

Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
Moody - Comentários de Salmos Capítulo 60 do versículo 1 até o 5

1-5. Uma Circunstância Calamitosa. Ó Deus, tu nos rejeitaste. A situação é pior do que mera derrota militar e um simples desastre porque foi interpretado como o abandono do povo da parte de Deus. O aparente desagrado divino foi pitorescamente descrito como provocador de terremotos, fazendo o povo cambalear como se estivesse embriagado. Conclui-se que Deus lhes dera sua bandeira mas os conduzira à derrota. O pedido do versículos é transicional, introduzindo a promessa divina.


Francis Davidson

O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
Francis Davidson - Comentários de Salmos Capítulo 60 do versículo 5 até o 12
b) O rei busca confirmação de uma promessa de vitória (5-12)

Um requerimento positivo, pedindo salvação, substitui a miséria anterior (5). Antes desse apelo amadurecer, na apropriação da fé da segura resposta de Deus (12) o fundamento e a base de tal esperança são examinados.

Primeiramente, há a promessa de Deus a respeito do domínio de Israel: as palavras atribuídas a Deus (Vers. 6-8) são um eco composto de muitas promessas, feitas no decurso de diversos séculos. Davi talvez tivesse em mente tais promessas, como 2Sm 7:9, 2Sm 7:10 e Gn 15:18-21. Siquém e Sucote (6) eram antigos centros de grande significância, a oeste e a leste do Jordão (cfr. Gn 33:17 e segs.); Gileade, a leste do rio, era quase inteiramente ocupado por Manassés; Efraim e Judá, a oeste do rio, eram duas notáveis comunidades em Israel (7). O simbolismo de um capacete e de um cetro de "legislador" (7) destacam privilégios e diferenças entre essas comunidades, uma notável por sua beligerância e estupidez (cfr. Jz 8:1 e segs.; Sl 12:1 e segs.; Sl 78:9 e segs.; Dn 7:8-28), e a outra por possuir a promessa de ser o legítimo líder apontado por Deus (cfr. Gn 49:8-11; Sl 78:67-19). Os inimigos tradicionais de Israel seriam reduzidos à servidão. O quadro imaginado é o de um conquistador que retorna, usando Moabe como bacia de lavar, entregando sandálias empoeiradas a Edom, como a um lacaio, e ordenando que um outro escravo, a Filístia (Palestina) se alegrasse, isto é, aclamasse o dono da casa com um cântico de louvor.

A segunda base da esperança do salmista está na absoluta incompetência do homem para resolver a situação. E o rei pergunta: "Que general existe que possa penetrar na poderosa cidade de Petra, capital de Edom, se não fores Tu com o exército?" (9-10). Dá-nos auxílio, ó Senhor, pois seria inútil depender dos métodos e poderes humanos (11).

O versículo final indica o término da oração, numa afirmação de expectante triunfo (cfr. Sl 118:16).


Dicionário

Destra

Mão direita. Palavra usada com uma figura de linguagem, para indicar habilidade poder ou autoridade, intimidade, lugar de honra próxima de alguém.

Destra
1) Mão direita (Sl 118:15; Gl 2:9).


2) Lado direito (Hc 10:12; pronuncia-se dêstra). V. MÃO DIREITA.


destra (ê), s. f. A mão direita. Antôn.: sinistra.

Livres

masc. e fem. pl. de livre
masc. pl. de livre
2ª pess. sing. pres. conj. de livrar

li·vre
(latim liber, -era, -erum)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que goza de liberdade.

2. Independente.

3. Que não tem peias.

4. Que pode dispor de si.

5. Que está em liberdade. = SOLTOPRESO

6. Salvo (do perigo).

7. Isento.

8. Desimpedido, desobstruído.

9. Desembaraçado.

10. Que não está ocupado. = DESOCUPADO, DISPONÍVEL, VAGO, VAZIOCHEIO, OCUPADO, PREENCHIDO

11. Não comprometido ou obrigado.

12. Que não está ligado por vínculos matrimoniais.

13. Não proibido.

14. Não monopolizado.

15. Espontâneo.

16. Licencioso.

17. Descomedido.

18. [Versificação] Não rimado (ex.: verso livre). = BRANCO, SOLTO

advérbio

19. Com liberdade.

nome masculino

20. [Desporto] Punição que consiste na passagem da bola à equipa que sofreu falta.


livre de canto
[Desporto] Pontapé livre directo executado da área de canto. = CANTO, PONTAPÉ DE CANTO

Superlativo: libérrimo ou livríssimo.

li·vrar -
(latim libero, -are)
verbo transitivo e pronominal

1. Tornar ou ficar livre; dar ou adquirir liberdade. = LIBERTAR

2. Tirar ou tirar-se de um perigo ou de uma opressão. = SALVAR

3. Dar ou conseguir dispensa de um encargo, de um dever ou de uma obrigação. = DESOBRIGAR, ISENTAR

verbo transitivo

4. [Portugal: Minho] Dar à luz. = PARIR


Salva

substantivo feminino [Militar] Descarga simultânea de armas de fogo, em combate, em sinal de festa ou em honra de alguém.
[Militar] Cumprimento feito pela descarga de armas de fogo.
[Militar] Sequência de tiros com um objetivo determinado.
Sequência de sons que não se consegue interromper.
Desculpa de quem se esquiva ardilosamente de alguma coisa.
Espécie de bandeja para copos, taças ou outros objetos: salva de prata.
expressão Salva de palmas. Demonstração pública de clamor, de alegria e entusiasmo, por meio de aplausos vibrantes e unânimes; ovação.
Etimologia (origem da palavra salva). Forma regressiva de salvar.
substantivo feminino Botânica Erva do gênero Salvia officianalis, de origem mediterrânica, com flores azuis, cultivada por suas propriedades terapêuticas e pelo óleo extraído de suas folhas.
Etimologia (origem da palavra salva). Do latim salviam.

Salva Bandeja (Pv 25:11; Ap 16:1).

Strongs

Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
Salmos 60: 5 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

Para que os Teus amados sejam libertados, salva-nos com a Tua mão- direita, e ouve-nos;
Salmos 60: 5 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

H2502
châlats
חָלַץ
remover, afastar, tirar, tirar fora, retirar, equipar (para guerra), armar para guerra, resgatar,
(that they take away)
Verbo
H3039
yᵉdîyd
יְדִיד
pessoa amada, amado adj
(The beloved)
Adjetivo
H3225
yâmîyn
יָמִין
direita, mão direita, lado direito
([you depart] to the right hand)
Substantivo
H3467
yâshaʻ
יָשַׁע
salvar, ser salvo, ser libertado
(and helped them)
Verbo
H4616
maʻan
מַעַן
para o fim que
(to the end that)
Substantivo
H6032
ʻănâh
עֲנָה
responder, replicar
(answer)
Verbo


חָלַץ


(H2502)
châlats (khaw-lats')

02502 חלץ chalats

uma raiz primitiva; DITAT - 667,668; v

  1. remover, afastar, tirar, tirar fora, retirar, equipar (para guerra), armar para guerra, resgatar, ser resgatado
    1. (Qal) equipado (particípio)
    2. (Nifal)
      1. ser equipado
      2. ir equipado
      3. estar armado
    3. (Hifil)
      1. fortalecer, animar
      2. revigorar
  2. tirar ou despir, retirar
    1. (Qal)
      1. tirar, despir
      2. retirar
    2. (Nifal)
      1. ser libertado
      2. ser salvo
    3. (Piel)
      1. retirar, rasgar fora
      2. resgatar, libertar, libertar
      3. levar embora, saquear

יְדִיד


(H3039)
yᵉdîyd (yed-eed')

03039 ידיד y ediyd̂

procedente da mesma raiz que 1730; DITAT - 846a n m

  1. pessoa amada, amado adj
  2. amável

יָמִין


(H3225)
yâmîyn (yaw-meen')

03225 ימין yamiyn

procedente de 3231; DITAT - 872a; n f

  1. direita, mão direita, lado direito
    1. mão direita
    2. direita (referindo-se à direção)
    3. sul (a direção da mão direita quando se encara o leste)

יָשַׁע


(H3467)
yâshaʻ (yaw-shah')

03467 ישע yasha ̀

uma raiz primitiva, grego 5614 ωσαννα; DITAT - 929; v

  1. salvar, ser salvo, ser libertado
    1. (Nifal)
      1. ser liberado, ser salvo, ser libertado
      2. ser salvo (em batalha), ser vitorioso
    2. (Hifil)
      1. salvar, libertar
      2. livrar de problemas morais
      3. dar vitória a

מַעַן


(H4616)
maʻan (mah'-an)

04616 מען ma aǹ

procedente de 6030; DITAT - 1650g; subst

  1. propósito, intento prep
    1. por causa de
    2. em vista de, por causa de
    3. para o propósito de, para aquela intenção, a fim de que conj
    4. a fim de

עֲנָה


(H6032)
ʻănâh (an-aw')

06032 ענה ̀anah (aramaico)

corresponde a 6030; DITAT - 2918; v.

  1. responder, replicar
    1. (Peal)
      1. responder, dar resposta
      2. replicar