Enciclopédia de Salmos 62:2-2

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

sl 62: 2

Versão Versículo
ARA Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado.
ARC Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.
TB Ele só é a minha rocha e a minha salvação;
HSB אַךְ־ ה֣וּא צ֭וּרִי וִֽישׁוּעָתִ֑י מִ֝שְׂגַּבִּ֗י לֹא־ אֶמּ֥וֹט רַבָּֽה׃
BKJ Somente ele é a minha rocha e a minha salvação; ele é a minha defesa, eu não serei grandemente abalado.
LTT Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha alta torre de defesa e refúgio; não serei grandemente abalado- movido.
BJ2 Só em Deus a minha alma repousa, dele vem a minha salvação;
VULG Deus, Deus meus, ad te de luce vigilo. Sitivit in te anima mea ; quam multipliciter tibi caro mea !

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Salmos 62:2

Deuteronômio 32:30 Como pode ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara?
Salmos 18:2 O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio.
Salmos 21:1 O rei se alegra em tua força, Senhor; e na tua salvação grandemente se regozija.
Salmos 27:1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?
Salmos 37:24 Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.
Salmos 59:9 Por causa da sua força eu te aguardarei; pois Deus é a minha alta defesa.
Salmos 59:17 A ti, ó fortaleza minha, cantarei louvores; porque Deus é a minha defesa, é o Deus da minha misericórdia.
Salmos 62:6 Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.
Salmos 73:25 A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti.
Salmos 89:26 Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação.
Isaías 26:4 Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.
Isaías 32:2 E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e como um refúgio contra a tempestade, e como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta.
Miquéias 7:8 Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz.
I Coríntios 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
II Coríntios 4:8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados;

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Salmos Capítulo 62 do versículo 1 até o 12
SALMO 62: SOMENTE DEUS É UMA DEFESA SEGURA, 62:1-12

O Salmo 62 também é identificado como "Salmo de Davi" em seu título e dedica-do ao "cantor-mor, sobre Jedutum" (cf. 1 Cr 16.41). Ele repete o refrão de 59.9,17: "Ele é a minha defesa [torre alta]" nos versículos 2:6. Temos o mesmo pano de fundo de conflito que encontramos em inúmeros salmos. Podemos, no entanto, identificar uma forte nota de confiança. Isto pode ser detectado na paráfrase de Moffatt do versículo 1: "Deixe tudo silenciosamente com Deus, alma minha".

  • O Inimigo (62:1-4)
  • A minha alma espera somente em Deus (1) significa literalmente: "A minha alma está em silêncio diante de Deus". Esse silêncio na presença de Deus às vezes é a forma mais eloqüente de oração. "A salvação é do Senhor", naquele tempo e sempre. Porque só ele é a minha rocha e a minha salvação (2; cf.comentário em 27.5). Mi-nha defesa significa literalmente: "torre alta"; cf.comentário em 59.9. Em forte con-traste com a confiança do salmista em Deus está o caráter e a conduta dos seus inimigos. Maquinareis o mal (3) significa literalmente "investir", atacar ou assaltar. O forte tom desse versículo é captado por Moffatt: "Até quando vocês ameaçarão um homem, todos vocês assassinos, como se ele fosse um muro instável, uma parede prestes a cair?". De maneira falsa e com mentiras, os seus inimigos consultam e maquinam planos contra ele (4). Selá: cf.comentário 3.2.

  • A Esperança (62:5-8)
  • O versículo 5 é semelhante ao versículo 1 e o versículo 6 repete o versículo 2. Minha esperança (5) é o livramento pelo qual ele está orando. Aúltima cláusula do versículo 6: Não serei abalado é ainda mais forte do que a última locução do versículo 2: "não serei grandemente abalado"; cf. Harrison: "Não serei despojado" (2) ; "Não serei derrubado" (6). Acerca dos versículos 6:7, cf.comentário do versículo 2. Todo povo é encorajado a confiar em Deus, em todos os tempos (8). Derramai perante ele o vosso coração, em oração e súplica, porque Deus é o nosso refúgio.

  • A Avaliação (62:9-12)
  • Oração e fé deram ao salmista a avaliação correta do status e da riqueza que os descrentes perseguem na vida. Classe baixa e ordem elevada (9) não pas-sam de vaidade ("um sopro", Ec 1:2) e mentira (lit., "desapontamento"). O status promete muito, mas geralmente desaponta aqueles que o procuram. No seu con-texto, essas palavras podem significar que os homens de altas posições desapon-taram o salmista. Pesadas em balanças, todas as distinções humanas de posição e importância são, juntas, mais leves do que a vaidade — elas pesam menos do que um sopro!

    A riqueza obtida à custa da honestidade é comprada por um preço alto demais (10). Se os piedosos virem suas riquezas aumentar, eles não devem pôr nelas o cora-ção. Em uma época em que quase universalmente se via a prosperidade como sinal de favor divino (cf. o problema discutido nos Salmos 37 ; 49), essa realmente é uma nota significativa (cf. Sl 73:3-5; também Sl 37:16 ; 49:16-18). Uma coisa disse Deus; duas ve-zes a ouvi (11) indica que "uma revelação dada mais de uma vez tem um peso especial. O conteúdo dessa revelação, portanto, não se constitui em duas coisas separadas, mas sim, uma só: a onipotência e bondade de Deus juntas trabalham para que cada pessoa, boa ou má, receba sua justa recompensa"» O poder pertence a Deus. O mesmo vale para a misericórdia (12; chesed), o amor constante e confiável do Senhor para com os seus. (Cf.comentário em Sl 17:7 ).


    Champlin

    Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin é cristão de cunho protestante
    Champlin - Comentários de Salmos Capítulo 62 versículo 2
    A minha rocha:
    Ver Sl 18:2,

    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de Salmos Capítulo 62 do versículo 1 até o 12
    *

    62:1

    espera silenciosa. Uma verdadeira dedicação só pode ser encontrada em um correto relacionamento com Deus.

    * 62:2

    a minha rocha e a minha salvação. Temos aqui retratos da proteção divina contra os perigos da vida. Ver nota em Sl 28:1.

    * 62:3

    uma parede pendida... um muro prestes a cair? Há uma expressão moderna que diz: "Chutar um homem quando ele está caído". Os ímpios continuam tirando vantagem dos fracos.

    * 62:4

    de boca bendizem. Os ímpios acrescentam hipocrisia à violência.

    * 62:5

    esperança. Sua expectativa de que seria salvo do inimigo (referência lateral).

    * 62:8

    ó povo. O salmista volve-se para os fiéis da congregação e encoraja-os a depositarem sua confiança somente em Deus.

    * 62:9

    vaidade... vaidade. Essa palavra pode ser traduzida de várias maneiras. Essa é a mais característica palavra do livro de Eclesiastes, onde é com freqüência traduzida por "vaidade" ou "sem sentido". A questão em pauta é que as pessoas são sem sentido e sem conseqüência, nelas e delas mesmas. O salmista consola-se nisso: seus perseguidores, na realidade, nada significavam.

    * 62:10

    se as vossas riquezas prosperam. A dúvida surge em cena quando as pessoas se tornam ricas através de meios maus (Sl 73). Neste salmo, o autor vê claramente que essas riquezas são transitórias.

    *

    62:12 graça. Deus não apenas tem poder para salvar o salmista. Ele igualmente deseja fazê-la.

    retribuis segundo as suas obras. O salmista tem aqui uma perspectiva a longo prazo, visto que no presente os justos estão com freqüência à mercê dos ímpios. Pelo Novo Testamento entendemos que haverá muitas injustiças sem solução, no presente, até à segunda vinda de Cristo.


    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de Salmos Capítulo 62 do versículo 1 até o 12
    62.3-6 Davi expressou seus sentimentos a Deus e logo reafirmou sua fé. A oração pode liberar nossas tensões em momentos de estresse emocional. Confiar em Deus como nossa rocha, salvação e fortaleza (62,2) trocará por completo nossa visão da vida. Já não nos escravizará ao ressentimento para outros quando nos danificarem. Quando descansamos na fortaleza de Deus, nada nos poderá comover.

    62.9-12 Nos sentimos tentados a valorar às pessoas em apóie às riquezas, o poder ou o prestígio. Inclusive podemos pensar que quem os possui avançaram de verdade na vida. Mas ante a escala de Deus, essas pessoas são "menos que nada". Então, o que pode inclinar a balança quando Deus nos pesa? Confiar em Deus e obrar para O (62.12). Riqueza, honra, poder e prestígio não acrescentam nada a nosso valor ante os olhos de Deus, mas o trabalho fiel que fazemos para O tem validez eterna.


    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de Salmos Capítulo 62 do versículo 1 até o 12
    Sl 62:1 , Sl 16:1 , Sl 23:1 , Sl 27:1 e 131 , esta composição expressa uma forte confiança em Deus. Aqui, o poeta não posso enfatizar muito fortemente a segurança absoluta de quem coloca a sua confiança no Senhor.

    Quem quer que o escritor pode ter sido, ele era uma pessoa de dignidade cujas palavras suportou o peso com o povo (vv. Sl 62:4 , Sl 62:8 ). Muitas autoridades acreditam que este salmo foi escrito por Davi-so também diz que o título hebraico-sobre o tempo da rebelião de Absalão. O versículo 4 se encaixa bem (Absalão 2Sm 15:1 ).

    I. O TESTE de confiar em Deus (Sl 62:1. ; . Sl 27:14 ). Para um homem de esperar por ele, quando tudo parece estar dando errado é falar mais eloquente de Deus, e, aliás, de si mesmo .

    II. A SEGURANÇA de confiar em Deus (Sl 62:5 ): tu esperar em silêncio por único Deus ... Só ele é a minha rocha. - Ele só !

    Nos versos Sl 62:3 e Sl 62:4 , inimigos definido em cima o salmista. Eles descobriram que ele seja fraco, e pensei para empurrar através da parede inclinada. Mas eles não conseguiram contar com um fator. O filho de Deus pode ser frágil; mas se ele se refugia em umatorre de alta em um inexpugnável rocha , os inimigos não pode nem chegar nem sacudi-lo, a menos que eles podem escalar ou sacuda o rock! Mas essa torre é infinitamente alta; e este Rock, inabalável.

    Deus não só a salvação (v. Sl 62:1 ); Ele é a salvação (v. Sl 62:2 ). É por isso que Deus confia completamente é totalmente segura. Isso, também, é por isso que o salmista voltou a exortar os seus povos -provavelmente seus desanimados confederados-a confiar nele(Deus) em todos os momentos.

    Para derramar o seu coração diante dele sugere uma rendição completa a divindade e confiança Nele. Ele também sugere oração, expressando os anseios mais profundos da alma. Oração facilita a rendição e fortalece a confiança .

    III. A LÓGICA de confiar em Deus (Sl 62:9 ), o que o comerciante considera tão sem importância que não se preocupam em limpá-lo. Em de Deus saldos eles vão subir.

    Mas Deus é digno de confiança. Primeiro, porque o poder pertence a ele. Ele é o Soberano Todo-Poderoso. Em segundo lugar, porque Ele é misericordioso (benignidade ). Em terceiro lugar, porque Ele é justo (v. Sl 62:12 ). O que uma combinação de atributos!

    Sem poder, Ele seria derrubada por Seus inimigos. Sem piedade, nenhum homem poderia ser salvo. Justiça exigiria que todos pagam a penalidade de uma lei quebrada. Sem justiça, o pecado iria sobrecarregar o universo para sempre.

    Mas Deus falou uma vez, duas vezes (conforme Pv 6:16 para um outro exemplo desta maneira enfática de falar hebraico) do Seu poder. Desde Ele também é misericordioso e justo, é seguro para o homem a confiar nele em todos os momentos .

    "Que diremos, pois, a estas coisas? (Se Deus é por nós, quem será contra nós? " Pv 8:31 Rom. , KJV). Deus é um refúgio seguro.


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de Salmos Capítulo 62 do versículo 1 até o 12
    62.1 A perfeita confiança em Deus, a exclusão de todas as esperanças nas coisas do mundo, revela-se mais uma vez como a chave da vida religiosa. Nossa salvação, assim como toda boa dádiva, vem de Deus, que a todos dá liberalmente (Jc 1:17; Jc 1:5).

    62.2 Três expressões demonstram a segurança que Deus oferece aos Seus.
    62.3 A metáfora da parede que cai é comum nos provérbios orientais.
    62.4 Os malfeitores acham na maldade a plena expressão do seu ser.

    62.5- 7 Nossa grande necessidade é parar para meditar sobre tudo aquilo que Deus é; se Ele ainda não significa para nós o que Davi aqui descreve, então estamos afastados da perfeita comunhão com Ele (Jo 14:1-43).

    62.8 Derramai perante ele o vosso coração. Uma descrição apropriada da oração, da fé e da comunhão com Deus (cf.1Sm 1:15; Pv 3:5, Pv 3:6).

    62.9 As pessoas cuja confiança está nas coisas perecíveis da terra, e não no Cristo eterno, serão pesadas na balança e achadas em falta.
    62.10 O homem não deve colocar sua confiança em qualquer coisa ou pessoa que não seja Cristo, para abençoá-lo e ser-lhe a salvação.

    62.11,12 Conclui-se o salmo com a declaração do poder, da graça e da justiça de Deus (conforme as doxologias do NT, Rm 16:25,.Ef 3:20, Jd 1:24). Se buscarmos a Deus em primeiro lugar, todas, as coisas de que realmente carecemos ser-nos-ão concedidas.


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de Salmos Capítulo 62 do versículo 1 até o 12
    Sl 62:0): Deus é capaz e está disposto a cumprir suas promessas da aliança e garantir que os ímpios sejam castigados, e os justos, recompensados (conforme Ex 20:5,6; Dt 28:0). descansa: lit. “[é] silêncio” (conforme v. 5). salvação: v.comentário de 35.3. v. 2. rocha [...] torre segura: v.comentário Dt 18:2. abalado: BJ: “jamais vacilarei”; NTLH: “eu nunca serei derrotado”, v. 3. atacarão um homem: i.e., “para matá-lo”, muro inclinado: uma descrição do homem perseguido, próximo da morte (cf. Jr 15:20). urna cerca prestes a cair. “parapeito quebrado” (A. A. Anderson). v. 4. sua posição elevada: uma referência ou à posição social elevada do salmista ou à dignidade espiritual de qualquer homem temente a Deus (cf. v. 7). Pausa (“Selá”): v. Introdução III. 3.

    v. 5. V.comentário do v. 1. Descanse [...] 6 minha alma: lit. “aquiete-se, ó minha alma”, v. 6. abalado: ou “deslocado” (a mesma palavra do v. 2). A omissão do reforço “Jamais” (v. 2) aqui não é importante; algumas traduções o omitem também no v. 2. v. 7. salvação: v.comentário de 35.3.

    v. 9. homens de origem humilde [...] os de origem importante: lit. “filhos da humanidade [heb. ’ãdãm\ [...] filhos de um homem [heb. ’?£]”; não há necessariamente um contraste aqui (conforme NEB, NTLH; v.comentário de 49.2). na balança: conforme Pv 16:2; Pv 21:2; Pv 24:12; Ez 5:27. No pensamento egípcio, os deuses pesavam o coração do homem depois da morte para avaliar seu valor; aqui o juízo acontece antes da morte (conforme 31:6). v. 11. Uma vez [...] duas vezes: uma repetição para dar destaque (cf. Pv 6:16; Pv 30:15ss; Jl 1:0; 40:5). v. 12. fidelidade: v.comentário Dt 5:7. retribuirás: conforme Pv 24:12.


    Moody

    Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
    Moody - Comentários de Salmos Capítulo 62 do versículo 1 até o 4

    1-4. A Única Salvação. Dele vem a minha salvação. A chave da serena confiança está provavelmente ligada à partícula hebraica, ‘ak, que ocorre seis vezes neste pequeno salmo, três vezes como a primeira palavra da estrofe. A partícula pode ser traduzida para "certamente", "mas", "só", ou melhor, "somente". Somente em Deus ele espera, enquanto somente Ele é a sua rocha, salvação e defesa. Seus perseguidores estão tramando contra ele o tempo todo.


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de Salmos Capítulo 62 do versículo 1 até o 4
    SALMO 62. SÓ DEUS É MEU REFÚGIO

    Trata-se de um cântico de confiança, no qual o salmista não pode encontrar palavras suficientemente profundas e significativas para descrever a absoluta segurança e inalterável poder de Deus, que lhe é acessível (cfr. Sl 18:1-19; Sl 59:16-19). O poema provavelmente pertence ao período da rebelião de Absalão. Suas duas porções tratam da ação e da reação entre homens ímpios e piedosos; e são introduzidas por palavras semelhantes (1-2 e 5-6).

    a) As duas forças em operação na vida de Davi (1-4)

    Por um lado, Deus é para Davi a única base e coroa da vida. Somente Deus é real, e em silêncio sua alma espera nEle sem reservas (cfr. Is 43:10-23). Resulta que não é apenas de Deus que vem a minha salvação (1) mas igualmente Deus é... a minha salvação (2). Essa relação é o marco de sua existência imediata, e embora, na qualidade de homem mortal, possa ser levemente abalado pela pressão externa (cfr. 2Co 4:8-47), ele confiava que não seria grandemente abalado (2). Por outro lado, os homens estavam fazendo o máximo que podiam para destruir sua vida: ele os descreve como a se lançarem contra ele com ameaças e golpes; julgavam que ele estivesse a ponto de cair como uma parede, e uma cerca pousa segura (3). A única preocupação deles é como o haviam de derribar de sua excelência (4) ou trono (contrastar com o vers. 2), e, com essa finalidade, tinham prazer somente nas mentiras e inverdades sutilmente disfarçadas (cfr. 2Sm 15:2-10).


    Dicionário

    Abalado

    abalado adj. 1. Que sofreu um abalo. 2. Comovido, impressionado, enternecido. 3. Abatido, enfraquecido, perturbado: Saúde abalada. 4. Ameaçado; em perigo: Regime abalado.

    Defesa

    substantivo feminino Ação ou efeito de defender, de proteger: tomar a defesa do mais fraco.
    Resistência a um ataque; guarda: o exército se mantém na defesa.
    Aquilo que serve para proteger, usado como estrutura de proteção: arma de defesa.
    Conservação de algo no seu estado original; proteção: defesa do meio ambiente.
    [Militar] Medidas contra os ataques das armas inimigas: defesa antiaérea.
    [Jurídico] Exposição dos fatos e produção de provas em favor de um réu.
    [Jurídico] Advogado ou procurador de um réu em juízo: a defesa pediu a absolvição.
    Demonstração do conteúdo de uma pesquisa: defesa da tese.
    Argumento usado para justificar uma ação ou comportamento: em sua defesa, ele era jovem.
    [Zoologia] Cada um dos longos dentes caninos que se projetam para fora da boca de certos animais: as defesas do elefante, do javali.
    [Popular] Coisa obtida de maneira hábil ou pouco escrupulosa.
    Etimologia (origem da palavra defesa). Do latim defensam.

    E

    conjunção Conjunção que liga palavras e orações com mesma função.
    Indica adição: pai e mãe extremosos.
    Indica oposição: falou muito, e não disse nada.
    Expressa consequência: ele não quis me ouvir e se deu mal.
    Denota inclusão: trouxe meus filhos e seus amigos.
    Gramática Repetida entre os membros de uma série, dá mais vivacidade à enumeração: a alta, e nobre, e musical prosa de Vieira.
    Gramática Indica a variação de sentidos com que nos referimos a pessoas ou coisas do mesmo nome: há amigos e amigos, interesses e interesses.
    Gramática Apresenta números compostos: mil oitocentos e vinte e dois.
    Gramática Inicia frases bíblicas sem ligação imediata com frase antecedente: E era a hora terceira quando O crucificaram.
    Gramática Atribui enfase na frase (sobretudo em interrogações e exclamações): e tu não sabias?
    substantivo masculino A quinta letra que compõe o alfabeto e sua segunda vogal: meu nome se inicia com e.
    Maneira de representar essa letra (e).
    numeral [Matemática] Número e, que corresponde ao quinto número numa série.
    Etimologia (origem da palavra e). Do latim et.

    conjunção Conjunção que liga palavras e orações com mesma função.
    Indica adição: pai e mãe extremosos.
    Indica oposição: falou muito, e não disse nada.
    Expressa consequência: ele não quis me ouvir e se deu mal.
    Denota inclusão: trouxe meus filhos e seus amigos.
    Gramática Repetida entre os membros de uma série, dá mais vivacidade à enumeração: a alta, e nobre, e musical prosa de Vieira.
    Gramática Indica a variação de sentidos com que nos referimos a pessoas ou coisas do mesmo nome: há amigos e amigos, interesses e interesses.
    Gramática Apresenta números compostos: mil oitocentos e vinte e dois.
    Gramática Inicia frases bíblicas sem ligação imediata com frase antecedente: E era a hora terceira quando O crucificaram.
    Gramática Atribui enfase na frase (sobretudo em interrogações e exclamações): e tu não sabias?
    substantivo masculino A quinta letra que compõe o alfabeto e sua segunda vogal: meu nome se inicia com e.
    Maneira de representar essa letra (e).
    numeral [Matemática] Número e, que corresponde ao quinto número numa série.
    Etimologia (origem da palavra e). Do latim et.

    Não

    advérbio Modo de negar; maneira de expressar uma negação ou recusa: -- Precisam de ajuda? -- Não.
    Expressão de oposição; contestação: -- Seus pais se divorciaram? -- Não, continuam casados.
    Gramática Numa interrogação, pode expressar certeza ou dúvida: -- você vai à festa, não?
    Gramática Inicia uma interrogação com a intenção de receber uma resposta positiva: Não deveria ter chegado antes?
    Gramática Usado repetidamente para enfatizar a negação: não quero não!
    substantivo masculino Ação de recusar, de não aceitar; negativa: conseguiu um não como conselho.
    Etimologia (origem da palavra não). Do latim non.

    advérbio Modo de negar; maneira de expressar uma negação ou recusa: -- Precisam de ajuda? -- Não.
    Expressão de oposição; contestação: -- Seus pais se divorciaram? -- Não, continuam casados.
    Gramática Numa interrogação, pode expressar certeza ou dúvida: -- você vai à festa, não?
    Gramática Inicia uma interrogação com a intenção de receber uma resposta positiva: Não deveria ter chegado antes?
    Gramática Usado repetidamente para enfatizar a negação: não quero não!
    substantivo masculino Ação de recusar, de não aceitar; negativa: conseguiu um não como conselho.
    Etimologia (origem da palavra não). Do latim non.

    Rocha

    substantivo feminino Geologia Massa mineral que apresenta a mesma estrutura, a mesma composição e a mesma origem: o basalto é uma rocha.
    Pedra, rochedo, penha, penhasco: escalar uma rocha.
    Roca, penedia, penedo, penhasco, rochedo saliente no mar; grande massa de terra extremamente dura banhada pelo mar, pelas águas: as ondas chocavam-se contra as rochas.
    Ganga pedregosa das pedras preciosas: a rocha do topázio.
    Figurado Coisa insensível, inabalável.
    Coração de rocha, coração duro, insensível, coração de pedra.

    Rocha
    1) Grande pedra (Ex 17:6); (Mt 27:60)

    2) Figuradamente, Deus (Is 44:8). 3 Rocha de escândalo:
    v. ESCÂNDALO (1Pe 2:8), RC).

    Salvação

    substantivo feminino Ação ou efeito de salvar, de livrar do mal ou do perigo.
    Algo ou alguém que salva, que livra do perigo, de uma situação desagradável: o professor foi sua salvação.
    Religião Libertação espiritual e eterna pela fé em Cristo.
    Felicidade, contentamento infinito e eterno obtido após a morte.
    Ajuda que liberta de uma situação muito difícil; redenção.
    Saída de uma circunstância complicada para outra mais fácil; triunfo.
    Etimologia (origem da palavra salvação). Do latim salvatio.onis.

    substantivo feminino Ação ou efeito de salvar, de livrar do mal ou do perigo.
    Algo ou alguém que salva, que livra do perigo, de uma situação desagradável: o professor foi sua salvação.
    Religião Libertação espiritual e eterna pela fé em Cristo.
    Felicidade, contentamento infinito e eterno obtido após a morte.
    Ajuda que liberta de uma situação muito difícil; redenção.
    Saída de uma circunstância complicada para outra mais fácil; triunfo.
    Etimologia (origem da palavra salvação). Do latim salvatio.onis.

    Salvar-se [...] é aperfeiçoar-se espiritualmente, a fim de não cairmos em estados de angústia e depressão após o transe da morte. É, em suma, libertar-se dos erros, das paixões insanas e da ignorância. [...]
    Referencia: MARCUS, João (Hermínio C• Miranda)• Candeias na noite escura• 4a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 12

    [...] iluminação de si mesma [da alma], a caminho das mais elevadas aquisições e realizações no Infinito.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• O Consolador• Pelo Espírito Emmanuel• 26a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2006• - q• 225

    Ensinar para o bem, através do pensamento, da palavra e do exemplo, é salvar.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Dicionário da alma• Autores Diversos; [organização de] Esmeralda Campos Bittencourt• 5a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• -

    A salvação é contínuo trabalho de renovação e de aprimoramento.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• No mundo maior• Pelo Espírito André Luiz• 24a ed• Rio de Janeiro: FEB• 2005• - cap• 15

    Salvação – libertação e preservação do espírito contra o perigo de maiores males, no próprio caminho, a fim de que se confie à construção da própria felicidade, nos domínios do bem, elevando-se a passos mais altos de evolução.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo• O Espírito da Verdade: estudos e dissertações em torno de O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec• Por diversos Espíritos• 8a ed• Rio de Janeiro: FEB, 1992• - cap• 8


    Salvação Num primeiro sentido, ser salvo de um perigo, seja uma tempestade (Mt 8:25), uma enfermidade (Mt 9:21ss.), uma perseguição (Lc 1:71-74) etc. Por antonomásia, o termo refere-se à salvação eterna. Em ambos os casos, é obtida mediante a fé, sem a qual não há nem salvação da enfermidade (Mc 10:52; Lc 17:19; 18,42) nem tampouco vida eterna (Jo 3:16; 5,24; 20,31). Essa fé — unida à perseverança (Mt 10:22; 24,13; Mc 13:13) — vincula a pessoa com Jesus (nome que significa YHVH salva), que se entregou à morte pela humanidade (Mc 10:45). Ele é o Salvador (Mt 1:21; Lc 2:11). O anúncio dessa salvação constitui o núcleo essencial da pregação evangélica (Mc 16:16).

    C. Vidal Manzanares, El judeo-cristianismo...; Idem, El Primer Evangelio...; Idem, Diccionario de las tres...; G. E. Ladd, Theology...; E. P. Sanders, Paul and...; E. “Cahiers Evangile”, Liberación humana y salvación en Jesucristo, Estella 71991.


    Salvação
    1) Ato pelo qual Deus livra a pessoa de situações de perigo (Is 26:1), opressão (Lm 3:26); (Ml 4:2), sofrimento (2Co 1:6), etc.
    2) Ato e processo pelo qual Deus livra a pessoa da culpa e do poder do pecado e a introduz numa vida nova, cheia de bênçãos espirituais, por meio de Cristo Jesus (Lc 19:9-10); (Eph 1:3,13). A salvação deve ser desenvolvida pelo crente (Fp 2:12), até que seja completada no fim dos tempos (Rm 13:11); (1Pe 1:5); 2.2). V. REDENÇÃO, SALVADOR e VIDA ETERNA.

    substantivo masculino Senhor; forma informal utilizada para se dirigir à pessoa que tem certa autoridade, poder ou é proprietária de algo: sô advogado; sô Francisco.
    Gramática Usado como interlocutório pessoal: anda logo, sô, corre atrás da namorada.
    Não confundir com: .
    Etimologia (origem da palavra ). Forma Red. de senhor; do latim senior.oris.

    substantivo masculino Senhor; forma informal utilizada para se dirigir à pessoa que tem certa autoridade, poder ou é proprietária de algo: sô advogado; sô Francisco.
    Gramática Usado como interlocutório pessoal: anda logo, sô, corre atrás da namorada.
    Não confundir com: .
    Etimologia (origem da palavra ). Forma Red. de senhor; do latim senior.oris.

    Rei egípcio, de descendência etiópica, cujo nome por extenso era Sabaku, pertencendo à vigésima-quinta dinastia. oséias, que desejou livrar-se do jugo da Assíria, procurou para esse fim o auxilio e a aliança de Sô (2 Rs 17.4). A conseqüência desta aliança foi desastrosa, pois oséias foi feito prisioneiro pelos assírios que haviam invadido o reino de israel, tomando Samaria e levando as dez tribos para o cativeiro. Muitos, contudo, pensam que Sô era apenas um vice-rei no Delta. (*veja oséias, israel e Samaria.)

    Oséias, o último monarca do reino do Norte, tentara escapar da opressão dos assírios, ao recusar-se a pagar os pesados tributos exigidos e ao enviar mensageiros para buscar a ajuda de Sô, faraó do Egito (2Rs 17:4). Essa atitude fez com que Salmaneser, rei da Assíria, mandasse prender Oséias e ordenasse a invasão de Israel. Não se sabe ao certo quem era exatamente esse faraó egípcio. Alguns eruditos sugerem que se tratava de Shabako, que governou o Egito por volta de 716 a.C., mas isso o colocaria numa época muito posterior à dos eventos narrados, desde que Oséias foi rei no período entre 732 a 722 a.C. Sô também é identificado por alguns estudiosos com Osorcom IV, de Tanis (nome da cidade mencionada na Bíblia como Zoã). Essa sugestão é apoiada pela mensagem de Isaías contra o Egito, na qual o profeta destacou que aquela nação não servia para nada e mencionou especificamente “os príncipes de Zoã” (Is 19:11-15). Outras sugestões ainda são apresentadas. P.D.G.


    Rei do Egito (2Rs 17:4).

    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    Salmos 62: 2 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha alta torre de defesa e refúgio; não serei grandemente abalado- movido.
    Salmos 62: 2 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    H1931
    hûwʼ
    הוּא
    ele / ela / o / a
    (it)
    Pronome
    H3444
    yᵉshûwʻâh
    יְשׁוּעָה
    salvação, libertação
    (For Your salvation)
    Substantivo
    H3808
    lôʼ
    לֹא
    não
    (not)
    Advérbio
    H389
    ʼak
    אַךְ
    (only)
    Advérbio
    H4131
    môwṭ
    מֹוט
    cambalear, tremer, escorregar
    (and fallen in decay)
    Verbo
    H4869
    misgâb
    מִשְׂגָּב
    lugar alto, refúgio, altura segura, retiro
    (my high tower)
    Substantivo
    H6697
    tsûwr
    צוּר
    rocha, penhasco
    (the rock)
    Substantivo
    H7227
    rab
    רַב
    muito, muitos, grande
    ([was] great)
    Adjetivo


    הוּא


    (H1931)
    hûwʼ (hoo)

    01931 הוא huw’ do qual o fem. (além do Pentateuco) é היא hiy’

    uma palavra primitiva; DITAT - 480 pron 3p s

    1. ele, ela
      1. ele mesmo, ela mesma (com ênfase)
      2. retomando o suj com ênfase
      3. (com pouca ênfase seguindo o predicado)
      4. (antecipando o suj)
      5. (enfatizando o predicado)
      6. aquilo, isso (neutro) pron demons
    2. aquele, aquela (com artigo)

    יְשׁוּעָה


    (H3444)
    yᵉshûwʻâh (yesh-oo'-aw)

    03444 ישועה y eshuw ̂ ah̀

    particípio passivo de 3467; DITAT - 929b; n f

    1. salvação, libertação
      1. bem-estar, prosperidade
      2. libertação
      3. salvação (por Deus)
      4. vitória

    לֹא


    (H3808)
    lôʼ (lo)

    03808 לא lo’

    ou לו low’ ou לה loh (Dt 3:11)

    uma partícula primitiva; DITAT - 1064; adv

    1. não
      1. não (com verbo - proibição absoluta)
      2. não (com modificador - negação)
      3. nada (substantivo)
      4. sem (com particípio)
      5. antes (de tempo)

    אַךְ


    (H389)
    ʼak (ak)

    0389 אך ’ak

    relacionado com 403; DITAT - 84; adv

    1. de fato, certamente (enfático)
    2. no entanto, apenas, contudo, mas (restrito)

    מֹוט


    (H4131)
    môwṭ (mote)

    04131 מוט mowt

    uma raiz primitiva; DITAT - 1158; v

    1. cambalear, tremer, escorregar
      1. (Qal) cambalear, tremer, escorregar
      2. (Nifal) ser abalado, ser movimentado, ser derrubado
      3. (Hifil) expulsar, deixar cair, derrubar
      4. (Hitpael) ser fortemente agitado

    מִשְׂגָּב


    (H4869)
    misgâb (mis-gawb')

    04869 משגב misgab

    procedente de 7682; DITAT - 2234a; n m Misgabe = “altura” n pr loc

    1. lugar alto, refúgio, altura segura, retiro
      1. fortaleza
      2. refúgio (referindo-se a Deus)
    2. um lugar em Moabe

    צוּר


    (H6697)
    tsûwr (tsoor)

    06697 צור tsuwr ou צר tsur

    procedente de 6696; DITAT - 1901a; n. m.

    1. rocha, penhasco
      1. parede rochosa, penhasco
      2. pedra (com superfície plana)
      3. bloco de pedra
      4. rocha (específica)
      5. rocha (referindo-se a Deus)
      6. rocha (referindo-se a deuses pagãos) n. pr. (para Deus)
      7. Rocha

    רַב


    (H7227)
    rab (rab)

    07227 רב rab

    forma contrata procedente de 7231, grego 4461 ραββι; DITAT - 2099a,2099b adj.

    1. muito, muitos, grande
      1. muito
      2. muitos
      3. abundante
      4. mais numeroso que
      5. abundante, bastante
      6. grande
      7. forte
      8. maior que adv.
      9. muito, excessivamente n. m.
    2. capitão, chefe