Ambição
Dicionário Comum
Fonte: Priberam
Ambição: substantivo feminino Desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc; cobiça: sua ambição não o deixava pensar direito.Obstinação intensa para conseguir determinado propósito; vontade de alcançar sucesso; pretensão: tinha a ambição de um dia ser cantor.
Etimologia (origem da palavra ambição). Do latim ambitio.onis.
Dicionário de Sinônimos
Fonte: Dicio
Ambição: cobiça, avareza, avidez, cupidez, ganância, gana. – Dos dois primeiros vocábulos, só ambição – diz Bruns., pode ser tomado a boa parte; cobiça designa um sentimento vil. Ambição significa principalmente o desejo de alcançar poder, honras, dignidades; cobiça refere-se apenas à riqueza, ao dinheiro. Há ambiciosos que, longe de serem cobiçosos, gastam a mãos largas para obterem o que ambicionam”. – Avareza é vício de alma que torna sórdido o avarento; e que consiste no amor desordenado aos bens materiais, na paixão pelo dinheiro, na ânsia e sofreguidão de acumular. – Avidez (conquanto da mesma origem latina avere) não se confunde com avareza, começando por ser um termo genérico para indicar todo desejo imoderado, toda ansiedade com que se quer alguma coisa ou se executa alguma função. – Cupidez é bem fácil de confundir 178 Rocha Pombo com o precedente; mas de ordinário aplicase cupidez mais particularmente para designar desejo imoderado em questões de amor. – Ganância tem, pela força do uso, a significação de “desespero pelo ganho, sem escrúpulos e sem medida”. – Gana é termo do espanhol que significa “apetite desregrado, vontade irreprimível, fome, voracidade, até raiva incontinente”.Dicionário da FEB
Fonte: febnet.org.br
Ambição: [...] a ambição é, e tão cedo não deixará de sê-lo, um dos mais fortes sentimentos humanos, constituindo-se, mesmo, em mola propulsora do progresso.Referencia: CALLIGARIS, Rodolfo• As leis morais: segundo a filosofia espírita• 12a ed• Rio de Janeiro: FEB, 2005• - O direito de propriedade
A ambição é um impulso natural que, até certo ponto, nada tem de censurável, constituindo-se, mesmo, num elemento indispensável ao progresso individual e social. [...] A ambição deixa, todavia, de ser um bem, e assume a feição de vício detestável, quando excede determinados limites, caindo no exagero. Em outras palavras, quando, ao invés de ser governada por nós, passa a nos governar.
Referencia: CALLIGARIS, Rodolfo• Páginas de Espiritismo cristão• 4a ed• Rio de Janeiro: FEB, 1993• - cap• 2
Dicionário da Bíblia de Almeida
Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil
Ambição: Ambição Desejo ardente de possuir bens materiais, riqueza, poder, glória, etc. (McStrongs
de origem hebraica, cf 6567
- Seita que parece ter iniciado depois do exílio. Além dos livros do AT, os Fariseus reconheciam na tradição oral um padrão de fé e vida. Procuravam reconhecimento e mérito através da observância externa dos ritos e formas de piedade, tal como lavagens ceremoniais, jejuns, orações, e esmolas. Comparativamente negligentes da genuína piedade, orgulhavam-se em suas boas obras.
Mantinham de forma persistente a fé na existência de anjos bons e maus, e na vinda do Messias; e tinham esperança de que os mortos, após uma experiência preliminar de recompensa ou penalidade no Hades, seriam novamente chamados à vida por ele, e seriam recompensados, cada um de acordo com suas obras individuais. Em oposição à dominação da família Herodes e do governo romano, eles de forma decisiva sustentavam a teocracia e a causa do seu país, e tinham grande influência entre o povo comum. De acordo com Josefo, eram mais de 6000. Eram inimigos amargos de Jesus e sua causa; foram, por outro lado, duramente repreendidos por ele por causa da sua avareza, ambição, confiança vazia nas obras externas, e aparência de piedade a fim de ganhar popularidade.
provavelmente procedente de 7462; DITAT - 2187b; n. m.
- anseio, ambição