Antitese
Dicionário Comum
Fonte: Priberam
Antítese: substantivo feminino [Retórica] Figura de linguagem que consiste em aproximar palavras ou expressões de sentido contrário: punem-se os inocentes e premiam-se os culpados.Oposição clara e aparente entre duas coisas; aquilo que representa essa oposição: o frio é a antítese do calor.
O contrário, o oposto: essa decoração é a antítese do bom gosto.
[Filosofia] Na dialética de Hegel é a segunda proposição de um sistema antinômico (dialético), oposta à primeira (tese): a síntese concilia a tese e a antítese.
Etimologia (origem da palavra antítese). Do latim antithesis; pelo grego antíthesis.
Dicionário Bíblico
Fonte: Dicionário Adventista
Antítese: Oposição entre idéias ou palavras; contrário.Dicionário de Sinônimos
Fonte: Dicio
Antítese: contraste, antífrase, antinomia, antilogia, contradição, contrariedade, oposição. – Segundo Bourg. e Berg., antítese “pertence exclusivamente à linguagem literária, e dizemos só da flagrante oposição que existe entre duas palavras ou duas ideias aproximadas: dizer que um homem é de uma ‘orgulhosa’ ‘simplicidade’ é fazer uma antítese. Esta palavra é, portanto, muito mais restrita que contraste, que se aplica a situações, a caracteres, e não somente às partes de um mesmo período. – O contraste (do latim contra, ‘frente a frente’ e stare, ‘conservar-se’) é a oposição que existe entre coisas contrárias; qualidades ou modos de ser diferentes, e que a aproximação faz ressaltar melhor”. Esta palavra emprega-se nas artes, em literatura, em filosofia, e em geral sempre que se nota uma impressiva contrariedade entre duas coisas. – A antífrase, ainda segundo Bourg. e Berg., “é uma palavra ou uma locução que deve ser entendida num sentido contrário ao que exprime essa palavra ou essa locução. É por antífrase que os gregos designavam as Fúrias pelo nome de Eumênides (deusas benignas, ou benévolas). É por antífrase que eles designavam o mar Negro sob o nome de Ponto Euxino (mar hospitaleiro). É também por antífrase que, falando de um celerado, dizemos: este santo homem”. Quando Boileau diz: “Asseguro: Quinault é um Virgílio” – a proposição: “Quinault é um Virgílio” “deve ser entendida em um sentido contrário ao que lhe é natural e próprio. Se não houvesse aí antífrase, essa afirmativa marcaria que Quinault é um poeta de primeira ordem; mas admitido, pela antífrase, o sentido real que está no pensamento do satírico, essa proposição marca que Quinault é um medíocre poeta”, Bourg e Berg. distinguem a antífrase da contraverdade; mas sem fundamentar claramente a distinção. – Antinomia é “a oposição que se nota entre duas leis ou princípios”. – Antilogia “é a contradição ou desconchavo entre as ideias sustentadas pelo mesmo autor, ou entre os capítulos de um mesmo livro”. – Contradição é “desconcerto entre o que se disse e o que se está dizendo; contraste entre as ideias ou as afirmações de alguém e as nossas”. – Contrariedade é “a relação que se nota entre duas coisas ou duas ideias opostas”. – Oposição é aqui “o maior ou menor afastamento em que uma coisa fica da outra”.Strongs
Ver Definição para bios 979
Ver Definição para zoe 2222
2222 - existência, que tem a morte como sua antítese
979 - tempo, meio, modo de existência. Por conseguinte, o primeiro é mais naturalmente usado de animais, o último de pessoas; zoologia, biografia. No NT, o 2222 é altamente valorizado, não acontecendo o mesmo com o 979.
Ver definição de κακος 2556
Ver definição de πονηρος 4190
Ver definição de φαυλος 5337
Estas palavras podem ser usadas com muito pouca distinção de significado, mas freqüentemente a diferença é marcada. κακος freqüentemente significa mal, com sentido negativo, referindo-se à ausência de qualidades que constituem uma pessoa ou coisa, o que ela deveria ser ou quem ela clama ser. É também usada significando mal num sentido moral. É uma antítese para αγαθος.
πονηρος é uma palavra ao mesmo tempo mais forte e mais ativa. Significa travesso, cuja ação resulta em dano, fazendo mal aos outros, perigoso, destrutivo.
κακος descreve a qualidade de acordo com sua natureza, πονηρος, de acordo com seus efeitos.
φαυλος é o mau principalmente como o inútil, o que não serve para nada.