Enciclopédia de Isaías 18:5-5

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

is 18: 5

Versão Versículo
ARA Porque antes da vindima, caída já a flor, e quando as uvas amadurecem, então, podará os sarmentos com a foice e cortará os ramos que se estendem.
ARC Porque antes da sega, quando já o renovo está perfeito, e as uvas verdes amadurecem, então podará os sarmentos e tirará os ramos, e os cortará.
TB Pois antes da messe, quando acaba a flor, e o gomo se torna uva prestes a amadurecer, ele cortará com foices os sarmentos, removerá e despedaçará os renovos.
HSB כִּֽי־ לִפְנֵ֤י קָצִיר֙ כְּתָם־ פֶּ֔רַח וּבֹ֥סֶר גֹּמֵ֖ל יִֽהְיֶ֣ה נִצָּ֑ה וְכָרַ֤ת הַזַּלְזַלִּים֙ בַּמַּזְמֵר֔וֹת וְאֶת־ הַנְּטִישׁ֖וֹת הֵסִ֥יר הֵתַֽז׃
BKJ Porque antes da colheita, quando o broto está perfeito e quando a uva amarga está amadurecendo na flor, ele tanto cortará os brotos com foices, quanto removerá e derrubará os galhos.
LTT Porque antes da ceifa, depois de já havendo sido completamente- desenvolvido o cálice (formando o cacho de uvas) e as uvas verdes estarem amadurecendo na flor, então Ele tanto cortará fora (seletivamente) os brotos- laterais com foices- de- podar, como virará para fora e cortará os ramos- já- crescidos (não mais produtivos).
BJ2 Pois que antes da vindima, ao chegar o fim da florada, quando a flor se transforma em uva que vai amadurecendo, aparam-se os sarmentos com a podadeira, removem-se os ramos luxuriantes, desbasta-se.
VULG Ante messem enim totus effloruit, et immatura perfectio germinabit ; et præcidentur ramusculi ejus falcibus, et quæ derelicta fuerint abscindentur et excutientur.

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Isaías 18:5

Cântico dos Cânticos 2:13 A figueira já deu os seus figuinhos, e as vides em flor exalam o seu aroma. Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.
Cântico dos Cânticos 2:15 Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.
Isaías 17:10 Porquanto te esqueceste do Deus da tua salvação e não te lembraste da rocha da tua fortaleza; pelo que bem plantarás plantas formosas e as cercarás de sarmentos estranhos:
Ezequiel 17:6 E brotou e tornou-se numa videira mui larga, de pouca altura, virando-se para ela os seus ramos, porque as suas raízes estavam debaixo dela; e tornou-se numa videira, e produzia sarmentos, e lançava renovos.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Locais

Estes lugares estão apresentados aqui porque foram citados no texto Bíblico, contendo uma breve apresentação desses lugares.

ACABA

Atualmente: JORDÂNIA
Cidade localizada a sudeste do Mar Morto
Mapa Bíblico de ACABA



Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Isaías Capítulo 18 do versículo 1 até o 7
E. CONTRA A ETIÓPIA, 18:1-7

Este discurso parece ter sido a resposta do profeta na chegada dos embaixadores da Etiópia em Jerusalém para deliberar com Judá acerca da ameaça assíria. Seu povo pare-ce estar agitado devido às notícias do avanço assírio, mas Isaías os lembra de que o Senhor está olhando silenciosamente, aguardando seu tempo de agir — até que a Assíria esteja madura para a destruição. Naquele tempo, Deus agirá com o seu instrumento de poda do destino. Quando os etíopes virem seu milagre repentino enviarão um presente ao Senhor no monte Sião. Fica difícil saber a qual marcha da Assíria em direção ao sul essa profecia se refere — à de Sargão ou à de Senaqueribe — porque no reinado de ambos um etíope governava o Egito.

1. Apóstrofe à Etiópia (18:1-2)

A exclamação Ai (1), é usada aqui como uma expressão de compaixão em vez de raiva; também pode ser traduzida como: "ah" ou "meu Deus!". Os poderosos etíopes estão apavorados com a aproximação dos supostamente mais poderosos assírios. A frase terra que ensombra com as suas asas tem sido uma dificuldade para os tradutores. A Septuaginta traduz: "terra de barcos com asas"; e George Adam Smith traduz: "terra com muitas velas"." As embarcações usadas pelo Egito e Etiópia para navegar nos rios eram tanto a vela como a remo, e uma viagem com um barco a vela no rio Nilo é um dos deleites dos turistas modernos que visitam o Egito. Os rios da Etiópia são o Nilo Azul e o Nilo Branco,' com seus afluentes dividindo o país. O termo hebraico é Cush, que incluiria o país árabe do Sudão bem como a Etiópia atual. Quando Isaías fala de embai-xadores por mar (2), precisa ficar claro que os nativos se referem à parte superior do Nilo como um "mar" por causa da sua grande extensão. A melhor tradução para navios de junco seria "navios de papiro" (ASV, RSV), ou "barcos de papiro" (NVI). Eram barcos leves cobertos de pape1.26 Ide pode muito bem significar: "Retornai", quando Isaías se despede dos enviados etíopes. Judá não pode aceitar a aliança que eles vieram oferecer. Uma nação alta e polida significa "muito alta e de pele bronzeada". Heródoto descreve os etíopes como "os maiores e mais belos de todos os homens". Isaías parece ter ficado impressionado com a aparência desses guerreiros bronzeados.'

Uma nação de medidas e de vexames no hebraico significa: "fileira, fileira e esmagar com os pés". Provavelmente a referência é aos guerreiros da Etiópia, marchan-do fileira após fileira e batendo o pé com a batida dos tambores enquanto avançavam passo a passo, de modo uníssono.'

  • Uma Mensagem para a Etiópia (18:3-6)
  • Visto que o ímpeto do ataque assírio deve cair sobre Jerusalém, todos os habitan-tes do mundo devem estar alertas para o sinal de alarme da batalha que se travará. Isaías diz: Vós [...] vereis [...] ouvireis (3). Dois sinais: a bandeira (estandarte) e o tocar de uma trombeta indicarão o momento decisivo.

    Em seguida, Isaías retrata em poesia cheia de vida a tranqüilidade e deliberação dos julgamentos divinos. O Senhor aguarda o resultado com uma força serena, olhando o tempo todo do assento celestial da sua gloriosa presença, como o ardor do sol resplan-decente e o orvalho silencioso da noite (4). Sereno como a nuvem de verão, ele espera seu tempo, não negligentemente, mas com uma determinação bem ordenada. Então, no momento crítico, antes da sega (5), quando a floração termina e a flor se transforma em uva, vem a faca do destino. A "podadeira" corta os ramos e a esperada safra de vinho nunca é colhida. As aves do verão e os animais do inverno devastarão as uvas não maduras (6).

    Essa é a forma de o profeta dizer que o homem propõe, mas Deus dispõe. Os assírios foram arruinados no auge do seu poder, e as aves de carniça e as feras de rapina se alimentaram dos corpos dos seus guerreiros mortos (cf. 37.36).

  • O Tributo da Etiópia (18,7)
  • Aqui Isaías vê os etíopes oferecendo-se a si mesmos para o Deus eterno como uma oferta voluntária, em razão da profunda impressão que eles tiveram dos podero-sos atos da providência divina. Desses homens altos, bronzeados e temidos virão pre-sentes para o monte Sião, o lugar do nome do SENHOR dos Exércitos (veja os comentários do v. 2).


    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de Isaías Capítulo 18 do versículo 1 até o 7
    *

    18:1

    Ai. Ver nota em 1.4.

    terra... roçar de muitas asas. Isso pode significar ou uma terra de “muitos insetos” ou de “muitos navios” (conforme diziam as traduções antigas).

    Etiópia. A Etiópia da Bíblia, ou “Cuxe”, ficava na região remota do sul do Egito e além, incluindo a Núbia, ao sul da quarta catarata do rio Nilo. Sabaco, da Núbia, governou o baixo Egito a partir de 715 a.C. (XXV dinastia). A administração dele tentou ampliar a sua influência para o norte, para a região do delta do Nilo.

    * 18:2

    em navios de papiro. Esses navios eram embarcações feitas de papiro, que os núbios podiam usar para enviar mensageiros que incitassem as nações a rebelassem-se contra a Assíria.

    de homens altos e de pele brunida. É possível que essa frase refira-se à aparência impressionante dos homens da nação ou das nações que os remotos núbios estavam tentando despertar.

    * 18:3

    todos os habitantes do mundo. Aqueles a quem se dirigiu este oráculo, observariam o que o Senhor estaria fazendo.

    a bandeira. Ver nota em 5.26. Trombetas também eram comumente usadas como sinais, na guerra.

    * 18:4

    minha morada, estarei calmo. Yahweh, com paciência, observaria a rebeldia das nações (Sl 2:1-4).

    o ardor quieto do sol... nuvem do orvalho. Essas palavras exprimem a quietude que reinaria naqueles tempos, enquanto Deus esperava o tempo certo de agir (ver 25.5).

    * 18:5-6 Esses versículos contêm duas figuras do juízo divino. Na primeira, as videiras seriam podadas, antes da colheita, para encorajar o desenvolvimento das uvas, dos “sarmentos” e dos “ramos”. Em segundo lugar, haveria as carcaças das quais as “aves de rapina” e os animais ferozes se alimentariam. Contrastar com 31.5.

    veranearão... o inverno. A duração do tempo implicada enfatiza quão extensa será a carnificina.

    *

    18:7

    um presente. As nações oferecerão sinais de submissão (1.4, nota; 16.1, nota).

    um povo de homens altos e de pele brunida. Ver o v. 2.

    ao lugar. O templo era o sinal do Antigo Testamento do reino de Deus (Dt 12:5,11).



    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de Isaías Capítulo 18 do versículo 1 até o 7
    18.1ss Possivelmente esta profecia data dos dias do Ezequías (2 Rseis 19:20). A terra que "faz sombras com as asas" se refere a lagostas e provavelmente ilustra os exércitos de Etiópia. O rei etíope escutou que o grande exército assírio partia para o sul, quer dizer para eles. Enviou mensageiros às cabeceiras do Nilo para pedir às nações circunvizinhas que formassem uma aliança. Ao Judá lhe pediu o mesmo, mas Isaías disse ao mensageiro que retornasse a casa porque Judá só necessitava a ajuda de Deus para repelir aos assírios. Isaías profetizou que a destruição de Assíria ocorreria no tempo oportuno (37.21-28).

    18:3 Este é um sinal da queda de Etiópia e a vitória de Assíria sobre os etíopes (veja-se 20:1-6).


    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de Isaías Capítulo 18 do versículo 1 até o 7
    E. Etiópia (18: 1-7)

    1 Ah, a terra do farfalhar de asas, que está além dos rios da Etiópia; 2 que envia embaixadores por mar em navios de junco sobre as águas, dizendo : Ide, mensageiros velozes, a uma nação de altura e suave , a um povo terrível desde o seu princípio, uma nação forte e vitoriosa, cuja terra os rios dividem! 3 todos os habitantes do mundo, e moradores de vós sobre a terra, quando um estandarte é levantado sobre os montes, vedes; e quando se tocar a trombeta, ouvi.

    4 Porque assim diz o Senhor disse-me, vou ser ainda, e vou olhando desde a minha morada, como o ardor do sol resplandecente, como a nuvem do orvalho no calor da sega. 5 Para antes da colheita, quando a flor é longo, e a flor se torna uva de amadurecimento, ele vai cortar os ramos com foices, e os ramos se espalhando que ele vai tirar e cortar. 6 Serão deixados juntos para as aves dos montes, e para os animais da terra; e às aves de rapina sobre eles veranearão, e todos os animais da terra devem inverno em cima deles. 7 Nesse tempo deve um presente de ser trazido ao Senhor dos exércitos de um povo alto e suaves, mesmo a partir de um povo terrível desde o seu princípio , uma nação forte e vitoriosa, cuja terra os rios dividem, para o lugar do nome do Senhor dos Exércitos, o monte Sião.

    Estes poucos versos dão uma ilustração da mensagem Dt 17:13 , que se deve esperar no Senhor para realizar seus planos em seu próprio tempo. Os versículos 1:2 dar a configuração para a mensagem, mas na forma bastante obscura. Isso ajuda a saber que o pano de fundo histórico é na aliança abortivo em 714-711 AC dos filisteus, Judah, Moab, Edom e Egito contra a Assíria. O novo rei, Ezequias estava no trono de Judá quando embaixadores veio da Etiópia com um plano para a revolta contra a Assíria. Isaías havia sido fortemente contra Acaz atirando-se aos pés da Assíria, e agora está tão forte oposição à revolta. Quando o profeta falar aos embaixadores, ele fala também a todos os habitantes do mundo, e apela a todas as nações para ouvir esta mensagem de importância universal (v. Is 18:3 ). Quando um estandarte é levantado (v. Is 18:3 ; cf . Is 5:26) pelo Senhor de todas as nações, em seguida, todas as nações devem ouvir. A mensagem do Senhor é que Deus permite que as nações e os seus planos de crescer, como plantas ou uma videira sob a influência do sol e do orvalho (v. Is 18:4 ). Mas antes que as uvas estão maduras para a colheita, Ele corta-los (v. Is 18:5 ), e vai deixar as videiras para as aves e os animais para espoliar (v. Is 18:6 ). Desde Assíria é a videira que é destruída e cortou, Etiópia, cujo humano planos eram ineficazes e desnecessária, irá reconhecer o poder de Deus onipotente e trazer um presente ao Senhor dos exércitos (v. Is 18:7 ).

    A forte mensagem deste capítulo é que Deus vai esmagar os inimigos do Seu povo em Seu próprio tempo e à Sua própria maneira, e que Ele pode fazê-lo sem a ajuda de nossos planos insignificantes. Temos de esperar para que o Senhor agir, e não se apresse em frente com o que pode parecer bom para nós. Enquanto o mal pode estar crescendo em torno de nós, não podemos ficar inquieto, irritado, ou impaciente; devemos confiar poder e sabedoria de Deus, e esperar.

    Outra implicação desta mensagem é que nossa visão é míope e de âmbito limitado, enquanto os planos de Deus abrangem toda a eternidade e toda habitada mundo. Choramos em desespero quando os nossos planos para a tarde parece frustrado, enquanto Deus está planejando para o próximo ano, ou no próximo século, e para o próximo mundo. Nós esquema para salvar a nós mesmos enquanto Deus planeja para salvar o mundo. No exato momento em que Judá estava considerando uma aliança desesperada de salvar a si mesmo, Deus estava fazendo planos para usar Judá, sete séculos mais tarde, para dar o Salvador ao mundo inteiro.


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de Isaías Capítulo 18 do versículo 1 até o 7
    18.1 Insetos. A Etiópia é uma das terras da mosca tsé-tsé. Acha-se entre o Nilo Branco e o Nilo Azul, conforme Sf 3:10. Naquela época, o Egito estava, sendo regido pela Dinastia Etíope ou Núbia, vigésima quinta Dinastia (712-663 a.C.).

    18.2 Por mar. O Nilo superior até hoje se chama "mar" pelos nativos, por causa da sua grande largura.

    18.7 Presente. A Etiópia ofereceu-se a si mesma ao Senhor, conforme Sl 68:31.


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de Isaías Capítulo 18 do versículo 1 até o 7
    e) Acerca dos etíopes (18:1-7)
    Os caps. 18ss tratam do Egito, mas o cap. 18 cita o povo de “Cuxe” (ou Etiópia), porque uma dinastia etíope chegou ao poder no Egito em 715 a.C. Evidentemente, o rei etíope do Egito, Piankhi, tinha enviado emissários (v. 2) a Ezequias, rei de Judá; podemos estar certos de que o seu propósito era atrair Judá para uma coalizão contra os assírios. Isaías adverte Ezequias contra essa loucura ao fornecer a resposta de Deus para os emissários. Eles devem voltar para casa, à sua terra conhecida pela profusão de insetos (v. 1) e também pelo seu povo alto e sua nação agressiva (v. 2). Apesar de toda a sua capacidade militar e da sua distância da Assíria, o povo da Etiópia não está seguro; o próprio Deus falou (v. 4ss), e é uma palavra de condenação e destruição. A autodescrição do Senhor (v. 4) é impressionante; ele é o observador objetivo, não influenciado pelas intrigas e conflitos dos homem na terra.

    O v. 7 é dirigido ao leitor, e não aos emissários; ele considera o cenário além do destino imediato dos exércitos etíopes e egípcios (derrotados pelos assírios em c. 701 a.C.). No final de tudo, o profeta lembra os seus leitores, a intenção de Deus é que mesmo uma nação distante quanto os etíopes adore o Senhor dos Exércitos, ao levar as suas ofertas ao templo de Jerusalém. O propósito final de Deus na história é o de um povo adorador formado de todas as nações; conforme 66.23.


    Moody

    Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
    Moody - Comentários de Isaías Capítulo 13 do versículo 1 até o 18

    VOLUME III. TEMA DO JUÍZO SOBRE AS NAÇÕES GENTIAS.

    13 1:23-18'>13 1:23-18

    Sentença I. Queda da Babilônia; e a Descida do Seu Rei ao Hades. 13 1:14-27'>13:1- 14:27.


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de Isaías Capítulo 18 do versículo 1 até o 7
    Is 18:1

    Que ensombra com as suas asas (18.1), ou, segundo outra tradução, "o país do bater das asas", isto é, a Líbia e a Etiópia. "O zumbido de nuvens de moscas, eis a grande característica de toda essa região. Podendo simbolizar a sua população enorme, variada". Que envia embaixadores (2). Deve-se considerar o resto do capítulo como constituindo a mensagem transmitida por Isaías aos embaixadores, para que estes a levem consigo. Alta e polida (2); segundo McFadyen, "de elevada estatura e pele bronzeada"; ver também o vers. 7. Estarei quieto (4); os moinhos de Deus moem lentamente, mas moem em pedacinhos muito miúdos. Quando já o renovo está perfeito (5); justamente quando o nefando projeto está quase terminado, Deus intervirá e destruí-lo-á de todo em todo. Naquele tempo (7), isto é, quando os assírios forem derrotados, os etíopes levarão presentes a Sião, ao Senhor dos Exércitos.


    Dicionário

    Amadurecer

    amadurecer
    v. 1. Intr. Ficar maduro. 2. tr. dir. Tornar maduro. 3. tr. dir. Fazer chegar a estado comparável à madureza dos frutos. 4. Intr. Chegar a completo desenvolvimento. 5. tr. dir. Estudar: A. um projeto.

    Antes

    antes adv. 1. Em tempo anterior. 2. Em lugar anterior. 3. De preferência. 4. Em realidade, realmente. adj. Contado de então para trás (di-Zse de tempo): Dois anos antes.

    Cortar

    verbo transitivo Dividir, separar com instrumento de gume: cortar fatias de pão.
    Fazer incisão em, ferir: cortar o dedo.
    Destacar setores de uma superfície com a ajuda de instrumento próprio; recortar, talhar: cortar o papel.
    Talhar em fazenda segundo molde ou padrão: cortar vestidos.
    Passar pelo meio de, atravessar, cruzar: estrada que corta outra; o navio cortava os mares.
    Figurado Interromper, interceptar: cortar uma comunicação telefônica.
    Figurado Suprimir, eliminar: cortar umas frases de um texto.
    Figurado Impedir, obstruir, interceptar: cortar a retirada do inimigo.
    verbo intransitivo Ter bom fio ou gume: esta faca não corta.
    Dar cortadas (em certos esportes).
    verbo pronominal Ferir-se com instrumento de corte.
    Cortar caminho, encurtá-lo, indo por atalhos.
    Cortar o coração, entristecer, compungir; causar grande sofrimento.
    Cortar a febre, curá-la.
    Cortar o fogo, impedi-lo de se propagar.
    Cortar o mal pela raiz, extirpá-lo, destruindo-lhe as causas profundas.
    Cortar a palavra (a alguém), fazê-lo silenciar, interrompendo-o ou impedindo-o de prosseguir.
    Cortar os pulsos, cortar as veias dos pulsos para deixar o sangue correr lentamente, com intenção de suicídio.
    Cortar relações (com alguém), deixar de se dar (com essa pessoa).

    Então

    advérbio Agora ou naquela circunstância: acabei então de perceber que havia sido enganada!
    Em determinada situação; nessa circunstância: o chefe está bem-humorado, então não há discussão.
    Numa situação futura; num momento afastado do presente: você precisa se casar, então irá entender do que estou falando.
    interjeição Que demonstra espanto; em que há admiração: então, você se casou?
    Que se utiliza para animar (alguém): então, força!
    substantivo masculino Período de tempo que passou: numa lembrança de então, recordou-se da juventude.
    Etimologia (origem da palavra então). Do latim in + tunc/ naquele momento.

    Perfeito

    adjetivo Que não tem defeitos; ideal, impecável; excelente.
    Que está terminado; sem falhas, lacunas; completo, absoluto, total.
    Que se sobressai por ser excepcional; magistral.
    De aspecto belo; em que há elegância; bonito, elegante.
    Gramática Diz-se dos tempos verbais que exprimem ação passada e acabada.
    [Jurídico] Que está de acordo com a lei ou com as normas jurídicas.
    Botânica Que possui ou desenvolveu todas as características distintivas.
    Etimologia (origem da palavra perfeito). Do latim perfectum.

    Podar

    verbo transitivo Botânica Suprimir entre duas safras os rebentos que brotaram em uma árvore; cortar ramos de plantas.
    Figurado Aparar, eliminar os excessos, desbastar.

    Podar Cortar galhos (Lv 25:3; Jo 15:2).

    Quando

    advérbio Denota ocasião temporal; em qual circunstância: disse que a encontraria, mas não disse quando.
    Numa interrogação; em que momento no tempo: quando será seu casamento? Preciso saber quando será seu casamento.
    Em qual época: quando partiram?
    advérbio Rel. Em que: era na quadra quando as cerejeiras floriam.
    conjunção Gramática Inicia orações subordinadas adverbiais denotando: tempo, proporção, condição e concessão.
    conjunção [Temporal] Logo que, assim que: irei quando puder.
    conjunção Prop. À medida que: quando chegaram ao hotel, tiveram muitos problemas.
    conjunção [Condicional] Se, no caso de; acaso: só a trata bem quando precisa de dinheiro.
    conjunção Conce. Embora, ainda que: vive reclamando quando deveria estar trabalhando.
    locução conjuntiva Quando quer que. Em qualquer tempo: estaremos preparados quando quer que venha.
    locução conjuntiva Quando mesmo. Ainda que, mesmo que, ainda quando: iria quando mesmo lho proibissem.
    Etimologia (origem da palavra quando). Do latim quando.

    quando adv. Em que época, em que ocasião, em que tempo. Conj. 1. Posto que. 2. Mas.

    Ramos

    ramo | s. m. | s. m. pl.

    ra·mo
    nome masculino

    1. Parte que sai do tronco de uma árvore ou arbusto.

    2. Galho.

    3. Parte secundária que sai do ramo propriamente dito; braço.

    4. Conjunto organizado de flores, folhas ou ervas, geralmente atadas ou dispostas num arranjo. = RAMALHETE

    5. Grupo de pessoas. = RAMALHETE

    6. Grupo de objectos arrematados em leilão.

    7. Cada uma das folhas de que se compõe um lençol. = PANO

    8. Emblema de taberna.

    9. Parte do funil que se introduz na garrafa.

    10. Ataque de doença. = ACESSO

    11. [Arquitectura] [Arquitetura] Festão ou ornamento em forma de ramo.

    12. Figurado Ramificação, subdivisão.

    13. [Minas] Ramal.

    14. [Genealogia] Cada uma das diferentes famílias que se constituem partindo do mesmo tronco.

    15. Representante de uma família, descendente.


    ramos
    nome masculino plural

    16. Festividade religiosa comemorativa da entrada de Cristo em Jerusalém; Domingo de Ramos. (Geralmente com inicial maiúscula.)


    pisar em ramo verde
    [Informal, Figurado] Agir de modo destemido ou descuidado, com total liberdade. = PÔR
    (O): PÉ EM RAMO VERDE

    ramo de ar
    Ataque apopléctico.

    ramo de estupor
    O mesmo que ramo de ar.

    ramos da curva
    Cada um dos lados da curva simétrica, tendo o eixo por divisória.

    ramos de arcos
    Grupo de arcos que arrancam do mesmo ponto.


    Renovo

    Em isaías (11,1) usa-se esta palavra figurativamente, significando Messias. ‘Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes um renovo.’ Quando se representa Cristo como um delgado rebento, saindo do tronco de uma velha árvore, desbastada até à própria raiz e enfraquecida, e tornando-se depois uma árvore poderosa, faz-se referência à dignidade real de Cristo, provindo da decaída casa de Davi, e também à posição altíssima que havia de ter o Messias, após a Sua condição humilde sobre a terra (Jr 23:5 – 33.15 – Zc 3:8 – 6.12).

    Renovo Broto; REBENTO (o MESSIAS: (Is 4:2); 11.1; (Jr 23:5); 33.15; (Zc 6:12).

    Sega

    substantivo feminino Ato ou efeito de segar; ceifa.
    A duração da ceifa.

    Ceifa; cortar

    Sega COLHEITA (Jr 8:20).

    Tirar

    verbo transitivo direto e bitransitivo Extrair algo de algum lugar; extirpar: tirou as amígdalas; tirou as plantas do vaso.
    Puxar com muita força: os bois tiram o arado; tirou a cobertura do telhado.
    Diminuir do valor da conta corrente; ver o extrato bancário: tirar dinheiro do banco; tirar o extrato.
    Retirar algo de alguém; privar, perder: os problemas tiravam-lhe o sossego.
    Direcionar para outro caminho: tirar o carro da frente do caminhão.
    Comer alguma coisa: tirar um pedaço da torta.
    verbo transitivo direto Tirar a roupa, o sapato etc.; despir, descalçar: tirou a roupa e os sapatos.
    Arrancar algo do lugar onde estava; sacar, arrancar: tirou a espada.
    Alcançar como efeito; receber, colher: tirar os frutos do seu trabalho.
    Deixar como estava antes: tirar as manchas do tecido.
    Finalizar um curso: tirar o mestrado, o doutorado.
    Passar a possuir algo que não lhe pertence; roubar: tirar doces de crianças.
    Fazer a captação de fotos, imagens; fotografar: tirar fotos.
    Realizar a cópia de algo ou reproduzir algo a partir do original: tirar cópias de documentos.
    Fazer um convite de dança para alguém: tirar alguém para dançar.
    Deixar de ter um costume, hábito ou vício: tirar o álcool da sua vida.
    Estar sujeito a torturas, punições, castigos etc.: tirou a vida inteira pelo assassinato.
    Passar para o papel; transcrever: tirar uma letra de música.
    verbo bitransitivo Retirar, fazer sair de um lugar: tirou o objeto daquela mesa.
    Ser capaz de usar, de usufruir de algo: tirar proveito de uma situação.
    Fazer sair intensa e violentamente: o vento tirou as roupas do varal.
    Privar de; espoliar, usurpar: tirou-lhe a casa e tudo que tinha.
    Fazer desaparecer por completo; limpar, eliminar: tirar a sujeira do chão.
    Medir alguma coisa: tirar a temperatura da água.
    Entender por dedução, pelo raciocínio: tirar conclusões dos testemunhos.
    verbo bitransitivo e pronominal Mandar para longe: tirar alguém de uma festa; o policial me tirou do casamento.
    verbo transitivo indireto Assemelhar-se a; ter o mesmo aspecto, aparência: o sapato tira para o castanho.
    Ter uma tendência para; ser direcionado para: minha filha tira para as artes.
    verbo pronominal Sair-se de; livrar-se: tirou-se daquele lugar terrível.
    Desviar-se do caminho: a bicicleta tirou-se da estrada.
    Etimologia (origem da palavra tirar). Do latim tirare.

    Uvas

    fem. pl. de uva

    u·va
    (latim uva, -ae)
    nome feminino

    1. Botânica O fruto da videira.

    2. Cada um dos bagos que formam um cacho.

    3. Designação genérica dos frutos das videiras.

    4. Nome de diferentes plantas cujos frutos são ordinariamente em cachos.


    pôr as uvas em pisa a alguém
    Dar-lhe grande sova, causar-lhe grande dano.

    uva passa
    A que foi seca ao sol, em forno ou em evaporador.

    uvas de enforcado
    As que pendem das árvores. = VINHA DE ENFORCADO

    Confrontar: ova.

    Verdes

    2ª pess. pl. infinitivo flexionado de ver
    masc. e fem. pl. de verde
    masc. pl. de verde

    ver |ê| |ê| -
    (latim video, -ere)
    verbo transitivo

    1. Exercer o sentido da vista sobre.

    2. Olhar para.

    3. Presenciar, assistir a.

    4. Avistar; enxergar.

    5. Encontrar, achar, reconhecer.

    6. Observar, notar, advertir.

    7. Reparar, tomar cuidado em.

    8. Imaginar, fantasiar.

    9. Calcular, supor; ponderar, inferir, deduzir.

    10. Prever.

    11. Visitar.

    12. Escolher.

    13. Percorrer.

    14. Provar.

    15. Conhecer.

    verbo pronominal

    16. Olhar-se.

    17. Encontrar-se.

    nome masculino

    18. Parecer; juízo; opinião (ex.: no ver dele, isto é inadmissível).

    19. O acto de ver.


    a meu ver
    Na minha opinião.

    até mais ver
    Fórmula de despedida usada quando se pensa ou espera voltar a ver a
    (s): pessoa
    (s): a quem é dirigida.
    = ATÉ À VISTA, ATÉ MAIS

    a ver vamos
    Expressão usada para indicar que se espera ou se deve esperar pelo desenrolar dos acontecimentos.

    ver-se e desejar-se
    Estar muito aflito, muito embaraçado (ex.: o tenista viu-se e desejou-se para ganhar ao adversário).


    Ver também a dúvida linguística: ter a ver com / ter a haver.

    ver·de |ê| |ê|
    (latim viridis, -e)
    adjectivo de dois géneros
    adjetivo de dois géneros

    1. Que é de uma cor produzida pela combinação do amarelo com o azul, muito espalhada no reino vegetal.

    2. Que ainda tem seiva e ainda não está seco.

    3. Que ainda não amadureceu.MADURO

    4. Fresco (falando-se da carne).

    5. Figurado Vigoroso, apesar da idade.

    6. Que não tem experiência. = IMATURO, INEXPERIENTE, NOVOEXPERIMENTADO, RODADO, VERSADO

    7. Tenro; mimoso.

    8. Diz-se do bacalhau que apenas foi escalado, salgado e lavado, e que ainda não está seco.

    9. Que é constituído por ou é relativo aos espaços com vegetação.

    10. Que respeita o meio ambiente ou princípios ambientais. = ECOLÓGICO

    nome masculino

    11. A cor verde.

    12. Espaço natural com vegetação. = NATUREZA

    13. Erva de pasto para animais.

    14. [Regionalismo] [Agricultura] Intervalo de dois regos.

    15. [Portugal: Trás-os-Montes] Sangue.

    16. [Portugal: Alentejo] Iguaria de sangue de porco.

    17. [Brasil] A estação das chuvas.

    18. [Brasil] Mate amargo. = CHIMARRÃO

    19. [Pesca] Pescador noviço e que vai pela primeira vez à pesca do bacalhau.

    20. [Gíria] O frio.

    adjectivo de dois géneros e nome de dois géneros
    adjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

    21. Que ou quem pertence a um movimento ecologista.


    andar ao verde
    Pastar.

    cair no verde
    Fugir, esconder-se no mato.

    estão verdes!
    Diz-se quando alguém desdenha de coisa que cobiça, mas não pode obter. [Alusão à fábula da raposa e das uvas.]

    ficar no verde
    [Brasil] Enfurecer-se.

    não deixar verde nem seco
    Destruir tudo. = ASSOLAR

    verde e branco
    [Desporto] Relativo ao Sporting Clube de Portugal ou o que é seu jogador ou adepto. = SPORTINGUISTA


    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    (formando o cacho de uvas) (seletivamente) (não mais produtivos)
    Isaías 18: 5 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    Porque antes da ceifa, depois de já havendo sido completamente- desenvolvido o cálice (formando o cacho de uvas) e as uvas verdes estarem amadurecendo na flor, então Ele tanto cortará fora (seletivamente) os brotos- laterais com foices- de- podar, como virará para fora e cortará os ramos- já- crescidos (não mais produtivos).
    Isaías 18: 5 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    H1155
    bôçer
    בֹּסֶר
    emprestar dinheiro
    (to borrow)
    Verbo - Infinitivo Médio aorista (pretérito não qualificado de um verbo sem referência à duração ou conclusão da ação)
    H1580
    gâmal
    גָּמַל
    resolver completamente, recompensar
    (and was weaned)
    Verbo
    H1961
    hâyâh
    הָיָה
    era
    (was)
    Verbo
    H2150
    zalzal
    זַלְזַל
    reverência, respeito
    (godliness)
    Substantivo - dativo feminino no singular
    H3588
    kîy
    כִּי
    para que
    (that)
    Conjunção
    H3772
    kârath
    כָּרַת
    cortar, cortar fora, derrubar, cortar uma parte do corpo, arrancar, eliminar, matar, fazer
    (be cut off)
    Verbo
    H4211
    mazmêrâh
    מַזְמֵרָה
    ()
    H5189
    nᵉṭîyshâh
    נְטִישָׁה
    ()
    H5328
    nitstsâh
    נִצָּה
    ()
    H5493
    çûwr
    סוּר
    desviar-se, afastar-se
    (and removed)
    Verbo
    H6440
    pânîym
    פָּנִים
    o rosto
    (the face)
    Substantivo
    H6525
    perach
    פֶּרַח
    ()
    H7105
    qâtsîyr
    קָצִיר
    ceifa, colheita
    (and harvest)
    Substantivo
    H8456
    tâzaz
    תָּזַז
    ()
    H853
    ʼêth
    אֵת
    -
    ( - )
    Acusativo
    H8552
    tâmam
    תָּמַם
    ser completo, estar terminado, acabar
    (And failed)
    Verbo


    בֹּסֶר


    (H1155)
    bôçer (bo'ser)

    01155 בסר bocer

    procedente do mesmo que 1154; DITAT - 257a; n m col

    1. uvas não maduras, uvas azedas

    גָּמַל


    (H1580)
    gâmal (gaw-mal')

    01580 גמל gamal

    uma raiz primitiva; DITAT - 360; v

    1. resolver completamente, recompensar
      1. (Qal)
        1. repartir, fazer algo para alguém
        2. agir generosamente com
        3. recompensar, devolver, retribuir
    2. (Qal) desmamar uma criança (Nifal) ser desmamado
    3. (Qal) amadurecer, estar maduro (amêndoas)

    הָיָה


    (H1961)
    hâyâh (haw-yaw)

    01961 היה hayah

    uma raiz primitiva [veja 1933]; DITAT - 491; v

    1. ser, tornar-se, vir a ser, existir, acontecer
      1. (Qal)
        1. ——
          1. acontecer, sair, ocorrer, tomar lugar, acontecer, vir a ser
          2. vir a acontecer, acontecer
        2. vir a existir, tornar-se
          1. erguer-se, aparecer, vir
          2. tornar-se
            1. tornar-se
            2. tornar-se como
            3. ser instituído, ser estabelecido
        3. ser, estar
          1. existir, estar em existência
          2. ficar, permanecer, continuar (com referência a lugar ou tempo)
          3. estar, ficar, estar em, estar situado (com referência a localidade)
          4. acompanhar, estar com
      2. (Nifal)
        1. ocorrer, vir a acontecer, ser feito, ser trazido
        2. estar pronto, estar concluído, ter ido

    זַלְזַל


    (H2150)
    zalzal (zal-zal')

    02150 זלזל zalzal

    reduplicação de 2151; DITAT - 553a; n m

    1. (tremor) gavinha, raminho, broto, renovo

    כִּי


    (H3588)
    kîy (kee)

    03588 כי kiy

    uma partícula primitiva; DITAT - 976; conj

    1. que, para, porque, quando, tanto quanto, como, por causa de, mas, então, certamente, exceto, realmente, desde
      1. que
        1. sim, verdadeiramente
      2. quando (referindo-se ao tempo)
        1. quando, se, embora (com força concessiva)
      3. porque, desde (conexão causal)
      4. mas (depois da negação)
      5. isso se, caso seja, de fato se, embora que, mas se
      6. mas antes, mas
      7. exceto que
      8. somente, não obstante
      9. certamente
      10. isto é
      11. mas se
      12. embora que
      13. e ainda mais que, entretanto

    כָּרַת


    (H3772)
    kârath (kaw-rath')

    03772 כרת karath

    uma raiz primitiva; DITAT - 1048; v

    1. cortar, cortar fora, derrubar, cortar uma parte do corpo, arrancar, eliminar, matar, fazer aliança
      1. (Qal)
        1. cortar fora
          1. cortar fora uma parte do corpo, decapitar
        2. derrubar
        3. talhar
        4. entrar em ou fazer uma aliança
      2. (Nifal)
        1. ser cortado fora
        2. ser derrubado
        3. ser mastigado
        4. ser cortado fora, reprovar
      3. (Pual)
        1. ser cortado
        2. ser derrubado
      4. (Hifil)
        1. cortar fora
        2. cortar fora, destruir
        3. derrubar, destruir
        4. remover
        5. deixar perecer
      5. (Hofal) ser cortado

    מַזְמֵרָה


    (H4211)
    mazmêrâh (maz-may-raw')

    04211 מזמרה mazmerah

    procedente de 2168; DITAT - 559c; n f

    1. podadeira

    נְטִישָׁה


    (H5189)
    nᵉṭîyshâh (net-ee-shaw')

    05189 נטישה n etiyshaĥ ou (plural) נטישׂות

    procedente de 5203; DITAT - 1357a; n f

    1. ramo, gavinha, gavinhas de uma videira (conforme se espalham)

    נִצָּה


    (H5328)
    nitstsâh (nits-tsaw')

    05328 נצה nitstsah

    procedente de 5322; DITAT - 1405c; n f

    1. flor

    סוּר


    (H5493)
    çûwr (soor)

    05493 סור cuwr ou שׁור suwr (Os 9:12)

    uma raiz primitiva; DITAT - 1480; v

    1. desviar-se, afastar-se
      1. (Qal)
        1. desviar-se do rumo, entrar
        2. partir, afastar-se do caminho, evitar
        3. ser removido
        4. chegar ao fim
      2. (Polel) desviar
      3. (Hifil)
        1. fazer desviar, causar afastamento, remover, tomar, separar, depor
        2. pôr de lado, deixar incompleto, retirar, rejeitar, abolir,
      4. (Hofal) ser levado embora, ser removido

    פָּנִים


    (H6440)
    pânîym (paw-neem')

    06440 פנים paniym plural (mas sempre como sing.) de um substantivo não utilizado פנה paneh

    procedente de 6437; DITAT - 1782a; n. m.

    1. face
      1. face, faces
      2. presença, pessoa
      3. rosto (de serafim or querubim)
      4. face (de animais)
      5. face, superfície (de terreno)
      6. como adv. de lugar ou tempo
        1. diante de e atrás de, em direção a, em frente de, adiante, anteriormente, desde então, antes de
      7. com prep.
        1. em frente de, antes de, para a frente de, na presença de, à face de, diante de ou na presença de, da presença de, desde então, de diante da face de

    פֶּרַח


    (H6525)
    perach (peh'-rakh)

    06525 פרח perach

    procedente de 6524; DITAT - 1813a; n. m.

    1. botão, broto

    קָצִיר


    (H7105)
    qâtsîyr (kaw-tseer')

    07105 קציר qatsiyr

    procedente de 7114; DITAT - 2062a,2062b; n. m.

    1. ceifa, colheita
      1. processo de colheita
      2. safra, o que é colhido ou ceifado
      3. época de colheita
    2. galhos, ramos

    תָּזַז


    (H8456)
    tâzaz (taw-zaz')

    08456 תזז tazaz

    uma raiz primitiva; DITAT - 2501; v.

    1. (Hifil) arrancar com pancadas, cortar fora

    אֵת


    (H853)
    ʼêth (ayth)

    0853 את ’eth

    aparentemente uma forma contrata de 226 no sentido demonstrativo de entidade; DITAT - 186; partícula não traduzida

    1. sinal do objeto direto definido, não traduzido em português mas geralmente precedendo e indicando o acusativo

    תָּמַם


    (H8552)
    tâmam (taw-mam')

    08552 תמם tamam

    uma raiz primitiva; DITAT - 2522; v.

    1. ser completo, estar terminado, acabar
      1. (Qal)
        1. estar terminado, estar completo
          1. completamente, totalmente, inteiramente (como auxiliar de outro verbo)
        2. estar terminado, acabar, cessar
        3. estar completo (referindo-se a número)
        4. ser consumido, estar exausto, estar esgotado
        5. estar terminado, ser consumido, ser destruído
        6. ser íntegro, ser idôneo, ser sem defeito, ser justo (eticamente)
        7. completar, terminar
        8. ser atravessado completamente
      2. (Nifal) ser consumido
      3. (Hifil)
        1. terminar, completar, aperfeiçoar
        2. terminar, cessar de fazer, deixar de fazer
        3. completar, resumir, tornar íntegro
        4. destruir (impureza)
        5. tornar perfeito
      4. (Hitpael) agir com integridade, agir honestamente