Enciclopédia de Salmos 8:2-2

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

sl 8: 2

Versão Versículo
ARA Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.
ARC Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo e vingativo.
TB Da boca de pequeninos e crianças de peito, tiraste a fortaleza,
HSB מִפִּ֤י עֽוֹלְלִ֨ים ׀ וְֽיֹנְקִים֮ יִסַּ֪דְתָּ֫ עֹ֥ז לְמַ֥עַן צוֹרְרֶ֑יךָ לְהַשְׁבִּ֥ית א֝וֹיֵ֗ב וּמִתְנַקֵּֽם׃
BKJ Da boca dos bebês e das crianças de peito, tu ordenaste a força por causa dos teus inimigos, para que pudesses parar o inimigo e o vingador.
LTT Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos Teus inimigos, para fazeres calar ao inimigo e ao vingador.
BJ2 Iahweh, Senhor nosso, quão poderoso é teu nome[j] em toda a terra! Ele divulga[l] tua majestade sobre o céu.
VULG Domine, Dominus noster, quam admirabile est nomen tuum in universa terra ! quoniam elevata est magnificentia tua super cælos.

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Salmos 8:2

Êxodo 11:7 mas contra todos os filhos de Israel nem ainda um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o Senhor fez diferença entre os egípcios e os israelitas.
Êxodo 15:16 Espanto e pavor cairá sobre eles; pela grandeza do teu braço emudecerão como pedra; até que o teu povo haja passado, ó Senhor, até que passe este povo que adquiriste.
Josué 2:9 e disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados diante de vós.
I Samuel 2:9 Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.
Salmos 4:4 Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama e calai-vos. (Selá)
Salmos 44:16 à voz daquele que afronta e blasfema, por causa do inimigo e do que se vinga.
Salmos 46:10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.
Salmos 84:5 Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados,
Isaías 37:20 Agora, pois, ó Senhor, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra conheçam que só tu és o Senhor.
Isaías 37:36 Então, saiu o Anjo do Senhor e feriu, no arraial dos assírios, a cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que tudo eram corpos mortos.
Isaías 40:31 Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.
Amós 5:9 O que faz vir súbita destruição sobre o forte, de sorte que vem a assolação contra a fortaleza.
Habacuque 2:20 Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.
Mateus 11:25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.
Mateus 21:16 e disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?
Lucas 10:21 Naquela mesma hora, se alegrou Jesus no Espírito Santo e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.
I Coríntios 1:27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
II Coríntios 12:9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Salmos Capítulo 8 do versículo 1 até o 9
SALMO 8: O PARADOXO DO HOMEM DIANTE DE DEUS, 8:1-9

O Salmo 8 é uma joia perfeita de culto, louvor e adoração. Ele retrata de uma forma vívida a degradação e a dignidade do homem, como alguém completamente insignifican-te, e, ao mesmo tempo, uma criatura altamente honrada do mundo de Deus. Embora colocado num cenário de natureza, é o homem, e não o universo, o tema do salmista. Este salmo tem sido chamado de "Gênesis 1 em forma de másica"16, e "o melhor comentário" a respeito de Gênesis 1:17 O Salmo 8 faz lembrar a declaração freqüentemente citada de Immanuel Kant: "Duas coisas preenchem a mente de admiração e reverência à medida que o pensamento, de forma persistente, se ocupa com elas: o céu estrelado acima de nós e a lei moral dentro de mim"?

Oesterley escreve o seguinte acerca do Salmo 8: "O pensamento duplo da insignifi-cância do homem aos olhos de Deus e, ao mesmo tempo, a dignidade do homem como a criação mais elevada de Deus, está repleto de beleza instrutiva".19 Vriezen diz: "Um sal-mo como o Salmo 8 é um dos exemplos mais admiráveis do profundo sentimento humano de dependência e indignidade ligado à conscientização de que o homem foi chamado para uma tarefa grande e independente. Esses dois aspectos caminham juntos de uma manei-ra notável no Antigo Testamento"?'

O salmo, creditado a Davi, é dedicado "para o cantor-mor, sobre Gitite". "Gaite" também é encontrado nos títulos dos Salmos 81:84. O significado do termo é desconhecido. Ele é um adjetivo derivado da palavra Gath que pode indicar acompanhamento de qualquer tipo de instrumento originário da cidade filistéia de Gate. Essa melodia getéia (cf. "giteu", NVI) pode estar associada à marcha da guarda getéia (2 Sm 15,18) 21 ou, visto que gath também significa "lagar" em hebraico, pode ter sido o cântico entoado na colheita da uva.22

O salmo inicia e termina com as mesmas sete palavras hebraicas que são traduzidos da seguinte maneira: Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra! (1, 9). Ele é dividido em duas seções desiguais. Os primeiros dois versículos falam da majestade de Deus. A última seção, versículos 3:9, descreve o homem.

  • A Majestade de Deus (8:1-2)
  • Ó SENHOR, Senhor nosso (1; Yahweh Adoninu).Yahweh é o nome pessoal sagrado do Deus da aliança. Adonai é o termo hebraico para "senhor", "mestre", "soberano". Os céus revelam a majestade e a glória do Senhor. As crianças e os que mamam (2) no hebraico significa "crianças e bebês". Tu suscitaste força; a DO (traduz: "tiraste o perfeito lou-vor". Jesus cita estas palavras em Mateus 21:16. Na expressão: para fazeres calar o inimigo e vingativo, "o sentido geral é claro. Javé ordenou que mesmo os representantes mais frágeis da humanidade deveriam ser seus vencedores para confundir e silenciar aqueles que se opõem ao seu Reino e negam sua bondade e providência divina"."

  • A Medida do Homem (8:3-9)
  • Em comparação com a extensão dos céus e dos corpos celestiais, só resta ao homem confessar a sua insignificância. Quando vejo (3) — muitos ficam estranhamente indiferen-tes com a grandeza da criação Existem importantes lições a ser aprendidas ao considerar-se os céus à noite. Preparaste significa literalmente "firmado". Que é o homem (4, enosh), homem na sua fraqueza e fragilidade? Filho do homem (ben-adam), "filho do homem na sua origem terrena". Adam (homem), em hebraico, também significa "terra". O visites -isto é, cuidar e prover para ele. Pouco menor o fizeste (5) significa literalmente: "Fizeste-o um pouco inferior". O termo hebraico para os anjos (Elohim) pode significar "Deus", "deu-ses" ou "seres sobrenaturais em geral". Algumas versões revisadas traduzem esse termo por "Deus" (veja ARA). A denotação costumeira do AT para anjos é malakhim, "mensageiros" ou ben-Elohim, "filhos de Deus". É importante ressaltar, no entanto, que a LXX traduz Elohim aqui por par' angelous, "do que os anjos", e é citado dessa forma em Hebreus 2:7, um impor-tante texto cristológico. De glória e de honra o coroaste indica os atributos da realeza. No planejado domínio sobre as obras das mãos de Deus, o homem era para ser rei.

    Tenha domínio sobre (6) significa "governar sobre". Existe um paralelo nesses versículos com Gênesis 1:26-28. A listagem das várias áreas do domínio humano é dada somente por meio de exemplos: animais domésticos e selvagens, aves e peixes e ocupantes das profundezas. Nossa era científica está testemunhando acerca da am-plitude do domínio do homem por meio da compreensão e utilização das leis da natu-reza. Vamos lembrar, porém, que mesmo o que chamamos de "espaço" faz parte da obra criadora de Deus.

    O salmo termina com as mesmas palavras hebraicas com as quais iniciou: "() Yahweh, nosso Senhor, quão admirável é o teu nome em toda a terra!" (lit.).


    Champlin

    Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin é cristão de cunho protestante
    Champlin - Comentários de Salmos Capítulo 8 versículo 2
    Expuseste nos céus a tua majestade... suscitaste força... adversários. Segundo a versão grega (LXX): Puseste a tua glória sobre os céus... fundaste a fortaleza... inimigos; citada também em Mt 21:16.

    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de Salmos Capítulo 8 do versículo 1 até o 9
    *

    Sl 8 O assunto deste hino é a excelência de Deus em suas obras de criação, um dos temas principais da literatura de sabedoria. Este salmo pode ser chamado de poema de sabedoria. Pondera a exaltação, por parte de Deus, da humilde humanidade, outorgando-lhe domínio sobre a criação (Gn 1:28).

    * 8:1

    Ó SENHOR. No hebraico temos Yahweh, o nome pessoal, da aliança, que Deus revelou a Moisés ao pé da sarça ardente (Êx 3).

    Senhor nosso. Um título que também pode ser traduzido por "governador" ou "senhor de escravos". ele é o nosso Senhor por haver estabelecido a sua aliança com o seu povo.

    quão magnífico... é o teu nome! A repetição dessa linha, no final do poema, ressalta a elevada nota de reverência que permeia o salmo. "Nome" indica o caráter ou a reputação de Deus.

    * 8:2

    pequeninos... adversários. Note-se aqui o contraste entre os débeis e os fortes. Entretanto, por causa dos louvores a Deus que entoam, os débeis silenciam os poderosos. Ver Mt 21:16.

    * 8:3

    obra dos teus dedos. O universo, quase ilimitado, é descrito como obra dos dedos de Deus, o que enfatiza o poder de Deus.

    * 8.4-6 Esta passagem foi aplicada a Jesus, em Hb 2:6-8. ele foi o Homem perfeito, além de ser Deus. Jesus é o modelo seguido pela humanidade remida, tendo restaurado o domínio humano sobre a criação (Gn 1:28). Ver também 1Co 15:27 e Ef 1:22.

    * 8:4

    que é o homem. Ver 7:17; 25:6; Sl 144:3. Na vastidão do universo, e tendo por fundo a grandeza do poder de Deus, o homem é pequenino.

    * 8:5

    menor do que Deus. A palavra hebraica 'elohim, em nossa versão portuguesa traduzida por "Deus", também pode significar "seres divinos", ou "anjos". Todavia, se Deus estivesse mesmo em vista, esperar-se-ia "fizeste-o, no entanto, um pouco menor do que tu mesmo".

    * 8:6

    domínio. O "mandato cultural" de Gn 1:28, conferiu divinamente, à humanidade, a autoridade e a responsabilidade de governar a vida na terra.



    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de Salmos Capítulo 8 do versículo 1 até o 9
    8.1ss No Novo Testamento se citam porções deste salmo e se aplicam a Cristo (1Co 15:27; Hb 2:6-8). Jesus tomou forma de homem, fazendo-se um pouco menor aos anjos (Hb_8:
    5) e elevará por cima dos anjos a todos os que lhe pertencem quando deva reinar sobre os céus novos e a terra nova. Jesus é a única pessoa que reflete perfeitamente a imagem de Deus (Gl 2:20; Cl 1:15).

    8:2 Os meninos podem confiar e elogiar a Deus sem dúvidas nem reservas. Conforme vamos crescendo, vai fazendo cada vez mais difícil. Peça a Deus que lhe dê uma fé de menino, eliminando qualquer obstáculo que lhe impeça de caminhar perto do. Procure em você esta qualidade própria dos meninos para que possa chegar a ser mais expressivo.

    8.3, 4 Para respeitar a majestade de Deus, temos que nos ver à luz de sua grandeza. Quando contemplamos a criação, muitas vezes nos sentimos pequenos. nos sentir pequenos é uma maneira saudável de voltar para a realidade. Mas Deus não quer que vivamos pensando em nossa pequenez. Humildade é lhe ter o devido respeito a Deus, não sentir desprezo por nós mesmos.

    8.3-5 Quando olhamos as maravilhas da criação, perguntamo-nos como pode Deus interessar-se em gente que constantemente o faz zangar. Mesmo assim, Deus nos criou só um pouco menores que os anjos. A próxima vez que questione seu valor como pessoa ou que se sinta deprimido, recorde que Deus o considera de grande valor. Temos um grande valor devido a que levamos o selo do Criador. (Veja-se Gn 1:26-27 para ver o grau de valor que Deus outorga a todas as pessoas.) Devido a Deus já declarou quão valiosos somos para O, podemos nos liberar desses sentimentos de minusvalía.

    8:6 Deus deu à humanidade uma autoridade tremenda: estar a cargo de toda a terra. Mas junto com a grande autoridade vem a grande responsabilidade. Se possuirmos um mascote, temos a autoridade de fazer com ela o que queiramos, mas também temos a responsabilidade de alimentá-la e cuidá-la em saúde e em enfermidade. Como trata você à criação de Deus? Utilize seus recursos com sabedoria já que dará conta a Deus de sua mordomia.


    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de Salmos Capítulo 8 do versículo 1 até o 9
    Sl 8:1)

    2 Da boca dos pequeninos e crianças de peito Porventura, estabeleceu força,

    Por causa dos teus adversários,

    Que tu poderias ainda o inimigo e vingador.

    3 Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos,

    A lua e as estrelas, que puseste;

    4 Que é o homem, para que te lembres dele?

    E o filho do homem, para que o visites?

    O Senhor usa bebês e crianças de peito para trabalhar a Sua glória (conforme Mt 21:16 ), e do poder de evangelização de crianças não deve ser menosprezada. Muitas vezes eles em sua fé simples e zelo pode ser eficaz quando os cristãos mais antigos falhar.

    O contexto, no entanto, sugere que diante de Deus todos os homens são bebês , mesmo que muitos em seu orgulho pecaminoso e rebelião se exaltam como adversários do Todo-Poderoso. Insignificância do homem é especialmente evidente quando ele é visto fisicamente. Em comparação com a lua e as estrelas que ele é um mero pontinho em cima de um dos planetas mais pequenos entre bilhões de corpos celestes. É uma maravilha na verdade de que Deus é consciente dele , e se revela a ele (v. Sl 8:4 ).

    GRANDEZA DE DEUS B. VISTO NA GRANDEZA DO HOMEM (8: 5-9)

    5 Pois tu fizeste, mas pouco abaixo de Deus,

    E Coroas de glória e de honra.

    6 Tu fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos;

    Tu colocar todas as coisas debaixo de seus pés:

    7 Todas as ovelhas e bois,

    Sim, e os animais do campo,

    8 As aves dos céus, e os peixes do mar,

    Tudo o que passa pelas veredas dos mares.

    9 Ó Senhor, Senhor nosso,

    Como excelente é o teu nome em toda a terra!

    Embora Sl 8:1 ). Enquanto os homens crentes são filhos (1Jo 3:2 , Gn 1:27 ). Embora o aspecto moral do que a imagem foi perdido na queda, a imagem natural de Deus, embora enfraquecido e marcado, ainda permanece (Jc 3:9 ; Gn 9:2 )! Seus altos realizações, porém, não demonstram tanto o quão grande eles mesmos são, mas como é grande o seu Criador é. Eles são apenas bebês e recém-nascidos por meio de quem de Deus força é mostrado. Isso é verdade mesmo daqueles que não se rendem a Deus e reconhecê-Lo.

    Phillips alerta que as pessoas, mesmo de Deus são capazes de minimizar a Sua grandeza. Percebendo essa tendência, mesmo em seu dia, Davi escreveu o Salmo 8 . Por isso ele se esforçou para corrigir a visão turva do homem para que ele possa começar a ver como Deus é grande.

    O homem deve reconhecer que sua própria grandeza, ainda que real, é derivado. Glória do homem é apenas o esplendor refletido daquele que governa todas as coisas. O Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra! Na análise final, maior glória do homem não reside na sua capacidade de dominar a terra, mas em o seu direito de olhar para cima e dizer Nosso Senhor e quão admirável é o teu nome! O que é o homem?

    Como pobres, como os ricos, como abjeto, como agosto ,

    Como complicar, o quão maravilhoso é o homem!

    Como passar de admirar que ele que o fez tal!

    Quem centrada na nossa make tais extremos estranhos!

    A partir de diferentes naturezas maravilhosamente mix'd ,

    Connexion requintado de mundos distantes!

    Ligação Distinguished em cadeia interminável de estar!

    Midway de nada a Divindade!

    Um feixe etéreo, manchada e absorb'd ,

    Embora manchada e desonrado, ainda divina!

    Miniatura Dim da grandeza absoluta!

    Um herdeiro da glória! um deus! Eu tremo de mim mesmo ,

    E no mesmo estou perdido.

    Wiersbe

    Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor Calvinista
    Wiersbe - Comentários de Salmos Capítulo 8 do versículo 1 até o 9
    Escondido na descrição do lugar do homem na criação nesse belo salmo poético repousa muito ensinamento prático para hoje. Descobriremos al-gumas dessas lições com a ajuda das referências que o Novo Testamento faz do Sl 8:0 chama Gol ias de "campeão" (Almeida Ver-são Revisada ou Melhores Textos) e relata que ele, com orgulho, de-safiou os judeus temerosos durante 40 dias (17:16). Saul, quando Davi ofereceu-se para calar o inimigo, disse: "Tu és ainda moço" (Sl 17:33)

    1. uma criança de peito. Observe outro paralelo entre 1Sm 17:0 e Sl 8:7-19). OSl 8:0; He 2:6-58; 1Co 15:27 e Ef 1:22. Leia essas referências com atenção, prin-cipalmenteHe 2:0) e sobre os animais (Mc 1:13; Mc 11:1-41 e observe a repetição da expressão "muito mais".

      1. A vida prática
      2. Louvor

      Se Davi tinha motivo para louvar a Deus por sua posição e vitória, de-víamos louvá-lo muito mais. Quem somos nós para que Deus nos visite? Quem somos nós para que Cristo morra por nós e leve-nos, com ele, acima dos céus?

      1. Posição

      Esse salmo exalta a dignidade do homem. O versículo 5 afirma: "Fi-zeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus". Com certeza, o homem é a maior criação do Senhor, pois foi feito "à imagem de Deus". O mundo está um caos porque o ensino moderno reduziu o homem a um ani-mal e rejeitou a imagem do Senhor. Jc 3:9 lembra-nos de que deveria-mos tratar mel hor as pessoas se apenas nos lembrássemos de que foram feitas à imagem de Deus. Não é de admirar que tenhamos tanta inquietação civil, tanta brutalidade. Nós destronamos o Senhor e rebaixamos a humanidade. Não esqueçamos nunca nossa obri-gação como criaturas feitas à ima-gem de Deus e nosso grande dever de, como santos, nos revestirmos, por meio de Cristo, da imagem de quem nos criou (Cl 3:9-51; Rm 8:29).

      1. Poder

      Cristo deu-nos domínio. Isso signi-fica que reinamos como reis. Por intermédio de Cristo, podemos reinar na vida (Rm 5:17), obtendo vitória sobre o pecado e a tenta-ção. E reinaremos sobre a morte (1Co 15:54-46), pois a morte não terá mais domínio sobre nós. De-vemos reinar em seu reino aqui na terra, em nosso lugar de serviço a ser determinado de acordo com nossa vida e fidelidade hoje (Mt 25:14-40; Lc 19:12-42). Por fim, devemos reinar com ele para todo o sempre.

      1. Promessa

      Esse salmo deixa claro que Deus está preocupado com a criação, e a interpretação de He 2:6-58 indica que, um dia, Cristo liber-tará a criação da escravidão do pecado. VejaRm 8:18-45. Essa libertação incluirá "a reden-ção do nosso corpo" (Rm 8:23) quando virmos Cristo e nos torna-mos semelhantes a ele (1Jo 3:1-62; Fp 3:20-50). O fato de hoje Jesus Cristo estar no trono é uma pro-va de que, um dia, toda a criação será redimida. Essa é uma promes-sa gloriosa!

      É claro que o Sl 8:0). Que coisa maravilhosa que o Senhor tenha visitado esta terra para a salvação, mas que, um dia, a visi-tará em julgamento. Você crê em Cristo como seu Salvador? Você tem permitido que ele governe sua vida e reine nela?


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de Salmos Capítulo 8 do versículo 1 até o 9
    8.1 O salmo começa e termina, (v. 9) com uma expressão de admiração reverente. Nosso. O crente reconhece que Deus se lhe ofereceu para ser o seu companheiro. O nome e a natureza de Deus se mostram excelentes em todos os lugares, em todas as circunstâncias, revelando-se no universo por Ele criado na sua inteireza (Rm 1:20). Mas 'essa glória é também infinita e insondável, revelada nos céus.

    8.3,4 Ao contemplar os céus com toda sua majestade, Davi sente-se forçado a perguntar por que Deus escolheria algo tão pequeno e insignificante como é o homem, para ser objeto do Seu especial amor, revelando-se até às crianças, que passam a louvá-lO (v. 2).

    8.6- 8 O homem é o mordomo de Deus junto à criação, e todas as coisas têm sido colocadas sob sua autoridade. Por causa do pecado, ele não tem cumprido devidamente essa comissão recebida de Deus, porém, o salvo em Cristo recebe de volta os direitos de mordomia que Adão perdera. (He 2:6-58; conforme Rm 5:12-45).


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de Salmos Capítulo 8 do versículo 1 até o 9
    Sl 8:0; Sl 139:0). “Mas a natureza nunca é louvada em função de Sl mesma; não há poemas líricos à natureza nos salmos. A natureza só é mencionada na proporção em que aponta para aquele que fez todas as coisas” (H. Ringgren). Esse salmo teria sido adequado em qualquer ocasião cultual, nos lábios do rei ou de qualquer israelita comum. Pode ter tido um uso especial na festa das cabanas (v. acerca de “gitite” a seguir), e talvez tenha sido cantado em antífona (conforme nosso no v. 1 e [eu] contemplo no v. 3). A métrica é irregular, e a divisão em estrofes não é clara.

    O salmo começa com uma exclamação (v. la): os cantores estão completamente dominados pela grandeza e pelo esplendor do seu Soberano divino (conforme Is 6:3). Até o coro de louvor pouco articulado das crianças é uma defesa forte contra os antigos inimigos de Deus e que silencia todo tipo de oposição (v. lb,2). Os v. 3-8 levantam a questão do lugar do homem no mundo. O “paradoxo do homem” (A. A. Anderson) é que, em comparação com o vasto Universo em que ele vive, ele é uma insignificante partícula de pó, e mesmo assim Deus lhe deu a dignidade e a supremacia que está muito além do seu tamanho. O homem é o rei da terra, nomeado por Deus para governar (conforme Adão, Gn 1:28;

    2.15,19,20). Mesmo assim, a grandeza da posição do homem não é razão para elogio ao homem (conforme a obra de Swinburne: Hymn of Man: “Glória ao homem nas alturas! Porque o homem é o senhor de todas as coisas”); ela serve somente para destacar ainda mais a glória maior do Criador (v. 9).

    No NT, Jesus é considerado o segundo Homem (ou “último Adão”) que preenche totalmente essa declaração do propósito projetado para o homem (conforme He 2:6-58; Ef 1:1922; 1Co 15:24-46). O Livro de Orações, de forma muito adequada, designa esse salmo para uso no Dia da Ascensão.

    Título: v. Introdução III. 1,2,3. “gitite” (ARC): palavra obscura; a LXX traz “para o lagar” (conforme Moffatt: “melodia da vindima”), o que poderia sugerir o seu uso no dia da festa das cabanas (conforme Dt 16:13ss e v. Introdução II. 2); poderia ser também uma referência a uma melodia ou a um instrumento dos filisteus (i.e., “de Gate”); na NVI: De acordo com a melodia Os Lagares, v. 1. Senhor, Senhor nosso: no hebraico Yahweh dõnãi, o nome próprio do Deus de Israel (v.comentário de Ex 3:15) e um título que indica sua posição e autoridade como Senhor soberano, nome: v.comentário Dt 20:1. Nos v. 1,2 há dificuldades de pontuação e tradução. O v. la parece uma introdução (conforme v. 9), mas o v. lb poderia ser lido junto com ele: “Tu, cuja glória é louvada nos céus” (Weiser; conforme VA, NEB; como também aqui a NVI: Tu, cuja glória é cantada nos céus. A NVI sugere uma leitura possível para cantada nos céus na nota de rodapé: “Puseste a tua glória nos céus”. O TM traz “puseste”, mas a pequena mudança de uma vogal resulta em “é repetida (em cântico antifônico)”, e daí é cantada. “Puseste” é uma emenda possível, v. 2. firmaste (ARA: “suscitaste”) poderia ser uma nova expressão (como na NTLH), mas é melhor associá-la a “Dos lábios das...”, como está na NVI. como fortaleza-, “fortaleza” ou “força” são mais literais; algumas versões trazem “louvor” (CNBB); LXX: “perfeitolouvor” (conforme Mt 21:16. adversários [...] inimigo [...] vingança-, ou se refere aos oponentes de Israel (conforme 44,16) ou às forças primevas do caos subjugadas na criação (conforme Gn 1:2; Sl 74:1. dedos-, envolvimento pessoal na criação, v. 4. Conforme 7:17; 25:6Sl 144:3,Sl 144:4 .homem    filho do homem-, heb. enôs

    [...] ben-’ãdãm, dois sinônimos que provavelmente tinham a intenção de destacar a fragilidade do ser humano (conforme Gn 3:19; Sl 9:19,Sl 9:20; Sl 10:18; Sl 39:11; Sl 90:3; Sl 103:15; Sl 144:4). para que te importes-, lit. “te lembres”, i.e., ajas a favor dele. te preocupes-, lit. “prestes atenção a”, v. 5. os seres celestiais-, ou um “deus” (BJ, NEB). O hebraico ’Hõhím (pl.) normalmente é uma referência a “Deus” (ou “deuses”), mas evidentemente pode denotar também seres celestiais (Sl 82:1; Sl 86:8; conforme 1:6; Sl 89:6; e v.comentário Dt 29:1), e, por isso, “anjos” na LXX (conforme He 2:7). Se a leitura marginal (“Deus”) estiver correta, a alusão é a Gn 1:26 (conforme lGo 11.7; Jc 3:9). de glória e de honra-, atributos divinos (conforme 96.6). v. 6. Conforme Gn 1:26ss; Sl 18:38; Sl 110:1; 1Co 15:27; Ef 1:22.


    Moody

    Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
    Moody - Comentários de Salmos Capítulo 8 do versículo 1 até o 2

    1, 2. A Glória de Deus. Quão magnífico ... é o teu nome. A introdução identifica cuidadosamente esse "nome" como sendo Jeová, Senhor (‘Adôn) nosso. A frase, pequeninos e crianças, pode estar representando o homem em sua fraqueza. O louvor sincero desses "pequeninos" está colocado em agudo contraste com as artimanhas dos inimigos de Deus.


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de Salmos Capítulo 8 do versículo 1 até o 2
    Sl 8:0) como a infância e o julgamento corretivo (cfr. Mt 21:16). Suscitaste força (2), isto é, "estabeleceste força". Vingativo, isto é, alguém que procura vingar-se a si mesmo.

    Além disso, a glória de Deus é revelada no fenômeno da justiça. Quando os homens procuram, por si mesmos, retificar as más ações do seu próximo, porque duvidam da existência de Deus ou negam os Seus atributos de justiça, estão, eles próprios, a testificar da existência da justiça, que, como a linguagem, é uma evidência do glorioso ser que é Deus (cfr. Na 1:2-34).


    Dicionário

    Boca

    substantivo feminino Cavidade anatômica que compõe a parte inicial do tubo digestivo, através da qual é possível ingerir alimentos.
    Por Extensão Parte externa dessa cavidade composta pelos lábios.
    O que se assemelha a uma boca (cavidade): boca de vulcão.
    Abertura de uma superfície, objeto, recipiente: boca de garrafa.
    Buraco através do qual a bala é lançada (numa arma de fogo): boca de fuzil.
    Abertura do fogão por meio da qual o fogo é expelido: fogão de 4 bocas.
    Parte inicial de uma rua: boca da avenida, de rua.
    Figurado Pessoa que depende de outra: lá em casa são 6 bocas famintas!
    [Popular] Excelente oportunidade, com benefícios.
    [Gíria] Local onde é possível comprar e vender drogas.
    Geografia Embocadura de rio.
    Geografia Parte inicial de uma baía, canal etc.
    Abertura por onde sai o ar (num órgão, instrumento etc.).
    interjeição Modo usado para pedir ou dar uma ordem de silêncio.
    Etimologia (origem da palavra boca). Do latim buccam.

    Calar

    verbo intransitivo Não falar; estar em silêncio.
    Silenciar; emudecer.
    verbo transitivo Não dizer; ocultar: calar a verdade.
    Impor silêncio a.
    Não ter voz ativa.
    Deixar de fazer ruído ou som.
    Calar a boca, silenciar.

    Causa

    substantivo feminino Aquilo que faz com que uma coisa seja, exista ou aconteça.
    O que é princípio, razão ou origem de alguma coisa; motivo.
    O que pode acontecer; fato ou acontecimento.
    [Jurídico] O motivo pelo qual alguém se propõe a contratar: causa lícita, ilícita.
    [Jurídico] Razão que leva alguém dar início a um processo judicial; esse processo; ação, demanda: causa cível.
    Interesse coletivo a partir do qual um grupo se rege; partido: a causa do povo.
    Etimologia (origem da palavra causa). Do latim causa; caussa.ae.

    motivo, razão, móvel, pretexto. – Todas estas palavras designam aquilo que se tem como determinante das nossas ações; mas não poderiam ser aplicadas indistintamente, mesmo aquelas que parecem mais semelhantes. – Causa é o que produz uma ação; em certos casos, é o fato em virtude Dicionário de Sinônimos da Língua Portuguesa 259 do qual se dá um outro fato. F. deixou de vir devido ao mau tempo (o mau tempo foi causa da ausência). A causa da intervenção da força pública foi o tumulto que ali se levantou. – Motivo e móvel são os nomes que damos ao fato, à consideração, ao intento, etc., que nos leva a fazer alguma coisa ou a agir de certo modo em dadas circunstâncias. – Motivo é simplesmente o que opera em nós excitando-nos, impelindo a nossa vontade de praticar uma ação, ou de conduzir-nos deste ou daquele modo em dadas circunstâncias. – Móvel é “um motivo mais ponderoso, que opera tanto sobre o espírito como sobre o coração”. – Razão é “o motivo que se invoca para justificar algum ato, o móvel que se dá como causa da ação”. – Pretexto é “uma razão falsa ou fictícia que se dá para não dar a verdadeira”.

    A Causa é a mola oculta que aciona a vida universal.
    Referencia: LACERDA, Fernando de• Do país da luz• Por diversos Espíritos• Rio de Janeiro: FEB, 2003• 4 v•: v• 1, 8a ed•; v• 2, 7a ed•; v• 3, 6a ed•; v• 4, 5a ed• - v• 3, cap• 15


    Crianças

    -

    Forca

    substantivo feminino Jogo em que se deve adivinhar uma palavra pelas letras que a compõem, sendo que cada erro corresponde ao desenho de uma parte de um corpo sendo enforcado.
    Instrumento usado para executar uma pena de morte por estrangulamento, suspensão de alguém pelo pescoço.
    Essa pena; o enforcamento: Saddam Huassei foi condenado à forca.
    Figurado Ação feita para enganar; ardileza.
    Grafismo. Erro de paginação causada por uma linha que destoa das demais; linha enforcada.
    Etimologia (origem da palavra forca). Do latim furca.ae.

    Forca Armação na qual um condenado morre ESTRANGULADO por uma corda (Et 5:14).

    substantivo feminino Jogo em que se deve adivinhar uma palavra pelas letras que a compõem, sendo que cada erro corresponde ao desenho de uma parte de um corpo sendo enforcado.
    Instrumento usado para executar uma pena de morte por estrangulamento, suspensão de alguém pelo pescoço.
    Essa pena; o enforcamento: Saddam Huassei foi condenado à forca.
    Figurado Ação feita para enganar; ardileza.
    Grafismo. Erro de paginação causada por uma linha que destoa das demais; linha enforcada.
    Etimologia (origem da palavra forca). Do latim furca.ae.

    substantivo feminino Jogo em que se deve adivinhar uma palavra pelas letras que a compõem, sendo que cada erro corresponde ao desenho de uma parte de um corpo sendo enforcado.
    Instrumento usado para executar uma pena de morte por estrangulamento, suspensão de alguém pelo pescoço.
    Essa pena; o enforcamento: Saddam Huassei foi condenado à forca.
    Figurado Ação feita para enganar; ardileza.
    Grafismo. Erro de paginação causada por uma linha que destoa das demais; linha enforcada.
    Etimologia (origem da palavra forca). Do latim furca.ae.

    Força

    [...] é apenas o agente, o modo de ação de uma vontade superior. É o pensamento de Deus que imprime o movimento e a vida ao Universo.
    Referencia: DENIS, Léon• Cristianismo e Espiritismo: provas experimentais da sobrevivência• Trad• de Leopoldo Cirne• 14a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 10

    A força é ato, que significa compromisso no bem ou no mal.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Dicionário da alma• Autores Diversos; [organização de] Esmeralda Campos Bittencourt• 5a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• -

    A força é palavra que edifica ou destrói.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Dicionário da alma• Autores Diversos; [organização de] Esmeralda Campos Bittencourt• 5a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• -

    A força é determinação que ampara ou menospreza.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Dicionário da alma• Autores Diversos; [organização de] Esmeralda Campos Bittencourt• 5a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• -


    Inimigo

    adjetivo Que odeia alguém, que procura prejudicá-lo; nocivo.
    Que ou o que tem aversão a certas coisas: inimigo do ruído.
    Que pertence a um grupo adversário, contrário, oposto: time inimigo.
    Que não demonstra amizade, que é hostil.
    substantivo masculino Indivíduo que odeia alguém, que busca prejudicar essa pessoa.
    [Militar] Nação, país com o qual se está em guerra: vencer o inimigo.
    Aquilo que prejudica ou busca prejudicar outra coisa ou pessoa: a teimosia é inimiga da inteligência.
    Etimologia (origem da palavra inimigo). Do latim inimicus,a,um "que não é amigo".

    Os maiores inimigos do homem são o orgulho, a vaidade, o egoísmo, a inveja e a ignorância.
    Referencia: ANJOS, Luciano dos e MIRANDA, Hermínio C•• Crônicas de um e de outro: de Kennedy ao homem artificial• Prefácio de Abelardo Idalgo Magalhães• Rio de Janeiro: FEB, 1975• - cap• 71

    nimigo é o teu fiscal, / Teu desconto ante a justiça, / Tua defesa ante a lei, / Teu mestre face à cobiça.
    Referencia: GUARINO, Gilberto Campista• Centelhas de sabedoria• Por diversos autores espirituais• Rio de Janeiro: FEB, 1976• - cap• 62

    O diabo que semeou, semeia e semeará ainda por muito tempo na terra o joio e que figura na parábola [do joio] como sendo o inimigo – são todos os Espíritos maus, Espíritos de erro ou de mentira, impuros, levianos, perversos (errantes ou encarnados) que, procurando exercer perniciosas influências sobre os homens, trabalham por lhes obstar ao progresso, com o fazê-los evitar o bem e praticar o mal pelos pensamentos, palavras e atos; que trabalham por arrastá-los para fora das vias do Senhor. [...]
    Referencia: ROUSTAING, J•B• (Coord•)• Os quatro evangelhos: Espiritismo cristão ou revelação da revelação• Pelos Evangelistas assistidos pelos Apóstolos e Moisés• Trad• de Guillon Ribeiro• 7a ed• Rio de Janeiro: FEB, 1988• 4 v• - v• 2

    O inimigo, em qualquer caso, é terreno que precisamos recuperar para o plantio de nossa felicidade porvindoura.
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Correio fraterno• Por diversos Espíritos• 6a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2004• - cap• 47

    [...] O inimigo nem sempre é uma consciência agindo deliberadamente no mal. Na maioria das vezes, atende à incompreensão quanto qualquer de nós; procede em determinada linha de pensamento, porque se acredita em roteiro infalível aos próprios olhos, nos lances do trabalho a que se empenhou nos círculos da vida; enfrenta, qual ocorre a nós mesmos, problemas de visão que só o tempo, aliado ao esforço pessoal na execução do bem, conseguirá decidir. [...]
    Referencia: XAVIER, Francisco Cândido• Libertação• Pelo Espírito André Luiz• 29a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - cap• 19


    Inimigo O termo grego “ejzros” empregado nos evangelhos implica muito mais do que a idéia de acusação (Mt 5:25; Lc 12:58; 18,3) ou de oposição (Lc 13:17; 21,15). A temática dos inimigos é bastante comum nas Escrituras; nelas se desenvolve, de maneira natural, uma cosmovisão de guerra espiritual na qual o Diabo é o inimigo por excelência (Mt 13:25.28.39; Lc 10:19). Como messias e Senhor, Jesus vencerá todos os seus inimigos (Sl 110:1; Mt 22:44). Contudo, essa oposição e combate aos inimigos ficam limitados a Deus. O discípulo deve amar seus inimigos e orar por eles (Mt 5:43ss.; Lc 6:27.35).

    Mamar

    verbo transitivo Sugar o leite do seio de uma mulher, ou das tetas de uma fêmea de animal.
    Figurado Tirar vantagens, obter lucros ilícitos em negócios, empresas, ou administração pública.

    Suscitar

    verbo transitivo direto Prover o nascimento de; ocasionar o aparecimento de; ser a razão da existência de; causar ou originar: suscitava polêmicas.
    verbo transitivo direto e bitransitivo Ser o motivo do surgimento de algo; causar: as fotos suscitaram comentários.
    Trazer ou vir à mente; lembrar: seu comentário suscitou novas ideias.
    [Jurídico] Apresentar argumentos sobre o impedimento ou incompetência de alguém para realizar ou exercer determinado cargo.
    Etimologia (origem da palavra suscitar). Do latim suscitare, "levantar".

    verbo transitivo direto Prover o nascimento de; ocasionar o aparecimento de; ser a razão da existência de; causar ou originar: suscitava polêmicas.
    verbo transitivo direto e bitransitivo Ser o motivo do surgimento de algo; causar: as fotos suscitaram comentários.
    Trazer ou vir à mente; lembrar: seu comentário suscitou novas ideias.
    [Jurídico] Apresentar argumentos sobre o impedimento ou incompetência de alguém para realizar ou exercer determinado cargo.
    Etimologia (origem da palavra suscitar). Do latim suscitare, "levantar".

    Suscitar
    1) Fazer aparecer (Sl 8:2); (At 3:22), RA).

    2) Fazer nascer (Mt 22:24). 3 Provocar (Pv 15:1); (Rm 4:15), RA).

    Vingativo

    adjetivo Que tem propensão para atos de vingança: homem vingativo.

    vingativo adj. 1. Em que há vingança. 2. Que se vinga; que se apraz com a vingança.

    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    Salmos 8: 2 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos Teus inimigos, para fazeres calar ao inimigo e ao vingador.
    Salmos 8: 2 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    979 a.C.
    H3243
    yânaq
    יָנַק
    amamentar, mamar, sugar
    (would nurse)
    Verbo
    H3245
    yâçad
    יָסַד
    fundar, fixar, estabelecer, lançar alicerce
    (of the foundation)
    Verbo
    H341
    ʼôyêb
    אֹיֵב
    (Qal) inimigo
    (of their enemies)
    Substantivo
    H4616
    maʻan
    מַעַן
    para o fim que
    (to the end that)
    Substantivo
    H5358
    nâqam
    נָקַם
    vingar, tomar vingança, revidar, vingar-se, ser vingado, ser punido
    (vengeance shall be taken)
    Verbo
    H5768
    ʻôwlêl
    עֹולֵל
    crianças
    (children)
    Substantivo
    H5797
    ʻôz
    עֹז
    poder, força
    (my strength)
    Substantivo
    H6310
    peh
    פֶּה
    boca
    (her mouth)
    Substantivo
    H6887
    tsârar
    צָרַר
    atar, ser estreito, estar em aperto, estreitar, causar aflição, sitiar, ser impedido, estar atado
    (being bound up)
    Verbo
    H7673
    shâbath
    שָׁבַת
    parar, desistir, descansar
    (and he rested)
    Verbo


    יָנַק


    (H3243)
    yânaq (yaw-nak')

    03243 ינק yanaq

    uma raiz primitiva; DITAT - 874; v

    1. amamentar, mamar, sugar
      1. (Qal)
        1. chupar
        2. lactente, bebê (substantivo)
      2. (Hifil)
        1. dar de mamar, amamentar
        2. ama, ama de leite, babá (particípio)

    יָסַד


    (H3245)
    yâçad (yaw-sad')

    03245 יסד yacad

    uma raiz primitiva; DITAT - 875; v

    1. fundar, fixar, estabelecer, lançar alicerce
      1. (Qal) fundar, estabelecer, começar
      2. (Nifal)
        1. fixar ou assentar-se juntos, reunir em conclave
        2. ser fundado
      3. (Piel)
        1. fundar
        2. estabelecer, designar, ordenar
      4. (Pual) ser fundado, ser colocado
      5. (Hofal) ser fundado

    אֹיֵב


    (H341)
    ʼôyêb (o-yabe')

    0341 איב ’oyeb ou (forma completa) אויב ’owyeb

    particípio ativo de 340; DITAT - 78; subst

    1. (Qal) inimigo
      1. pessoal
      2. nacional

    מַעַן


    (H4616)
    maʻan (mah'-an)

    04616 מען ma aǹ

    procedente de 6030; DITAT - 1650g; subst

    1. propósito, intento prep
      1. por causa de
      2. em vista de, por causa de
      3. para o propósito de, para aquela intenção, a fim de que conj
      4. a fim de

    נָקַם


    (H5358)
    nâqam (naw-kam')

    05358 נקם naqam

    uma raiz primitiva; DITAT - 1413; v

    1. vingar, tomar vingança, revidar, vingar-se, ser vingado, ser punido
      1. (Qal)
        1. vingar, tomar vingança
        2. ter sentimentos de vingança
      2. (Nifal)
        1. vingar-se
        2. sofrer vingança
      3. (Piel) vingar
      4. (Hofal) ser vingado, executar vingança (por sangue)
      5. (Hitpael) vingar-se

    עֹולֵל


    (H5768)
    ʻôwlêl (o-lale')

    05768 עולל ̀owlel ou עלל ̀olal

    procedente de 5763; DITAT - 1579c; n m

    1. criança, menino

    עֹז


    (H5797)
    ʻôz (oze)

    05797 עז ̀oz ou (completamente) עוז ̀owz

    procedente de 5810; DITAT - 1596b; n m

    1. poder, força
      1. material ou física
      2. pessoal ou social ou política

    פֶּה


    (H6310)
    peh (peh)

    06310 פה peh

    procedente de 6284; DITAT - 1738; n. m. peh

    1. boca
      1. boca (referindo-se ao homem)
      2. boca (como órgão da fala)
      3. boca (referindo-se aos animais)
      4. boca, abertura (de um poço, rio, etc.)
      5. extremidade, fim pim
    2. um peso equivalente a um terço de um siclo, ocorre somente em 1Sm 13:21

    צָרַר


    (H6887)
    tsârar (tsaw-rar')

    06887 צרר tsarar

    uma raiz primitiva; DITAT - 1973,1974; v.

    1. atar, ser estreito, estar em aperto, estreitar, causar aflição, sitiar, ser impedido, estar atado
      1. (Qal)
        1. atar, amarrar, fechar
        2. ser limitado, estar confinado, estar em apuros
      2. (Pual) ser atado, ser amarrado
      3. (Hifil)
        1. tornar apertado para, causar aflição a, pressionar
        2. sofrer opressão
    2. demonstrar hostilidade a, incomodar
      1. (Qal)
        1. demonstrar hostilidade a, tratar com inimizade, incomodar, assediar
        2. esposa rival, importunador (particípio)

    שָׁבַת


    (H7673)
    shâbath (shaw-bath')

    07673 שבת shabath

    uma raiz primitiva; DITAT - 2323, 2323c; v.

    1. parar, desistir, descansar
      1. (Qal)
        1. parar
        2. descansar, desisitir (referindo-se ao trabalho)
      2. (Nifal) parar
      3. (Hifil)
        1. fazer parar, terminar
        2. exterminar, destruir
        3. fazer disistir
        4. remover
        5. levar a fracassar
    2. (Qal) guardar ou observar o sábado